
 

 

 

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

19/CONT-I/2011 

 

 

Participação de Hugo Vieira contra o Diário Económico 

 

 

 

 

Lisboa 

21 de Setembro de 2011 



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 19/CONT-I/2011 

 

Assunto: Participação de Hugo Vieira contra o Diário Económico 

 

 

I. Participação 

 

1. Foi submetida à ERC a 15 de Julho uma Participação de Hugo Viera contra a 

edição online do Diário Económico por falta de rigor informativo no título de uma 

notícia ali publicada a 13 de Julho. 

2. Em causa está a frase “Portugueses e gregos vivem à custa dos alemães”, atribuída 

a Hans-Werner Sinn, presidente do Ifo, um instituto que compila os indicadores 

económicos da Alemanha. 

3. O Participante refere que depois de ter lido a notícia sentiu-se “indignado” e 

escreveu “um educado e-mail ao sr. Sinn”. Em resposta afirma ter recebido a 

garantia do referido responsável de que nunca alguma vez teria afirmado aquilo que 

se dizia na frase acima reproduzida. 

4. Na sequência desta resposta, testemunha o Participante ter telefonado para o Diário 

Económico a fim de falar com a jornalista que assinava a peça. O redactor-chefe tê-

lo-á informado de que a notícia provinha de uma tradução efectuada pela agência 

Reuters. O Participante revela-se indignado que a informação tenha sido “ainda 

assim publicada, simplesmente copiada, sem avaliar a sua veracidade”. 

5. Remata, por fim, que se trata de “uma questão de credibilidade nacional” e 

questiona se é possível confiar na comunicação social.  

 

II. Posição do Denunciado 

 



 

2 

 

6. Notificado a pronunciar-se acerca do teor da Participação enviada à ERC, o Diário 

Económico veio apresentar a sua oposição a 18 de Agosto, começando por afirmar 

que “em momento algum o DE pretendeu desinformar ou veicular afirmações 

xenófobas”. 

7. Reconhece os factos relatados pelo Participante, nomeadamente reiterando que “na 

edição de 13 de Julho do DE foi publicada uma notícia com o título: ‘Os 

portugueses e os gregos vivem à custa dos alemães’”. Afirma o Denunciado que tal 

frase “pretendia sintetizar uma notícia da agência Reuters (traduzida de inglês para 

português) e devidamente citada”. 

8. É citada a frase original da Reuters: “Hans Werner-Sinn, head of the Ifo think-tank 

that compiles Germany’s top economic indicator, warned in the Bild – tabloid read 

by 12 million of the Germany’s 80 million people – that Greek and Portuguese aid 

will be at the expense of Germans’ living standards’”. 

9. O Denunciado considera que “o sentido que lhe foi dado [pelo título em causa] é 

correcto”, uma vez que “os títulos dos jornais têm na sua génese, não só os factos 

da notícia que visam ilustrar, mas também um carácter apelativo e que sintetize o 

sentido da notícia”. 

10. Portanto, é seu entendimento que a declaração acima citada “é apenas uma forma 

mais polida” de dizer aquilo que no título do Diário Económico se escreveu. 

11. Ainda assim, o Denunciado faz saber que a 15 de Julho o porta-voz de Hans 

Werner-Sinn enviou um e-mail ao correspondente do Diário Económico em 

Bruxelas “a pedir que fosse alterada a notícia já que a tradução de alemão para 

português não correspondia à tradução realizada da notícia da agência Reuters”. 

12. Na sequência deste contacto, “o DE fez uma peça de correcção no site, no dia 15 de 

Julho”, na qual se lia: “Na notícia publicada pelo Económico com o título 

‘Portugueses e gregos vivem à custa dos alemães’, atribuída a Hans Werner-Sinn, 

deve ler-se ‘A ajuda que vai para Portugal e Grécia, a fim de manter os padrões de 

vida destes países, é cobrada aos padrões de vida dos alemães’”. 

13. Atesta ainda o Denunciado que “o Ifo concordou com a nova versão da notícia e 

entendeu inclusive dar uma entrevista ao Diário Económico”. 



 

3 

 

14. Conclui e reforça, ainda assim, que, “quer a versão da Reuters, quer a versão 

enviada pelo Ifo, são claras em afirmar que os portugueses e os gregos mantêm os 

seus padrões de vida às custas dos padrões de vida dos alemães”, o que “de forma 

mais coloquial pode ser entendido como ‘viver às custas de…’”.   

15. Ora, o Denunciado reconhece que, “não tendo sido essa a interpretação que o seu 

autor lhe quis dar”, a notícia foi corrigida.  

 

III. Descrição da notícia 

 

16.  Encontra-se online1, na página do Diário Económico, a notícia de correcção datada 

de 15 de Julho, que substituiu a que foi publicada originalmente e deu origem à 

Participação em apreço, conforme testemunha o Denunciado. Apresenta o título-

citação: “Ajuda que vai para Portugal e Grécia, a fim de manter os padrões de vida 

destes dois países, é cobrada aos padrões de vida dos alemães”. Abaixo, na entrada 

do texto, surge a negro a identificação do autor da frase citada no título: “A frase é 

de Hans Werner-Sinn, presidente do instituto Ifo, em declarações ao jornal Bild”. 

17. Segue-se, em itálico, a seguinte ressalva 

(Correcção: Na notícia publicado no Económico com o título ‘Portugueses e 

gregos vivem à custa dos alemães’, atribuída a Hans Werner-Sinn, deve ler-se ‘A 

ajuda que vai para Portugal e Grécia, a fim de manter os padrões de vida destes 

dois países, é cobrada aos padrões de vida dos alemães’. Pelo erro de tradução, 

o Económico pede desculpas ao visado e aos leitores). 
18. O assunto apenas volta a ser referido no antepenúltimo parágrafo do texto, o sexto, 

acrescentando unicamente à frase citada no título que “os aposentados alemães 

estarão entre as primeiras vítimas do resgate”. 

19. A notícia dá conta das opiniões dos alemães relativamente à ajuda aos países em 

risco de colapso devido à crise da dívida e ao futuro da moeda única: “a maioria dos 

                                                           

1
 http://economico.sapo.pt/noticias/ajuda-que-vai-para-portugal-e-grecia-a-fim-de-manter-os-

padroes-de-vida-destes-dois-paises-e-cobrada-aos-padroes-de-vida-dos-alemaes_122759.html, 

acedido a 24 de Agosto 2011 



 

4 

 

cidadãos alemães considera que Berlim nunca deveria ter esbanjado o dinheiro dos 

contribuintes em países que não cumpriram as regras orçamentais da União 

Europeia”. 

20. São referidos os resultados de um inquérito segundo o qual cerca de três quartos 

dos alemães têm pouca confiança no euro e “dois terços dos alemães opõem-se a 

ajudar a Grécia ou consideram que não vale mesmo a pena”. 

21. A notícia termina com uma citação do ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, 

na qual este adianta que perante as actuais circunstâncias “já há muitas pessoas a 

considerar voltar ao velho marco”. 

 

IV. Normas Aplicáveis 

 

Aplica-se, ao presente caso, o regime da liberdade de imprensa, constante da Lei 2/99, 

de 13 de Janeiro (Lei de Imprensa, doravante LI), em particular o artigo 2.º e seguintes. 

É igualmente aplicável o disposto na Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro (Estatuto do 

Jornalista, doravante EJ), designadamente o disposto no artigo 14.º, n.º 1, alínea a), nos 

termos do qual constituem deveres do jornalista “[i]nformar com rigor e isenção (...)”. 

Importa também atentar no disposto nos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 

8 de Novembro, atentos os objectivos de regulação, as atribuições e competências 

constantes, respectivamente, da alínea d) do artigo 7.º, nos termos da qual “[c]onstituem 

objectivos da regulação do sector da comunicação social a prosseguir pela ERC: d) 

Assegurar que a informação fornecida pelos prestadores de serviços de natureza 

editorial se pauta por critérios de exigência e rigor jornalístico (...) ” e da alínea a) do n.º 

3 do artigo 23.º que determina que “[c]ompete (...) ao conselho regulador (...) a) Fazer 

respeitar os princípios e limites legais aos conteúdos difundidos pelas entidades que 

prosseguem actividades de comunicação social, designadamente em matéria de rigor 

informativo (...)”. 

 

V. Análise e Fundamentação 

 



 

5 

 

22. A Participação de Hugo Vieira contra o Diário Económico centra-se numa alegada 

falta de rigor informativo no título de uma notícia em que era citado o presidente do 

instituto Ifo em declarações ao jornal alemão Bild, sendo-lhe atribuída uma 

afirmação na qual se dizia que portugueses e gregos viviam à custa dos alemães. 

23. O Denunciado promoveu ele próprio a correcção do referido título dois dias após a 

publicação da notícia que deu origem à presente Participação, reconhecendo assim 

que as palavras escolhidas para a primeira versão não eram fiéis às declarações do 

protagonista. 

24. A alteração terá ocorrido a pedido do autor das declarações, de acordo com o 

próprio Denunciado. 

25. Apesar de ter efectuado a substituição da notícia, explicitando nela as razões pelas 

quais o fazia e juntando um pedido de desculpas por um alegado erro de tradução 

ao visado e aos leitores, na defesa apresentada à ERC, o Denunciado defende que a 

frase não trai o sentido das declarações citadas, apenas apresentava um estilo 

“menos polido”. 

26. Além do mais, salienta que os títulos das notícias sintetizam e tornam apelativa a 

matéria de que dão nota. 

27. Ora, ao atribuir EXPLICITAMENTE a afirmação a uma pessoa concreta, o jornal 

estava a indicar que aquelas eram as suas palavras ou pelo menos a opinião que 

defendia. O que se verifica é que tal não correspondia aos factos, conforme a 

correcção do Denunciado indicia. 

28. Acresce ainda, neste mesmo sentido, o reconhecimento de que o título em questão 

foi elaborado com vista a tornar-se apelativo. Ora, tornar os títulos apelativos é uma 

prática jornalística absolutamente legítima. No entanto, a veracidade das citações de 

fontes não deve ser nunca prejudicada em benefício da construção de títulos 

apelativos, sob pena de sair penalizado o rigor informativo. 

29. Note-se, contudo, que o Denunciado tomou as devidas diligências de modo a repor 

o rigor das declarações do protagonista visado, substituindo no seu sítio electrónico 

o texto anterior por um outro, ao qual junta um pedido de desculpas. 

 



 

6 

 

VI. Deliberação 

 

Analisada a Participação de Hugo Vieira contra o Diário Económico por alegada 

falha de rigor informativo no título de uma notícia publicada a 13 de Julho; 

Tendo-se verificado que essa falha de rigor efectivamente existiu e foi reconhecida 

pelo Denunciado que também procedeu à sua correcção, 

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação 

constantes dos artigos 7.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a) dos Estatutos anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro, delibera: 

 

1. Não dar seguimento à presente participação. 

2. Alertar o Diário Económico para a necessidade de primar pelo rigor na 

apresentação jornalística de declarações de protagonistas, evitando subjugar 

este princípio a outras práticas do jornalismo, designadamente na tentativa de 

construir títulos mais apelativos. 

 

Lisboa, 21 de Setembro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 


	Microsoft Word - capaDeliberação 19-CONT-I-2011 Hugo Vieira vs Diário Económico
	Microsoft Word - Deliberação 19-CONT-I-2011 Hugo Vieira vs Diário Económico

