
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

20/CONT-I/2009 
 

 
 
 
 

Queixa de Carlos Manuel Tavares, Presidente da Comissão de 
Mercado de Valores Mobiliários, contra o Diário Económico 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

19 de Agosto de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 20/CONT-I/2009 

 

Assunto: Queixa de Carlos Manuel Tavares, Presidente da Comissão de Mercado de 

Valores Mobiliários, contra o Diário Económico  

 

 

I. Identificação das partes 

 

Carlos Manuel Tavares, Presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, 

como Queixoso, e Diário Económico, como Denunciado. 

 

II. Factos apurados 

 

1. Na edição de 7 de Maio de 2009 do Diário Económico foi publicada uma notícia, na 

secção “Finanças”, página 28, intitulada “Tavares recua e Rendeiro abandona acção em 

tribunal” e com o subtítulo “Presidente da CMVM escreveu a João Rendeiro e admite 

que as frases acerca de Madoff terão sido infelizes”. 

2. O texto, da autoria de Maria Ana Barroso e Tiago Freire, relata que a contenda que 

opunha Carlos Manuel Tavares, Presidente da Comissão de Mercado de Valores 

Mobiliários (CMVM) a João Rendeiro, ex-Presidente do BPP, se quedou sanada após o 

envio de uma carta por aquele a este último, clarificando as suas declarações, “[s]em 

nunca pedir, directamente, desculpas pelas afirmações” (2.º parágrafo do texto). Refere-

se ainda que a “retractação” do Presidente da CMVM teria vindo na sequência de uma 

carta de João Rendeiro, que lhe solicitava que confirmasse se havia efectivamente feito 

semelhantes declarações, e do anúncio da intenção de João Rendeiro de propor um 

processo judicial contra o ora Queixoso.       



 

2 

3. O assunto é igualmente objecto de referência na primeira página, sob o título “Carlos 

Tavares pede desculpa por carta a João Rendeiro” e o subtítulo «O presidente da 

CMVM esclareceu João Rendeiro, dizendo: em momento algum fiz qualquer referência 

ou juízo” sobre o ex-presidente do BPP», e um curto texto sintetizando a notícia 

desenvolvida na página 28.   

4. No website do Diário Económico surge igualmente uma versão encurtada da notícia, 

sob o título “Carlos Tavares pede desculpa por carta a João Rendeiro” (em 

http://economico.sapo.pt/noticias/carlos-tavares-pede-desculpa-por-carta-a-joao-

rendeiro_9837.html, consultado em 27 de Julho de 2009).  

5. Ainda na mesma edição, na página 48 (última página), surge publicado um texto de 

opinião, da autoria de António Costa, intitulado «Pedido de desculpa ‘desnecessário’», 

em que o autor retorna ao tema, referindo-se por diversas vezes ao alegado “pedido de 

desculpas” e censurando Carlos Tavares pelo incidente que lhe deu causa. O teor 

essencial do texto pode sintetizar-se numa das suas frases: “o pedido de desculpas só lhe 

fica bem, mas teria ficado melhor se não tivesse que pedir desculpa nenhuma, isto é, se 

tivesse estado à altura das suas responsabilidades como regulador” (1.º parágrafo). 

 

III. A argumentação do Queixoso 

 

O Queixoso, representado por advogado com procuração no processo, vem sujeitar a 

conduta do Denunciado ao escrutínio do Conselho Regulador, por queixa que deu 

entrada em 8 de Junho de 2009, nos seguintes termos: 

i. Os artigos publicados na edição de 7 de Maio de 2009 encerram uma 

deturpação grosseira da verdade material. Com efeito, uma simples leitura das 

cartas trocadas entre o Queixoso e João Rendeiro permite concluir que não 

existiu qualquer “pedido de desculpas”. Tais escritos não são rigorosos, 

ofendendo a reputação e a boa fama do Queixoso; 



 

3 

ii. Revelador dessa falta de rigor é o título aposto à nota de primeira página 

(“Carlos Tavares pede desculpa por carta a João Rendeiro”), confrontado com 

a referência que se faz, na notícia publicada na página 28, à inexistência de 

qualquer “pedido formal de desculpas”; 

iii. O artigo de opinião publicado na última página reafirma a ideia errada de ter 

havido qualquer “pedido de desculpas”, comentando um facto que não se 

verificou; 

iv. Consultando outros órgãos de comunicação social, constata-se que este 

pretenso “pedido de desculpas” terá sido uma criação exclusiva do Diário 

Económico. 

O Queixoso requer à ERC que intervenha relativamente à conduta dos jornalistas Maria 

Ana Barroso e Tiago Freire, do director António Costa e da empresa detentora do 

Diário Económico, ST & SF – Sociedade de Publicações, Lda. Mais requer à ERC que 

determine a remoção da notícia do website do Diário Económico.  

 

IV. Argumentação do Denunciado 

 

Notificado, nos termos legais, para se pronunciar sobre o teor da queixa em apreço, o 

Denunciado, através de advogado com procuração no processo, alega o seguinte: 

i. Não se compreende como pode a presente queixa ser deduzida também contra 

os jornalistas, dado que estes não tiveram qualquer intervenção nos textos que 

suscitam a indignação do Queixoso: a nota de primeira página e o texto de 

opinião do director do jornal; 

ii. Na impossibilidade de impugnar os factos, que são públicos e verdadeiros, o 

Queixoso pretende impor um estilo ao jornal. O Diário Económico não faltou à 

verdade quando afirmou “Carlos Tavares pede desculpa por carta a João 

Rendeiro”. Com efeito, foi o próprio Queixoso, na carta que enviou a João 

Rendeiro, quem declarou: “tendo em conta o tratamento noticioso que foi dado 



 

4 

às declarações em apreço, não me custa admitir que a sua forma poderia ter 

sido mais feliz, de modo a evitar quaisquer interpretações menos apropriadas”;  

iii. Em suma, o Queixoso admitiu que poderia ter tido um cuidado que não teve, 

após ter sido instado por João Rendeiro a explicar as suas afirmações. Trata-se, 

não de um “pedido formal de desculpas” (conforme, aliás, se refere na notícia 

publicada na página 28), mas uma assumpção de culpa pessoal, lamentando o 

sucedido – o que, na linguagem comum, merece normalmente o nome de 

“pedido de desculpas”; 

iv. Assim o entendeu o próprio João Rendeiro, que elogiou a atitude do Queixoso 

(“A sua atitude honra-o”, terá afirmado). João Rendeiro não falaria em honra se 

não tivesse entendido o gesto do ora Queixoso como um gesto nobre de 

desculpas; 

v. Quanto ao texto de opinião, é justamente isso: uma opinião, inteiramente 

compreendida no correspondente direito fundamental de que goza o seu autor. 

O Denunciado requer o arquivamento da presente queixa.  

 

V. Análise e fundamentação  

 

1. A ERC é competente. As partes são legítimas. Foram respeitados os prazos legais. 

2. Preliminarmente, há que referir que o Recorrente, na sua exposição, formulou 

igualmente um recurso relativo ao cumprimento deficiente, pelo Recorrido, do dever 

de lhe facultar o direito de resposta. Essa questão foi, porém, analisada 

separadamente, na Deliberação 53/DR-I/2009.  

3. Ainda a título preambular, importa ainda informar tanto o Queixoso como o 

Denunciado de que a ERC não dispõe de competências para regular a actividade dos 

jornalistas individualmente considerados, nem para punir eventuais incumprimentos, 

por estes, de regras deontológicas. Esta consideração vale, de resto, 



 

5 

independentemente de quem tenha sido o autor dos textos em crise. Conforme se 

constata pela leitura do artigo 6.º, alínea b), dos Estatutos da ERC (doravante, 

EstERC), aprovados pela Lei n.º 53/2005 de 8 de Novembro, encontram-se sujeitas 

à regulação da ERC apenas as pessoas, singulares ou colectivas, que editam 

publicações periódicas.  

4. Uma vez que a questão aqui em causa consiste no respeito pelo dever de rigor 

informativo, imposto pelo artigo 14.º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do Jornalista 

(doravante, EstJor), em anexo à Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, com a alteração 

introduzida pela Lei n.º 64/2007, de 6 de Novembro e Declaração de Rectificação 

n.º 114/2007, deverá, desde logo, excluir-se do objecto da análise o texto de opinião 

publicado na última página da edição de 7 de Maio do Diário Económico. O texto 

situa-se num género discursivo opinativo, ou seja, um registo que tem como função 

predominante fornecer uma opinião do seu autor sobre um acontecimento que lhe 

capta a atenção e o interesse (por oposição ao género informativo, cujo objectivo 

essencial consiste em aproximar a mensagem do acontecimento real que lhe serve de 

referente) – cfr. Deliberação n.º 1-I/2006, de 6 de Dezembro de 2006, in www.erc.pt. 

Ora, conforme o Conselho Regulador tem reiterado, no tocante à expressão de 

opiniões, não faz sentido falar de um suposto dever de rigor, dado que o objectivo 

do texto não é, declarada e reconhecidamente, informar.  

5. A questão central que aqui se esgrime consiste em saber se a identificação, que é 

feita pelo Diário Económico, na capa, do teor da carta do Queixoso, como um 

“pedido de desculpas” constitui uma interpretação abusiva e violadora do dever de 

rigor informativo.  

6. O Denunciado refere que os jornalistas, na sua actividade informativa, têm o direito 

não só de relatar os factos, como igualmente de os interpretar, de lhes fornecer um 

enquadramento ou qualificação. Esta afirmação parece indesmentível, na medida em 

que tal margem de subjectividade não ultrapasse as fronteiras daquilo que seria já 

considerado um discurso opinativo. O Denunciado apresenta, ademais, diversos 

argumentos a favor da razoabilidade de uma semelhante interpretação das palavras 



 

6 

do Queixoso. Sendo certo que, conforme se diz na notícia publicada na página 28, 

não houve qualquer “pedido de desculpas formal” (que consistiria, por hipótese, no 

uso, na carta, de expressões como “peço desculpa”, “perdoe-me” ou equivalentes), 

não é menos verdade que “admitir que a sua forma [das declarações] poderia ter sido 

mais feliz, de modo a evitar quaisquer interpretações menos apropriadas”, implica 

normalmente a admissão de um erro perante a pessoa por ele afectada, pelo menos 

na parte dos efeitos que o ora Queixoso considerou serem-lhe imputáveis.  

7. Assim, muito embora sem recurso a fórmulas do género de “perdoe-me” ou 

“apresento as minhas desculpas”, a admissão pelo queixoso de que as suas 

declarações poderiam ter sido mais felizes, no sentido de “evitar quaisquer 

interpretações menos apropriadas”, não se encontra longe do alcance que teria tido o 

uso de qualquer daquelas expressões. Uma interpretação plenamente razoável e 

contida nos limites da margem de subjectividade que é permitida num texto 

informativo. Considerar que tal qualificação encerra uma falha de rigor implicaria 

analisar a questão à luz de um padrão de exigência excessivo, desgarrado daquilo 

que constitui o uso quotidiano da língua e da margem de liberdade que se deve 

reconhecer aos jornalistas, para efeitos da qualificação dos factos relatados.  

8. Por estes motivos, deve a presente queixa considerar-se improcedente.   

 

VI. Deliberação 

 

Tendo apreciado a queixa de Carlos Manuel Tavares, Presidente da Comissão de 

Mercado de Valores Mobiliários, contra o Diário Económico, por alegada violação do 

dever de rigor informativo, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo do disposto nos 

artigos 8.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 

de Novembro, delibera não lhe dar seguimento. 

 

 



 

7 

Lisboa, 19 de Agosto de 2009 

 

O Conselho Regulador 

 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Rui Assis Ferreira 


