Conselho Regulador da

Entidade Reguladora para a Comunicag¢ao Social

Deliberagao
3/CONT-TV /2010

Queixa de José Manuel Marques contra a pega de abertura do
Jornal Nacional da TVI de 20 de Margo de 2009

Lisboa

3 de Fevereiro de 2010



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicacio Social

Deliberac¢ao 3/CONT-TV/2010

Assunto: Queixa de José Manuel Marques contra a peca de abertura do Jornal Nacional

da TVI de 20 de Margo de 2009

L. Queixa

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicagdo Social, a 23 de Marg¢o de
2009, uma queixa subscrita por José Manuel Marques contra a TVI, em relagdo a
peca de abertura do Jornal Nacional de 20 de Margo, sobre o caso Freeport, na qual
se relatava que o ora queixoso tinha sido alvo de uma escuta telefénica em que
supostamente referia que “José Socrates tinha recebido 500 mil”.

2. José Manuel Marques, na queixa que apresentou a ERC, descreve que, na quarta-
feira anterior a transmissdo da referida peca, foi abordado por um jornalista da TVI
para prestar declaracdes. “O jornalista em causa foi informado, pelos servigos da
Reserva Natural do Estuério do Tejo (meu local de trabalho), que qualquer assunto
referente a declaracdes a comunicacio social teria de ser feita via presidéncia do
ICNB [Instituto da Conservacdo da Natureza e da Biodiversidade] e que eu ndo
estava disposto a prestar declara¢des sobre o assunto”.

3. Nota que no dia seguinte, 19 de Marco, o mesmo jornalista lhe fez “uma espera”, o
abordou “intempestivamente” e o perseguiu juntamente com o operador de camara
dentro das instalacdes da RNET (Reserva Natural do Estuério do Tejo).

4. Acrescenta que deu conta a2 TVI, no que terd sido secundado pela assessoria de
imprensa do ICNB, de que “ndo autorizava a emissdo de imagem e som que
abusivamente recolheram sobre mim”, argumentando ser “apenas um técnico do
ICNB, ndo sendo portanto uma figura piblica”. O queixoso remeteu a ERC cépia
de uma carta enviada ao Director de Informacgéo da TVI nesse sentido, com data de

19 de Marco.



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

5. O queixoso argumenta que “[a] noticia em causa referia que eu era director da
RNET quando o Freeport foi aprovado e construido dentro da RNET, que eu ainda
dirijo a RNET e que a RNET foi alvo de buscas da PJ em 2005. Tudo isto € falso”.

6. Acrescenta ainda o queixoso que “[qJuanto ao telefonema que supostamente me
atribui o desabafo referido sobre atribuicdo de 500 mil euros serd também falso,
mas como estd em segredo de justica ndo me posso pronunciar”.

7. Conclui o queixoso que “[e]stas mentiras deliberadas da TVI s6 podem ter como
funcdo tentarem-me dar o direito de resposta de modo a que obtenham a minha
presenga ao vivo, em mais uma abertura bombastica da TVI sobre o Freeport. Sabe
a TVI, e os restantes jornalistas de outros 6rgdos de comunicagdo social, que eu ndo
quero prestar declaragdes sobre o assunto enquanto 0 mesmo estiver sob
investigacdo”. Em sequéncia, solicita a interven¢do da ERC, no sentido de obrigar a

“TVI a retractar-se” sem a sua presenga em estidio.

II. Descricao da peca da abertura do Jornal Nacional de 20 de Marco

8. A peca de abertura da edi¢do do Jornal Nacional de 20 de Marco, uma sexta-feira,
com duragcdo de 03ml8, foi consagrada ao caso Freeport. Segundo o texto de
apresentacdo, um “alto responsavel do Ministério do Ambiente associou logo em
2005 José Sdcrates a um recebimento ilicito de 500 mil contos para que licenciasse
o Freeport”, sendo que essa informacdo teria sido obtida através de uma escuta
telefonica gravada pelas autoridades. Identifica-se na mesma abertura esse alto
responsdvel como sendo o “entdo director da Reserva do Estudrio do Tejo”'. Em
oraculo surgem as informacdes “Processo Freeport — H4 indicios que associam José
Sécrates desde 2005 e “Escuta de processo — ‘Vao mas é chatear o Sdcrates, que

ele é que recebeu os 500 mil’”.

" E o seguinte o texto de apresentagio da peca de abertura do Jornal Nacional de 20 de Marco: “Um alto
responsdvel do Ministério do Ambiente associou logo em 2005 José Socrates a um recebimento ilicito de
500 mil contos para que licenciasse o Freeport. Desde essa altura que devido a uma escuta telefonica hd
indicios de que o entdo ministro do Ambiente poderia estar envolvido em actos ilegais numa conversa
telefonica gravada pelas autoridades. O entdo director da Reserva do Estudrio do Tejo implicou José
Socrates. Também uma testemunha relata ter ouvido o agora arguido Manuel Pedro falar de um
pagamento a José Socrates. Todos estes indicios surgiram pois hd mais de quatro anos.”



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

9. Segundo o enquadramento temporal fornecido na peca, os factos remontam a
Fevereiro de 2005, quando “o gabinete do director da Reserva Natural do Estudrio
do Tejo foi alvo de buscas por parte da Policia Judicidria”. No inicio da peca as
imagens situam a ac¢do na sede da RNET - Reserva Natural do Estudrio do Tejo,
sendo mostrados uma viatura e o logétipo desta instituicdo. Afirma-se em voz off:

“Sem saber que estava com o telefone sob escuta, por ordem da juiza de instrucdo do

processo Freeport, José Manuel Marques ditou para o processo um indicio de crime
contra o primeiro-ministro”.

10. Sobre esta afirmacdo surge a imagem de um individuo, ndo identificado neste
momento da peca, que alguém que segura um microfone da TVI aborda e interpela.
A cimara acompanha o seu movimento desde a via publica até entrar num edificio;
o individuo, sem desviar o olhar, caminha como se ignorasse a abordagem e nio
fala.

11. No momento seguinte da peca sdo inscritas no ecrd ao lado de uma fotografia do
primeiro-ministro e lidas por uma voz off as supostas declaragdes de José Manuel
Marques captadas através da escuta telefénica, em 2005, e que, como referido
supra, surgem também em oraculo:

“Vdo mas é chatear o Socrates, que ele é que recebeu os 500 mil”.

12. A voz off fornece elementos adicionais que relacionam José Manuel Marques ao
processo Freeport ao declarar que este, “logo a seguir a José Socrates, é para a
policia inglesa o segundo suspeito de ter recebido, solicitado ou facilitado
pagamentos corruptos para autorizar a construgdo do Freeport em plena reserva
natural, que de resto continua a dirigir.”

13. Ao mesmo tempo é mostrada em grande plano uma lista de quatro nomes,
juntamente com um documento encimado pela designacdo institucional Serious
Fraud Office (a “policia inglesa”), com a seguinte ordenagao:

“7. José Socrates

8. José Marques

9. Jodo Cabral

10. Manuel Pedro”



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

14. Acto continuo surge de novo a imagem do individuo descrito no pardgrafo 10. Em
oraculo, é agora identificado como “José Manuel Marques, Dir. Reserva Natural do
Estudrio do Tejo”. E mais nitida a abordagem e interpelagdo da TVI, enquanto o
individuo caminha na via publica e entra no edificio da RNET. A cdmara segue-o
também ja no interior deste edificio, no vestibulo de entrada e quando sobe uma
escadaria. Durante todo o percurso nédo responde as perguntas colocadas. Estas sdo
apenas parcialmente audiveis e centram-se na declaracdo que estd na origem da
peca:

“[palavra ininteligivel] aquela escuta em que falava dos 500 mil para José
Socrates? Mas por que é que falou nisso na altura?”

15. Ainda sobre as imagens do mesmo individuo a peca prossegue com a informagio
de que “uma testemunha denunciou ao Ministério Piiblico o mesmo pagamento de
500 mil. A secretdria de Manuel Pedro, intermedidrio do negocio Freeport, agora
constituido arguido...”. A pega fecha com a seguinte ideia sintese:

“Logo no inicio da investigacdo o Ministério Piiblico recebeu por duas fontes

diferentes a deniincia de um pagamento de 500 mil envolvendo José Socrates”.

16. O individuo que a TVI aborda nesta peca é o Queixoso e as imagens subjacentes ao
pedido de intervencdo da ERC sdo as supra descritas nos paragrafos 10 e 14, que

tiveram uma duracdo total de cerca de 40 segundos.

III.  Posicao da Denunciada

17. Tendo sido notificada para se pronunciar sobre a queixa, a TVI propugna que nio
tem razdo o queixoso, comecando por reiterar que “o contetido da noticia é
absolutamente verdadeiro, foi investigado e confirmado por fontes de informacédo
idéneas e com conhecimento circunstanciado e completo dos factos noticiados,
tendo a TVI procurado obter o contraditério de todos os envolvidos, incluindo o
queixoso.”

18. Entende ser licita a utilizacdo da imagem do queixoso, “apesar da expressa falta de

autoriza¢do”, notando que “a mesma € licita e adequada face as circunstancias que a



19

20

21

22

23

24

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

envolveram e atento o disposto no art.® 79.° do Cédigo Civil, especialmente o seu
n.°2”.

Argumenta o servigo de programas que o queixoso “desempenha um cargo publico
de responsabilidade, esta envolvido ou foi envolvido no dmbito do denominado
caso Freeport, as imagens captadas estdo enquadradas num local publico e estdo
inseridas em facto com manifesto interesse ptblico”.

394

Reitera que o queixoso “é mencionado nos diversos processos de investigacdo em
curso sobre o referenciado caso, quer no portugués, quer no inglés” e que “a sua
imagem ¢é revelada a propdsito da divulgacdo de factos que indiscutivelmente t€m
interesse publico e jornalistico”. Sublinha que as imagens foram recolhidas em
locais publicos de acesso nao reservado.

Conclui que, “ao contrdrio do que é referenciado pelo queixoso, ja prestou
declaracdes publicas sobre estes e outros assuntos, revelando por decisdo prépria a
sua imagem”, sendo aquelas transmitidas, designadamente, nas edi¢cdes do Jornal
Nacional de 24 de Abril e de 8 de Maio de 2009.

Em suma, considera a TVI que ndo violou qualquer direito do queixoso e que,
atendendo a que este ja aceitou revelar a sua imagem publicamente, a queixa “nao

faz qualquer sentido”.

IV.  Outras diligéncias

No dia 1 de Outubro de 2009, foi realizada, nos termos do artigo 57.° dos Estatutos
da ERC, aprovados pela Lei n.° 53/2005, de 8 de Novembro, uma audiéncia de
conciliagdo, tendo estado presentes o mandatario da TVI e o queixoso.

Nessa audiéncia, as partes dialogaram acerca dos contornos da queixa, tendo
delineado oralmente um acordo que seria submetido pelo mandatirio da TVI a
direc¢do de informacdo do servico de programas, para negociacdo e aprovagao.
Porém, e apds varias contactos telefénicos e escritos, as partes ndo lograram

alcancar um acordo que sanasse definitivamente o processo.



25.

26.

27

28.

29

30.

31.

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

V. Andlise e Fundamentacio

O queixoso considera ilicita e abusiva a captacio e transmissdo de imagens e de
sons de que foi alvo pela TVI, uma vez que careceram da sua autorizagdo, notando
que ndo é uma figura ptiblica e € apenas um técnico da RNET.

Aponta, igualmente, falhas de rigor informativo no contetido da pega, qualificando
como ‘““falsos” um conjunto de factos, em particular aqueles que se referem a sua
identificacdo, a saber, que era director da RNET quando o Freeport foi aprovado e
que continua a ser titular desse cargo.

Refira-se, antes de mais, que a tentativa da TVI de procurar obter a versio dos
factos por parte do queixoso corresponde a uma praxis consentinea com O
cumprimento do rigor informativo. Com efeito, este principio pressupde a
apresentacdo clara e objectiva dos factos e a sua verificagdo, que passard,
nomeadamente, pela audicdo das partes com interesses atendiveis (cfr. al. e), n.° 1,
do art. 14.° do Estatuto do Jornalista e, no mesmo sentido, o ponto 1 do Cédigo
Deontolégico do Jornalista).

Por seu turno, acolhe-se como principio geral e norteador que os visados nas
noticias podem legitimamente prescindir do exercicio do direito de defesa e
remeter-se ao siléncio. Sempre que assim €, os envolvidos devem ter a consciéncia
de que serdo divulgados determinados factos que lhes dizem respeito, com uma
configuracdo que omite aquela que seria a sua versdo, por escolha propria (a este
propésito, cfr. Deliberacdo 22/CONT-TV/2008, relativo ao programa “Vocé na
TV!).

Feitas estas consideracdes iniciais, serd necessario averiguar da licitude da recolha e
exibi¢do de imagens do queixoso sem a sua permissdo, quando se dirigia para o seu
local de trabalho, a Reserva Natural do Estuario do Tejo.

A TVI reconhece a “expressa falta de autorizacdo”, mas argumenta que a utilizacao
das imagens foi “licita e adequada”, notando, em primeiro lugar, que o queixoso
“desempenha um cargo publico de responsabilidade”.

De facto, na pega pressupde-se que José Manuel Marques dirigiu e continua a

dirigir a RNET, como se constata pelas referéncias que lhe sdo feitas e pelo modo



32

33

34

35

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

como surge identificado em ordculo. Também as imagens transmitidas retratam o
queixoso a dirigir-se para a sede do organismo que supostamente dirige.

Porém, o queixoso desmente categoricamente ser, ou alguma vez ter sido, o director
da Reserva Natural do Estudrio do Tejo. Em edi¢des posteriores do Jornal Nacional,
José Manuel Marques ¢ identificado, sim, como antigo vice-presidente do Instituto
da Conservacgdo da Natureza.

Na edicdo do Jornal Nacional de 20 de Margo, foram assim observadas
incorrecgdes nos dados identificativos do queixoso, pelo que, neste aspecto, a peca
padeceu objectivamente de falhas de rigor informativo. Além disso, estas
incorrecgdes tornam equivoca a qualidade em que o Queixoso surge na pega e a sua
eventual responsabilidade institucional, fragilizando a justificagdo da TVI de que a
utilizacdo das imagens terd atendido ao “desempenho de um cargo ptblico de
responsabilidade”. O rigor informativo, que constitui um dos principios que
historicamente orientam a pratica jornalistica, no sentido de dela resultar uma
informacdo de conteido ajustado a realidade e com reduzido grau de
indeterminacdo e de imprecisdo, ndo foi, por isso, cabalmente observado, em
violacdo al. a), n.° 1, do art. 14.° do Estatuto do Jornalista, que estabelece que
constitui dever fundamental dos jornalistas “informar com rigor e isengdo (...).”
Atente-se, em segundo lugar, no argumento do operador de televisdo que as
imagens s@o enquadradas num local puiblico sem acesso reservado.

E um facto que as imagens captam o queixoso na via publica e também no interior
de um organismo ptblico, o que poderia levar a conclusdo de que se aplicaria a
excepcdo constante do art. 79.°, n.° 2, do Cdédigo Civil. No entanto, € também
patente que o queixoso ndo foi filmado, como que acidentalmente, num espago
publico. Ora, o Conselho Regulador entende que, por regra, € ilicita a divulgacdo
de uma fotografia que, apesar de captada em lugar publico, tem como principal
objectivo retratar uma pessoa determinada e recognoscivel. Para a aplicacido da
causa de exclusdo da ilicitude de a imagem vir “enquadrada na de lugares publicos”
— prevista no citado preceito do Codigo Civil —, deve ser patente ou notdrio o

enquadramento do lugar publico e a inteng¢do de fotografar pessoas indeterminadas



36

37

38

39

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

ou irreconheciveis (neste sentido, vide, nomeadamente, Capelo de Sousa, in “O
direito geral de personalidade”, Coimbra, 1995,p. 327, nota de fim de pagina 826).
Por outro lado, enuncia a TVI que a utilizacdo das imagens estd inserida em facto
com manifesto interesse publico, aplicando-se, mais uma vez, uma das excepgdes
previstas no art. 79.°, n.° 2, do Cédigo Civil.

Convém salientar, antes de mais, que recai na esfera da autonomia e liberdade
editoriais de um meio de comunicagdo social a seleccio dos acontecimentos a
transformar em noticia e a avaliacdo do seu interesse publico e jornalistico.
Ademais, relembre-se o importante papel do jornalismo, nas sociedades
democriticas, de actuar como instincia de vigilancia dos vérios poderes sociais e
publicos, escrutinando a sua actividade e funcionamento, em cumprimento do
direito a informacdo dos cidaddos (cfr. Deliberacio 11 CONT-TV/2009, sobre o
Jornal Nacional). Terd entdo de se determinar se, no presente caso, O interesse
publico e jornalistico atribuido ao assunto noticiado justificaria o uso de imagens
do queixoso nos moldes descritos no ponto III e sem o seu consentimento.

Para ponderar o interesse publico dos factos noticiados como factor de legitimacio
da recolha e exibi¢cdo das imagens em causa, ter-se-a de reflectir se aquele interesse
ficaria lesado caso o operador de televisdo tivesse optado por ndo apresentar o
retrato do queixoso ou por apresentd-lo em moldes distintos. Recorde-se que, na
referida peca de abertura do Jornal Nacional, as imagens do queixoso, sendo
seguido pela TVI, sdo mostradas em dois momentos da pega, num total de cerca de
40 segundos. Estas imagens mostram essencialmente alguém que ndo pretende
fazer comentdrios ou que ndo o pretende fazer naquelas condi¢des.

A apresentacdo mais contida ou breve das imagens, ou a sua substitui¢do por uma
referéncia verbal da recusa, seria suficiente para habilitar o espectador com a
informagdo de que aquele protagonista ndo quis prestar declaragdes sobre o assunto
noticiado. As imagens consubstanciam uma espectacularizacdo da recusa, ndo
traduzindo um enriquecimento do conteido informativo da pega. Por conseguinte,
poderd concluir-se que o interesse publico da noticia ndo sairia diminuido com uma
utilizacdo prudente ou mesmo com a abstencdo de utilizacdo das imagens do

queixoso.



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

40. Sublinha-se, finalmente, que o visionamento de edigdes posteriores do Jornal
Nacional indicadas pela Denunciada comprova que o queixoso consentiu mais tarde
em prestar declaracdes a TVI, nomeadamente, na edicdo de 24 de Abril de 2009,
durante a segunda peca do alinhamento?, e na edi¢do do de 8 de Maio, na terceira
peca do alinhamento®. Tal decisdo ndo anula obviamente a ilicitude, mormente por
auséncia de consentimento, na utilizacdo das imagens a propédsito da edicdo do

Jornal Nacional em apreco.

VI.  Deliberacao

Tendo sido apreciada uma queixa de José Manuel Marques contra a TVI, em relagéo a
peca de abertura do Jornal Nacional de 20 de Marco, por alegada utilizagdo ilicita de
imagens e sons e por falhas no cumprimento do rigor informativo;

Constatando que, na edicdo referida, se verificam incorrec¢des nos dados identificativos
do queixoso que tornam equivoca a qualidade em que surge na pega, pondo em causa o
rigor informativo;

Reconhecendo que, apesar de as imagens captarem o queixoso na via publica e também
no interior de um organismo publico, é patente que a TVI se encontra neste local
especifico devido a presengca do Queixoso ai, ndo tendo este sido filmado, como que

acidentalmente, num espago publico;

% E o seguinte o texto de abertura desta pega no Jornal Nacional de 24 de Abril de 2009: “Charles Smith acusa José
Manuel Marques, o antigo vice-presidente do Instituto de Conservacdo da Natureza e também um dos principais
suspeitos para a policia inglesa de ter recebido também ‘luvas’ durante o processo de licenciamento do Freeport de
Alcochete. Segundo Charles Smith, 1000 euros por més durante um largo periodo de tempo terd sido a quantia paga
para manter José Manuel Marques satisfeito. Satisfeito foi precisamente a palavra usada pelo escocés, jd que era
considerado ainda, segundo Smith, um homem perigoso. Charles Smith fala de uma guerra pessoal entre José
Manuel Marques e José Socrates, o que justificava os pagamentos. Isso mesmo consta do processo que estd a ser
investigado em Inglaterra”.

3 Apresentam-se excertos do texto de abertura desta peca transmitida no Jornal Nacional de 8 de Maio de 2009: “E
José Manuel Marques, o ex-vice-presidente do Instituto de Conservagdo da Natureza, e um dos principais suspeitos
da politica inglesa no caso Freeport, acusa José Socrates enquanto ministro do Ambiente de o ter pressionado no
chamado projecto do Abano (...). O caso chegou mesmo aos tribunais e acabou com José Manuel Marques afastado
do Instituto de Conservagdo da Natureza e de todos os cargos no Ministério do Ambiente (...). Numa entrevista em
exclusivo a TVI Marques admite ter denunciado irregularidades flagrantes que terd detectado no processo do
Freeport mas garante que nunca recebeu ‘luvas’ para facilitar o seu andamento. Pela primeira vez admite ter
trabalhado como consultor para a Freeport (...)".



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Recordando que € ilicita a divulgacdo de uma fotografia que, apesar de captada em
lugar piblico, tem como principal objectivo retratar uma pessoa determinada e
recognoscivel;

Considerando que o interesse publico da noticia ndo sairia diminuido com uma
utilizagdo prudente ou mesmo com a abstengdo de utilizacdo das imagens do queixoso,
sendo que o uso das imagens apenas favorecem a espectacularizacio da recusa daquele
em prestar declaracdes, ndo contribuindo para o enriquecimento do contetddo
informativo da peca;

Notando que a decisdo do queixoso de posteriormente prestar declaragdes a Denunciada
ndo anula a ilicitude, mormente por auséncia de consentimento, na utilizacdo das

imagens na edi¢do objecto de queixa;

O Conselho Regulador, no exercicio das atribui¢des e competéncias de
regulacdo constantes, respectivamente, na alinea f) do artigo 7.°, na alinea d) do artigo

8.° e na alinea a) do n.° 3 do artigo 24.° dos EstERC, delibera:

1. Considerar procedente a queixa apresentada, por comprovada violagdo do
direito a imagem e por desrespeito do dever do jornalista de relatar os factos
com rigor e exactidio;

2. Considerar reprovavel tal actuacdo por parte da TVI e instar ao rigoroso
cumprimento futuro das normas relativas aos direitos de personalidade, valores
que entre nés beneficiam de tutela constitucional, criminal e civilistica, e do

dever de rigor jornalistico.

Lisboa, 3 de Fevereiro de 2010

O Conselho Regulador

José Alberto de Azeredo Lopes
Elisio Cabral de Oliveira
Luis Gongalves da Silva (abstencdo)
Rui Assis Ferreira

10



