
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

3/DR-TV/2010 
 

 
 
 
 

Recurso e queixa de Sucatas Pinto - Antero Augusto Pereira 
Pacheco, S.A. contra a SIC 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

9 de Junho de 2010



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/DR-TV/2010 

 

Assunto: Recurso e queixa de Sucatas Pinto - Antero Augusto Pereira Pacheco, S.A. 

contra a SIC 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

1. Sucatas Pinto - Antero Augusto Pereira Pacheco, S.A., na qualidade de Recorrente 

e Queixosa, e a SIC - Sociedade Independente de Comunicação, S.A., na 

qualidade de Recorrida e Denunciada. 

 

II. Objecto 

 

2. A presente deliberação tem por objecto o recurso apresentado pela Recorrente por 

alegada denegação ilícita pela Recorrida do exercício do direito de rectificação 

relativo a uma notícia emitida em diversos blocos informativos da SIC, da SIC 

Notícias e da SIC Internacional, no dia 1 de Fevereiro de 2010, a qual dava conta 

de “mais uma mega fraude no sector das sucatas”. 

3. Constitui igualmente objecto da presente deliberação a queixa apresentada pela 

Queixosa contra a Denunciada, relativa à notícia supra referida, por alegada 

violação de direitos, liberdades e garantias e inobservância das normas aplicáveis 

às actividades de comunicação social. 

 

III. Exposição 

 

4. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante 

designada “ERC”), no dia 23 de Fevereiro de 2010, uma participação de Sucatas 

Pinto - Antero Augusto Pereira Pacheco, S.A., contra a SIC - Sociedade 



 

2 

Independente de Comunicação, S.A., pela transmissão de uma peça jornalística 

sobre uma alegada “mega fraude no sector das sucatas”. 

5. A referida peça foi transmitida no dia 1 de Fevereiro de 2010, na SIC, na SIC 

Notícias e na SIC Internacional. 

6. A Recorrente alega que as imagens utilizadas para ilustrar a notícia retratam as 

instalações nas quais desenvolve a sua actividade, no sector das sucatas, sendo 

que a utilização de tais imagens como suporte para uma notícia sobre alegados 

crimes de associação criminosa e de fraude fiscal no referido sector de actividade 

é errónea e susceptível de criar a ideia, nos telespectadores que conheçam as suas 

instalações, de que poderá estar, de alguma forma, envolvida nos factos 

noticiados. 

7. Considera a Recorrente que, “[a]tento o teor da notícia e o facto de servir de fundo 

à mesma imagens das instalações da Recorrente, é de igual forma fácil para 

qualquer telespectador assumir que os proprietários das instalações exibidas estão 

de algum modo associados aos factos relatados na mesma, ou pior, que tais 

instalações pertencem ao dito grupo, noticiadamente acusado”. 

8. Ora, alega a Recorrente que os factos relatados na notícia lhe são completamente 

alheios, tendo sido feita uma utilização indevida de imagens que “foram 

recolhidas há cerca de dois anos, destinando-se, à data, à elaboração de uma 

reportagem subordinada ao tema da reciclagem e abate de veículos em fim de 

vida”, sendo que “[n]unca foi consentido pela Recorrente a utilização de tais 

imagens para qualquer outro fim”. 

9. A Recorrente, considerando que a associação das referidas imagens aos factos 

veiculados na notícia é inverídica e errónea, remeteu ao Director de Informação da 

Recorrida, por meio de carta registada com aviso de recepção datada de 9 de 

Fevereiro de 2010, um texto de rectificação, nos termos e para os efeitos do 

disposto nos artigos 65.º e ss. da Lei n.º 27/2007, de 30 de Julho, que aprovou a 

Lei da Televisão. 

10. A referida carta foi recebida pela Recorrida no dia 10 de Fevereiro de 2010, 

conforme se comprova pela cópia do aviso de recepção junto ao processo pela 

Recorrente. 



 

3 

11. A Recorrida não transmitiu o texto de rectificação até à data, não tendo 

igualmente informado a Recorrente dos motivos para a recusa de transmissão. 

12. Considera ainda a Recorrente/Queixosa que a Recorrida/Denunciada violou, com 

o comportamento acima descrito, direitos, liberdades e garantias fundamentais, 

como sejam os direitos ao bom nome, reputação e imagem pública, bem como 

normas legais e regulamentares aplicáveis às actividades de comunicação social. 

13. Inconformada com a alegada denegação ilícita, pela Recorrida, do direito de 

rectificação, e com a alegada violação de normas aplicáveis à actividade da 

comunicação social, a Recorrente/Queixosa intentou acção declarativa de 

condenação contra a Recorrida/Denunciada junto do Tribunal Judicial de Paredes, 

tendo posteriormente submetido as questões ao escrutínio do Conselho Regulador 

da ERC. 

 

IV. Defesa da Recorrida/Denunciada 

 

14. Notificada, nos termos legais, para se pronunciar sobre o recurso, veio a 

Recorrida/Denunciada, representada por advogados com procuração no processo, 

alegar que “a Empresa ‘Sucatas Pinto - Antero Augusto Pereira Pacheco, S.A.’ 

nunca foi mencionada nas peças jornalísticas transmitidas, nem nelas lhe foi 

imputado qualquer comportamento fraudulento”. 

15. Mais alega que “as imagens utilizadas não mostram qualquer identificação do 

proprietário das sucatas exibidas ou do espaço onde elas se encontram, nem neles 

se vê qualquer dado que permita identificar tal proprietário. Tratava-se de imagens 

de arquivo – de resto identificadas como tal, para que não existissem dúvidas 

sobre as razões da sua utilização – que foram editadas de forma a ocultar qualquer 

informação conscientemente identificadora”. 

16. E acrescenta que, após a transmissão da notícia no Primeiro Jornal de 1 de 

Fevereiro de 2010, e no seguimento de contacto telefónico da 

Recorrente/Queixosa, “reeditou a peça, de forma a voltar a ser publicada no jornal 

das 18.00h da SIC Notícias, sem panorâmicas ou interiores, ainda que, estas como 

as outras, antes se mostrassem desprovidas de qualquer identificação”. 



 

4 

17. Argumenta ainda que o exercício do direito de rectificação não obedeceu aos 

requisitos formais legalmente previstos, uma vez que “a carta junta aos autos pela 

Recorrente, não […] era acompanhada de suficiente indicação de proveniência ou 

de legitimidade ou comprovação de identificação do seu subscritor, em violação 

do disposto no n.º 5 do artigo 61.º da Lei da Televisão […]”.  

18. Como justificação para o facto de não ter comunicado à Recorrente os motivos 

para a não transmissão do texto de rectificação, alega a Recorrida que “dado o 

escasso tempo de obrigatoriedade de publicação ou de justificação de não 

publicação, previsto naquela lei [Lei da Televisão] (art. 62.º, n.º 1), a mesma [a 

carta contendo o texto de rectificação] só chegou às mãos do respondente, no dia 

15 de Fevereiro de 2010, isto é, depois de expirado tal prazo, não tendo sido, 

assim, possível, ao director de informação da SIC, único que a tanto se acha 

obrigado, responder em tempo útil […]”. 

19. Por último, a Recorrida invoca que a circunstância de a Recorrente ter intentado 

uma acção judicial nos tribunais comuns “onde se visa produzir o mesmo efeito 

jurídico que aquele que se visa obter com o presente recurso”, em momento 

prévio à submissão do presente recurso junto da ERC, prejudica a análise e 

decisão deste último, pois os direitos de “recurso à ERC e ao Tribunal não 

poderão ser direitos de exercício cumulativo, apesar da redacção dada à norma 

contida no n.º 3, do artigo 62.º da Lei da Televisão. De contrário, estaria a lei a 

violar os princípios da economia processual e de ne bis in idem”. 

 

V. Descrição da Notícia 

 

20. Conforme supra referido, no dia 1 de Fevereiro de 2010, foi noticiado, em vários 

blocos informativos da SIC, da SIC Notícias e da SIC Internacional, a existência 

de “mais uma mega fraude no sector das sucatas”.  

21. O assunto constituiu a abertura do Primeiro Jornal da SIC de 1 de Fevereiro, 

sendo destacado como headline daquela edição e tratado numa peça com duração 

de cerca de dois minutos e 15 segundos. 



 

5 

22. Uma segunda peça sobre o mesmo tópico, sensivelmente com a mesma duração e 

apresentando ligeiras diferenças no plano da imagem, foi difundida no Jornal da 

Tarde da SIC Notícias, pelas 18 horas e 6 minutos. 

23. Nos termos da notícia, “um grupo [de pessoas] é acusado de ter simulado a 

venda de sucata a empresas espanholas, num esquema que prejudicou o Estado 

em quase cinco milhões de euros”. 

24. O referido grupo seria composto por 17 pessoas, acusadas da prática dos crimes 

de associação criminosa e de fraude fiscal, sendo que apenas uma delas é 

directamente identificada, devido às funções de natureza pública actualmente 

exercidas. 

25. As imagens transmitidas como suporte da referida notícia retratam, na sua 

maioria, infra-estruturas relacionadas com a actividade das sucatas, mostrando, 

por exemplo, máquinas transportando ferro e pilhas de veículos abatidos. 

26. Como referido, no dia 1 de Fevereiro, as duas peças sobre o assunto em apreço 

transmitidas pela SIC e pela SIC Notícias, apresentam subtis diferenças, estando 

estas relacionadas exclusivamente com algumas das imagens exibidas. 

27. Com efeito, a notícia tal como transmitida no Primeiro Jornal da SIC exibe 

imagens panorâmicas, do exterior e do interior de instalações relativas ao sector 

das sucatas. Já na peça transmitida no Jornal da Tarde da SIC Notícias foram 

excluídas as imagens de interior mostradas do Primeiro Jornal da SIC e algumas 

das imagens panorâmicas.  

28. Em substância, não existe qualquer diferença na edição das duas peças, além das 

descritas no ponto anterior. 

29. Por último, refira-se que nas peças não se introduz qualquer referência de que se 

tratam de “imagens de arquivo”. 

 

VI. Análise e Fundamentação 

 

(A) Questão Prévia 

30. Como ponto prévio para a apreciação do presente recurso, cumpre verificar se 

procede o argumento invocado pela Recorrida segundo o qual a circunstância de a 



 

6 

Recorrente ter intentado uma acção junto dos tribunais comuns para obter efeito 

jurídico idêntico ao que pretende extrair do presente recurso prejudica a análise e 

decisão da ERC sobre a matéria em apreço. 

31. Não assiste, porém, razão à Recorrida no tocante ao referido argumento. 

32. Com efeito, resulta expressamente da letra do artigo 68.º, n.º 3, da Lei da 

Televisão (e não, como por lapso foi referido pela Recorrida, do artigo 62.º, n.º 3, 

do mesmo diploma), que “[n]o caso de o direito de resposta ou de rectificação não 

terem sido satisfeitos ou terem sido infundadamente recusados, o interessado pode 

recorrer ao tribunal judicial do seu domicílio, no prazo de 10 dias a contar da 

recusa ou do termo do prazo legal para a satisfação do direito, e à Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social, nos termos e prazos da legislação 

especificamente aplicável” (sublinhado nosso). 

33. Em face da letra da supra referida norma, que encontra aliás paralelo no artigo 

27.º, n.º 1, da Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro, que aprovou a Lei de Imprensa, 

entende o Conselho Regulador que o titular do direito de resposta ou de 

rectificação pode, em caso de denegação ilícita do exercício do seu direito, 

recorrer cumulativamente às duas vias legalmente previstas para a tutela dos seus 

interesses, designadamente, os tribunais judiciais e a ERC. 

34. Igual interpretação é partilhada por Vital Moreira (in O Direito de Resposta na 

Comunicação Social, Coimbra, Fevereiro 1994, pp. 143-145), que esclarece que 

“[h]oje na nossa lei há duas vias paralelas de recurso, podendo o interessado 

dirigir-se alternativamente ou cumulativamente a duas instâncias: a AACS [Alta 

Autoridade para a Comunicação Social, extinta por força da Lei n.º 53/2005, de 8 

de Novembro, que criou a ERC] e os tribunais comuns”. 

35. Conclui-se, assim, que a análise e decisão do presente recurso pela ERC não fica 

prejudicada pelo facto de a Recorrente ter previamente intentado uma acção junto 

dos tribunais judiciais para lograr exercer coercivamente o seu direito de 

rectificação. 

 

 

 



 

7 

(B) Direito de Rectificação 

36. Cumpre agora analisar se as razões invocadas pela Recorrida para a recusa de 

transmissão do texto de rectificação são legalmente admissíveis, sendo certo que, 

constituindo o direito de rectificação um direito fundamental, previsto nos artigos 

37.º, n.º 4, e 39.º, n.º 1, alínea g), da Constituição da República Portuguesa, o seu 

exercício só poderá ser denegado caso se verifiquem vícios que legitimem uma 

recusa fundamentada de transmissão, nos termos do disposto no n.º 1, do artigo 

68.º, da Lei da Televisão. 

37. Dispõe o artigo 65.º, n.º 2, da Lei da Televisão que “[a]s entidades referidas no 

número anterior [qualquer pessoa singular ou colectiva, organização, serviço ou 

organismo público] têm direito de rectificação nos serviços de programas 

televisivos em que tenham sido feitas referências inverídicas ou erróneas que lhes 

digam respeito”. 

38. No que se entende por “referências” incluem-se naturalmente as imagens, 

conforme, de resto, está subjacente ao disposto no n.º 3, do artigo 65.º, da Lei da 

Televisão, segundo o qual “[o] direito de resposta e o de rectificação ficam 

prejudicados se, com a concordância expressa do interessado, o operador de 

televisão tiver corrigido ou esclarecido o texto ou imagem em causa ou lhe tiver 

permitido, por outro meio, expor os factos ou os pontos de vista que alegadamente 

justificariam a resposta ou a rectificação”. 

39. No presente caso, e conforme supra referido, a peça noticiosa utiliza, como 

suporte, imagens, de exterior e de interior, retiradas, segundo alega a Recorrente, 

das instalações desta, o que não é contraditado pela Recorrida.  

40. Considera a Recorrente que a transmissão das referidas imagens no decurso de 

uma notícia sobre alegados crimes cometidos no sector de actividade no qual 

desenvolve a sua actividade é susceptível de causar nos telespectadores que 

conheçam as suas instalações a ideia errónea de que a Recorrente poderá, de 

algum modo, estar relacionada com os factos noticiados. 

41. Tais imagens, conforme alegado pela Recorrida, não contêm “qualquer 

identificação do proprietário das sucatas exibidas ou do espaço onde elas se 

encontram”. 



 

8 

42. No entanto, as imagens panorâmicas e de interior das instalações, posteriormente 

eliminadas, afiguram-se potencialmente identificativas para quem conheça o local 

em causa, designadamente clientes da Recorrente ou pessoas que frequentem ou 

habitem em zonas próximas do local. 

43. Acresce que as imagens visionadas (Primeiro Jornal da SIC, Edição da Tarde da 

SIC Notícias - 14.00h, 15.00h, 18.00h) não contêm, ao contrário do alegado pela 

Recorrida, qualquer menção ao facto de serem imagens de arquivo. 

44. A associação, ainda que meramente formal, das referidas imagens aos factos 

noticiados, relativamente aos quais a Recorrente é totalmente alheia, não poderá 

deixar de ser considerada desajustada e errónea, principalmente quando a 

Recorrente desenvolve a sua actividade no mesmo sector de actividade no qual 

alegadamente ocorreram as relatadas práticas criminais, justificando-se, portanto, 

o exercício do direito de rectificação pela Recorrente. 

45. O supra exposto não é invalidado pelo facto de as imagens em causa terem sido 

posteriormente editadas, conforme se verifica pela visualização da Edição da 

Tarde das 18.00h da SIC Notícias. 

46. Alega, no entanto, a Recorrida que o exercício do direito de rectificação não 

obedeceu aos requisitos formais legalmente previstos, uma vez que “a carta junta 

aos autos pela Recorrente, não […] era acompanhada de suficiente indicação de 

proveniência ou de legitimidade ou comprovação de identificação do seu 

subscritor, em violação do disposto no n.º 5 do artigo 61.º da Lei da Televisão”. 

47. A este respeito, estabelece o artigo 67.º, n.º 3, da Lei da Televisão (e não o artigo 

61.º, n.º 5, como, certamente por lapso, é referido pela Recorrida) que “[o] texto 

da resposta ou da rectificação deve ser entregue ao operador de televisão, com 

assinatura e identificação do autor, através de procedimento que comprove a sua 

recepção, invocando expressamente o direito de resposta ou de rectificação ou as 

competentes disposições legais”, o que a Recorrente observou. 

48. A carta (registada e com aviso de recepção) enviada ao Director de Informação da 

SIC, e junta ao presente recurso pela Recorrente, é, conforme resulta do primeiro 

parágrafo do texto e do carimbo da administração aposto junto à assinatura, 



 

9 

subscrita pelo “Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Comercial 

Sucatas Pinto - Antero Augusto Pereira Pacheco, SA”.   

49. A norma atrás citada não estabelece quaisquer outros requisitos especiais de 

comprovação da proveniência ou da legitimidade do subscritor. No entanto, a 

admitir-se a razoabilidade das dúvidas da Recorrida quanto à qualidade e à 

suficiência dos poderes do subscritor, nesse caso a Recorrida deveria, conforme 

resulta do disposto no artigo 68.º, n.º 1, da Lei da Televisão, ter informado a 

Recorrente, de modo fundamentado, da sua decisão de recusar a transmissão do 

texto de rectificação, dando, desta forma, a possibilidade à Recorrente, de 

apresentar prova da referida qualidade e dos respectivos poderes. 

50. Pelo contrário, a Recorrida não respondeu à carta enviada pela Recorrente, não 

tendo igualmente transmitido o texto de rectificação. 

51. Como justificação para a sua conduta, alegou a Recorrida que “dado o escasso 

tempo de obrigatoriedade de publicação ou de justificação de não publicação, 

previsto naquela lei (art. 62.º, n.º 1), a mesma [a carta contendo o texto de 

rectificação] só chegou às mãos do respondente, no dia 15 de Fevereiro de 2010, 

isto é, depois de expirado tal prazo, não tendo sido, assim, possível, ao director de 

informação da SIC, único que a tanto se acha obrigado, responder em tempo útil 

[…]”. 

52. Conforme supra referido, a carta da Recorrente contendo o texto de rectificação 

foi recebida pela denunciada no dia 10 de Fevereiro de 2010, como se comprova 

pela cópia do aviso de recepção junto ao processo. 

53. Nos termos do disposto no n.º 1, do artigo 68.º (e não, como referido pela 

denunciada, do artigo 62.º, n.º 1), da Lei da Televisão, “[q]uando a resposta ou a 

rectificação forem intempestivas, provierem de pessoas sem legitimidade, 

carecerem manifestamente de fundamento ou contrariarem o disposto nos n.ºs 4 

ou 5 do artigo anterior, o operador de televisão pode recusar a sua emissão, 

informando o interessado, por escrito, acerca da recusa e da sua fundamentação, 

nas vinte e quatro horas seguintes à recepção da resposta ou rectificação”. 

54. Como facilmente se compreenderá, não poderá o exercício de um direito 

fundamental, como é o direito de rectificação, ser denegado com base no motivo 



 

10 

invocado pela Recorrida. Compete aos operadores de televisão desenvolver 

mecanismos e processos internos que assegurem o cumprimento efectivo das suas 

obrigações legais, como seja a obrigação de responder atempadamente ao 

exercício dos direitos de resposta/rectificação. 

 

(C) Queixa 

55. Cumpre ainda analisar, no seguimento da queixa apresentada pela Queixosa, se a 

conduta da Denunciada, atrás descrita, consubstanciou uma violação de quaisquer 

direitos, liberdades ou garantias ou de outras disposições legais aplicáveis às 

actividades de comunicação social. 

56. A este respeito, importa destacar o facto de, ao contrário do alegado pela 

Denunciada, as peças em causa não apresentarem qualquer menção à 

circunstância de as imagens utilizadas serem de arquivo. 

57. A utilização de imagens de arquivo para ilustrar os factos que constituem o 

objecto das notícias é uma prática correntemente seguida pelos operadores de 

televisão e até certo ponto indispensável no processo de preparação de um serviço 

noticioso televisivo. 

58. No entanto, considera o Conselho Regulador que a escrupulosa observância do 

princípio do rigor informativo, obrigaria, no presente caso, a Denunciada a 

identificar as referidas imagens como sendo de arquivo, conforme, aliás, é praxis 

genericamente seguida pelos operadores e é reconhecido pela própria Denunciada 

quando, equivocamente, refere que “[t]ratava-se de imagens de arquivo - de resto 

identificadas como tal, para que não existissem dúvidas sobre as razões da sua 

utilização - que foram editadas de forma a ocultar qualquer informação 

conscientemente identificadora”. 

59. Acresce que a introdução de tal referência nas imagens em causa teria assegurado 

uma mais adequada identificação da motivação do seu uso nas peças. 

60. Assim sendo, conclui-se ter agido a Queixosa em violação do dever de 

salvaguarda do rigor informativo, previsto, designadamente, nos artigos 34.º, n.º 

2, alínea b) e 9.º, n.º 1, alínea b) da Lei da Televisão. 

 



 

11 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado o recurso e a queixa interpostos por Sucatas Pinto - Antero 

Augusto Pereira Pacheco, S.A. contra a SIC - Sociedade Independente de Comunicação, 

S.A., por alegada denegação do exercício do direito de rectificação e violação das 

normas aplicáveis à actividade de comunicação social, com respeito a uma notícia 

transmitida em diversos blocos informativos da SIC, da SIC Notícias e da SIC 

Internacional, do dia 1 de Fevereiro de 2010, incidindo sobre uma alegada “mega 

fraude no sector das sucatas”; 

Considerando que as imagens utilizadas como suporte para a notícia são 

potencialmente identificativas das instalações da Recorrente, em particular para quem 

conheça o local em causa, designadamente clientes da Recorrente ou pessoas que 

frequentem ou habitem em zonas próximas do local, sendo, por conseguinte, 

susceptíveis de induzir alguns telespectadores a estabelecer uma associação, directa ou 

indirecta, entre a Recorrente e os factos noticiados; 

Verificando, que se encontram preenchidos, no presente caso, os pressupostos 

legais do exercício do direito de rectificação, previstos no n.º 2, do artigo 65.º, da Lei da 

Televisão; 

Considerando ainda que as imagens exibidas na peça jornalística carecem da 

indicação de que se tratam de arquivo, ao que obrigaria o dever de rigor informativo que 

impende genericamente sobre os operadores de televisão; 

 

O Conselho Regulador da ERC delibera, pelos motivos expostos, e ao abrigo do 

disposto nos artigos 8.º, alíneas f) e j) e 24.º, n.º 3, alíneas a) e j), dos respectivos 

estatutos, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

(a) Dar provimento ao recurso e reconhecer a titularidade do direito de 

rectificação à Recorrente; 

(b) Determinar à Recorrida que dê cumprimento ao direito de rectificação 

da Recorrente, em conformidade com o disposto no artigo 69.º da Lei 

da Televisão; 



 

12 

(c) Considerar procedente a queixa apresentada e, em consequência, 

sensibilizar a Denunciada no sentido de assegurar um maior rigor no 

cumprimento das normas aplicáveis à comunicação social, 

nomeadamente no que respeita à identificação das fontes originais das 

imagens utilizadas, em especial quando se trata de imagens de arquivo. 

 

São devidas taxas por encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de 

conta, nos termos do disposto no artigo 11.º, n.º 1, al. a) e do Anexo V, do Decreto-

Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, conforme alterado pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 

31 de Março, e rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 36/2009, de 28 de 

Maio. 

 

Lisboa, 9 de Junho de 2010 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira (Abstenção) 


