Newsletter n.º 4 - 18 de Maio de 2007
  SÍNTESE das Deliberações aprovadas em Abril

Categoria : Rigor Informativo
Deliberação 2/RG-TV/2007 - No dia 11 de Janeiro de 2007 deu entrada na ERC uma queixa subscrita por Sérgio Agostinho Sequeira Corte Real, do Movimento Pró-Viriato, contra a RTP, por falta de rigor informativo e isenção na reportagem sobre o corte da estrada velha, na freguesia de Abraveses, Viseu, exibida no dia 4 de Dezembro de 2007 no programa “Portugal em Directo”.

Na comunicação dirigida à ERC, o queixoso explicou que no dia 2 de Dezembro de 2006, a convite do Movimento Pró-Viriato, a delegação de Viseu da RTP deslocou-se a Abraveses para fazer uma reportagem sobre o corte da estrada velha. Contudo, dizia que a reportagem transmitida pela RTP tinha ignorado as preocupações do Movimento, o que no seu entender parecia demonstrar que a delegação da estação pública funcionava como um serviço da Câmara Municipal de Viseu.

Notificada para se pronunciar quanto ao teor da queixa, a RTP declarou que a reportagem cumpriu as normas exigíveis. A estação pública sustentou esta posição no facto de a reportagem dar conta de um protesto de rua por parte da população de Viseu e mostrar o problema com clareza e ouvir vários dos presentes no protesto. A RTP salientou que recolhera o depoimento do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, mas que em texto off, a jornalista referira explicitamente que o protesto era organizado pelo movimento Pró-Viriato e a posição do mesmo sobre este caso.

Após visionar a reportagem, o Conselho Regulador concluiu que a peça emitida pela RTP contemplara a audição de todas as partes interessadas e cumprira amplamente os princípios do rigor da informação, objectividade, imparcialidade e do pluralismo. Face a esta constatação, em reunião com data de 19 de Abril de 2007, deliberou determinar o arquivamento da queixa.

Consulte o documento original