
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

20/CONT-TV/2009 
 

 
 
 
 

Queixas de Nuno Magalhães, António Cordeiro, Ana Luzia 
Raposo e Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses 

contra o serviço de programas “Antena 1” e a Rádio e Televisão de 
Portugal, S.A. 

 
 
 
 
 

Lisboa 
 

22 de Julho de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 20/CONT-TV/2009 

 

Assunto: Queixas de Nuno Magalhães, António Cordeiro, Ana Luzia Raposo e 

Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses contra o serviço de 

programas “Antena 1” e a Rádio e Televisão de Portugal, S.A. 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Nuno Magalhães, António Cordeiro, Ana Luzia Raposo e Confederação Geral dos 

Trabalhadores Portugueses, conjuntamente referidos como Queixosos, e o serviço de 

programas “Antena 1” e a Rádio e Televisão de Portugal, S.A., na qualidade de 

Denunciados. 

 

II. Objecto das queixas 

 

As diversas queixas têm por objecto a alegada violação, pelos Denunciados, de limites 

legais em matéria de conteúdos televisivos, através de um spot de promoção da “Antena 

1” que foi emitido nos serviços de programas da Rádio e Televisão de Portugal, S.A.  

 

III. Factos apurados 

 

1. Deram entrada na ERC, em 20 de Março de 2009, três queixas, subscritas por 

Nuno Magalhães, António Cordeiro e Ana Luzia Raposo, contra o serviço de 

programas “Antena 1” e a Rádio e Televisão de Portugal, S.A., relativas a um spot 

de promoção daquele, que foi emitido noutros serviços de programas da RTP.  

2. Os Queixosos referem que o spot em causa pretende “ridicularizar quem protesta 

nas manifestações”, “minimizar o crescente mal-estar da sociedade portuguesa”, 



 

2 

“enxovalham de um direito fundamental estabelecido na Constituição Portuguesa 

(Direito de Manifestação), provavelmente tentando a promoção de ideais de 

extrema-direita” (sic), e que representa “uma ingerência inadmissível do canal 

estatal sobre o direito de reunião e manifestação e alinhamento inqualificável com 

posturas governamentais”. 

3. Em 27 de Março, deu entrada na ERC uma queixa da Confederação Geral dos 

Trabalhadores Portugueses (CGTP), relativa ao mesmo spot. Sustenta que a 

“Antena 1” assumiu, nesse anúncio, consciente e objectivamente, uma postura de 

crítica face aos cidadãos que se manifestam, veiculando a ideia de tratarem-se de 

maus cidadãos, que não cumprem horários nem possuem qualquer noção de 

solidariedade e de respeito pelos outros, “quem quer chegar a horas”. Os termos do 

referido spot são incentivadores, no entender da queixosa, de actuações de pessoas 

ou grupos contrárias ao direito de manifestação, o que poderia até dar origem a 

perturbações da ordem pública em manifestações futuras. Refere, por fim, que a 

concepção individualista de cidadania, alegadamente ínsita ao spot em causa, é 

contrária à missão de serviço público que se encontra confiada a ambas as 

Denunciadas, viola o direito de manifestação, constitucionalmente consagrado, o 

dever de isenção e até mesmo o princípio da coesão nacional, previsto no contrato 

de concessão de serviço público de televisão, ao opor “cidadãos manifestantes” a 

“cidadãos não manifestantes”. A CGTP requer, assim, ao Conselho Regulador, que 

adopte as medidas necessárias à responsabilização dos responsáveis pela aprovação 

e difusão do anúncio, assim como para evitar situações idênticas no futuro, e que 

proteja a isenção política da Rádio e Televisão de Portugal, S.A.  

4. O anúncio em apreço, de cerca de meio minuto, inicia-se com imagens de uma 

fila de carros parados e, num deles, com o rádio ligado na “Antena 1”, a jornalista 

Eduarda Maio comunica ao condutor que não vale a pena ir naquela direcção, pois 

a via está bloqueada por uma manifestação. Quando este lhe pergunta contra quem 

é o protesto, a jornalista responde-lhe que é contra ele e "contra quem quer chegar 

a horas".  



 

3 

5. O anúncio foi objecto de grande celeuma pública, com os líderes dos partidos 

políticos representados na Assembleia da República, assim como alguns 

representantes de associações sindicais, insurgindo-se contra o seu teor. 

6. Em 20 de Março do presente ano, na sequência de um parecer conjunto dos 

provedores do ouvinte e do telespectador (disponível em 

http://ww1.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_telespectador/pareceres.php), a RTP 

entendeu por bem não prosseguir as emissões do referido anúncio. Nesse próprio 

dia, conforme é do conhecimento público, o anúncio em questão deixou de ser 

difundido. 

7. Notificada, nos termos legais, para se pronunciar sobre o objecto das queixas, veio 

a RTPN referir que aquele serviço de programas não teve qualquer 

responsabilidade na concepção, elaboração e emissão do spot em causa, não 

surgindo mencionado em nenhuma das queixas.  

8. A Rádio e Televisão de Portugal, S.A., através do seu Conselho de Administração, 

e após audição dos directores dos diversos serviços de programas, referiu que a 

campanha publicitária em crise era composta por três spots onde intervinham 

figuras conhecidas da Antena 1, não tendo qualquer objectivo político ou de ataque 

fosse a quem fosse.  

9. Com tal campanha, pretendia-se essencialmente promover a imagem da estação 

como uma rádio actual, moderna, urbana e socialmente interventiva, capaz de 

transmitir confiança e de gerar afectos e cumplicidade, com recurso a um registo 

comunicacional directo, actual e descontraído. Em suma, pretendia-se desconstruir 

a ideia de uma rádio “sisuda”. Assim, os diversos spots mostravam os ouvintes em 

conversa informal, através dos aparelhos de rádio, com figuras da Antena 1.  

10. O Plano de emissão da campanha teve início em 26 de Fevereiro na RTP 1, 

RTP2, RTP Memória e RTPN. Naquele mês, o anúncio em causa teve 4 exibições 

na RTP1, 4 na RTP2, 3 na RTP Memória e 4 na RTPN; em Março foram 

contabilizadas 26 exibições na RTP1, 30 na RTP2, 131 na RTP Memória e 28 na 

RTPN. O plano de emissão contemplou todos os slots horários.   



 

4 

11. Apesar de, numa perspectiva jurídica, a RTP entender que o anúncio não 

violava quaisquer normas constitucionais ou legais, o anúncio foi retirado de 

circulação assim que se percebeu que o mesmo estava a ser objecto de 

interpretações que em nada coincidiam, em seu entender, com a mensagem que se 

pretendia transmitir.    

 

IV. Análise e fundamentação 

 

12. Importa notar que o artigo 74.º, n.º 1, alínea d), do Código do Procedimento 

Administrativo (doravante, “CPA”) exige que qualquer requerimento inicial, 

mediante o qual é deduzida uma pretensão perante um órgão da Administração, 

contenha “[a] indicação do pedido, em termos claros e precisos”, sendo 

liminarmente indeferidos, nos termos do artigo 76.º, n.º 3, do CPA, “aqueles cujo 

pedido seja ininteligível”. Entra nesta categoria uma das três queixas que não 

contém qualquer pedido, apenas umas breves considerações sobre o spot, assim 

como aqueloutra que é rematada com “Que se demita quem aprovou este 

anúncio. E, no mínimo, a RTP deve um pedido de desculpas aos portugueses”.  

13. Todavia, os vícios apontados supra não impedem, em absoluto, uma pronúncia 

da ERC sobre este caso – não só por força do princípio do inquisitório, plasmado 

no artigo 56.º do CPA, que permite a qualquer órgão administrativo “proceder às 

diligências que considere convenientes para a instrução, ainda que sobre 

matérias não mencionadas nos requerimentos ou nas respostas dos interessados, 

e decidir coisa diferente ou mais ampla do que a pedida, quando o interesse 

público assim o exigir”, como pelo facto de, em qualquer caso, constituir um 

poder funcional da ERC averiguar ex officio situações de eventual violação de 

direitos fundamentais ou de incumprimento das normas reguladoras dos media, 

independentemente de qualquer queixa ou denúncia dos interessados, na medida 

em que o interesse público o justifique. Tal resulta, claramente, do disposto no 

artigo 53.º, assim como, de forma sumamente clara, do artigo 64.º, n.º 1, ambos 



 

5 

dos Estatutos da ERC (doravante, EstERC), aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de Novembro.  

14. Passando à análise da substância das queixas, o desfecho do caso mediático que 

lhes deu origem merece, desde logo, uma nota tendo em conta que o Conselho 

Regulador da ERC – em cumprimento, aliás, do disposto no artigo 9.º dos 

EstERC – tem promovido diversas iniciativas no sentido de incentivar a adopção 

de mecanismos de auto-regulação pelas entidades que prosseguem actividades de 

comunicação social e pelos demais intervenientes no sector, importa salientar, no 

presente caso, o facto de a RTP ter reagido rápida e positivamente às críticas 

que lhe foram dirigidas, na sequência da recomendação comum dos Provedores 

do ouvinte e do telespectador. Iniciativa esta que aflorou as questões mais 

relevantes que, do ponto de vista jurídico, o presente caso pode suscitar: o 

conflito entre a liberdade de expressão e o direito de manifestação, à luz das 

específicas responsabilidades e vinculações que oneram as entidades 

concessionárias de serviços públicos de televisão e de radiodifusão.  

15. Em face dos acontecimentos expostos, não pode deixar de concluir-se que a 

utilidade prática que poderia resultar de uma intervenção da ERC, neste domínio, 

se encontra prejudicada. É certo que o teor implícito do anúncio em causa, sem 

que pareça de nenhum modo susceptível de gerar um cenário de fractura social e 

subversão da ordem jurídico-constitucional semelhante àquele que em traços tão 

expressivos é descrito por alguns dos Queixosos, não pode ser analisado sem que 

se considerem os recursos narrativos presentes em qualquer discurso publicitário, 

nomeadamente, as diferentes leituras que o mesmo proporciona aos níveis 

conotativo, denotativo e polissémico. Há sempre uma intencionalidade oculta e 

sentido duplo de forma a provocar o receptor. Na realidade, o anúncio em crise, 

não refere o tipo de manifestação – de contestação ou de apoio, politico, 

religioso, académico, etc. -, deixando ao receptor a respectiva descodificação. E 

essa é feita com os códigos de cada receptor associando-os aos sentidos 

introduzidos pela narrativa, aos valores e temas que, no momento do 

planeamento da emissão, circulam na sociedade. 



 

6 

16. Só assim se compreende que as queixas aqui referenciadas tenham surgido 

apenas vinte e dois dias após o início da campanha - a primeira ocorreu logo em 

26 de Fevereiro -, com exibições diárias do anúncio em causa, tendo o seu 

planeamento coincidido, na segunda quinzena de Março, com o contexto de 

grandes manifestações, impossíveis de prever nos meses que antecederam a 

concepção, aprovação, produção e planeamento da emissão. 

17. Admite-se, pois, que o impacte da iniciativa auto-promocional da RTP tenha 

sido amplificado por acontecimentos que escaparam ao seu controlo, fazendo-a 

rodear de uma controvérsia inesperada para o operador. 

18. Em qualquer caso e seja qual for a apreciação feita sobre a qualidade criativa da 

campanha, não pode a concessionária do serviço público de rádio e televisão - 

entidade com um dever acrescido de cautela no tocante à conformidade dos 

conteúdos difundidos – ficar dispensada de proceder a uma análise mais 

profunda e preventiva das múltiplas leituras que um texto promocional ou 

publicitário pode conter, de forma a evitar associações de ideias ou 

interpretações que possam conflituar com os valores plasmados na Constituição 

da República Portuguesa e, em especial, com o conjunto dos direitos, liberdades 

e garantias que ela reconhece a todos os cidadãos, também nos planos social e 

laboral. Assim, importa exortar a uma análise criteriosa, pela “Antena 1” e Rádio 

e Televisão de Portugal, S.A., na concepção, planeamento e difusão dos 

conteúdos promocionais e outros, no sentido da sua adequação à missão de 

serviço público, de modo a evitar a ocorrência de semelhantes situações no 

futuro. 

 

IV. Deliberação 

 

Tendo apreciado queixas de Nuno Magalhães, António Cordeiro e Ana Luzia Raposo, 

assim como da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) contra a 

emissora radiofónica “Antena 1” e a Rádio e Televisão de Portugal, S.A., com 

fundamento na alegada violação, pelos Denunciados, de limites legais em matéria de 



 

7 

conteúdos televisivos, através de um spot de promoção da “Antena 1” que foi emitido 

nos serviços de programas da Rádio e Televisão de Portugal, S.A.; 

 

Verificando que o alcance prático da sua intervenção se encontra já prejudicado pelo 

facto de a concessionária do serviço público ter feito cessar a difusão daquele spot, após 

recomendação conjunta dos Provedores do ouvinte e do espectador; 

 

O Conselho Regulador da ERC, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea a), e 24.º, 

n.º 3, alínea a), dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, delibera 

exortar a uma análise criteriosa, pela “Antena 1” e Rádio e Televisão de Portugal, S.A., 

da concepção, planeamento e difusão dos seus conteúdos promocionais ou publicitários 

de modo a evitar a ocorrência de semelhantes situações no futuro. 

 

Lisboa, 22 de Julho 2009 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva (voto contra com declaração de voto) 
Maria Estrela Serrano (com declaração de voto) 

Rui Assis Ferreira 


