
Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

39/DR-I/2010 

 

 

Queixa e recurso do director de Planeamento e Controlo da 

empresa “EPUL – Empresa Pública de Urbanização de 

Lisboa”, Jorge Manuel Alves Ferreira, contra o jornal 

“Público” 

Lisboa 

31 de Agosto de 2010



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 39/DR-I/2010 

 

Assunto: Queixa e recurso do director de Planeamento e Controlo da empresa 

“EPUL – Empresa Pública de Urbanização de Lisboa”, Jorge Manuel 

Alves Ferreira, contra o jornal “Público”. 

 

I. Identificação das Partes 

Em 26 de Abril de 2010 deu entrada na ERC uma participação do director de 

Planeamento e Controlo da “EPUL - Empresa Pública de Urbanização de Lisboa”, Jorge 

Alves Ferreira, como Queixoso, contra o jornal “Público”, na qualidade de Denunciado.  

 

II. Objecto da participação 

A participação – tal como concretizada, por solicitação da ERC, em comunicação da 

EPUL aqui recebida a 10 de Julho, tem como objecto a alegada violação dos princípios 

ético-legais a que o Denunciado está obrigado, assim como o alegado desrespeito, por 

parte deste, das exigências formais relativas à publicação do texto de resposta. 

 

III. Factos apurados 

 

1. Na edição de 26 de Março de 2010, o jornal “Público” publicou um artigo com o 

seguinte título: “EPUL quer vender casas para jovens com um método que fará subir 

os preços”. 

2. Esse título era precedido da seguinte afirmação: “Contestada a substituição do 

sorteio de habitações por venda em carta fechada”. 



 

2 

 

3. A seguir ao título constava a frase “Em oferta por carta fechada, os filhos dos pais 

abastados podem colocar ofertas bem acima do preço de mercado”, lê-se numa carta 

dirigida ao presidente da Câmara de Lisboa.” 

4. A notícia afirmava que a EPUL queria vender 88 casas para jovens por um sistema 

do tipo hasta pública, em vez do habitual sorteio. Este método tinha já sido alvo de 

reclamações por parte de alguns interessados, uma vez que poderia fazer subir os 

preços de um programa que tem como objectivo permitir aos jovens arranjar casas 

mais baratas. 

5. Assim, numa carta que tinha sido enviada nesse mês ao presidente da Câmara 

Municipal de Lisboa, um interessado explicava que “em oferta por carta fechada, os 

filhos dos pais abastados podem colocar ofertas bem acima do preço de mercado, 

para poder fazer negócio” posteriormente, findo o prazo durante o qual o imóvel não 

pode ser vendido a terceiros. 

6. A notícia informa que os apartamentos em questão situam-se em Entrecampos, nas 

proximidades da antiga Feira Popular, e no Paço do Lumiar, destinando-se a pessoas 

entre os 18 e os 35 anos. Foram sorteados uma vez, mas os atrasos na construção 

levaram os jovens a quem tinham sido atribuídos inicialmente a desistirem dos 

apartamentos. As casas do Paço do Lumiar ainda não estão prontas, apesar de terem 

sido sorteadas há perto de sete anos e de os jovens terem entregado milhares de 

euros à EPUL para as pagarem. 

7. Numa segunda parte da notícia, com o subtítulo “Empresa com má fama”, refere-se 

que o Público tentou saber junto da EPUL detalhes sobre a venda das 88 casas, cujo 

arranque estava marcado para o início da semana seguinte, mas que foi adiado 

devido à controvérsia do sistema de licitação em carta fechada a partir de um valor-

base fixado pela empresa municipal. 

8. De acordo com a notícia, a resposta da EPUL pouco ou nada esclarecia: “A empresa 

tem a intenção de lançar um concurso EPUL Jovem nas próximas semanas. O 

assunto está em análise no conselho de administração.” No entanto, a loja de vendas 

da EPUL, em Telheiras, estava a informar todos os interessados que a venda dos 



 

3 

 

apartamentos seria efectivamente levada a cabo através de propostas em carta 

fechada partindo de um valor-base. 

9. O artigo afirma que a EPUL, envolvida em vários escândalos que acabaram por 

contribuir para a queda da Câmara de Lisboa em 2007, continua, três anos depois, a 

gozar de má fama, apesar das mudanças de administradores que se seguiram. 

10. Assim, “se dúvidas houvesse desse facto, a questão que deixa a carta escrita pelo 

jovem ao presidente da câmara é elucidativa: “A duas semanas do prazo de abertura 

das inscrições para o concurso [de venda de casas] ainda não existia informação no 

site da empresa. O concurso é aberto a todos ou apenas aos amigos dos 

colaboradores da EPUL que têm conhecimento dos prazos?” 

11.  Por fim, a notícia refere que “[O] facto de qualquer jovem se poder candidatar às 

casas da EPUL, independentemente do seu nível de rendimentos, tem sido uma das 

fragilidades do programa. Outra relaciona-se com o facto de parte das casas 

atribuídas serem usadas como fonte de rendimento pelos seus proprietários, que as 

alugam clandestinamente ou vendem.” 

12. No dia 31 de Março de 2010, o director de planeamento e controlo da EPUL enviou 

ao Denunciado um texto de resposta e rectificação, o qual foi publicado no dia 2 de 

Abril de 2010 em simultâneo e na mesma página em que foi publicado outro artigo 

sobre o mesmo tema, com o título “EPUL anuncia venda de casas ignorando 

recomendação do vereador do Urbanismo”. 

13. O artigo que consta da mesma página na qual foi publicado o texto de resposta 

refere que Manuel Salgado, vereador do Urbanismo e vice-presidente da Câmara de 

Lisboa, defende que as casas para jovens da EPUL devem ser arrendadas em vez de 

vendidas, para evitar a especulação imobiliária, e garante que deu indicações à 

administração daquela empresa para que estudasse a hipótese de arrendamento. 

14. No entanto, de acordo com a notícia, a EPUL anunciou que ia vender “a breve 

prazo”, e por sorteio, cerca de 80 habitações em Entrecampos e no Paço do Lumiar. 

15. A notícia refere que Manuel Salgado afirmou que não era isso que estava 

combinado quando foi confrontado com o anúncio da EPUL, que esclarecia que as 

fracções seriam alienadas com um “período mínimo de retenção de cinco anos”, 



 

4 

 

durante o qual as casas não podem mudar de proprietário, e remetia para 14 de Abril 

a aprovação definitiva das “normas, preços e outras condições” do concurso. 

16. No entanto, horas antes de a agência Lusa divulgar a nota de imprensa da EPUL, 

“Manuel Salgado garantia que ainda não estava decidido qual o método de venda 

das casas em Entrecampos e no Paço do Lumiar. E acrescentou que tinha duas 

hipóteses em cima da mesa: manter a venda por sorteio com preço fixo ou mudar 

para o arrendamento.” 

17. Na segunda parte da notícia, com o título “Alugar é mais saudável”, desenvolve-se o 

entendimento de Manuel Salgado no sentido de que o arrendamento dos 

apartamentos da EPUL seria a melhor solução para evitar a especulação imobiliária. 

A ideia seria transferir as casas da EPUL em bloco para uma entidade financeira, 

que passaria a receber as rendas com valores abaixo dos de mercado. O rendimento 

poderia ser um dos critérios para a escolha dos arrendatários desses fogos.  

18. Acrescenta-se que Manuel Salgado adiantou ter dito à administração da EPUL que o 

método de licitação em carta fechada não era para avançar. 

19. Por último, a notícia refere que, “segundo Manuel Salgado, para os próximos anos 

estão já projectados outros 1400 fogos, em locais como a Quinta José Pinto, em 

Campolide, e o Vale de Santo António. Quanto ao empreendimento para jovens no 

Martim Moniz, que o vereador admite ser “uma história triste” que se arrasta há 

quase dez anos, prevê-se que a obra actualmente parada seja retomada no fim de 

2010.” 

20. Considerando que a forma como o texto de resposta foi publicado subvertia o 

disposto na Lei de Imprensa, o director de Planeamento e Controlo da EPUL 

solicitou ao Denunciado que procedesse à republicação do texto de resposta e 

rectificação no dia 7 de Abril de 2010. 

21. O Denunciado acusou oficialmente a recepção deste pedido no dia 9 de Abril de 

2010, não tendo, contudo, republicado o referido texto até à data. 

22. Para além disso, o director de Planeamento e Controlo da EPUL apresentou uma 

queixa ao Provedor do Leitor do jornal “Público”, cuja resposta foi publicada em 18 

de Abril de 2010. 



 

5 

 

 
IV. Argumentação do Queixoso 

 

23. O Queixoso solicita a intervenção da ERC, com os seguintes fundamentos: 

a) A publicação do texto de resposta na mesma página em que foi publicado um 

artigo de fundo sobre o mesmo tema subverte o disposto na Lei de Imprensa e a 

orientação constante da Directiva 2/2008 aprovada pelo Conselho Regulador da 

ERC, pelo que o texto de resposta deve ser novamente publicado; 

b) Com efeito, o texto de resposta foi publicado “juntamente com um novo e vasto 

artigo que pretendeu versar o mesmo assunto em causa, e que (…) apenas serviu 

para ridicularizar, minimizar, apagar e tornar totalmente irrelevante o direito que 

assistia à EPUL de se defender”; 

c) O texto de resposta foi, assim, “literalmente “esmagado” ao fundo de um longo 

artigo sobre o mesmo tema, que voltava a insistir na informação falsa que 

originou o Direito de Resposta e de Rectificação da EPUL”; 

d) O Denunciado “pretendeu produzir uma argumentação objectiva ao nosso 

Direito de Resposta e de Rectificação, subvertendo grosseiramente a Lei de 

Imprensa que, no seu artigo 26.º, n.º 3, afirma que a publicação do texto de 

resposta ou de rectificação é “feita na mesma secção, com o mesmo relevo e 

apresentação do escrito ou imagem que tiver provocado a resposta ou 

rectificação, de uma só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo ser 

precedida da indicação de que se trata de direito de resposta ou rectificação” 

orientação que complementa no n.º 6 do mesmo artigo dizendo que “No mesmo 

número em que for publicada a resposta ou a rectificação só é permitido à 

direcção do periódico fazer inserir uma breve anotação à mesma, da sua autoria, 

com o estrito fim de apontar qualquer inexactidão ou erro de facto contidos na 

resposta ou na rectificação, a qual pode originar nova resposta ou rectificação”;  

e) Para além disso, o Denunciado não observou os princípios ético-legais a que está 

obrigado, uma vez que afirma categoricamente, sem provar e sem indicar 

qualquer fonte de informação, que a EPUL é uma “empresa com má fama”, 

“apesar das mudanças de administradores”; 



 

6 

 

f) Assim, o Denunciado colocou em causa, objectivamente, o bom nome da 

empresa, ao difundir juízos de valor que se consideram maliciosos, construídos 

com o objectivo de provocar sensação e alarme; 

g) A autora do artigo limitou-se, posteriormente, a explicar perante o Provedor do 

Público (vide resposta da jornalista Ana Henriques ao Provedor do Público, 

disponível em http://blogs.publico.pt/provedor/), que tais considerações teriam 

por base e fundamento os artigos que ela própria escreveu e uma carta anónima; 

h) Note-se que, “tendo sido solicitada pela CML à EPUL uma resposta à 

reclamação da carta apócrifa, a EPUL constatou que a morada que lhe foi 

fornecida não correspondia a uma localização existente e que o nome que nos foi 

dado também não constava da nossa base de dados de clientes, ao contrário do 

que se afirma na própria “carta” de que se tratava de um cliente habitual da 

empresa que com ela mantinha contactos regulares”; 

i) Estranha ainda a argumentação da jornalista que justifica a afirmação de que a 

EPUL é uma empresa com má fama com (i) duas notícias suas chamando a 

atenção para os comentários que receberam on-line, (ii) três blogues, 

questionáveis para efeitos de rigor jornalístico, (iii) um fórum assente no insulto 

gratuito, (iv) um artigo da jornalista sobre a opinião de um fiscalista e (v) casos 

políticos que envolvem a CML e sobre os quais a EPUL nada tem a ver e que 

nem sequer respeitam a presunção de inocência de pessoas e instituições em 

relação a matérias sobre as quais ainda não existe decisão judicial. 

 

V. Defesa do Denunciado 

 

24. Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Denunciado esclareceu 

que: 

a) Publicou o texto de resposta nos termos da lei; 

b) Não estava, naturalmente, impedido de continuar a produzir informação 

sobre a matéria em causa, sendo relevantes as declarações do vereador do 



 

7 

 

Urbanismo que constam da notícia publicada no mesmo dia da publicação do 

direito de resposta; 

c) Não tinha qualquer fundamento nem sentido, factual ou legal, a solicitada 

republicação do direito de resposta; 

d) Se o queixoso entendesse responder às declarações constantes da nova 

notícia, podia fazê-lo através de novo direito de resposta ou rectificação. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

A. Do direito de resposta 

 

25.  De acordo com o disposto no n.º 1 do artigo 24.º da Lei de Imprensa, aprovada pela 

Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro, na versão dada pela Lei n.º 18/2003, de 11 de Junho, 

tem direito de resposta nas publicações periódicas qualquer pessoa singular ou 

colectiva, organização, serviço ou organismo público, bem como o titular de 

qualquer órgão ou responsável por estabelecimento público, que tiver sido objecto 

de referências, ainda que indirectas, que possam afectar a sua reputação e boa fama. 

26. Embora se pudesse suscitar a questão da legitimidade do respondente – o director de 

Planeamento e Controlo da EPUL, e não a própria EPUL, enquanto pessoa 

colectiva, devidamente representada por quem se encontrasse habilitado para tanto –

, certo é que a publicação, pelo Denunciado, do texto em causa, no exercício do 

direito de resposta, fez precludir qualquer invocação daquele eventual vício. 

27. Cumpre assim verificar, essencialmente, se a publicação do texto de resposta 

cumpriu os requisitos previstos na Lei de Imprensa. 

28. O n.º 3 do artigo 26.º da Lei de Imprensa determina que a publicação é gratuita e 

feita na mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito ou imagem 

que tiver provocado a resposta ou rectificação, de uma só vez, sem interpolações 

nem interrupções, devendo ser precedida da indicação de que se trata de direito de 

resposta ou rectificação. 



 

8 

 

29. O texto de resposta foi publicado na mesma secção do jornal, com o mesmo tipo de 

letra e na mesma zona da página do escrito respondido, de uma só vez e sem 

interpolações nem interrupções, e foi precedido da indicação de que se tratava de 

direito de resposta. 

30. Quanto ao relevo dado ao texto de resposta, torna-se manifesto que não é 

exactamente o mesmo que foi dado ao texto respondido, uma vez que o título deste 

foi escrito numa letra de tamanho bastante superior à da fonte usada no título do 

texto de resposta. 

31. Para além disso, verifica-se que a peça respondida ocupou a totalidade da página do 

jornal, quando é certo que a réplica teve que partilhar esse mesmo espaço com uma 

outra peça jornalística, também ela paginada com um relevo bastante superior. 

32. No entanto, não se considera que a desproporção entre o relevo dado ao texto 

respondido e à resposta seja de tal ordem que justifique, hoje em dia,  a republicação 

desta última. 

33. Por outro lado, o n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa dispõe que, no mesmo 

número em que for publicada a resposta ou a rectificação, só é permitido à direcção 

do periódico fazer inserir uma breve anotação à mesma, da sua autoria, com o estrito 

fim de apontar qualquer inexactidão ou erro de facto contidos na resposta ou na 

rectificação, a qual pode originar nova resposta ou rectificação. 

34. O Queixoso considera que a publicação de uma notícia sobre as declarações do 

vereador Manuel Salgado, defendendo o arrendamento dos apartamentos da EPUL e 

manifestando-se contra a venda por licitação em carta fechada, na mesma página 

que o texto de resposta constitui uma anotação da direcção do periódico, a qual, 

dada a sua extensão, violaria o disposto no n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa. 

35. Por sua vez, o Denunciado entende que não está impedido de publicar notícias sobre 

a EPUL, sendo relevantes as declarações do vereador do urbanismo que constam da 

notícia publicada no mesmo dia da publicação do texto de resposta. 

36. A este respeito, a alínea g) do Ponto 4.1 da Directiva 2/2008, aprovada pelo 

Conselho Regulador da ERC em 12 de Novembro de 2008, sobre a publicação de 

textos de resposta e de rectificação na Imprensa, esclarece que “na mesma edição 



 

9 

 

em que for publicada a resposta ou a rectificação, não poderá ser publicado, 

independentemente do local de inserção, qualquer conteúdo, mesmo sob a forma de 

texto jornalístico, que possa ser entendido como uma contra-argumentação ou 

desqualificação da resposta ou da rectificação, ou do seu autor.” 

37. Idêntica orientação tinha sido já preconizada, aliás, pela Alta Autoridade para a 

Comunicação Social, no Relatório ao Plenário da AACS, sobre “O Direito de 

Resposta e o Direito de Rectificação na Alta Autoridade”, de 1 de Outubro de 2004. 

38.  

39. O artigo em apreço relata novos factos sobre o processo de venda dos apartamentos 

da EPUL, citando as declarações do vereador Manuel Salgado no sentido de que 

seria mais saudável alugar os fogos em vez de os vender, para evitar eventuais 

especulações imobiliárias. Assim, esta peça acaba por constituir uma contra-

argumentação do texto de resposta, no qual a EPUL rejeita a acusação de que 

milhares de jovens que beneficiaram dos concursos EPUL jovem tenham usado as 

casas que compraram para subalugar ou vender.  

40. Para além disso, a notícia refere, no sétimo parágrafo, que “há uma semana, o 

Público noticiou que a EPUL se preparava para colocar à venda 88 habitações 

através do método de licitação em carta fechada, depois de ter confirmado que era 

essa a informação que estava a ser dada aos interessados na loja da empresa, em 

Entrecampos. Sobre isto, Manuel Salgado adiantou ter dito à administração da 

empresa que essa modalidade de venda não era para avançar”. Recorda-se, assim, 

aos leitores a informação divulgada na notícia respondida e aproveita-se para 

conferir veracidade a esta notícia, descredibilizando o texto de resposta. 

41. Deste modo, considera-se que a publicação de uma notícia sobre a venda dos 

apartamentos da EPUL, na mesma edição e página em que foi publicado o texto de 

resposta, violou  o disposto no n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa. 

 

B. Da falta de rigor informativo  

 



 

10 

 

42. O Queixoso insurge-se contra a notícia com o título “EPUL quer vender casas para 

jovens com um método que fará subir os preços”, e, em particular, com o subtítulo 

da notícia “Empresa com má fama”, uma vez que o Denunciado afirma 

categoricamente, e sem provar, que a EPUL é uma empresa com má fama.  

43. Ao abrigo do artigo 1.º da Lei de Imprensa e dos artigos 37.º e 38.º da Constituição 

da República Portuguesa, é garantida a liberdade de imprensa, a qual abrange o 

direito de informar, de se informar e de ser informado. 

44. A liberdade de imprensa apenas pode ser limitada, nos termos do artigo 3.º da Lei de 

Imprensa, de forma a salvaguardar o rigor e a objectividade da informação, a 

garantir os direitos ao bom nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem 

e à palavra dos cidadãos e a defender o interesse público e a ordem democrática. 

45. No mesmo sentido, a alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto de Jornalista, 

aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, dispõe que é dever fundamental dos 

jornalistas informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando 

claramente os factos da opinião; 

46. Finalmente, o Ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses, 

aprovado em 4 de Maio de 1993, dispõe que o jornalista deve relatar os factos com 

rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade, assim como os factos devem ser 

comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. 

47. A notícia afirma que “envolvida em vários escândalos que acabaram por contribuir 

para a queda da Câmara de Lisboa em 2007, a EPUL continua, três anos depois, a 

gozar de má fama, apesar das mudanças de administradores que se seguiram. Se 

dúvidas houvesse desse facto, a questão que deixa a carta escrita pelo jovem ao 

presidente da câmara é elucidativa: ‘A duas semanas do prazo de abertura das 

inscrições para o concurso [da venda de casas] ainda não existia informação no site 

da empresa. O concurso é aberto a todos ou apenas aos amigos dos colaboradores da 

EPUL que têm conhecimento dos prazos?’” 

48. A utilização da expressão “má fama” tem claramente uma conotação negativa, pelo 

que o Denunciado deveria revelar mais cuidado na utilização de tal expressão, 

reservando-a para situações sustentadas em fontes fidedignas e representativas.  



 

11 

 

49. De facto, é claramente insuficiente a citação de uma carta anónima para justificar 

essa “má-fama”, como sucede nesta notícia (“se dúvidas houvesse desse facto”), 

embora o jornal tenha tido o cuidado de ressalvar que se tratava da opinião de uma 

pessoa que se recusou identificar. 

50. Para além disso, a acusação feita pelo subscritor da carta enviada à Câmara 

Municipal de Lisboa não tem fundamento, uma vez que, de acordo com a EPUL, 

esta apenas pode anunciar as condições do concurso no seu site após o lançamento 

da campanha de vendas, o qual ainda não tinha sido decidido pelo conselho de 

administração na data da publicação da notícia. 

51. Acresce que não foi dado cumprimento ao disposto na alínea e) do n.º 1 do artigo 

14.º do Estatuto do Jornalista, uma vez que não foram ouvidos os membros do 

conselho de administração da EPUL sobre a acusação feita na carta citada no artigo 

em apreço. 

52. Do mesmo modo, os comentários e blogues nos quais a jornalista afirma ter-se 

baseado para afirmar que a EPUL é uma “empresa com má-fama” não revelam a 

credibilidade necessária para sustentar tal afirmação. 

53. Refira-se ainda que essa expressão assume um conteúdo vago na notícia em apreço, 

pois não é perceptível de que fama a EPUL goza, apenas que a mesma é “má”. 

54. Assim, é inaceitável a utilização do título “empresa com má fama” e a citação de 

uma afirmação que se revela lesiva para a EPUL, apoiada numa carta de uma fonte 

anónima, sem ter sido averiguado se a EPUL já poderia publicar informações sobre 

o concurso. 

55. Considera-se, pois, que o Denunciado deveria ter evitado a utilização dessa 

expressão, sobretudo como subtítulo de uma notícia. 

 
VII. Deliberação 

Tendo apreciado uma participação do director de Planeamento e Controlo da EPUL 

contra o jornal “Público”, por violação do dever de rigor informativo e pela publicação 

de um texto de resposta com alegado desrespeito pelo estatuído na Lei de Imprensa 

relativamente a um artigo publicado na edição de 26 de Março de 2010 do referido 



 

12 

 

jornal, com o título “EPUL quer vender casas para jovens com um método que fará 

subir os preços”, o Conselho Regulador delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, 

alíneas d) e f), 24.º, n.º 3, alíneas a) e j), e 55.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela 

Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

1. Considerar que as concretas condições em que foi publicado o texto de resposta 

se mostram violadoras do disposto nos n.ºs 3 e 6 do artigo 26.º da Lei de 

Imprensa; 

 

2. Proceder, consequentemente, à abertura do correspondente processo de contra-

ordenação contra o jornal “O Público”, nos termos do disposto no artigo 35.º, n.º 

1, alínea b) da Lei de Imprensa; 

 
3. Considerar procedente a queixa apresentada por quebra de rigor informativo, e 

instar consequentemente o jornal “Público” à integral observância das normas 

ético-legais aplicáveis nessa matéria. 

 
É devido o pagamento de encargos administrativos pelo jornal “Público”, nos termos do 

disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º do Regime de Taxas da ERC, aprovado pelo 

Decreto-lei n.º 70/2009, de 31 de Março, e nas verbas 27 e 28 do Anexo V do mesmo 

diploma legal, no valor de 4,5 Unidades de Conta. 

Lisboa, 31 de Agosto de 2010 

O Conselho Regulador da ERC 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 
Rui Assis Ferreira 


