Conselho Regulador da

Entidade Reguladora para a Comunicagao Social

Deliberagao
15/RG-1/2007

Participagao do Futebol Clube do Porto contra o “Correio da
Manh3a”

Lisboa

22 de Agosto de 2007



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicacio Social

Deliberacao 15/RG-1/2007

Assunto: Participacdo do Futebol Clube do Porto contra o “Correio da Manha”

I. Queixa

1.1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicagio Social, no dia 4 de Junho
de 2007, uma participag¢do do Futebol Clube do Porto contra o “Correio da Manha”, em
virtude de noticia publicada no passado dia 31 de Maio, intitulada “Investigacdo: Estado
lesado em 3,3 milhdes. Camara beneficia FC Porto na permuta de terrenos”. Esta noticia
ocupa dois tercos da pagina 29, ¢ ilustrada por uma fotografia de Nuno Cardoso e
noticia que o “ex-presidente da Camara do Porto, e os administradores de empresas
associadas a SAD portista Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Eduardo Valente
foram acusados pelo Ministério Publico do Porto de participagdo econdémica em
negocio, na sequéncia da permuta de terrenos no ambito do Plano de Pormenor das
Antas. O caso, que terd lesado a autarquia em 3,3 milhdes de euros, remonta a 1999 e
desde 2005 que estd no Ministério Publico com proposta de acusacio elaborada pela

Policia Judiciaria” (lead da noticia).

1.2. De acordo com o participante, a noticia “apresenta um titulo que em nada condiz
com o conteido da noticia, muito menos com a verdade dos factos”, uma vez que,
relativamente ao Futebol Clube do Porto, foi proferido despacho de arquivamento, do
qual consta expressamente que “(...) das diligéncias efectuadas pela Policia Judicidria
ndo foi possivel recolher quaisquer indicios de que, no ambito dos reparcelamentos
necessarios a execug¢do do Plano de Pormenor das Antas, o Futebol Clube do Porto

tenha tido tratamento mais favordvel do que os restantes proprietdrios de terrenos

afectos por aquele Plano com os quais o Municipio do Porto igualmente celebrou



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

acordos ou protocolos. Assim sendo, e porque igualmente se ndo indicia, no que
respeita aos supra referidos factos, a pratica de qualquer ilicito criminal, determino o

consequente arquivamento dos autos nesta parte.”

1.3. Considerando indtil processar civilmente a jornalista autora da noticia, “atenta a
“carreira” tdo “brilhante” quio “ambulatdria” que tem seguido nos vdrios 6rgdos de
comunicagdo social onde consegue ser acolhida”, o participante dd conhecimento a ERC

da referida noticia “para que, em sede interna, se trate esta conduta.”

I1. Posicao do denunciado

2.1. Notificado, ao abrigo do disposto no artigo 56.° dos Estatutos da ERC, aprovados
pela Lei n.° 53/2005, de 8 de Novembro, a pronunciar-se sobre o teor da queixa, o
director adjunto do “Correio da Manha” comega por esclarecer “que a direc¢do do
jornal ndo pode aceitar as ofensas dirigidas a jornalista em causa. A direccio do jornal
tem toda a confianca na jornalista Tania Laranjo, que € uma das mais qualificadas
jornalistas portuguesas. No caso concreto do FC Porto, a jornalista em causa tem sido
alvo de um ataque cerrado por parte do M.I Advogado do Sr. Pinto da Costa que, para o
efeito, tem utilizado termos e expressdes destituidas de qualquer civilidade. Podemos
aceitar criticas ao nosso trabalho e tomadas de posi¢ao divergentes relativamente ao teor
das matérias noticiadas que sempre nos dispusemos a divulgar nos termos e ao abrigo
da Lei da Imprensa. Nao podemos contudo aceitar que a discordancia com o contetido
de determinada noticia possa servir de fundamento para por em causa a bom honra

pessoal e profissional dos nossos jornalistas.”

2.2. Passando a andlise da noticia objecto da queixa, o denunciado alega que “a
jornalista limita-se a noticiar o conteido do despacho de Acusacdo do Ministério
Puablico. Por tudo o exposto se conclui, ao contrdrio ao alegado pelo queixoso, a
jornalista em causa limitou-se a agir em conformidade com deveres a que esti obrigada

no dmbito da sua profissdo.”



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

IT1. Competéncia da ERC e normas aplicaveis

3.1. A ERC ¢ competente, atentas as atribuicdes e competéncias constantes,
respectivamente, nas alineas d) e j) do artigo 8.° e na alinea a) do n.° 3 do artigo 24.° dos

seus Estatutos, aprovados em anexo a Lei n.® 53/2005, de 8 de Novembro.

3.2. Aplica-se o disposto na Lei de Imprensa (Lei n.° 2/99, de 13 de Janeiro) e o
disposto no Estatuto do Jornalista (Lei n° 1/99, de 13 de Janeiro). Sdo ainda aplicdveis
as normas e principios éticos vertidos no Cddigo Deontolégico dos Jornalistas,
aprovado em 4 de Maio de 1993, em Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas,
para as quais remete o proémio do artigo 14.° do EJ, acolhendo-os, assim, no nosso

direito positivo.

IV. Analise e fundamentacao

4.1. Como ponto prévio, faz-se notar que a ERC aprecia o resultado final da producdo
jornalistica, e ndo a conduta individual dos jornalistas (cfr. artigo 6.° dos seus
Estatutos), pertencendo em exclusivo ao foro judicial o apuramento de eventuais ilicitos
de natureza civel (e criminal) que possam resultar da actuag@o da jornalista e da forma

como tem noticiado os assuntos relativos ao Futebol Clube do Porto.

4.2. Passando a andlise da participa¢do, cumpre relembrar que o participante considera
que a pega jornalistica “apresenta um titulo que em nada condiz com o contetido da
noticia, muito menos com a verdade dos factos”. Estd, pois, em causa o rigor
informativo, que constitui um dos principios que historicamente orientam a prética
jornalistica, no sentido de dela resultar uma informac¢do de conteddo ajustado a
realidade e com reduzido grau de indetermina¢do e de imprecisdo. Com efeito, ao
abrigo da alinea a) do artigo 14.° do Estatuto do Jornalista, constitui dever fundamental

dos jornalistas “exercer a actividade com respeito pela ética profissional, informando



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

com rigor e isen¢do”. Em sentido idéntico, o ponto 1 do Cédigo Deontolégico dos
Jornalistas estabelece que “o jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidao e

interpreta-los com honestidade (...).”

4.3. O rigor informativo impde que os titulos reflictam a ideia central do texto a que se
reportam e que ndo induzam o leitor em erro. E certo, porém, que, para além desta
funcdo informativa, os titulos podem ter também uma fun¢do apelativa e estimuladora
da leitura. O objectivo de “agucar” o interesse do leitor ndo pode, todavia, por em causa
o rigor informativo (neste sentido, cfr. Deliberacio 4-Q/2006, relativa a queixa do
Partido Socialista da Madeira contra o semandrio “Noticias da Madeira”, e Deliberacdo
1/RG-1/2007, 3 de Janeiro de 2007, relativa a queixa de Alberto Arons de Carvalho

contra o Correio da Manha).

4.4. A peca em apreco, apresenta o antetitulo “Investigacdo: Estado lesado em 3,3
milhdes”, seguido do titulo, em letras gordas, “Camara beneficia FC Porto na permuta
de terrenos” e do lead “Nuno Cardoso e os administradores da SAD portista foram
acusados pelo Ministério Publico”. Encimada pelo titulo, encontra-se uma fotografia de
quase corpo inteiro do entdo presidente da Camara Municipal do Porto, Nuno Cardoso.

O queixoso refere-se, apenas, ao titulo. Contudo, a andlise da peca necessita de ser feita
a luz dos seus principais elementos constitutivos - antetitulo, titulo, lead e ilustra¢des —
os quais funcionam como “instru¢cdo de leitura”, sendo neles que primeiro se detém a

atencgdo do leitor.

4.5. A titulagdo da peca (incluindo aqui o conjunto dos quatro elementos supra
referidos) leva o leitor a pressupor que da investigacdo (policial ou judicidria) se
concluiu que o Estado foi “lesado “em 3,3 milhdes” porque a Cdmara, na pessoa do seu
presidente Nuno Cardoso, beneficiou o Futebol Clube do Porto numa permuta de
terrenos.

Ora, no corpo da noticia, ndo s6 ndo se apresentam factos que sustentem tal conclusio,

como no terceiro pardgrafo da noticia se afirma que “[sJegundo apurou o CM, o MP



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

arquivou ainda alguns factos que recaiam sobre os suspeitos. Designadamente contra
Nuno Cardoso, ex-presidente da Camara do Porto, que estava igualmente indiciado
por abuso de poder e peculato. As autoridades suspeitavam mesmo de que tivesse
recebido contrapartidas financeiras pela troca de terrenos com o FC Porto, o que
nao tera ficado suficientemente sustentado na investigacio” (destacado acrescentado
no texto). Assim, da leitura deste excerto conclui-se que nio ficou provado, na
investigacdo, que o Presidente da Camara tenha recebido contrapartidas financeiras pela
permuta de terrenos com o FC Porto. Se houve favorecimento do referido clube — isto é,
se a Camara o beneficiou, conforme afirma o titulo —, tal ndo € referido no corpo da

noticia.

4.6. Mais a frente, ja no final da noticia, é feita a seguinte afirmacdo: ‘“Recorde-se,
ainda, que nesta permuta de terrenos o prejuizo para o erario publico tera rondado os 3,3
milhdes de euros. (...) Neste processo estdo também em causa duas permutas de
terrenos. Uma delas tem que ver com quatro lotes municipais na frente urbana do
Parque da Cidade, em Aldoar, que permitiu ao FC Porto obter um lucro de dois milhdes
de euros. A permuta foi formalizada em Marc¢o de 2000, pelo valor de quatro milhdes de
euros, mas, em Outubro de 2001, os terrenos foram vendidos pelo clube por mais de
seis milhdes a Invesprédio. A segunda permuta tem que ver com parte dos terrenos da
familia Ramalho e mais uma vez o Ministério Publico sustenta que o erdrio publico foi
prejudicado.” Ora, da informacgd@o fornecida na pega sobre estas duas permutas pode
apenas concluir-se que, na primeira permuta em 2000 e da venda dos terrenos recebidos
pelo Futebol Clube do Porto em 2001, o clube obteve um avultado lucro. Porém, em
nenhum momento ¢ afirmado na noticia que a Camara beneficiou o clube, ou sdo
apresentados factos nesse sentido.

Acresce que, atendendo ao excerto do despacho de arquivamento referido pelo
participante, e ndo contestado pelo periddico, o processo foi arquivado em relagdo ao
Futebol Clube do Porto, uma vez que nao ficou provado que este tenha sido beneficiado
pela Camara do Porto relativamente aos restantes proprietarios de terrenos afectos pelo

Plano de Pormenor das Antas.



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

4.6. Atento o exposto, entende este Conselho que o antetitulo e o titulo da peca em
andlise induzem o leitor em erro, uma vez que associam a lesdo do Estado em 3,3
milhdes ao Futebol Clube do Porto, quando em nenhum momento do texto sao
apresentados dados que sustentem aquela associacdo. Admite-se que o periddico
procurou uma titulagdo apelativa. Porém, tal objectivo nido pode significar, como

aconteceu no caso, o sacrificio do rigor exigido a informacao jornalistica.

V. Deliberacao

Tendo apreciado queixa do Futebol Clube do Porto contra o “Correio da Manha”,
relativa a noticia publicada no passado dia 31 de Maio, intitulada “Investigacdo: Estado
lesado em 3,3 milhdes. Camara beneficia FC Porto na permuta de terrenos”, por falta de
rigor informativo, em virtude de o antetitulo e o titulo ndo reflectirem o conteido da
noticia, induzindo o leitor em erro, o Conselho Regulador da ERC, no exercicio das
atribuicdes e competéncias constantes, respectivamente, nas alinea d) e j) do artigo 8.° e

na alinea a) do n.° 3 do artigo 24.° dos seus Estatutos, delibera:

1. Considerar que a titulacdo ndo reflecte o sentido da noticia a que reporta,
enfermando de falta de rigor jornalistico, em violagdo do disposto na alinea a) do
artigo 14.° do Estatuto do Jornalista e no ponto 1 do Cdédigo Deontoldgico dos
Jornalistas.

2. Instar o jornal “Correio da Manha” a, no futuro, cumprir de forma rigorosa as

normas legais e deontoldgicas que impdem o respeito daquele dever.

Lisboa, 22 de Agosto de 2007

O Conselho Regulador da ERC

Elisio Cabral de Oliveira
Luis Gongalves da Silva
Maria Estrela Serrano
Rui Assis Ferreira



