
 

 

Conselho Regulador da 

 Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

Deliberação 

35/DR-I/2011 
 

 

 

 

Recurso de Henrique da Cruz Pinheiro Machado contra o jornal 

“Entremargens” 

 

 

Lisboa 

22 de Novembro de 2011 



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 35/DR-I/2011 

 

Assunto: Recurso de Henrique da Cruz Pinheiro Machado contra o jornal 

“Entremargens” 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

Em 21 de Setembro de 2011 deu entrada na ERC um recurso de Henrique da Cruz 

Pinheiro Machado, como Recorrente, contra o jornal “Entremargens”, na qualidade de 

Recorrido. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto a alegada publicação do texto de resposta pelo Recorrido em 

desrespeito pelas regras constantes do artigo 26.º da Lei de Imprensa, aprovada pela Lei 

n.º 2/99, de 13 de Janeiro e pelo disposto na Deliberação 20/DR-I/2011, aprovada pelo 

Conselho Regulador da ERC em 10 de Agosto de 2011. 

 

III. Factos apurados 

 

1. Em 10 de Agosto de 2011, o Conselho Regulador da ERC proferiu a Deliberação 

20/DR-I/2011, na qual ordenou ao jornal “Entremargens” a republicação do texto de 

resposta de Henrique Machado à entrevista publicada na edição de 10 de Março de 

2011, com o título “O CDS-PP de Santo Tirso ‘foi esvaziado’”. 

2. O referido texto de resposta foi publicado na edição n.º 462 do jornal 

“Entremargens”, de 8 de Setembro de 2011. 



 

 

2 

 

3. No entanto, em 21 de Setembro de 2011 deu entrada na ERC nova participação de 

Henrique Machado, afirmando que o texto de resposta foi publicado com 

desrespeito do que foi prescrito na Deliberação 20/DR-I/2011. 

 

IV. Argumentação do Recorrente 

 

4. O Recorrente solicita a intervenção da ERC para que o Recorrido proceda 

novamente à publicação do texto de resposta, em cumprimento da Lei de Imprensa, 

com os seguintes fundamentos: 

a) O Recorrido não cumpriu o n.º 3 do artigo 26.º da Lei de Imprensa com o rigor 

exigível, nem observou as exigências formais estabelecidas no n.º 4 do mesmo 

artigo 26.º, ao não publicar na primeira página “no local da publicação do texto 

ou imagem que motivaram a resposta” uma nota de chamada que respeitasse o 

“princípio da igualdade, na sua vertente do princípio da equivalência”, porque, 

para além da nota de chamada ser publicada ao fundo da primeira página, ao 

contrário dos títulos e fotografia da entrevista respondida, publicados com 

grande destaque e ao alto da primeira página, os caracteres da nota são menores 

3 mm, violando claramente a Directiva 2/2008 da ERC; 

b) O Recorrido pretendeu ainda lançar a confusão sobre o autor do exercício desse 

direito, na medida em que titulam essa nota com o seu nome completo 

(Henrique da Cruz Pinheiro Machado), quando o visado na entrevista respondida 

era tão-só o ex-dirigente do CDS conhecido, por toda a gente, apenas por 

Henrique Pinheiro Machado, nome com que, aliás, o Recorrente assinou os 

textos que enviou ao jornal, e que a sua Direcção e o Conselho de Redacção 

respeitaram na primeira publicação, e voltaram a respeitar no final do texto 

publicado agora; 

c) A nota foi colocada no local menos visível da primeira página propositadamente, 

com dolo, sentido pejorativo e desconsideração por quem exerce um direito e, 

num claro desafio a quem lhe reconheceu esse mesmo direito, de acordo com o 

que estabelece a Constituição Portuguesa, a Lei de Imprensa, e as Directivas da 



 

 

3 

 

ERC, como se pode concluir objectivamente da publicação na página 7 do 

cartoon “Vamos a Ver… Olho Vivo” onde, glosando com uma rubrica de 

opinião do jornal “Ecos de Negrelos” de que o Recorrente é director, um dos 

intervenientes diz “átão tu não viste o dono (do Ecos), caído abaixo da burra, aí 

atrás na primeira página?”, que é o mesmo que dizer que colocaram a nota num 

lugar que entendem como de pouca consideração para o visado e de 

desvalorização do direito reconhecido; 

d) Também não foi respeitada a Directiva 2/2008 da ERC, no tocante aos 

pormenores gráficos da resposta e rectificação, ao não publicarem o título 

(Direito de resposta e rectificação…) com letra do mesmo tamanho dos 

caracteres correspondentes da entrevista e ao não publicarem, como no original, 

o realce em “bold” [negrito] alguns dos títulos dos assuntos focados na 

entrevista respondida; 

e) Não é compreensível que não seja aceite pelo jornal, nesta republicação, um 

texto de resposta que apenas sofreu algumas actualizações/alterações na sua 

forma e não no seu conteúdo, atendendo ao tempo decorrido (seis meses) entre a 

publicação da entrevista, e a resposta e rectificação que mantém as 1350 

palavras; 

f) Como também não se compreende a recusa do jornal em fazer esta republicação 

no respeito integral da lei e com o mesmo relevo e apresentação da entrevista, 

não aceitando as duas fotografias que lhes foram enviadas por e-mail; 

g) O Recorrente solicitou a publicação das fotografias, dando a hipótese do jornal 

usar algumas que tem em arquivo e, na falta ou inadequação destas, solicitando 

as fotografias ou fotografando de novo o Recorrente. Como não obteve resposta 

em tempo útil, enviou duas fotografias com a indicação do lugar onde deviam 

ser publicadas. Tanto mais quanto a ERC não define quando devem ser enviadas 

as fotografias, nem se nas republicações elas deixam de ser admitidas, por não 

terem sido enviadas aquando do texto cuja publicação o jornal recusou publicar 

inicialmente; 



 

 

4 

 

h) O Recorrente considera que uma republicação do texto de resposta deveria 

também incluir fotografias em igual número às da publicação que lhe deu 

origem, para cumprir o “princípio da igualdade, na vertente do princípio da 

equivalência”; 

i) Também não se compreende como numa republicação de um texto que não é 

datado, nem o jornal situa a resposta em relação à data do jornal onde foi 

publicado o texto alvo de direito de resposta, nem possam ser actualizados, para 

contextualizar os leitores, os períodos de tempo citados na primeira resposta, que 

eram inicialmente de seis meses, que no segundo texto que o jornal aceitou e 

publicou já era de nove meses e, actualmente já era de doze meses no texto 

actualizado que o Recorrente enviou e o jornal não aceitou; 

j) Da mesma forma não se compreende que os títulos do texto do “direito de 

resposta e rectificação”, pela mesma necessidade de contextualizar os leitores, 

não possam ser os mesmos da entrevista que lhe deu origem e que foram 

publicados, um na primeira página “Tínhamos núcleos e pessoas nas freguesias 

que dinamizavam o CDS-PP e agora não temos ninguém”, e o outro a encimar o 

texto da entrevista, na página 11 “O CDS-PP foi’esvaziado’”, atendendo ao 

tempo decorrido desde a publicação da entrevista até ao presente momento; 

k) Por conseguinte, o Recorrente considera que a Direcção e o Conselho de 

Redacção do “Entremargens” cometeram um crime de desobediência 

qualificada, com o intuito de impedir os efeitos visados por uma deliberação do 

Conselho Regulador da ERC, ao dar-lhe um cumprimento reiteradamente 

deficiente e, agora, também doloso. 

 

V. Defesa do Recorrido 

 

5. Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Recorrido esclareceu 

que: 

a) O jornal “Entremargens” foi notificado da Deliberação 20/DR-I/2011 no dia 

19 de Agosto de 2011; 



 

 

5 

 

b) Em 16 de Agosto, o Recorrido recebeu uma carta de Henrique da Cruz 

Pinheiro Machado, na qual este manifesta disponibilidade para “fornecer ou 

ser fotografado por jornalista” e outra missiva a 22 de Agosto na qual afirma 

“venho enviar o texto (…) a publicar como Direito de Resposta e de 

Rectificação”; 

c) O texto enviado nesta última carta era diferente do primeiro texto de 

resposta; 

d) Perante a dúvida instalada sobre o modo como dar cabal cumprimento à 

Deliberação 20/DR-I/2011, o jornal “Entremargens” solicitou à ERC, 

telefonicamente e através de e-mails, os esclarecimentos necessários para 

proceder à publicação sem erros ou lapsos; 

e) O jornal teve ainda o cuidado de enviar, antes da publicação do jornal, um 

pdf da primeira página para a ERC, com o intuito de não cometer qualquer 

erro e a solicitar a aprovação para o assunto, e posteriormente solicitar novo 

esclarecimento relativamente à publicação ou não de uma fotografia do 

reclamante; 

f) O Recorrido foi informado de que “a publicação do texto de resposta 

cumprirá o disposto na Lei de Imprensa se for publicado tal como na 

simulação”; 

g) O texto publicado na edição n.º 462 do jornal “Entremargens”, de 8 de 

Setembro, foi feito tal como na simulação, portanto é óbvio que obedeceu a 

todos os critérios e determinações da Deliberação 20/DR-I/2011; 

h) Vem agora o Recorrente com expedientes como “o nome” e a rubrica “em 

cima da burra” e “em baixo da burra” para fazer crer que o jornal não deu 

cabal cumprimento à Deliberação; 

i) Nas cartas enviadas para o jornal e para a ERC, o Recorrente assina 

Henrique da Cruz Pinheiro Machado; 

j) A Recorrente reitera que a publicação feita na edição n.º 462, de 8 de 

Setembro, foi feita de boa-fé, respeitando todos os princípios, tanto mais que 

foi feita com a aprovação prévia da ERC; 



 

 

6 

 

k) Estranha-se que, aquando do recurso que apresentou, o recorrente alegava 

que o texto não continha o título “direito de resposta e rectificação” e agora 

reclama porque o texto contém o título “direito de resposta e rectificação”; 

l) Aliás, na sua edição n.º 462, de 8 de Setembro, o jornal deu muito mais 

relevo ao Recorrente do que ao autor do texto que deu origem ao direito de 

resposta ao publicar “Direito de resposta Henrique da Cruz Pinheiro 

Machado reage à entrevista de Ricardo Rossi”; 

m) Em relação ao “cartoon”, nada tem a ver com a republicação do direito de 

resposta e que só a mente fértil do Recorrente vê intenção de o ridicularizar e 

à ERC; 

n) Em suma, o texto publicado na edição n.º 462, de 8 de Setembro, respeitou a 

Deliberação 20/DR-I/2011 quanto à chamada na primeira página, quanto ao 

tamanho e ao sublinhado do texto que publicou e quanto à não publicação da 

fotografia; 

o) Quanto ao texto, porque publicou o primeiro que o Recorrente enviou e não 

o segundo, que era diferente e que continha outros sublinhados; 

p) Quanto à fotografia porque, como refere a supra citada Deliberação, o 

Recorrente devia tê-la enviado aquando da primeira publicação e com o 

primeiro texto; 

q) Face ao exposto, o Recorrido respeitou na íntegra a Deliberação 20/DR-

I/2011 da ERC, pelo que não cometeu qualquer crime de desobediência 

qualificada. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

6. Para além do disposto no artigo 37.º, n.º 4 da Constituição da República Portuguesa 

(doravante, CRP), as normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas nos artigos 

2.º, n.º 2, alínea c), e 26.º e 27.º da Lei de Imprensa (doravante, LI), aprovada pela 

Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro, na versão dada pela Lei n.º 18/2003, de 11 de Junho, 

em conjugação com o disposto no artigo 8.º, alínea f), artigo 24.º, n.º 3, alínea j), 



 

 

7 

 

artigo 59.º, e artigo 60.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC (doravante, EstERC), 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

7. Releva igualmente a Directiva 2/2008, sobre a publicação de textos de resposta e de 

rectificação na Imprensa, aprovada pelo Conselho Regulador da ERC em 12 de 

Novembro de 2008. 

 

VII. Análise e fundamentação 

 

8. O n.º 3 do artigo 26.º da Lei de Imprensa dispõe que a publicação [do texto de 

resposta] é gratuita e feita na mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do 

escrito ou imagem que tiver provocado a resposta ou rectificação, de uma só vez, 

sem interpolações nem interrupções, devendo ser precedida da indicação de que se 

trata de direito de resposta ou rectificação. 

9. O n.º 4 do artigo 26.º do mesmo diploma legal estabelece que, quando a resposta se 

refira a texto ou imagem publicados na primeira página, ocupando menos de metade 

da sua superfície, pode ser inserida numa página ímpar interior, observados os 

demais requisitos do número antecedente, desde que se verifique a inserção na 

primeira página, no local da publicação do texto ou imagem que motivaram a 

resposta, de uma nota de chamada, com a devida saliência, anunciando a publicação 

da resposta e o seu autor, bem como a respectiva página. 

10. O Recorrente afirma que estes dois preceitos não foram observados pelo Recorrido, 

uma vez que a nota de chamada na primeira página foi publicada ao fundo da 

primeira página e os respectivos caracteres são menores 3 mm. 

11. Analisados os referidos dispositivos legais, verifica-se que, na verdade, a nota de 

chamada não tem de ter o mesmo relevo e apresentação do texto respondido. 

Efectivamente, o n.º 4 determina a inserção, na primeira página, de uma nota de 

chamada, com a devida saliência, anunciando a publicação da resposta e o seu autor, 

bem como a respectiva página. 



 

 

8 

 

12. Por conseguinte, a referida nota de chamada deve ter a saliência adequada para 

chamar a atenção para a publicação do texto de resposta e deve indicar o seu autor e 

a página em que vem publicado. Nada mais é exigido por lei. 

13. Ora, a nota de chamada publicada pelo Recorrido é suficientemente visível, tem um 

título bastante adequado (“Henrique da Cruz Pinheiro Machado reage à entrevista a 

Ricardo Rossi”), pois anuncia a publicação da reacção (ou seja, da resposta) de 

Henrique Machado (o autor) na página 11 (página em que a réplica vem publicada). 

14. O Recorrente contesta ainda a publicação do seu nome completo na nota de 

chamada, visto que é conhecido por Henrique Pinheiro Machado e não pelo seu 

nome completo Henrique da Cruz Pinheiro Machado. Sobre este ponto, cumpre 

referir que o nome pelo qual é conhecido o Recorrente pouco difere do seu nome 

completo e, por isso, o facto de a nota de chamada mencionar o seu nome completo 

é irrelevante, já que os leitores conseguem perceber que se trata da mesma pessoa. 

15. Relativamente ao título do texto de resposta na página 11, o Recorrente alega que 

não foi publicado com letra do mesmo tamanho dos caracteres do título da 

entrevista. De facto, o tamanho da letra do título do texto de resposta é ligeiramente 

inferior, mas a verdade é que é composto por mais palavras (“Direito de Resposta e 

de Rectificação sobre a entrevista do Ricardo Rossi”) do que o título da entrevista 

(“O CDS-PP de Santo Tirso foi esvaziado”), por isso ocupa uma mancha gráfica 

equivalente à absorvida pelo título da entrevista respondida. Assim, considera-se 

que foi respeitado o princípio da equivalência entre ambos os títulos. 

16. O Recorrente também não compreende que o Recorrido não tenha aceitado uma 

nova versão do texto de resposta, com algumas actualizações/alterações na sua 

forma e não no seu conteúdo, atendendo ao tempo decorrido (seis meses) entre a 

publicação da entrevista e o texto de resposta. As alterações implicavam diferentes 

destaques do texto a negrito e a adição de duas frases ao título (“Tínhamos núcleos e 

pessoas nas freguesias que dinamizavam o CDS-PP e agora não temos ninguém” e 

“O CDS-PP foi esvaziado”). 

17. Também não entende a recusa do jornal em publicar as duas fotografias que o 

Recorrente lhe enviou por e-mail. 



 

 

9 

 

18. Sobre esta questão, cabe esclarecer que o Recorrido apenas está obrigado a publicar 

a primeira versão do texto de resposta que lhe é enviada (neste caso, até é a segunda 

versão, porque o primeiro texto excedia o número de palavras legalmente 

permitido). Os títulos e as eventuais fotografias apenas serão objecto de publicação 

obrigatória se constarem desta primeira versão. O Recorrente não pode aproveitar 

cada republicação para fazer alterações ao texto de resposta nem para inserir 

fotografias e mais títulos (provavelmente excedendo o número de palavras 

permitido), desrespeitando o princípio da boa-fé que vigora no nosso ordenamento 

jurídico e pelo qual se deve pautar o comportamento dos cidadãos. 

19. Efectivamente, a sucessiva alegação de vícios formais pelo Recorrente, a maioria 

deles sem fundamento e, por vezes, até contraditórios, e que já deram origem a três 

deliberações da ERC sobre o mesmo direito de resposta, poderá configurar um 

abuso de direito, nos termos do disposto no artigo 334.º do Código Civil, que 

determina que “é ilegítimo o exercício de um direito, quando o titular exceda 

manifestamente os limites impostos pela boa-fé, pelos bons costumes ou pelo fim 

social ou económico desse direito”. 

20. Finalmente, o Recorrente reclama da publicação na página 7 do cartoon “Vamos a 

Ver… Olho Vivo” onde, glosando com uma rubrica de opinião do jornal “Ecos de 

Negrelos” de que o Recorrente é director, um dos intervenientes diz “átão tu não 

viste o dono (do Ecos), caído abaixo da burra, aí atrás na primeira página?”, que, no 

entender do Recorrente, é o mesmo que dizer que colocaram a nota num lugar que 

entendem como de pouca consideração para o visado e de desvalorização do direito 

reconhecido. 

21.  Por sua vez, o Recorrido afirma que o referido cartoon nada tem a ver com a 

republicação do direito de resposta. 

22. No cartoon em apreço, surge o desenho de uma burra, muito semelhante à imagem 

que acompanha uma rubrica de opinião do jornal “Ecos de Negrelos” do qual o 

Recorrente é director. Ao lado da burra, estão os rostos de dois indivíduos, em que 

um deles pergunta “Olha aí! Esta não é burra do ‘Abaixo da burra’ do Ecos! Que 



 

 

10 

 

ainda por aqui a fazer?” e o outro responde “átão tu não viste o dono, caído abaixo 

da burra, aí atrás, na 1.ª página?”. 

23. Trata-se de um espaço humorístico inserido numa página diferente do texto de 

resposta, cuja decifração pode não ser automática para a maioria dos leitores, como 

habitualmente acontece com os conteúdos humorísticos. 

24. Contudo, pode facilmente ser interpretado como uma referência ao Recorrente, 

devido à presença de vários elementos relacionados com este. Em primeiro lugar, a 

burra desenhada é quase igual à gravura que acompanha uma rubrica de opinião do 

jornal “Ecos de Negrelos”. Esta rubrica chama-se “Em cima e em baixo” e é 

dividida em três secções: “De cima da burra”, na qual se elogiam comportamentos 

positivos, “Tem-te não caias”, onde se faz uma valoração neutra de um dado 

acontecimento, e “Abaixo da burra”, na qual se atribui um valor depreciativo a 

comportamentos considerados negativos. Em segundo lugar, um dos personagens do 

cartoon alude expressamente ao nome desta rubrica (“Abaixo da burra”) e ao jornal 

do qual o Recorrente é director (“Ecos”), e, finalmente, o outro personagem fala em 

dono (que pode ser entendido no contexto como “director”) que estava na “1.ª 

página”, na qual tinha sido publicada a chamada de atenção para o texto de resposta 

do Recorrente. 

25. Por conseguinte, a referida sátira é susceptível de ser interpretada como uma crítica 

negativa ao exercício do direito de resposta pelo Recorrente, pois este estava “caído 

abaixo da burra”. 

26. A este respeito, chama-se à colação o n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, que 

estabelece que, no mesmo número em que for publicada a resposta ou a rectificação, 

só é permitido à direcção do periódico fazer inserir uma breve anotação à mesma, da 

sua autoria, com o estrito fim de apontar qualquer inexactidão ou erro de facto 

contidos na resposta ou na rectificação. 

27. Este preceito é objecto de análise pelo Conselho Regulador da ERC na Directiva 

2/2008, que afirma, na alínea g) do Ponto 4.1, que “[N]a mesma edição em que for 

publicada a resposta ou a rectificação, não poderá ser publicado, independentemente 

do local de inserção, qualquer conteúdo, mesmo sob a forma de texto jornalístico, 



 

 

11 

 

que possa ser entendido como uma contra-argumentação ou desqualificação da 

resposta ou da rectificação, ou do seu autor”. 

28. Trata-se de uma decorrência do princípio da igualdade de armas consagrado no n.º 3 

do artigo 26.º da Lei de Imprensa, que “proíbe, à direcção da publicação periódica, 

que se prevaleça da sua posição privilegiada para, por qualquer meio, despromover a 

réplica, por via explícita ou implícita, face ao conteúdo por ela visado” (Ponto 3 da 

Deliberação 2/2008). 

29. Conclui-se, assim, que o referido texto humorístico pode ser interpretado como uma 

desqualificação do autor do texto de resposta, pelo que não deveria ter sido 

publicado na mesma edição em que consta a réplica do Recorrente. 

 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso de Henrique da Cruz Pinheiro Machado contra o jornal 

“Entremargens”, pelo cumprimento defeituoso do direito de resposta motivado pela 

entrevista com o título “O CDS-PP de Santo Tirso ‘foi esvaziado’”, publicada na edição 

de 10 de Março de 2011 do referido jornal, o Conselho Regulador delibera, ao abrigo do 

disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

1. Declarar a publicação do texto de resposta apresentado pelo Recorrente para 

exercício do correspondente direito reconhecido pelo Recorrido, na página 11, 

da edição de 8 de Setembro, do jornal “Entremargens”, conforme às exigências 

formais do artigo 26.º, n.ºs 3 e 4, da Lei de Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, 

de 13 de Janeiro, na versão dada pela Lei n.º 18/2003, de 11 de Junho; 

2. Instar o jornal “Entremargens” a observar o disposto no n.º 6 do artigo 26.º da 

Lei de Imprensa, abstendo-se de publicar conteúdos que possam desqualificar o 

texto de resposta ou o seu autor na mesma edição em que se verifica a 

publicação da réplica. 

 



 

 

12 

 

Lisboa, 22 de Novembro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 

 

Carlos Magno 

Alberto Arons de Carvalho 

Luisa Roseira 

Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


