
Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação

23/2014

 
 

Participação de António João Borrega Gonçalves por 
alegada falta de pluralismo 
espaços de comentário televisivo nos serviços de 

programas informativos 

 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

 

Deliberação 

/2014 (PLU-TV)

 

Participação de António João Borrega Gonçalves por 
alegada falta de pluralismo político-partidário
espaços de comentário televisivo nos serviços de 

programas informativos RTP Informação, SIC Notícias
TVI24 

 
 
 

Lisboa 
5 de março de 2014

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

) 

Participação de António João Borrega Gonçalves por 
partidário nos 

espaços de comentário televisivo nos serviços de 
SIC Notícias e 



 
ERC/05/2013/476 

    

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 23/2014 (PLU-TV) 

 

 

Assunto: Participação de António João Borrega Gonçalves por alegada falta de pluralismo político-

partidário nos espaços de comentário televisivo nos serviços de programas informativos 

RTP Informação, SIC Notícias e TVI24 

 

 

1. Exposição 

 

1.1 A 28 de maio de 2013, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) 

uma participação apresentada por António João Borrega Gonçalves contra os operadores de 

televisão RTP, SIC e TVI, acusando-os de uma alegada ausência de pluralismo político-partidário 

nos programas de comentário dos serviços de programas informativos por estes explorados: 

RTP Informação, SIC Notícias e TVI24. 

1.2 Mais especificamente, o participante argumenta que os programas «Vice-Versa» da RTP 

Informação, «Frente a Frente» da SIC Notícias e «Política Mesmo» da TVI24 não integram 

qualquer representante de dois dos partidos eleitos para a Assembleia da República, 

concretizando que «só o Partido Ecologista “Os Verdes” e o Partido Comunista Português não 

têm, neste momento, qualquer comentador residente». 

1.3 Releva em particular a circunstância de aqueles «dois partidos [serem] pura e simplesmente 

marginalizados» da antena do serviço público de televisão, contrariando a «ética 

democrática» e desrespeitando os cidadãos e contribuintes que esperam ser «servidos com 

isenção e pluralismo». 

1.4 No dia 4 de junho de 2013, foi remetida à ERC, por Susana Gonçalves, via endereço eletrónico, 

uma nova comunicação do mesmo participante, reiterando o protesto apresentado. 

 

 

 



 
ERC/05/2013/476 

    

2 

 

2. Descrição do objeto da participação 

 

2.1 Os serviços de programas informativos RTP Informação, SIC Notícias e TVI24 incluem nas suas 

grelhas de emissão vários espaços de comentário sobre a atualidade. «Vice-Versa», «Frente a 

Frente» e «Política Mesmo» são, respetivamente, dois espaços de comentário e um programa 

dedicados à análise de temas políticos com exibição regular nos serviços de programas 

assinalados, que apresentam convidados ligados a diferentes esferas partidárias e ideológicas. 

2.2 Nos dias de semana, «Vice-Versa» é parte integrante do «Grande Jornal» da RTP Informação. 

Em 2013, este espaço foi exibido em 117 edições do serviço noticioso das 21 horas, até ao dia 

18 de julho1, apresentando uma duração média de 23 minutos. 

2.3 Na antena da RTP Informação estiveram, por exemplo, Pedro Filipe Soares (BE), Nuno 

Encarnação (PSD), João Galamba (PS), Hélder Amaral (CDS-PP) ou Bruno Dias (PCP). 

2.4 Durante a semana, no «Jornal das 9» da noite, a SIC Notícias contempla um espaço de «frente 

a frente», no qual dois protagonistas políticos, em alternância, esgrimem opiniões sobre a 

situação nacional e internacional. Entre os convidados, contam-se nomes como Teresa Caeiro 

(CDS-PP), Bernardino Soares (PCP), Luís Fazenda (BE), José Luís Arnaut (PSD) e Alberto Martins 

(PS). 

2.5 Em 2013, até ao final do mês de outubro, contam-se 202 exibições de «frente a frente», com 

transmissão a partir das 21h30m, durante cerca de 20 minutos. 

2.6 «Política Mesmo» é exibido semanalmente na TVI24, inclusivamente ao fim de semana. Com 

início às 22h08m e termo às 23h06m (valores médios), foram exibidas 160 edições do 

programa até 31 de outubro de 2013, com uma parte destas a ser reintegrada nas grelhas de 

emissão da TVI24. 

2.7 O programa é definido como «[u]m espaço onde olhamos a política que se faz e os políticos que 

marcam a atualidade. Mas não só. Porque na política, feitas as contas, cabe tudo. Cabem as 

promessas eleitorais e eleitoralistas – cumpridas ou por cumprir, as medidas governamentais, 

os ministros, os líderes e os deputados. Cabem os analistas, a economia e a sociedade. Cabe o 

país que importa ouvir». 

                                                      
1 Segundo dados do programa MMW da Media Monitor, consultados em 30 de outubro de 2013. 



 
ERC/05/2013/476 

    

3 

2.8 Manuela Ferreira Leite (PSD) e Augusto Santos Silva (PS) figuram como convidados regulares 

do programa da TVI24. Num registo mais esporádico identifica-se a presença de nomes como 

João Semedo (BE), Nuno Melo (CDS-PP), António Filipe (PCP), entre outros comentadores e 

analistas políticos e convidados de diferentes áreas. 

 

3. A posição dos órgãos de comunicação social objeto da presente participação 

 

3.1 Informados do teor da participação de António João Borrega Gonçalves, os três operadores 

televisivos dirigiram a respetiva contestação à ERC, considerando aquela improcedente por 

ausência de fundamento. 

3.2 O diretor de informação da RTP alega que o serviço de programas RTP Informação «não tem 

comentadores residentes, pelo que nenhuma força partidária se encontra por essa via 

representada na programação». Não obstante, mantém um «programa diário de debate 

político, o “Vice-Versa”, no qual é feita uma rotação entre todos os grupos parlamentares, 

estando por isso também representados os que são referidos pelo queixoso, ao contrário do 

que será sua convicção». 

3.3 O diretor de informação da SIC defende que o participante não identifica os fundamentos da 

alegada discriminação e falta de pluralismo, nem «deixa claro qual seria a unidade suficiente 

para que em cada canal fosse cumprido o princípio do pluralismo», questionando-se sobre 

«quantos comentadores, em cada canal, são suficientes» para assegurar aquele desígnio.  

3.4 Também informa que «os comentadores que compõem os painéis de discussão de assuntos 

da atualidade, tanto na SIC como na SIC Notícias, não são identificados pela sua filiação 

partidária ou por qualquer orientação política», não sendo inédito um comentador criticar 

abertamente as opções do seu partido. 

3.5 No entender do órgão de comunicação social, «o equilíbrio de forças e o pluralismo de opinião 

são exercidos, tendencialmente, na escolha de pessoas com determinadas características, 

objetivas mas essencialmente subjetivas, valorizando a SIC, como não podia deixar de ser, a 

liberdade de expressão de cada comentador independentemente da sua filiação partidária», 

sopesando também «o critério de necessidade editorial» e algumas das «características 

exigidas num meio específico como é o da televisão, nomeadamente a capacidade de 

comunicação e exposição» do orador convidado. 

3.6 Esclarece seguidamente que participam «diariamente cerca de 15 a 20 comentadores da 

atualidade», um número que em ocasiões especiais já ultrapassou os 30 convidados. 



 
ERC/05/2013/476 

    

4 

3.7 A SIC Notícias evoca a Constituição portuguesa onde se consagra que a atividade jornalística 

tem a liberdade editorial como princípio orientador, assim se reconhecendo «ao órgão de 

comunicação social a autonomia para estabelecer os critérios jornalísticos que determinam a 

cobertura de um determinado evento e os moldes em como este será enquadrado, bem como a 

composição do painel de comentadores ou os profissionais que fazem parte do canal». 

3.8 Também a TVI contesta as acusações. Sustenta que «o cidadão queixoso não tem qualquer 

razão quando afirma que nos espaços de comentário político não existe um comentador 

residente que seja membro do Partido Comunista Português (PCP)», já que António Filipe 

participa regularmente nos fóruns de discussão e análise política da TVI24. 

3.9 Considera que a «escolha dos comentadores políticos [é] uma matéria da exclusiva 

responsabilidade editorial» da TVI e da TVI24, que, de forma a prestar uma «informação 

rigorosa, diversificada e plural, recorrem a uma vasta rede de pessoas, dos mais diversos 

campos de opinião social e política, não elegendo a filiação partidária com fator de escolha ou 

de exclusão». Assim, todos os convidados são selecionados pelas suas mais-valias 

informativas e opinativas. 

 

4. Análise e fundamentação 

 

4.1 O Conselho Regulador detém responsabilidade na apreciação da matéria controvertida, à luz do 

disposto no artigo 8.º, alínea e), 24.º, n.º 3, alínea a), dos seus Estatutos, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro. 

4.2 A participação de que a RTP Informação, a SIC Notícias e a TVI24 são objeto deve ser analisada 

na perspetiva da eventual colisão da sua programação de comentário político com princípios 

basilares em que assenta a atividade da comunicação social televisiva, como seja o princípio do 

pluralismo de opinião e de expressão das diversas correntes de pensamento. 

4.3 Na verdade, a importância de conferir eco mediático à expressão diversificada de opiniões 

relevantes é tutelada a várias dimensões na legislação televisiva portuguesa.  

4.4 A promoção da cidadania e a participação democrática e o respeito pelo pluralismo político, 

social e cultural constituem, desde logo, um dos fins da atividade de televisão, sendo, por isso, 

ditames transversais a todos os operadores televisivos, ainda que importe distinguir a 

natureza, a temática e a área de cobertura de cada serviço de programas a considerar para o 

efeito (artigo 9.º, n.º 1, al. c), da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido – LTVSAP).  



 
ERC/05/2013/476 

    

5 

4.5 Certas obrigações gerais aplicáveis aos serviços de programas generalistas recaem, também, 

sobre serviços de programas temáticos de vocação informativa, como é o caso das obrigações 

de «assegurar, incluindo nos horários de maior audiência, a difusão de uma programação 

diversificada e plural» e de «assegurar a difusão de uma informação que respeite o pluralismo, 

o rigor e a isenção» (artigo 34.º, n.º 2, alíneas a) e b), ex vi n.º 5 da LTVSAP).  

4.6 Tais obrigações podem e devem ser entendidas como uma emanação do direito fundamental 

dos cidadãos a uma informação livre e pluralista, essencial à democracia e ao desenvolvimento 

social e económico do País (artigo 26.º, n.º 1, da LTVSAP).  

4.7 Isto dito, é de sublinhar que, sem prejuízo da estrita e regular observância dos ditames acima 

apontados e, bem assim, daqueles que norteiam a praxis jornalística, os operadores privados 

beneficiam de maior discricionariedade de atuação neste contexto, por contraponto ao 

operador de serviço público. Com efeito, o princípio do pluralismo reveste-se de especial 

acuidade no que respeita à concessionária do serviço público de televisão, pois que, para além 

de obrigações específicas decorrentes da LTVSAP (artigos 50.º e 51.º, n.º 2, alínea c)) e do 

Contrato de Concessão do Serviço Público de Televisão (cláusula 5.ª, n.º 2, alíneas e) e f)), a 

própria Constituição da República Portuguesa (artigo 38.º, n.º 6) lhe comete expressamente o 

dever de assegurar a possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião.  

4.8 Em qualquer caso, porém, e na prática, tal obrigação deve ser devidamente contextualizada e 

matizada à luz de critérios de interesse jornalístico, tendo em conta, em cada caso, o universo 

de referência a considerar para o efeito, e admitindo como inevitáveis, e mesmo necessárias, 

as gradações de relevo a atribuir às diferentes opiniões em presença.  

4.9 No caso vertente, o participante condena em particular a alegada marginalização de dois dos 

partidos com assento parlamentar – PCP e PEV – do leque de convidados regulares dos 

programas e espaços de opinião sobre a atualidade política, o que considera ser uma falta de 

isenção e pluralismo, sobretudo por parte do serviço público de televisão. 

4.10 Analisados os conteúdos reportados pelo participante, e cotejadas as respostas dos 

operadores, verifica-se que, contrariamente ao defendido, a presença do PCP é transversal à 

programação de natureza opinativa dos três serviços de programas. No caso do PEV, da análise 

empreendida não foi possível apurar se algum dos seus dois representantes no Parlamento 

mantém uma participação regular nos espaços televisivos mencionados, ou se tal acontece 

num registo mais esporádico.  

4.11 Todavia, o facto de o participante não indicar uma situação concreta em que a atuação dos 

órgãos de comunicação social em causa pudesse ter contrariado o princípio do pluralismo, ou 



 
ERC/05/2013/476 

    

6 

não balizar um qualquer horizonte temporal em que aquela força partidária tivesse sido 

indevidamente excluída do palco mediático, obsta a uma análise focalizada e mais detalhada 

da parte desta entidade. 

4.12 De todo o modo, e no que diz respeito ao operador público de televisão, sempre importará 

salientar que a ERC assegura o estudo sistemático da programação de debate, entrevista e 

comentário, assim como da informação diária de horário nobre (serviços noticiosos), numa 

análise anual que, a partir do ano de 2009, passou a incluir a RTP Informação, para além da 

RTP1 e da RTP2 (desde 2007) e, mais recentemente, a SIC e a TVI (a partir de 2011). 

4.13 A análise regular do pluralismo político-partidário na RTP foi encetada na sequência de um 

número considerável de queixas apresentadas na ERC, e já na Alta Autoridade para a 

Comunicação Social, sua predecessora, por alegada desigualdade de tratamento e deficiente 

cumprimento das obrigações específicas do operador público em matéria de pluralismo e 

expressão de diferentes correntes de pensamento e opinião. 

4.14 De acordo com os últimos dados disponibilizados ao público, verifica-se, por exemplo, que nos 

blocos noticiosos analisados da RTP Informação, a presença da coligação PEV/PCP situava-se 

acima dos valores de referência estabelecidos, à data, para o efeito. 

4.15 Contrariamente à RTP Informação, os relatórios anuais de avaliação do pluralismo político não 

abrangem os serviços de programas temáticos de vocação informativa dos operadores 

privados, i.e., SIC Notícias e TVI24, atendendo, sobretudo, ao facto de as obrigações de 

pluralismo e de expressão e confronto de diferentes correntes de pensamento e opinião 

estarem menos densificadas do que no caso do serviço público de televisão. 

4.16 Com efeito, as obrigações em matéria de serviço público que impendem sobre a RTP são mais 

apertadas do que aquelas que incidem sobre os operadores privados licenciados para o 

exercício da atividade televisiva. 

4.17 Em qualquer dos casos, quer se tenha em mente o operador de serviço público ou os 

operadores privados, nunca as obrigações em matéria de pluralismo e expressão de diferentes 

correntes de pensamento e opinião podem ser interpretadas no sentido de que impõem 

critérios de estrita representação igualitária dos denominados «comentadores residentes», 

até por ser esta categoria desprovida de qualquer suporte ou enquadramento jurídico 

específico. 

 

5. Audiência prévia de interessados 

 



 
ERC/05/2013/476 

    

7 

5.1.  Em 8 de janeiro de 2014, o Conselho Regulador da ERC adotou um Projeto de Deliberação 

relativo à presente participação, o qual foi notificado ao Participante, para, querendo, se 

pronunciar sobre o seu teor no prazo de 10 dias úteis, nos termos e para os efeitos do 

disposto nos artigos 100.º e seguintes do Código de Procedimento Administrativo. 

5.2.  No exercício do seu direito de pronúncia, não forneceu o Participante qualquer elemento 

substancialmente apto a modificar o sentido da deliberação projetada, pelo que esta deve 

manter-se imodificada.  

 

 

6. Deliberação 

 

Apreciada a participação de António João Borrega Gonçalves contra os serviços de programas 

temáticos informativos da RTP (RTP Informação), da SIC (SIC Notícias) e da TVI (TVI24), por alegada 

falta de pluralismo político-partidário nos espaços de comentário televisivo e, em especial, de 

discriminação do PCP e do PEV, e em face do exposto, o Conselho Regulador delibera não dar 

seguimento ao presente procedimento, determinando o seu arquivamento. 

 

 

Lisboa, 5 de março de 2014 
 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno  
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 
 


