
Conselho Regulador da

Entidade Reguladora para a 

 

 

3

Decisão contra a Artur Marques de Oliveira, Lda., proprietária 

do “Jornal de Santo Thyrso”

 

 

 

 

 

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Decisão 

3/PC/2011 

a Artur Marques de Oliveira, Lda., proprietária 

do “Jornal de Santo Thyrso” 
 

Lisboa 

24 de Fevereiro de 2011

omunicação Social 

a Artur Marques de Oliveira, Lda., proprietária 



 
 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Processo contra-ordenacional 

 

Em processo de contra-ordenação instaurado pelo Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) em 9 de Janeiro de 2008, 

ao abrigo das competências cometidas a esta Entidade, designadamente as 

previstas nos artigos 24º, n.º 3, alínea ac), e 67º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, conjugadas com o artigo 34º do 

Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro, é notificada a Artur Marques de 

Oliveira, Lda., proprietária do “Jornal de Santo Thyrso”, com sede no Largo do 

Coronel Baptista Coelho, 32, 4780-370 Santo Tirso, da  

 

Decisão 3/PC/2011 

 

Conforme consta do processo, a Arguida Artur Marques de Oliveira, Lda., proprietária 

do “Jornal de Santo Thyrso”, vem acusada da prática de contra-ordenação nos termos 

seguintes: 

 

1. No dia 26 de Julho de 2007, a ERC recebeu um recurso de Alírio António de Sousa 

Canceles, Presidente da Comissão Política do PSD de Santo Tirso (doravante, 

Recorrente), contra o “Jornal de Santo Thyrso” por denegação do exercício do 

direito de resposta. 

 

2. Na edição de 6 de Julho de 2007, o semanário “Jornal de Santo Thyrso” publicou, 

na página 17, uma peça jornalística intitulada “Supremo Tribunal de Justiça 

confirma decisões de 1ª Instância e da Relação que haviam condenado o Estado a 

pagar seis milhões de euros ao Município de Santo Tirso pela criação do concelho 

da Trofa”, seguida do subtítulo “«A culpa não pode morrer solteira… Marques 

Mendes não pode meter a cabeça debaixo da areia…», disse Castro Fernandes.” 

 



 
 

2 
 

3. A notícia versa sobre a acção judicial proposta pela Câmara Municipal de Santo 

Tirso contra o Estado Português, por prejuízos causados pela criação e 

autonomização do Município da Trofa, citando declarações do Presidente da 

Câmara de Santo Tirso que atribui ao PSD e a Luís Marques Mendes a autoria da 

proposta de lei que viria a ser aprovada para a criação do Município da Trofa. 

 

4. Na mesma página foi publicada uma “Nota Final”, na qual são identificados os 

partidos políticos que votaram favoravelmente a lei de criação do Município da 

Frota – onde consta o PSD -, acusando os seus deputados de precipitação e 

irresponsabilidade. 

 

5. Entendeu o Recorrente, actuando em representação dos membros do PSD visados, 

que a publicação da notícia afectou a reputação e boa fama destes, razão pela qual 

exerceu o direito de resposta, enviando no dia 13 de Julho, por carta registada e com 

aviso de recepção, um texto para publicação “ao abrigo da lei de imprensa e no que 

concerne ao direito de resposta e reacção”. 

 

6. Através da carta datada de 25 de Julho, e recepcionada no dia 30 do mesmo mês, a 

Direcção do jornal recusou a publicação do texto enviado, alegando que o texto 

remetido apenas poderia ser enquadrado enquanto artigo de opinião, já que o “texto 

publicado a que se refere, em nada afecta essa reputação ou boa fama”. 

 

7. Analisada a peça original, o Conselho Regulador da ERC constatou que a mesma 

continha referências directas às estruturas representativas, locais e nacionais, do 

PSD que, atendendo ao tom e expressões usadas, eram susceptíveis de afectar a 

reputação e boa fama do grupo de pessoas em causa. 

 

8. Logo por aí foi verificada a legitimidade do Recorrente, enquanto representante da 

estrutura local do PSD, para exercer o direito de resposta relativamente à notícia 

publicada, à luz do disposto no artigo 24º, n.º 1, da Lei de Imprensa. 

 



 
 

3 
 

9. O direito de resposta foi exercido dentro do prazo de 30 dias previsto para o efeito, 

tendo o Recorrente mencionado expressamente a Lei de Imprensa e invocado, 

concretamente, o exercício do direito de resposta, identificando ainda o artigo que 

estava na origem do seu pedido. 

 

10. Da análise efectuada pela ERC resulta que só os parágrafos 7º e 8º do texto de 

resposta estão numa relação directa e útil com o texto respondido, razão pela qual o 

Conselho Regulador da ERC determinou a “conformação do texto, pelo Recorrente, 

às exigências legais” (v. ponto VIII, 2. da Deliberação n.º 7/DR-I72008). 

 

11. O artigo 26º, n.º 7, da Lei de Imprensa define as situações em que é possível à 

direcção do jornal recusar a publicação do texto de resposta, impondo que, nessas 

circunstâncias, o interessado seja informado, por escrito, dos fundamentos da recusa 

dentro de um determinado prazo após a recepção da resposta (10 dias, no caso de se 

tratar de semanário). 

 

12. A Arguida não cumpriu a exigência legal aplicável ao procedimento a adoptar em 

caso de recusa de publicação da resposta, qual seja o dever de fundamentação da 

mesma, pelo que tal recusa é, assim, infundada e ilegal, visto que violou o disposto 

no artigo 26º, n.º 7, da Lei de Imprensa. 

 

13. De referir ainda que o desrespeito pela direcção do jornal das obrigações legais, 

decorrentes do exercício do direito de resposta, já havia ocorrido anteriormente, por 

diversas vezes, em circunstâncias em tudo idênticas à actual (v. Deliberações 3/DR-

I/2008, 5/DR-I/2008 e 6/DR-I/2008, todas de 9 de Janeiro). 

 

14. De salientar também que quer o recurso em causa, quer anteriores, foram 

apresentados pelo Presidente da Comissão Política do PSD de Santo Tirso, Alírio 

António de Sousa Canceles, o que evidencia que a direcção do jornal deu, em todos 

os casos, o mesmo tratamento ao texto de resposta por aquele enviado. 

 



 
 

4 
 

15. Através do ofício n.º 9985/ERC/2010, de 10 de Setembro, foi a Arguida notificada 

da Acusação, para efeitos de exercício do seu direito de defesa, tendo sido 

informada do direito que lhe assistia e em conformidade convidada a, querendo, 

apresentar os elementos de defesa que considerasse relevantes. 

 

16.  Em 29 de Setembro de 2010, já após o prazo legalmente estabelecido para se 

pronunciar, a Arguida apresentou defesa escrita, alegando, em síntese, que: 

a) O Recorrente enviou, ao abrigo do direito de resposta, um texto, embora não 

invocasse “as frases ou palavras do texto publicado que motivaram a resposta ou 

reacção”; 

b) “Mais, lendo o texto de resposta, verificou o arguido que se tratava de uma “nota 

de imprensa” e que “não tinha qualquer relação directa e útil com o texto 

respondido”; 

c)  A Arguida não estava obrigada a publicar o texto de resposta, tendo informado 

o Recorrente de tal decisão, pelo que a recusa foi devidamente fundamentada; 

d) “Mesmo que se considere que o texto de recusa não tenha sido o mais feliz, por 

não constarem expressamente as palavras “falta de relação directa e útil”, não se 

pode exigir a um pequeno jornal de província tamanho rigor”; 

e) “Por outro lado, só constitui contra ordenação quando a recusa for infundada ou, 

dito de outra forma, a falta ou insuficiência de fundamentação da recusa não 

constitui contra-ordenação”; 

f) O próprio Conselho Regulador da ERC reconheceu que a recusa era fundada, 

visto ter entendido que só os parágrafos 7 e 8 do texto de resposta tinham 

relação directa e útil com o artigo que motivou a tentativa de exercício do direito 

de resposta; 

g) “O texto de resposta não se conformava às exigências legais e por conseguinte a 

recusa da sua publicação era legítima”, inexistindo o elemento da ilicitude; 

h) Acresce que o Recorrente é parte ilegítima, já que não respondeu às ofensas que 

o artigo inicial continha, nem mesmo nos parágrafos 7 e 8, inexistindo uma 

relação directa e útil entre a notícia publicada e o texto de resposta; 



 
 

5 
 

i) “Não basta invocar o direito de resposta, é preciso estabelecer a relação directa e 

útil entre ambos os textos” e, por isso, “o ofendido deve indicar as passagens dos 

textos a que pretende responder”; 

j) A recusa na publicação do texto de resposta “foi fundada e legal, como o 

Conselho Regulador da ERC, em parte, reconheceu ao mandar conformar o 

texto, pelo recorrente às exigências legais”; 

k) Relativamente às outras Deliberações aprovadas pelo Conselho Regulador e que 

envolveram as Partes, a verdade é que as mesmas determinaram que o 

Recorrente reformulasse os textos de resposta, pelo que se conclui que havia 

motivos para recusar a sua publicação, pelo que foi dada razão à Arguida; 

l) “Por outro lado, o arguido tem um entendimento jurídico diferente da ERC do 

exercício do direito de resposta, pois entende que se trata de um direito 

potestativo e o interessado tem de justificar o seu exercício”, “ou seja, entende 

que os autores do direito de resposta têm de indicar as precisas ofensas a que 

respondem, a fim de estabelecer uma relação directa e útil entre ambos os 

textos”; 

m) A Arguida “agiu convencid[a] de que os autores da resposta tinham de justificar 

o exercício desse direito”, concluindo que, face à interpretação da ERC, estava 

em erro, o que afasta a ilicitude; 

n) O facto de não ser a primeira vez que tal acontece “só demonstra que o arguido 

teve sempre o mesmo entendimento jurídico”, sendo certo que “a ERC deu 

razão, por diversas vezes, ao arguido, na medida em que ordenou ao Recorrente 

reformular os seus textos de resposta”; 

o) De referir ainda que a Arguida é primária, nunca tendo sido condenada em 

qualquer processo contra-ordenacional, nem retirou qualquer proveito 

económico com tal conduta; 

p) Por outro lado, a Arguida é dona de um jornal de província, o qual tem poucas 

receitas, e está inserido numa zona que enfrenta dificuldades económicas, não 

podendo suportar o pagamento de uma coima; 

q) “Conforme o já foi dito, estamos perante uma questão de interpretação da lei, 

comprometendo-se o arguido a adoptar a interpretação dada pela ERC”. 



 
 

6 
 

 

17. Foi ainda junto ao processo uma declaração de Fernando Jorge Gomes da Silva em 

que louva o serviço prestado pelo jornal de Santo Thyrso e afirma que o mesmo é 

fundamental para a divulgação dos acontecimentos da zona. 

 

18. Juntamente com a defesa escrita, a Arguida apresentou prova testemunhal, tendo 

solicitado que os testemunhos fossem prestados por escrito, o que foi deferido. 

 

19. Em síntese, Henrique da Cruz Pinheiro Machado disse que: 

a) É leitor do “Jornal de Santo Thyrso” há mais de 50 anos e já lá colaborou; 

b) Desconhece a condenação do mesmo em qualquer processo de contra-

ordenação; 

c) O “Jornal de Santo Thyrso” sempre foi plural “que nunca recusou e publica 

artigos e notícias de múltiplos autores e de toda as correntes políticas”; 

d) No caso concreto, a Arguida não retirou qualquer vantagem económica, nem 

prejudicou terceiros, “limitando-se a publicar com rigor e objectividade o que já 

era do domínio público”; 

e) O jornal vive da boa vontade de alguns colaboradores, sendo que a sua tiragem 

tem vindo a diminuir, pelo que a hipótese de vir a ser condenado numa coima, 

poderá conduzir ao seu encerramento; 

f) O “Jornal de Santo Thyrso é fruto de pessoas sérias, honestas e humildes, sem 

formação superior, e sem dinheiro para recorrer a juristas para interpretar a lei, 

pelo que agiu convencido que a sua conduta, ao recusar a publicação do texto, 

sem relação directa e útil com o texto que lhe deu origem, era perfeitamente 

legal”; 

g) “Na verdade, não era exigível outro comportamento ao Jornal de Santo Thyrso, 

no estrito cumprimento da leitura do clausulado na Lei de Imprensa”; 

h) “Estranha-se, por isso, que a ERC tenha dado acolhimento às “queixinhas” do 

denunciante”, não estando “a considerar plenamente o direito e a liberdade de 

informar com rigor e sem impedimentos nem discriminações; 



 
 

7 
 

i) Caso assim não se entenda, “parece-nos que a ERC deveria ter uma postura 

“educativa/ explicativa” e apenas ser aplicada uma admoestação, pois, com o 

devido respeito, os pequenos jornais de província precisam que os ajudem, 

mesmo na interpretação das leis, e é isso que esperam da ERC, como entidade 

reguladora da comunicação social”. 

 

20. Em síntese, Jorge Manuel da Fonseca Costa disse que: 

a) Colabora com regularidade na imprensa, com trabalhos publicados em diferentes 

jornais, entre os quais se inclui o da Arguida; 

b) “Quanto aos factos em questão, apenas leu os artigos em causa na altura em que 

foram publicados, não lhes tendo atribuído grande interesse e pode afirmar que 

não tiveram grande impacto público. Não crê que tivessem afectado por alguma 

forma a imagem pública e seriedade do partido PPD/PSD ou das pessoas nele 

envolvidas. Pode afirmar também que isso não aconteceu, pelo menos ao nível 

público da sede do concelho de Santo Tirso”; 

c) Quanto ao texto de resposta, não se pode pronunciar acerca do mesmo, visto não 

ter tido acesso àquele, para além de desconhecer a legislação aplicável; 

d) O jornal da Arguida “é uma verdadeira instituição com um serviço inestimável 

prestado à população do concelho e os quase 129 anos que já conta de 

publicação (nunca interrompida) devem-se sobretudo à seriedade e 

independência com que sempre foi dirigido”. 

 

21. Em síntese, Francisco Carvalho Correia disse que: 

a) É leitor e colaborador do “Jornal de Santo Thyrso”, não tendo conhecimento 

deste alguma vez ter sido condenado em processo contra-ordenacional; 

b) A Arguida não retirou qualquer vantagem económica, nem prejudicou terceiros 

com o seu comportamento; 

c) O jornal vive da boa vontade dos seus colaboradores e se assim não fosse 

certamente que já teria fechado; 

d) O “Jornal de Santo Thyrso” é um elo de ligação com os emigrantes; 

e) A sua perda seria irreparável; 



 
 

8 
 

f) “Entende que a ERC não deve penalizar o JST do que é acusado, pois a 

publicação dos textos foi normal, como se justificou nas respostas dadas a essa 

Entidade”. 

 

22. Em síntese, Fernando Jorge Gomes da Silva disse que: 

a) É leitor do “jornal de Santo Thyrso” há mais de 20 anos, o qual se tornou uma 

fonte de informação imprescindível, desconhecendo qualquer condenação em 

processo contra-ordenacional; 

b) O jornal tem cerca de dois mil assinantes e as receitas são insuficientes para a 

sua sobrevivência; 

c) “Este jornal chega onde mais nenhum outro tipo de informação chega, vivemos 

numa região onde os hábitos de leitura são limitados, resumem-se ao jornal 

desportivo e ao “Jornal de Santo Thyrso”; 

d) O jornal é também importante para a comunidade emigrante; 

e) O jornal é composto por pessoas sérias e empenhadas, tendo já sofrido “um 

ataque político numa Assembleia Municipal, [em que foi] apresentada uma 

moção que visava o corte de relacionamento por parte da Câmara Municipal 

com este órgão de comunicação, tinha por objectivo o encerramento do mesmo. 

Apesar disso, o jornal continuou imparcial e aberto a todos”; 

f) Apela a que não se deixe encerrar o jornal. 

 

23. Juntamente com o depoimento das testemunhas, a Arguida remeteu cópia de um 

artigo publicado no jornal “Notícias de Chaves”, em que se louva o papel da 

imprensa regional. 

 

Cumpre decidir. 

 

24. A defesa escrita da Arguida sustenta-se, sobretudo, no facto de o Recorrente ter 

pretendido a publicação de um texto de resposta, sem que indicasse quais as 

passagens do artigo previamente publicado no jornal que considerava 

fundamentarem o exercício de tal direito. 



 
 

9 
 

 

25. Parece com tal afirmação a Arguida ignorar o disposto no artigo 25º, n.º 3, da Lei de 

Imprensa que refere que “o texto da resposta (…) deve ser entregue, com assinatura 

e identificação do autor, e através de procedimento que comprove a sua recepção, ao 

director da publicação em causa, invocando expressamente o direito de resposta (…) 

ou as competentes disposições legais”. 

 

26. A Lei de Imprensa é clara ao preceituar como se deve exercer o direito de resposta, 

sendo certo que em momento algum exige que o seu titular identifique qual ou quais 

as passagens do artigo publicado que considera injuriosas, não cabendo à Arguida 

fazer exigências superiores às legalmente fixadas. 

 

27. Nem venha a Arguida sustentar que o facto de não ser a primeira vez que age em 

desrespeito da lei é prova de estar convencida de o seu entendimento ser o correcto, 

pois não só não foi a primeira vez que foi alertada para o cumprimento da Lei de 

Imprensa, como esta, no artigo supra citado, é clara quanto aos requisitos 

necessários para se exercer o direito de resposta, não podendo, por isso, a Arguida 

alegar que agiu em erro e sem consciência da ilicitude. 

 

28. Conforme referido na Deliberação n.º 7/DR-I/2008, de 9 de Janeiro, “tendo o 

recorrente expressamente mencionado o envio do texto de resposta ao abrigo da Lei 

de Imprensa e, concretamente, do direito de resposta, identificando ainda a notícia 

que estava na origem do seu pedido, não se poderá deixar de concluir que o 

entendimento sustentado pelo recorrido, de incumprimento dos requisitos 

obrigatórios para o exercício do direito de resposta pelo recorrente, não procede, 

considerando-se que foram respeitados os procedimentos exigidos para o exercício 

do direito, nos termos impostos pela Lei”. 

 

29. Assim, o primeiro argumento apresentado pela Arguida não prevalece, não se 

compreendendo como possa alegar que o “Recorrente apresentou o texto como 

sendo uma “Nota de Imprensa”, ou seja, um artigo de opinião”, quando o texto foi 



 
 

10 
 

enviado “ao abrigo da lei de imprensa e no que concerne ao direito de resposta e de 

reacção”. 

 

30. Alega também a Arguida a inexistência de uma relação directa e útil entre o texto de 

resposta e o que o originou - facto que considera confirmado pelo próprio Conselho 

Regulador que ordenou a conformação do texto. 

 

31. Contudo, não tem razão a Arguida em fazer tal afirmação pois, conforme resulta da 

leitura da Deliberação n.º7/DR-I/2008, de 9 de Janeiro, o que foi entendido foi que, 

uma vez que parte do texto publicado se reportava à indemnização atribuída ao 

Município de Santo Tirso, não havendo qualquer referência ou alusão ao PSD, o 

Recorrente não seria parte legítima naquele aspecto (v. ponto 12.1. da Deliberação). 

 

32. Não obstante, foi considerando que a notícia publicada continha aspectos que 

justificavam o exercício do direito de resposta: “(…) as afirmações que poderão 

sustentar a invocação do direito de resposta pelo ora recorrente reportam-se às 

acusações de precipitação, irresponsabilidade, consciência da alegada ilegalidade 

e/ou inconstitucionalidade de um projecto-lei e insinuações não concretizadas”. 

 

33. Atendendo a tal, o Conselho Regulador da ERC deliberou convidar o Recorrente a 

reformular o texto de resposta, em conformidade com o artigo 26º, n.º 7, da Lei de 

Imprensa, já que “concluiu-se pela existência da relação directa e útil entre os dois 

textos apenas nas situações identificadas, impondo-se, quanto aos demais, a 

reformulação do texto de resposta, no sentido da conformação da resposta aos 

limites qualitativos decorrentes do normativo”.  

 

34. Não tem, portanto, qualquer razão de ser o argumento de que o Conselho Regulador 

deu razão à Arguida, pois se assim fosse não teria ordenado a republicação do texto 

de resposta! 

 



 
 

11 
 

35. Também não se poderá ignorar que o artigo 26º, n.º 7, da Lei de Imprensa é claro 

quanto às situações que podem justificar uma recusa na publicação do texto de 

resposta1, dele não constando uma eventual denegação com base no alegado no 

ponto 16, aliena a) da presente decisão, para além de determinar que a recusa deve 

ser comunicada ao interessado no prazo máximo de 10 dias a seguir à recepção da 

resposta. 

 

36. A verdade é que não só a Arguida não invocou qualquer dos fundamentos 

constantes do artigo 26º, n.º 7, da Lei de Imprensa, que poderiam justificar a não 

publicação do texto de resposta, como ainda informou o Recorrente de tal decisão 

fora do prazo legalmente previsto para tal. 

 

37. Por tudo isto, não é verdade que “o texto de resposta não se conformava às 

exigências legais e por conseguinte a recusa da sua publicação era legítima”. 

 

38. Finalmente, e no que se refere à alegada ilegitimidade do Recorrente relembra-se à 

Arguida que aquele figura no processo como representante do Partido Social 

Democrata, enquanto Presidente da estrutura local do partido, a Comissão Política 

de Secção; considerando que o texto da notícia contém menções directas e 

indirectas, quer ao PSD quer às suas estruturas representativas a nível nacional, e 

atendendo à qualidade invocada pelo recorrente, é de reconhecer, portanto, a [sua] 

legitimidade” (v. ponto 9.1. da Deliberação supra identificada). 

 

39. Não corresponde, pois, à verdade o alegado pela Arguida no ponto 22 da sua defesa, 

quando afirma que o Conselho Regulador reconheceu a legitimidade do Recorrente 

não com base no artigo que motivou a tentativa de exercício do direito de resposta, 

mas sim no texto de resposta. 

 

                                                           
1
 Se for intempestivo, provier de pessoa sem legitimidade, carecer manifestamente de todo e qualquer 

fundamento, não ter uma relação directa e útil com o artigo original ou contiver expressões 

desprimorosas ou que envolvam responsabilidade criminal. 



 
 

12 
 

40. Também os argumentos apresentados pelas testemunhas, de que o “Jornal de Santo 

Thyrso” desempenha um papel importante na região e que conta com a boa vontade 

dos seus colaboradores, não podem servir de justificação para a violação da Lei de 

Imprensa, nem para a interpretação tendenciosa que a Arguida faz desta para negar a 

publicação do texto de resposta. 

 

41. Refira-se ainda que o facto de o Recorrente ser, como alegaram as testemunhas, 

“cioso de protagonismo” não lhe retira a possibilidade de exercer o direito de 

resposta sempre que se sinta lesado com o conteúdo de uma notícia: “o direito de 

resposta é também um direito de acesso aos meios de comunicação social, para 

responder por palavras próprias às referências ofensivas ou inverídicas de que se 

seja objecto nos meios de comunicação. Ele constitui pois um dos afloramentos de 

«um direito à expressão, isto é, um direito positivo de acesso aos meios de 

expressão» (J. J. Gomes Canotilho/V. Moreira, 1993:225) ”2. 

 

42. Ora, a verdade é que, ao publicar deficientemente o texto de resposta, a Arguida pôs 

em causa os direitos do Recorrente, afectando a possibilidade de este se defender e 

apresentar a sua “verdade pessoal” nos mesmos termos da notícia original, a fim de 

chegar aos mesmos leitores, conforme exige a norma supra citada. 

 

43. Os factos provados demonstram que a Arguida agiu dolosamente, uma vez que, 

apesar de o Recorrente ter invocado o direito de resposta, aquela ainda assim 

recusou a sua publicação, com base na não identificação das passagens do artigo 

inicial que teriam ofendido o Recorrente. 

 

44.  No que se refere à gravidade da infracção conclui-se que a mesma foi acentuada, 

visto que com o seu comportamento impediu o Recorrente de expor a sua versão dos 

factos e obstou a que os leitores tivessem acesso, em iguais termos, às explicações 

por aquele apresentadas. 

 

                                                           
2
 Idem, pág. 80. 



 
 

13 
 

45. Da prática da infracção não resultaram benefícios económicos para a Arguida, tendo 

a mesma junto ao processo comprovativo de entrega do IRS, concluindo-se que a 

sua situação é positiva. 

 

Em face de tudo o que antecede, vai a Arguida ser condenada no pagamento de uma 

coima no valor de 2493,99€ (dois mil e quatrocentos e noventa e três euros e 

noventa e nove cêntimos), ao abrigo do disposto nos artigos 24º, n.º 3, alínea ac), e 

67º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, 

por ter recusado publicar o texto de resposta, conduta prevista e punida pelo art.º 

35º, n.º 1, al. d), da Lei de Imprensa. 

 

Mais se adverte a Arguida, nos termos do artigo 58º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

Outubro, que:  

a) A presente condenação torna-se definitiva e exequível se não for judicialmente 

impugnada nos termos do artigo 59º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

Outubro. 

b) Em caso de impugnação judicial, esta deve ser dirigida ao Juiz de Direito do 

Tribunal da área onde se verificou a infracção, devendo conter alegações e 

conclusões e ser entregue na entidade administrativa que proferiu a presente 

decisão. 

c) Em caso de impugnação judicial, o tribunal pode decidir mediante audiência ou, 

caso a Arguida e o Ministério Público não se oponham, através de simples 

despacho. 

d) A Arguida deverá proceder ao pagamento da coima no prazo máximo de dez 

dias após o carácter definitivo ou o trânsito em julgado da decisão. Em caso de 

impossibilidade de pagamento tempestivo, deverá comunicar o facto à Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social. 

e) O pagamento poderá ser efectuado através de cheque emitido à ordem da ERC – 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social, ou através de transferência 

bancária para o NIB 0781 0112 01120012082 78. Em qualquer das formas de 

pagamento deverá ser identificado o n/ Proc. ERC/11/2010/867, e mencionado 



 
 

14 
 

no envio, por correio registado para a morada da ERC, do respectivo 

cheque/comprovativo da transferência, com indicação do número de 

contribuinte, após o que será emitida e remetida a correspondente Guia de 

Receita. 

 

Notifique-se, nos termos dos artigos 46º e 47º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

Outubro. 

 

Lisboa, 24 de Fevereiro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


