
 
 

Conselho Regulador da  
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

25/CONT-I/2009 
 

 
 
 
 

Queixa de Sílvia Torres, Aldina Ferraz e Associação de pais, 
encarregados de educação, amigos da escola do 1º CEB e jardim-

de-infância de Areias de S. Vicente contra o jornal “Barcelos 
Popular” 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

25 de Novembro de 2009



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 25/CONT-I/2009 

 

Assunto: Queixa de Sílvia Torres, Aldina Ferraz e Associação de pais, encarregados de 

educação, amigos da escola do 1º CEB e jardim-de-infância de Areias de S. 

Vicente contra o jornal “Barcelos Popular” 

 

 

I. A Queixa 

 

1. Deu entrada na ERC, a 17 de Julho de 2009, uma queixa subscrita por Sílvia 

Torres, Aldina Ferraz e pela Associação de pais, encarregados de educação, amigos da 

escola do 1º CEB e jardim-de-infância de Areias de S. Vicente contra o jornal “Barcelos 

Popular”, por violação de normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística. 

2. Alegam os Queixosos que o jornal “Barcelos Popular” publicou, no dia 9 de 

Junho de 2009, uma peça sobre a Associação de pais, encarregados de educação, amigos 

da escola do 1º CEB e jardim-de-infância de Areias de S. Vicente (cfr. página 12, da 

referida edição), onde foi noticiada a existência de alegadas irregularidades na gestão da 

Associação. A forma como a notícia foi elaborada coloca em causa, segundo os 

Queixosos, pelas suas imprecisões, o bom nome daqueles que foram objecto de notícia. 

3. Em causa estão passagens alegadamente imprecisas. A notícia comporta várias 

citações, uma delas atribui a Aldina Ferraz a afirmação de que Ilídio Pinto “também 

queria meter familiares dele” [na Associação]. A Queixosa afirma não ter proferido 

semelhante frase. Por esta razão, contactou o jornal, que procedeu à publicação de uma 

nota de rectificação, na edição de 18 de Junho de 2009, atribuindo a autoria da 

afirmação a Sílvia Torres, a qual, também Queixosa, afirma, igualmente, não ser a 

autora da frase. 

4. Os Queixosos especificam ainda outras matérias que consideram imprecisas, 

como a referência à existência de uma providência cautelar que, segundo dizem, não foi 

intentada com a finalidade descrita na notícia. Apontam ainda: i) confundibilidade entre 



 

2 

 

alegadas irregularidades cometidas no mandato da anterior direcção, onde não estavam 

envolvidas as mesmas pessoas; ii) ausência de explicitação devida, com prejuízo para o 

rigor informativo, de matérias como a ausência de livro de actas ou o processo de 

eleição da nova direcção da Associação. 

5. Na óptica dos Queixosos, estas imprecisões são ainda mais graves pelo facto de 

a notícia ter sido elaborada com base numa entrevista concedida pelos Queixosos, onde 

terá sido explicitada ao jornalista toda a polémica que envolve a Associação. 

 

II. Posição do Denunciado 

 

6. O Jornal “Barcelos Popular”, na qualidade de Denunciado, respondeu à Queixa 

em apreço no dia 11 de Agosto de 2009, principiando as suas alegações dando nota de 

que o trabalho realizado pelo jornalista foi considerado como exemplar, rejeitando 

qualquer acusação de falta de rigor ou violação de outras regras atinentes ao exercício 

da actividade de comunicação social. 

7. O Denunciado prossegue salientando que a notícia é isenta, foram ouvidas as 

partes interessadas e não são efectuados quaisquer juízos de valor. 

8. As confusões identificadas resultam, quanto muito, da própria confusão em que 

se encontra envolta a Associação e não do tratamento jornalístico efectuado pelo 

Barcelos Popular. 

 

III. Outras Diligências 

 

9. No dia 8 de Setembro de 2009, foi realizada, nos termos do artigo 57.º dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, uma audiência de 

conciliação entre Sílvia Torres, Queixosa e representante dos demais Queixosos, e o 

jornal “Barcelos Popular”, na qualidade de Denunciado, representado pelo seu Director, 

José Santos Alves. 

10. Foi dada a palavra às partes, as quais dialogaram sobre os contornos do litígio, 

sem contudo lograrem alcançar um entendimento. 

 



 

3 

 

11. A Queixosa dar-se-ia por satisfeita com a publicação de um pedido de desculpas 

no jornal, acrescido da efectivação de uma compensação à Associação visada no texto, 

tendo em conta o transtorno causado pela notícia.  

12. O Director do Barcelos Popular disse não estar em condições de publicar um 

pedido de desculpas no jornal, uma vez que não reconhece qualquer falha jornalística na 

notícia que originou a Queixa, à excepção da potencial verificação de uma pequena 

imprecisão quanto à autoria de uma das frases constantes no texto. 

 

IV. Normas Aplicáveis 

 

13. As normas aplicáveis ao caso vertente encontram-se no Estatuto do Jornalista 

(Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, alterada pela Lei n.º 64/2007, de 6 de Novembro, “EJ”) e 

no Código Deontológico do Jornalista (aprovado em 4 de Maio de 1993, “CDJ”). 

14. A ERC é competente para apreciar a matéria em discussão, nos termos do 

preceituado nas alíneas d) e j) do artigo 8.º e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º, dos 

EstERC. 

 

V. Análise e Fundamentação 

 

15. A queixa apresentada contra o jornal “Barcelos Popular” assenta, sobretudo, na 

alegação de que o bom-nome da instituição objecto de notícia, bem como das pessoas 

que estão e/ou estiveram associados à sua gestão, é colocado em causa pela alegada 

falta de rigor presente na notícia publicada pelo Barcelos Popular a 9 de Junho de 2009. 

16. Com efeito, o rigor informativo está estritamente ligado à qualidade e 

credibilidade da informação, no sentido de que quanto mais rigorosa for a informação, 

mais credível e fiável ela será. Ao invés, o erro, a imprecisão, a dúvida ou a distorção 

implicam uma diminuição da qualidade e credibilidade da informação. Todos os 

jornalistas devem, portanto, assegurar a necessidade de rigor informativo, 

nomeadamente através da indicação das fontes, objectividade, imparcialidade e audição 

das partes com interesses envolvidos. 



 

4 

 

17.  Postula o Código Deontológico dos Jornalistas que estes devem procurar relatar 

os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade, ouvindo as partes com 

interesses atendíveis no caso (cfr. Ponto 1). Também o Estatuto do Jornalista se ocupa 

destas matérias impondo aos jornalistas o dever de exercerem a respectiva actividade 

com respeito pela ética profissional, competindo-lhes, designadamente informar com 

rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da 

opinião (cfr. al. a) do n.º 1 do artigo 14º do Estatuto do Jornalista). 

18. Em momento anterior à elaboração da notícia, tendo chegado ao conhecimento 

do Barcelos Popular a polémica em que estava envolta a Associação de pais, 

encarregados de educação, amigos da escola do 1º CEB e jardim-de-infância de Areias 

de S. Vicente, o jornal procurou obter esclarecimentos, ouvindo quem tinha interesse no 

caso: em especial, as ora Queixosas. 

19. O jornalista recolheu a versão dos intervenientes numa entrevista simultânea que 

envolveu várias pessoas. Nada há a apontar a este facto, uma vez que todos consentiram 

em falar sobre os factos de forma conjunta. Alegou o jornal Barcelos Popular que, 

atendendo à pluralidade de intervenientes poderá, de facto, ter havido um lapso na 

imputação da frase “também queria meter familiares dele” a Aldina Ferraz, rectificado a 

pedido da própria. Após o contacto telefónico com esta Queixosa, o Jornal terá ficado 

com ideia de que a autoria da afirmação era devida a Sílvia Torres. Esta questão foi 

então rectificada na edição de 18 de Junho. 

20. Ora, Sílvia Torres assevera que também não foi ela a proferir tal afirmação, 

admitindo o jornal que, porventura, possa ter havido um lapso da parte do jornalista 

quanto à autoria desta frase concreta. 

21. Todavia, importa frisar que a ocorrência de um lapso na redacção de um texto 

jornalístico não representa, por si só, violação de deveres ético-legais aplicáveis à 

actividade jornalística quando se denota que, apesar do erro, a notícia foi elaborada com 

a diligência devida. 

22. No caso, conforme sustenta o Denunciado, foram ouvidas as partes com 

interesses atendíveis e a notícia não evidencia falta de isenção ou de rigor. 

23. Ao contrário do que sustentam os Queixosos, dos elementos do processo não 

resultam indícios de que o “Barcelos Popular” tenha noticiado qualquer facto falso. 



 

5 

 

Poderia, de facto, o jornalista ter noticiado também outros elementos que na óptica dos 

Queixosos eram pertinentes para a reposição do bom-nome da instituição. Saliente-se, 

todavia, que a escolha dos factos noticiosos compete aos jornalistas e não aos 

intervenientes. Essa escolha não é sindicável, excepto quanto a divulgação parcial de 

factos confira falta de rigor ao texto, o que não se crê ser o caso. 

24. Assiste igualmente razão ao Denunciado quando afirma que não são efectuados 

juízos de valor por parte do “Barcelos Popular”. O desvalor resultante da notícia para o 

bom-nome da Associação resulta da natureza dos factos noticiados e não do tratamento 

jornalístico que foi efectuado pelo jornal “Barcelos Popular”. 

25. Em face do exposto, apenas se pode concluir pela existência de imprecisões 

quanto à autoria da referida frase “também queria meter familiares dele”. Note-se, 

contudo, que, em resposta à correcção telefonicamente recebida, o jornal 

voluntariamente emitiu uma rectificação, desta feita imputando a frase a Sílvia Torres. 

Se também esta imputação padecia de incorrecções poderia a interessada ter solicitado a 

sua rectificação junto do Barcelos Popular, o que, de acordo com os elementos do 

processo, não se verificou. 

26. Em suma, da análise do processo não resultam indícios de violação de normas 

ético-legais aplicáveis à actividade jornalística. Devendo, contudo, salientar-se que, 

aquando da utilização de citações, é imperativa a observância do maior cuidado, de 

modo a evitar a atribuição de frases a quem não as proferiu. 

 

VI. Deliberação 

 

O Conselho Regulador da ERC delibera, no exercício das atribuições e competências de 

regulação constantes dos artigos 8º, alíneas d) e j), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos 

da ERC, adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, não dar seguimento à 

Queixa, uma vez que não se recolheram indícios de violação de normas ético-legais 

aplicáveis à actividade jornalística; sublinhando, todavia, a importância de os órgãos de 

comunicação social procederem com a máxima diligência aquando da citação das partes 

envolvidas, de modo a evitar a atribuição de afirmações a quem não as proferiu. 

 



 

6 

 

Lisboa, 25 de Novembro de 2009  

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


