
Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

39/DR-I/2012 
 

 

Recurso de Rui Nuno da Silva Loureiro contra o jornal Correio da Manhã 

 

 

 

Lisboa 

19 de dezembro de 2012



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 39/DR-I/2012 

 

Assunto: Recurso de Rui Nuno da Silva Loureiro contra o jornal Correio da Manhã 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

Em 15 de outubro de 2012 deu entrada nesta Entidade um recurso apresentado por Rui Nuno 

da Silva Loureiro, como Recorrente, contra o jornal Correio da Manhã, como Recorrido.  

 

II. Objeto do recurso 

 

O recurso tem por objeto a alegada recusa, por parte do Recorrido, da publicação de um texto 

de resposta do ora Recorrente. 

 

III. Factos apurados 

 

1. Na edição de 3 de outubro de 2012, no canto inferior direito da página 12, secção “Norte”, 

foi publicada uma notícia com o título «Pede perdão a GNR» e o antetítulo: «Solicitador 

agrediu, na rua, militar do NIC de Barcelos». 

2. Segundo este artigo, em Dezembro de 2010, o ora Recorrente agredira um militar do 

Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Barcelos, tendo-lhe agora pedido perdão e pago 

«as despesas de saúde para evitar que o caso chegasse a julgamento». 

3. O texto continua esclarecendo que na primeira sessão de debate instrutório realizada, o 

Recorrente «justific[ara] a agressão com “uma depressão”. “Estou a ser seguido num 

psiquiatra”, adiantou o agressor que tem vários processos por violência.» 

4. A finalizar, o periódico refere que o GNR atacado tinha 37 anos e fora «agredido a soco, 

quando caminhava com a companheira e o filho menor». 

5. Por considerar que o artigo em causa atentava contra o seu bom nome, dignidade e 

imagem, o Recorrente procurou exercer o direito de resposta. 



 

2 

IV. Argumentação do Recorrente 

 

6. Sustenta o Recorrente que após a publicação da notícia procurou exercer o direito de 

resposta, mas que «passado o tempo obrigatório, ao abrigo da Lei de Imprensa (...), tal 

direito de resposta não foi publicado e por conseguinte, negado ao subscritor, como se 

verifica pelos emails trocados com o advogado do referido jornal». 

7. Alega ainda que o artigo em causa contém dados errados, para além de «ser altamente 

prejudicial ao meu bom nome e imagem», ferindo ainda «as mais básicas obrigações dos 

jornalistas». 

8. Para finalizar, requer a apreciação da situação em causa pela ERC, bem como «a 

instauração do competente processo». 

9. Juntamente com a exposição apresentada, o Recorrente juntou cópia do correio eletrónico 

trocado entre si e o advogado do Recorrido, verificando-se que procuraram chegar a um 

consenso na publicação de um desmentido à notícia. 

10.  Decorre da leitura do correio eletrónico remetido que foram propostas duas versões de um 

desmentido a ser publicado pelo jornal Correio da Manhã, as quais não obtiveram o acordo 

do Recorrente, pelo que este informou o Recorrido de que iria fazer queixa à ERC. 

  

V. Defesa do Recorrido 

 

11. Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Recorrido esclareceu que: 

a) A queixa apresentada «padece de diversos vícios quanto ao seu conteúdo, porquanto 

continha elementos contraditórios em si e apresentava deficiências quanto à 

inexistência de factos e fundamentos.» 

b) O Recorrente apresentou uma queixa por alegada falta de rigor informativo na notícia 

publicada e, mais tarde, enviou nova participação à ERC, juntando novos elementos, 

desta vez devido à não publicação do direito de resposta; 

c) «Não poderá deixar de se referir que se estranha a conduta do Recorrente, porque se 

inicialmente estava em causa a alegada falta de rigor informativo na notícia, parece 

que agora, estará em crise uma alegada recusa à publicação de um direito de 

resposta»; 



 

3 

d) Quanto à alegada não publicação do texto de resposta, reconhece que o Recorrente 

entrou em contato com o jornal; 

e) Contudo, e dado o texto de resposta exceder o limite legal permitido por lei, «foi 

transmitido ao Recorrente que, para que fosse publicado o texto como direito de 

resposta na sua versão original, teria, nos termos do número 1, do artigo 26.º da Lei de 

Imprensa, a parte do texto que excedesse o supra referido limite, ser publicado, por 

remissão expressa, em local conveniente à paginação do jornal e mediante pagamento 

antecipado de montante equivalente ao da publicidade comercial redigida»; 

f) «Por forma a não prejudicar o Recorrente com custos acrescidos, disponibilizou-se o 

Jornal Correio da Manhã para ajudar o Recorrente na elaboração de um texto de 

resposta que cumprisse todos os requisitos legais”, o qual concordou; 

g) O Recorrente sugeriu que, em vez da publicação de um texto de resposta, fosse 

publicado «um texto compacto para desmentir, retificar e complementar a informação 

vertida na notícia de 3 de outubro»; 

h) Foi, então, enviado ao Recorrente «minutas do texto acordado entre as partes, para 

apreciação», sendo que «após o envio das versões minuta para a apreciação do 

Recorrente, o Jornal ficou a aguardar pela resposta» 

i) «Certo é que, posteriormente, sem qualquer motivo válido ou compreensível, recuou o 

Recorrente no seu compromisso perante o Jornal e os seus mandatários, tendo 

assumido uma postura fria, distante e eximindo-se ao seu compromisso com a 

verdade das negociações encetadas até à data”; 

j) Sustenta que «a publicação do direito de resposta ficou largamente ultrapassada no 

tempo e na vontade, quando se iniciaram as negociações entre as partes», «pelo que, 

desde essa data, precludiu o Recorrente de qualquer direito que lhe assistia na 

reclamação do direito de resposta»; 

k) A finalizar, conclui que «a não publicação de um texto a retificar e completar a notícia 

publicada no Jornal Correio da Manhã apenas não se concretizou por única 

responsabilidade do Recorrente», pelo que requer o arquivamento do processo. 

 

 

 

 

 



 

4 

VI. Outras diligências 

 

12. Em 14 de novembro, através do ofício 6330/ERC/2012, foi o proprietário da publicação 

Correio da Manhã notificado do presente recurso. 

13.  Tendo-lhe sido dada oportunidade para se pronunciar, querendo, o mesmo nada disse. 

 

VII. Factos posteriores 

 

14. Após apresentar defesa escrita, o jornal “Correio da Manhã” informou que procedera à 

publicação do texto de resposta – remetendo comprovativo do alegado – e reiterando o 

entendimento de que se deveria proceder ao arquivamento do processo. 

15. Na sequência desta informação, foi o Recorrente notificado, a fim de esclarecer se com a 

publicação do texto considerava que os seus direitos tinham sido assegurados. 

16. Em 21 de novembro, o Recorrente referiu que o texto publicado pelo Recorrido não 

correspondia ao que enviara, reiterando o pedido de apreciação por parte da ERC, bem 

como a intenção de o texto de resposta ser publicado na íntegra. 

 

VIII. Normas aplicáveis 

 

17. É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta da Lei n.º 2/99, de 13 de 

janeiro (Lei de Imprensa), em particular o artigo 24.º e seguintes. 

18. Aplica-se, ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos artigos 59.º e 60.º dos Estatutos da 

ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro (doravante, EstERC). 

 

IX. Análise e fundamentação 

 

19. Resulta do acima exposto que após a publicação de uma notícia visando o ora Recorrente, 

este procurou exercer o direito de resposta, o qual originou uma série de contactos entre 

aquele e o Recorrido. 

20. Efetivamente, e conforme decorre dos elementos trazidos ao processo pelo Recorrente, foi 

trocada alguma correspondência por email, com o objetivo de se alcançar um acordo na 

publicação do texto. 



 

5 

21. Contudo, e não tendo sido possível chegar a um acordo, o Recorrente solicitou a 

intervenção da ERC. 

22. Já o Recorrido contrapõe, sustentando que (i) o Recorrente já havia apresentado uma 

queixa contra o jornal por alegado incumprimento do rigor informativo, (ii) tinha procurado 

chegar a um acordo com vista à publicação de um texto de resposta e (iii) acabara por 

proceder à publicação do texto. 

23. Antes de se proceder à apreciação do recurso, convirá referir que, efetivamente, o 

Recorrente não só apresentou um recurso na ERC contra o “Correio da Manhã” por alegada 

denegação do direito de resposta, mas que também ofereceu uma queixa contra a mesma 

notícia por considerar que não respeitava o rigor informativo.  

24. O facto de a mesma peça ter originado dois processos diferentes – que serão analisados 

em separado – não pode servir de argumento para esta Entidade deixar de apreciar o 

recurso, visto estar-se perante a violação de normas legais diferentes, com consequências 

legais também elas diferentes. 

25. Feito este esclarecimento, torna-se necessário analisar se a publicação do texto de 

resposta foi feita em conformidade com o artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa, que 

determina que «a publicação é gratuita e feita na mesma seção, com o mesmo relevo e 

apresentação do escrito ou imagem que tiver provocado a resposta ou retificação, de uma 

só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo ser precedida da indicação de que 

se trata de direito de resposta ou retificação». 

26. Procedendo-se à comparação dos dois textos constata-se que o artigo que motivou o 

exercício do direito de resposta foi publicado no canto inferior direito da página 12, secção 

“Norte”, enquanto o texto de resposta foi publicado na página 14, seção “Portugal”, na 

coluna da direita, sendo acompanhado da indicação de que se tratava de um direito de 

resposta e do título “Pede perdão a guarda”. 

27. Relativamente ao texto de resposta verifica-se que o Recorrido eliminou algumas 

passagens do texto elaborado pelo Recorrente, como o primeiro parágrafo em que este 

solicitava o exercício do direito de resposta, assim como, por exemplo, a identificação das 

iniciais do jornalista que assinou a peça. 

28. Apesar de o artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa ser claro quando refere que o texto de 

resposta tem de ser publicado “de uma só vez, sem interpolações nem interrupções”, a 



 

6 

verdade é que se reconhece que as passagens omitidas em nada afetaram o sentido do 

texto publicado. 

29. De facto, o primeiro parágrafo do texto do Recorrente visava unicamente dar cumprimento 

ao artigo 25º, n.º 3, da Lei de Imprensa, o qual dispõe que o autor do texto de resposta deve 

solicitar a sua publicação, «invocando expressamente o direito de resposta ou o de 

retificação ou as competentes disposições legais». 

30. Acresce que as passagens eliminadas – «identificado como F.V.», «na verdade», «ou 

semelhante» – não afetam a compreensão da versão dos factos apresentados pelo 

Recorrente, não se justificando a sua republicação com base em tais fundamentos. 

 

X. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso de Rui Nuno da Silva Loureiro contra o jornal Correio da Manhã, por 

alegada recusa de publicação do texto de resposta, relativamente a um artigo publicado na 

página 12, na edição de 3 de outubro de 2012, o Conselho Regulador delibera, ao abrigo do 

disposto no artigo 60º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, sensibilizar o jornal ao cumprimento das normas legais que regulamentam o 

exercício do direito de resposta, previsto no artigo 24º e seguintes da Lei de Imprensa. 

 

Lisboa, 19 de dezembro de 2012 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno  
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 


