
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

28/CONT-I/2010 

 

 

Queixa de Marcos Teixeira da Fonte Aragão Correia 

contra o jornal Correio da Manhã 

 

 

 

Lisboa 

7 de Setembro de 2010



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 28/CONT-I/2010 

 

Assunto: Queixa de Marcos Teixeira da Fonte Aragão Correia contra o jornal Correio 

da Manhã 

 

 

I. Queixa 

 

1. Na edição de 5 de Outubro de 2009 do jornal Correio da Manhã, na página 12 

(secção “Portugal”), surge publicada uma notícia, sob o título “Aragão tenta estragar 

o jantar de Amaral” e subtítulo “Advogado de Leonor Cipriano interrompeu festa de 

aniversário de ex-coordenador da PJ”, com o seguinte teor: 

“Marcos Aragão Correia, advogado de Leonor Cipriano no julgamento 

de Gonçalo Amaral, que acabou condenado a pena suspensa por falso 

depoimento no caso da alegada tortura à mãe de Joana, interrompeu na 

madrugada de ontem a festa do 50.º aniversário do ex-coordenador da PJ, em 

Portimão. Fazendo-se acompanhar por uma patrulha da PSP, o objectivo era 

identificar os autores de uma suposta tentativa de agressão, minutos antes, à 

porta do restaurante.  

Aragão estava parado em frente ao restaurante, ao volante de um carro 

com mais dois ocupantes, cerca da meia-noite. Segundo uma testemunha, o 

advogado fez um gesto obsceno para os convidados, que estavam no exterior a 

fazer um brinde depois de cinco minutos de fogo-de-artifício. A testemunha 

reconhece que ameaçou Aragão, por a sua mulher ter assistido ao gesto. O 

advogado arrancou com os pneus a patinar, regressando depois com a PSP”  



 

 

2 

 

2. A notícia publicada no mesmo dia no sítio electrónico do “Correio da Manhã”
1
 tem 

conteúdo semelhante ao da peça publicada na edição impressa, com alterações 

pouco significativas, acrescentado o seguinte parágrafo: 

“Quando Gonçalo Amaral e Paulo Pereira Cristóvão (co-arguido 

absolvido no processo de Leonor Cipriano) se dirigiram aos agentes, no meio 

da rua, Aragão Correia fugiu a correr. O CM tentou ontem contactá-lo, mas 

tinha o telemóvel desligado.” 

3. Em 6 de Outubro de 2009, deu entrada na ERC uma queixa, subscrita por Marcos 

Teixeira da Fonte Aragão Correia, em que este considera que a notícia em questão 

recorre à mentira e à deturpação da realidade e afigura-se um ataque contra a sua 

pessoa. Mais refere que o jornal insistiu em publicar mentiras, apesar de ter recebido 

várias mensagens de correio electrónico de testemunhas, citando, em particular, uma 

alegadamente enviada por Ana Brás, uma das pessoas que estavam presentes no 

carro do Queixoso aquando do incidente, que dá conta de uma versão diferente do 

sucedido.  

4. Em 16 de Outubro de 2009, deram ainda entrada na ERC declarações de Ana Sofia 

da Conceição Marques Brás e José Olímpio Araújo Branquinho, de teor 

praticamente idêntico, reclamando a falsidade da notícia e frisando que Marcos 

Correia não havia feito qualquer sinal obsceno a ninguém. 

 

II. Oposição do Denunciado 

 

5. Notificado, nos termos legais, para deduzir, querendo, oposição à queixa, veio o 

Correio da Manhã referir que ninguém da redacção havia tido conhecimento do teor 

da mensagem de correio electrónico enviada por Ana Marques Brás, o que é 

explicável pelo facto de a mensagem ter sido alegadamente enviada para endereços 

de e-mail gerais, sem qualquer referência, explicação ou pedido. O Correio da 

                                                           
1
 http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=895644AB-F59B-489D-92D8-

8B136C90C92E&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010 

 



 

 

3 

 

Manhã menciona ainda que a notícia publicada constitui apenas um capítulo das 

desavenças entre Gonçalo Amaral e Marcos Aragão Correia, que são por de mais 

públicas. A peça foi, segundo o jornal, elaborada com base em depoimentos de 

pessoas que viram Marcos Aragão Correia fazendo um gesto obsceno para um 

grupo de pessoas que festejava o aniversário de Gonçalo Amaral e é, de resto, 

objectiva e rigorosa, já que refere tanto a tentativa de agressão de que o Queixoso 

terá sido vítima, como o facto de se ter posteriormente deslocado ao restaurante 

onde estava a decorrer a festa acompanhado de agentes da PSP.  

6. O Denunciado frisa ainda que o jornalista não faz qualquer comentário ou valoração 

de juízo sobre as actuações que descreve na peça e que, durante todo o dia que 

antecedeu a publicação da notícia, tentou contactar Marcos Aragão Correia, sem que 

este tivesse atendido o telefone. Pelas razões invocadas, conclui o Denunciado que 

não se verificou qualquer incumprimento de deveres deontológicos. 

7. Por último, o denunciado requer a que seja ouvido o jornalista Paulo Marcelino 

sobre toda a matéria constante da oposição do jornal. 

 

III. Análise e fundamentação 

 

8. Analisando a notícia, entende o Conselho Regulador que o exercício do direito de 

resposta afigurava-se ser o meio mais adequado de o queixoso repor, em tempo útil, 

a sua versão dos factos, desmontando as afirmações que, na sua perspectiva, põem 

em causa o seu bom nome e reputação.  

9. Porém, o Queixoso não exerceu esse direito, pelo que caberá à ERC apreciar, na 

presente sede, em que medida o jornal assegurou o rigor informativo e garantiu o 

respeito dos direitos de personalidade do queixoso. Será de chamar à colação o 

artigo 3.º da Lei de Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro, que 

determina que a “liberdade de imprensa tem como únicos limites os que decorrem 

da Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a objectividade da 

informação, a garantir os direitos ao bom nome, à reserva da intimidade da vida 

privada, à imagem e à palavra dos cidadãos e a defender o interesse público e a 

ordem democrática.”  



 

 

4 

 

10. Constata-se que a peça jornalística adopta um discurso que, em determinados 

pontos, pode ser considerado desfavorável a Marcos Aragão Correia: diz-se no título 

que o ora queixoso “tenta estragar o jantar de Amaral”; no corpo da notícia diz-se 

que o ora queixoso “terá feito um gesto obsceno para os convidados” e dá-se a 

entender que a presença do queixoso, “parado em frente ao restaurante, ao volante 

de um carro com mais dois ocupantes, cerca da meia-noite”, teve como intuito 

provocar uma reacção de Gonçalo Amaral e dos seus convivas. 

11. Refira-se que o carácter desfavorável ao Queixoso da construção do texto decorre, 

naturalmente, das fontes sobre as quais o mesmo assenta, nomeadamente a 

“testemunha” que disse ao “Correio da Manhã” que ameaçou Marcos Aragão 

Correia “depois de o ter visto fazer o gesto [obsceno para os convidados] ”. 

12. O Correio da Manhã alega que tentou diversificar as suas fontes, tendo encetado 

tentativas de contactar o Queixoso, sem que o tenha logrado. Aliás, na edição 

electrónica é expressamente referido que “O CM tentou ontem contactá-lo [Marcos 

Aragão Correia], mas tinha o telemóvel desligado.” 

13. De facto, era exigível a audição do queixoso, permitindo que o mesmo contraditasse 

os factos noticiados e expusesse a sua versão da realidade, acautelando, dessa forma, 

o rigor informativo da matéria noticiada, em cumprimento do dever “de ouvir as 

partes com interesses atendíveis”, imposto pelo artigo 14.º, n.º 1, alínea e) do 

Estatuto do Jornalista. Porém, os visados de determinada peça jornalística podem 

legitimamente prescindir do seu exercício, remetendo-se ao silêncio. Sempre que 

assim é, os envolvidos devem ter a consciência de que serão divulgados 

determinados factos que lhes dizem respeito, com uma configuração que omite 

aquela que seria a sua versão por escolha própria.  

14. No caso em análise, uma compreensão equilibrada dos acontecimentos imporia que 

o jornal envidasse todos os esforços que lhe permitissem a audição do ora queixoso, 

o que poderia, eventualmente, impor que a notícia fosse apenas divulgada em dia 

posterior, no sentido de permitir a realização de diligências adicionais com vista à 

audição Marcos Aragão Correia.  

15. Por último, refira-se que se tem por desnecessária a audição do jornalista Paulo 

Marcelino sobre toda a matéria constante da oposição do jornal, uma vez que não 



 

 

5 

 

existem divergências sobre a matéria de facto que possam ser esclarecidas pelo 

jornalista.  

 

IV. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa de Marcos Teixeira da Fonte Aragão Correia contra o 

jornal Correio da Manhã, por alegado incumprimento do dever de rigor, o Conselho 

Regulador da ERC, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea a), e 24.º, n.º 3, alínea 

a), dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, delibera dar provimento 

parcial à queixa e, em consequência, instar o jornal “Correio da Manhã” ao 

cumprimento do dever ético-legal “de ouvir as partes com interesses atendíveis” que 

pode impor que notícias desfavoráveis aos visados não sejam imediatamente divulgadas 

para que se realizem todas as diligências ao alcance do jornal com vista à audição dos 

visados. 

 

São devidos encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de conta, nos 

termos do artigo 11º, n.º 1, alínea a), e do Anexo V, do Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 

de Junho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de Março. 

 

Lisboa, 7 de Setembro de 2010 

 

O Conselho Regulador, 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


