
Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

20/CONT-I/2011 

 

 

Queixa apresentada pela REN – Redes Energéticas Nacionais, 

S.G.P.S., S.A. – Sociedade Aberta, e pela REN - Rede Eléctrica 

Nacional, S.A., contra o jornal Correio da Manhã 

 

Lisboa 

28 de Setembro de 2011 



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 20/CONT-I/2011 

 

Assunto: Queixa apresentada pela REN – Redes Energéticas Nacionais, S.G.P.S., S.A. – 

Sociedade Aberta, e pela REN - Rede Eléctrica Nacional, S.A., contra o jornal 

Correio da Manhã 

 

 

I. Identificação das partes 

 

REN – Redes Energéticas Nacionais, S.G.P.S., S.A. – Sociedade Aberta, e REN - Rede 

Eléctrica Nacional, S.A., sociedades que integram o Grupo REN (doravante, REN), na 

posição de Queixosa, e jornal Correio da Manhã, na posição de Denunciado. 

 

II. Enquadramento cronológico dos factos relativos à queixa apresentada 

 

1. A edição publicada em 6 de Novembro de 2010 pelo jornal Correio da Manhã 

exibia a manchete “Prémio milionário para Penedos”, acompanhada em destaque de 

uma fotografia do ex-administrador da REN, com os dizeres “Face Oculta – REN 

ignora caso e paga 240 mil euros”, e secundada pela afirmação «Administrador da 

eléctrica assinou documento que contrariou relatório da Inspecção-Geral de Finanças 

e permitiu bónus a ex-presidente, arguido por corrupção».  

A chamada de primeira página remetia o tratamento desenvolvido do tema para as 

páginas 24 e 25 da edição em causa. Nesse local, sob o título “REN ignora processo e 

dá prémio milionário”, e ilustrado por uma fotografia de José Penedos (legendada com 

os dizeres “José Penedos recebeu um prémio de desempenho já depois do relatório da 

Inspecção-Geral de Finanças”), podia ler-se, em destaque, «IGF disse que os gestores 

da empresa violaram deveres e prejudicaram erário público». 

No primeiro parágrafo da peça sustentava-se que «Vítor Baptista, o administrador 

da REN acusado no processo “Face Oculta” de cinco crimes de corrupção activa e 



 

 

2 

 

participação económica em negócio, assinou um documento daquela empresa pública, 

no qual contrariou as conclusões da Inspecção-Geral de Finanças (IGF) e permitiu que 

José Penedos, ex-presidente do Conselho de Administração, recebesse da REN um 

prémio de desempenho de 244 mil euros referente ao ano de 2009.» 

Continuava a notícia asseverando que «[q]uando o mesmo valor foi pago ao ex-

Secretário de Estado, já a IGF entregara no processo “Face Oculta” o relatório 

preliminar, na sequência da auditoria feita aos procedimentos da empresa pública». 

Ainda de acordo com a mesma peça, o dito relatório da IGF conteria conclusões 

«desastrosas» relativamente à detecção de irregularidades verificadas no âmbito da 

REN por parte dos seus responsáveis. Estes teriam violado diversos deveres de conduta 

a que estavam obrigados, sendo-lhes imputadas «práticas de gestão reiteradas e 

condenáveis de onde resultaram, em regra, benefícios injustificáveis para a O2 [uma 

empresa de Manuel Godinho], com prejuízos para a REN e demais concorrentes». Não 

obstante, e sempre segundo o texto noticioso, «a REN ignorou todas as conclusões [do 

relatório da IGF] e teve um entendimento diferente». 

A peça em apreço era complementada com várias outras que com ela estariam 

relacionadas, referindo-se a diferentes incidências do denominado processo “Face 

Oculta”, designadamente à ligação da REN com a sobredita O2 e outras empresas do 

Grupo Manuel Godinho. 

2. Nessa mesma data, 6 de Novembro de 2010, a REN reagiu através de um 

comunicado oficial contra o «carácter totalmente falso» e a «clara intenção 

difamatória» da notícia publicada pelo Correio da Manhã, rejeitando especificadamente 

várias das afirmações aí veiculadas e sublinhando em particular o facto de que o prémio 

em questão fora atribuído bem antes – sete meses antes, mais precisamente – da data do 

relatório preliminar da IGF. 

O referido comunicado foi publicado pela REN no seu sítio electrónico, na parte 

relativa aos comunicados de imprensa, com o título «Esclarecimento sobre notícia 

divulgada pelo jornal Correio da Manhã», onde à data permanece disponível para 

consulta (cf. http://www.ren.pt/vPT/Media/Comunicados/Pages/comunicados-press-

release.aspx – endereço acedido em 23/09/2011). 



 

 

3 

 

3. Na edição do dia seguinte, 7 de Novembro de 2010, publicou o Correio da Manhã 

nova peça jornalística dedicada a este assunto, subordinada ao título «Comunicado da 

REN corrige data de prémio». 

É o seguinte o texto integral da peça noticiosa:  

«A REN emitiu ontem um comunicado garantindo que “o último prémio recebido 

por José Penedos diz respeito ao exercício de 2008, tendo o correspondente valor sido 

pago em 6 de Maio de 2009, na sequência de deliberação da Comissão de Vencimentos 

de 26 de Março de 2009”. A empresa diz ainda que “o prémio foi de 243 750 euros e 

foi divulgado pela REN no Relatório de Governo Societário”. Acrescenta a REN que 

“quando o mesmo valor foi pago ao ex-Secretário de Estado, já a IGF entregara no 

processo “Face Oculta” o relatório preliminar, na sequência da auditoria feita aos 

procedimentos da empresa pública. Com efeito, “o relatório preliminar da IGF é 

datado de 18 de Dezembro de 2009, ou seja, mais de sete meses depois de pago o 

último prémio”. Acrescenta que “o Conselho de Administração não tem qualquer 

intervenção no processo de atribuição de prémios aos administradores, sendo a 

responsabilidade da Comissão de Vencimentos”.» [ênfase acrescentada relativamente 

ao original]. 

A notícia omite a intenção expressa no comunicado da REN desta se propor 

«desenvolver todas as diligências judiciais apropriadas no sentido da reposição da 

verdade e do ressarcimento integral dos prejuízos que a mesma lhe causou». 

4. Em 6 de Dezembro de 2010 deu entrada na ERC, por fax, uma queixa subscrita 

pela REN contra o jornal Correio da Manhã, alegando que as peças noticiosas supra 

identificadas teriam violado as regras ético-jurídico exigíveis em sede de rigor 

informativo e colocado em causa direitos, liberdades e garantias da queixosa.  

5. Notificado pela ERC dos termos da queixa apresentada pela REN, veio o Correio 

da Manhã apresentar a sua oposição à mesma, em 25 de Janeiro de 2011, através de 

mandatário para o efeito constituído. 

6. Após agendamento inicialmente estabelecido para 23 de Fevereiro, veio a 

realizar-se em 9 de Março de 2011 a audiência de conciliação a que se refere o artigo 

57.º dos Estatutos da ERC entre os intervenientes no processo. 



 

 

4 

 

A pedido das partes, a dita audiência veio ser suspensa por um prazo de dez dias, 

período durante o qual tentaram obter um acordo apto a colocar termo ao processo em 

causa. 

Posteriormente, a requerimento da queixosa, e com o conhecimento e concordância 

da demandada, a suspensão do prazo inicial foi prorrogada por mais dez dias. 

7. Por requerimento recepcionado pela ERC em 4 de Abril de 2011, afirmando a 

impossibilidade de obtenção de um acordo entre as partes para a justa composição do 

litígio, veio a queixosa requerer o prosseguimento do processo por si desencadeado. 

 

III. A posição da queixosa 

 

8. Entre as razões que motivaram a queixa da REN conta-se, desde logo, o facto de 

o Correio da Manhã não a ter contactado para apurar da veracidade dos factos 

previamente à publicação da notícia na sua edição de 6 de Novembro de 2010. 

9. Acresce que, conforme a própria queixosa teve ocasião de afirmar em 

comunicado nessa mesma data divulgado à imprensa (supra, II.2), e pelas razões aí 

enunciadas, a notícia então divulgada pelo Correio da Manhã não correspondia à 

realidade. Com efeito, e em síntese: 

(i) José Penedos não recebera qualquer prémio relativo ao exercício de 2009, 

respeitando ao exercício de 2008 o último prémio por este recebido, no montante 

de 243.750 euros, o qual foi pago em 6 de Maio de 2009, na sequência de 

deliberação aprovada em 26 de Março de 2009 pela Comissão de Vencimentos 

da REN. 

Estes dados constavam do Relatório do Governo Societário de 2009, o qual já se 

encontrava acessível ao público em geral à data da publicação da notícia controvertida. 

Além disso, sendo do conhecimento geral que os prémios referentes a um exercício (in 

casu, 2009) se reportam à actividade exercida no ano imediatamente anterior (in casu, 

2008), entende a queixosa ser no mínimo de exigir aos jornalistas que escrevem sobre a 

atribuição de prémios a administradores de empresas que conheçam ou procurem 

conhecer tal informação. 



 

 

5 

 

(ii) Sendo o relatório preliminar da IGF datado de 18 de Dezembro de 2009, haviam 

decorrido mais de sete meses desde o pagamento do dito prémio a José 

Penedos, sendo portanto igualmente falsa a afirmação noticiada de que o dito 

prémio fora pago a este já após a IGF ter entregue o seu relatório preliminar no 

processo “Face Oculta”. 

Ao afirmar conhecer o dito relatório da IGF, não poderia a publicação demandada 

desconhecer a respectiva data deste. 

(iii) O Conselho de Administração da REN não teve, nem tem, qualquer intervenção 

no processo de atribuição de prémios aos administradores, sendo esse processo 

da exclusiva responsabilidade da Comissão de Vencimentos da REN, órgão 

estatutariamente independente do Conselho de Administração. 

Logo, e ao contrário do afirmado na notícia veiculada pelo Correio da Manhã, a 

referida decisão de atribuir o prémio a José Penedos nunca poderia ter sido tomada por 

um administrador (in casu, Vítor Baptista, também ele acusado no âmbito do processo 

“Face Oculta”). 

10. Por outro lado, e não obstante não ignorar todos estes dados, não se coibiu ainda 

o Correio da Manhã de divulgar no dia imediato uma outra notícia sobre este assunto, 

citando e publicando de forma parcial e incorrecta um comunicado oficial da queixosa 

(referindo, erroneamente, que esta teria afirmado que «(…) quando o mesmo valor foi 

pago ao ex-Secretário de Estado, já a IGF entregara no processo “Face Oculta” o 

relatório preliminar, na sequência da auditoria feita aos procedimentos da empresa 

pública» - v. supra, II.3), e persistindo num erro que indesculpavelmente tinha sido 

divulgado, a saber, o de que a REN teria pago a José Penedos o dito prémio já depois de 

serem conhecidos os resultados da auditoria da IGF. 

11. Do exposto resulta, no entender da queixosa, que «o [seu] bom nome e 

reputação (…), bem como a sua imagem e integridade moral foram desrespeitados, 

dado que, através da divulgação de factos conscienciosamente incorrectos, o público 

em geral foi induzido em erro a concluir que a REN teria pago um prémio a um seu ex-

administrador que foi acusado no âmbito de um processo de natureza criminal muito 

conhecido e divulgado pela comunicação social (o já identificado processo “Face 

Oculta”) depois de conhecer imputações que lhe foram feitas pela IGF». 



 

 

6 

 

«Está, portanto, em causa, o modo de gestão e a utilização de fundos públicos e 

privados da REN que, segundo decorre das notícias em análise, teriam sido 

imprudentes e coniventes com os actos de José Penedos, o que não é verdade e 

notoriamente prejudica a REN». 

Concluindo-se que da actuação do Correio da Manhã terá resultado a inobservância 

das regras ético-jurídicas exigíveis em sede de rigor informativo, bem como a violação 

de direitos, liberdades e garantias da queixosa. 

 

IV. A posição da denunciada 

 

12. A presente queixa é inequivocamente dirigida contra o jornal Correio da Manhã, 

incidindo a mesma exclusivamente sobre conteúdos editoriais, cuja publicação, nos 

termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º da Lei de Imprensa, constitui competência do 

director do periódico. 

Compete ao director do Correio da Manhã «representar o periódico perante 

quaisquer autoridades em tudo quanto diga respeito a matérias da sua competência e 

às funções inerentes ao cargo», conforme dispõe a alínea e) do n.º 1 do artigo 20.º da 

Lei de Imprensa. Foi nessa precisa qualidade que foi deduzida oposição à queixa 

apresentada. 

13. Na oposição deduzida à queixa apresentada, a publicação periódica veio 

sustentar em sua defesa, e a título de questão prévia, a caducidade do procedimento de 

queixa, por força da inobservância do prazo processual imposto à ERC pelo n.º 1 do 

artigo 56.º dos seus Estatutos para a notificação da queixa à parte denunciada. Não 

tendo esta sido notificada no “prazo máximo” legal de cinco dias, o correspondente 

procedimento ter-se-ia extinguido, por caducidade. 

14. De igual modo, teria caducado o direito de queixa que assistiria à REN. Com 

efeito, e consoante uma leitura atenta da queixa permitiria concluir, esta teria «como 

único objecto a notícia de 6 de Novembro [e não Dezembro, como se refere por lapso], 

fazendo referência ao artigo de dia 7, sem qualquer propósito» e, acrescente-se, a título 

meramente incidental, «sem no entanto concluir ou fundamentar o motivo pela qual [a 

queixa] entende que esta viola qualquer direito» da REN.  



 

 

7 

 

Ora, uma vez que – segundo o Correio da Manhã – a queixa só teria dado entrada 

nos serviços da ERC em 7 de Dezembro de 2010, e tendo igualmente em conta que 

haviam entretanto decorrido mais de 30 dias desde a publicação do artigo de 6 

Novembro – o único que, como sustentado, seria relevante e caberia apreciar –, o direito 

de queixa da REN teria caducado, face ao preceituado no artigo 55.º dos Estatutos da 

ERC. 

15. Sem conceder, e do ponto de vista substantivo, afirma ainda a denunciada que, 

ao tomar conhecimento do comunicado da queixosa sobre a notícia de 6 de Novembro, 

se limitou a publicar, no dia seguinte, um resumo do conteúdo de tal comunicado. 

Porém, e contrariamente ao que a Queixosa teria invocado, não estava o Correio da 

Manhã obrigado a publicar tal comunicado, mas tão-somente – e porque não fora 

exercido o competente direito de resposta ou de rectificação  – «a publicar um resumo 

ou os factos, novos, relatados no comunicado – o que fez».  

16. Além disso, e ainda segundo o Correio da Manhã, o esclarecimento publicada 

na sua edição de 7 de Novembro reproduziria «fielmente» os factos invocados pela REN 

no seu comunicado. 

A propósito, e contrariamente ao que seria invocado na queixa, «na notícia 

publicada no seguimento do “comunicado”, o jornal referiu expressamente que “o 

relatório preliminar da IGF é datado de 18 de Dezembro de 2009, ou seja, mais de sete 

meses depois de pago o último prémio.”»  

17. Quanto à notícia de 6 de Novembro e que deu origem à presente controvérsia, 

«contém os factos que, na altura, resultaram da sua investigação jornalística e eram do 

conhecimento público». Aliás, e contrariamente ao que a queixa tenta fazer crer, «os 

factos relatados no artigo foram, naquela altura, veiculados por vários outros órgãos 

de comunicação social», sendo patente que a questão dos pagamentos de prémios a José 

Penedos era polémica e que foi alvo de inúmeros artigos jornalísticos. 

18. Concluindo, o pedido e o fundamento da queixa apresentada devem ser 

considerados improcedentes. 

 

 

 



 

 

8 

 

V. Normas aplicáveis 

 

19. O presente procedimento – centrado na matéria relativa ao rigor informativo – 

convoca a aplicabilidade de um conjunto de dispositivos, a saber, os artigos 6.º, alínea 

b), 7.º, alínea d), 24.º, n.º 3, alínea a), e 55.º e seguintes, dos Estatutos da ERC; os 

artigos 3.º e 20.º da Lei da Imprensa; o artigo 14.º, n.º 1, alínea a), e n.º 2, alínea b), do 

Estatuto do Jornalista; e ainda os pontos 1 e 5 do Código Deontológico do Jornalista. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

21. Começando por apreciar a primeira das questões prévias suscitadas pela 

Demandada para obstar a apreciação da presente queixa, constitui entendimento 

constante e assente na prática adoptada pela ERC que reveste natureza estritamente 

indicativa o prazo de cinco dias para notificação das queixas a que se refere o n.º1 do 

artigo 56.º dos seus Estatutos, não constituindo argumento para obstar à subsequente 

marcha do respectivo procedimento até proferir-se decisão final sobre o mesmo. 

No tocante à alegada caducidade do direito de queixa que decorreria da 

inobservância do prazo de 30 dias previsto no artigo 55.º dos Estatutos da ERC, bastará 

recordar (supra, II.4) que a presente queixa deu entrada nos serviços desta Entidade, por 

fax, em 6 de Dezembro de 2010 e, portanto, dentro do prazo estipulado. 

22. A queixa em apreço fundamenta-se na inobservância, por parte do Correio da 

Manhã, das regras ético-jurídicas que lhe são exigíveis em sede de rigor informativo, e 

na ofensa do “bom nome, reputação, imagem e integridade moral” da REN, em 

resultado da publicação das supra-identificadas notícias, em que a queixosa é 

directamente visada.  

Reivindica a este propósito o Correio da Manhã que tanto o jornal como todos os 

seus colaboradores «pautam a sua actividade profissional por elevados critérios 

deontológicos e jornalísticos, procurando sempre informar os seus leitores com o 

máximo rigor e total isenção», o que não teria deixado de se verificar no caso da 

matéria noticiada em discussão. 

23. Olhando às circunstâncias do presente caso, uma tal declaração não se confirma. 



 

 

9 

 

Adiantando conclusões, da apreciação da factualidade que enforma o caso vertente 

resulta manifesto o desrespeito, pela publicação periódica demandada, de vectores 

essenciais do rigor informativo, enquanto princípio orientador da prática jornalística. 

24. No tocante à peça publicada em 6 de Novembro de 2010, não foi desde logo 

observado o dever básico de audição prévia das partes com interesses atendíveis na 

matéria noticiada (cf. a propósito o ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas e a 

alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista).  

Essa omissão teve como resultado a transmissão à opinião pública de informação 

incorrecta sobre factos supostamente praticados pela queixosa, directamente visada na 

matéria noticiada, e em moldes susceptíveis de comprometer significativamente o bom 

nome e reputação desta pessoa colectiva. 

25. A importância e delicadeza da matéria noticiada aconselhariam redobrados 

cuidados quanto à sua recolha, tratamento e subsequente divulgação ao público. Ora, e 

como facilmente se conclui da apreciação dos factos relativos a este caso, não só o 

Correio da Manhã não adoptou as mais elementares cautelas que lhe seriam exigidas, 

patenteando uma postura no mínimo negligente neste contexto, como se permitiu ainda 

reiterar – e agravar – a sua conduta, ao divulgar em moldes capciosos o teor e sentido da 

‘contraversão’ da queixosa sobre a matéria, com isso prejudicando o direito do público a 

ser correctamente informado, e porventura, e inclusive, a sua boa fé (cf., a propósito, a 

alínea i) do n.º 2 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista). 

Não é na verdade aceitável que, ao propor-se reproduzir alguns excertos 

seleccionados do comunicado da visada, ora queixosa (e com isso proporcionar ao 

público o ponto de vista desta), a peça publicada afirme a dado passo «Acrescenta a 

REN que “quando o mesmo valor foi pago ao ex-Secretário de Estado, já a IGF 

entregara no processo “Face Oculta” o relatório preliminar, na sequência da auditoria 

feita aos procedimentos da empresa pública», (em clara contradição, aliás, com o 

excerto de imediato reproduzido: «Com efeito, “o relatório preliminar da IGF é datado 

de 18 de Dezembro de 2009, ou seja, mais de sete meses depois de pago o último 

prémio.”»): supra, II.3 – ênfase acrescentada. 

Ora, reiterar e imputar à visada uma afirmação proferida pelo próprio Correio da 

Manhã, na sua edição da véspera – e que contradiz a exacta essência da posição 



 

 

10 

 

defendida pela REN sobre a matéria controvertida –, não pode considerar-se um acto 

inadvertido, e, aliás, ainda que fosse esse o caso, deveria ter sido prontamente 

rectificado pelo periódico em causa, numa das suas edições seguintes (cf., a propósito, a 

1.ª parte do ponto n.º 5 do Código Deontológico do Jornalista, bem como a alínea b) do 

n.º 2 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista), o que, tanto quanto se sabe, não se veio a 

verificar. 

Não pode, pois, o Correio da Manhã afirmar que o “esclarecimento” publicado na 

sua edição de 7 de Novembro de 2010 reproduz «fielmente» os factos invocados pela 

REN no seu comunicado (supra, IV.16). 

26. Acresce que, contrariamente ao que o Correio a Manhã afirma em sede de 

oposição à queixa, em momento algum defendeu a REN a tese de que o jornal estaria 

obrigado a publicar o comunicado em questão. Nem, por outro lado, e «porque, não 

tendo [sido] exercido o competente direito de resposta ou de rectificação», estaria a 

demandada «apenas obrigad[a] a publicar um resumo ou os factos novos, relatados no 

comunicado» (cf. a propósito os pontos 18 e 19 da oposição da publicação periódica 

denunciada). 

As explicações avançadas pelo Correio da Manhã a este respeito afiguram-se 

inconsistentes. Com efeito, e em primeiro lugar, a divulgação, pela REN, no seu sítio 

electrónico oficial, em 6 de Novembro, de um comunicado relativo a uma notícia nessa 

mesma data publicada pelo Correio da Manhã, não impediria a visada de exercitar, 

querendo, o seu direito de resposta ou de rectificação relativo a essa mesma notícia, no 

respeito das vias legais previstas para o efeito, e dentro do prazo para tanto facultado (e 

que, logicamente, não havia entretanto expirado). Portanto, à data em que procedeu à 

publicação de excertos do comunicado da visada, o Correio da Manhã não sabia – não 

podia saber – se esta iria ou não recorrer ao instituto jurídico previsto nos artigos 24.º e 

seguintes da Lei da Imprensa. Em segundo lugar, e contrariamente ao que sustenta, o 

Correio da Manhã não publicou, na sua edição de 7 de Novembro de 2010, quaisquer 

factos «novos» contidos no comunicado da REN. E isto porque, como decorre do 

exposto, não só tais factos não podiam considerar-se «novos», ao menos de um ponto de 

vista objectivo, como os mesmos eram conhecidos, ou cognoscíveis – sobretudo de um 



 

 

11 

 

ponto de vista jornalístico, e de acordo com a praxis consentânea com o exercício 

próprio desta actividade e a esta exigível.  

E este entendimento não é infirmado pela circunstância de ser «polémica» a questão 

dos pagamentos feitos a José Penedos e de a mesma ter sido alvo de «inúmeros artigos 

jornalísticos». Isso não isenta o Correio da Manhã da observância dos deveres a que 

estava obrigado, nem confirma que o dito pagamento foi feito ou se referiu a qualquer 

outro exercício posterior a 2008 e muito menos ocorreu após o conhecimento do 

relatório preliminar da UGF.  

27. Em síntese, e em conclusão, cabe considerar a queixa apresentada pela REN 

como procedente, na parte em que a queixosa imputa à denunciada o desrespeito por 

regras ético-jurídicas exigíveis em sede de rigor informativo. 

Extravasa, contudo, claramente o âmbito de competências da ERC apurar eventuais 

ilícitos de natureza cível ou criminal que possam vir a extrair-se da factualidade aqui 

apreciada. 

 

VII. Deliberação 

 

Apreciada uma queixa apresentada pela REN contra o jornal Correio da Manhã, a 

propósito da publicação, pelo referido periódico, de duas peças jornalísticas, nas suas 

edições de 6 e 7 de Novembro de 2010, e em que se invoca a alegada inobservância de 

um conjunto de deveres ético-jurídicos aplicáveis à actividade jornalística, bem como a 

violação de direitos, liberdades e garantias do Queixoso, o Conselho Regulador da ERC, 

no exercício das atribuições e competências de regulação, delibera: 

 

1 - Reconhecer como procedente a queixa formulada, na parte em que a queixosa 

imputa à denunciada, no caso vertente, o desrespeito por regras ético-jurídicas 

exigíveis em sede de rigor informativo e, especificamente, as que se prendem com 

o rigor e a objectividade devidos à informação e com os deveres de audição prévia 

das partes com interesses atendíveis e o de promover a pronta rectificação de 

incorrecções ou imprecisões que sejam imputáveis à denunciada (artigo 3.º da Lei 



 

 

12 

 

da Imprensa; artigo 14.º, n.º 1, alíneas a) e b), do Estatuto dos Jornalistas; pontos 1 

e 5 do Código Deontológico dos Jornalistas); 

2 - Reconhecer que certos direitos fundamentais da queixosa, designadamente o 

seu bom-nome, reputação e imagem, são, de igual modo, susceptíveis de terem 

sido colocados em causa através da publicação das peças jornalísticas 

identificadas (artigo 26.º da Constituição; artigo 3.º da Lei da Imprensa); 

3 - Considerar reprovável a actuação adoptada no caso vertente pela publicação 

denunciada, instando-a a assegurar doravante, no exercício da sua actividade 

editorial, a estrita observância das exigências aplicáveis em sede de rigor 

informativo; 

4 - Sublinhar que pertence em exclusivo ao foro judicial o apuramento de 

eventuais ilícitos de natureza criminal ou cível que possam vir a extrair-se dos 

factos apreciados no presente caso. 

5 - É devida taxa por encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de 

conta, nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º e do Anexo V do 

Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, conforme alterado pelo Decreto-Lei n.º 

70/2009, de 31 de Março, e rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 

36/2009, de 28 de Maio. 

 

Lisboa, 28 de Setembro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral Oliveira 
Maria Estrela Serrano 


