
 

 

Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação

25/2016 (DR

Recurso de Octapharma 
Correio da Manhã por cumprimento deficiente do direito de retificação 

relativamente à notícia com o título «Macedo nega tudo 
não se lembra», publicada na edição de 29 de novembro de 2015

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

Deliberação 

25/2016 (DR-I) 

 

 

 

Recurso de Octapharma – Produtos Farmacêuticos, Lda., contra o jornal 
por cumprimento deficiente do direito de retificação 

notícia com o título «Macedo nega tudo –
não se lembra», publicada na edição de 29 de novembro de 2015

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
3 de fevereiro de 2016

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Produtos Farmacêuticos, Lda., contra o jornal 
por cumprimento deficiente do direito de retificação 

– não sabe não viu 
não se lembra», publicada na edição de 29 de novembro de 2015 



ERC/01/2016/2   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 25/2016 (DR-I) 

 

Assunto:  Recurso de Octapharma – Produtos Farmacêuticos, Lda., contra o jornal Correio da 

Manhã por cumprimento deficiente do direito de retificação relativamente à notícia 

com o título «Macedo nega tudo – não sabe não viu não se lembra», publicada na 

edição de 29 de novembro de 2015 

 

 

I. Do Recurso 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 4 

de janeiro de 2016, um recurso de Octapharma – Produtos Farmacêuticos, Lda. 

(doravante, Recorrente), contra o jornal Correio da Manhã, propriedade da Cofina Media, 

S.A., (doravante, Recorrido), por cumprimento deficiente do direito de retificação 

relativamente à notícia com o título «Macedo nega tudo – não sabe não viu não se 

lembra», publicada na edição de 29 de novembro de 2015. 

2. Alega a Recorrente que o Recorrido «publicou no dia 29/11/2015 uma notícia sob o título 

“Macedo nega tudo – não sabe, não viu e não se lembra”, com chamada de capa e 

desenvolvida nas págs. 8 e 9». 

3. Mais disse que «na página 9 interior o CM desenvolvia a notícia com o título “Reunião 

secreta com líbios” a qual continha referências falsas sobre a matéria que versava e que 

afetam a credibilidade da Requerente». 

4. Sustenta a Recorrente que «a notícia que motivou o exercício de direito de retificação pela 

Requerente teve chamada de capa». 

5. Considera, por isso, a Recorrente que «o texto da Requerente devia ter sido publicado 

numa página ímpar, e não foi». 

6. Esclarece que «o CM publicou o texto da Requerente na página 14». 

7. Acrescenta também que «nem sequer fica perto da página onde foi publicada a notícia 

rectificada, que era a 9». 



ERC/01/2016/2   

2 

8. Continua dizendo que «o texto publicado vem precedido de um simples “Esclarecimento”, 

a fim que o texto passasse despercebido». 

9. Entende a Recorrente que «o CM sabia que o texto enviado pela Requerente era um direito 

de retificação». 

10. Defende o Recorrente que «era assim que o CM se encontrava obrigado a publicá-lo, com 

essa prévia referência, conforme a Requerente peticionou na carta enviada, advertindo-se 

o CM de que devia “ser precedida da indicação de que se tratava do exercício do Direito de 

Rectificação”». 

11. E informa que «o CM não o fez e, por isso, mais uma vez violou a lei». 

12. Alegou ainda que «o texto enviado para publicação requeria a utilização de um título: 

Direito de Rectificação “A ILS não pertence ao universo Octapharma”». 

13. Tendo o Recorrido publicado «Esclarecimento: ILS não pertence à Octapharma». 

14. Acresce que «o texto publicado é diferente daquele que foi remetido ao CM, 

concretamente foi alterado deixando de conter a seguinte passagem “Por reporte à notícia 

publicada na pág. 9 do dia 29 de Novembro de 2015 do jornal “correio da Manhã”, com o 

título “Reunião secreta com líbios”, vem a Octapharma, Lda. esclarecer os leitores (...)». 

15. Refere a Recorrente que «o texto da Requerente foi modificado e – além do seu título – o 

primeiro parágrafo passou a: “A propósito da notícia publicada no dia 29 de Novembro, 

com o título “Reunião secreta com líbios”, recebemos do advogado André Fontinha 

Raposo, em nome da Octapharma, Lda., o seguinte esclarecimento (...)”». 

16. Considera a Recorrente que «esta conduta é inaceitável e totalmente ilegal, já que o texto 

publicado é diferente do requerido, tentando fazer crer aos leitores que não se tratava de 

um Direito de Rectificação, mas de um simples texto de esclarecimento». 

17. A este respeito, defende que «não pode o jornal dos Requeridos selecionar as partes do 

texto da Requerente que entendem não publicar». 

18. E acrescenta que o Recorrido não pode «dar-lhe um teor diferente, o que é absolutamente 

proibido». 

19. Por outro lado, refere ainda que em nota ao texto de resposta o Recorrido publicou o 

seguinte: «N.R. A ILS e a Octapharma, conforme decorre do processo Vistos Gold, são 

detidas pelo mesmo empresário: Paulo Lalanda de Castro». 



ERC/01/2016/2   

3 

20. Sustenta a Recorrente que «anotação que o CM faz ao texto da Requerente não teve como 

fim apontar qualquer inexactidão ou erro de facto contidos na resposta ou na 

rectificação». 

21. Entende que «nada no texto da Requerente justifica que o CM viesse escrever o que 

escreveu, já que o objecto da notícia rectificada eram duas sociedades – a ILS e a 

Requerente – e uma (alegadamente) ser “do universo” da outra, e não o Senhor Paulo 

Lalanda de Castro (que nem sequer é mencionado no texto da Requerente)». 

22.  Acrescenta que «como tal não existe qualquer conexão ou relação entre a NR publicada 

pelo CM e o texto de rectificação da Requerente». 

23. Considera o Recorrente que se trata do «CM procurar estabelecer – por moto próprio – 

relações entre pessoas, sociedades e informações e ficar com a última palavra». 

24. «Acresce que até a referida NR é completamente falsa, o que motivou aliás nova 

rectificação pela Requerente, já publicada pelo CM, pois nem sequer (era) é verdade que a 

Requerente seja detida pelo Sr. Paulo Lalanda de Castro». 

25. Defende por isso a Recorrente que o Recorrido publicou uma nota de redação «contra o 

que está legalmente previsto». 

26. Tendo em conta o exposto, sustenta a Recorrente que «foi com má fé que conduziram o 

procedimento [o Recorrido], apenas porque não pretendiam ver, com igual destaque e 

relevo ao da notícia publicada, um texto que a corrigia, praticando factos que 

correspondem a contra-ordenação punível nos termos do artigo 35.º, n.º 1, b), da Lei de 

Imprensa». 

27. Conclui requerendo a publicação do texto de retificação nos termos legais e a abertura do 

procedimento contraordenacional nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea b), da Lei de 

Imprensa. 

 

II. Defesa do Recorrido 

 

28. Notificado para exercer oposição no presente processo o Recorrido alegou que «no dia 29 

de novembro de 2015 o jornal “Correio da Manhã” publicou uma notícia com o título 

“Macedo nega tudo – Não sabe não viu e não se lembra”, com chamada de capa e 

desenvolvida na pág. 8». 



ERC/01/2016/2   

4 

29. Mais diz que sobre os vistos gold, no mesmo dia, «foi inserida outra notícia, publicada na 

pág. 9, com o título “Reunião secreta com líbios”, a qual não teve qualquer chamada de 

capa, notícia sobre a qual a Requerente veio exercer o direito de rectificação». 

30. Continua dizendo que «a notícia que teve chamada de capa foi a notícia publicada na 

página 8 do jornal com o título «Macedo nega tudo – não sabe não viu não se lembra». 

31. Refere o Recorrido que «na capa da edição do jornal pode ver-se a imagem de Miguel 

Macedo e a expressão “Não sabe não viu não se lembra”».  

32. Esclarece que «a notícia sobre a qual a Requerente exerceu o seu direito de resposta é a 

notícia publicada na página 9 do jornal com o título “Reunião secreta com líbios” que, 

embora versando sobre o mesmo tema, não pode ser considerada a mesma notícia e não 

teve chamada de capa». 

33. Sustenta o Recorrido que «no caso concreto, ao contrário do defendido pela Requerente, 

não estamos perante uma notícia publicada na primeira página, pelo que não tem 

aplicação o disposto no n.º 5 do artigo 26.º da Lei de Imprensa». 

34. Defende também o Recorrido que «da análise do texto do direito de rectificação e da sua 

comparação com os demais textos do jornal, em especial com o texto que motivou o 

exercício do direito de retificação por parte da Requerente, resulta que aquele teve 

idêntico grafismo às demais notícias e escritos publicados no jornal». 

35. Refere ainda que «o texto tem o destaque necessário e que o mesmo foi publicado, pese 

embora com a referência de se tratar de um “Esclarecimento” e não de um “Direito de 

Rectificação”». 

36. Alega ainda que «não foi intenção do jornal “Correio da Manhã” denegar qualquer direito de 

rectificação à Requerente, não havendo qualquer má-fé por parte do jornal». 

37. Mais diz que «no que respeita à “alegada amputação do texto publicado”, refira-se que 

apesar do título publicado pelo jornal “Correio da Manhã” não corresponder literalmente ao 

título apresentado pela Requerente no seu direito de rectificação, a verdade é que o 

sentido do mesmo não é de modo algum alterado». 

38. Acrescenta que «a intenção da Requerente de esclarecer os leitores do jornal “Correio da 

Manhã” de que a ILS não pertence à empresa Octapharma não é de modo algum alterada, 

uma vez que quer o título que consta do texto da Requerente, quer o título que consta do 

texto publicado pelo jornal querem dizer exactamente o mesmo, ou seja, que a ILS não 

pertence à Octapharma». 



ERC/01/2016/2   

5 

39. Argumenta também que «as pequenas alterações ao texto do direito de rectificação 

apresentado pela Requerente não alteraram a informação que a mesma pretendia dar aos 

leitores do jornal “Correio da Manhã”». 

40. Defende por isso que «o essencial do esclarecimento que se pretendia dar aos leitores do 

jornal “Correio da Manhã” não foi alterado, pelo que não atinge a dimensão de gravidade 

que imponha que o texto deve ser “republicado”». 

41. Sustenta ainda que «no que diz respeito à alegada violação do artigo 26.º, n.º 6, da Lei de 

Imprensa, refira-se que a intenção do jornal “Correio da Manhã” foi de esclarecer que não 

obstante a ILS não pertencer à Octapharma, o empresário que as detinha era o mesmo». 

42. Pelo que, entende o Recorrido que «essa informação visou esclarecer o conteúdo do 

direito de resposta e fornecer aos leitores uma informação clara e completa». 

43. Conclui dizendo que «inexistiu qualquer publicação deficiente do direito de resposta, 

devendo o processo ser arquivado». 

 

III. Análise e Fundamentação 

 

44. No presente recurso analisa-se a publicação do texto de retificação da Recorrente por 

parte do Recorrido, relativamente ao artigo publicado na edição de 29 de novembro de 

2015, com o título «Reunião secreta com líbios». 

45. Começa a Recorrente por alegar que a notícia que deu origem ao direito de retificação teve 

chamada de capa, pelo que a retificação deveria ter sido publicada numa página ímpar. 

46. A este respeito, alega o Recorrido que o texto visado na retificação não teve chamada de 

capa mas sim a notícia publicada na página anterior (página 8) com o título «Macedo 

nega tudo – não sabe, não viu, não se lembra». 

47. Analisado o conteúdo da notícia objeto de retificação verifica-se que efetivamente a peça 

com o título «Reunião secreta com líbios» não teve chamada de capa do jornal. Apesar de 

se tratar de uma notícia que está indiretamente relacionada com a peça jornalística 

publicada na página anterior, à qual efetivamente se reporta a chamada de capa, 

constata-se que esta peça não foi diretamente visada na chamada de primeira página que 

foi feita pelo jornal. A chamada de capa referia-se ao interrogatório feito pelo Ministério 

Público a Miguel Macedo, notícia que foi publicada na página 8, com o título «Macedo nega 



ERC/01/2016/2   

6 

tudo – não sabe, não viu e não se lembra», e não à notícia objeto de retificação, publicada 

na página 9. 

48. Não obstante, nos termos do artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa, «a publicação é 

gratuita e feita na mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito ou 

imagem que tiver provocado a retificação». 

49. Esclarece a Diretiva 2/2008, de 12 de novembro de 2008, sobre a publicação de direitos 

de resposta e retificação na imprensa, no ponto 3.2 c), «que a resposta ou a retificação de 

um conteúdo publicado numa página ímpar deverá ser igualmente publicada em página 

ímpar, dada a maior visibilidade destas». 

50. A notícia objeto de retificação foi publicada na página 9, secção «Atualidade», enquanto 

que o texto de retificação foi publicado na página 14, secção «Portugal». 

51. Ao publicar a retificação dessa forma, o Recorrido não cumpriu com a exigência 

estabelecida no n.º 3 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, tendo desqualificado dessa forma 

a retificação. Assim, o texto da Recorrente deveria ter sido publicado numa página ímpar, 

na secção «Portugal». 

52. Sustenta também a Recorrente que o texto de retificação vem precedido da palavra 

«esclarecimento» e não de «direito de retificação». 

53. Considera o Recorrido que, apesar de ter feito esta alteração, o sentido do título não foi 

alterado. 

54. Estabelece o artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa, que «a publicação [da retificação] deve 

ser precedida da indicação de que se trata de um direito de retificação». 

55. Assim, assiste mais uma vez razão à Recorrente quando entende que o texto de 

retificação deveria ter sido precedido da indicação de que se tratava de um direito de 

retificação e não de um esclarecimento. Acresce que, ao contrário do que alega o 

Recorrido, o sentido da palavra esclarecimento não é, de forma alguma, semelhante ao de 

retificação, pelo que, com esta alteração a Recorrente ficou prejudicada no sentido e 

alcance do seu texto de retificação. 

56. Defende ainda a Recorrente que o texto publicado pelo Recorrido sofreu alterações 

relativamente ao texto de retificação que foi enviado. 

57. Argumenta o Recorrido que as alterações que foram feitas ao texto de retificação não 

alteraram o essencial da informação que a Recorrente pretendia dar aos leitores do 

Correio da Manhã. 



ERC/01/2016/2   

7 

58. Determina o referido artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa, que a publicação da retificação 

é feita «de uma só vez, sem interpolações, nem interrupções, devendo ser precedida da 

indicação de que se trata de direito de retificação». 

59. No ponto 1.3 c), da Diretiva citada supra, refere-se que o «texto de retificação não poderá 

ser objeto de qualquer tipo de omissão, alteração, emenda ou rasura por parte da direção 

do periódico, devendo ser publicado na íntegra, tal como apresentado pelo respondente, 

inclusivamente quanto aos títulos com os quais o respondente tenha optado por encimar 

o seu texto. Qualquer violação da integridade do texto de retificação é inadmissível». 

60. Assim, a alteração que o Recorrido fez ao texto de retificação da Recorrente é ilícita, ao 

abrigo da Lei de Imprensa, assistindo mais uma vez razão a Recorrente, que tem direito a 

ver o seu texto de retificação publicado na íntegra tal qual foi enviado ao jornal.  

61. Finalmente, alega a Recorrida que a nota de redação que foi feita pelo Recorrido ao texto 

de retificação não tem qualquer relação com o texto de retificação. 

62. A este respeito, defende o Recorrido que o objetivo da nota de redação foi de esclarecer 

que, não obstante a ILS não pertencer à Octapharma, o empresário que as detinha era o 

mesmo. 

63. Nos termos do artigo 26.º, n.º 6, da Lei de Imprensa, «no mesmo número em que for 

publicada a retificação só é permitido ao diretor do periódico fazer inserir uma breve 

anotação à mesma, da sua autoria, com o estrito fim de apontar qualquer inexatidão ou 

erro de facto contidos na retificação». 

64. O Recorrido utilizou a faculdade prevista na lei para dizer que a ILS e a Octapharma são 

detidas por Lalanda de Castro. 

65. A nota da direção é breve, como exige a lei, contudo não serviu para apontar qualquer 

inexatidão ou erro de facto à retificação uma vez que, como refere a Recorrente, o que 

estava em causa era o facto de a ILS pertencer ou não ao universo da Octapharma e não 

quem são os membros da direção. 

66. Tendo em conta o exposto, considera-se que a publicação do texto de retificação por parte 

do Recorrido não cumpriu com o preceituado no artigo 26.º, n.º 3 e 6, da Lei de Imprensa, 

pelo que se determina a republicação da resposta, com respeito pelos requisitos previstos 

na lei, e a abertura do correspondente procedimento contraordenacional, nos termos do 

artigo 35.º, n.º 1, alínea b), da Lei de Imprensa. 

 



ERC/01/2016/2   

8 

IV. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso interposto por Octapharma – Produtos Farmacêuticos, Lda., 

contra o jornal Correio da Manhã, propriedade da Cofina Media, S.A., por cumprimento 

deficiente do direito de retificação relativamente à notícia com o título «Macedo nega tudo – 

não sabe não viu não se lembra», publicada na edição de 29 de novembro de 2015, o Conselho 

Regulador da ERC delibera, pelos motivos expostos, e ao abrigo do disposto no artigo 8.º, alínea 

f), e 24.º, n.º 3, alínea j) e ac), dos respetivos Estatutos: 

 

1. Determinar ao Recorrido a republicação do direito de retificação da Recorrente, dando 

cumprimento ao estabelecido no artigo 26.º da Lei de Imprensa, acompanhado da 

menção de que tal publicação decorre por determinação da ERC, em conformidade com 

o artigo 27.º, n.º 4, do mesmo diploma legal; 

2. Advertir o ora Recorrido que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento da 

republicação do texto de retificação, à sanção pecuniária compulsória prevista no 

artigo 72.º, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro; 

3. Determinar a abertura de procedimento contraordenacional com fundamento no 

disposto no artigo 35.º, n.º 1, alínea b), da Lei de Imprensa; 

4. Esclarece-se que o Recorrido deverá enviar à ERC comprovativo da republicação do 

texto de retificação. 

 

Não há lugar a pagamento de taxas por encargos administrativos. 

 

Lisboa, 3 de fevereiro de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


