alta autoridade m para a comunicagao social

DECISAO

(Aprovada em reunido plenaria de 28.SET.2005)

Ao abrigo do disposto no art. 89°, n.° 4, alinea a) da Lei n.°
32/2003, de 22 de Agosto, conjugado com o art. 27°, n.° 1, da Lei n.°
43/98, de 6 de Agosto e com o art. 34° do Dec. Lei n.° 433/82, de 27 de
Outubro, a Alta Autoridade para a Comunicagéo Social (A.A.C.S.)
instaurou, em 10 de Margo de 2004, o processo de contra-ordenagao
JANO4PROGO05-07-TVICO contra a RTP — Radiotelevisdo Portuguesa,
S.A., com sede na Av. Marechal Gomes da Costa, n.° 37 em Lisboa, com

os seguintes fundamentos:

1. Em 12 de Janeiro de 2004, a Alta Autoridade para a Comunicagéo
Social (AA‘CS) recebeu uma queixa de Luis Miguel Eva Ferreira
contra a RTP por esta ter emitido nesse mesmo dia, no canal 1,
pelas 8h, uma peca sobre a pedofilia na Madeira contendo
excertos de videos de pornografia infantil em que “eram visiveis
cenas de contetido pornografico com adultos acariciando criangas

e mesmo masturbando-as”.

2. Em 16 de Janeiro de 2004, a AACS recebeu igualmente outra
queixa de Jodo Manuel Coutinho contra a RTP, por esta ter
exibido, a 12 de Janeiro de 2004, durante o Jornal da Tarde do
Canal 1 “imagens MAL CENSURADAS, onde viu-se claramente um
homem de meia idade a masturbar um jovem, onde o que estava
censurado era apenas a cara do jovem!!! (...) sem aviso do teor

chocante das imagens, sem nada!!” .

Av. D. Carlos |, 130 - 6° } 1200-651 Lisboa |l Tel.: 21 392 91 30 (busca automatica) | Fax: 213951449 | e-mail: info@aacs.pt | http:www.aacs.pt
! | i



£
alta autoridade m para a comunicagao social

3. De facto, nesse dia, a RTP passou uma peg¢a sobre pedofilia na
Madeira nos servicos noticiosos das 8h e das 13h, que continha

imagens de cariz pornografico para ilustrar a mesma.

4. Algumas das imagens em causa, apesar de estarem trabalhadas
graficamente por forma a dificultar a apreenséo pelo telespectador
da cena filmada, eram claras quanto ao seu conteudo, isto e,
visionava-se a pratica de um acto sexual entre um adulto e uma

crianga.

5 Através do Oficio n.° 230/AACS/2004, de 4 de Fevereiro, a AACS
notificou o Director de Informacéo da RTP para dizer o que tivesse
por conveniente, solicitando ainda a remessa da cassete com a

gravacao das referidas imagens.

6. No dia 19 de Fevereiro de 2004, e juntamente com o envio da
gravacdo em VHS das imagens emitidas pela RTP, o Director de
Informacéo da RTP veio dizer que “O visionamento das imagens
em causa permite constatar que, durante uma pecga sobre pedofilia
na Madeira, foram exibidas imagens de teor pedofilo”.

7. Mais acrescentou que “Essas imagens foram ocultadas por meios
gréficos de modo a impedir que partes chocantes se tornassem
perceptiveis. O problema é que, durante dois segundos, uma das
partes ocultadas divergiu para as margens do circulo digitalizado,

permitindo momentaneamente a sua identificagao”.

8. Concluiu dizendo ainda que se tratou “exclusivamente de um
problema técnico de ma ocultagdo da imagem (..) houve
preocupacdo editorial em tornar imperceptiveis as partes mais

chocantes. (...) o técnico responsavel ja foi advertido de que deve

Av. D. Carlos 1, 130 - 6° ! 1200-651 Lisboa ; Tel.: 21 392 91 30 (busca automaética) Fax: 21395 14 49 e-mail: info@aacs.pt ! http:www.aacs.pt
{



N

alta autoridade m para a comunicagao social

procurar total eficécia técnica no cumprimento das indicagbes

editoriais que recebeu”.

9. Visionada a peca em causa, a AACS considerou que a mesma,
pelo teor das imagens pornograficas que a ilustram, em que eram
claramente identificadas vitimas de crimes sexuais, viola os limites

a liberdade de informagao consignados na lei.

10.Em consequéncia, em reunido plenaria de 10 de Margo de 2004, a
AACS deliberou instaurar o competente procedimento
contraordenacional contra a RTP, por violagdo do disposto no art.
24° n.° 1 da Lein.° 32/2003, de 22 de Agosto.

11. A arguida foi notificada da acusagéo contra si deduzida pelo oficio
n.° 821/AACS/2004, de 28 de Abril de 2004, tendo sido informada
de que dispunha de um prazo de dez dias, sob pena de nao
aceitac@o, para apresentar defesa escrita, bem como outros meios

de prova reputados convenientes.

12.A arguida, em 27 de Maio de 2004, apresentou a sua defesa
escrita, em que, sumariamente, afirma o seguinte:

a) Confirma que “No dia 12 Janeiro de 2004, durante as
emissBes dos programas “Bom Dia Portugal”, exibido pelas
8.00h, e “Jornal da Tarde”, a partir das 13.00h, ambas no
canal 1 da RTP, foram exibidas imagens (...) que (...) ndo
foram ocultadas adequadamente, por forma a evitar a
percepgdo (...) de contactos sexuais explicitos entre adultos
e menores”:

b) “Tais imagens, que constituiam material de arquivo, foram
enviadas, juntamente com o «script» da pega, pelo reporter

(..) da delegacdo de Bruxelas da RTP, com a expressa

Av. D. Carlos |, 130 - 6°

1200-651 Lisboa Tel.: 21392 91 30 (busca automatica) | Fax: 2139514 49 | e-mail: info@aacs.pt | http:www.aacs.pt
! !

i .



v

alta autoridade m para a comunicagao social

indicacdo de que se tratava de material visual com
deficiéncias em termos de tratamento de imagem (...)
deveriam por isso ser corrigidas em Lisboa. A reportagem foi
emitida na noite de 11 de Janeiro de 2004, no Jornal 2 da
RTP, a que originalmente se destinava, com adequada e
eficaz ocultacdo do material mais sensivel’,

c) “As imagens enviadas por satélite, como foi o caso, ndo séo
convertidas em qualquer suporte material, mantendo-se num
banco de imagens, gerido por servidor informatico, para
acesso e utilizagdo pelos jornalistas da RTP. Tais imagens
ndo podem ser eliminadas pelos jornalistas que, quando a
elas acedem, fazem-no na convicgdo de que estdo boas
para utilizag&do”,

d) “Atenta a celeridade e o ritmo exigidos na execugdo da
actividade televisiva (...) & pratica corrente ndo proceder ao
visionamento prévio das imagens, trabalhando os jornalistas
com base nos respectivos «scripts»”,

e) “Imediatamente apds o conhecimento da situacdo — a sequir
a transmisséo (...) no Jornal da tarde da RTP1 -, o Director
de Informagdo determinou o afastamento da pega de
qualquer alinhamento de emisséo (...)",

f) “E (...) falso que essa reportagem tenha sido difundida no
jornal de maior audiéncia (...). Sendo (..) falso que a
emissdo da reportagem (..) tenha sido calculada,
premeditada ou simplesmente consentida pelos jornalistas
da RTP. Nenhum interveniente nesta ocorréncia (...)
representou sequer a possibilidade de as imagens em causa
poderem vir a resultar no cometimento de uma infracgéo.
(...) o coordenador do programa “Bom Dia Portugal” quer o
do “Jornal da Tarde” (...) desconheciam em absoluto tanto

os problemas da imagem, como o alerta do reporter que

Av.D. Carlos |, 130 - 6° | 1200-651 Lisboa i Tel.: 21 392 91 30 (busca automatica) | Fax: 213951449 | e-mail: info@aacs.pt i http:www.aacs.pt
i ! H | {



alta autoridade m para a comunicacdo social

enviou a reportagem, como ainda a existéncia da pega que
passou no Jornal 2 na noite anterior, procedendo segundo
os tramites habituais: consultando o guido (que n&o tinha
problemas) e indo recolher a reportagem ao banco de

imagens no servidor”.

13.A arguida requereu ainda na sua defesa escrita que fosse
efectuada prova testemunhal, a qual teve lugar, mediante

inquiricéo da testemunha arrolada, em 21 de Junho de 2004.

14.Em sintese, José Rodrigues dos Santos, Director de informagéo da
RTP, disse que:

a) “O problema que emergiu com a reportagem em causa
resulta de uma falha de procedimentos e n&o de uma
intencédo editorial. A RTP tem um computador central para
onde sdo enviadas todas as reportagens dos
correspondentes. (...) o correspondente em Bruxelas
remeteu uma peca para o Jornal 2 alertando para o facto
que algumas imagens tinham de ser digitalizadas, coisa que
o Jornal 2 fez”:

b) “Na manh& seguinte (..) o coordenador do Bom Dia
Portugal, que ndo tinha sido alertado para o problema,
difundiu a peca original e ndo a verséo tratada pelo Jornal 2.
Situacdo que se repetiu no Jornal da Tarde. S6 aqui € que o
problema foi identificado e a Direc¢do de Informagéo
interveio para impedir a sua repetigdo no Telejornal’;

c) Explicou também que ¢é inviavel os correspondentes
avisarem todos os coordenadores de programas de
informacéo, ja que a RTP tem 5 canais e mais de 20

noticiarios por dia.

Av. D. Carlos |, 130 - 6° i 1200-651 Lisboa E Tel.: 21 392 91 30 (busca automatica) | Fax: 21 395 14 49 } e-mail: info@aacs.pt { http:www.aacs.pt
H i i



alta autoridade m para a comunicagao social

d) A Unica forma de garantir que uma situagdo destas néo volte
a ocorrer € instituir um sistema de visionamento prévio. No
entanto, considera que tal sistema tem mais desvantagens
do que vantagens, acrescentado que os jornalistas da RTP
tém instrugbes para tratar com o maior cuidado as imagens
de conteudo impréprio, tratando-se de uma falha

operacional e néo editorial.
15.Cumpre decidir.

Os factos a tomar em consideragdo foram aceites pela arguida e sao
os seguintes:

a) No dia 12 Janeiro de 2004, durante as emissbes dos
programas “‘Bom Dia Portugal’, exibido pelas 8.00h, e
“Jornal da Tarde”, a partir das 13.00h, ambas no canal 1 da
RTP, foram exibidas imagens que n&o foram ocultadas '
adequadamente, por forma a evitar a percepgdo de
contactos sexuais explicitos entre adultos e menores;

b) Tais imagens, que constituiam material de arquivo, foram
enviadas, juntamente com o «script» da pega, pelo reporter
da delegagdo de Bruxelas da RTP, com a expressa
indicacdo de que se tratava de material visual com
deficiéncias em termos de tratamento de imagem e que
deveriam por isso ser corrigidas em Lisboa.

c) A reportagem foi emitida na noite de 11 de Janeiro de 2004,
no Jornal 2 da RTP, a que originalmente se destinava, com
adequada e eficaz ocultagdo do material mais sensivel.

d) As imagens tinham sido enviadas por satélite, mantendo-se
num banco de imagens, gerido por servidor informatico, para

aéesso e utilizacdo pelos jornalistas da RTP.

Av. D. Carlos{, 130-6° | 1200-651 Lisboa g Tel.: 21 392 91 30 (busca automatica) : Fax: 21 395 14 49 | e-mail: info@aacs.pt | http:www.aacs.pt
i



4

alta autoridade m para a comunicagao social

e) E pratica corrente da RTP nao proceder ao visionamento
prévio das imagens, trabalhando os jornalistas com base
nos respectivos «scripts»;

f) Imediatamente apds o conhecimento da situagéo, o Director
de Informagdo determinou O afastamento da pega de
qualquer alinhamento da emissao;

g) Essa reportagem nao foi difundida no Telejornal do canal 1
no dia 12 de Janeiro de 2004

h) A RTP tem 20 noticiarios didrios em cinco canais.

Constitui atribuicdo da AACS nos termos do art. 3° al. g) da Lei n.°
43/98, de 6 de Agosto, assegurar a observancia dos fins genericos e
especificos da actividade de televisdo, bem como dos que presidiram ao
licenciamento dos respectivos operadores, garantindo o respeito pelos

interesses do publico, nomeadamente dos seus extractos mais sensiveis.

Compete a AACS, para a prossecucdo das suas atribuicoes, nos
termos do art. 4°, al. n) da Lei n.° 43/98, de 6 de Agosto, apreciar, por
iniciativa prépria ou mediante queixa, 0s comportamentos susceptiveis de
configurar violagdo das normas legais aplicaveis aos O¢rgéos de
comunicagéo social, adoptando as providéncias adequadas, bem como
exercer as demais competéncias previstas noutros diplomas relativas aos

érgdos de comunicagéo social.

Compete, assim, a AACS, nos termos do art. 89°, n.° 4, alinea a) e n.®
5 da Lei n.° 32/2003, de 22 de Agosto, a garantia do cumprimento do

disposto no art. 24° n.° 1 do mesmo diploma legal.

Dispbe o referido art. 24°, n.-° 1 da Lei n.° 32/2003, de 22 de Agosto
(Lei da televis&o) que: "Todos 0s elementos dos servigos de programas

devem respeitar, no que se refere a sua apresentacdo e ao seu conteudo,

Av. D. Carlos |, 130 - 6° } 1200-651 Lisboa | Tel.: 21392 91 30 (busca automatica) I Fax: 21395 1449 | e-mail: info@aacs.pt | http:www.aacs.

% ;



A y
alta autoridade para a comunicagao social

a dignidade da pessoa humana, os direitos fundamentais e a livre

formacédo da personalidade das criancas e adolescentes, ndo _devendo,

em caso algum, conter pornografia _em servico de acesso néo

condicionado, violéncia gratuita ou incitar ao odio, ao racismo € a

xenofobia”. (sublinhado nosso)

Ficou provado que as imagens vindas de Bruxelas nao estavam
tratadas adequadamente, por forma a evitar a percepgdo de contactos

sexuais explicitos entre adultos e menores.

No entanto, tais imagens nao eram recentes, dado tratar-se de uma
peca de arquivo da delegagéo da RTP de Bruxelas e, por iSsO mesmo, O
correspondente de Bruxelas avisou directamente o coordenador do Jornal
2, para o qual a peca se destinava, de que era necessario digitalizar

novamente as imagens da peca.

E a propria RTP que reconhece existir um incumprimento do referido
normativo legal, embora o atribua a involuntaria falha nos procedimentos,
uma vez que a correcgéo das deficiéncias em termos de tratamento de
imagem estava prevista e foi feita pelo Jornal 2, jornal a quem

originalmente a peca se dirigia.

Assim, o Jornal 2 passou a referida peca jornalistica depois de ter
tratado convenientemente as imagens que mostravam contactos sexuais

entre adultos e menores.

Acontece que, no dia seguinte, 0 programa “Bom Dia Portugal” e o
“Jornal da Tarde’, retiraram a referida peca, ainda na versdo nao tratada,
do servidor que contém todas as pegas jornalisticas que chegam a RTP,

desconhecendo o aviso feito ao coordenador do Jornal 2.

au b+ rarimcl 130 .69 1 1200-651 Lisboa | Tel.: 21392 91 30 (busca automatica) % Fax: 21395 14 49 | e-mail: info@aacs.pt | httpiwww.aacs

I



AA !
alta autoridade para a comunicagao social

Admite-se que tenha existido uma falha nos procedimentos e ndo uma
intencéo editorial, na medida em que a referida peca jornalistica tinha
passado na noite anterior no Jornal 2 sem qualquer problema no que

respeita & ocultagéo das imagens que compunham a peca.

Contudo, a verdade &€ que a peca foi transmitida em noticiarios
posteriores, ~sem  serem adoptados ©0s meios graficos que

impossibilitariam o visionamento das partes chocantes.

Embora se admita que a arguida ndo agiu com dolo na sua conduta,
uma vez que tal actuagao se ficou a dever a uma falha de comunicagéao
entre os coordenadores dos programas “Bom Dia Portugal”’ e “Jornal da
Tarde”, a Lei da Televisao é clara ao considerar que a inobservancia do
disposto no seu artigo 24° n.° 1 constitui uma contra-ordenagéo muito
grave, sendo a negligéncia igualmente punivel, nos termos do seu artigo

71° n.° 1, alineaa)en.’ 2.

E certo que os jornalistas que acedem as pegas constantes do
servidor o fazem na convicgdo de que estas estdo boas para utilizagao,

agindo sem qualquer intencéo dolosa, quando as transmitem.

No caso em concreto, se nao tivesse ocorrido uma falha de
comunicacao entre 0S responsaveis pelos diferentes programas, nada
disto teria sucedido, uma vez que 0 correspondente de Bruxelas alertou o
Jornal 2 para a deficiéncia das imagens. Ou seja, existiu uma deficiéncia
de organizagdo gque teve como consequéncia a transmiss&o de imagens

sem obediéncia ao estipulado na Lei da Televiséo.
Assim sendo, ao transmitir, quer no programa “Bom Dia Portugal”,

quer no “Jornal da Tarde”, imagens de sexo explicito entre um adulto e

uma crianca, sem a devida ocultagdo das partes consideradas mais

nit Farmel 120-6° | 1200-651 Lisboa | Tel.: 2139291 30 (busca automatica) | Fax: 213951449 e-mail: info@aacs.pt | httprwww.aacs
! |



alta autoridade m para a comunicagao social

chocantes, a RTP violou o disposto no artigo 24°, n® 1 da Lel da
Televisdo, estando consequentemente sujeita a aplicagdo de uma coima

cujo montante minimo € de 75000€, e 0 montante maximo é de 375000€.

A coima é calculada nos termos do artigo 18° do Decreto-Lei n°
433/82, de 27 de Outubro.

Apreciando o grau de culpabilidade da arguida verificamos que sé
reconduz & negligéncia inconsciente, uma vez que O seu comportamento
se ficou a dever a uma falha de comunicagéo, tendo o problema sido

corrigido mal os responsaveis se aperceberam da sua existéncia.

Relativamente a situagao econdémica da arguida, embora mais

equilibrada, n&o é lucrativa.

Né&o ha dados que nos permitam concluir que da préatica da infracgao

haja resultado qualquer beneficio econdmico.

Entende, pois, a AACS que a conduta da arguida foi negligente,
ficando a dever-se a transmissao de tais imagens a uma falha de
comunicacdo, pelo que entende dever usar da faculdade de atenuagéo
especial da punigao, prevista no artigo 18°, n.° 3 do Decreto-Lei n.°
433/82. de 27 de Outubro.

Em face de tudo o que antecede, vai a arguida ser condenada no
pagamento de uma coima no valor de' 37.500,00€ por ter transmitido,

no dia 12 de Janeiro de 2002, imagens de conteudo pornografico sem

I Os limites minimos ¢ maximos da coima sdo reduzidos para metade quando houver lugar a
atenuagio especial da pena.

10

Al Farec! 130-6° | 1200-651 Lisboa | Tel.: 21392 91 30 (busca automatica) ¥I Fax: 21395 14 49 | e-mail: info@aacs.pt l http:www.aacs
! |



alta autoridade m para a comunicacdo social

o devido tratamento, violando, a titulo de negligéncia, o disposto no

artigo 24°, n.° 1 da Lei da Televisao.

Mais se adverte a arguida, nos termos do artigo 58° do Dec. Lein.®°
433/82, de 27 de Outubro, de que:

a) A presente condenagao torna-se definitiva e exequivel se n&o
for judicialmente impugnada nos termos do artigo 59° do
Decreto- Lei n.° 433/82, de 27 de Outubro.

b) Em caso de impugnacao judicial, o tribunal pode decidir
mediante audiéncia ou, caso a arguida e o Ministério Publico

ndo se oponham, através de simples despacho.

¢) A arguida devera proceder ao pagamento da coima no prazo
maximo de dez dias apds o caracter definitivo ou o transito em
julgado da decis@o. Em caso de impossibilidéde de pagamento
tempeétivo, devera comunicar o facto por escrito a Alta

Autoridade para a Comunicagdo Social.

Alta Autoridade para a Comunicagéo Social
em 28 de Setembro de 2005

O Vice-Presjdente

José Garibaldi

11

Av. D. Carlos |, 130 - 6° ! 1200-651 Lisboa ! Tel.- 21 392 91 30 (busca automatica) | Fax: 213951449 e-mail: info@aacs.pt | http:www.aacs.p
! i



