
 

 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
31/2013 (CONTJOR-TV) 

 
 
 
 
 
 

Queixa da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e do 
seu presidente contra a TVI 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
6 de fevereiro de 2013



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 31/2013 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto:  Queixa da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e do seu 

presidente contra a TVI 

 

 

I. Queixa 

 

1. Foi apresentada à ERC, a 18 de maio de 2012, uma queixa subscrita pela Associação 

Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e o seu presidente contra a TVI, tendo como 

objeto uma reportagem intitulada «Faturas de Betão», emitida a 7 de maio do mesmo 

ano, alegando que o trabalho jornalístico em referência «desenvolve apenas uma tese», 

sobre a construção de novas barragens, «optando por ignorar todas as declarações que 

apresentam perspetivas diferentes». 

2.  Os queixosos consideram que a peça em causa «falha o princípio do contraditório e a 

abertura que uma peça de investigação deve ter». 

3. Alega ainda o presidente da APREN que «é notório, nas partes em que fui entrevistado, a 

alteração do sentido das minhas declarações», considerando que a forma como são 

apresentadas «descontextualiza e desvirtua completamente o sentido das [minhas] 

suas respostas». 

4. Insiste que são feitas referências incorretas e mencionados factos errados que 

contrariam as declarações por si prestadas. 

5. Em suma, afirma o queixoso, «a peça não reproduz o que [eu] disse, antes pelo contrário, 

distorce as declarações por descontextualização das respostas, sendo o resultado final 

muito díspar dos argumentos que apresentou[ei] aquando da [minha] sua entrevista». 

6. O queixoso entende que «em nome de um jornalismo isento, a administração da TVI tem a 

obrigação de repor a verdade dos factos, quer reutilizando de uma forma séria e honesta 

os depoimentos recolhidos, quer dando oportunidade aos entrevistados de apresentarem 

os seus verdadeiros argumentos». 

 



 

2 

II. Posição da Denunciada 

 

7. A TVI veio apresentar oposição à queixa a 28 de junho, remetendo a resposta do autor da 

peça às questões suscitadas pelos queixosos. Este começa por evocar a jurisprudência da 

ERC em matéria de liberdade editorial dos órgãos de comunicação social, evocando uma 

deliberação do Conselho Regulador na qual se salienta que a seleção da informação que 

integra uma peça é tarefa marcante da atividade jornalística e traduz a sua liberdade e 

autonomia editoriais. 

8. O autor da reportagem descreve elementos e documentos que terá utilizado para 

construir a sua reportagem, afastando a acusação de pretender defender uma tese no 

trabalho jornalístico que apresentou. Considera, antes, que «o denunciante ergue-se nos 

seus próprios erros de perceção da reportagem para deles extrair um ousado processo de 

intenções». 

9. Afirma, ainda, que «todos, mas todos os desmentidos da queixa não passam de um mal 

conseguido artifício retórico, em que o denunciante simula premissas falsas para lograr 

um efeito escandaloso». 

10. Entende o denunciado que no que respeita aos «factos relatados na reportagem, a queixa 

resume-se a um conjunto de erros, mas também a um conjunto muito maior de 

omissões» e «é incapaz de desmentir um único facto concreto afirmado num trabalho 

jornalístico de 31 minutos, carregado de dezenas de afirmações claras, mas 

responsáveis».  

11. Relativamente à entrevista realizada ao queixoso, o denunciado afirma que «o contexto 

das respostas do denunciante é o contexto das respostas e até dos documentos com que 

foi confrontado na reportagem». 

12. Assegura o autor da peça que «os excertos, no seu juízo profissional, são uma 

representação muito feliz da entrevista, (...) fiel, tanto quanto um conjunto de excertos 

pode ser, quanto aos temas tratados, às respostas obtidas e, até, à forma como foram 

obtidas, à custa da persistência nalgumas perguntas e da exibição de documentos 

oficiais». 

13. Por fim, indica que «a reportagem é o resultado de mais de um ano de investigação sobre 

o mercado português de eletricidade e o plano nacional de barragens em particular». 



 

3 

14. Reforça ainda que sabe que «não é imune ao erro e será sempre o primeiro interessado 

em corrigir os detetados por ele ou outros» e que «uma reportagem é sempre datada». 

Por esta razão, se acaso voltasse a fazê-la, seria hoje necessariamente diferente. 

15. O jornalista afirma ainda que «o queixoso gostaria que a reportagem tivesse tratado 

outros temas», mas não era deles que se tratava, porque se tentasse introduzir ainda 

mais temas e informação numa peça de 30 minutos, prejudicaria o seu esforço de tratar 

de forma rigorosa e percetível por todos os cidadãos os temas que lhe pareceram de maior 

interesse público. 

16. Por fim, adianta que a reportagem em causa não foi apresentada como trabalho de 

investigação, mas foi assim entendido por «muitos decisores políticos de todos os 

partidos com assento parlamentar, reguladores, magistrados, peritos académicos de 

Economia e Energia, bem como centenas de cidadãos, que fizeram chegar mensagens ao 

jornalista nas horas e dias seguintes à emissão». 

17. Assegura, todavia, que «a manifesta fragilidade da queixa não anima o jornalista a 

importunar essas pessoas para as arrolar como testemunhas: seria desproporcional». 

 

III. Outras diligências 

 

18. Foi realizada, a 10 de outubro, nos termos estatutários da ERC, uma audiência de 

conciliação entre as partes com vista a possibilitar um entendimento que colocasse fim 

ao processo. 

19. Após a exposição dos argumentos de queixosos e denunciada, a audiência foi suspensa a 

pedido das partes, tendo-se comprometido estas a comunicar à ERC os termos de um 

eventual acordo que viessem a alcançar, até 26 de outubro, o que não veio a acontecer. 

 

IV. Descrição da reportagem 

 

20. A reportagem «Faturas de Betão» foi emitida pela TVI, integrada no «Jornal das 8», de 7 

de maio, tendo sido introduzida pelo pivô do serviço noticioso informando que as 

barragens a construir, «numa lógica de reaproveitamento, vão por os rios a correr ao 

contrário, mas há quem defenda que vão gastar mais energia do que aquela que é suposto 

as barragens produzirem». 



 

4 

21. A abrir a reportagem, narrada pelo próprio autor, ouve-se «se lhe disser que as barragens 

vão gastar mais energia do que a que vão produzir, acredita? Quem paga as barragens e 

quem ganha com a fatura da eletricidade? Porque vai sempre aumentar nos próximos 

anos? Será que há faturas de betão?» 

22. A reportagem começa por contar histórias particulares, de moradores de terras que 

ficarão alagadas pelas águas das albufeiras. Pessoas que perderão as casas, os pastos 

para os animais, os hábitos de gerações. Depois, fala-se também do desaparecimento da 

Linha do Tua, das praias fluviais, da fauna e da flora locais que irão sofrer com as represas 

dos rios, sobretudo as espécies migradoras de peixes. 

23. É mencionado o processo de tomada de decisão que deu origem ao Plano Nacional de 

Barragens, começando pela decisão de construir a barragem do rio Sabor, que envolveu 

dois governos de quadrantes políticos diferentes. 

24. Depois dos habitantes locais, a reportagem mostra os depoimentos de um ambientalista 

e de um também ambientalista e professor universitário (ambos sem intervenção do 

repórter), com o rio como pano de fundo, afirmando este que «os habitantes da região do 

Sabor, do Tua, e do Tâmega podem dizer adeus ao turismo de qualidade, podem dizer 

adeus à truta, à lampreia, a todos os peixes migradores, podem dizer adeus à lontra». São 

mostradas várias lontras a nadar nas águas do rio Tua. 

25. São recuperadas declarações de José Sócrates, de 18 de fevereiro de 2011, aquando do 

lançamento do Plano Nacional de Barragens, dizendo que «construir uma barragem em 

Portugal significa mais autonomia energética para nós, menos dependência do petróleo, 

menos importações de petróleo». Declarações que o repórter contraria: «a justificação do 

governo lançar o Plano de Barragens era falsa – Portugal não produz eletricidade a partir 

do petróleo». 

26. Para corroborar esta afirmação, o repórter pergunta a um professor do Instituto Superior 

Técnico como classificaria «se um aluno respondesse num exame que a construção de 

barragens evitaria as importações de petróleo». Ao que o docente respondeu que, não 

faria tal pergunta, porque os alunos «sabem que as barragens não evitam a importação 

de petróleo, visto que não se produz energia elétrica a partir de petróleo em Portugal já há 

muitos anos». O repórter conclui, então, que se produz eletricidade a partir de gás natural 

e de carvão e que os combustíveis fósseis são indispensáveis à produção de energia 

elétrica no país, «como reconhecem as próprias empresas de energias renováveis». 



 

5 

27. São depois colocados excertos de uma entrevista ao ar livre, em que entrevistado e 

repórter surgem sentados frente a frente. O entrevistado está colocado de frente para o 

sol, o que lhe causa visíveis problemas de encandeamento, pelo que se encontra um 

pouco curvado sobre o seu lado direito, com o rosto contraído e olhos semi-cerrados. O 

entrevistado é o presidente da APREN, a quem o repórter confronta com a afirmação de 

que há limites técnicos para a produção de energia eólica e que nunca seria possível 

deixar de importar combustíveis fósseis para as barragens. O entrevistado concorda, sem 

conseguir expor argumentos, já que as suas declarações são permanentemente 

interrompidas pelo repórter. 

28. O repórter afirma, depois, que a produção de eletricidade não é a maior responsável pela 

importação de combustíveis fósseis, «como reconhecem os próprios promotores das 

barragens». As declarações que se seguem são de um responsável da Endesa, 

concessionária de uma das barragens a construir.  

29. O repórter advoga que «se o governo quer livrar o país da importação de combustíveis 

fósseis, tem que apostar em planos de transportes públicos e na redução da velocidade 

nas autoestradas». 

30. Entretanto, ouve-se na narração da reportagem, «o Plano Nacional de Barragens 

sentenciou sete rios». 

31. Informa-se que as novas barragens são parcerias público-privadas pelas quais o governo 

ganhou 623 milhões de euros em troca de concessões de 65 a 75 anos. 

32. Outra das fontes que surge na reportagem, um conselheiro nacional do ambiente, refere 

que, na sua opinião, fez-se aquelas concessões porque, na altura, «era necessário aquele 

dinheiro para diminuir o défice». 

33. «Os consumidores vão devolver esse dinheiro em subsídios à potência instalada em 

barragens, pagos na fatura da eletricidade», refere a voz off da peça. Mostrando de 

seguida um gráfico que se diz ser da autoria da Entidade Reguladora dos Serviços 

Energéticos, do qual conclui que «o anterior governo subiu os subsídios ao sector 

energético em 500 por cento», atingindo 2500 milhões de euros, em 2011. 

34. Um administrador da EDP afirma, pelo contrário, que as hídricas não têm sobrecusto para 

o cliente porque «se não forem eficientes, se não forem capazes de competir com as 

outras 400 centrais, não trabalham, se não trabalham, não recebem, os clientes não vão 

pagar nada daquilo, tirando a garantia de potência». 



 

6 

35. Fala-se depois de um sistema inovador de bombagem de água nas barragens, 

aproveitando o excesso de produção de energia pelas eólicas durante a noite para 

produzir eletricidade nas horas de maior consumo. A reportagem mostra que as barragens 

neste sistema gastarão mais eletricidade do que a que irão produzir. O administrador da 

Endesa entrevistado corrobora, mas afirma que há kilowatts mais valiosos do que outros. 

36. A reportagem avança, depois, um conjunto de cálculos que apresentam as energias 

renováveis como mais caras para o consumidor. 

37. As energias alternativas são sempre compradas, porque o governo estabeleceu assim. 

São exibidos gráficos que servem para ilustrar que a energia produzida por estes meios 

custa mais de o dobro aos consumidores. 

38. O presidente da APREN tenta explicar que as leis nacionais resultam de diretivas 

europeias, no campo das renováveis, e que os cálculos dos custos da eletricidade 

apresentados na reportagem não estarão rigorosos. O repórter interrompe a sua 

exposição permanentemente, impedindo o entrevistado de expor o seu ponto de vista e 

de fornecer a sua explicação sobre os números com os quais foi confrontado, embora 

tentasse fazê-lo. 

39. Outra das fontes que surge na reportagem é o presidente da Deco, que defende que o 

governo deveria suspender a construção das novas barragens, devido à situação 

económica do país, investindo na melhoria das hídricas já existentes. Posição que é 

reforçada pelo mesmo ambientalista e professor universitário já citado. 

40. A reportagem conclui que «a decisão política de construir mais barragens não tem 

sustentação económica». O administrador da EDP entrevistado concorda que se tratou de 

uma decisão política. O administrador da Endesa afirma que o Plano Nacional de 

Barragens, em alguns aspetos, foi elaborado por «treinadores de bancada». 

41. É ainda dito que foram convidados a explicar o lançamento do Plano Nacional de 

Barragens José Sócrates e o seu ministro do Ambiente, Carlos Zorrinho, e os atuais 

ministros da Economia e do Ambiente, para informarem por que não suspendem o plano. 

Mas nenhum dos políticos terá aceitado comentar a situação. 

 

 

 

 



 

7 

V. Análise e fundamentação 

 

42. A APREN e o seu presidente apresentaram à ERC uma queixa sobre uma reportagem da TVI 

na qual é referida ausência de isenção e o desequilíbrio na informação apresentada aos 

espectadores, sobretudo pela descontextualização das declarações que o presidente 

efetuou no âmbito da reportagem. 

43. Estabelece-se, como ponto prévio, que a seleção da informação, abordagem escolhida 

para tratá-la e a sua forma de apresentação fazem parte do saber especializado do 

jornalista, sendo pedra de toque da autonomia e da liberdade editorial que são marcos da 

profissão. 

44. A liberdade editorial que está garantida aos programas de informação televisiva permite 

também a livre seleção de temas a abordar por parte dos jornalistas e editores dos 

espaços de informação. 

45. No caso em apreço, trata-se de uma longa reportagem acerca do Plano Nacional de 

Barragens e políticas energéticas dos últimos governos, na qual o repórter faz o exercício 

de perceber se a construção de uma dezena de novas hidroelétricas e o sistema inovador 

que algumas delas virão a utilizar poderá ser ou não uma má opção de investimento para o 

país, resultante de decisões políticas erradas, sem sustentação técnica. 

46. A reportagem apresenta diversos olhares sobre o tema: desde moradores nas regiões de 

construção das novas barragens a ambientalistas, de professores universitários a 

administradores de empresas de energia (EDP e Endesa), passando pelo presidente da 

associação que representa os produtores de energias renováveis. 

47. Apesar do aparente equilíbrio entre as posições veiculadas, a forma como são 

apresentadas as perspetivas dos vários atores sociais que integram a reportagem 

contém diferenças que interferem com a construção do sentido global da reportagem. 

48. Veja-se, por exemplo, que os ambientalistas e professores universitários expõem as suas 

posições relativamente às questões lançadas sem intervenção do repórter ou 

confrontação das suas alocuções. As suas declarações são aceites por parte do repórter. 

49. Assim sendo, o espectador apreende que as perspetivas que apresentam são dadas por 

aceites. 

50. Ao invés, as intervenções dos administradores da EDP e Endesa e, sobretudo, do 

presidente da APREN, são alvo permanente de contra-argumentação, explanando estes 



 

8 

com dificuldade os seus pontos de vista, perante as investidas insistentes do 

repórter/entrevistador. 

51. A agressividade com que o repórter confronta estes entrevistados é suscetível de criar, 

por si, no espectador, uma ideia de que as posições que estarão a defender são erradas à 

partida, não logrando expô-las de forma inteligível. 

52. O equilíbrio numa peça informativa é determinado, não só pela audição das partes com 

interesses atendíveis, mas também pela forma como os diversos pontos de vista são 

acomodados no interior da peça. 

53. Esta economia interna é sobretudo fundamental nas peças televisivas, que adquirem uma 

dinâmica e uma expressividade que não pode ser atingida em trabalhos jornalísticos de 

imprensa. 

54. As primeiras, sendo veiculadas através de um órgão de comunicação social que é 

percebido pela visão e pela audição, conseguem transmitir os não-ditos que a peça de 

imprensa não pode passar. 

55. Desta forma, trata-se de uma forma de comunicar que apela a linguagens que não apenas 

a verbal, ao passo que a comunicação via imprensa é mais compreensiva, ao não 

transmitir tão diretamente o tom do repórter e a sua postura perante as fontes que 

entrevista. Cria um maior distanciamento relativamente à interação repórter-fontes, 

distanciamento que é elidido na reportagem televisiva.  

56. Nesta aceção, uma reportagem televisiva compõe um todo de sentido que não se esgota 

nas palavras ditas. 

57. No caso em apreço, é notória a assertividade com que o repórter interpela o queixoso, não 

permitindo, na maior parte das vezes, que este explicite o seu ponto de vista. 

58. A própria posição em que surge o queixoso, em entrevista ao ar livre, sentado frente a 

frente com o repórter, de frente para a luz, transmite uma imagem de desconforto e de 

desarmonia que prejudica a imagem global do entrevistado, contribuindo para uma menor 

credibilização da posição que pretenderia comunicar. 

59. Note-se que a agressividade de um repórter perante as suas fontes não será, por si, fator 

de reparo. Reconhece-se até que será útil em determinadas situações. No entanto, esta 

mesma agressividade do repórter, quando coloca as suas fontes em desequilíbrio entre si 

e impede que as opiniões sejam corretamente explicitadas, deve ser considerada uma 

prática desaconselhada no exercício do jornalismo, uma vez que fere o princípio do 



 

9 

equilíbrio e até do rigor. De certa forma, leva a que o espectador considere de forma 

diversa as declarações que são acolhidas sem intervenção por parte do repórter, daquelas 

que não chegam a ter um fio condutor por impedimento pela parte do repórter. 

60. Conforme acima se refere, apesar de ser do domínio de especialização do jornalista 

selecionar, tratar, hierarquizar eventos e produzir informação de acordo com as regras 

inerentes ao exercício da profissão, esta soberania não é absoluta, uma vez que o produto 

final não poderá faltar ao rigor informativo e ao equilíbrio das posições apresentadas 

pelas várias partes com interesses atendíveis. É este princípio que é aludido no n.º 1 do 

Código Deontológico do Jornalista, no qual se explicita que «o jornalista deve relatar os 

factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser 

comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre 

notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público». 

61. Resulta da reportagem da TVI uma diferenciação percetível no tratamento dispensado aos 

diversos atores sociais ali presentes, surtindo perceções distintas acerca das posições 

assumidas por cada um deles. 

62. Assim, a reportagem não cuida do equilíbrio que seria expectável de um trabalho 

jornalístico, que deverá facultar ao espectador todas as perspetivas em causa num 

determinado tema, de forma que este possa, livre e conscientemente, formular o seu juízo 

acerca da matéria abordada. 

63. Ao propiciar uma assimetria na presença dos atores sociais que surgem na peça, a 

reportagem manifesta-se desequilibrada, perdendo força quaisquer esforços de ouvir as 

partes com interesses atendíveis. O que sucede é que, mesmo sendo dado tempo de 

palavra a diversos atores em defesa de interesses antagónicos, a reportagem da TVI 

acaba por conduzi-las num determinado sentido, condicionando a perspetiva do 

espetador. 

64. Não se trata, nesta sede, de apurar a verdade material das matérias em discussão no 

âmbito da reportagem de investigação da TVI, nem a ERC possui competências a esse 

nível. No entanto, não se pode deixar de apurar do cumprimento das normas ético-legais 

que enformam o exercício do jornalismo. 

65. Resulta, pois, da análise acima que a reportagem da TVI fica aquém do cumprimento do 

equilíbrio entre as partes com interesses atendíveis, não se conformando com o disposto 

na alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, bem como o determinado na 



 

10 

alínea b) do n.º 1 do artigo 9.º e na alínea b) do n.º 2 do artigo 34.º da Lei da Televisão e 

dos Serviços Audiovisuais a Pedido, disposições que introduzem no quadro normativo 

obrigações e deveres de observância do rigor e da objetividade no exercício da atividade 

de informar. 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo analisado a participação da APREN e do seu presidente contra a TVI, por 

alegadamente ter visto as suas declarações descontextualizadas no âmbito de uma 

reportagem acerca do Plano Nacional de Barragens e das políticas energéticas, em Portugal; 

Atendendo ao facto de terem sido ouvidos variados atores sociais de diversos 

quadrantes acerca da matéria abordada, mas sendo-lhes dispensada uma atenção 

diferenciada, ao ponto de não ser possível ouvir de alguns deles as justificações que 

pretendiam apresentar para as questões colocadas pelo repórter; 

Considerando que a forma como são apresentados alguns depoimentos interfere com a 

atribuição de sentido às declarações produzidas e com a credibilização das fontes 

entrevistadas; 

Não descurando que a seleção, hierarquização e apresentação da informação são 

funções inerentes e específicas do exercício da profissão de jornalista; 

Concluindo que a reportagem da TVI trata de forma assimétrica as declarações das 

fontes de informação consultadas, apresentando argumentos completos de algumas delas e 

impossibilitando outras de explanarem as suas explicações, em prejuízo do rigor, isenção e 

objetividade legalmente exigidos, 

 

O Conselho Regulador, ao abrigo do disposto na alínea c) do artigo 6.º, na alínea d) do artigo 7.º, 

na alínea e) do artigo 8.º e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

 

1.  Considerar procedente a queixa da Associação Portuguesa de Energias Renováveis 

(APREN) e do seu presidente, por violação do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 

14.º do Estatuto do Jornalista, bem como do determinado na alínea b) do n.º 1 do 



 

11 

artigo 9.º e na alínea b) do n.º 2 do artigo 34.º da Lei da Televisão e dos Serviços 

Audiovisuais a Pedido; 

2.  Instar a TVI a zelar pelo equilíbrio no tratamento das fontes de informação que 

apresenta nos seus trabalhos jornalísticos, observando os princípios ético-

deontológicos inerentes ao exercício da profissão. 

 

É devida taxa por encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de conta, nos 

termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º do Regime de Taxas da ERC e do Anexo V, 

Verba 28, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de junho, conforme alterado pelo 

Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março, e retificado pela Declaração de Retificação n.º 

36/2009, de 28 de maio. 

 

Lisboa, 6 de fevereiro de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro (abstenção) 

Rui Gomes (abstenção) 


