
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

3/DR-TV/2007 
 

 
 
 
 

Recurso da Fundação D. Pedro IV contra a RTP 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

4 de Julho de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/DR-TV/2007 

 
Assunto: Recurso da Fundação D. Pedro IV contra a RTP 

 

§I. Factos 

I.1. Na emissão de 2 de Maio de 2007, pelas 21 horas, após o telejornal, a RTP 

apresentou uma reportagem, subordinada ao título “Fundação Intocável?”, relativa às 

actividades da Fundação D. Pedro IV, Instituição Particular de Solidariedade Social.  

Na reportagem são descritas situações de alegadas irregularidades na gestão das 

entidades pertencentes àquela Fundação e algumas suas associadas. 

São profusamente apresentados processos, testemunhos, declarações, documentos e 

descrita uma panóplia de circunstâncias reportadas às diversas áreas de actividade da 

Fundação, sendo apresentados extractos de uma entrevista ao Presidente da Fundação, 

refutando e esclarecendo alguns factos e alegações apresentadas.  

I.2. Por protocolo, em 9 de Maio de 2007, foi enviada uma carta ao Director de 

Informação da RTP, subscrita pelo mandatário da Fundação, devidamente identificado, 

requerendo “a transmissão do texto de resposta e rectificação”, no prazo de 24 horas e 

em horário equivalente ao da reportagem respondida, por considerar que a reportagem 

contém “juízos depreciativos e injustos acerca da Fundação, para além de se terem 

verificado vários erros e omissões” cujo esclarecimento se impõe.  

Não tendo, alegadamente, obtido qualquer resposta por parte da RTP, e verificando 

que o texto não havia sido transmitido nos termos requeridos, a Fundação D. Pedro IV, 

IPSS, em 01 de Junho de 2007, interpôs um recurso, junto da ERC, por denegação 

ilegítima do exercício do direito de resposta. 

I.3. Notificada do teor do recurso, esclareceu a recorrida que em 29 de Maio de 

2007, por carta registada enviada ao mandatário da Fundação, foi recusada a emissão do 



 

2 

texto de resposta, por considerar “não se encontrarem reunidos os pressupostos 

atributivos do direito de resposta e de rectificação previstos nos artigos 59º e ss da Lei 

da Televisão”. 

Na carta enviada à ora recorrente, o operador refere que “após análise cuidada do 

conteúdo da reportagem em causa, (...) concluiu que do mesmo não resultam quaisquer 

juízos depreciativos e injustos para com a Fundação D. Pedro IV, que possam justificar 

o recurso ao respectivo direito de resposta (...)”, acrescentando que “não se vislumbram 

erros ou omissões susceptíveis de atentar contra o seu bom nome”.  

Salientando ainda que no texto de resposta são mencionados factos que não têm 

qualquer reflexo na reportagem respondida, considerando que “o direito de resposta 

invocado (...) situar-se-ia para além do conteúdo da reportagem, não podendo, por 

isso, ter lugar.” 

Sustenta, finalmente, que o exercício do direito de resposta não resulta apenas da 

mera verificação de referências susceptíveis de afectar a reputação e bom nome de uma 

qualquer pessoa singular ou colectiva, mas também da inexistência de contraditório no 

programa em que tais referências são feitas, assim concluindo que, no caso concreto, à 

ora recorrente “foi dada oportunidade de se pronunciar sobre cada uma das questões 

abordadas ao longo da peça”, não se podendo, portanto, caracterizar o conteúdo da 

reportagem “como atentatório do bom nome da Fundação D. Pedro IV ou da figura do 

seu Exmo. Senhor Presidente.” 

§ II. Análise 

II.1. A ERC é competente para apreciação do recurso, ao abrigo do disposto na 

alínea j) do n.º 3 do artigo 24º e nos termos do artigo 59º, ambos dos seus Estatutos, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro (EERC). 

Foram respeitados os prazos legais previstos no artigo 59º dos EERC. 

II.2. No caso vertente, o regime jurídico do direito de resposta, constitucionalmente 

assegurado nos termos do n.º 4 do artigo 37º da Constituição da República Portuguesa, é 



 

3 

desenvolvido nos artigos 59º a 63º da Lei n.º 32/2003, de 22 de Agosto (Lei da 

Televisão). 

II.3. O artigo 59º, n.º 1, da Lei da Televisão estabelece que o direito nasce da 

existência de referências, ainda que indirectas, num serviço de programas televisivo, 

que possam afectar a reputação e bom nome da pessoa, singular ou colectiva, 

organização, serviço ou organismo público. 

A reportagem respondida reporta-se a algumas controvérsias geradas em torno da 

Fundação D. Pedro IV, sustentadas em alegações de má gestão, exercício de actividades 

fora do objecto social da instituição, indícios de ilícitos criminais por parte da Fundação 

e do seu Presidente, alegações de favorecimento indevido, entre outras.  

São apresentados depoimentos de algumas pessoas alegadamente prejudicadas pela 

má gestão da Fundação e Cooperativas de Habitação, suas associadas. Depoimentos de 

funcionárias e ex-funcionárias da Fundação, encarregados de educação cujos educandos 

frequentam ou frequentaram creches daquela Fundação, e residentes dos apartamentos 

geridos por Cooperativas associadas à Fundação, denunciando situações de degradação 

dos prédios, incumprimento de acordos e má gestão. 

Na reportagem são citados relatórios de inquéritos, sentenças judiciais e 

procedimentos disciplinares, na sua maioria pouco favoráveis à Fundação e seu 

Presidente, sendo suscitadas, entre outras, dúvidas quanto à regularidade da constituição 

da Fundação e sua gestão, assim como suspeitas quanto à transparência de determinados 

procedimentos que envolveram a Fundação e o seu Presidente. 

A entrevista realizada ao Presidente da Fundação, da qual, como referido, vão sendo 

apresentados extractos ao longo da reportagem, refuta algumas das acusações e 

irregularidades imputadas à Fundação. 

II.4. Da análise da reportagem é possível inferir que são proferidas afirmações – 

concretamente, a imputação de objectivos menos claros na gestão da Fundação e 

cooperativas, e indícios de ilícitos criminais -, passíveis de serem tidas por ofensivas 

pelos visados. 



 

4 

Assim, estão preenchidos os pressupostos exigidos pelo n.º 1 do artigo 59º da LTV, 

concluindo-se, portanto, pela constituição de um direito de resposta e pela legitimidade 

da recorrente. 

II.5. O exercício do direito de resposta obedece a um conjunto rigoroso de regras 

quanto ao prazo e à forma, definido no artigo 61º da Lei da Televisão.  

A recorrente, titular do direito, exerceu-o dentro do prazo previsto para o efeito (art. 

61º, n.º 1, LTV), tendo a carta sido remetida ao serviço de programas em questão  sete 

dias após a emissão da reportagem controvertida. 

O texto de resposta foi remetido à RTP, por protocolo, em carta dirigida ao Director 

de Informação daquele serviço de programas, contendo a identificação do titular e do 

seu mandatário – sendo este subscritor do requerimento -,  acompanhado da devida 

procuração e com expressa invocação da Lei da Televisão. 

Têm-se, assim, por cumpridas as exigências previstas no identificado preceito. 

II.6. Os n.
os

 4 e 5 do artigo 61º da Lei da Televisão estabelecem, como limites 

qualitativos da resposta, a verificação de uma “relação directa e útil com as referências 

que a[s] tiverem provocado, não podendo exceder o número de palavras do texto que 

lhe[s] deu origem”, mais determinam a inadmissibilidade de utilização de “expressões 

desproporcionadamente desprimorosas ou que envolvam responsabilidade criminal ou 

civil”. 

O texto do respondente inicia-se fazendo a contextualização da resposta e 

identificando a reportagem relativamente à qual se pretende exercer o direito de 

resposta; segue-se uma apresentação da Fundação D. Pedro IV. 

O terceiro parágrafo do escrito - importa realçá-lo, na medida em que constitui um 

dos fundamentos da recusa da sua emissão -, refere um inquérito efectuado junto das 

famílias beneficiárias dos serviços prestados pela Fundação, espelhando a satisfação 

daquelas e sublinha, a propósito, a elevada procura dos serviços disponibilizados.  



 

5 

Os pontos 4 e 5 da resposta reportam-se a situações e declarações claramente 

identificáveis na reportagem, oferecendo a Fundação esclarecimentos mais 

aprofundados das situações aí referidas. 

Da leitura do ponto 6 do texto em análise – também este aduzido como fundamento 

de recusa de emissão -, em particular do seu segundo parágrafo, resulta claro que a 

intenção do respondente é a de contestar as alegações de “promiscuidade” suscitadas ao 

longo da reportagem, entre a Fundação e as cooperativas de habitação sediadas no 

mesmo prédio. 

Os demais parágrafos do texto de resposta refutam alegações e testemunhos 

claramente identificáveis ao longo da reportagem. 

II.7. O artigo 62º, n.º 1, da Lei da Televisão confere a possibilidade de recusa de 

emissão da resposta, desde que verificados certos requisitos, a saber: intempestividade 

da pretensão, falta de legitimidade do requerente, falta de fundamento, ou desrespeito 

do disposto no artigo 61º, números 4 ou 5, isto é, dos limites qualitativos supra 

mencionados. 

No caso em análise, para sustentar a recusa de emissão, alega o operador a 

inexistência de quaisquer juízos depreciativos e injustos, bem como de quaisquer erros 

ou omissões susceptíveis de atentarem contra o bom nome da Fundação, apontando as 

menções, constantes do texto de resposta, que não são, alegadamente, suscitadas na 

reportagem respondida, as quais considera serem apenas um “(...) aditamento à própria 

reportagem e (...) uma autopromoção daquela Fundação (...)”, invocando, para o efeito, 

os pontos 3 e 6 do texto. 

O terceiro parágrafo do escrito, como já referido, está relacionado com um inquérito 

efectuado junto das famílias beneficiárias dos serviços prestados pela Fundação. 

Esclarece a recorrida que em momento algum da reportagem tal inquérito é 

questionado.  

Todavia, tal parágrafo não poderá deixar de ser tido em consideração enquanto meio 

de apresentação de uma versão dos factos mais abonatória para a Fundação, contestando 



 

6 

as declarações apresentadas referentes à má qualidade dos serviços prestados, em 

termos de cozinha, cuidados médicos, interacção com os familiares dos alunos, entre 

outros.  

O ponto 6 do escrito foi ainda invocado, pela RTP, como fundamento para recusa de 

emissão, por, em seu entender, não serem feitas menções na reportagem à existência de 

um “fundo de investimento” ou a “quaisquer empresas de construção ou empresas 

imobiliárias” com sede junto da Fundação. 

De facto, há que assinalar que tal questão não é, em momento algum, suscitada na 

peça jornalística em causa. Porém, da leitura do segundo parágrafo deste mesmo ponto 

6 resulta claro que a intenção do respondente é de refutar alegações, suscitadas ao longo 

da reportagem, de “promiscuidade” entre a Fundação e as Cooperativas de habitação 

sediadas no mesmo prédio. 

Ainda que a RTP pudesse assim não entender, sempre lhe assistiria o ónus de, ao 

abrigo do n.º 2 do artigo 62º da Lei da Televisão, convidar o interessado a proceder à 

eliminação da passagem ou expressões tidas por contrárias ao previsto no n.º 4 do artigo 

61º do mesmo diploma.  

Em síntese, não se afigura ao Conselho Regulador que possa ser questionada a 

existência da relação directa e útil entre os dois textos. 

II.8. Numa linha de raciocínio complementar da antes analisada, a RTP sustenta, 

ainda, a recusa de emissão da resposta na possibilidade conferida à Fundação para 

contestar, na própria reportagem, as acusações que ali lhe são dirigidas, como se a 

prática do contraditório cumprisse objectivo idêntico ao do direito de resposta. 

Na verdade, ao conferir ao visado a possibilidade de se pronunciar acerca de 

determinado assunto, o operador não faz extinguir o direito de resposta que lhe assiste, 

desde logo porque as opiniões recolhidas são editadas no sentido da sua inserção, 

devidamente alinhada, na reportagem, o que poderá implicar a modificação, mesmo 

involuntária, do seu sentido, ou uma contextualização menos rigorosa das mesmas. 



 

7 

A doutrina é unânime ao considerar que o instituto do direito de resposta visa 

assegurar o direito à verdade pessoal do seu titular, ou seja, que uma determinada versão 

dos factos seja conhecida, só podendo, devidamente, sê-lo pelas palavras do próprio 

interessado, assegurando, assim, a integralidade do seu testemunho.  

Acresce que, a própria lei esclarece que o direito de resposta apenas poderá ficar 

precludido em situações específicas, devidamente identificadas, e com a expressa 

concordância do interessado, que, em concreto, não se verificaram. 

Também, aqui, entende-se, pois, não ser de acolher a argumentação aduzida pela 

RTP.  

II.9. Deve, além disso, salientar-se que a possibilidade de recusa de emissão de um 

texto de resposta, por um serviço de programas, nos termos do n.º 1 do artigo 62º da Lei 

da TV, deverá ser comunicada no prazo máximo de 24 horas após a recepção da 

resposta, constituindo a omissão de informação, nos termos da alínea b) do artigo 70º do 

mesmo diploma, contra-ordenação grave, punível com coima de 20 000 a 150 000 

euros. 

Verifica-se que a RTP respondeu, por carta, à pretensão que lhe foi dirigida, apenas 

em 29 de Maio de 2007, ou seja, decorridos 20 dias após a recepção do texto de 

resposta.  

A natureza urgente do prazo estabelecido visa assegurar a possibilidade de 

atempadamente serem salvaguardadas as finalidades a alcançar através do exercício do 

direito de resposta, quer isso se reflicta na rectificação do texto, quer, em última 

instância, na possibilidade de recurso judicial ou junto da ERC.  

O que ocorre, no caso concreto, é que a RTP respondeu muito depois de expirado o 

prazo previsto para a recusa, fazendo-o, de resto, praticamente em simultâneo com o 

termo do prazo para recurso para a ERC – o que decerto explica a circunstância de o 

recorrente ter invocado, perante esta Entidade Reguladora, a omissão daquele dever de 

informação.  



 

8 

Todavia, facto resta que o efeito útil do prazo legal para tanto estabelecido ficou 

assim esvaziado, não podendo tal conduta da RTP deixar de ser devidamente 

sancionada, dado que a eficácia e proficuidade da informação de recusa de emissão 

ficou inviabilizada pelo desrespeito do prazo previsto no n.º 1 do artigo 62º da LTV.  

Refira-se, aliás, que o desrespeito pelas obrigações legais impostas ao operador, 

decorrentes do instituto do direito de resposta, já anteriormente havia sido registado, 

tendo, em sede própria, o operador sido alertado para a necessidade do seu escrupuloso 

cumprimento quer pela ERC (vd. Deliberação 1-DR-TV/2007, Recurso de Agostinho 

Branquinho contra a RTP, de 27 de Junho de 2007 e Deliberação 2/DR-TV/2007, 

Recurso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes contra a RTP, de 4 

de Junho de 2007), quer pela extinta Alta Autoridade (vd. Deliberação de 16/10/2002, 

Recurso do Externato Fernando Pessoa contra a RTP, e Deliberação de 23/04/2002, 

Recurso da Associação Humana contra a RTP). 

II.10. Quanto aos limites quantitativos estabelecidos no artigo 61, n.º 4, da LTV, 

concluiu-se que o texto de resposta não excede o limite ali previsto, não ultrapassando o 

número de palavras do texto que lhe deu origem. 

II.11. Importa, por último, assinalar, na senda do entendimento já anteriormente 

acolhido pelo Conselho Regulador, que a deliberação que conclui pela existência de 

direito de resposta não escrutina nem determina a verdade material dos factos 

controvertidos (vd. Deliberação 36-R/2006, Recurso da Associação Montesinho Vivo 

contra o jornal “A Voz do Nordeste”, de 14 de Dezembro de 2006 e Deliberação 26-R-

I/2007, Recurso de José Augusto Moraes Sarmento Gouveia contra “Propriedade 

Urbana”, de 30 de Maio de 2007), não constituindo assim um instrumento de validação 

(ou não) dos factos alegados pelo respondente, antes lhe assegurando, tão somente, o 

direito de expor uma versão diferente da apresentada pelo texto ou imagem respondidos. 

 

 



 

9 

§III. Deliberação 

O Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social, analisado o recurso interposto pela Fundação D. Pedro IV, IPSS, contra a RTP, 

por recusa de exercício de direito de resposta relativamente à reportagem emitida em 2 

de Maio de 2007, às 21 horas, pela RTP, sobre as diversas actividades desenvolvidas 

pela Fundação, delibera, ao abrigo do disposto na alínea j) do n.º 3 do artigo 24º e 

artigo 59º dos Estatutos, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

1. Dar provimento ao recurso, considerando reunidos os pressupostos do direito 

invocado e improcedentes os argumentos aduzidos, pela RTP, para a sua não 

efectivação; 

2. Determinar à RTP a emissão do texto de resposta, ao abrigo do n.º 1 do artigo 

60º dos Estatutos da ERC, acompanhado da menção prevista no n.º 6 do artigo 

62º da Lei da Televisão e de acordo com o previsto no artigo 63º do mesmo 

diploma; 

3. Instaurar procedimento contra-ordenacional, ao abrigo da alínea b) do artigo 

70º da Lei da Televisão, à RTP, por incumprimento do dever de informação 

atempada da recusa de emissão. 

 

A entidade destinatária da presente decisão fica sujeita, por cada dia de atraso no 

cumprimento da mesma, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 72º dos 

Estatutos da ERC. 

 

Lisboa 4 de Julho de 2007 

 

O Conselho Regulador da ERC 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


