
Conselho Regulador da

Entidade Reguladora para a 

 

 

8

Processo de contra-ordenação insta

Oliveira, Lda., proprietária do “Jornal de Santo Thyrso”

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Decisão 

8/PC/2011 

 

 

 

rdenação instaurado contra Artur Marques de 

Oliveira, Lda., proprietária do “Jornal de Santo Thyrso”
 

 

Lisboa 

24 de Fevereiro de 2011

omunicação Social 

Artur Marques de 

Oliveira, Lda., proprietária do “Jornal de Santo Thyrso” 



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Processo Contra-ordenacional 

 

Em processo de contra-ordenação instaurado pelo Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) em 30 de Janeiro de 2008, 

ao abrigo das competências cometidas a esta Entidade, designadamente as 

previstas nos artigos 24º, n.º 3, alínea ac), e 67º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, conjugadas com o artigo 34º do 

Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro, é notificada a Artur Marques de 

Oliveira, Lda., proprietária do “Jornal de Santo Thyrso”, com sede no Largo do 

Coronel Baptista Coelho, 32, 4780-370 Santo Tirso, da  

 

Decisão 8/PC/2011 

 

Conforme consta do processo, a arguida Artur Marques de Oliveira, Lda., proprietária 

do “Jornal de Santo Thyrso”, vem acusada da prática de contra-ordenação nos termos 

seguintes: 

 

1. No dia 18 de Outubro de 2007, a ERC recebeu um recurso de Alírio António de 

Sousa Canceles, Presidente da Comissão Política do PSD de Santo Tirso, contra o 

“Jornal de Santo Thyrso” por denegação do direito de resposta. 

 

2. Na edição de 5 de Outubro de 2007, o semanário “Jornal de Santo Thyrso” 

publicou, na página 10, uma peça jornalística intitulada “ «Saltou a tampa» ao 

presidente da Junta de Vila das Aves desta vez contra a Polícia Municipal”, 

subscrito pelo Secretariado do PS de Vila das Aves. 

 

3. A notícia surge como reacção a um comunicado do PSD publicado num outro jornal 

– “Entre-Margens” – e acusa o partido em questão de faltar à verdade e o referido 



 

 

2 

 

jornal de falta de isenção e ética jornalística, por ter divulgado uma notícia, expondo 

apenas a versão do PSD dos factos relatados. 

 

4. O texto é ainda composto pela transcrição de um Auto da Polícia Municipal, no qual 

é descrito um incidente ocorrido entre o Presidente da Junta e agentes daquela força 

policial, terminando com um comentário de três parágrafos da autoria dos 

subscritores, contrariando a notícia publicada no “Entre-Margens”. 

 

5. Entendeu o recorrente, actuando em representação da estrutura partidária do PSD, 

que a publicação da notícia afectou a reputação e boa fama desta, razão pela qual 

exerceu o direito de resposta, enviando no dia 8 de Outubro, por carta registada com 

aviso de recepção, um texto para publicação “ao abrigo da lei de imprensa e no que 

concerne ao direito de resposta e reacção”. 

 

6. Através de carta registada com aviso de recepção, datada de 17 de Outubro, a 

Direcção do jornal recusou a publicação do texto enviado pelo recorrente, alegando 

que o texto remetido apenas poderia ser considerado um artigo de opinião e 

afirmando que o “texto publicado a que se refere, em nada afecta essa reputação ou 

boa fama”. 

 

7. Contudo, a mesma não foi recebida, por não reclamada, pelo recorrente. 

 

8. Analisada a peça original, o Conselho Regulador da ERC constatou que a mesma 

continha referências directas às estruturas representativas locais do PSD que, 

atendendo ao tom e expressões usadas, eram susceptíveis de afectar a reputação e 

boa fama do grupo de pessoas que compõem a organização local daquele partido 

político. 

 

9. Logo por aí foi verificada a legitimidade do recorrente, enquanto representante da 

estrutura local do PSD, para exercer o direito de resposta relativamente à notícia 

publicada, à luz do disposto no artigo 24º, n.º 1, da Lei de Imprensa. 



 

 

3 

 

 

10. O direito de resposta foi exercido dentro do prazo de 30 dias previsto para o efeito, 

tendo o Recorrente expressamente mencionado a Lei de Imprensa e invocado, 

concretamente, o direito de resposta, identificando ainda a notícia que estava na 

origem do seu pedido. 

 

11. Da análise efectuada pela ERC, resulta que só uma parte da resposta apresentava 

uma relação directa e útil com o texto respondido, razão pela qual foi determinada a 

sua reformulação (ponto VIII, 2., da Deliberação 11/DR-I/2008, de 30 de Janeiro). 

 

12. O artigo 26º, n.º 1, da Lei de Imprensa define as situações em que é possível à 

direcção do jornal recusar a publicação do texto de resposta, impondo que, nessas 

circunstâncias, o interessado seja informado, por escrito, dos fundamentos da recusa 

dentro de um determinado prazo após a recepção da resposta. 

 

13. O argumento aduzido pela direcção do jornal na carta datada de 17 de Outubro de 

2007 e não recebida pelo destinatário – falta de indicação na resposta das referências 

tidas por ofensivas – é improcedente visto que o respondente invocou 

expressamente o exercício do direito de resposta que pressupõe a existência de 

ofensas ao bom nome e reputação. 

 

14. Através do ofício n.º 9986/ERC/2010, de 10 de Setembro, foi a arguida notificada 

da Acusação, para efeitos de exercício do seu direito de defesa, tendo sido 

informada do direito que lhe assistia e em conformidade convidada a, querendo, 

apresentar os elementos de defesa que considerasse relevantes. 

 

15.  Em 1 de Outubro de 2010, já após o prazo legalmente estabelecido para se 

pronunciar, a arguida apresentou defesa escrita, alegando, em síntese, que: 

a) O recorrente enviou, ao abrigo do direito de resposta, um texto, embora não 

invocasse “as frases ou palavras do texto publicado que motivaram a resposta ou 

reacção”; 



 

 

4 

 

b) “Mais, lendo o texto de resposta, verificou o arguido que se tratava de uma “nota 

de imprensa” e que “não tinha qualquer relação directa e útil com o texto 

respondido”; 

c) A arguida não estava obrigada a publicar o texto de resposta, tendo procurado 

informar o recorrente desse sentido, mas este recusou-se a receber a carta a dar 

conta da decisão; 

d) “E, dessa carta o arguido escreveu: “não procederemos à publicação dos textos 

que nos enviou, por considerarmos que não está expresso o direito de resposta, 

mas sim a publicação de artigos de opinião”; 

e) O texto de resposta não tinha relação directa e útil com o artigo que o motivou; 

f) “Mesmo que se considere que o texto de recusa não tenha sido o mais feliz, por 

não constarem expressamente as palavras “falta de relação directa e útil”, não se 

pode exigir a um pequeno jornal de província tamanho rigor”; 

g) “Por outro lado, só constitui contra ordenação quando a recusa for infundada ou, 

dito de outra forma, a falta ou insuficiência de fundamentação da recusa não 

constitui contra-ordenação”; 

h) O próprio Conselho Regulador da ERC reconheceu que a recusa era fundada, 

visto ter deliberado que o texto de resposta não se conformava às exigências 

legais, por não existir uma relação directa e útil com o texto respondido; 

i) Assim sendo, a recusa da publicação do texto de resposta era legítima, pelo que 

inexiste o elemento da ilicitude; 

j) Acresce que o Recorrente é parte ilegítima, já que não respondeu às ofensas que 

o artigo inicial continha, inexistindo uma relação directa e útil entre a notícia 

publicada e o texto de resposta; 

k) “Não se aceita o alegado em 10º da douta proposta de acusação, pois o direito de 

resposta pressupõe a existência de uma ofensa e por isso o ofendido deve indicar 

as passagens do texto a que pretende responder”, “não basta invocar o direito de 

resposta, é preciso estabelecer a relação directa e útil entre ambos os textos”; 

l) Não é verdade o afirmado no artigo 11º da acusação (só uma parte do texto de 

resposta apresentava uma relação directa e útil com o texto respondido), “pois o 

Conselho Regulador diz expressamente que o texto de resposta apresentado não 



 

 

5 

 

se conforma às exigências legais, não existindo directa e útil com o texto 

respondido” – “não está em causa apenas uma parte, mas sim a totalidade do 

texto”; 

m) A arguida tinha motivos legais para recusar a publicação do texto de resposta; 

n) “Por outro lado, o arguido tem um entendimento jurídico diferente da ERC do 

exercício do direito de resposta, pois entende que se trata de um direito 

potestativo e o interessado tem de justificar o seu exercício”, “ou seja, entende 

que os autores do direito de resposta têm de indicar as precisas ofensas a que 

respondem, a fim de estabelecer uma relação directa e útil entre ambos os 

textos”; 

o) Conclui-se, face ao entendimento agora explicado, que a arguida agiu sem 

consciência da ilicitude, estando em erro; 

p) As deliberações citadas na acusação são posteriores aos factos em causa; 

q) O facto de não ser a primeira vez que tal acontece “só demonstra que o arguido 

teve sempre o mesmo entendimento jurídico”, sendo certo que “a ERC deu 

razão, por diversas vezes, ao arguido, na medida em que ordenou ao Recorrente 

reformular os seus textos de resposta”; 

a) De referir ainda que a arguida é primária, nunca tendo sido condenada em 

qualquer processo contra-ordenacional, nem retirou qualquer proveito 

económico com tal conduta; 

b) Por outro lado, a arguida é dona de um jornal de província, o qual tem poucas 

receitas, e está inserido numa zona que enfrenta dificuldades económicas, não 

podendo suportar o pagamento de uma coima; 

c) “Conforme o já foi dito, estamos perante uma questão de interpretação da lei, 

comprometendo-se o arguido a adoptar a interpretação dada pela ERC”. 

 

16. Foi ainda junto ao processo uma declaração de Fernando Jorge Gomes da Silva em 

que louva o serviço prestado pelo jornal de Santo Thyrso e afirma que o mesmo é 

fundamental para a divulgação dos acontecimentos da zona. 

 



 

 

6 

 

17. Juntamente com a defesa escrita, a arguida apresentou prova testemunhal, tendo 

solicitado que os testemunhos fossem prestados por escrito, o que foi deferido. 

 

18. Em síntese, Henrique da Cruz Pinheiro Machado disse que: 

a) É leitor do “Jornal de Santo Thyrso” há mais de 50 anos e já lá colaborou; 

b) Desconhece a condenação do mesmo em qualquer processo de contra-

ordenação; 

c) O “Jornal de Santo Thyrso” sempre foi plural e “nunca recusou e publica artigos 

e notícias de múltiplos autores e de toda as correntes políticas”; 

d) No caso concreto, a arguida não retirou qualquer vantagem económica, nem 

prejudicou terceiros, “limitando-se a publicar com rigor e objectividade o que já 

era do domínio público”; 

e) O jornal vive da boa vontade de alguns colaboradores, sendo que a sua tiragem 

tem vindo a diminuir, pelo que a hipótese de vir a ser condenado numa coima, 

poderá conduzir ao seu encerramento; 

f) O “Jornal de Santo Thyrso é fruto de pessoas sérias, honestas e humildes, sem 

formação superior, e sem dinheiro para recorrer a juristas para interpretar a lei, 

pelo que agiu convencido que a sua conduta, ao recusar a publicação do texto, 

sem relação directa e útil com o texto que lhe deu origem, era perfeitamente 

legal”; 

g) “Na verdade, não era exigível outro comportamento ao Jornal de Santo Thyrso, 

no estrito cumprimento da leitura do clausulado na Lei de Imprensa”; 

h) “Estranha-se, por isso, que a ERC tenha dado acolhimento às “queixinhas” do 

denunciante”, não estando “a considerar plenamente o direito e a liberdade de 

informar com rigor e sem impedimentos nem discriminações; 

i) Caso assim não se entenda, “parece-nos que a ERC deveria ter uma postura 

“educativa/ explicativa” e apenas ser aplicada uma admoestação, pois, com o 

devido respeito, os pequenos jornais de província precisam que os ajudem, 

mesmo na interpretação das leis, e é isso que esperam da ERC, como entidade 

reguladora da comunicação social”.  

 



 

 

7 

 

19. Em síntese, Jorge Manuel da Fonseca Costa disse que: 

a) Colabora com regularidade na imprensa, com trabalhos publicados em 

diferentes jornais, entre os quais se inclui o da arguida; 

b) “Quanto aos factos em questão, apenas leu os artigos em causa na altura em 

que foram publicados, não lhes tendo atribuído grande interesse e pode 

afirmar que não tiveram grande impacto público. Não crê que tivessem 

afectado por alguma forma a imagem pública e seriedade do partido 

PPD/PSD ou das pessoas nele envolvidas. Pode afirmar também que isso 

não aconteceu, pelo menos ao nível público da sede do concelho de Santo 

Tirso”; 

c) Quanto ao texto de resposta, não se pode pronunciar acerca do mesmo, visto 

não ter tido acesso àquele, para além de desconhecer a legislação aplicável; 

d) O jornal da arguida “é uma verdadeira instituição com um serviço 

inestimável prestado à população do concelho e os quase 129 anos que já 

conta de publicação (nunca interrompida) devem-se sobretudo à seriedade e 

independência com que sempre foi dirigido”; 

e) O Recorrente é tido por alguém “cioso de protagonismo, desejoso de mostrar 

serviço ao partido político a que pertence, visando objectivos meramente 

pessoais e também um espírito persecutor a quem tudo serve para exacerbar 

esse protagonismo” 

 

20. Em síntese, Francisco Carvalho Correia disse que: 

a) É leitor e colaborador do “Jornal de Santo Thyrso”, não tendo conhecimento 

deste alguma vez ter sido condenado em processo contra-ordenacional; 

b) A arguida não retirou qualquer vantagem económica, nem prejudicou terceiros 

com o seu comportamento; 

c) O jornal vive da boa vontade dos seus colaboradores e se assim não fosse 

certamente que já teria fechado; 

d) O “Jornal de Santo Thyrso” é um elo de ligação com os emigrantes; 

e) A sua perda seria irreparável; 



 

 

8 

 

f) “Entende que a ERC não deve penalizar o JST do que é acusado, pois a 

publicação dos textos foi normal, como se justificou nas respostas dadas a essa 

Entidade”. 

 

21. Em síntese, Fernando Jorge Gomes da Silva disse que: 

a) É leitor do “jornal de Santo Thyrso” há mais de 20 anos, o qual se tornou uma 

fonte de informação imprescindível, desconhecendo qualquer condenação em 

processo contra-ordenacional; 

b) O jornal tem cerca de dois mil assinantes e as receitas são insuficientes para a 

sua sobrevivência; 

c) “Este jornal chega onde mais nenhum outro tipo de informação chega, vivemos 

numa região onde os hábitos de leitura são limitados, resumem-se ao jornal 

desportivo e ao “Jornal de Santo Thyrso”; 

d) O jornal é também importante para a comunidade emigrante; 

e) O jornal é composto por pessoas sérias e empenhadas, tendo já sofrido “um 

ataque político numa Assembleia Municipal, [em que foi] apresentada uma 

moção de visava o corte de relacionamento por parte da Câmara Municipal com 

este órgão de comunicação, tinha por objectivo o encerramento do mesmo. 

Apesar disso, o jornal continuou imparcial e aberto a todos”; 

f) Apela a que não se deixe encerrar o jornal. 

 

22. Juntamente com o depoimento das testemunhas, a arguida remeteu cópia de um 

artigo publicado no jornal “Notícias de Chaves” em que se louva o papel da 

imprensa regional. 

 

Cumpre decidir. 

 

23. Em primeiro lugar referira-se que a arguida foi notificada da acusação, bem como 

do direito a se defender da mesma, através do ofício n.º 9986/ERC/2010, de 10 de 

Setembro, o qual foi recepcionado no dia 14 do mesmo mês. 

 



 

 

9 

 

24. Atendendo a que lhe foi concedido um prazo de dez dias úteis para se pronunciar 

acerca dos factos de que vinha acusada, a sua defesa deveria ter entrado nesta 

Entidade até ao dia 28 de Setembro. 

 

25. No entanto, a verdade é que a mesma só deu entrada nesta Entidade a 1 de Outubro 

de 2010, pelo que se conclui que é extemporânea. 

 

26. Assim, e tendo dado entrada fora do prazo, a defesa escrita da arguida não deveria 

ser tida em conta na presente decisão. 

 

27. Sem prejuízo do referido, sempre se dirá que a defesa escrita da arguida sustenta-se, 

sobretudo, no facto de o recorrente ter pretendido a publicação de um texto de 

resposta, sem que indicasse quais as passagens do artigo previamente publicado no 

jornal que considerava fundamentarem o exercício de tal direito. 

 

28. Parece com tal afirmação a arguida ignorar o disposto no artigo 25º, n.º 3, da Lei de 

Imprensa que refere que “o texto da resposta (…) deve ser entregue, com assinatura 

e identificação do autor, e através de procedimento que comprove a sua recepção, ao 

director da publicação em causa, invocando expressamente o direito de resposta (…) 

ou as competentes disposições legais”. 

 

29. A Lei de Imprensa é clara ao informar como se deve exercer o direito de resposta, 

sendo certo que em momento algum exige que o seu titular identifique qual ou quais 

as passagens do artigo publicado que considera injuriosas, não cabendo à arguida 

fazer exigências superiores às legalmente fixadas. 

 

30. Nem venha a arguida sustentar que o facto de não ser a primeira vez que age em 

desrespeito da lei é prova de estar convencida de o seu entendimento ser o correcto, 

pois bastaria consultar o artigo supra citado para concluir que o por si alegado não 

prevalece. 

 



 

 

10 

 

31.  Nem prevalece o argumento de que agiu em erro e sem consciência da ilicitude 

quando o artigo 25º, n.º 3, da Lei de Imprensa é claro quanto aos casos que podem 

levar a direcção de um periódico a recusar a publicação de um texto resposta. 

 

32. Também não procede o fundamento de que o recorrente pretenderia publicar um 

artigo de opinião já que o texto foi enviado “ao abrigo da lei de imprensa e no que 

concerne ao direito de resposta e de reacção”. 

 

33. No que se refere à alegada ilegitimidade do Recorrente relembra-se a arguida que o 

texto por ela publicado continha referências ao PSD de Santo Tirso, pelo que 

“enquanto representante da organização local do PSD, expressamente referenciado 

no início do texto, e na medida em que a menção contém uma acusação de mentira 

imputada àquela estrutura, parecem não subsistir dúvidas quanto à possibilidade de 

tal ser tido pelo visado como susceptível de lesar a sua reputação e boa fama e, por 

conseguinte, quanto à legitimidade do Recorrente” (ponto 9.2. da Deliberação 

n.º11/DR-I/2008, de 30 de Janeiro). 

 

34. Não corresponde, pois, à verdade o alegado pela arguida no ponto 20 e seguintes da 

sua defesa. 

 

35. No entanto, não se poderá ignorar que foi entendido pelo Conselho Regulador da 

ERC que o texto publicado, apesar de conter uma alusão ao PSD de Santo Tirso, se 

centrava no incidente ocorrido entre o Presidente da Junta e agentes policiais. 

 

36. Por esse motivo, o Conselho Regulador da ERC considerou que o recorrente poderia 

exercer o direito de resposta unicamente quanto àquela parte do texto, sendo que no 

restante o mesmo não se verificaria visto que “em momento algum estava em causa 

a sua ligação ou filiação partidária, sendo todas as referências efectuadas ao 

Presidente [da Junta] não enquanto militante do PSD, mas enquanto pessoa singular, 

individual, que poderia, se assim o entendesse, invocar o direito de resposta” (ponto 

9.2. da Deliberação n.º11/DR-I/2008, de 30 de Janeiro). 



 

 

11 

 

 

37. Atendeu-se também que “a tónica predominante do texto de resposta concentra-se 

na pessoa do Presidente da Junta de Vila das Aves e difíceis relações institucionais 

com o Presidente da Câmara de Santo Tirso. Em rigor não se verifica em momento 

algum do referido documento qualquer relação directa e útil com as acusações que 

podem fundamentar o exercício do direito de resposta pelo Presidente da Comissão 

Política do PSD de Santo Tirso”, sendo que “a falta de relação directa e útil 

determina a inaceitabilidade do texto de resposta ora apresentado, pelo que se impõe 

a sua conformação nos termos no previsto no n.º 4 do artigo 25º da LI” (ponto 11). 

 

38. Tendo em consideração a inexistência de uma relação directa e útil entre a resposta e 

o texto respondido - facto que, aliás, levou o Conselho Regulador da ERC a 

convidar o recorrente a reformular o texto de resposta - e apesar de a recusa pela 

arguida na sua publicação não ter sido com base neste argumento, a verdade é que 

esta tinha, ao abrigo do artigo 26º, n.º 7, da Lei de Imprensa, o direito de recusar 

publicar tal texto, pelo que se o tivesse feito em conformidade com o disposto na lei, 

a situação teria sido, de imediato, resolvida. 

 

39. Por outro lado, não se pode ignorar que a arguida informou o recorrente da recusa, 

sendo que este não chegou a levantar a carta a informar de tal facto, pelo que não 

poderia saber os motivos que estavam por detrás de uma não publicação para 

apresentar o recurso junto da ERC com fundamento na denegação ilegítima do 

exercício do direito de resposta. 

 

40. Por todo isto, entende o Conselho Regulador da ERC que não se justifica a 

imposição de qualquer sanção à arguida, determinando o arquivamento do presente 

processo. 

 

Notifique-se, nos termos dos artigos 46º e 47º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

Outubro. 

 



 

 

12 

 

Lisboa, 24 de Fevereiro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


