
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

64/2013 (SOND-I) 

 

 

Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o jornal Diário 
Digital por violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de 

opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
13 de fevereiro de 2013



ERC/04/2012/414   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 64/2013 (SOND-I) 

 

Assunto: Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o jornal Diário Digital por 

violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os 

portugueses e a saúde» 

 

 

1. Da participação 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 23 de 

abril de 2012, uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o jornal Diário 

Digital por alegada violação da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho (doravante, LS), na 

divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde», segundo a 

qual: 

«No passado dia 17 de abril de 2012, foi divulgado um barómetro sondagem designado 

por “Quarta vaga do barómetro bianual BOP Health – ‘Os portugueses e a saúde’”, 

documento desenvolvido pela Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com a 

consultora de comunicação Guess What PR». 

«A apresentação pública à comunicação social do referido barómetro foi feita no dia 17 de 

abril de 2012, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa». 

«Consta do press release de divulgação da iniciativa, entre outras referências que se dão 

por integralmente reproduzidas, que a “avaliação que os portugueses fazem do Ministro 

da Saúde nos primeiros seis meses à frente da tutela é claramente negativa. Um terço dos 

portugueses ‘chumba’ o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o ‘mau ou muito 

mau’. Esta é uma das principais conclusões da quarta vaga do barómetro bianual BOP 

Health – ‘Os portugueses e a saúde’” e prossegue “(...) a forma como o Ministério da Saúde 

faz a gestão do erário público é avaliada de forma ainda mais negativa”». 

«No mesmo dia 17 de abril, o Diário …conómico e a Agência Lusa publicaram notícias que 

reproduzem, no essencial, o texto do press release, tendo a mesma notícia sido 

imediatamente publicada nos órgãos de comunicação social Correio da Manhã, PT Jornal, 



ERC/04/2012/414   

2 

Jornal Digital, A Bola, JN Mobile, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Diário Digital, TVI24, 

RCM Pharma e Sol contra os quais se apresenta queixa a essa ERC, por violação do 

disposto no art.º 7º da Lei das Sondagens». 

«Deste modo, ao difundir e publicar notícias com títulos como “Um terço dos portugueses 

reprova Paulo Macedo”, “Um terço dos portugueses considera ‘mau’ o desempenho de 

Paulo Macedo”, e outros com ligeiras variações, os mencionados órgãos de comunicação 

social, não só se abstiveram de reproduzir acriticamente o conteúdo das afirmações 

categóricas contidas no press release, como não cuidaram de incluir os elementos de 

publicação obrigatória, nem promoveram o adequado tratamento jornalístico dos dados 

contidos naquele documento». 

2. «Tendo procedido do modo sumariamente descrito, aqueles órgãos de comunicação 

social eximiram-se do dever de garantir o rigor na análise e interpretação dos dados que 

vieram a ser publicados, de modo a que os leitores/espetadores pudessem compreender 

o seu sentido e limites». 

 

2. Factos apurados 

 

3. O objeto do estudo versa sobre a área da saúde em Portugal, tendo sido divulgados na 

comunicação social resultados relativos à notoriedade e à avaliação do desempenho do 

Ministro da Saúde, entre outras matérias da competência deste governante. 

4. Os resultados do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» foram 

divulgados pelo jornal Diário Digital, através de uma peça noticiosa publicada no dia 17 de 

abril de 2012, às 08h50m, sob o título «Um terço dos inquiridos considera Ministro da 

Saúde “mau ou muito mau”». Segue-se a transcrição da divulgação: 

«Um terço dos mais de 600 portugueses inquiridos para um barómetro sobre «Os 

Portugueses e a Saúde» classifica o ministro Paulo Macedo de «mau ou muito mau» e 

quase metade considera a sua gestão «muito má». 

Elaborado pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com uma 

consultora de comunicação, este barómetro resultou de questionários realizados 

telefonicamente a 618 pessoas. 



ERC/04/2012/414   

3 

De acordo com as conclusões do estudo, a que a Lusa teve acesso, um terço dos 

portugueses chumba o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o «mau ou muito 

mau». 

A forma como o Ministério da Saúde faz a gestão do erário público é avaliada de forma 

ainda mais negativa: 43,5 por cento dos portugueses considera que esta gestão é 

«muito má». 

Sobre a comunicação estabelecida entre o Governo e as populações, cerca de metade 

dos portugueses inquiridos (48,3 por cento) defende mesmo que essa comunicação é 

«má ou muito má». 

Questionados sobre se preferiam descontar para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou 

ter um seguro de saúde privado, 46,4% preferiam continuar a descontar para o sistema 

público e 47,3% optam pelo seguro de saúde. 

Sobre as novas taxas moderadoras, também quase metade dos portugueses (48,1 por 

cento) tende a considerar que em nada contribuirão para uma melhor gestão da saúde 

em Portugal. 

O estudo apurou que os utentes do sector privado estão mais satisfeitos do que os do 

público. 

Sobre a imagem que os portugueses têm da indústria farmacêutica, o barómetro 

apurou que dão uma importância elevada ao papel que os laboratórios farmacêuticos 

desempenham na sociedade, particularmente na área da investigação de novos 

medicamentos e na promoção de acções de rastreio. 

Quase metade dos inquiridos considera que «a marca do medicamento tem uma 

importância irrelevante na escolha do tratamento e que a televisão continua a ser o 

principal formador da opinião que os portugueses têm sobre os laboratórios 

farmacêuticos».  

5. Considerando que se trata de uma sondagem de opinião cujo objeto se subsume no artigo 

1.º da LS, verificaram-se indícios de incumprimento ao artigo 7.º da Lei das Sondagens, por 

omissão de elementos de publicação obrigatória previstos pelo n.º 2 do citado artigo. 

6. O jornal Diário Digital foi oficiado pela ERC, no dia 21 de maio de 2012, para o exercício do 

contraditório. 

7. Foi também dado conhecimento à Caneta Eletrónica – Edições Multimédia, S.A., entidade 

proprietária do Diário Digital, no dia 5 de dezembro de 2012, que corria termos neste 

Regulador o presente processo. 



ERC/04/2012/414   

4 

8. A participação contra os restantes órgãos de comunicação social divulgadores do estudo 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde» é objeto de deliberações autonomizadas para 

cada entidade visada. 

 

3. Exercício do contraditório 

 

9. Em missiva recebida pela ERC a 5 de junho de 2012, o jornal Diário Digital disse que «[a] 

notícia em questão foi escrita pela agência Lusa, entidade que fornece diariamente 

notícias ao Diário Digital, não tendo recebido qualquer espécie de alteração, com exceção 

do título, da parte da redação do Diário Digital». 

10. Mais disse que «[p]erante uma eventual incorreção na referida notícia por omissão dos 

elementos de publicação obrigatória, tal ter-se-á devido à não inclusão dos mesmos no 

texto fornecido pela LUSA». 

 

4. Normas aplicáveis 

 

11. É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens e 

inquéritos de opinião, constante na Lei das Sondagens. 

12. Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto nos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro – atentas as competências 

do seu Conselho Regulador constantes na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º deste diploma. 

 

5. Análise e fundamentação 

 

13. No caso vertente, verifica-se que o estudo de opinião divulgado está diretamente 

relacionado com a atuação e competências do Governo na área da saúde, pelo que é clara 

a sua submissão no objeto previsto pela Lei das Sondagens (cf. alínea a) do n.º 1 do seu 

artigo1º). Também não existem dúvidas de que é divulgada uma sondagem de opinião nos 

termos das alíneas b) e c) do artigo 2º da LS, porquanto o estudo utiliza uma amostra, 

construída através de técnicas estatísticas, de um determinado universo alvo. 

14. A Lei das Sondagens enumera, de forma taxativa, no n.º 2 do artigo 7.º da LS, os elementos 

mínimos que os órgãos de comunicação social devem respeitar na divulgação de 



ERC/04/2012/414   

5 

sondagens. O propósito da definição legal é garantir que a publicação, difusão e 

interpretação técnica dos dados obtidos por sondagens de opinião são efetuadas de 

forma a não falsearem ou deturparem o seu resultado, sentido e limites.  

15. Não tem aplicação, no caso, o n.º 4 do artigo 7.º da LS, uma vez que a divulgação da 

sondagem constitui o enfoque central da peça jornalística em apreço. Para que o referido 

artigo fosse aplicável seria necessário que na peça jornalística visada a divulgação do 

resultado da sondagem não constituísse o seu enfoque central e que previamente tivesse 

existido a divulgação do resultado da sondagem num órgão de comunicação social. 

16. Por regra, a violação do n.º 2 do artigo 7º coloca, simultaneamente, em causa o rigor dos 

resultados, bem como o sentido e limites da sondagem, o que consubstancia uma 

violação ao disposto no artigo 7º, n.º 1, que, assim, acresce aos incumprimentos do n.º 2 

do referido preceito legal. 

17. Da análise realizada pelo Regulador à divulgação do jornal Diário Digital, verifica-se que 

não foram incluídas na notícia as seguintes informações obrigatórias previstas no n.º 2 do 

artigo 7.º da LS: identificação do cliente (alínea b); identificação do universo alvo da 

sondagem (alínea d); repartição geográfica dos inquiridos (alínea e); taxa de resposta 

(alínea f); indicação da percentagem de inquiridos cuja resposta foi «ns/nr» (alínea g); 

data em que ocorreram os trabalhos de recolha de informação (alínea i); método de 

amostragem utilizado (alínea j); margem de erro estatístico (alínea n). 

18. Considera o Denunciado que a omissão de qualquer elemento de divulgação obrigatória é 

da responsabilidade da Lusa, uma vez que o Diário Digital limitou-se a publicar o texto 

fornecido pela agência de notícias. 

19. De facto, quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se 

que o jornal Diário Digital reproduziu os conteúdos constantes na notícia divulgada pela 

agência Lusa. Comparando a notícia do jornal Diário Digital com o conteúdo da peça 

noticiosa da Lusa, conclui-se que o jornal procurou ser rigoroso na elaboração da sua peça 

noticiosa respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que lhe foi 

facultada. 

20. Contudo, a decisão do jornal de replicar os dados constantes na notícia da agência Lusa 

correspondeu a uma decisão editorial por parte do diretor do Diário Digital. A partir do 

momento em que esta decisão é tomada há uma apropriação por parte do periódico do 

conteúdo jornalístico que foi divulgado. Como tal, o Denunciado deveria ter dado 



ERC/04/2012/414   

6 

cumprimento ao dever de publicar a sondagem de acordo com o consignado no artigo 7.º, 

n.º 2, da LS. 

 

6. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o jornal Diário 

Digital por alegada violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião «BOP 

Health – Os portugueses e a saúde»; 

Notando que a divulgação da sondagem tal como foi publicada pela agência Lusa é uma 

decisão editorial do diretor do Diário Digital; 

Considerando que se verificou o incumprimento da LS pelo modo como o jornal Diário 

Digital procedeu à divulgação de uma sondagem em desrespeito pelo disposto no n.º 2 do 

artigo 7.º da LS, designadamente das suas alíneas b); d); e); f); g); i); j) e n), 

 

O Conselho Regulador da ERC, nos termos e com os fundamentos acima expostos, no exercício 

das atribuições e competências cometidas à ERC, designadamente as previstas nas alíneas z) 

e ac) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos adotados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

conjugado com o disposto no artigo 15.º, n.º 1 e n.º 2, alíneas e) e g), da Lei n.º 10/2000, de 21 

de junho, delibera: 

 

• Instar o jornal Diário Digital ao cumprimento do disposto na Lei das Sondagens, 

salientando em particular a necessidade de observar devidamente o disposto no n.º 

2 do seu artigo 7.º; 

• Determinar a abertura de procedimento contraordenacional contra a sociedade 

Caneta Eletrónica – Edições Multimédia, S.A., na qualidade de entidade proprietária 

do Diário Digital, pela violação do disposto no artigo 7.º da Lei das Sondagens em 

conjugação com o disposto no artigo 17.º, n.º 1, al. e), do mesmo diploma. 

 

Nos termos do artigo 11º do Regime Jurídico das Taxas da ERC constante do Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de junho, na redação imposta pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março, 

são devidos encargos administrativos, no valor correspondente a 1,50 unidades de conta, 

conforme o previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 37), pela sociedade Caneta 



ERC/04/2012/414   

7 

Eletrónica – Edições Multimédia, S.A., na qualidade de entidade proprietária do Diário Digital, a 

qual, para efeitos do artigo 21.º, n.º 1, alínea a), do Regime de Taxas da ERC, dispõe do direito 

de audição prévia, a ser exercido no prazo de 10 dias contados da data de notificação da 

presente deliberação, sob pena de tal liquidação se tornar definitiva. 

 

Lisboa, 13 de fevereiro de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno  
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira  
Raquel Alexandra Castro  

Rui Gomes 


