
 

Conselho Regulador da

Entidade Reguladora para a 

 

 

Deliberação

2/DR

Recurso de Oliveiras, S.A., contra a RTP 1 e a RTPN

 

 

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação 

DR-TV/2011 

 

Recurso de Oliveiras, S.A., contra a RTP 1 e a RTPN

 

 

 

Lisboa 

6 de Abril de 2011 

 

omunicação Social 

 

 

Recurso de Oliveiras, S.A., contra a RTP 1 e a RTPN 



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 2/DR-TV/2011 

 

Assunto: Recurso de Oliveiras, S.A., contra a RTP 1 e a RTPN 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

Em 18 de Janeiro de 2011 deu entrada nesta Entidade um recurso apresentado por 

Oliveiras, S.A., na qualidade de Recorrente, contra a RTP 1 e a RTPN, na qualidade de 

Recorridos. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto a alegada emissão deficiente do direito de resposta da 

Recorrente nos noticiários transmitidos pelos serviços de programas RTP 1 e RTP N, 

doravante, Recorridos. 

 

III. Factos apurados 

 

1. No dia 17 de Dezembro de 2010, no “Bom Dia Portugal” da RTP 1, pelas 8h20m, o 

pivô refere que “a Polícia Judiciária deteve um funcionário do Serviço de 

Inspecção Pública por suspeita de corrupção. A detenção aconteceu nas instalações 

da Autoridade para as Condições do Trabalho. O funcionário estaria a receber 

dinheiro de um construtor civil para fechar os olhos a irregularidades detectadas. 

O inspector, de 56 anos, foi suspenso por ordem do tribunal e obrigado a pagar 

uma caução”. 

2. Em simultâneo são exibidas diferentes imagens que pretendem ilustrar a notícia 

divulgada: num primeiro momento surge a de um computador em cima de uma 



 

 

2 

 

secretária, percebendo-se que está alguém ali a trabalhar, num segundo momento 

são mostrados vários indivíduos junto de um edifício em construção e, por fim, 

surge a imagem de uma máquina escavadora em funcionamento, sendo visível, na 

própria máquina, o nome “Oliveiras, SA”. 

3. Esta peça foi também emitida na RTP N, no dia 18 de Dezembro de 2010, no 

“Notícias às 24”, sendo-lhe ainda acrescentada a informação de que “a detenção 

ocorre de uma investigação na zona da grande Lisboa, conduzida pela Unidade 

Nacional de Combate à Grande Corrupção” e aditando-se a imagem da sede da 

Polícia Judiciária às mencionadas no ponto 2. 

4. Por se sentir lesada com as imagens emitidas, a Recorrente exerceu o direito de 

resposta, o qual veio a ser transmitido no “Bom Dia Portugal” de 31 de Dezembro 

de 2010 e no “Notícias às 24” da RTP N, de 30 de Dezembro. 

5. O texto de resposta foi lido pelo locutor ao mesmo tempo que era exibido no ecrã, 

sendo precedido de esclarecimento que o situava “ao abrigo da Lei de Direito de 

Resposta”. 

6.  O texto de réplica foi lido e transmitido sem interrupções, na íntegra, com excepção 

do último período, em que a Recorrente lamentava o facto de não se tratar da 

primeira vez que tal situação acontecia, para além de desejar que “a Direcção de 

Informação da RTP, tenha o cuidado e brio profissional de não voltar a repetir tal 

facto em mais nenhum momento e situação.” 

7. Na sequência de tal transmissão, a Recorrente enviou uma carta aos Recorridos, 

lamentando a passagem incompleta do texto de resposta, bem como o facto de o 

mesmo não ter sido emitido tantas vezes quanto as imagens que acompanharam as 

notícias difundidas 

8.  Foi ainda junto ao processo um e-mail de 29 de Dezembro de 2010, enviado pela 

RTP à advogada da Recorrente, em que aquela afirma que “na sequência da n/ 

conversa de há pouco e conforme combinado, do texto a emitir ao abrigo do direito 

de resposta não constará, por não existir relação directa e útil com as referências que 

o determinaram a frase (…)”, sendo transcrito o período identificado no ponto 6. 



 

 

3 

 

9. Foi ainda referido que a peça só fora exibida no programa “Bom Dia” da RTP1 de 

17 de Dezembro, e no jornal das 0 horas da RTP N, do dia 18 de Dezembro, 

informando-se a mandatária dos dias em que o texto de resposta iria ser transmitido. 

10.  Foi também junta ao processo uma carta da RTP à ora Recorrente em que se 

afirmava que o texto de resposta fora transmitido após contactos entre as Partes, em 

que fora acordado que tal período não seria emitido. Entendendo ainda aquele 

operador, “de boa fé”, na ausência de indicação em contrário, entendeu a RTP, “de 

boa-fé”, que a interessada concordava com as condições acordadas com a sua. 

mandatária e a ela comunicadas.” 

 

IV. Argumentação da Recorrente 

 

11. Sustenta a Recorrente que os Recorridos, ao acompanharem a notícia sobre um caso 

de corrupção na construção civil de imagens de uma escavadora a si pertencente, 

atingiram o seu bom nome e imagem, situação que se agrava pelo facto de não ser 

esta a primeira vez que têm tal comportamento.  

12. Acresce que os Recorridos apenas passaram parte do texto de resposta e não o 

emitiram tantas vezes quantas a notícia foi transmitida, pelo que a ERC deverá 

recomendar aos serviços de programas RTP 1 e RTP N “que sejam rigorosos na 

recolha de imagens dos participantes e na sua exibição em acordo com o conteúdo 

das notícias que divulgam”, bem como para apagarem “as imagens que tiverem em 

arquivo de máquinas de trabalho da aqui Participante”. 

13. Finalmente, requer que seja ordenada a transmissão integral do texto de resposta. 

 

V. Defesa dos Recorridos 

 

14. Notificados os Recorridos para se pronunciarem, querendo, acerca dos factos em 

causa, o director da RTP N remeteu os esclarecimentos para a RTP 1. 

15. Em 9 de Março de 2011, a Direcção de Informação desta informou que: 



 

 

4 

 

a) Reconhece que, por lapso, voltou a ser utilizada uma imagem de arquivo de uma 

máquina da empresa da Recorrente para “ilustrar uma reportagem referente a um 

caso de corrupção no sector da construção civil”; 

b) Por assistir o direito de resposta solicitado, o Recorrido e a Recorrente, “através 

das respectivas mandatárias, estabeleceram contactos no sentido de acertar 

alguns detalhes relativos quer ao conteúdo do texto a emitir quer quanto às 

datas/horários de transmissão”; 

c) A RTP informou o Recorrido de que não poderia destruir imagens em arquivo, 

mas que as mesmas haviam sido classificadas como indisponíveis, pelo que não 

voltariam a ser utilizadas; 

d) A referida peça só foi transmitida no “Bom Dia Portugal” da RTP 1, de 17 de 

Dezembro, e na RTP N, no “Notícias às 24”, já no dia 18 de Dezembro; 

e) Entende que foi dado cumprimento aos artigos 67º, n.º 4, e 69º, n.º 2 e 3, da Lei 

da Televisão; 

f) A parte final do texto de resposta, que foi eliminada, “não cumpria o requisito de 

relação directa e útil com as referências que as tiverem provocado, previsto no 

n.º 4, do artigo 67º da Lei TV”, referindo-se a outra situação ocorrida 

anteriormente e que já havia sido objecto de transmissão do direito de resposta, 

facto este que tinha sido oportunamente transmitido pela RTP à mandatária da 

Recorrente. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

16. É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta da Lei da 

Televisão, em particular nos artigos 65º e seguintes. 

17. Aplica-se, ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos artigos 59º e 60º dos Estatutos 

da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 

VII. Análise e fundamentação 

 



 

 

5 

 

18. A notícia divulgada pelos dois serviços de programas dava conta da detenção de um 

funcionário público por suspeita de corrupção, estando este “a receber dinheiro de 

um construtor civil para alegadamente fechar os olhos a irregularidades detectadas”. 

19. Embora a Recorrente não seja visada na notícia, a verdade é que esta é ilustrada com 

várias imagens, entre as quais se encontra a de uma máquina escavadora facilmente 

identificável como pertencente àquela. 

20. O artigo 65º, alínea a), da Lei da Televisão determina que “tem direito de resposta 

nos serviços de programas televisivos qualquer pessoa singular ou colectiva (…) 

que neles tiver sido objecto de referências, ainda que indirectas, que possam afectar 

a sua reputação ou boa fama”. 

21. No caso em apreço, os Recorridos reconheceram a legitimidade da Recorrente, pelo 

que é necessário analisar se a emissão do texto de resposta obedeceu aos restantes 

normativos legais. 

22. De acordo com o artigo 67º, n.º 4, do mesmo diploma legal, “o conteúdo da resposta 

ou da rectificação é limitado pela relação directa e útil com as referências que as 

tiverem provocado, não podendo exceder o número de palavras do texto que lhes 

deu origem”. 

23. O n.º 2 do artigo 68º estabelece que, caso o texto de resposta esteja em violação da 

norma supra citada, deverá o operador convidar “o interessado (…) a proceder à 

eliminação, nas quarenta e oito horas seguintes, das passagens ou expressões em 

questão, sem o que fica habilitado a recusar a divulgação da totalidade do texto”, 

sendo que a resposta deverá ser emitida “tantas vezes quantas as emissões da 

referência que as motivou” (artigo 69º, n.º 3). 

24. Após diligências desenvolvidas, concluiu-se, ao contrário do sustentado pela 

Recorrente, que o artigo que originou o exercício do direito de resposta foi 

transmitido uma única vez na RTP 1 e na RTP N, nos horários acima identificados, 

tendo o texto de resposta da Recorrente sido transmitido nos mesmos programas, 

pelo que foi dado cumprimento ao artigo 69º, n.º 3, da Lei da Televisão. 

25. Cumpre agora determinar se a passagem eliminada pelos Recorridos tinha relação 

directa e útil com a notícia que a precedeu. 



 

 

6 

 

26. Conforme refere Vital Moreira, “só não existe relação directa e útil quando a 

resposta seja de todo alheia ao tema em discussão e se mostre irrelevante para 

desmentir, contestar ou modificar a impressão causada pelo texto a que responde.”1 

27. Da análise da passagem eliminada constata-se que a mesma consistia numa crítica à 

RTP por não ser a primeira vez que tal situação ocorria, devendo o operador 

televisivo ter “o cuidado e brio profissional de não voltar a repetir tal facto”. 

28. Se uma leitura isolada deste período poderia conduzir à conclusão de que o mesmo 

não tinha uma relação directa e útil com a notícia em que a Recorrente foi visada, 

facto é que esta passagem terá de ser enquadrada no contexto do sucedido. 

29. Efectivamente, não se tratou da primeira vez que foram indevidamente utilizadas 

imagens da Recorrente, quando, destaque-se, tinha havido um compromisso no 

sentido de tal não se repetir. 

30. Conclui-se, portanto, que se tratou de um comportamento reiterado e que revelou 

falta de cuidado e respeito pelos interesses da Recorrente, a qual, mais uma vez, viu 

o seu nome associado a uma notícia desfavorável. 

31. Por esse motivo, considera-se que a passagem em causa somente poderia ter sido 

eliminada se a Recorrente desse, para tanto, o seu consentimento.   

32. Na verdade, se o operador considerava tal passagem inapropriada deveria, ao abrigo 

do artigo 68º, n.º 2, da Lei da Televisão, ter convidado a Recorrente a proceder à 

eliminação da passagem em causa, só procedendo à difusão da resposta após receber 

a nova versão do texto correlativo. 

33. Contudo, não foi junat ao processo qualquer prova que demonstrasse que a 

Recorrente tivesse concordado com a alteração do texto de resposta, sendo evidente 

que o facto de os Recorrentes terem comunicado por e-mail a intenção de alterarem 

o texto não é, em si mesmo, fundamento bastante para se concluir que tal 

procedimento mereceu a anuência da Recorrente.  

34. Na realidade, o argumento de que “a RTP e a Oliveiras, S.A., através das respectivas 

mandatárias, estabeleceram contactos no sentido de acertar alguns detalhes relativos 

                                                           
1 O Direito de Resposta na Comunicação Social, Coimbra Editora, 1994, pág. 122. 



 

 

7 

 

quer ao conteúdo do texto a emitir quer quanto às datas/horários”, não é suficiente 

para justificar uma alteração unilateral do texto emitido. 

35. Assim, conclui-se que a réplica deveria ter sido emitida na íntegra, não prevalecendo 

a argumentação invocada pelos Recorridos. 

36. Finalmente, e no que se refere à eliminação de imagens que os Recorridos tenham 

em arquivo, esclarece-se a Recorrente que à ERC incumbe supervisionar e fiscalizar 

os conteúdos emitidos pelos operadores televisivos sujeitos à jurisdição do Estado 

Português, não tendo poderes para ordenar a destruição de quaisquer elementos 

daquele acervo de imagens. 

37. Face ao exposto, é dado provimento parcial ao recurso,  impondo-se uma nova 

transmissão do direito de resposta pretendido, nos dois “canais” e nos mesmos 

programas em que foi transmitida a notícia que lhe deu origem. 

 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso de Oliveiras, S.A., contra a RTP 1 e a RTP N, por emissão 

deficiente do texto de resposta, relativamente a uma notícia transmitida no dia 17 de 

Dezembro de 2010, no “Bom Dia Portugal” da RTP 1, e no dia seguinte, no “Notícias às 

24” da RTP N, o Conselho Regulador delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8º, 

alínea f), e 24º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, 

de 8 de Novembro: 

 

1. Dar provimento ao pedido de redifusão do texto de resposta, agora na 

íntegra, por reconhecer a existência de relação directa e útil entre a passagem 

eliminada pela RTP e a peça que envolveu a Recorrente; 

2. Determinar que a transmissão do texto de resposta da Recorrente ocorra 

no prazo de 24 horas, nos termos do artigo 69º, n.º 1 ex vi artigo 68º, n.º 6 da Lei 

da Televisão, devendo ser acompanhada da menção de que aquela é efectuada por 

decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social; 



 

 

8 

 

3. Advertir a RTP de que fica sujeita ao pagamento de uma sanção 

pecuniária compulsória no valor de 500 euros a pagar por cada dia de atraso no 

cumprimento da presente deliberação, nos termos do artigo72º dos Estatutos da 

ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro 

 

São devidos encargos administrativos, no montante de 4.50 Unidades de Conta, nos 

termos do artigo 11º, n.º 1, alínea a), do Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho. 

 

 

 

 

Lisboa, 6 de Abril de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


	Microsoft Word - capaDeliberação 2-DR-TV-2011 Oliveiras vs RTP e RTPN - DR
	Microsoft Word - Deliberação 2-DR-TV-2011 Oliveiras vs RTP e RTPN - DR

