
Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

16/DR-I/2011 

 

 

Recurso e queixa de Rita Pereira contra a revista “TV Guia” 

 

 

 

Funchal 

30 de Junho de 2011 



 

 

2 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 16/DR-I/2011 

 

Assunto: Recurso e queixa de Rita Pereira contra a revista “TV Guia”. 

 

I. Identificação das Partes 

 

Em 19 de Maio de 2011 deu entrada na ERC um recurso de Rita Pereira contra a revista 

“TV Guia”. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tinha por objecto a alegada recusa, por parte da Recorrida, da publicação de 

um texto de resposta da então Recorrente. 

 

III. Objecto da queixa 

 

Já depois de entrado o recurso antes referido, o mandatário de Rita Pereira remeteu à 

ERC, em 11 de Junho, um novo pedido, desta feita sob a forma de queixa. Visa-se, 

agora, impugnar os termos em que acabou por ser publicado o texto de resposta da 

Interessada, com a consequente abertura do correlativo processo de contra-ordenação. 

 

IV. Factos apurados 

 

1. Na edição de 4 a 10 de Maio de 2011, no canto superior esquerdo da primeira 

página, foi publicada uma nota de chamada com as seguintes afirmações: “Actriz a 

braços com a Justiça/Rita Pereira Recheio da Casa Penhorado”. 

 

2. Juntamente com esta nota foi publicada uma fotografia da actriz, com o comentário 

“Imagens exclusivas”. 



 

 

3 

 

 

3. A notícia, desenvolvida nas páginas 4 e 5 da revista, na secção “A Escaldar”, 

continha duas fotografias da actriz - uma delas acompanhada da afirmação “Rita 

Pereira a braços com a Justiça/ Sarilhos” -, bem como outras duas imagens 

relacionadas com um aviso afixado no seu prédio, uma das quais acompanhada da 

legenda: “O oficial de justiça colocou a semana passada um aviso na porta de casa 

da actriz, em Carcavelos, para esta pagar as suas dívidas”. 

 
4. O texto era precedido de uma afirmação, a negrito, onde se começava por afirmar 

que “pequeno desleixo da actriz, ocupada a gravar uma novela da TVI, deixou-a 

com um aviso de dívida na porta”. 

 
5. Iniciando o artigo com a afirmação de que a Queixosa “não pagou o que devia e 

agora está metida em sarilhos com a Lei”, a notícia prossegue citando “fonte 

próxima do processo” que afirmava que a actriz já fora contactada a propósito dessa 

dívida mas, como nunca respondera, “foi-lhe colocado aquele aviso à porta”.  

 
6. Afirmando que, até ao fecho da edição, a dívida não fora paga, a Participada conclui 

que “a actriz arrisca-se a ver seriamente os seus bens penhorados”. 

 
7. Finalmente, o artigo termina esclarecendo que “as actuais ausências de Rita Pereira 

da sua casa na Linha de Cascais são facilmente explicáveis”, dado encontrar-se entre 

Viseu e Salamanca a gravar a nova novela da TVI. 

 

V. Argumentação da Recorrente 

 

8. Por considerar que “a referida publicação contém distorções e falsidades 

susceptíveis de afectar o bom nome e a reputação da Requerente, nomeadamente 

porque não esclarece nem a origem nem o valor da dívida, entretanto regularizada”, 

sendo falso que tivesse tido a sua casa penhorada e que tivesse havido um contacto 

prévio relacionado com o assunto da peça, Rita Pereira procurou exercer o direito de 

resposta, o que não conseguiu efectivar nas condições que entendia exigíveis. 



 

 

4 

 

 

9. Na verdade, sustenta, “a TV Guia pura e simplesmente ignorou o exercício do 

direito de resposta da Requerente, furtando-se a publicar o texto que atempadamente 

recebeu” sem apresentar qualquer justificação para tal. 

 

10. Em consequência, a então Recorrente requeria que a ERC ordenasse à Recorrida a 

publicação do texto de resposta e, simultaneamente, que fosse instaurado processo 

contra-ordenacional contra a directora e a proprietária da revista. 

 

VI. Defesa da Recorrida 

 

11. Notificada, nos termos legais, para exercer o contraditório, a Recorrida esclareceu 

que a Direcção teve conhecimento do texto de resposta dois dias depois de este ter 

sido remetido por fax, desenvolvendo as diligências necessárias para proceder à sua 

publicação. 

 

12. “Para tal, foi elaborada e editada toda a página onde o referido texto seria publicado, 

encontrando-se a mesma pronta, para, depois do fecho, ser enviada para a gráfica 

para publicação”, mas aconteceu que “foi decidido não se avançar com o artigo que 

estava na mesma página onde o texto de resposta iria ser publicado”. 

 

13. Na sequência dessa decisão, essa página foi substiutída e “ninguém se lembrou que, 

se estaria a apagar o texto de resposta da Requerente”. 

 

14. Só após a publicação da revista é que a Recorrida se apercebeu do sucedido, tendo 

tudo feito “para que o texto de resposta viesse a ser publicado na edição seguinte, a 

1 de Junho”, como aconteceu. 

 

15. Não houve qualquer dolo ou intenção de impedir a publicação do texto de resposta 

e, uma vez que o referido texto foi integralmente publicado, entendia a Requerida 



 

 

5 

 

que o presente procedimento deveria ser declarado extinto, “por inutilidade 

superveniente da lide”. 

 

VII. Factos posteriores 

 

16. Na sequência da publicação do texto de resposta, deu entrada uma nova participação 

apresentada por Rita Correia, esclarecendo que aquela “não ocorreu em termos 

minimamente satisfatórios, tendo aliás, violado de forma manifesta as normas legais 

por que se rege o exercício do direito de resposta”. 

 

17. Sustenta, para o efeito, que não só o texto de resposta foi publicado fora do prazo, 

mas também que a chamada na primeira página não teve o mesmo destaque que a do 

texto que a motivou. 

 

18. Acresce que, enquanto a notícia original foi publicada com grande destaque, “o 

direito de resposta foi publicado de forma a passar o mais despercebido possível”, 

para além de ser “encimado por uma fotografia que ilustra uma outra peça inserida 

na mesma página da revista, o que induz os leitores em erro e contribui para que a 

resposta passe ainda mais despercebida”. 

 

19. Atendendo ao decurso do tempo entretanto decorrido, considera a Queixosa que a 

republicação do texto de resposta não teria o efeito pretendido, pelo que já não quer 

a sua republicação. 

 

20. Sem prejuízo, pretende que se avance com o processo contra-ordenacional, já que a 

conduta descrita inviabilizou o seu direito de resposta. 

 

21. Face a esta situação, foi a Participada novamente notificada para se pronunciar 

acerca dos novos argumentos agora aduzidos, insistindo-se para que facultasse um 

original da publicação que motivou a tentativa de exercício do direito de resposta. 

 



 

 

6 

 

22. Em 15 de Junho de 2011, a Participada reiterou o sustentado na defesa apresentada, 

esclarecendo que, como a revista já se encontrava “fechada”, a publicação do texto 

de resposta teve de ser feita nos moldes em causa. 

 

23. Atendendo a que não agiu com dolo e dado que a agora Queixosa já não quer a 

republicação do texto de resposta, não deverá ser instaurado qualquer processo 

contra-ordenacional contra a Participada. 

 

 

VIII. Normas aplicáveis 

 

24. É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta na Lei n.º 2/99, 

de 13 de Janeiro (Lei de Imprensa – doravante, LI), em particular nos artigos 24º e 

seguintes. 

 

25. Aplica-se, ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos artigos 59º e 60º dos Estatutos 

da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante, EstERC), 

atentas as atribuições e competências constantes, respectivamente, dos artigos 8º, 

alínea f), e 24º, n.º 3, alínea j), do mesmo diploma legal. 

  

IX. Análise e fundamentação 

 

26. Resulta do exposto que, na sequência de uma notícia publicada na edição de 4 a 10 

de Maio de 2011 da TV Guia, Rita Correia procurou exercer o direito de resposta, 

tendo, para o efeito, enviado um fax no dia 8 de Maio. 

 

27. Contudo, o texto de resposta não foi publicado nem na edição de 11 a 17 de Maio, 

nem na edição seguinte, de 18 a 24 de Maio. 

 

28. Alega a TV Guia, por sua vez, que a não publicação dentro do prazo legalmente 

exigido ficou a dever-se a um lapso que prontamente corrigiu quando tomou 



 

 

7 

 

conhecimento do sucedido, visto que o texto de resposta acabou por ser publicado 

na edição de 01 a 07 de Junho de 2011. 

 

29. O artigo 26º, n.º 2, alínea b), da Lei de Imprensa determina que o texto de resposta 

deve ser publicado “no primeiro número impresso após o segundo dia posterior à 

recepção, tratando-se de publicação semanal”. 

 

30. Atendendo ao disposto neste artigo e dado que a revista começou a ser distribuída a 

11 de Maio, ter-se-á de concluir que a TV Guia não tinha de publicar o texto de 

resposta nesta edição, dado que no dia 10 (dois dias após a recepção do texto) a 

revista já estaria a ser impressa, pelo que o texto de resposta só teria de ser 

publicado na edição de 18 a 24 de Maio. 

 

31. Contudo, o texto de resposta não foi publicado nesta edição, nem na edição seguinte 

(25 a 31 de Maio). 

 

32. O argumento, apresentado pela revista, de que eliminara, inadvertidamente, o texto 

da Respondente, ao alterar a página onde estava previsto que o mesmo seria 

publicado, não procede, visto assentar num pressuposto de falta de diligência na 

paginação de um órgão de comunicação social, designadamente na falta de 

verificação das peças envolvidas na eliminação de um texto. 

 

33. Assim, deve ter-se por violado o artigo 26º, n.º 2, alínea b), da Lei de Imprensa. 

 

34. No que se refere à publicação do texto de resposta, cumpre relembrar que, nos 

termos do artigo 26º, n.º 3, do mesmo diploma legal, “a publicação é gratuita e feita 

na mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito ou imagem que 

tiver provocado a resposta (…), de uma só vez, sem interpolações nem interrupções, 

devendo ser precedida da indicação de que se trata de direito de resposta ou 

rectificação”. 

 



 

 

8 

 

35. Já o n.º 4 do mesmo artigo refere que “quando a resposta se refira a texto ou imagem 

publicados na primeira página, ocupando menos de metade da sua superfície, pode 

ser inserida numa página ímpar interior, observando os demais requisitos do número 

antecedente, desde que se verifique a inserção na primeira página, no local da 

publicação do texto ou imagem que motivaram a resposta, de uma nota de chamada, 

com a devida saliência, anunciando a publicação da resposta e o seu autor, bem 

como a sua página”. 

 

36. Analisando o texto de resposta publicado, constata-se, primeiramente, que o mesmo 

foi publicado na página 16, tendo sido inserido entre o editorial da directora, uma 

fotografia, acompanhada de uma pequena nota, sobre Marta Leite Castro e um 

anúncio de um passatempo, sendo certo que esta página não pertence à secção “A 

Escaldar”. 

 

37. Para mais, o texto de resposta foi inserido numa coluna branca, com tamanho de 

letra baste inferior ao do artigo que o originou, passando claramente despercebido 

entre as restantes publicações, não só pelo tamanho de letra utilizado, mas também 

pela dimensão do título, pela cor de fundo e local de publicação. 

 

38. A posição do Conselho Regulador acerca do direito de resposta tem sido bastante 

clara, sustentando, na Directiva n.º 2/2008, de 12 de Novembro, que a “a LI impõe, 

assim, um princípio de igualdade de armas entre a resposta ou rectificação e o 

conteúdo a que elas dizem respeito, princípio esse que proíbe, à direcção da 

publicação periódica, que se prevaleça da sua posição privilegiada para, por 

qualquer meio, despromover a réplica, por via explícita ou implícita, face ao 

conteúdo por ela visado” (proémio do ponto 3), para além de que “a dimensão e o 

formato da letra, bem como o espaçamento entre linhas e outros pormenores 

gráficos da resposta ou da rectificação, devem ter tratamento igual aos do conteúdo 

objecto daquela, inclusive no tocante aos respectivos títulos” (ponto 3.2, alínea g)). 

 



 

 

9 

 

39. Conclui-se, assim, que a Recorrida violou de modo claro o artigo 26º, n.º 3, da Lei 

de Imprensa, subscrevendo-se o entendimento de que “constituem garantias 

principais do princípio da liberdade e da eficácia a regra da imediaticidade (ou seja a 

obrigação dos órgãos de comunicação social de publicarem sem demora a resposta 

que hajam recebido) e a regra da equivalência quanto ao local e forma de publicação 

ou transmissão da resposta”1 . 

 

40. Resta analisar o cumprimento do artigo 26º, n.º 4, da Lei de Imprensa. 

 

41. Recorde-se que a notícia que motivou o exercício do direito de resposta foi objecto 

de chamada de primeira página, a qual foi publicada no canto superior esquerdo, 

num rectângulo, acompanhada de uma fotografia da actriz e de uma chamada de 

atenção para o facto de a TV Guia possuir “Imagens exclusivas”. 

 

42. Já a chamada relativa ao direito de resposta da ora Queixosa, foi publicada à direita, 

num rectângulo preto, de tamanho manifestamente inferior, com a indicação 

“Direito de Resposta Rita Pereira fala à TV Guia”. 

 

43. Comparando as duas publicações conclui-se, mais uma vez, que não foram 

respeitados os normativos legais enunciados, visto que esta chamada de primeira 

página passa despercebida, já que está inserida entre outros destaques que se 

salientam por serem acompanhados por fotografias e cores vivas. 

 

44. Refira-se ainda que Rita Pereira enviara o texto de resposta acompanhado de 

fotografias, em conformidade com o artigo 25º, n.º 3, da Lei de Imprensa, embora 

tenha ele sido publicado sem as mesmas, com inobservância da Directiva acima 

referida, lá onde determina que, “no caso de a resposta ou rectificação visar um 

texto acompanhado por fotografia (…) deve ser permitido ao respondente incluir, na 

respectiva réplica, um elemento dessa natureza”. 

 

                                                           
1 In Vital Moreira, O Direito de Resposta na Comunicação Social, Coimbra Editora, 1994, pág. 81. 



 

 

10 

 

45. Não invoque, por isso, a Participada que o texto “foi integralmente publicado” e que 

inexistiu dolo ou intenção em impedir que a Requerente exercesse o seu direito de 

resposta” ou que o procedimento deve ser extinto por inutilidade superveniente da 

lide.  

 

46. Bem sabe a TV Guia que a publicação não foi feita com respeito pelos princípios 

que regulam a figura do direito de resposta, sendo certo que a mera negligência é 

relevante, para efeitos contraordenacionais, à luz do disposto no artigo 35º, n.º 6, da 

Lei de Imprensa. 

 

47. Acresce que o facto de a Queixosa já não pretender a republicação do texto de 

resposta não obsta a que se aprecie o modo como aquele foi inserido nas páginas da 

revista, podendo determinar-se a abertura de processo contra-ordenacional em caso 

de violação das disposições legais. 

 

48. Conclui-se, deste modo, que, com o seu comportamento, a Participada violou o 

artigo 26º, ns.º 3 e 4, da Lei de Imprensa. 

 

X. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso e uma queixa de Rita Pereira contra a revista TV Guia, por 

inicial recusa de publicação do texto de resposta relativamente a uma notícia inserida na 

edição de 4 e 10 de Maio de 2011, sob o título”Rita Pereira a braços com a justiça”, e, 

posteriormente, publicação deficiente do mesmo texto, o Conselho Regulador delibera, 

ao abrigo do disposto nos artigos 8º, alínea f), e 24º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos da 

ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

1. Considerar procedente a queixa, por se ter verificado a violação, por parte da TV 

Guia, do artigo 26º, ns.º 3 e 4, da Lei de Imprensa; 

2. Instar, por isso, a Recorrida ao cumprimento das disposições legais que regulam 

a figura do direito de resposta; 



 

 

11 

 

3. Determinar a abertura do processo contra-ordenacional decorrente do 

desrespeito das já referidas normas da Lei de Imprensa. 

 

São devidos encargos administrativos, no montante de 4,50 Unidades de Conta, nos 

termos do artigo 11º, n.º 1, alínea a), do Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho. 

 

 

Funchal, 30 de Junho de 2011 

 

O Conselho Regulador da ERC, 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


