
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
8/2015 (DR-I) 

 
 
 
 
 
 
 

Recurso de Vanessa Sofia Oliveira Martins contra o jornal Correio da 

Manhã, por denegação ilegítima de direito de resposta 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
7 de janeiro de 2015



ERC/11/2014/766   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 8/2015 (DR-I) 

 

Assunto:  Recurso de Vanessa Sofia Oliveira Martins contra o jornal Correio da Manhã, por 

denegação ilegítima de direito de resposta 

 

 

I. Identificação das partes 

 

1. Vanessa Sofia Oliveira Martins, na qualidade de Recorrente, e jornal Correio da Manhã, na 

qualidade de Recorrido. 

 

II. Objeto do recurso 

 

2. O recurso tem por objeto a alegada denegação ilegítima de um direito de resposta da 

Recorrente por parte do Recorrido. 

 

III. Factos apurados (com base nas peças processuais das partes e cópias do 

expediente trocado) 

 

3.  Em 15 de outubro de 2014, publicou o jornal Correio da Manhã uma peça jornalística 

intitulada «Revelação – Daniel confirma passado polémico de Vanessa», secundada, em 

lead, da afirmação «Concorrente garante que a atriz “foi acompanhante de luxo”», e de 

uma fotografia onde a ora Recorrente surge retratada, a corpo inteiro, junto de um homem 

e de uma mulher de jovem idade. 

4.  É o seguinte o teor da peça em causa:  

«A polémica em torno do passado de Vanessa Martins foi alvo de comentários na ‘Casa 

dos Segredos’, da TVI. Em conversa com alguns colegas, Daniel garantiu que a atriz e 

modelo, atualmente namorada do ex-concorrente Marco Costa, foi “acompanhante de 

luxo antes de seguir a carreira na área da representação”. 



ERC/11/2014/766   

2 

O jovem de Oeiras, de 19 anos, afirmou ainda que Susana Fialho, ex-namorada de Marco e 

concorrente da 2.ª edição do reality show, também tem um passado ligado à 

“prostituição”. 

A revista ‘TV Guia’, recorde-se, avançou com esta mesma versão. Na altura, a publicação 

noticiou que a atriz, 28 anos, era acompanhante de luxo, mas Vanessa desmentiu através 

do Facebook. Contactada pelo CM, recusou comentar.» 

5.  Em “caixa” publicada na mesma página é também divulgada uma fotografia do noivo da 

ora Recorrente, ilustrando um pequeno texto intitulado: «Marco apoia a namorada», onde 

se lê «Marco Costa e Vanessa namoram há cerca de oito meses e o pasteleiro mostrou-se 

indiferente aos rumores sobre o passado da atriz. No verão, Marco e Vanessa revelaram 

que já só pensam num futuro em comum e que, inclusivamente, estão noivos.» 

6.  Em 4 de novembro de 2014, através de carta registada com aviso de receção, a ora 

Recorrente, através do seu mandatário, remeteu ao Diretor do Correio da Manhã uma 

missiva, através da qual pretendeu exercer um direito de resposta e de retificação relativo 

à sobredita peça «Revelação – Daniel confirma passado polémico de Vanessa». 

7.  Na dita missiva sublinhava-se expressamente que o texto relativo ao direito invocado 

deveria ser publicado «com igual destaque à notícia que lhe serve de base, nos termos do 

disposto nos artigos 24.º e seguintes da Lei de Imprensa». 

8.  Na secção Vidas da sua edição de 7 de novembro de 2014, publicou o Correio da Manhã 

uma peça intitulada «Atriz e modelo revela - Vanessa Martins “Lutamos para 

sobreviver”», com chamada de capa na mesma edição com os dizeres «Vanessa Martins 

“Luto diariamente para sobreviver” – Nega ter sido acompanhante de luxo». 

9.  Em 19 de novembro deu entrada nos serviços da ERC um recurso da Recorrente, subscrito 

pelo seu mandatário, tendo por objeto a alegada violação do regime legal do direito de 

resposta consagrado nos artigos 24.º e seguintes da Lei de Imprensa. 

10.  Oficiado o periódico recorrido para que, nos termos legais, informasse, querendo, a ERC 

sobre o que tivesse por conveniente quanto ao recurso em apreço, veio o Correio da 

Manhã corresponder ao solicitado, mediante documentação rececionada em 1 de 

dezembro. 

11.  Entretanto, na página 45 da sua edição de 2 de dezembro, publicou o Correio da Manhã 

um texto, identificado como correspondendo a um direito de resposta, intitulado 

«Vanessa Martins reage a notícia». 



ERC/11/2014/766   

3 

 

IV. Argumentação da Recorrente 

 

12.  Considera a Recorrente que o caso em exame configura uma denegação ou um 

cumprimento deficiente do exercício do seu direito de resposta, uma vez que o texto 

publicado na edição de 7 de novembro do Correio da Manhã (supra, III.8) não corresponde 

a uma expressão de tal exercício. 

13.  Na verdade, embora o real e exclusivo propósito da Recorrente fosse o de exercer o seu 

direito de resposta, este veio a ser alterado na sua estrutura, reduzido no seu conteúdo e 

transformado numa notícia por parte do periódico Recorrido. 

14.  Pelo que o texto publicado na referida edição de 7 de novembro não corresponde na 

realidade ao exercício do direito de resposta manifestado pela Recorrente. 

15.  Violando-se, assim, os comandos legais estabelecidos nos artigos 24.º e seguintes da Lei 

de Imprensa, nomeadamente o n.º 3 do seu artigo 26.º, que estipula que a publicação do 

direito de resposta deve ser feita «... de uma só vez, sem interpolações nem interrupções, 

devendo ser precedida da indicação de que se trata de direito de resposta ou retificação». 

 

V. Defesa do Recorrido 

 

16. Apresenta o Recorrido duas ordens de razões que obstam, na sua perspetiva, à 

procedência do presente recurso: 

17. Por um lado, o texto apresentado pela Recorrente não corresponde ao exercício de um 

direito de resposta ou retificação, e isto porque os termos que compunham a respetiva 

missiva «não eram, nem são, adequados ao exercício regular» do direito invocado. 

18. Para o Correio da Manhã, é «notório» que o texto da ora Recorrente «não é limitado pela 

relação direta e útil com o escrito ou imagem respondidos», deixando, pois, de estar sob a 

alçada do preceito do n.º 4 do artigo 25.º, «e como tal, não correspondendo àquilo a que a 

nossa lei classificaria como direito de resposta e retificação». 

19. «O conteúdo apresentado pela Requerente para publicação como texto de resposta, para 

além de ser completamente desproporcional àquilo a que a nossa lei faz corresponder o 

exercício do tipo de direitos em causa, contém referências que não correspondem à 



ERC/11/2014/766   

4 

realidade dos factos em presença – sendo as mesmas absolutamente inadmissíveis», 

enunciando-se de seguida algumas, «a título meramente exemplificativo».  

20. Alega o Correio da Manhã que a notícia que deu causa à resposta «cinge-se a um relato dos 

factos que o referido Daniel afirmou publicamente, acerca da Requerente» [ênfase no 

original], mais concretamente, em direto, no decurso do programa Casa dos Segredos, 

temporada 5, emitido pelo ‘canal televisivo’ TVI perante audiências por vezes bastante 

significativas. 

21. Sendo «manifesto que o Recorrido não imputou qualquer facto à Recorrente – quer direta 

quer indiretamente» [ênfase acrescentada no original], limitando-se a proceder ao relato 

das declarações de Daniel, à semelhança do que fez, também, designadamente, a revista 

Nova Gente. 

22. Constitui para o Recorrido ponto assente que as afirmações que a Recorrente pretendia ver 

publicadas não correspondem à realidade dos factos, bem como a «desproporção» do 

texto relativamente à notícia controvertida de 14 de outubro. 

23. Por outro lado, após a receção do texto, assinala o Recorrido que uma das suas jornalistas 

contactou telefonicamente a ora Recorrente, «informando-a de que o texto em questão 

não se encontrava legalmente conforme ao regime que regula a matéria dos direitos de 

resposta e de retificação, tendo ainda justificado que os termos aí empregues 

extravasavam o âmbito da “relação direta e útil” com o escrito que lhe havia dado origem.» 

24. Contudo, e apesar de ter fundamento legal para recusar a publicação do texto em causa, 

propôs à Recorrente a sua publicação não integral, proposta a que esta acedeu, através do 

seu mandatário. 

25. Tendo sido com base nessa autorização expressa (mas não reduzida a escrito, por não lhe 

ocorrer que a Recorrente não pudesse estar de boa-fé) que procedeu à publicação do 

texto na sua edição de 7 de novembro. 

26. Não vislumbrando o Recorrido o motivo que terá levado a Recorrente a apresentar perante 

a ERC o presente recurso. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

27.  Para além dos dispositivos estruturantes fixados no n.º 4 do artigo 37.º e alínea g) do n.º 1 

do artigo 39.º da Constituição da República Portuguesa, as normas aplicáveis ao caso 



ERC/11/2014/766   

5 

vertente são as previstas na alínea c) do n.º 2 do artigo 2.º e nos artigos 24.º a 27.º da Lei 

de Imprensa, em conjugação com o disposto na alínea f) do artigo 8.º, alínea j) do n.º 3 do 

artigo 24.º, artigos 59.º, 60.º e 72.º dos Estatutos da ERC. 

28.  Releva igualmente a Diretiva 2/2008, sobre a publicação de textos de resposta e de 

retificação na Imprensa, aprovada pelo Conselho Regulador da ERC em 12 de novembro de 

2008. 

 

VII. Análise e fundamentação 

 

29. Na apreciação do presente diferendo, importa começar por esclarecer que, contrariamente 

ao que alega o Correio da Manhã em sua defesa, a exigência (legal) de uma “relação direta 

e útil” entre um texto de resposta e o texto respondido não constitui «um pressuposto 

sine qua non para o exercício do direito invocado», mas, tão-só, uma das condições 

essenciais à publicação de um texto de resposta. 

30. A inexistência de uma tal relação direta e útil constitui fundamento de recusa da 

publicação da resposta, a qual, contudo, é suscetível de sanação por parte do respetivo 

autor (cfr. os artigos 26.º, n.º 7, e 25.º, n.º 4, da Lei de Imprensa). 

31. A precisão impõe-se, dado que uma resposta porventura desprovida de qualquer relação 

direta e útil com o texto respondido não deixa, por isso, de configurar o exercício de um 

verdadeiro direito de resposta, estando nessa medida sujeita à disciplina jurídica 

pertinente da Lei de Imprensa. 

32. Relação direta e útil essa, que, inclusive, não deixa de se confirmar no caso vertente, posto 

que ela «só não existe quando a resposta ou retificação seja de todo alheia ao tema em 

discussão e se mostre irrelevante para desmentir, contestar ou modificar a impressão 

causada pelo texto visado, devendo este requisito ser considerado em relação à 

globalidade do texto da resposta ou da retificação e não a uma ou mais passagens 

isoladas. O limite referente à relação direta e útil prende-se, por isso, com a proibição de 

resposta a outros textos ou de escolha de tema diverso do versado no texto original» 

(Diretiva 2/2008, cit., ponto 5.1.). O que não é, comprovadamente, o caso. 

33. Também não obtêm acolhimento as afirmações segundo as quais o conteúdo do texto da 

Recorrente se mostra «completamente desproporcional àquilo a que a nossa lei faz 



ERC/11/2014/766   

6 

corresponder o exercício do tipo de direitos em causa» e que «contém referências que 

não correspondem à realidade dos factos em presença».  

34. O que a lei não consente, no exercício do direito de resposta, é a utilização, neste, de 

expressões que se mostrem desproporcionadamente desprimorosas no seu confronto 

com o texto que lhes deu causa (artigos 26.º, n.º 7, e 25.º, n.º 4, citados), o que não se 

verifica, de todo, no caso em exame, consoante resulta de recíproca confrontação 

efetuada entre ambos os textos. 

35. Com efeito, a Recorrente limita-se a rebater as referências de que é alvo no texto noticiado, 

com um grau de contundência perfeitamente admissível no contexto assinalado, e 

afirmando uma verdade pessoal insuscetível de ser sindicada, no âmbito deste instituto 

jurídico.  

36. E nem se diga que a notícia se limita a relatar factos afirmados por um terceiro, pelo que 

nem sequer por via indireta poderia imputar-se ao ora Recorrido a autoria das referências 

ora contestadas. 

37. Não é assim. No caso vertente, é de entender que a ora Recorrente é alvo de referências 

diretas por parte do Correio da Manhã, ainda que estas se limitem – na aparência – a 

meramente amplificar aquelas produzidas por um terceiro. Na aparência, posto que a 

própria titulação conferida à notícia contestada (Revelação - Daniel confirma passado 

polémico de Vanessa – ênfase acrescentada) ilustra sobremaneira a validação e a 

apropriação que o próprio Correio da Manhã faz das afirmações feitas pelo concorrente da 

Casa dos Segredos a propósito da pessoa da Recorrente, perpetuando-as. 

38. Do exposto se conclui estarmos em presença de um verdadeiro direito de resposta e de 

retificação, correta e tempestivamente exercido pela Recorrente, a qual detém 

legitimidade para o fazer, sendo inteiramente plausível que se tenha sentido afetada na 

sua reputação e boa fama. 

39. Resta, pois, apreciar, outro importante aspeto invocado na defesa do Correio da Manhã, e 

que versa sobre a existência de conversações mantidas entre a Recorrente e uma 

jornalista do Recorrido, por sua iniciativa, em que – e apesar de entender existir 

fundamento legal para recusa de publicação – terá sido proposto à Recorrente a 

publicação não integral do seu texto, proposta a que esta acedeu, através do seu 

mandatário. 



ERC/11/2014/766   

7 

40. O direito de resposta e de retificação reclamado pela Recorrente teria, assim, ficado 

prejudicado, uma vez que, com a sua concordância, o periódico lhe teria facultado outro 

meio de expor a sua posição (cfr. o artigo 24.º, n.º 4, da Lei de Televisão). 

41. Um tal acordo é, contudo, posto em causa por parte da ora Recorrente, quer por via do 

próprio recurso por denegação de direito de resposta interposto pelo seu mandatário 

junto desta entidade, quer pela circunstância de o dito recurso não fazer qualquer 

referência a tal acordo.  

42. Regista-se, assim, uma divergência assinalável e decisiva quanto a este facto, perante o 

qual não pode o Conselho Regulador formular, com segurança, um juízo conclusivo. 

43. Juízo conclusivo esse que, de qualquer modo, não seria passível de ser obtido através do 

depoimento das testemunhas arroladas – e, em particular, da jornalista Rute Lourenço, 

autora da proposta de acordo invocada –, posto que estas nada acrescentariam à versão 

dos factos apresentados pela Recorrida (conquanto os corroborassem decerto) e à prova 

documental junta ao processo. Pelo que se prescinde de recolher os seus depoimentos.  

44. Nestes termos, não fica provada a existência de um qualquer acordo relativo à publicação 

não integral do texto originalmente remetido pela ora Recorrente ao ora Recorrido, e que 

permitiria considerar prejudicado o direito de resposta daquela, nos termos do 

supracitado artigo 24.º, n.º 4, da Lei da Imprensa. 

45. Acresce que, embora o exercício do direito de resposta e de retificação assente numa 

tramitação relativamente simplificada, ele obedece, contudo, a requisitos formais 

rigorosos, sejam quanto à sua apresentação, por escrito, sejam quanto à comprovação da 

sua entrega ou ao cumprimento de prazos. Tendo em conta as razões subjacentes a tais 

exigências, por parte do legislador, também seria de esperar que as partes rodeassem um 

acordo legalmente admitido – no caso, nos termos do supracitado n.º 4 do artigo 24.º da 

Lei de Imprensa – dos cuidados adequados a provar perante terceiros a manifestação 

dessa concordância (cfr. Deliberação 162/2013 (DR-I), de 19 de junho).  

46. Além de que, «face ao exercício do direito de resposta, a prova de que o respondente 

aceitou outro meio de satisfação do seu direito incumbe ao órgão de comunicação social, 

não sendo suficiente a mera alegação desse facto» (Maria Manuel Bastos/Neuza Lopes, 

Comentário à Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, Coimbra Ed., 2011, p. 84). 



ERC/11/2014/766   

8 

47. Ora, no caso concreto, em lugar e momento algum se regista manifestação escrita, por 

parte da própria Recorrente ou do seu mandatário, que permita inferir a existência de um 

tal acordo e a sua anuência a este. 

48. As circunstâncias que enformam este caso aconselhariam particularmente a adoção de 

tais cautelas, tanto mais que a iniciativa que o Recorrido afirma ter levado a cabo se 

reveste de um caráter inusitado e verdadeiramente excecional. Na verdade, não pode 

considerar-se normal que, face à receção de um texto que não cumprirá os ditames 

aplicáveis ao direito de resposta, um periódico abdique de recusar a sua publicação, 

através do seu diretor, e ouvido o conselho de redação (cfr. artigo 26.º, n.º 7, da Lei de 

Imprensa), e que, por sua iniciativa, e através de um seu jornalista, proponha ao 

respondente a publicação de um texto similar (posto que diverso) ao original, com tudo o 

que isso significa de sacrifício voluntário à sua autonomia editorial. 

49. Cumpre notar, para mais, que o sentido e solidez da defesa alegada pelo Recorrido 

resultam ainda mais abalados em face da (nova) publicação do texto de resposta da ora 

Recorrente, de novo truncado, embora desta vez identificado como sendo um “verdadeiro” 

direito de resposta (supra, III.11), na sua edição de 2 de dezembro – em data portanto 

posterior à receção, nesta entidade, da oposição apresentada ao recurso.   

 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso subscrito por Vanessa Sofia Oliveira Martins, contra o jornal 

Correio da Manhã, por denegação ilegítima de um direito de resposta relativo a uma peça 

noticiosa intitulada «Revelação – Daniel confirma passado polémico de Vanessa», publicada 

na edição impressa de 15 de outubro do referido periódico, o Conselho Regulador da ERC, ao 

abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos seus Estatutos, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera, pelos motivos expostos: 

 

1.  Reconhecer a titularidade do direito de resposta invocado pela Recorrente; 

2.  Considerar procedente o presente recurso, por denegação ilegítima do direito de 

resposta da Recorrente; 

3.  Determinar ao periódico recorrido que proceda à publicação, na sua edição impressa, 

do texto de resposta identificado, em estrita conformidade com as exigências 



ERC/11/2014/766   

9 

plasmadas no artigo 26.º da Lei de Imprensa, acompanhada da menção de que tal 

publicação decorre de determinação da ERC, nos termos do artigo 27.º, n.º 4, do 

mesmo diploma legal; 

4.  Advertir o ora Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento da 

publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 

72.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro; 

5.  Esclarecer o Recorrido de que deverá enviar para a ERC um exemplar da edição onde 

conste a publicação do texto de resposta. 

 

Nos termos do artigo 11.º do Regime Jurídico das Taxas da ERC constante do Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de junho, na redação imposta pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março, é 

da responsabilidade do Recorrido o pagamento dos encargos administrativos, fixados em 4,50 

unidades de conta, conforme o previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 27). 

 

Lisboa, 7 de janeiro de 2015 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


