
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
134/2015 (CONTJOR-TV) 

 
 
 
 
 
 

Exposição de Carlos Filipe Fernandes de Andrade Costa contra a RTP1 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
15 de julho de 2015



ERC/08/2013/690   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 134/2015 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Exposição de Carlos Filipe Fernandes de Andrade Costa contra a RTP1 

 

 

I. Exposição 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC) a 29 de 

julho de 2013, uma exposição contra a RTP1 (propriedade da Rádio e Televisão de 

Portugal, S.A., com sede na Av. Marechal Gomes da Costa, 37, 1849-030, Lisboa) por parte 

de Carlos Filipe Fernandes de Andrade Costa, pela transmissão de «uma peça relativa ao 

jogo de apresentação do Futebol Clube do Porto [FCP] aos sócios, que opôs a formação 

portuguesa ao Real Club Celta de Vigo», em vários blocos informativos da RTP1; no “Bom 

Dia Portugal”, no “Jornal da Tarde” e no “Telejornal” de 29 de julho de 2013.  

2. Refere o participante que «nos minutos finais do encontro, tiveram lugar cenas 

lamentáveis de desentendimento entre jogadores e membros do Staff de ambos os 

clubes», alegando que na peça foram omitidas as razões do confronto que opôs os 

futebolistas Kelvin, do FCP e Nolito, do Real Club Celta de Vigo (R.C. Celta de Vigo) e as 

respetivas comitivas no final do encontro. 

3. O participante concede que a notícia referiu a existência do conflito, mas acusa a RTP1 de 

ocultar as suas razões. «O motivo pelo qual as mesmas se despoletaram foi omitido. Não 

foram exibidas imagens da infração cometida pelo jogador portista e da reação do jogador 

espanhol». 

 

II.  As notícias 

 

A. Peças transmitidas pelas edições de 29 de julho de 2013 do «Bom Dia Portugal», do 

«Jornal da Tarde» e do «Telejornal» da RTP1 

4.  A notícia que motiva a participação foi emitida pelos três blocos informativos da RTP1: o 

«Bom Dia Portugal», pelo «Jornal da Tarde» e pelo «Telejornal» com várias alterações, 



ERC/08/2013/690   

2 

mas com a mesma situação referida pelo queixoso, que é de seguida analisada, por bloco 

informativo. 

5.  No «Bom Dia Portugal», a peça sobre o jogo de apresentação da equipa do FCP aos sócios 

que o opôs ao Celta de Vigo é lida sobre imagens editadas pela RTP1, identificadas como 

sendo da Sport TV. É transmitida seis vezes a abrir o segmento de atualidade futebolística, 

depois da revista de imprensa. Em quatro destas vezes segue-se-lhe uma segunda peça 

correspondente ao comentário do treinador do FCP, Paulo Fonseca, a partir do seu 

depoimento sobre resultado alcançado pelo FCP, recolhido em conferência de imprensa. 

A primeira emissão da peça e do comentário ocorreram entre as 6h55m37s e as 

6h56m59s durando a peça 22 segundos e o comentário, 1 minuto. A notícia centra-se no 

resultado vitorioso para o FCP por 1-0 através de um golo do futebolista Jackson Martinez 

marcado aos treze minutos advertindo o operador que «o avançado colombiano estava 

fora de jogo». No depoimento, o treinador comenta o resultado da sua equipa e associa 

algum cansaço dos futebolistas à anterior digressão ao estrangeiro. 

No seguimento, as cinco transmissões da peça foram alternadamente acompanhadas do 

depoimento do treinador do FCP. Assim, às 7h22m12s e às 8h21m20s a peça lida sobre 

imagens editadas foi transmitida no segmento sobre futebol, sem peça com o comentário 

de Paulo Fonseca. Às 7h54m09s, às 8h54m36s e às 9h16m21s, à peça seguiu-se aquele 

depoimento do treinador. 

Entre as 9h18m30s e as 9h22m10s, o «Bom Dia Portugal» transmitiu o comentário em 

estúdio de Nuno Dias identificado como «Comentador RTP» acerca dos jogos de 

apresentação dos três principais clubes da Primeira Divisão, em que foi abordado o jogo 

do FCP-Celta de Vigo (9h21m06s e as 9h22m10s), sem referências aos confrontos entre 

futebolistas. 

6.  No «Jornal da Tarde», a peça que motiva a participação é uma notícia de 1 minuto e 36 

segundos editada e foi transmitida entre as 13h55m09s e as 13h56m45s. É seguida por 

outra peça que corresponde ao comentário do treinador do FCP com 1 minuto e 4 

segundos, transmitida entre as 13h56m46s e as 13h57m50s. A notícia foi a primeira e a 

peça que corresponde ao comentário, a segunda de oito peças do segmento sobre 

Desporto. A peça começa com a referência à manifestação de solidariedade com as 

vítimas do acidente ferroviário de Santiago de Compostela, desenvolve-se pelas 

oportunidades para marcação de golos e culmina no resultado da partida, alcançado por 

Jackson Martinez, futebolista do FCP. Nela é afirmado que «o Celta criou as melhores 



ERC/08/2013/690   

3 

oportunidades da segunda parte, mas Fabiano segurou até final o trinfo tangencial do 

Porto». A encerrar a peça, o «Jornal da Tarde» dispensou sete segundos à situação que 

motiva a queixa através da transmissão de imagens da acumulação de futebolistas e de 

técnicos das duas equipas junto a uma linha lateral, nas quais se podem ver vários 

membros do FCP e do Celta de Vigo a empurrarem-se, enquanto outros tentam afastá-los. 

Em simultâneo foi transmitida a seguinte frase: «A festa terminou com um desnecessário 

desentendimento entre todos os participantes no jogo». 

De seguida – entre as 13h56m46s e as 13h57m50s – foi transmitida a peça de 1 minuto 

e 4 segundos correspondente ao comentário do treinador do FCP, Paulo Fonseca, sem 

alterações em relação à edição dada no programa «Bom Dia Portugal». 

7. No «Telejornal», a notícia que motiva a queixa inclui o comentário do treinador do FCP, 

Paulo Fonseca, e totaliza 2 minutos e 2 segundos. Foi emitida entre as 20h44m37s e as 

20h46m39s, sendo a terceira de cinco peças de um segmento continuado sobre 

atualidade desportiva. A peça descreve o jogo de apresentação do FCP frente ao Celta de 

Vigo e o comentário do treinador do clube portuense à atuação da sua equipa. A cobertura 

jornalística que motiva a queixa contra a RTP1 remete para as imagens dos empurrões 

entre futebolistas e técnicos das duas equipas e termina com a seguinte afirmação: 

«Após uma falta de Kelvin, o jogo entrou por maus caminhos e terminou com uma grande 

confusão». 

 

III.  Pronúncia da RTP1 

 

8. No exercício do direito de oposição legalmente atribuído, o Diretor de Informação da RTP 

considera que a não exibição das «imagens de um lance que estaria na origem dos 

reportados desentendimento entre jogadores e elementos do staff de ambos os clubes no 

final do jogo e de alegadamente não ter sido referida a origem dos desacatos» resultou de 

uma «opção editorial, tomada perante a circunstância de estarmos em presença de um 

jogo particular e de a RTP estar limitada a 90 segundos na difusão de extratos 

informativos». O Diretor de Informação da RTP acrescenta que num «jogo oficial, a falta 

que terá originado os desacatos assumiria outro relevo e teria provavelmente outras 

implicações, o que decerto levaria à inclusão das imagens respetivas». 



ERC/08/2013/690   

4 

9. Deste modo, o Diretor de Informação da RTP explica que «o autor da peça não valorizou a 

putativa origem do comportamento dos intervenientes no final do jogo, que ademais 

condenou (“A Festa terminou com um desnecessário desentendimento entre todos os 

participantes no jogo” [frase dita na peça transmitida pelo «Jornal da Tarde» entre as 

13h55m09s e as 13h56m45s], tendo preferido incluir mais um remate no resumo em 

apreço». 

10. O Diretor de Informação da RTP indica ainda que «a presumível origem dos desacatos 

seria, ao contrário do que alega o queixoso, referenciada na peça exibida no Telejornal 

(«Após uma falta de Kelvin, o jogo entrou por maus caminhos e terminou com uma grande 

confusão»). 

11. Em conclusão, o Diretor de Informação da RTP rejeita a existência de «qualquer violação 

dos deveres de rigor, isenção e independência que compete aos jornalistas garantir». 

 

IV. Normas aplicáveis 

 

12. Os Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, estabelecem: 

a)  No artigo 6.º, alínea c), que estão sujeitos à supervisão e intervenção do Conselho 

Regulador os operadores de televisão, relativamente aos serviços de programas que 

difundam; 

b)  No artigo 7.º, alínea d), que cabe à ERC «assegurar que a informação fornecida pelos 

prestadores de serviço de natureza editorial se pauta por critérios de exigência e rigor 

jornalístico, efetivando a responsabilidade editorial perante o público em geral dos que 

se encontram sujeitos à sua jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e 

regras legais aplicáveis». 

c)  Na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, que cabe ao Conselho 

Regulador da ERC «fazer respeitar os princípios e limites legais aos conteúdos 

difundidos pelas entidades que prosseguem atividades de comunicação social, 

designadamente em matéria de rigor informativo (...)». 

13. Tem aplicação o disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 9.º, na alínea b) do n.º 2 do artigo 

34.º, e no n.º 2 do artigo 26.º da Lei da Televisão (Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, alterada 

pela Lei n.º 8/2011, de 11 de abril, e pela Lei n.º 40/2014, de 9 de julho), bem como o 



ERC/08/2013/690   

5 

previsto na alínea f) do n.º 2 da cláusula 5.ª, e alínea c) do n.º 2 da cláusula 7ª do Contrato 

de Concessão do Serviço Público de Televisão. 

14. É ainda de ter em conta os deveres dos jornalistas, de informar com rigor e isenção, nos 

termos do previsto Estatuto do Jornalista, aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, e 

republicada pela Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro. 

 

V. Apreciação 

 

15.  A apreciação do cumprimento dos deveres de rigor, de pluralismo e de isenção pelos 

serviços informativos dos operadores televisivos, nos termos do previsto nos artigos 9.º, 

n.º 1, alínea b), e 34.º, n.º 2, alínea b), da Lei da Televisão, deve ter em conta o disposto 

sobre a liberdade de programação, consagrada pelo n.º 2 do artigo 26.º do mesmo diploma 

legal, com os limites previstos no artigo 27.º da mesma lei. 

16. Também o Estatuto dos Jornalistas, aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, na 

versão resultante da Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro, e Declaração de Retificação n.º 

114/2007, obriga estes profissionais aos deveres de rigor, de isenção e de separação dos 

factos e das opiniões (cfr. artigo 14.º, n.º 1, alínea a)), assegurando o exercício do 

contraditório, mediante «(...) diversificação das suas fontes de informação» (cfr. alínea e) 

do mesmo preceito), garantindo a audição das «(...) partes com interesses atendíveis nos 

casos de que se ocupem» e identificação, como regra, das respectivas fontes (cfr. alínea 

f) da referida norma). 

17. Os princípios de atuação do operador de serviço público de televisão estipulam a oferta de 

«uma informação precisa, completa e contextualizada, imparcial e independente perante 

poderes públicos e interesses privados», na alínea f) do n.º 2 da cláusula 5.ª do Contrato 

de Concessão do Serviço Público de Televisão, o que é reiterado pelas obrigações 

específicas da Concessionária de «proporcionar uma informação isenta, rigorosa, plural e 

contextualizada, que garanta a cobertura noticiosa dos principais acontecimentos 

nacionais e internacionais», na alínea c) do n.º 2 da cláusula 7.ª do mesmo contrato. 

18. A escolha das ocorrências a serem transformadas em acontecimentos e a seleção do 

ângulo e/ou dos aspetos a figurarem nas peças jornalísticas enquadram-se no âmbito da 

«liberdade de expressão e criação dos jornalistas», salvaguardados os limites legais 

impostos aos operadores e «não está sujeita a impedimentos ou discriminações nem 



ERC/08/2013/690   

6 

subordinada a qualquer tipo ou forma de censura», de acordo com o artigo 7.º do Estatuto 

dos Jornalistas aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, na versão resultante da Lei 

n.º 64/2007, de 6 de novembro e Declaração de Retificação n.º 114/2007. 

19. Aquela liberdade editorial dos jornalistas garante assim que não possa ser indicada pela 

ERC ao operador RTP1 que aspetos do jogo de futebol que opôs o Futebol Clube do Porto ao 

Celta de Vigo deveriam figurar nas peças transmitidas pelo primeiro serviço de programas 

do operador público. 

20. Acresce que a participação do telespetador é motivada pelo que alega ser a omissão das 

causas do desentendimento entre os futebolistas e as equipas técnicas das duas equipas 

nas peças transmitidas pelos blocos noticiosos da RTP1. A análise das notícias em causa 

pela ERC permitiu contudo identificar duas referências ao episódio ocorrido durante o jogo 

que é indicado como tendo provocado o conflito, em concreto, as últimas frases das 

notícias do «Jornal da Tarde»: «A festa terminou com um desnecessário 

desentendimento entre todos os participantes no jogo» e do Telejornal: «Após uma falta 

de Kelvin, o jogo entrou por maus caminhos e terminou com uma grande confusão». 

21. Conclui-se assim não ter havido na cobertura jornalística feita pelos serviços noticiosos 

da RTP1 qualquer omissão, ficando excluída a falha do dever de rigor. 

22.  A alegada falta de isenção na transmissão desta peça foi apreciada pela ERC na perspetiva 

de uma eventual inclusão de juízos de valor no discurso do operador. Na verdade, as 

últimas afirmações acima transcritas, ainda que comportem valorações das ocorrências 

(«(...) desnecessário(...), «maus caminhos» e «grande confusão») são lidas pelo público 

como factuais pois a disciplina e a segurança são condições exigidas pelas Federações de 

Futebol para a realização dos jogos. Sublinhe-se, a bem da separação dos factos e das 

opiniões e da isenção, que o operador referiu que o conflito envolveu «todos os 

participantes no jogo». 

23. A ERC apreciou também o dever de pluralismo através da necessidade de «procurar a 

diversificação das suas fontes de informação» para «ouvir as partes com interesses 

atendíveis nos casos de que se ocupem», estipulado pela alínea e) do Estatuto dos 

Jornalistas. 

24. A notícia que motiva a participação é seguida em algumas exibições no «Bom Dia 

Portugal» e na única transmissão no «Jornal da Tarde» por outra peça correspondente ao 

comentário do treinador do FCP, Paulo Fonseca, sobre o resultado do jogo, recolhido em 



ERC/08/2013/690   

7 

conferência de imprensa e editado pelo operador. No «Telejornal», o comentário é incluído 

na única peça que faz a cobertura do jogo. 

25. Assim, e pese embora se entenda e se sensibilize o primeiro serviço de programas do 

operador de Serviço Público de Televisão para a necessidade de garantir o pluralismo das 

opiniões e visões sobre os eventos noticiados, nas peças divulgadas, considera-se que, 

no caso em análise, a opção tomada pelo operador se enquadra no âmbito da liberdade 

editorial da RTP1. De facto, a liberdade editorial confere aos órgãos de comunicação social 

a possibilidade de selecionar, tratar e destacar a informação que considere de maior 

relevância. 

26. Em conformidade, não resulta da análise efetuada, por um lado, qualquer indício de que a 

RTP1 tenha infringido os deveres de rigor e de isenção a que está obrigada, estando 

salvaguardada a sua liberdade editorial, não tendo sido violadas quaisquer normas ético-

legais que impendem sobre a atividade jornalística. Por outro lado, resulta desta análise, a 

conclusão pela necessidade de a RTP1 observar o dever de pluralismo em semelhantes 

coberturas de eventos futebolísticos, nomeadamente quando estes derem origem a 

episódios conflituosos ou polémicos. 

 

VI. Audiência Prévia dos interessados 

 

O projeto de deliberação foi notificado para efeitos do disposto nos artigos 100.º e 101.º do 

Código do Procedimento Administrativo, em sede de audiência prévia dos interessados, não 

tendo sido rececionada qualquer comunicação, no prazo indicado. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado a participação de Carlos Filipe Fernandes de Andrade Costa contra a RTP1, por 

alegada falta de rigor e de isenção na exibição de uma notícia sobre um jogo entre o Futebol 

Clube do Porto e o Real Club Celta de Vigo, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo do disposto 

no artigo 6.º, alínea c), artigo 7.º, alínea d), e alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da 

ERC, adotados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera não dar provimento à 

participação recebida contra a RTP1, propriedade de Rádio e Televisão de Portugal, S.A., com 

sede na Av. Marechal Gomes da Costa, 37, 1849-030, Lisboa, por não se terem sido 



ERC/08/2013/690   

8 

recolhidos indícios que permitam comprovar a violação dos deveres de rigor e de isenção 

pela RTP1, e arquivar o processo. 

 

Lisboa, 15 de julho de 2015 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


