
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

1/CONT-TV/2010 
 

 
 
 
 
 

Queixa do Governo Regional da Madeira contra a RDP-Madeira e 
RTP-Madeira 

 
 
 
 
 

Lisboa 
 

4 de Fevereiro de 2010



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 1/CONT-TV/2010 

 

Assunto: Queixa do Governo Regional da Madeira contra a RDP-Madeira e RTP-

Madeira 

 

 

I. Exposição 

 

1. Deu entrada na ERC, no dia 14 de Julho de 2009, uma queixa subscrita pelo 

Presidente do Governo Regional da Madeira contra a RDP e a RTP-Madeira.  

2. Alega o Queixoso que estes dois órgãos de comunicação “continuam a emitir 

programas de opinião, absolutamente orientados contra o Partido Social Democrata e 

Órgãos de governo próprio da Região Autónoma e Órgãos de Autarquias Locais da 

responsabilidade do referido partido”, acrescentando que “[n]estes programas, é 

negado o Princípio do Contraditório”. 

3. O Queixoso identifica em concreto o programa Dossier de Imprensa, emitido pela 

RTP-Madeira, trazendo ao processo a edição do dia 2 de Julho de 2009, na qual, 

segundo o Queixoso, “até o próprio moderador toma posições impróprias”, que 

reputa de “tendenciosas e hostis.” 

4. Afirma o Queixoso que a própria RTP-Madeira reconhece “o carácter ‘político’ do 

referido programa, pois tinha-o suspenso no período que antecedeu as eleições para o 

Parlamento Europeu. Porém, apesar das mudanças de grelhas que nesta altura se 

operam nas estações de televisão, a dita RTP-Madeira, em período pré-eleitoral para 

as duas Eleições atrás referidas [Legislativas e Autárquicas], retomou o programa 

acima especificado.” 

5. Considerando que na matéria em apreço se encontram “envolvidas hostilidades que 

são já do foro pessoal e em que as referidas estações de rádio e de televisão são 

usadas como armas de arremesso”, o Queixoso solicita a intervenção da ERC, 



 

2 

acrescentando, por fim, que “o Governo Regional da Madeira espera que o rigor de 

procedimento da Vossa Instituição seja igual para todos.” 

6. No dia 29 de Julho de 2009, deu entrada na ERC um aditamento à queixa, no qual é 

referido que a situação se agravou, uma vez que “um jornalista do ‘Jornal da 

Madeira’, único por vezes divergente dos quatro restantes, deixou de comparecer”. 

Salienta o Queixoso que foi informado pelo director da RTP-Madeira que a ausência 

do jornalista do “Jornal da Madeira” seria colmatada por um representante de “um 

panfleto quinzenário, denominado ‘garajau’, radicalmente também de oposição ao 

[seu] Governo.”   

 

II. Posição da Denunciada 

 

7. Instada a pronunciar-se, ao abrigo do disposto no artigo 56.º dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005 de 8 de Novembro, a denunciada remeteu à ERC as 

cópias das edições do programa Dossier de Imprensa solicitadas, mas não fez uso 

do direito que lhe assiste de apresentar oposição. 

8. Notificado a pronunciar-se sobre o aditamento à queixa (cfr. ponto 6), o director da 

RTP-Madeira vem dizer que informou, “via SMS e a título particular, os Adjuntos 

de Imprensa da Presidência do Governo, de que o jornal quinzenário Garajau 

pretendia representar-se no referido programa.” 

9. Esclarece ainda o director da RTP-Madeira que se tratou de “uma mera mensagem, 

sem carácter oficial e sem ofensa para os destinatários.”  

 

III. Delimitação da Análise 

 

10. Apesar de a queixa alegar que a RDP e a RTP-Madeira emitem “programas de 

opinião, absolutamente orientados contra o Partido Social Democrata e Órgãos de 

governo próprio da Região Autónoma e Órgãos de Autarquias Locais da 

responsabilidade do referido partido”, a mesma apenas identifica em concreto o 

programa Dossier de Imprensa, emitido pela RTP-Madeira, sendo referida em 



 

3 

particular a edição do dia 2 de Julho de 2009. Será, por isso, analisada na presente 

Deliberação a referida a edição. 

11. Atente-se que o Conselho Regulador tem entendido que a apreciação de queixas 

sobre quebra do pluralismo (informativo e de opinião) não deve ser feita através da 

avaliação casuística de casos “isolados”. Entende o Conselho que uma tal 

apreciação não conduz a qualquer solução minimamente justa e que só uma análise 

sistemática e estendida no tempo da programação e informação do Serviço Público 

de Televisão pode revestir-se de um mínimo de rigor. Daí a criação, em Maio de 

2007, de um plano de avaliação do pluralismo político-partidário que vem 

enformando os relatórios anuais elaborados pela ERC, relativos ao serviço público 

de televisão. Como tal, parte das questões que resultam da queixa, no que respeita à 

RTP-Madeira, foi devidamente analisada no mais recente destes documentos – o 

respeitante ao ano de 2008 -, para o qual se remete. 

 

IV. Descrição do Programa Dossier de Imprensa 

 

12. Dossier de Imprensa é um programa semanal que se apresenta aos telespectadores 

da RTP-Madeira como um espaço de opinião. Com uma duração que ronda os 50 

minutos, é descrito na página da RTP na Internet1 da seguinte forma: 

As perspectivas dos fazedores de notícias sobre a realidade regional, nacional e 

mundial. Uma troca de impressões em roda livre onde se introduz a segunda 

leitura, esta sim, permeável às opiniões pessoais. 

13. O programa é composto por um painel fixo de quatro jornalistas comentadores e 

por um moderador, jornalista da RTP-Madeira. Os comentadores são Ricardo 

Miguel Oliveira, do Diário de Notícias da Madeira, António Jorge Pinto, do jornal 

Tribuna da Madeira, Marsílio Aguiar, do Jornal da Madeira, e Nicolau Fernandes, 

da Rádio TSF. 

                                                             

1 http://ww1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=20061&e_id=&c_id=4&dif=tv, acedido a 24 de Setembro 



 

4 

14. Em cada edição do programa são lançadas para discussão temáticas sugeridas por 

assuntos que marcaram a actualidade da semana, privilegiando a sua incidência no 

âmbito regional. Sobressaem as considerações pessoais dos comentadores num 

contexto de debate aberto, que vai evoluindo em função das temáticas lançadas pelo 

moderador, as quais percorrem diferentes domínios da actividade social e política 

do arquipélago madeirense. 

15. À semelhança do que já acontecera durante o período imediatamente anterior às 

eleições para o Parlamento Europeu, realizadas em 7 de Junho, a transmissão do 

programa foi suspensa no final do mês de Julho, mais concretamente no dia 23, 

tendo sido anunciado pelo moderador que Dossier de Imprensa regressaria à antena 

em Outubro, após as eleições Legislativas e Autárquicas.  

16. A queixa em análise visa o programa Dossier de Imprensa como exemplo de uma 

alegada orientação adoptada pela RTP-Madeira contra o Partido Social Democrata 

e outros órgãos regionais e locais da responsabilidade de representantes deste 

partido, destacando-se a intervenção do moderador, que é tida como “imprópria”, 

“tendenciosa e hostil”.  

17. O Queixoso apresenta a título de exemplo a edição de 2 de Julho de 2009, na qual 

são percorridas quatro temáticas que marcaram a actualidade da semana: as 

comemorações do Dia da Região; a problemática da Revisão Constitucional; a 

assinatura de um Protocolo para a conclusão do Colombus Resort; e, por fim, um 

pedido de informações por parte da UNESCO ao Governo Regional relativo ao 

projecto do teleférico do Rabaçal.  

 

§ Comemorações do Dia da Região 

 

18. No lançamento do primeiro tema de debate, o moderador começa por destacar 

divergências em torno da forma como habitualmente decorrem as comemorações 

do Dia da Região. “[C]ontinua a reinar o espírito de guerrilha em torno de um feito 

que deveria ser só unificador”, afirma, para reforçar mais adiante que os actos 

comemorativos ocorreram “com a maioria a admitir a falência do modelo de festa e 

também a lamentar algum desinteresse da população pela política”.  



 

5 

19. Três dos jornalistas-comentadores (Ricardo Miguel Oliveira, do Diário de Notícias 

da Madeira, António Jorge Pinto, do jornal Tribuna da Madeira, e Nicolau 

Fernandes, da TSF) apresentaram uma apreciação negativa acerca da actuação das 

entidades oficiais relativamente às opções tomadas para assinalar a data em que 

ficou consagrada na Lei Fundamental a autonomia regional, salientando sobretudo 

a partidarização da efeméride e o distanciamento relativamente aos reais problemas 

do quotidiano dos madeirenses. 

20. Na sua intervenção, e referindo-se implicitamente ao Presidente do Governo 

Regional, Nicolau Fernandes utiliza, por paralelismo com a frase atribuída a Luís 

XIV, a expressão L’autonomie c’ est moi, a que o moderador logo acrescenta a 

observação “às vezes parece isso, de facto”.    

21. Apenas um dos comentadores, Marsílio Aguiar, do Jornal da Madeira, não partilha 

da mesma opinião e ressalva os esforços do Governo Regional para a 

descentralização das comemorações. Na opinião deste comentador, o discurso da 

oposição está gasto, considerando, no entanto, que ainda assim “continua a ser 

mediatizado e, portanto, a mensagem passa…”. Discorda também dos restantes 

intervenientes no que respeita à maior ou menor abertura das comemorações à 

população. 

 

§ A Revisão Constitucional 

 

22. A revisão constitucional foi o segundo tema abordado no Dossier de Imprensa de 2 

de Julho, que surge introduzido pelo moderador com a seguinte afirmação: 

… Voltou-se a falar numa coisa que eu acho que não preocupa ninguém, ou não 

preocupa a maioria dos madeirenses, que tem a ver com a revisão constitucional, 

que é uma ideia que parece que vai ser bandeira nesta fartura de paleio que é 

sempre o período pré-eleitoral. 

23.  Nas intervenções dos comentadores, voltou a ser notada a manifestação de dois 

sentidos de opinião distintos, com Marsílio Aguiar a destacar-se por manifestar a 

posição mais divergente dos quatro. Os restantes tenderam a considerar que a 



 

6 

discussão em torno da revisão constitucional, com vista a uma maior autonomia da 

região, não é um assunto essencial para a vida dos madeirenses. 

24. Nicolau Fernandes recorre à ironia para demonstrar a reduzida importância que 

atribui à revisão constitucional, colocando em perspectiva outros assuntos que na 

sua opinião têm maior repercussão na vida diária da população. Reiterou que na 

Madeira o “chefe” diz “disparates” e “os que estão à volta vão continuamente a 

abanar a cabeça”. Às críticas do alegado controlo do Presidente do PSD-Madeira 

sobre a constituição das listas de candidatos às eleições autárquicas segue-se um 

aparte do moderador: “as bases não são ouvidas (…) no caso das autarquias é 

flagrante e é mesmo impressionante”. 

25. Marsílio Aguiar, por seu lado, defende a importância da alteração da Lei 

Fundamental, argumentando que na discussão em torno da Lei das Finanças 

Regionais o estatuto político-administrativo da região não foi cumprido.  

26. O comentador António Jorge Pinto vê a revisão da Constituição como uma forma 

de os responsáveis pelo Governo Regional procurarem alargar a autonomia para os 

níveis que não conseguiram atingir nos últimos anos. Salienta que seria necessário 

haver “melhor democracia” na região, para que a autonomia pudesse também ser 

melhor.  

27. Ricardo Miguel Oliveira insiste, por sua vez, no défice democrático que, alega, se 

vive no arquipélago. Concretiza a sua ideia afirmando que não há mais candidaturas 

independentes na região, “porque as pessoas têm medo dos rótulos, de que haja 

chantagens do ponto de vista social e familiar”.  

 

§ Assinatura protocolo do Colombus Resort 

 

28. O programa prossegue com a discussão da assinatura de um protocolo para a 

conclusão de um resort em Porto Santo – Colombus Resort –, com a intervenção 

de fundos públicos do Governo da República, da autarquia de Porto Santo e do 

Governo Regional. 

29. E, mais uma vez, as opiniões do painel dividiram-se nesta questão: enquanto 

Marsílio Aguiar salientou positivamente a concertação das instituições para a 



 

7 

resolução do impasse em que a construção do resort caiu depois da falência da 

sociedade proprietária, os outros três comentadores alertaram para a necessidade 

de se averiguar bem a aplicação de dinheiros públicos que possam reverter em 

favor de privados. 

30. A voz mais crítica foi a de Nicolau Fernandes, que alertou para o facto de as 

entidades estatais necessitarem de estar atentas ao negócio, porque “nisto há 

sempre ‘chicos espertos’ que se tentam aproveitar das circunstâncias”. Reforça 

que “tem que haver uma fiscalização, senão andamos aqui a gozar com o nosso 

dinheiro, com a nossa cara”. 

31. Ricardo Miguel Oliveira criticou a inércia do Governo Regional, que na sua 

opinião “andou a empatar uma solução durante anos e anos”, sugerindo que o 

esforço para solucionar o assunto partiu do Governo da República. 

32. António Jorge Pinto preferiu sublinhar que “este é um exemplo de como a 

autonomia institucional funciona melhor do que a autonomia de guerrilha”. 

Saudou a solução encontrada, mas acabou por concordar com Nicolau Fernandes 

no sentido de ser necessário averiguar “para que não se assista a eventuais 

golpadas dos investidores.” 

 

§ O teleférico de Rabaçal 

 

33. Por último, é introduzida no debate a questão suscitada por um pedido de 

informações adicionais por parte da UNESCO ao Governo Regional no âmbito da 

avaliação do projecto para instalação de um teleférico em área classificada como 

património Mundial. 

34. Nicolau Fernandes afirma a sua total discordância em relação ao projecto, 

defendendo que pode estar em causa a perda da classificação. 

35. Marsílio Aguiar defende, por seu lado, que o Governo Regional foi instado a 

enviar elementos adicionais para avaliação e afasta que o facto de se tratar de área 

de património mundial inviabilize quaisquer intervenções. Para este comentador, 

trata-se de um procedimento normal no decurso do processo. 

36. O moderador intervém no debate a tentar contraditar esta argumentação: 



 

8 

– Marsílio, mas o que se tornou público é que de facto há algumas reservas da 

UNESCO em relação àquela pretensão… 

– Isso é normal, isso é normal… 

– Não! Mas não parecia que fosse normal… 

- Normal, no sentido de que precisavam de mais informação adicional. 

 

37. O programa termina com os destaques pessoais dos intervenientes – começando 

pelo moderador –, que apresentam temas da sua preferência, sejam sugestões 

culturais, sejam descobertas científicas na área da Saúde, sejam investimentos de 

empresas na região autónoma. 

 

V. Análise e fundamentação 

 

38. Como resulta da descrição supra realizada, o programa Dossier de Imprensa é, na 

sua génese, um espaço de opinião, cuja particularidade, como sugerido pelo 

próprio título, consiste em reunir jornalistas para comentar temáticas que se 

destacaram na actualidade da semana e que marcaram a vida pública do 

arquipélago. 

39. Na medida em que se trata de forma inequívoca de um espaço televisivo de 

opinião, cabe ter presente a concepção do Conselho Regulador, expendida em 

particular na Deliberação 18/CONT-I/2009, de 3 de Dezembro, segundo a qual as 

manifestações no domínio da opinião devem ser observadas essencialmente sob o 

prisma do exercício das liberdades de opinião e de expressão e dos seus limites 

eventuais, sendo que eventuais abusos no exercício de tais direitos constitucionais 

deverão ser sindicados pelas instâncias jurisdicionais e não por via da acção 

regulatória. 

40. Dado que as funções desempenhadas pela ERC terão de ser assim entendidas, 

sobretudo, no âmbito de ocorrências decorrentes do exercício da liberdade de 

informação, e não tanto nos domínios do exercício das liberdades de expressão, 

não deverá o Conselho Regulador apreciar as considerações que, no exercício da 



 

9 

sua liberdade de opinião, foram tecidas pelos comentadores do programa Dossier 

de Imprensa.  

41. Posto isto, cabe apreciar a alegação do Queixoso de que o programa assume um 

carácter “político” e que o princípio do contraditório não é devidamente 

observado.  

42. Como resulta da análise, o programa debruça-se, de facto, sobre assuntos 

políticos, o que justifica, aliás, a circunstância de o Governo Regional surgir 

frequentemente como objecto de debate. Todavia, os comentadores que 

constituem o painel habitual do programa não intervêm em representação de 

qualquer força político-partidária, mas sim na sua qualidade de profissionais do 

campo jornalístico, o que permite presumir que as posições por eles expressas não 

se encontram necessariamente alinhadas com a agenda de qualquer dos partidos 

presentes na disputa eleitoral.  

43.  Deve, pois, entender-se que Dossier de Imprensa não é sindicável à luz dos 

princípios aplicáveis aos programas de debate político-partidário, por assentar 

num figurino de livre discussão entre jornalistas-comentadores, explorando a 

diversidade de pontos de vista relativamente às temáticas escolhidas, como sucede 

habitualmente em programas do mesmo género televisivo. Há, nesta medida, 

pluralidade de opiniões e contraditório. 

44. Acresce que o programa foi suspenso no dia 23 de Julho, tendo sido anunciado 

pelo moderador que o mesmo regressaria em Outubro, após as Eleições 

Legislativas e Autárquicas. Esta decisão editorial veio assim ao encontro de uma 

das principais preocupações manifestadas pelo Queixoso, uma vez que excluíu 

qualquer interferência do programa no rumo das campanhas eleitorais e na decisão 

dos eleitores.  

45. Note-se, porém, que, no limite, uma sistemática confluência das posições 

expressas pelos intervenientes no programa, ao longo de um período 

suficientemente alargado de tempo, poderá afectar a diversidade política que dele 

é expectável. Mas esta é uma hipótese que a emissão de 2 de Julho de 2009 não 

permite, por si mesma, verificar, requerendo, antes, uma observação assente na 



 

10 

especificação, pelo Queixoso, de outros conteúdos relevantes, distribuídos por 

emissões distintas. 

46. Analise-se, por último, a alegação do Queixoso de que o moderador do programa 

assume posições “impróprias”, “tendenciosas e hostis.”  

47. Por regra, a figura do moderador em programas de debates de opiniões é 

identificada com o papel do jornalista, cuja conduta deverá ser guiada pelos 

princípios ético-deontológicos da imparcialidade, da neutralidade, da 

objectividade e do rigor jornalísticos – isto é, pelos princípios que deverão 

enformar a conduta do jornalista na produção de qualquer trabalho de pendor 

informativo.     

48. Ao moderador é-lhe habitualmente reservado o papel de pontuar o debate com o 

lançamento dos temas, de gerir as tomadas de palavra dos convidados e de 

esclarecer o pensamento dos diferentes intervenientes, ajudando a clarificar os 

pontos de divergência e convergência que se manifestam entre eles. A sua 

actuação desenrola-se, pois, num plano diverso daquele que assiste aos restantes 

elementos em estúdio, orientando a sua conduta no sentido da produção de uma 

informação rigorosa e exacta em relação às temáticas em discussão e à exposição 

do pensamento dos intervenientes (cfr. artigo 14.º, n.º 1, alínea a) do Estatuto do 

Jornalista, aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, e alterado pela Lei n.º 

64/2007, de 6 de Novembro, e nº 1 do Código Deontológico dos Jornalistas 

Portugueses). 

49. Na edição analisada, verifica-se que a moderação do debate, tal como se 

apresenta, foge, em determinados momentos, do modelo supra descrito, 

assumindo, por vezes, uma valência mais próxima do registo dos próprios 

comentadores. Além de proceder ao lançamento dos temas e da gestão das 

intervenções dos comentadores, o moderador do Dossier de Imprensa assume por 

vezes posições pessoais face às matérias em discussão, corroborando ou criticando 

as posições por eles expressas (cfr. as situações referidas supra - nºs 20 e 22).  

50. Entende-se, por isso, que foi seguido um modelo de moderação menos adequado a 

este género de programas, o qual não abona a favor de uma clara delimitação dos 



 

11 

papéis dos diferentes intervenientes, nem assegura a imparcialidade exigível ao 

operador televisivo, através do seu representante na condução do debate.  

51. Porém, como referido supra, o Conselho Regulador da ERC não regula a actuação 

de jornalistas e comentadores, pelo que não se poderá pronunciar de forma mais 

contundente sobre a questão suscitada pelo Queixoso.  

 

VI. Deliberação 

 

Tendo sido recebida uma queixa do Presidente do Governo Regional da Madeira contra 

a RDP-Madeira e RTP-Madeira, por alegadamente apresentarem programas orientados 

contra o PSD, o Governo da Região Autónoma e os órgãos das Autarquias Locais do 

PSD, na qual o programa Dossier de Imprensa da RTP-Madeira é indicado como 

exemplo evidente de tal orientação; 

Tendo sido, em sequência, analisada a edição do programa Dossier de Imprensa de 2 de 

Julho de 2009, expressamente referida na queixa; 

Destacando que, em Julho de 2009, o Conselho Regulador divulgou o Relatório do 

pluralismo político-partidário no serviço público de televisão, relativo ao ano de 2008, e 

que este relatório abrange a informação diária e não diária (o que inclui os programas de 

debate, entrevista e comentário político) da RTP-Madeira, pelo que a maioria das 

preocupações que resultam da queixa foram já analisadas no referido relatório; 

Atendendo ao facto de o programa Dossier de Imprensa se configurar como um espaço 

de opinião em que os intervenientes manifestam as opiniões na sua qualidade de 

profissionais do campo jornalístico, não sendo representantes de qualquer força político-

partidária; 

Considerando que as funções reguladoras desempenhadas pela ERC terão de ser 

entendidas, sobretudo, no âmbito de ocorrências decorrentes do exercício da liberdade 

de informação, e não tanto nos domínios do exercício das liberdades de opinião e de 

expressão; 

Lembrando, todavia, que é exigível ao operador público televisivo uma postura de 

isenção e imparcialidade na condução de programas de debate social e político, por 



 

12 

forma a assegurar que os diferentes comentadores se exprimam em condições idênticas 

e que os espectadores não sejam influenciados pela postura do moderador, 

 

O Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo das atribuições e 

competências previstas na al. a) do artigo 7.º, nas als. a) e e) do artigo 8.º e da al. a) do 

n.º 3 do artigo 23.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

Novembro, instar a RTP-Madeira a uma maior observância do princípio da 

imparcialidade, na condução do seu programa Dossier de Imprensa. 

 

Lisboa, 4 de Fevereiro de 2010 

 

O Conselho Regulador 
 

Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


