ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERACAO
SOBRE
QUEIXA DE JORGE PULIDO VALENTE, DA CANDIDATURA DO PS
A ELEICAO PARA A CAMARA MUNICIPAL DE MERTOLA,
CONTRA O "DIARIO DO ALENTEJO"
(Aprovada na reunido plenéria de 18.FEV.98)

I - FACTOS

1.1 - No dia 19 de Novembro de 1997, deu entrada, na Alta Autoridade para
a Comunicacdo Social (AACS), uma queixa de Jorge Pulido Valente contra o
jornal "Diério do Alentejo", pela "forma descriminatdria e tendenciosa como "
naquele semanario, "tem sido tratada a candidatura do Partido Socialista a
Cémara Municipal de Mértola”.

A queixa é fundamentada nos seguintes factos:

" 1. Numero de noticias, entrevistas e artigos relativos e/ou favoréveis
& candidatura da CDU: 14

"2. Primeiras péaginas: 3

"3. Fotografias: 9

"4. Entrevistas ao cabeca de lista: 1

"5. Fotografias do cabeca de lista: 7

"6. Numero de noticias, entrevistas e artigos relativos e/ou favordveis
& candidatura do PS: 4

"7. Primeiras paginas: 1

"8, Entrevistas ao cabeca de lista: O

"9. Fotografias do cabeca de lista: O

"10. Dos 4 artigos, comunicados ou cartas ao director enviados pela
candidatura PS apenas foram publicados dois desmentidos ao abrigo do direito
de resposta. '

"11. E por demais evidente, da leitura das poucas noticias publicadas
e da recusa de publicacgo de artigos e comunicados enviados (assumida
publicamente pelo director do jornal ao afirmar que ndo publicou nem
publicaré, porque ndo o encomendou, um artigo do signatdrio), a forma
desigual e tendenciosa como as duas candidaturas tém sido jornalisticamente
tratadas, quer no que respeita & quantidade de referéncias quer relativamente
a forma, ao conteudo e a prdpria localizacdo do jornal.

"A noticia, por exemplo, da apresentacdo do cabeca de lista Mario
Martins, pelo Partido Socialista, ndo tem titulo especifico que a identifique
claramente — Os Desafios de Saleiro - ndo tem fotografia do candidato, as
referéncias surgem perdidas no meio das informacées referentes a outros
concelhos e integra-se no bloco de noticiério de Beja.




ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-2-

"A noticia da inauguracdo da sede de candidatura, em que esteve
presente um jornalista daquele semanério, ndo foi sequer publicada, apesar do
impacto que teve a iniciativa e da presenca de destacadas figuras nacionais.

"0 jornal publicou jé extensas entrevistas com os candidatos da CDU
e do PSD (embora este ultimo sé tenha lancado a candidatura muito
recentemente) e nenhuma com o candidato do PS (cuja candidatura foi ja
lancada ha vérios meses)."”

Em carta entrada na AACS em 25 do mesmo més, 0 queixoso juntou
mais dois documentos com o objectivo de reforcar os seus argumentos contra
o "Diario do Alentejo”.

1.2 - Solicitado a responder o que tivesse por conveniente, disse o "Diario
do Alentejo" em correspondéncia entrada na AACS em 12 de Janeiro de
1998:

"A queixa formal contra o «Diario do Alentejo» apresentada por um
certo Sr. Jorge Pulido Valente, em nome da candidatura do PS de Mértola, ...
néo tem qualquer fundamento - por ndo corresponder a verdade e por basear-
-se em argumentos subjectivos e que distorcem claramente a realidade.

"Na verdade, o «Diério do Alentejo» rejeita firmemente as acusacées
do Sr. Valente e afirma - como prova adiante - que ndo discriminou ninguém,
antes pautou as suas noticias, entrevistas e reportagens relativas as eleicées
autarquicas em Mértola por rigorosos critérios jornalisticos. No periodo que
antecedeu as eleicées, e por razées sobejamente conhecidas, o «Didrio do
Alentejo» deu grande destaque aquele concelho...

"Vejamos em pormenor as infundadas acusacées - e mesmo falsidades
- feitas pelo Sr Valente de Mértola, na sua queixa.

"E falso que o nimero de noticias, entrevistas e artigos relativos e/ou
favordveis a candidatura do PS seja de 4 (n° 6 da queixa) como se demonstra
em pormenor nos documentos anexos, 0S mesmos apresentados pelo Sr.
Valente.

"0 «Digrio do .Alentejo» ndo publica textos «favordveis» ou
«desfavordveis» a esta ou aquela candidatura. No periodo que antecedeu as
autdrquicas 97, o jornal fez a cobertura dos acontecimentos partidarios
(apresentacdo de candidaturas, comicios, visitas de dirigentes nacionais, etc.)
de acordo com os convites que recebia, com as possibilidades que tinha em
Jjornalistas e fotografos e, sobretudo, com critérios de interesse jornalistico.
Aligs, algumas das noticias referidas na queixa do Sr. Valente como sendo
«favordveis» a CDU séo artigos de opinido de colunistas do jornal e noticias
sobre ... a Cadmara de Mértola. O queixoso ndo pretenderia certamente que o



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-3-

«Digrio do Alentejo» impedisse os seus colunistas de expressar livre e
democraticamente os seus pontos de vista e que deixasse, seis meses antes
das eleic6es, de publicar o noticiario sobre Mértola, a sua Cdmara e as suas
realizacées, sO para ndo ferir a susceptibilidade do Sr. Valente e
correligionarios.

"E também falso que «Didrio do Alentejo» tenha entrevistado o cabeca
de lista da CDU (n° 4 da queixa). Entrevistou, isso sim, (a 6 de Junho de
1997, ainda antes do PS ter candidato!), o presidente da Cdmara Municipal de
Mértola, tal como néo foi entrevistada a esmagadora maioria dos candidatos
das diferentes forcas politicas concorrentes no Alentejo.

"E falso que o «Didrio do Alentejo» tenha dedicado trés primeiras
paginas a candidatura da CDU (n° 2 da queixa). Fez, sim, chamadas de
primeira péagina a noticias que, segundo critérios editoriais, entendeu
merecerem destaque.

"E verdade, isso sim que o «Diério do Alentejo» dedicou uma manchete
do jornal a candidatura do PS em Mértola (n° 7 de queixa). Foi a unica vez que
deu tal destaque, na primeira pdgina, a uma candidatura. O artigo, remetido
para as paginas interiores, defendia, de forma objectiva, que o PS apostava
forte na conquista da Cédmara de Mértola. O que nédo é crime nenhum...

"Também é verdade que «dos quatro artigos, comunicados ou cartas
ao director enviados pela candidatura PS apenas foram publicados 2
desmentidos ao abrigo do direito de resposta» (n° 10 da queixa).

"Os outros dois textos que a candidatura do PS de Mértola queria ver
publicados no «Didrio do Alentejo» foram recusados (n° 11) - e muito
Justamente: um, era uma resposta do Sr. Valente a um artigo publicado no
jornal «Publico», de Lisboa (por que razdo haveria «Diario do Alentejo» de
publicar uma resposta dessas, que alids foi recusada pelo préprio «Publico»?);
o outro texto era uma versdo, da autoria do Sr. Valente, de um comunicado
do PS de Mértola (nos seis meses anteriores as eleicées de 14 de Dezembro,
houve dezenas ou mesmo centenas de comunicados dos partidos e coligacées
no distrito de Beja, pelo que ndo faria sentido privilegiar um, ainda que da
candidatura do Sr. Valente, a qual, ainda por cima, como é do dominio
publico, tinha amplos meios para difundir a sua propaganda).

"No n° 17 da sua queixa, o Sr. Valente repete acusacdes infundadas
e afirmacdes subjectivas e, o que é mais grave, profere mentiras descaradas.

"Uma acusacédo infundada: «A noticia, por exemlo, da apresentacdo do
cabeca de lista Mario Martins pelo Partido Socialista, ndo tem titulo especifico
que a identifique claramente - Os desafios de Saleiro -, ndo tem fotografia do
candidato, as referéncias surgem perdidas no meio das informacdées referentes
a outros concelhos e integra-se no bloco de noticiario de Beja».



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-4 -

"O Sr. Valente esqueceu-se de acrescentar ... que a noticia -
irrepreensivel do ponto de vista jornalistico - dizia respeito a vérias
candidaturas do PS anunciadas nessa semana era ilustrada com a fotografia
do candidato do PS em Serpa, também referido, e que, naturalmente, foi
inserida numa as péaginas de Beja, distrito ao qual pertence o concelho de
Mértola. :

"Uma mentira descarada: «A noticia da inaugaracdo da sede de
candidatura, em que esteve presente um jornalista daquele semandario, ngo foi
sequer publicada, apesar do impacto que teve a iniciativa e da presenca de
destacadas figuras nacionais». Ora, a verdade é que o «Didrio do Alentejo»
néo foi antecipadamente informado da inauguracéo da sede da candidatura do
PS em Mértola, pelo que ndo podia fazer a sua cobertura jornalistica; e, assim,
é falso que tenha estado presente nessa inauguracdo um jornalista do «Diario
do Alentejo» (o Sr. Valente que prove a presenca do referido jornalista) além
de que também ndo é verdade que a «iniciativa» tenha tido qualquer
«impacto» (por exemplo, em que jornal é que foi noticiada?). "

O «Diério do Alentejo» juntou cépias das pecas jornalisticas acima
referidas e breves comentarios justificativos da sua insercao.

It - ANALISE

II.1 - Compete a Alta Autoridade para a Comunicacao Social, nos termos
do n° 1, alinea l), do art® 4° da Lei 15/90, de 30 de Junho, "apreciar, a titulo
gracioso, queixas em que se alegue violacdo das normas legais aplicéveis aos
drgdos de comunicacéo social, adoptando as providéncias adequadas”.

Incumbe-the ainda, nos termos da alinea f) do art® 3° do mesmo
diploma,"contribuir para garantir a independéncia e o pluralismo de cada 6rgéo
de comunicacéo social do sector publico", atribuicdo que radica no artigo 38°,
nimero 6 da Constituicdo da Republica, que diz: "A estrutura e o
funcionamento dos meios de comunicacdo social do sector publico devem
salvaguardar a sua independéncia perante o Governo, a administracdo e os
demais poderes publicos, bem como assegurar a possibilidade de expresséo
e confronto das diversas correntes de opinido".

I.2 - Jorge Pulido Valente queixa-se de que o "Diario do Alentejo"
discriminou a candidatura do PS/Mértola, no seu noticiario relativo as eleigées
de 14 de Dezembro Ultimo. Trata-se, pois, de uma acusagao de discriminagao,
essencialmente centrada no periodo que antecedeu a campanha eleitoral.



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

-5-

Do ponto de vista do queixoso, o nimero de pecas jornalisticas

“relativas e/ou favoraveis” ao PS é significativamente inferior ao dedicado a

candidatura da CDU. O jornal respondeu, dizendo que a acusagéo de que era
alvo ndo correspondia a4 verdade e que o seu comportamento foi sempre
orientado por critérios jornalisticos. E da exemplos, a maior parte dos quais s&o
as proprias pegas jornalisticas referidas pelo queixoso. E que a apreciago feita
pelo queixoso - diz o jornal - é “subjectiva” ou “distorce claramente a
realidade”.

Na verdade, algumas das recusas de publicagdo afiguram-se
inteiramente legitimas (como é o caso da recusa de publicagdo de uma resposta
a um texto surgido noutro jornal, ou a de um artigo de opinido) e outras
apreciagdes negativas por parte do queixoso sédo, de facto, tdo subjectivas que,
delas, ndo se pode extrair qualquer intengdo de discriminagdo por parte do
jornal.

1.3 - Parece, pois, e independentemente da eventual razdao que lhe assista
em casos pontuais, que o "Diario do Alentejo" ndo assumiu uma conduta
reprovavel pelo que respeita a sua obrigacao de nao discriminagao, como 6rgao
de comunicagédo social do sector publico.

I.4 - Importa ainda referir que um presidente de camara, por forca do
exercicio das suas fungdes, tem sempre uma visibilidade acrescida nos meios
locais de comunicagao social, visibilidade que se torna cada vez mais evidente
a'medida que se aproximam os actos eleitorais. Este € um facto com que se
tera sempre de contar.

Il - CONCLUSAO

Apreciada uma queixa de Jorge Pulido Valente, da candidatura do PS a
eleicao para a Camara Municipal de Mértola, contra o "Diario do Alentejo", por
este jornal ter alegadamente discriminado a referida candidatura em favor da da
CDU, nos seus noticiarios pré-campanha eleitoral, a Alta Autoridade para a
Comunicagéo Social delibera considera-la improcedente, uma vez que, da
analise da documentagéo constante do processo, ndo se pode concluir ter

iy



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

_6-

aquele semanario adoptado um procedimento jornalistico reprovavel, a luz das
obrigag6es legais que impendem sobre os 6rgaos de comunicagéo social do
sector publico.

Esta deliberagdo foi aprovada por unanimidade, com votos de Alberto
de Carvalho (relator)) José Maria Gongalves Pereira, Eduardo Trigo,
Cipriano Martins, Maria de Lurdes Breu, Fatima Resende, Manuela
Coutinho Ribeiro, Beltrdo de Carvalho, Aventino Teixeira e José Garibaldi.

Alta Autoridade para a Comunicacio Social,
em 18 de Fevereiro de 1998

O Presidente

>

José Maria Gongalves Pereira
Juiz-?onselheiro

/AM



