
Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

3/DR-I/2012 

 

 

 

Recurso de Turismo de Portugal, IP contra o jornal 

“Dinheiro Vivo” 

 

 

 

Lisboa 

10 de Janeiro de 2012



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/DR-I/2012 

 

Assunto: Recurso de Turismo de Portugal, IP contra o jornal “Dinheiro Vivo” 

 

 

I. Identificação da Partes 

 

1. Turismo de Portugal, IP na qualidade de Recorrente, e o Jornal “Dinheiro Vivo”, na 

qualidade de Recorrido. 

 

II. Objecto do Recurso 

 

2. O Recurso apresentado pelo Recorrente tem por objecto o alegado incumprimento 

pelo Recorrido do direito de resposta relativamente a um artigo publicado na edição 

do jornal “Dinheiro Vivo” de 15 de Outubro, intitulado “Postos de Turismo vão ser 

privatizados”. 

 

III. Factos Apurados 

 

3. Deu entrada na ERC, no dia 15 de Novembro de 2012, um recurso apresentado pelo 

Turismo de Portugal, IP, contra o jornal “Dinheiro Vivo”, por alegada denegação 

do exercício do direito de resposta, referente a um artigo publicado no dia 15 de 

Outubro de 2011. 

4. O texto que motivou o direito de resposta foi publicado na página 8, com o título 

“Postos de turismo vão ser privatizados” e informa sobre a “inevitável” 

privatização de 250 postos de turismo. 

5. Através de contacto telefónico, o Recorrido terá informado o ora Recorrente que 

publicaria o direito de resposta peticionado se o mesmo fosse expurgado de 

algumas expressões consideradas desproporcionalmente desprimorosas. O 



 

 

2 

 

Recorrente foi também informado pelo Recorrido, através de carta, que o direito de 

resposta excedia o número de palavras legalmente admissível. 

6. Inconformado com a conduta do jornal “Dinheiro Vivo”, o Recorrente sujeitou a 

alegada ilegalidade ao escrutínio do Conselho Regulador da ERC, mediante recurso 

que deu entrada no dia 15 de Novembro de 2011. 

 

IV. Argumentação do Recorrente 

 

7. O Recorrente começa por alegar que “ [n]a edição do dia 15 de Outubro do corrente 

ano, o semanário Dinheiro Vivo publicou um texto subscrito pela jornalista Erika 

Nunes, com o título “Postos de Turismo vão ser privatizados”, o qual, além de estar 

titulado de maneira absolutamente desconforme com as declarações proferidas pelo 

signatário e com o seu pensamento, contém excertos de declarações minhas, na 

qualidade de Presidente do Conselho Diretivo deste Instituto, citações essas que 

levam a referida jornalista a afirmar que a privatização dos postos de turismo é 

inevitável.” 

8. Continua dizendo que “ (...) o texto publicado (...) extraiu conclusões das minhas 

declarações (...) que não podiam, de forma alguma, ser suportadas em tais 

declarações.” 

9. Em consequência, afirma o Recorrente ter dirigido ao director do jornal “Dinheiro 

Vivo” um ofício no qual terá solicitado “ (...) a correcção da notícia em causa, ainda 

sem invocar o direito de resposta, por o considerar desnecessário, numa lógica de 

boa-fé (...) ”. 

10. Em resposta, “ (...) o director adjunto do DV propôs que a rectificação fosse 

realizada sob a forma de publicação de uma entrevista, opção que o Turismo de 

Portugal, IP recusou por considerar que não havia motivo para a correcção 

obedecer a forma diversa da que revestia o texto a rectificar. Aceitou-se, todavia, 

que o texto remetido fosse a base para a construção de uma nova notícia e não 

tivesse que ser integralmente publicado.” 



 

 

3 

 

11. Mais disse que “[o] DV respondeu que, não aceitando o Turismo de Portugal, IP a 

sua sugestão, não realizaria qualquer correcção, sem prejuízo, naturalmente, do 

direito de rectificação previsto no artigo 24.º da Lei de Imprensa.” 

12. Em face da resposta do Recorrido, o Recorrente “ (...) exerceu o direito de 

rectificação que titula através de ofício de 21 de Outubro (...)” 

13. Refere que “ [n]os termos da alínea b) do n.º 2 do art.º 26.º da Lei de Imprensa, a 

rectificação deveria ter sido publicada na edição da DV de 29 de Outubro passado, 

o que não aconteceu até à presente data.” 

14. Acrescentou também que “ (...) o Presidente do Turismo de Portugal recebeu, 

entretanto, uma chamada telefónica do advogado do DV em que este sugeriu a 

eliminação de alguns elementos constantes da carta de direito de resposta como 

condição para que a mesma fosse publicada, sendo tais elementos a invocação do 

nome da jornalista autora da notícia e a aposição da expressão «abusivo» na frase 

«[a] confusão da jornalista Erika Nunes, que assina o artigo terá sido provocada por 

um alargamento abusivo da situação aplicável aos 5 postos de turismo (...)» “. 

15. O Recorrente recusou a publicação do direito de rectificação nos termos propostos. 

16. Considera o Recorrente que “ (...) a violação do dever de rectificação é, no presente 

caso, especialmente censurável uma vez que tem por consequência a manutenção 

dos leitores em erro relativamente a uma matéria que é parte integrante da política 

sectorial do Turismo.” 

17. Mais disse que “ (...) a notícia errada gerou perplexidade nos agentes do sector do 

turismo, públicos e privados, uma vez que não tem qualquer suporte na linha de 

orientação política definida para a informação turística e, especificamente, para 

postos de turismo.” 

18. Conclui dizendo que “[e]m face do que antecede e com os fundamentos constantes 

dos números anteriores, o Turismo de Portugal vem interpor (...) o recurso a que 

alude o n.º 1 do art.º 59.º da Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, requerendo que 

(...) ordene ao DV a publicação da rectificação (...)”. 

 

 

 



 

 

4 

 

V. Defesa do Recorrido 

 

19. Alega o Recorrido que “ (...) ao contrário do que alega o respondente, não é 

verdade que aquilo que a jornalista fez constar na notícia como se tratando de 

declarações daquele não corresponda ao que o mesmo disse.” 

20. Mais disse que “[t]udo o que a jornalista escreveu corresponde integralmente às 

informações prestadas pelo respondente.” 

21. Continua dizendo que “ (...) depois da publicação da notícia, o DV foi contactado 

pelo Turismo de Portugal que reclamava uma correcção à notícia, embora não 

tivesse exercido formalmente o respectivo direito.” 

22. Refere ter sido verdade “ (...) que foi proposto ao respondente a realização de uma 

entrevista, o que aquele recusou, alegando que pretendia uma nova notícia sobre o 

assunto.” 

23. O Recorrido terá então informado “ (...) o respondente que não o iria fazer, mas, 

naturalmente, estaria disponível para receber e publicar (se fosse o caso) um texto 

de direito de rectificação ou resposta à dita notícia.” 

24. “ Em consequência o respondente fez chegar ao DV o texto de 21.10.11 (...) tendo 

(...) sido contactado pelo Advogado signatário que lhe comunicou que o texto 

remetido continha expressões desproporcionalmente desprimorosas – que foram 

identificadas.” 

25. Foi por isso proposto pelo Recorrido a alteração do texto de resposta, o que não foi 

aceite pelo Recorrente. 

26. De facto, entendeu o Recorrido que “ (...) não se encontravam verificados os 

requisitos legais para o efeito (...) ”. 

27. Considerou o Recorrido que “ [a]nalisadas as posições expressas pelo respondente e 

a notícia publicada (...) o DV informou os leitores com rigor e isenção, dando a 

conhecer objectivamente a informação que lhe foi fornecida.” 

28. Foram apontadas pelo Recorrido, como desproporcionalmente desprimorosas, as 

seguintes expressões utilizadas no texto de resposta: “A confusão da jornalista 

Erika Nunes, que assina o artigo, terá sido provocada por um alargamento abusivo 

da situação aplicável aos 5 postos de turismo instalados (...)”. 



 

 

5 

 

29. Continuou dizendo que “[a] jornalista que fez a notícia suportou-se em todos os 

dados e elementos disponíveis (...)”. 

30. Afirma o Recorrido que “[l]ida na íntegra a notícia publicada, afigura-se 

absolutamente excessivo (i) pessoalizar a questão e afirmar que a jornalista fez uma 

«confusão», quando esta mantém o que escreveu, e (ii) alvitrar que tal «confusão» 

decorre de um processo mental intencional, porque, afinal, se trata de «um 

alargamento abusivo».” 

31. Mais disse que “[o] respondente pode dizer que não disse o que (deveras) disse. É 

um direito que lhe assiste. Já não tem o direito de afirmar que a jornalista fez uma 

confusão e que essa confusão decorre de um «alargamento abusivo», já que está a 

entrar no foro das intenções da jornalista.” 

32. “Ora, a notícia publicada não admite a utilização destes termos, uma vez que em 

nada se reporta à pessoa do respondente em termos equivalentes ou idênticos.” 

33. Alega também o Recorrido que o texto de resposta enviado contém um excesso de 

palavras em relação ao limite legal permitido. 

34. Afirma que “ [o] texto da notícia continha 272 palavras, títulos incluídos. 

O texto enviado pelo respondente continha 485 palavras. 

Assim, sempre se encontrava excedido o limite legal máximo de palavras 

permitido. 

Na carta enviada, informou-se o respondente também deste facto, bem como da 

possibilidade, mediante redução do tamanho do texto ou com o pagamento 

antecipado do valor equivalente ao da publicidade comercial redigida no Jornal, de 

se publicar o texto. 

Desde que (...) extirpado daquelas expressões.” 

35. Conclui dizendo que “ o DV considera que a sua conduta não contendeu com 

qualquer disposição legal, não tendo ofendido qualquer direito. 

Encontrando-se, outrossim, convencido da licitude da sua conduta em recusar a 

publicação do texto peticionada, razão por que deverá ser negado provimento ao 

recurso dos autos, arquivando-se o mesmo.” 

 

 



 

 

6 

 

VI. Normas Aplicáveis 

 

36. É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta da Lei de 

Imprensa (aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro), em particular os artigos 

24.º e seguintes. Aplica-se, ainda, nesta fase do recurso, o disposto nos artigos 59.º 

e 60.º dos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro 

(“Estatutos”), atentas as atribuições e competências constantes, respectivamente, do 

disposto na alínea f) do artigo 8.º, e na alínea j) do número 3 do artigo 24.º, ambos 

do mesmo diploma. 

Aplica-se também a Directiva 2/2008 de 12 de Novembro de 2008, do Conselho 

Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, sobre a publicação 

de textos de resposta e de rectificação na Imprensa. 

 

VII. Análise e Fundamentação 

 

37. A Lei reconhece o direito de resposta nas publicações periódicas a qualquer pessoa 

ou entidade “que tiver sido objecto de referências, ainda que indirectas, que possam 

afectar a sua reputação ou boa fama”, e o direito de rectificação “sempre que 

tenham sido feitas referências de facto inverídicas ou erróneas que lhe digam 

respeito (artigo 24.º, n.ºs 1 e 2, do diploma citado). 

38. Constitui entendimento do Conselho Regulador da ERC que a apreciação do que 

possa afectar a reputação e boa fama deve ser efectuada segundo uma perspectiva 

prevalecentemente subjectiva, de acordo com a óptica do visado, ainda que dentro 

dos limites da razoabilidade (cfr. a este propósito o ponto 1.2 da Directiva 2/2008, 

de 12 de Novembro, sobre a publicação de direitos de resposta e rectificação na 

Imprensa). 

39. No artigo em causa são feitas referências às afirmações do Presidente do Turismo 

de Portugal, IP, que foram consideradas desconformes com as declarações que 

foram proferidas, designadamente no que diz respeito a alegada inevitabilidade da 

privatização de postos de turismo. Será, por isso, legítimo, ao Turismo de Portugal, 



 

 

7 

 

IP pretender ripostar a uma tal imputação, esclarecendo e corrigindo, as alegadas 

desconformidades em que, na sua perspectiva, a peças jornalística assentou. 

40. Posto isto, importa atentar na pertinência dos argumentos invocados pelo Recorrido 

para a não publicação do direito de resposta e de rectificação peticionado. 

41. Começa o Recorrido por alegar que o texto de resposta continha expressões 

desproporcionalmente desprimorosas em relação ao texto a que se responde. 

42. Foi apontada pelo Recorrido, como desproporcionalmente desprimorosa, a seguinte 

expressão “[a] confusão da jornalista Erika Nunes, que assina o artigo, terá sido 

provocada por um alargamento abusivo da situação aplicável aos 5 postos de 

turismo instalados (...)”. 

43. Entende o Recorrido que “[l]ida na íntegra a notícia publicada, afigura-se 

absolutamente excessivo (i) pessoalizar a questão e afirmar que a jornalista fez uma 

«confusão», quando esta mantém o que escreveu, e (ii) alvitrar que tal «confusão» 

decorre de um processo mental intencional, porque, afinal, se trata de um 

«alargamento abusivo».” 

44. Não concorda, pois, o Recorrido com a expressão utilizada uma vez que “ (...) 

afirmar que a jornalista fez confusão e que dessa confusão decorre um 

«alargamento abusivo» (...) [o Recorrente] está a entrar no foro das intenções da 

jornalista.” 

45. Nos termos do consignado no artigo 25.º, n.º 4, da LI, “[o] conteúdo da resposta ou 

da rectificação é limitado pela relação directa e útil com o escrito ou imagem 

respondidos, não podendo a sua extensão exceder 300 palavras ou a da parte do 

escrito que a provocou, se for superior, descontando a identificação, a assinatura e 

as fórmulas de estilo, nem conter expressões desproporcionalmente desprimorosas 

ou que envolvam responsabilidade criminal (...)”. 

46. No ponto 5.2 da Directiva da ERC n.º 2/2008, de 12 de Novembro, sobre a 

publicação de textos de resposta e de rectificação na imprensa, considera-se que a 

norma citada no ponto anterior impede o uso de expressões desproporcionalmente, 

e não objectivamente desprimorosas, donde decorre que é permitido ao titular do 

direito de resposta o recurso a “um grau de contundência proporcional ao texto 

respondido”. No entanto, “este tom deve (...) ser dirigido apenas a quem sejam 



 

 

8 

 

imputáveis as expressões iniciais. Em particular, caso o artigo original seja 

qualificado como artigo de opinião, o respondente deverá visar as referências 

constantes do mesmo e, eventualmente, o autor do artigo, excluindo o jornal.” 

47. Atento o disposto no artigo 25.º da LI, bem como o que é referido pela Directiva 

supra citada, considera-se que a expressão utilizada pelo Recorrente não é 

desproporcionalmente desprimorosa, ao invés, reveste algum grau de contundência, 

que o Recorrente utilizou para refutar alguns factos que resultam do artigo visado e, 

como tal, admissível no âmbito do exercício do direito de resposta e de rectificação.  

48. Não procede, como tal, a argumentação do Recorrido de que o texto de resposta 

contém expressões desproporcionalmente desprimorosas. 

49. O Recorrido alega também que o texto de resposta contém um excesso de palavras 

em relação ao limite legalmente admissível. 

50. Determina o artigo 25.º, n.º 4, da LI, que “[o] conteúdo da resposta ou da 

rectificação é limitado pela relação directa e útil com o escrito ou imagem 

respondidos, não podendo a sua extensão exceder as 300 palavras ou a parte do 

escrito que a provocou, se for superior.” 

51. O conteúdo do texto de resposta extravasa manifestamente o número de palavras 

legalmente admissível, pelo que assiste razão ao Recorrido neste ponto. Assim, a 

publicação do direito de resposta deve ficar condicionado à redução do número de 

palavras que constam do texto de resposta, ou o Recorrente optar pelo mecanismo 

previsto no número 1 do artigo 26.º do mesmo diploma legal, nos termos do qual a 

parte da resposta que excede o limite de palavras legalmente previsto poderá “ser 

publicada, por remissão expressa, em local conveniente à paginação do periódico e 

mediante pagamento equivalente ao da publicidade comercial redigida, constante 

das tabelas do periódico, o qual será feito antecipadamente ou assegurado pelo 

envio da importância consignada bastante.” 

 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso interposto por Turismo de Portugal, IP, contra o Jornal 

“Dinheiro Vivo”, por alegada denegação ilícita do exercício do direito de resposta, com 



 

 

9 

 

respeito a notícia publicada na edição do referido Jornal de dia 15 de Outubro de 2011, 

intitulada “Postos de Turismo vão ser privatizados”, o Conselho Regulador delibera, 

pelos motivos expostos, e ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, número 

3, alínea j), dos respectivos Estatutos: 

 

a) Reconhecer a titularidade do direito de resposta ao Recorrente, que deve, no 

entanto, reduzir o texto de resposta por forma a observar o limite de número 

de palavras previsto no n.º 4 do artigo 25.º da Lei de Imprensa ou informar ao 

Recorrido a sua intenção de exercer o direito previsto no n.º 1 do artigo 26.º 

do referido diploma legal; 

b) Determinar ao Recorrido que dê cumprimento ao direito de resposta do 

Recorrente, após a adopção por este último do comportamento enunciado no 

ponto precedente; 

c) Lembrar ao Recorrido que a publicação do direito de resposta deve obedecer 

ao disposto no artigo 26.º da Lei de Imprensa; 

d) Salientar que a publicação, após a recepção do texto reformulado, deverá ser 

efectuada na primeira edição ultimada após notificação da presente 

deliberação, nos termos do artigo 60.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, sob pena 

de sujeição ao pagamento de quantia diária de 500 (quinhentos) euros, a título 

de sanção pecuniária compulsória, por cada dia em atraso no cumprimento, 

contado da data acima referida, nos termos do disposto no artigo 72.º dos 

mesmos Estatutos. 

 

Lisboa, 10 de Janeiro de 2012 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


