
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

19/2013 (DR-I) 

 

 

Recurso por denegação do direito de resposta apresentado por Rui Cruz 
contra o jornal Correio da Manhã 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
24 de janeiro de 2013



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 19/2013 (DR-I) 

 

Assunto:  Recurso por denegação do direito de resposta apresentado por Rui Cruz contra o 

jornal Correio da Manhã 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Rui Cruz, na qualidade de Recorrente, e jornal Correio da Manhã (doravante, CM), na qualidade 

de Recorrido. 

 

II. Objecto do Recurso 

 

O recurso tem por objecto a alegada denegação ilegítima do direito de resposta do Recorrente 

pelo Recorrido. 

 

III. Factos apurados 

 

3.1 Deu entrada na ERC, no dia 28 de outubro de 2012, uma queixa subscrita por Rui Cruz 

contra o jornal Correio da Manhã, por alegada violação das normas aplicáveis ao exercício 

do direito de resposta.  

3.2 O Recorrente pretende exercer direito de resposta em relação a uma reportagem intitula-

da «Segredos à portuguesa – O tugaleaks divulga informação que devia estar protegida. 

Da casa dos segredos à maçonaria». A referida reportagem foi publicada nas páginas 32 a 

34 da revista semanal publicada ao domingo pelo jornal CM. 

3.3 O artigo em causa cita Rui Cruz, fundador do Tugaleaks e ora Recorrente. Destaca-se, por 

importar para análise do texto de resposta, a citação do Recorrente acerca do «caso Rel-

vas»: «investiguei toda a informação pública sobre as habilitações académicas do minis-

tro e constatei que havia diferenças entre os sites do governo e do Parlamento. Fiz um 

pedido de esclarecimento à Assembleia da República e às universidades onde ele estu-



 

2 

dou, mas nunca me responderam. O nosso trabalho ajudou a que jornais como “o Crime” 

pegassem na história.» 

3.4 No dia 2 de outubro, o ora Recorrente enviou um e-mail ao jornalista responsável pela 

notícia solicitando a correção de uma informação na versão web da entrevista realizada e 

na qual se baseia a referida notícia, no sentido de esclarecer que foi o jornal O Crime, e não 

o Tugaleaks, que realizou a investigação inicial sobre o caso Miguel Relvas”. 

3.5 O jornalista responsável pela notícia respondeu ao ora Recorrente via e-mail, informando 

que se poderia, então, ler na versão on-line a seguinte correção: «o nosso trabalho ajudou 

a que jornais como “O Crime” desenvolvessem a história». Acrescentou o jornalista que 

não poderia alterar substancialmente um texto que saiu na edição em papel. 

3.6 A este e-mail terá o Recorrido respondido, ainda no dia 2 de outubro, referindo que com-

preendia a situação no que respeita à edição em papel.  

3.7 Posteriormente, o ora Recorrente voltou a contactar o jornalista, via e-mail, afirmando que 

após leitura da resposta lhe parecia que a correção não fora suficiente para deixar claro 

que o trabalho de investigação pertencera ao Crime e não ao «Tugaleaks». 

3.8 No dia 22 de outubro, o jornalista contactou novamente Rui Cruz alegando que não o fizera 

com maior brevidade porque estivera de férias. No referido e-mail, foi dado conhecimento 

ao ora Recorrente de que o jornalista José Carlos Marques tencionava publicar uma nota 

na edição impressa da revista de domingo corrigindo a questão dos créditos pela investi-

gação referente ao «caso Relvas». De acordo com a informação do processo, o Recorrente 

não terá respondido a este e-mail. 

3.9 Em conformidade com o exposto no parágrafo precedente, foi publicada, na edição de dia 

28 de outubro de 2012, da revista de domingo uma pequena correção junto à secção dos 

«passatempos» onde, sob o título «retificação», o jornal CM refere: «no artigo sobre o 

Tugaleaks (30/9) escrevemos que o site instigou a investigação do caso da licenciatura 

de Relvas. Na verdade, foi “O Crime” quem primeiro deu a história. As nossas desculpas.» 

3.10 Nesta data, já o Recorrente havia efetuado um pedido de direito de reposta, enviado, via e-

mail, para «cm- revista domingo», «Cm- direção do CM» e para o jornalista José Marques 

(conforme documento junto ao processo pelo CM). 

3.11 O exercício do direito de resposta data de 11 de outubro. Observado o teor do texto verifi-

ca-se que o respondente pretende corrigir essencialmente dois aspetos: i) «no artigo 

“Segredos à portuguesa”, houve quem não quisesse falar com o Correio da Manhã e não 



 

3 

sou apenas eu que dou a cara»; ii)«no que toca ao caso Miguel Relvas [...] o Tugaleaks 

apenas comparou informações em dois sites do governo que eram divergentes e apresen-

tou queixa na CADA [...] A investigação foi feita pelo semanário “O crime” e não o contrário 

como foi indicado no artigo do Correio da Manhã [...]». 

3.12 O jornal CM não respondeu devidamente ao pedido de direito de resposta. 

 

IV. Argumentação do Recorrente 

 

4.1 O Recorrente considera que lhe assiste o direito de responder ao conteúdo da notícia, 

considerando que lhe são atribuídos créditos por uma investigação desencadeada por 

outrem, facto que gostaria de ver esclarecido e que considera não ter merecido a correção 

devida por parte do Correio da Manhã. 

4.2 O texto visa ainda esclarecer que não será correto (na ótica do Recorrente) afirmar que 

Rui Cruz é o único que dá a cara pelo movimento, quando alegadamente ninguém terá 

querido falar com o jornal Correio da Manhã, importando distinguir as duas realidades. 

4.3 Refere ainda o Recorrente que a notícia foi retirada da internet o que impossibilita a sua 

correção, uma vez que aqueles que a leram naquele suporte não terão acesso à informa-

ção retificada. Alega Rui Cruz que tal revela «um clima de censura jornalística inaceitá-

vel». 

 

V. Defesa do Recorrido 

  

5.1 Notificado pela ERC, o Recorrido veio esclarecer que o exercício do direito de resposta foi 

precedido de uma troca de e-mails entre o jornalista responsável pela notícia e o ora 

Recorrente, sustentando que a «retificação foi publicada de acordo com a salvaguarda 

dos interesses do Recorrente». 

5.2 O jornal insiste em como a afirmação de que «Rui Cruz, fundador do Tugaleaks, é o único 

que dá a cara» está correta, pois tal conclusão é legítima em face da informação prestada 

pelo ora Recorrente de acordo com a qual ninguém mais quereria falar com o Correio da 

Manhã. 

 

 



 

4 

VI. Normas aplicáveis 

 

É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta da Lei de Imprensa (Lei n.º 

2/99, de 13 de janeiro), em particular dos artigos 24.º e seguintes. 

Aplica-se ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos artigos 59.º e 60.º dos Estatutos da ERC, 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro (doravante, EstERC), atentas as atribuições e 

competências constantes, respectivamente, da alínea f) do artigo 8.º e alínea j) do n.º 3 do 

artigo 24.º, ambos do mesmo diploma. 

 

VII. Análise e fundamentação 

 

7.1 De acordo com o artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa, «tem direito de resposta nas publi-

cações periódicas qualquer pessoa singular ou colectiva, organização, serviço ou orga-

nismo público, bem como o titular de qualquer órgão ou responsável por estabelecimento 

público, que tiver sido objecto de referências, ainda que indirectas, que possam afectar a 

sua reputação e boa fama». 

7.2 O direito de resposta é, em primeira instância, um instituto vocacionado para repor o equi-

líbrio entre as partes, funcionando como um mecanismo de defesa dos visados em textos 

jornalísticos, ao permitir a apresentação da sua versão dos factos.  

7.3 Por seu turno, o n.º 2 do artigo 24.º do referido diploma acrescenta que há direito de «reti-

ficação nas publicações periódicas sempre que tenham sido feitas referências de facto 

inverídicas ou erróneas que lhes digam respeito». 

7.4 No caso, o Recorrente pretende responder a uma notícia na qual teve estatuto de fonte. 

Na sua essência, procura o autor do texto de resposta esclarecer determinados aspetos 

que considera não terem sido reproduzidos com exatidão (cfr., supra, descrição dos fac-

tos). 

7.5 Todavia, a especificidade do processo respeita à existência, ou não, de anuência do res-

pondente num meio alternativo de reposição daquela que é a sua verdade. Dispõe o artigo 

24.º, n.º 4, da Lei de Imprensa que «o direito de resposta e o de retificação ficam prejudi-

cados se, com a concordância do interessado, o periódico tiver corrigido ou esclarecido o 

texto ou imagem em causa ou lhe tiver facultado outro meio de expor a sua posição.» Com 

efeito, atendendo ao historial prévio de solicitação de correções à notícia, não seria, à par-



 

5 

tida, de estranhar que o jornalista, em boa-fé, pudesse ter assumido que o Recorrente, ao 

não responder ao email referido, concordou tacitamente com a solução proposta (a publi-

cação de uma retificação voluntária pelo CM sobre a iniciativa da investigação jornalística 

do caso Relvas). Sendo de destacar, contudo, a pouca visibilidade conferida a essa publi-

cação quando comparada com o destaque de que beneficiou a notícia original.  

7.6 Todavia, certo é que, nos termos do regime legal previsto na lei de imprensa, o periódico, 

mediante um pedido de direito de resposta, é obrigado a proceder à sua publicação ou a 

responder ao requerente fundamentando a recusa. O CM parece ter ignorado o pedido de 

exercício do direito de resposta, não tendo proposto ao respondente a publicação de uma 

retificação em substituição do texto de resposta (nunca foi pelo jornal assinalada o carác-

ter substitutivo da proposta). Poderia o respondente ter informado o Correio da Manhã 

que, mesmo após a retificação, pretendia exercer direito de resposta. Não o fez, a sua 

conduta pode ser questionada dentro na relação que desenvolveu com o jornalista deri-

vada da troca de vários e-mails sobre o assunto, mas a tal não estava obrigado e de acor-

do com a lei de imprensa a sua omissão não lhe retira legitimidade para o exercício do 

direito de resposta. 

7.7 O direito de resposta fica prejudicado pela publicação de uma correção da parte do jornal 

quando o interessado concorda com essa solução alternativa. No caso, após o exercício 

do direito de resposta, o Recorrente não veio a expressar a sua concordância com a retifi-

cação publicada. Questiona-se se a concordância pode ser expressa de uma forma tácita, 

mas a lei não esclarece cabalmente esse aspeto. Todavia, ainda que se responda afirma-

tivamente, terá de concluir-se pela existência de elementos suficientes de onde se possa 

retirar um comportamento que demonstre, ainda que tacitamente, essa anuência. Não se 

crê que, no caso, seja suficiente a disposição inicial do interessado, consubstanciada num 

simples pedido de correção ao jornal, para daí retirar a sua anuência tácita a um meio 

alternativo de expor a sua verdade, renunciando ao exercício do direito de resposta. Ade-

mais, analisada a correspondência trocada entre as partes, verifica-se que as alterações 

efetuadas, num primeiro momento, pelo CM à notícia não correspondiam integralmente ao 

solicitado pelo respondente, daí a sua decisão de exercer direito de resposta (expondo a 

sua verdade com as suas palavras). 

7.8 Em todo o caso, e ainda que se entendesse estar o direito de resposta prejudicado pela 

concordância do interessado numa correção (o que se viu não ser o caso por inexistir con-



 

6 

cordância), sempre restaria o problema da publicação do texto de resposta na versão on-

line.  

7.9 Afirma o respondente que a notícia foi publicada em suporte eletrónico e depois retirada. 

No entanto, é para si fundamental que as pessoas tenham acesso à sua versão dos factos 

no referido suporte eletrónico, uma vez que muitos terão tido acesso ao conteúdo através 

do site e não da revista em papel, só sendo eficaz a resposta desde que publicada naquele 

suporte. 

7.10 Ora, ao contrário do que o Recorrente possa pretender, não pode a ERC determinar ao Cor-

reio da Manhã que reponha o escrito original no seu site para, em conjunto com este, ser 

publicado texto de resposta do Recorrente. Compete ao jornal decidir sobre o período de 

tempo que determinada notícia permanece disponível no seu arquivo, esta decisão inse-

re-se na liberdade editorial de que goza qualquer órgão de comunicação social, não sendo 

qualificável como um ato de censura a retirada de um determinado conteúdo. 

7.11 De outro modo, e por um princípio de igualdade de armas, deverá o texto de resposta do 

Recorrente estar publicado no site com destaque idêntico ao que tenha sido conferido ao 

escrito original e pelo mesmo período de tempo em que a notícia tenha estado acessível 

ao público. Assim, se assegurará ao respondente o exercício do seu direito. 

7.12 Em suma, reconhece-se legitimidade ao Recorrente para o exercício do direito de respos-

ta, o seu texto cumpre os requisitos da lei de imprensa e não se conclui pelo seu consen-

timento para que o dever de publicação da resposta fosse substituído pelo correção 

voluntariamente operada pelo CM. 

 

VIII. Deliberação 

 

  Tendo apreciado um recurso apresentado por Rui Cruz contra o jornal Correio da Manhã 

por alegada denegação do direito de resposta, o Conselho Regulador da ERC delibera, pelos 

motivos expostos, e ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, al. f), e 24.º, n.º 3, al. j), dos Estatu-

tos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro: 

 

1. Dar provimento ao Recurso; 

2. Determinar ao Recorrido que proceda à publicação do texto de resposta do respon-

dente com o mesmo relevo e apresentação do escrito respondido (o que inclui a 



 

7 

publicação do texto em tantos suportes quantos aqueles que serviram de platafor-

ma para a difusão do escrito original, ou seja, edição impressa e on-line), de uma só 

vez, sem interpolações nem interrupções, devendo o texto ser precedido da indica-

ção de que se trata de direito de resposta e acompanhado da menção de que a 

publicação é efetuada por efeito de deliberação do Conselho Regulador da Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social; 

3. Advertir o jornal Correio da Manhã de que fica sujeito, por cada dia de atraso no 

cumprimento da publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória 

prevista no artigo 72.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de novembro. 

 

Nos termos do artigo 11º do Regime Jurídico das Taxas da ERC, constante do Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de junho, na redação imposta pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março, é 

da responsabilidade do Recorrido o pagamento dos encargos administrativos, fixados em 4,50 

unidades de conta, conforme o previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 27). 

 

Lisboa, 24 de janeiro de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 
Rui Gomes (voto contra) 


