
Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação

23/2016 (CONTJOR

Queixa de Pedro Cardigos contra o 
uma notícia com o título «Advogados deram OK a “swaps” e agora ajudam 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

Deliberação 

23/2016 (CONTJOR-

 

 

 

Queixa de Pedro Cardigos contra o Diário de Notícias, pela publicação de 
uma notícia com o título «Advogados deram OK a “swaps” e agora ajudam 

a anulá-los» 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
28 de janeiro de 2016

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

-I) 

, pela publicação de 
uma notícia com o título «Advogados deram OK a “swaps” e agora ajudam 



ERC/07/2014/529         

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 23/2016 (CONTJOR-I) 

 

Assunto:  Queixa de Pedro Cardigos contra o Diário de Notícias, pela publicação de uma notícia 

com o título «Advogados deram OK a “swaps” e agora ajudam a anulá-los» 

 

 

I. Queixa 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), no dia 23 de julho 

de 2014, uma queixa apresentada por Pedro Norberto Ferrugento Gonçalves Cardigos dos 

Reis contra o Diário de Notícias, propriedade de Global Notícias, Publicações, S.A., o seu 

Diretor à data dos factos e a jornalista Valentina Marcelino, relativa à publicação de uma 

notícia, na edição de 1 de Julho de 2014 daquele jornal, com destaque de primeira página.  

2. Segundo o Queixoso, a notícia em causa foi destacada na primeira página, com o título 

«Advogados deram OK a “swaps” e agora ajudam a anulá-los», seguido da seguinte texto: 

«Madeira. A Sociedade de advogados que ajudou empresas públicas a fazer swaps com 

Santander ajuda agora Estado a anulá-los».  

3.  O assunto é desenvolvido na página 10 da edição, na secção de Política, numa peça, 

assinada por Valentina Marcelino, com o título «Advogados deram pareceres 

contraditórios sobre “swaps”».  

4.  A referida peça é ilustrada por uma fotografia do Queixoso, com a legenda «Pedro Cardigos 

dirige o escritório que disse sim aos swaps na Madeira e agora diz não».  

5. O Queixoso transcreve parte do teor da referida notícia:  

«(...) Em 2005, advogados da Cardigos aconselharam empresas públicas a fazer 

swaps com o Banco Santander. Agora ajudam Finanças a anulá-los (...) 

Cinco empresas públicas da Madeira e os seus advogados, também advogados do 

Estado, foram apanhados em contradição no caso dos swaps com o Banco Santander 

Totta. 

 (...) ao que o DN apurou, num despacho do Secretário Regional do Plano e Finanças, 

José Manuel Ventura Garcês, de 8 de março de 2006, pode ler-se, literalmente, que se 



ERC/07/2014/529         

2 

considerou como decisivo para viabilizar a celebração de todos aqueles contratos swap 

com as referidas empresas regionais (aliás, aí identificadas uma a uma), “(...) o parecer 

legal emitido pela sociedade de advogados Abreu, Cardigos & Associados, datado de 23 de 

dezembro de 2005, no qual se reconhece capacidade na celebração, por parte daquelas 

entidades (empresas públicas regionais) de operações financeiras de cobertura de risco 

de taxa de juro”.  

(...) passados 9 anos, esta sociedade de advogados (Abreu, Cardigos & Associados), 

atualmente designada apenas Cardigos, separada da Abreu Advogados, defende hoje em 

tribunal que, afinal, não haveria tal capacidade. E patrocina as empresas públicas 

regionais nas ações propostas em abril de 2014 contra o Santander Totta, defendendo 

que lhes teria faltado capacidade para a celebração dos contratos. Exactamente o 

contrário de 2005. 

(...) A Cardigos é, há muitos anos uma sociedade de advogados conhecida por 

defender o modelo ISDA (International  Swaps and  Derivates  Association) dos bancos e 

empresas. (...) O escritório de advogados, ao qual dá o nome Pedro Cardigos, que o DN 

tentou contactar sem sucesso, foi contratado em 2012 pelo IGCP- Agência de Gestão da 

Tesouraria e da Dívida Pública, na tutela do Ministério das Finanças, para avaliar a atuação 

do Estado nesses contratos de risco (...)». 

6. O Queixoso indica que foi contactado pela jornalista Valentina Marcelino, autora da notícia: 

i) «A jornalista Valentina Marcelino tentou contactar o Queixoso, via email, às 

20h10m do dia 30 de junho de 2014», apresentando cópia do referido email; 

ii) O Queixoso transcreve o teor do email recebido: «O Diário de Notícias tem 

informação documentada, segundo a qual o doutor Cardigos, quando estava na 

sociedade Abreu, Cardigos & Associados foi autor de um parecer, em 2006, de 

acordo com o qual cinco entidades públicas (sic) da Madeira tinham capacidade 

para executar (sic) contratos swap. Em 2014, porém, já na Cardigos, está a 

defender estas entidades numa ação contra  o (sic) banco Santander (sic), 

alegando a nulidade desses contratos porque as empresas “não tinham 

capacidade para celebrar os referidos contratos”. Pretendemos (sic) que nos 

esclareça sobre a contradição dos seus pareceres»; 

iii) O Queixoso acrescenta que a jornalista lhe enviou um segundo email, nessa 

mesma data, indicando «que os esclarecimentos que pretendia poderiam ser 



ERC/07/2014/529         

3 

prestados até às 23h00 desse dia (30 de junho) ou na manhã do dia seguinte, isto 

é na manhã de 1 de julho de 2014». 

iv) Acrescenta ainda que nessa mesma data viajou de avião, tendo saído de Portugal 

às 14:30, e chegado ao seu destino às 22h05m, de 30 de junho, na hora 

portuguesa (e 01h:45 de dia 1 de julho do local de destino), mas que respondeu à 

jornalista, às 00h:53 (hora local portuguesa), por email, nos seguintes termos: 

«12.(...) A entidade que emitiu o parecer que refere é hoje denominada Abreu 

Advogados a quem qualquer questão relativamente à assistência que realizou 

deve ser dirigida e não a mim. Não obstante, adianto que tendo conhecimento do 

conteúdo do referido parecer, se o mesmo fosse hoje solicitado à CARDIGOS seria 

emitido um parecer de teor e conteúdo equivalentes. Na realidade, se confrontar o 

conteúdo do parecer a que diz ter acesso com o que é peticionado na acção que diz 

conhecer – como certamente aliás as partes do processo o fizeram – é muito claro 

não existir qualquer contradição, mas antes uma reconfirmação das teses 

adiantadas no referido parecer. Este esclarecimento tem em vista elucidar a 

senhora jornalista do DN sobre a ilação que me transmitiu e que por ser errada 

sinto ter o dever de a corrigir. Não pode no entanto este esclarecimento ser 

republicado em qualquer notícia sobre este ou outro tema sem a minha 

autorização expressa (ou seja, esta declaração deve ser considerada para todos 

os devidos efeitos como tendo sido feita em “off”).».  

7.  O Queixoso acrescenta ainda que «13. Não obstante o referido, a jornalista Valentina 

Marcelino não esperou, nem considerou os esclarecimentos prestados, tendo publicado a 

notícia antes de findo o prazo que ela própria havia indicado ao Queixoso (manhã de dia 1 

de julho de 2014), pois a peça foi incluída logo na própria edição de 1 de julho de 2014.» 

8.  Refere ter enviado uma carta ao Diretor do jornal, na sequência de tais acontecimentos, 

para exercer o seu direito de resposta, no dia 7 de julho de 2014, relativo à publicação da 

notícia em crise, e que o direito de resposta veio a ser publicado no dia 17 de julho, 

juntamente com uma nota da direção. Anexa à queixa, cópia do direito de resposta e da 

nota da direção publicados nesta edição. 

9. O Queixoso refere, quanto à nota publicada: «23.(...) o Denunciado não se escusou a tecer 

comentários totalmente desnecessários na edição do dia 17 de julho, como é possível 

constatar na “Nota da Direcção”. 24. Estes comentários vão muito além da legalmente 



ERC/07/2014/529         

4 

permitida “breve anotação à mesma (resposta do Queixoso) da sua autoria (da direção do 

Denunciado), com o estrito fim de apontar qualquer inexatidão ou erro de facto contidos 

na resposta ou na retificação”, nos termos do artigo 26.º da Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro 

(...)». 

10. No que respeita ao teor da peça jornalística divulgada no dia 1 de julho de 2014, refere o 

Queixoso:  

«26. O conteúdo da peça supra identificada não apresenta mais do que o exercício ilícito 

de mentira e manipulação grosseira da verdade, tendo sido utilizado um tom inflamado e 

insinuador, bem como formuladas conclusões sem suporte em factos ou provas, que 

denigrem de forma caluniosa a imagem do Queixoso. 27. Conforme se demonstrará, a 

peça sub judice limitou-se a manipular e distorcer informações, tendo tido como único 

objetivo colocar em causa a credibilidade e idoneidade dos profissionais que defendem os 

interesses das empresas públicas de transporte e das empresas regionais.  

28. Em primeiro lugar, a fotografia do Queixoso utilizada na peça foi captada, reproduzida 

e publicitada sem autorização expressa do mesmo (...). 30. Ora, no presente caso, o 

Denunciado não obteve prévio consentimento (...)». 

31. No que toca à legenda da fotografia, é mentira que Pedro Cardigos dirija o escritório 

que disse “sim”, assim como é mentira que Abreu, Cardigos & Associados (sociedade de 

advogados da qual o Queixoso deixou de ser sócio há mais de 7 anos) tenha dito que “sim” 

a qualquer swap da Madeira”. 

32. É ainda absolutamente falso que Pedro Cardigos (...) tenha alguma vez dito que “não” 

a swaps, quer da Madeira, quer de qualquer das empresas públicas regionais.(...)». 

11. Segundo o mesmo, a peça jornalística faz referência a um parecer da sociedade de 

advogados Abreu, Cardigos & Associados, com data de 23 de dezembro de 20O5. Assinala 

que «De forma contraditória, no contacto via email (...), a jornalista Valentina Marcelino 

faz referência a um parecer de 2006». Acrescenta que confrontar o referido parecer, 

elaborado pela Abreu, Cardigos & Associados, «com as peças processuais onde se 

sustenta a falta de capacidade jurídica das mesmas entidades para celebrarem contratos 

ISDA, especulativos ou que deixaram de estar associados a contratos de mútuo 

anteriormente celebrados pelas mesmas entidade, apenas requer leitura, um mínimo de 

capacidade de discernimento, rigor e isenção.» Ainda segundo o mesmo, foi publicado um 



ERC/07/2014/529         

5 

«42.(...) texto “pobre” na sua preparação, débil na sustentação factual e, mais grave, falso 

no conteúdo e calunioso do bom nome, imagem e reputação do Queixoso.»; 

12.  Por fim, o Queixoso alega que os factos indicados implicam a violação das seguintes 

disposições legais: 

«(i) Os artigos 25.º e 26.º da Constituição da República Portuguesa ( C.R.P.) ao colocarem 

em causa o direito à integridade moral do Queixoso, bem como o seu direito ao bom nome, 

à reputação e à imagem; 

(ii) Os artigos 70.º e 79.º do CC, ao violarem os preceitos que consagram a tutela geral da 

personalidade e o direito à imagem; 

(iii) Os limites previsto no art.º 3.º da Lei da Imprensa, ao violarem os limites que decorrem 

da Constituição e da lei, instituídos por forma a salvaguardar o rigor e a objetividade da 

informação, a garantir os direitos ao bom nome, à imagem e à palavra dos cidadãos e a 

defender o interesse público; 

iv) O artigo 14.º, n.º 1, alíneas a), e) e f) da Lei n.º 1/99 de 13 de Janeiro (“Estatuto do 

Jornalista”), por violação dos deveres fundamentais a que os jornalistas estão adstritos 

no exercício da respetiva profissão com respeito pela ética profissional; 

v) Os pontos 1, 2, 5, 6 e 9 do Código Deontológico dos Jornalistas, aprovado em 4 de Maio 

de 1993, em Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas, por violação dos deveres 

deontológicos dos jornalistas»; 

13.  E solicita ainda à ERC:  

«57.(...) que o Denunciado seja instado ao cumprimento das normas legais e 

deontológicas aplicáveis à atividade jornalística, o que inclui o dever de informar com rigor 

e isenção, bem como o de sustentar nas respetivas fontes documentais a informação 

publicada. 58. Nos termos do artigo 63.º dos Estatutos da ERC, requer-se que seja dirigida 

ao Denunciado uma recomendação para que este observe os padrões ético-legais do 

exercício da liberdade de imprensa e do direito à informação (...)». 

14.  Junta sete documentos (emails trocados com a jornalista e cartas referentes ao exercício 

do direito de resposta e sua publicação, no dia 17 de julho de 2014). 

 

 

 

 



ERC/07/2014/529         

6 

II. Resposta apresentada pelo Denunciado 

 

15. O Diretor do Diário de Notícias, em representação do jornal, foi notificado da queixa, com o 

objetivo de, querendo, se pronunciar sobre a mesma. 

16. Este responsável apresentou a sua resposta, à qual juntou três documentos: 1) mandado 

para comparência da jornalista autora da notícia na Divisão de Investigação Criminal; 2) 

email enviado por Pedro Cardigos para a mesma jornalista, em 30 de junho de 2014, às 

00:53 de 1 de julho de 2014 (uma primeira resposta chegou em branco, às 22:39 de 30 de 

junho, pelo que a jornalista reencaminhou o email pedindo esclarecimentos às 23:09 do 

mesmo dia); e 3) o direito de resposta publicado no Diário de Notícias, na edição de 17 de 

julho de 2014. 

17. O Diretor do jornal vem referir: 

a)  A jornalista procurou contactar a sociedade de advogados Abreu, Cardigos & 

Associados, após ter tido a informação de que a mesma tinha elaborado um parecer 

relativo à capacidade de celebração de operações financeiras de cobertura de risco 

de taxa de juro por parte de um conjunto de «empresas públicas». 

b)  A jornalista recebeu a informação, por parte da referida sociedade, que a mesma 

apresentava uma denominação diferente e que deveria ser contactado o advogado 

Pedro Cardigos, relativamente a esse assunto. 

c)  Na sequência do exposto, contactou o Queixoso, por email, no dia 30 de junho, à noite 

(a última vez às 23:09), juntando documentos comprovativos. 

d) Recebeu resposta do Queixoso, via e-mail, às 00:53 de 1 de julho, referindo que 

aquele não autorizava a publicação dos esclarecimentos apresentados. Dá-se conta 

que «a jornalista, que já tinha atrasado a edição no sentido de obter o contraditório 

do Participante, não pôde publicar a versão do mesmo». 

e)  A jornalista publicou a notícia com base na informação de que dispunha.  

f)  No dia seguinte, a mesma jornalista enviou SMS ao Queixoso, às 17:21, tendo 

recebido uma resposta de teor semelhante ao da comunicação do dia anterior, não 

autorizando a publicação dos seus esclarecimentos. 

g)  A jornalista voltou a manifestar intenção de receber esclarecimentos por parte do 

Queixoso. 

18.  O mesmo responsável vem também assegurar que foram confirmados previamente:  



ERC/07/2014/529         

7 

• Os factos referentes à interposição de ações em tribunal, por cinco empresas da 

Madeira, contra o Banco Santander, em abril de 2014, «exigindo a nulidade dos 

contratos de swap celebrados pelo Banco, alegando, segundo os seus advogados, 

que as administrações das empresas “não tinham capacidade para celebrar os 

referidos contratos”»;  

•  Que num despacho do Secretário Regional do Plano e Finanças, de 8 de março de 

2006, «consta que se considerou como decisivo para viabilizar a celebração de todos 

aqueles contratos swap com as referidas empresas regionais “(...) o parecer legal 

emitido pela sociedade de advogados Abreu, Cardigos & Associados, datado de 23 de 

dezembro de 2005, no qual se reconhece capacidade na celebração, por parte 

daquelas entidades, de operações financeiras de cobertura de risco de taxa de juro”»;  

• E que, passados nove anos, a sociedade de avogados a que pertence o advogado 

Pedro Cardigos, «designada apenas Cardigos, separada da Abreu Advogados, defende 

em tribunal que, afinal, não haveria tal capacidade, patrocinando as empresas 

públicas regionais nas ações propostas em abril de 2014 contra o Santander Totta, 

defendendo que lhes teria faltado capacidade para a celebração dos contratos». 

19. Acrescenta que a sociedade de advogados a que pertence o Queixoso é conhecida por 

defender o modelo ISDA, utilizado nos contratos de swap.  

20. Afirma que a notícia contém afirmações verdadeiras e rigorosas ao abrigo do direito de 

informar, pelo que não existiu ofensa do bom nome do Queixoso. 

21. No que respeita à violação do direito à imagem, refere que as imagens divulgadas 

constavam do arquivo do jornal, tendo sido obtidas numa conferência pública, pelo que, 

ao abrigo do previsto no artigo 79.º, n.º 2, do Código Civil, a sua reprodução é lícita. 

22.  Pronuncia-se ainda sobre a nota da direção publicada com o direito de resposta, na edição 

do Diário de Notícias de 17 de julho de 2014, referindo que a mesma visou esclarecer 

afirmações incluídas no texto de direito de resposta, e defende que o seu teor («a Direção 

do Diário de Notícias reitera total confiança no trabalho da jornalista Valentina Marcelino 

na objetividade desta notícia») é «adequado e proporcional face ao abusivo último 

parágrafo do texto de resposta». 

 

 

 



ERC/07/2014/529         

8 

III. Audiência de Conciliação 

 

23. Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 57.º dos Estatutos da ERC, realizou-se uma 

audiência de conciliação entre as partes, no dia 10 de dezembro de 2014, nas instalações 

da ERC. Tendo em vista os objetivos legais da audiência de conciliação, e após exposição 

dos pontos de vista das partes em litígio, não se logrou obter acordo, pelo que, nos termos 

do previsto no artigo 58.º dos Estatutos da ERC, deu-se continuidade ao processo. 

24. Após a realização de audiência de conciliação, o Denunciado juntou aos autos os 

seguintes documentos: Parecer e Despacho referidos na notícia, petição inicial 

apresentada em tribunal, defesa apresentada pelo Banco Santander e arquivamento do 

Ministério Publico referente à queixa criminal apresentada pelo Queixoso contra o Diretor 

do jornal e jornalista autora da peça.  

 

IV. Descrição 

 

25. Na edição de dia 1 de julho de 2014 do Diário de Notícias, foi publicado, na primeira página 

do jornal, o seguinte título: «Advogados deram OK a “swaps” e agora ajudam a anulá-los.» 

Este título é acompanhado do texto: «Madeira. A sociedade de advogados que ajudou 

empresas públicas a fazer swaps com Santander ajuda agora Estado a anulá-los». 

26. A notícia é desenvolvida na página 10 da referida edição, na secção Política, com o título 

«Advogados deram pareceres contraditórios sobre “ swaps”.  

27. A peça é ilustrada por uma fotografia do Queixoso, com a legenda «Pedro Cardigos dirige o 

escritório que disse sim aos swaps na Madeira e agora diz não». 

28. A notícia abre com a seguinte informação: 

«Em 2005, advogados da Cardigos aconselharam empresas públicas a fazer swaps com o 

Banco Santander. Agora ajudam Finanças a anulá-los. 

Cinco empresas públicas da Madeira e os seus advogados, também advogados do Estado, 

foram apanhados em contradição no caso dos swaps com o Banco Santander Totta.»  

29. A notícia identifica as empresas em causa e refere que as mesmas propuseram ações 

contra o Banco Santander, em abril de 2014, «exigindo a nulidade dos contratos de swap 

celebrados pelo banco, alegando que as administrações das empresas “não tinham 

capacidade para celebrar os referidos contratos”». 



ERC/07/2014/529         

9 

30.  Prossegue a notícia: 

«(...) No entanto, ao que o DN apurou, num despacho do Secretário Regional do Plano e 

Finanças, José Manuel Ventura Garcês, de 8 de março de 2006, pode ler-se, literalmente, 

que se considerou como decisivo para viabilizar a celebração de todos aqueles contratos 

swaps com as referidas empresas regionais (aliás, aí identificadas uma a uma), “(...) o 

parecer legal emitido pela sociedade de advogados Abreu, Cardigos & Associados, datado 

de 23 de dezembro de 2005, no qual se reconhece capacidade na celebração, por parte 

daquelas entidades (empresas públicas regionais) de operações financeiras de cobertura 

de risco de taxa de juro”. 

(...) Ou seja, passados 9 anos, esta sociedade de advogados (Abreu, Cardigos & 

Associados), atualmente designada apenas Cardigos, separada da Abreu Advogados, 

defende hoje em tribunal que, afinal, não haveria tal capacidade. E patrocina as empresas 

públicas regionais nas ações propostas em abril de 2014 contra o Santander Totta, 

defendendo que lhes teria faltado capacidade para a celebração dos contratos. 

Exatamente o contrário de 2005. 

A Cardigos é, há muitos anos, uma sociedade conhecida por defender o modelo ISDA (...) 

dos bancos e empresa. (...) O escritório de advogados, ao qual dá o nome Pedro Cardigos, 

que o DN tentou contactar sem sucesso, foi contratado em 2012 pelo IGCP – Agência de 

Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, na tutela do Ministério das Finanças, para avaliar 

a atuação do Estado nestes contratos de risco (...). 

A Cardigos é também a sociedade de advogados que assessora as empresas públicas de 

transportes (tuteladas pelo Ministério das Finanças, especialmente pela Secretaria de 

Estado do Tesouro, em articulação com o IGCP) nos processos que o Santander iniciou em 

Londres e nos quais pede a declaração de validade dos contratos swap e realização de 

pagamentos em falta. Nesses processos em curso, as empresas defendem que lhes terá 

faltado capacidade para a celebração dos contratos em causa que efetivamente 

assinaram, de acordo com o mesmo modelo ISDA que a sociedade de advogados de 

Cardigos é conhecida por defender. O Santander não quis comentar». 

31. A peça é ilustrada por uma fotografia do Queixoso, com a legenda «Pedro Cardigos dirige o 

escritório que disse sim aos swaps na Madeira e agora diz não». O seu teor encontra-se 

reproduzido no ponto 28 e ss.  



ERC/07/2014/529         

10 

32. Antes da publicação da notícia, a jornalista acima identificada tentou contactar a 

sociedade de advogados, agora Abreu & Associados, bem como o advogado Pedro 

Cardigos (Queixoso), não tendo obtido esclarecimentos da primeira, nem autorização para 

publicar a resposta apresentada pelo segundo. 

33. Na sequência da publicação da notícia, o Queixoso, no dia 7 de julho de 2014, enviou um 

texto ao Diário de Notícias, com vista ao exercício do direito de resposta, tendo o mesmo 

sido publicado no dia 17 de julho de 2014. 

34. O direito de resposta foi publicado com uma nota da direção.  

 

V. Normas aplicáveis 

 

35.  Tem aplicação: 

a)  Os artigos 26.º, 27.º e 37.º da Constituição da República Portuguesa (CRP) e os artigos 

70.º e seguintes do Código Civil. 

b)  O disposto nos Estatutos da ERC, aprovados em anexo à Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro: artigo 6.º, alínea b), que determina que estão sujeitos à supervisão e 

intervenção do Conselho Regulador as pessoas singulares ou coletivas que editem 

publicações periódicas; artigo 7.º, alínea d), de onde resulta que cabe à ERC 

«assegurar que a informação fornecida pelos prestadores de serviço de natureza 

editorial se pauta por critérios de exigência e rigor jornalístico, efetivando a 

responsabilidade editorial perante o público em geral dos que se encontram sujeitos à 

sua jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e regras legais aplicáveis»; 

alíneas a) e j) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, estipulando que cabe ao 

Conselho Regulador da ERC «fazer respeitar os princípios e limites legais aos 

conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem atividades de comunicação 

social, designadamente em matéria de rigor informativo (...)», e «apreciar e decidir 

sobre queixas relativas aos direitos de resposta, de antena e de réplica política». 

c)  O artigo 3.º da Lei da Imprensa (Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, alterada pela Lei n.º 

18/2003, de 11 de junho), sobre a matéria de liberdade de imprensa e rigor 

informativo. 

d)  É ainda de referir os deveres dos jornalistas, de informar com rigor e isenção, nos 

termos do previsto Estatuto do Jornalista, aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, 



ERC/07/2014/529         

11 

e republicada pela Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro, e do Código Deontológico (o 

Código Deontológico do Jornalista determina, no ponto 1, que «o jornalista deve relatar 

os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser 

comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso.») 

 

VI. Análise e Fundamentação 

 

36. É necessário abordar os pontos prévios que se seguem antes de atentar no objeto da 

presente deliberação.  

37. Começa por se esclarecer que a queixa só poderá ser apreciada à luz das competências e 

atribuições da ERC, o que exclui o escrutínio da conduta dos jornalistas individualmente 

considerados, cabendo à Comissão da Carteira dos Jornalistas tais competências, nos 

termos do disposto no artigo 21.º do Estatuto do Jornalista.  

38. Por outro lado, a queixa contém referências ao exercício do direito de resposta pelo 

Queixoso, cujo texto foi publicado na edição do Diário de Notícias de 17 de julho de 2014, 

acompanhado por uma nota da direção. Mais concretamente, o Queixoso relata factos 

que, no seu entender, configurariam uma violação do disposto no n.º 6 do artigo 26.º da 

Lei da Imprensa, que estabelece que a nota da direção que acompanhe o direito de 

resposta apenas pode servir para «apontar qualquer inexatidão ou erro de facto contidos 

na resposta ou na retificação».  

39. Sem prejuízo das competências da ERC para apreciação do procedimento de «recurso de 

direito de resposta», as questões referentes ao direito de resposta devem ser apreciadas 

em sede do procedimento estabelecido no artigo 59.º dos seus Estatutos, procedimento 

que o Queixoso não utilizou (considerando a exposição apresentada), pelo que os termos 

da publicação do direito de resposta não serão objeto de apreciação.  

40. Acrescenta-se ainda que o procedimento em curso nesta Entidade Reguladora não 

prejudica o recurso à via judicial por parte do Queixoso. 

41. Na presente deliberação está em causa a apreciação do cumprimento dos limites 

estabelecidos para a liberdade de imprensa, com referência ao rigor informativo e a 

direitos de personalidade do Queixoso.  

42. A averiguação integra-se no âmbito de intervenção da ERC, por força da alínea d) do artigo 

7.º e da alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos seus Estatutos.  



ERC/07/2014/529         

12 

43. O artigo 3.º da Lei de Imprensa estabelece que «a liberdade de imprensa tem como únicos 

limites os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a 

objetividade da informação, a garantir os direitos ao bom nome, à reserva da intimidade 

da vida privada, à imagem (...)». 

44. Das referidas disposições legais decorre que a liberdade de imprensa se encontra sujeita 

a limites que resultam da consagração de outros direitos com dignidade constitucional, 

sendo necessário proceder à sua compatibilização. 

45. O Queixoso vem precisamente alegar o desrespeito pelo seu direito ao bom nome e o seu 

direito à imagem através da publicação de uma notícia, na edição de dia 1 de julho de 

2014 do Diário de Notícias, com destaque de primeira página, e desenvolvida na página 

10 dessa edição. 

46. Deve começar por salientar-se que as decisões sobre a seleção noticiosa e as formas de 

tratamento da informação se inscrevem na esfera da liberdade e da autonomia editoriais 

dos meios de comunicação, cumprindo sublinhar, de igual modo, o papel e a importância 

do direito de informar, sem ingerências de autoridades públicas ou privadas, como 

garantia estruturante das sociedades abertas. É certo que o exercício da liberdade de 

informar implica deveres e responsabilidades e pode ser submetido a restrições para 

salvaguarda de valores de igual dignidade, nomeadamente, em prol da proteção da honra 

ou dos direitos de outrem. Evidentemente que, na prossecução da missão informativa, os 

órgãos de informação não podem alhear-se dos princípios éticos e legais da profissão e do 

seu enquadramento deontológico, o que determina a obrigação de, no exercício da missão 

de informar, atender ao respeito devido pelos direitos fundamentais dos visados nas 

peças noticiosas.  

47. Os direitos «ao bom nome e à imagem» têm consagração constitucional, no artigo 26.º, 

n.º 1, da Constituição da República Portuguesa («a todos são reconhecidos os direitos à 

identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, 

ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e 

familiar e à proteção legal contra quaisquer formas de discriminação»). 

48. O Código Civil, por sua vez, refere-se também àqueles direitos, nos artigos 70.º, n.º 1, e 

79.º, n.º 1. 

49. No que respeita ao direito ao bom nome, este «deve ser entendido como a imagem pública, 

o apreço social do indivíduo, podendo ser violado, nomeadamente, quando se promovem 



ERC/07/2014/529         

13 

juízos que levantem suspeitas, interrogações lesivas ou manifestações de desprezo 

sobre o visado».1.  

50. Por sua vez, no que concerne ao direito à imagem, é de ter em conta o disposto no artigo 

79.º, n.º 1 do Código Civil, que estabelece, como regra, a proibição do uso da imagem sem 

o respetivo consentimento, prevendo-se, no seu n.º 2, exceções a esse regime (em razão 

da «notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de política ou justiça, finalidades 

científicas didáticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na 

de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido 

publicamente»). 

51. Ora, a restrição de direitos de personalidade (como o direito ao bom-nome ou à imagem) 

poderá justificar-se em função do interesse público presente no conhecimento de 

determinada informação, ainda que esta seja negativa para os protagonistas envolvidos.  

52. Perante a divulgação pública de factos que impliquem uma restrição de direitos 

fundamentais, importa, então, descortinar se a mesma obedeceu a critérios de 

necessidade e de proporcionalidade e, por essa via, se encontra legitimada.  

53. Na peça em apreço imputam-se comportamentos ao Queixoso, que é ali identificado pelo 

nome, sendo ainda reproduzida uma fotografia em que surge retratado. 

54. Observando o tema desenvolvido na notícia, afigura-se inequívoco reconhecer que 

reveste de interesse jornalístico, estando em causa operações de natureza financeira de 

empresas públicas cujas consequências ainda são incertas. 

55. Em particular, o Queixoso é identificado em razão de funções de natureza profissional, 

enquanto advogado de uma das empresas municipais – objeto da referida notícia – que 

instaurou um processo em tribunal contra o Banco Santander, mas também por ter 

pertencido à sociedade de advogados que elaborou um parecer sobre a capacidade 

daquelas empresas para celebrar contratos swap que se terão, posteriormente, revelado 

problemáticos (ver Descrição IV). 

56. Um dos eixos da notícia consiste precisamente na aparente contradição entre o sentido de 

um parecer jurídico emitido no passado pela sociedade de que o Queixoso era sócio 

(Abreu, Cardigos & Associados), e que serviu de fundamento a um aval por responsável 

político, e o facto de o mesmo causídico defender, no presente, posição contrária.  

                       

1
 Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes, Comentário à Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, Coimbra 
Editora, agosto de 2011, pág. 25. 



ERC/07/2014/529         

14 

57. Ora, nestas circunstâncias, a referência ao nome do advogado revela-se incontornável, 

uma vez que é um elemento estruturante da notícia.  

58. O mesmo se diga da utilização da imagem do Queixoso, enquadrada no cargo por si 

desempenhado, aspeto central na construção da peça jornalística, pelo que se entende 

que o respetivo uso não carecia de consentimento do visado. Acresce o facto de a imagem 

ter sido obtida em evento de caráter público, encontrando-se no arquivo do Denunciado, 

como este esclarece na sua defesa. 

59. Assim sendo, feita a ponderação acima indicada, entre o interesse público da informação 

e os direitos de personalidade, entende-se verificado que prevalece o primeiro, atendendo 

à natureza dos factos noticiados e a sua relevância, considerando-se justificadas as 

inserções referentes ao nome e imagem do Queixoso. 

60. Prosseguindo a análise, a notícia em crise contém outras referências ao Queixoso, 

relacionadas com o desenvolvimento propriamente dito da sua atividade profissional, que 

o Queixoso identifica como lesivas dos seus direitos. Verifica-se que a peça jornalística em 

apreço contém efetivamente uma alusão expressa à tomada de posições contraditórias 

pelo Queixoso, no exercício da sua profissão.  

61. Neste âmbito, o Queixoso vem alegar a não observância do contraditório e a falta de 

verdade e de sustentação dos factos noticiados, o que, a ser verdade, pode colocar em 

causa o respeito pelo rigor informativo e a objetividade da notícia. Pelo que mais uma vez 

é necessário proceder à compatibilização do direito de informar com os direitos de 

personalidade do Queixoso.  

62. Recorda-se que «a verdade jornalística não tem de se traduzir numa verdade absoluta2». 

Note-se que, no que diz respeito a esta matéria, não cabe à ERC pronunciar-se sobre a 

veracidade ou falsidade dos factos enunciados numa determinada notícia. Nesse sentido, 

conforme se refere na Deliberação 50/2012 (CONTOJOR-I): «(...) Não cabe a esta Entidade 

sindicar a veracidade dos factos relatados na notícia e contraditados pelo ora Queixoso. À 

ERC compete averiguar o rigor “interno” das notícias (por exemplo, analisar se os títulos 

espelham de forma correta o teor das notícias e se foram ouvidas as partes com 

interesses atendíveis). A correspondência dos factos relatados em notícias com a 

realidade apenas pode ser aferida pelas instâncias judiciais, em sede de apuramento da 

responsabilidade penal ou civil.» 

                       
2
 Obra citada, pág.23. 



ERC/07/2014/529         

15 

63. A observância do rigor informativo pressupõe, nessa medida, a verificação de diferentes 

procedimentos, como sejam o exercício do contraditório, as fontes utilizadas e sua 

sustentação e o tratamento dos factos noticiosos. 

64. Quanto ao contraditório, resulta dos elementos juntos ao processo que a jornalista 

contactou as partes envolvidas sobre a matéria objeto desta notícia (quer com a 

atualmente designada «Abreu Advogados», quer com o seu anterior sócio Pedro Cardigos, 

que integra agora a Cardigos e Associados, Sociedade de Advogados RL).  

65. Constata-se ainda que a Abreu Advogados não prestou quaisquer esclarecimentos, tendo 

indicado apenas o nome do Queixoso para o efeito. 

66. O Queixoso foi contactado no dia 30 de junho, através de email, para prestar 

esclarecimentos ao Diário de Notícias, que solicitou a sua apresentação até à manhã do 

dia 1 de julho. 

67. O Queixoso respondeu às 00h53 de 1 de julho (conforme documentação anexa ao 

processo), não sendo crível que o fecho da edição estivesse suspenso aguardando-se 

essa resposta, tanto mais, como consta do email, que se distendia o prazo de resposta 

até à manhã de 1 de julho. Como o Denunciado enuncia na sua defesa, uma primeira 

resposta do Queixoso chegou em branco, às 22:39 de 30 de junho, pelo que a jornalista 

reencaminhou o email pedindo esclarecimentos logo a seguir, às 23:09. Na própria notícia 

se escreve que «Pedro Cardigos, que o DN tentou contactar sem sucesso», o que não é 

congruente com a descrição das diligências para obter os seus comentários.  

68. O facto de o Queixoso concluir o seu esclarecimento com a proibição de utilização pública 

do mesmo não prejudica esta apreciação.  

69. É assim fundada a convicção do Queixoso de que o Denunciado «não esperou, nem 

considerou os esclarecimentos prestados, tendo publicado a notícia antes de findo o 

prazo» indicado. Pelo que, pese embora o Queixoso tenha sido contactado pelo Diário de 

Notícias, enquanto sujeito com interesses atendíveis na notícia, tal exercício foi realizado 

de forma deficiente e suscetível de impedir o cumprimento do rigor informativo e 

objetividade da notícia. 

70. Por outro lado, a peça jornalística identifica as fontes de informação de natureza 

documental nas quais se baseia, nomeadamente: 

a) O Despacho do Secretário Regional do Plano e Finanças, de 8 de março de 2006, no 

qual se faz referência a um «parecer legal emitido pela sociedade de advogados Abreu, 



ERC/07/2014/529         

16 

Cardigos & Associados, datado de 23 de dezembro de 2005, no qual se reconhece 

capacidade na celebração, por parte daquelas entidades (empresas púbicas 

regionais) de operações financeiras de cobertura de risco de taxa de juro», parecer 

esse que «decisivo para viabilizar a celebração de todos os contratos swap com as 

referidas empresas regionais». 

b) Ações interpostas em tribunal contra o Banco Santander pelas empresas públicas 

regionais, em que é mandatário o advogado Pedro Cardigos, com o fundamento de que 

«afinal, não haveria tal capacidade». 

71.  Vem o Queixoso indicar que a data do Parecer, a que se alude na peça, é incorreta. No 

entanto, verifica-se que esta referência surge no âmbito de uma citação inserida no 

próprio Despacho mencionado, pelo que não se imputa o lapso ao meio de comunicação 

social.  

72. Além disso, como referido, o foco da peça jornalística consiste em apontar a existência de 

uma contradição entre a posição defendida pelos advogados que elaboraram aquele 

parecer («no qual se reconhece capacidade na celebração») e a posição depois assumida 

pelo menos por um desses advogados, o Queixoso, em razão de patrocinar uma das 

referidas empresas contra o Banco Santander («afinal, não haveria tal capacidade»; 

«defendendo que lhes teria faltado capacidade para a celebração dos contratos»). Essa 

contradição é referida de forma expressa, quer no título, quer no corpo da notícia (e.g., 

«cinco empresas públicas da Madeira e os seus advogados (...) foram apanhados em 

contradição no caso dos swaps com o Banco Santander Totta»; «Exatamente o contrário 

de 2005»; cfr. Descrição).  

73. Ora, o Queixoso, na sua exposição, vem argumentar que «é muito claro não existir 

qualquer contradição, mas antes uma reconfirmação» do teor do parecer jurídico e refere 

ter chamado a atenção do Diário de Notícias para esse ponto nos esclarecimentos 

prestados. Reiterando que não cabe à ERC verificar o rigor da notícia numa dimensão 

substantiva, na peça jornalística afigura-se frágil a sustentação da existência desta 

contradição, em relação a uma matéria tão complexa3, o que seria fundamental, dada a 

                       

3 Os swaps são referenciados no Código dos Valores Mobiliários (no artigo 2.º, n.º 1, alínea e)). Segundo refere José Lebre de 
Freitas, em Contrato de swap meramente especulativo Regime de Validade e de alteração de circunstâncias, disponível em 
http://www.oa.pt/upl/%7B24d07a7e-a1e3-4f43-b06a-300e112c9896%7D.pdf . «A norma do art. 2.º-1-e do Código dos valores 
Mobiliários não a define, pelo que terá de se recorrer às normas gerais do sistema jurídico português, que aquela pressupõe». 
Escreve este mesmo autor, e citando José Engrácia Antunes, em Os instrumentos financeiros, Coimbra, Almedina, 2009, p. 
167 que o contrato de swap é aquele «pelo qual as partes se obrigam ao pagamento recíproco e futuro de duas quantias 



ERC/07/2014/529         

17 

gravidade da asserção e o possível impacto negativo na atividade profissional do 

Queixoso.  

74. No desenvolvimento do tema e em relação aos factos enunciados, não se poderá, tout 

court, concluir pela existência de uma «contradição». Mais concretamente, entende-se 

que a referência à suposta ausência de capacidade para celebrar contratos não é 

suficiente para que se conclua sobre a existência de uma contradição entre a forma como 

o Queixoso se posicionou no passado e se posiciona atualmente relativamente a essa 

questão. A notícia extrapola o significado das citações aí incluídas (retiradas do Despacho 

e Parecer identificados), bem como das ações judiciais intentadas com o fundamento da 

falta de capacidade das empresas para celebrar os contratos. 

75.  Tudo ponderado, considera-se que tais referências a uma «contradição» violam os 

deveres jornalísticos de rigor informativo e objetividade e são suscetíveis de lesar o bom 

nome do Queixoso no exercício da sua atividade profissional, consubstanciando uma 

violação dos limites estabelecidos à liberdade de imprensa previstos no artigo 3.º da Lei 

de Imprensa. 

 

V.  Deliberação 

 

Tendo sido apreciada uma queixa apresentada por Pedro Cardigos contra o Diário de 

Notícias, propriedade de Global Notícias, Publicações, S.A., com sede na Rua de Gonçalo 

Cristóvão, 195 a 219, Santo Ildefonso,4049-01 Porto, por alegada falta de rigor informativo e 

objetividade e lesão de direitos de personalidade numa notícia publicada na edição de 1 de 

julho de 2014, com o título «Advogados deram OK a “swaps” e agora ajudam a anulá-los»; 

Excluindo-se o escrutínio da conduta dos jornalistas individualmente considerados, 

competência que cabe à Comissão da Carteira dos Jornalistas;  

Esclarecendo-se que as questões referentes ao direito de resposta devem ser 

apreciadas em sede do procedimento estabelecido no artigo 59.º dos Estatutos da ERC, 

procedimento que o Queixoso não invocou;  

Salientando-se que o procedimento em curso nesta Entidade Reguladora não prejudica 

o recurso à via judicial por parte do Queixoso; 

                                                                  

pecuniárias, na mesma moeda ou em moedas diferentes, numa ou várias datas predeterminadas, calculadas por referência a 
fluxos financeiros associados a um ativo subjacente, geralmente uma determinada taxa de câmbio ou de juro”(3).» 



ERC/07/2014/529         

18 

Notando-se que a notícia em crise incide sobre factos de interesse público, por ter 

como objeto operações de natureza financeira de empresas públicas cujas consequências 

ainda são incertas; 

Entendendo-se que prevalece o interesse público da informação sobre direitos de 

personalidade do Queixoso, no sentido em que se consideram justificadas as inserções 

referentes ao seu nome e imagem. 

Considerando-se, porém, que a elaboração da notícia concretizou o contraditório de 

forma deficiente; 

Verificando-se que a notícia inclui referências relacionadas com a atividade 

profissional do Queixoso não totalmente sustentadas em factos, o que as torna suscetíveis de 

lesar de modo desproporcionado o seu direito ao bom nome. 

 

O Conselho Regulador da ERC, ao abrigo do disposto no artigo 6.º, alínea b); artigo 7.º, alínea d); 

e alíneas a) e j) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC adotados pela Lei n.º 53/2005, de 

8 de novembro, e nos termos do previsto no artigo 58.º do mesmo diploma, delibera 

considerar procedente a queixa apresentada dando por verificada a violação do rigor 

informativo e objetividade na notícia publicada na edição de dia 1 de julho de 2014 do Diário 

de Notícias, propriedade de Global Notícias, Publicações, S.A., em desrespeito pelos limites 

aos limites à liberdade de imprensa previstos no n.º 3 da Lei de Imprensa e de deveres ético-

legais dos jornalistas previstos no Estatuto do Jornalista.  

 

Lisboa, 28 de janeiro de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 
Rui Gomes (abstenção) 


