
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

37/DR-I/2009 
 

 
 
 
 

Recurso de “ADB – Águas de Barcelos, S.A.” contra o jornal 
“Barcelos Popular” (II) 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

9 de Junho de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 37/DR-I/2009 

 

Assunto: Recurso de “ADB – Águas de Barcelos, S.A.” contra o jornal “Barcelos 

Popular” (II) 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

Em 21 de Agosto de 2008 deu entrada na ERC um recurso da empresa ADB – Águas de 

Barcelos, S.A., como Recorrente, contra o jornal “Barcelos Popular”, na qualidade de 

Recorrido. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto a alegada recusa, por parte do Recorrido, na publicação de 

um texto de resposta remetido pelo ora Recorrente. 

 

III. Factos apurados 

 

1. Na edição de 17 de Julho de 2008, o jornal “Barcelos Popular” publicou, na 

primeira página, o seguinte título “Vale do Neiva/ Obra parada há 15 dias”, o qual 

foi acompanhado de uma fotografia e do subtítulo: “AdB e empreiteiro não se 

entendem”. 

2. A notícia, desenvolvida na página 8 do jornal, era precedida do título “Vale do 

Neiva/ Obra parada há 15 dias por divergências nos preços” e do mesmo subtítulo. 

3. Analisando a notícia publicada verifica-se que a mesma dava conta da existência de 

divergências orçamentais entre o responsável pelas obras de instalação da rede 

pública de água em Aborim, Aguiar, Cossourado e Quintiães e a empresa Águas de 



 

2 

Barcelos, divergências essas que fizeram com que o primeiro não concluísse as 

empreitadas devidas. 

4. De acordo ainda com a notícia publicada, o problema estava relacionado com “a 

crise do petróleo que tem inflacionado o preço das matérias-primas”, o que obrigara 

o empreiteiro a renegociar os preços acordados com a ora Recorrente. 

5. Contudo, e passados 15 dias, ainda não havia uma decisão, “o que tem levado ao 

desespero os moradores destas freguesias e automobilistas que por lá passam. O BP 

esteve nos locais em questão e confirmou o péssimo estado dos pisos, com a 

agravante de, em alguns deles, colocar mesmo em causa a segurança das pessoas.” 

6. Tal afirmação era confirmada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Aborim, o 

qual se queixava de toda a situação, concluindo que “eles [empresa] querem é meter 

os tubos até às casas das pessoas para depois começarem a enviar as notificações. A 

minha vontade era pegar num altifalante e apelar a todos para que não liguem a 

água.” 

7. O artigo terminava dando conta que o jornal contactara a empresa Água de Barcelos 

para se pronunciar acerca de tal situação, sendo que a mesma se limitou a dizer que 

se tratava de um assunto de ordem interna. 

 

IV. Defesa do Recorrido 

 

8. Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Recorrido esclareceu 

que não tinha nada a acrescentar ao que já comunicara à Recorrente em 4 de Agosto 

de 2008. 

 

V. Normas aplicáveis 

 

9. É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta da Lei n.º 2/99, 

de 13 de Janeiro (Lei de Imprensa – doravante, LI), em particular no artigo 24º e 

seguintes. 



 

3 

10. Aplica-se, ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos artigos 59º e 60º dos Estatutos 

da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante, EstERC), 

atentas as atribuições e competências constantes, respectivamente, no artigo 8º, 

alínea f), e artigo 24º, n.º 3, alínea j), do mesmo diploma legal. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

11. O artigo que motivou o recurso para esta Entidade foi publicado na edição de 17 de 

Julho, sendo o leitor informado das divergências existentes entre o empreiteiro 

responsável pela instalação da rede pública de água e a empresa Águas de Barcelos. 

12. De acordo com a notícia, as obras estavam paradas há quinze dias, devido a 

“divergências nos preços” que se impunha sanar. 

13. O artigo incluía ainda o relato do Presidente da Junta de Freguesia de Aborim, o 

qual expressava o seu desagrado pelo atraso verificado e pelos perigos que tal 

situação causava aos moradores da zona. 

14.  A notícia finalizava informando que o jornal procurara ouvir a posição do ora 

Recorrente, mas que o mesmo se limitara a afirmar que se tratava de um assunto de 

ordem interna. 

15. O Recorrente insurge-se agora com o texto publicado, juntando, para o efeito, cópia 

do e-mail que trocara com o jornalista a propósito de tal assunto. 

16. Analisando o referido e-mail constata-se que, em 15 de Julho, o jornalista colocou 

as seguintes questões à Recorrente: “Porque razão o empreiteiro que estava a fazer a 

instalação da água e saneamento nestas freguesias abandonou os trabalhos? // Temos 

a informação de que houve um desentendimento com a Águas de Barcelos. É 

verdade?”. 

17. Por sua vez, o Recorrente limitou-se a responder que tal se trata de “um assunto de 

ordem interna que está a ser resolvido atempadamente.” 

18. Para além da cópia do e-mail que a Recorrente enviou a esta Entidade, foi ainda 

enviado o texto de resposta que aquele pretendeu ver publicado e onde se insurge 



 

4 

quanto ao tratamento dado em relação à informação apurada, uma vez que a notícia 

em causa abordou questões que não as colocadas no e-mail. 

19. De facto, e como afirma o Recorrente, o Recorrido não só referiu as divergências 

alegadamente existentes entre aquele e o empreiteiro, como abordou “muitos outros 

assuntos, tão diversos como pavimentações, reclamações de moradores, 

testemunhos de autarcas, natureza das redes de infra-estruturas, etc”.  

“Se o BP tivesse colocado à ADB questões sobre as pavimentações, teríamos muito 

gosto em ter respondido”. 

“(…) Numa atitude pouco responsável, o Barcelos Popular manipulou a informação 

prestada pela ADB, colocando-a no final da peça, como se fosse uma resposta da 

empresa a todas as questões levantadas do texto. Tal comportamento afigura-se 

prejudicial para o apuramento da verdade dos factos”. 

20. O texto continua afirmando que a notícia contém “incorrecções que, pela sua 

importância, importa esclarecer”, passando a apresentá-las. 

21. Por sua vez, e analisando a carta em que o Recorrido nega a publicação do texto de 

resposta, constata-se que tal se prende com o facto de o jornal ter tido “o cuidado de 

contactar a AdB sobre a matéria publicada na notícia em causa e a resposta que 

recebemos, como V. Exas. reconhecem, foi a de que se tratava de um “assunto de 

ordem interna”. 

22. Sustenta também que a Recorrente não poderia ignorar que os “desentendimentos 

que teriam com o empreiteiro e a consequente paragem das obras que daí adivinham 

trariam problemas às populações afectadas pelas obras”, terminando a sua resposta 

com o argumento de que o texto do Recorrente “contém expressões ofensivas”. 

23. Nos termos do artigo 24º, n.º 1, da Lei de Imprensa, “tem direito de resposta nas 

publicações periódicas qualquer pessoa singular ou colectiva (…) que tiver sido 

objecto de referências, ainda que indirectas, que possam afectar a sua reputação e 

boa fama”. 

24. Conforme entendido na Directiva sobre Direito de Resposta, aprovada pelo 

Conselho Regulador da ERC em 12 de Novembro de 2008, “a apreciação do que 

possa afectar a reputação e boa fama dever ser efectuada segundo uma perspectiva 



 

5 

prevalecentemente subjectiva, de acordo com a óptica do visado, ainda que dentro 

dos limites da razoabilidade”. 

25. Sendo admissível que a Recorrente se sentisse ofendida na sua “reputação e boa 

fama” pelas observações feitas no artigo em causa, em que a empresa é acusada de 

pôr em perigo a segurança da população da zona, há que reconhecer-lhe 

legitimidade para o exercício do direito consagrado no artigo 24º, n.º 1, da Lei de 

Imprensa, com a consequente publicação dos esclarecimentos por ela tidos como 

necessários à apreensão da sua “verdade pessoal”. 

26. Contudo, cumpre apreciar o argumento do Recorrido, segundo o qual o Recorrente 

teve oportunidade de se pronunciar acerca dos factos, tendo optado por apenas dizer 

que se tratava de um assunto “de ordem interna”. 

27. Resulta claro da troca de e-mails a que esta Entidade teve acesso que o Recorrido 

apenas perguntou ao Recorrente se confirmava a existência de divergências com o 

empreiteiro e quais os motivos que o levaram a abandonar os trabalhos. 

28. Em momento algum é perguntado ou sequer insinuado se o facto de a obra estar 

parada estava a criar problemas para as populações visadas e qual o motivo da 

demora. 

29. Acresce que o Recorrido, ao publicar, no final do artigo vertente - após informar o 

leitor das divergências em causa, dos transtornos que as mesmas estavam a causar a 

todos os residentes da área e da acusação do Presidente da Junta de Freguesia contra 

as Águas de Barcelos –, a afirmação de que a Recorrente fora contactada, mas que 

se escusara em torno de se tratar de um assunto de ordem interna, mais não faz do 

que induzir o leitor a acreditar que o mesmo fora ouvido acerca de todos os factos 

alegados, sem que tivesse aduzido quaisquer elementos que os contradissessem. 

30. Contudo, resulta claro do e-mail que a Recorrente facultou que não lhe foi colocada 

qualquer questão relacionada com os perigos que tal atraso estaria a causar. 

31. Conforme refere Vital Moreira, in “O Direito de Resposta na Comunicação Social”, 

Coimbra Editora, 1994, pág. 105, “(…) o conteúdo da resposta pertence 

soberanamente ao autor da resposta. Ele pode limitar-se a um seco desmentido – do 



 

6 

tipo «desminto», «é falso», «não é verdade», «não proferi as referidas declarações» - 

ou optar por uma desenvolvida explicação, dentro do espaço disponível”. 

32. Considerando que a Recorrente não poderia prever que a notícia em que o jornal 

estava a trabalhar incluía outros aspectos que não os abordados no e-mail trocado, e 

que a sua afirmação foi inserida no artigo como se se referisse a todos os assuntos 

abordados, não prevalecem os argumentos do Recorrido. 

33. Também não pode proceder o argumento de que o texto de reposta contém 

“expressões ofensivas”, uma vez que o mesmo se limita a criticar o comportamento 

do jornal e a apresentar a versão dos factos do ponto de vista do Recorrido. 

34. Por último, e no que se refere ao argumento invocado pelo Recorrido, em que afirma 

que os direitos de resposta não são pagos, como quer fazer crer a Recorrente, bem 

sabe aquele que tal está relacionado com os artigos 25º, n.º 4, e 26º, n.º 1, da Lei de 

Imprensa: quando o texto de resposta exceder as 300 palavras ou a da parte do 

escrito que a originou, se for superior, deverá a parte restante ser publicada “por 

remissão expressa, em local conveniente à paginação do periódico e mediante 

pagamento equivalente ao da publicidade comercial redigida”. 

35. A recusa de publicação do texto da Recorrente é, pelas razões precedentemente 

expostas, infundada, com todas as legais consequências. 

36. No entanto, não se pode deixar de entender que o texto de resposta remetido contém 

expressões desprimorosas, nomeadamente ao afirmar que o jornal teve uma “atitude 

pouco responsável” e que houve uma “evidente manipulação e uso abusivo da 

informação prestada”. 

37. Acresce que a afirmação constante no penúltimo parágrafo do texto de resposta não 

tem qualquer relação directa com o artigo que o motivou, pelo que, à semelhança do 

referido no ponto 36., a mesma deverá ser eliminada. 

38. Face ao exposto, e considerando que, nos termos do artigo 25º, n.º 4, da Lei de 

Imprensa, “o conteúdo da resposta ou da rectificação é limitado pela relação directa 

e útil com o escrito ou imagem respondidos, não podendo (…) conter expressões 

desproporcionadamente desprimorosas ou que envolvam responsabilidade 



 

7 

criminal”, é a Recorrente convidada a expurgar do seu texto de resposta as 

passagens atrás assinaladas. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso de ADB – Águas de Barcelos, S.A., contra o jornal 

“Barcelos Popular”, por alegada recusa de publicação do texto de resposta, 

relativamente a um artigo neste publicado, na sua edição de 17 de Julho de 2008, com o 

título “Vale do Neiva/ Obra parada há 15 dias/ AdB e empreiteiro não se entendem”, o 

Conselho Regulador delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8º, alínea f), e 24º, n.º 3, 

alínea j), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

1. Reconhecer a titularidade do direito de resposta à Recorrente, expurgado o 

texto de resposta das expressões excessivamente desprimorosas (nomeadamente, 

no 6º§, “numa atitude pouco responsável” e “manipulou”, e no 7º§ “além desta 

evidente manipulação e uso abusivo da informação prestada”) e das expressões 

que revelam ausência de correspondência e adequação entre o texto respondido e 

o texto de resposta (no 10º§, o último período, a partir de “tanto mais…”); 

2. Determinar ao jornal “Barcelos Popular” a inserção do texto de resposta, uma 

vez corrigido à luz do determinado no ponto anterior, nos termos do artigo 26º 

da Lei de Imprensa, acompanhado da menção de que tal publicação decorre de 

determinação da ERC 

3. Advertir o ora Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no 

cumprimento da publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária 

compulsória prevista no artigo 72º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro. 

 

 

 

 



 

8 

Lisboa, 9 de Junho de 2009 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Rui Assis Ferreira 


