
Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação

18/2016 (DR

Recurso de Bento dos Santos contra a edição 
alegada denegação ilícita do exercício do direito de resposta 

relativamente ao artigo de opinião publicado na edição online do Público, 
de dia 28 de outubro de 2015, com o título «Luaty Beirão e General 

Kankamba, descubra as diferenças»

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

Deliberação 

18/2016 (DR-NET)

 

 

 
Recurso de Bento dos Santos contra a edição online jornal 

alegada denegação ilícita do exercício do direito de resposta 
o de opinião publicado na edição online do Público, 

de dia 28 de outubro de 2015, com o título «Luaty Beirão e General 
Kankamba, descubra as diferenças» 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
28 de janeiro de 2016

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

NET) 

jornal Público por 
alegada denegação ilícita do exercício do direito de resposta 

o de opinião publicado na edição online do Público, 
de dia 28 de outubro de 2015, com o título «Luaty Beirão e General 

 



ERC/12/2015/1059   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 18/2016 (DR-NET) 

 

Assunto:  Recurso de Bento dos Santos contra a edição online jornal Público por alegada 

denegação ilícita do exercício do direito de resposta relativamente ao artigo de 

opinião publicado na edição online do Público, de dia 28 de outubro de 2015, com o 

título «Luaty Beirão e General Kankamba, descubra as diferenças» 

 

 

I. Do Recurso 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 

29 de dezembro de 2015, um recurso apresentado pelo mandatário legal de Bento dos 

Santos (doravante, Recorrente) contra o jornal Público, propriedade da Público – 

Comunicação Social, S.A. (doravante, Recorrido), pela alegada denegação ilícita do 

exercício do direito de resposta relativamente ao artigo de opinião publicado na edição 

online do Público, de dia 28 de outubro de 2015, com o título «Luaty Beirão e General 

Kangamba, descubra as diferenças». 

2. Alega o Recorrente que tendo sido visado no artigo de opinião referido, «através de carta 

registada de 27/11/2015, o ora Queixoso exerceu o seu direito de resposta, solicitando 

expressamente à Sra. Directora do “Público” a publicação do seu texto de resposta». 

3. Mais disse que «através de carta datada de 1/12/2015, a Directora do “Público” rejeitou o 

pedido de publicação do direito de resposta». 

4. Na referida carta, a Diretora do jornal Público afirmou que «apesar de os artigos de opinião 

não justificarem a publicação de direitos de resposta, entende a Direção editorial do 

Público que o texto do vosso cliente tem interesse editorial, pelo que nos propomos 

publicá-lo como esclarecimento no nosso site». Disse também que «o texto do vosso 

cliente será publicado mal recebamos o original assinado». 

5. Em reposta ao Recorrido, o Recorrente alegou que «a lei de imprensa não contém 

qualquer limitação/impedimento ao exercício de direitos de resposta a artigos de 

opinião». 



ERC/12/2015/1059   

2 

6. Mais disse que «o texto de resposta do nosso cliente, assinado pelo próprio e contendo 

em anexo o respectivo documento de identificação, foi-lhe remetido em 27/11/2015 por 

carta registada assinada pelo Dr. Paulo Almeida no exercício dos poderes de 

representação para o efeito que nos foram conferidos pelo titular do direito de resposta, e 

foi oportunamente recebida por V. Ex.ª». 

7. Sustentou também que «estão preenchidos todos os pressupostos legais do exercício do 

direito de resposta por parte do nosso cliente, não existindo no caso concreto qualquer 

fundamento que legitime V. Ex.ª a condicionar a publicação do texto de resposta à 

recepção do respectivo original». 

8. Defendeu ainda que «a condição para publicação que V. Ex.ª pretende impor (a recepção 

do original do texto) é meramente arbitrária, não tem qualquer suporte legal, e é por isso 

absolutamente ilegítima, não podendo deixar de ser entendida como uma forma 

censurável de protelar a efectivação do direito de resposta do nosso cliente, visando 

enfraquecer os efeitos práticos do exercício de tal direito». 

9. O Recorrido conclui solicitando novamente a publicação do texto de resposta de acordo 

com os requisitos elencados na Lei de Imprensa. 

10. Em resposta, a Diretora do jornal Público reiterou a recusa da publicação do texto de 

resposta. 

11. No recurso apresentado à ERC, considera o Recorrente que, agindo desta forma, o 

Recorrido «não publicou o texto de resposta do ora Queixoso no prazo previsto no artigo 

26.º, n.º 2, alínea a), da Lei de Imprensa, nem tal texto foi publicado após o referido prazo e 

até à presente data». 

12. Entende o Recorrente que «da carta de rejeição da publicação do texto de resposta, e da 

missiva através da qual tal rejeição foi reiterada, não resulta qualquer fundamento válido 

para a recusa da publicação do texto de resposta, mas sim meras justificações 

insustentadas dos ora Denunciados que consubstanciam uma violação consciente e 

intencional daquele direito do ora Queixoso». 

13. Refere o Recorrente que «é absolutamente inequívoca a existência do direito de resposta 

do ora Queixoso nos termos do artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa, o que resulta, sem 

necessidade de mais considerações, do confronto entre o conteúdo do artigo de opinião 

respondido e o texto de resposta assinada pelo mandatário do titular do direito de 

resposta, na qual se refere que “o artigo de opinião contém diversas referências ao M/ 



ERC/12/2015/1059   

3 

constituinte que o mesmo considera caluniosas e difamatórias, além de serem, em si 

mesmas, distorcidas e tendenciosas. Em causa está uma suposta comparação da sua 

“vida” com a de Luaty Beirão, na qual o autor não se coíbe de imputar e insinuar a prática 

de crimes pelo M/ Constituinte, em detrimento do seu bom nome e imagem perante o 

público leitor”». 

14. Afirma o Recorrente que «a Directora do “Público” recorreu a um único argumento para 

rejeitar a publicação do texto de resposta, concretamente o de que os artigos de opinião 

não justificam a publicação de direito de resposta». 

15. Sublinha o Recorrente que «a falência de tal argumento foi explanada à Directora do 

“Público” pelo ora Queixoso, [aludindo-se] expressamente quer ao facto da Lei de 

Imprensa não conter “qualquer limitação/impedimento ao exercício de direitos de 

resposta a artigos de opinião” quer [ao entendimento pacífico da ERC relativamente a esta 

matéria] no sentido de “como não poderia deixar de ser, não existe qualquer 

impossibilidade ao exercício de tal direito quando o escrito respondido é um artigo de 

opinião». 

16. Considera o Recorrente que o Recorrido «queria sim poder noticiar a seu bel-prazer o 

conteúdo do texto de resposta do ora Queixoso, ao invés de publicar o mesmo como era 

sua obrigação, o que resulta da proposta de publicar o texto como “esclarecimento”, a qual 

foi prontamente declinada pelo ora Queixoso». 

17. Conclui dizendo que «o Jornal “Público” violou inequivocamente e de forma grosseira o 

artigo 26.º, n.º 2, alínea a), da Lei de Imprensa, denegando ao ora Queixoso o seu legítimo 

direito de resposta, correspondendo tal conduta à prática da contra-ordenação prevista e 

punida nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea d), da Lei de Imprensa, sendo que, como é 

sabido, compete à ERC processar e punir a prática da referida contra-ordenação». 

18. Requer assim que a ERC profira «decisão vinculativa que ordene o Director do “Público” a 

publicação do texto de resposta do ora Queixoso com respeito por todos os requisitos 

previstos no art.º 26.º da Lei de Imprensa»; requer também que se determine a «abertura 

de procedimento contra-ordenacional contra a empresa proprietária do “Público”»; requer, 

por último, a concretização dos «termos em que o “Público” deve proceder à publicação do 

texto de resposta do ora Queixoso, e deverá ser ordenado à Directora do referido Diário 

que comprove essa publicação junto da ERC, sendo igualmente dado conhecimento de tal 

facto ao Queixoso». 



ERC/12/2015/1059   

4 

 

II. Defesa do Recorrido 

 

19. Alega o Recorrido que «o Público não recusou a publicação da carta do queixoso na versão 

on-line do jornal, o local onde havia sido publicado o texto de opinião do Prof. Francisco 

Louçã a que o mesmo pretendia responder. Antes pelo contrário, sugeriu a sua publicação 

por o mesmo ter interesse editorial, inserindo-se num espaço de polémica». 

20. Mais disse que «o Público recusou a publicação do texto em causa ao abrigo do direito de 

resposta por entender que o mesmo não configurava qualquer direito de resposta. Em 

primeiro lugar, porque se debruçava sobre um artigo de opinião onde o direito de resposta 

tem de ser enquadrado com particular cuidado sob pena de os órgãos de comunicação 

social terem articulistas de opinião em duplicado ou triplicado, uma vez que os leitores 

abrangidos pelo artigo de opinião poderiam sempre escrever novos artigos de opinião.» 

21. Sustenta também que «o texto em causa nem sequer apresenta a versão do visado sobre 

os factos em causa, já que o mesmo se limita a por genericamente em causa o 

colaborador do Público, não refutando os factos pelo mesmo referidos no seu artigo». 

 

III. O artigo de opinião visado 

 

22. O artigo de opinião que motivou o texto de resposta é da autoria de Francisco Louçã, é 

publicado na secção de opinião, subsecção blogues, do jornal Público online. O texto 

começa por falar do fim da greve de fome de Luaty Beirão, destacando-se algumas das 

reações à sua prisão preventiva por parte do diretor do Serviço de Investigação Criminal e 

do Vice-Procurador de Angola. 

23. Refere-se também no artigo a intervenção de Bento dos Santos (Recorrente no presente 

processo) que segundo o autor «veio ameaçar os movimentos de solidariedade em 

Portugal, declarando pomposamente que Angola já não é “escravo de Portugal”». 

24. A propósito destas declarações, o autor aproveita para fazer uma comparação entre Luaty 

Beirão e Bento dos Santos, reproduzindo parte de um capítulo de um livro de sua autoria 

intitulado «Os Donos Angolanos de Portugal». 

 

 



ERC/12/2015/1059   

5 

IV. Análise e Fundamentação 

 

25. No caso em análise compete ao Regulador determinar se a recusa de publicação do texto 

de resposta do Recorrente por parte do Recorrido foi ou não fundada de acordo com os 

requisitos previstos nos artigos 24.º e seguintes da Lei de Imprensa. 

26. Alega o Recorrido que o texto em causa não configurava nenhum direito de resposta uma 

vez que se debruçava sobre um artigo de opinião. 

27. No artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa, determina-se que «têm direito de resposta nas 

publicações periódicas qualquer pessoa singular ou coletiva [...] que tiver sido objeto de 

referências, ainda que indiretas, que possam afetar a sua reputação e boa fama». 

28. Da letra da lei não resulta, assim, que as referências que podem afetar a reputação e boa 

fama do respondente tenham que ser divulgadas em textos de caráter jornalístico. Ou 

seja, não existe qualquer impedimento legal a que os textos de opinião veiculados em 

órgão de comunicação social sejam objeto do exercício do direito de resposta. 

29. Isso mesmo resulta também do ponto 1.1 da Diretiva 2/2008 do Conselho Regulador, 

sobre a publicação de textos de resposta e de retificação na imprensa, de 12 de novembro 

de 2008, que refere que «o direito de resposta exerce-se contra quaisquer textos (ou 

imagens) que, inseridos em publicações periódicas, preencham o pressuposto básico de 

conterem referências, ainda que indiretas, suscetíveis de afetar a reputação e boa fama 

do visado, quer tenham natureza jornalística, quer representem o exercício da mera 

liberdade de expressão ou opinião». 

30. Não assiste por isso razão ao Recorrido quando alega que o texto visado, por se tratar de 

um artigo de opinião, não admite a possibilidade de exercício do direito de resposta. 

31. Defende também o Recorrido que a resposta do Recorrente não põe em causa os factos 

apresentados no artigo de opinião, nem apresenta a sua versão dos factos, limitando-se a 

por em causa o autor do texto. 

32. O artigo, 25.º, n.º 4, da Lei de Imprensa consigna que «o conteúdo da resposta é limitado 

pela relação direta e útil com o escrito ou imagem respondidos». 

33. Na Diretiva citada esclarece-se no ponto 5.1 que «tal “relação direta e útil” só não existe 

quando a resposta seja de todo alheia ao tema em discussão e se mostre irrelevante para 

desmentir, contestar ou modificar a impressão causada pelo texto visado, devendo este 



ERC/12/2015/1059   

6 

requisito ser considerado em relação à globalidade do texto de resposta e não a uma ou 

mais passagens isoladas». 

34. No texto de resposta apresentado, o Recorrente responde às acusações que lhe são feitas 

no artigo original. A forma como rebate essas acusações, genericamente, levantando 

algumas questões sobre as intenções do articulista e até por referência a textos de 

resposta publicados em outras publicações, é uma opção do Respondente que, contudo, 

não significa que não esteja a apresentar a sua versão dos factos abordados no artigo de 

opinião e que a sua resposta não tenha relação direta e útil com o texto respondido. 

35. Assim, o Conselho Regulador entende que existe relação direta e útil entre a resposta e o 

texto a que se responde, considerando-se mais uma vez infundada a recusa de publicação 

do texto de resposta do Recorrente por parte do Recorrido. 

36. Tendo em conta o exposto, determina-se a publicação do texto de resposta por parte do 

Recorrido e a abertura do correspondente procedimento contraordenacional contra a 

empresa proprietária do jornal Público. 

 

V. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso de Bento dos Santos contra a edição online do jornal Público, 

propriedade da Público – Comunicação Social, S.A., por alegada denegação ilícita do exercício 

do direito de resposta relativamente ao artigo de opinião publicado na edição online do Público, 

de dia 28 de outubro de 2015, com o título «Luaty Beirão e General Kankamba, descubra as 

diferenças», o Conselho Regulador delibera, ao abrigo do disposto no artigo 8.º, alínea f), e 

24.º, n.º 3, alíneas j) e ac), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, delibera: 

 

1. Determinar ao jornal Público a publicação do texto de resposta do Recorrente, na sua 

edição online, nos termos do artigo 26.º, da Lei de Imprensa, o qual deve ser 

acompanhado da menção de que tal publicação decorre por determinação da ERC, em 

conformidade com o artigo 27.º, n.º 4, do mesmo diploma legal; 

2. A publicação do texto de resposta deve ser feita na secção opinião, subsecção últimas, 

aí permanecendo por um período de 3 dias, período após o qual o texto de resposta 



ERC/12/2015/1059   

7 

deve ficar disponível no final do texto de opinião que o motivou enquanto este 

permanecer disponível online; 

3. Adverte-se o Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento da 

publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 

72.º dos Estatutos da ERC; 

4. Esclarece-se que o Recorrido deverá enviar à ERC comprovativo da publicação do texto 

de resposta na sua edição online; 

5. Determina-se ainda a instauração de procedimento contraordenacional contra a 

Público – Comunicação Social, S.A., proprietária do jornal Público, por violação do 

disposto no artigo 26.º, ns.º 2 e 3, da Lei de Imprensa, incorrendo na prática de uma 

contraordenação, nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea b), da Lei de Imprensa. 

 

Não há lugar a pagamento de taxa por encargos administrativos, nos termos do disposto nos 

artigos 11.º e 12.º do Anexo I do Decreto-Lei n.º 70/2009 de 31 de março. 

 

Lisboa, 28 de janeiro de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


