
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/187 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Queixa do operador televisivo TVI contra a revista TV 7 Dias, a 
propósito de peça por esta publicada sobre Judite Sousa, na sua 

edição n.º 1463 
 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
10 de agosto de 2016



   

1 

ERC/04/2015/414 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/187 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa do operador televisivo TVI contra a revista TV 7 Dias, a propósito de peça por esta 

publicada sobre Judite Sousa, na sua edição n.º 1463 

 

 

I. Enquadramento. Objeto da queixa. 

 

1. Em 13 de abril de 2015 deu entrada nos serviços da Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social (ERC) uma queixa subscrita pelo operador televisivo TVI – Televisão 

Independente, S.A., contra a revista TV 7 Dias, propriedade de Jacques da Conceição 

Rodrigues, pela circunstância de ter publicado na sua edição n.º 1463, relativa ao período de 1 

a 7 de abril de 2015, uma peça intitulada «Fora de Antena!», com a manchete «Judite Sousa 

castigada», contendo factos que seriam totalmente falsos e que teriam colocado em causa o 

cumprimento dos deveres de rigor e isenção inerentes ao exercício da atividade jornalística.  

2. Afirma a Queixosa que Judite Sousa «não foi castigada pela TVI, nem punida, repreendida, 

admoestada, afastada involuntariamente da antena ou objeto de qualquer outro ato que 

transmitisse direta ou indiretamente qualquer espécie de avaliação menos rigorosa do seu 

desempenho profissional», acrescentando que a visada «integra inclusivamente a Direção 

de Informação da TVI como sua Diretora-adjunta, e não praticou qualquer facto que 

justificasse reprovação por parte da TVI». 

3. Apesar de, segundo a Queixosa, a própria TV 7 Dias ter contribuído para demonstrar a 

inconsistência de alguns dos «supostos factos» então por ela mesma relatados, «outros há 

que não [foram] de forma alguma desmentidos ou contrariados pela referida publicação, 

produzindo em pleno o seu efeito enganador no público que lê esta revista». 

4. Na perspetiva da Queixosa, a Demandada «não manifestou uma preocupação sincera de 

produzir uma notícia isenta e rigorosa ou justificável pela leitura de boa-fé dos elementos 

disponíveis e só por isso foi possível produzir uma “notícia” que diverge tão claramente da 

realidade». Destarte, «absolutizando declarações espúrias e não confirmadas, cri[ou] 



   

2 

ERC/04/2015/414 

artificialmente uma narrativa tremenda e sensacional, sem curar de saber se a mesma 

[tinha] correspondência com o que efetivamente se passou». 

 

II. Pronúncia da denunciada 

 

5. Devidamente notificada para o efeito, veio a Denunciada, através de mandatário, pronunciar-

se nos termos a seguir sintetizados:  

a) Por um lado, «o título “castigada” encerra uma expressão aparentemente acutilante no 

seu significado [...] mas reflete o desenvolvimento da notícia no interior», pois que «lê-se 

da notícia o castigo que a capa refere»; «trata-se de azar ou castigo do destino: pois os 

motivos do afastamento todos eles são efeito do [...] estado frágil» da visada e «o 

afastamento é daquilo que mais gosta de fazer – [estar] frente às câmaras, o que acentua 

a natureza do destino em “tragédia”, que a notícia relaciona»;  

b) O uso da expressão «castigada» pelos jornalistas da TV 7 Dias é feito «sabendo que o 

afastamento da profissional de comunicação do “ar” é um rude golpe para quem tanto 

gosta de o fazer e por acreditarem que os factos que [lhes] foram relatados são verdade»;  

c) «Não se trata nem resulta da notícia, sanção, ou qualquer procedimento aplicado ou 

decidido em função do desempenho de Judite Sousa»;  

d) «Demais trata-se de uma leitura de factos comprovados, com a retirada de Judite da 

apresentação do telejornal nesse período»;  

e) No tocante à questão da aludida «censura» da peça jornalística de um seu colega, está 

em causa «um título que aparentemente choca, mas contém-se também no direito a 

informar», sendo que no desenvolvimento do tema afere-se estar em causa uma peça 

retirada do alinhamento do “Jornal das 8” por Judite Sousa;  

f) A «censura» em apreço não é, pois, empregue no sentido “clássico” ou mais usual do 

termo, antes deve aferir-se com «a noção de oportunidade de edição da notícia», sendo 

isso «perfeitamente compreensível» e permitido no âmbito do exercício legítimo das 

funções de chefia detidas por Judite Sousa;  

g) «Num e noutro caso», pois, «estamos perante títulos que condensam realidades, as 

quais não têm por detrás atitudes censuráveis de Judite Sousa», antes e apenas 

«explicam as notícias que no interior se desenvolvem»;  



   

3 

ERC/04/2015/414 

h) Em suma, «a publicação das notícias e seus títulos não ofendem quem quer que seja», 

sendo que «nelas se desenvolvem factos verdadeiros», e tendo sido respeitada a lei no 

direito a informar e a ser informado (artigo 37.º, n.º 1, da Constituição);  

i) Por outro lado, e «acessoriamente», alega-se ainda que foram contactadas «várias 

fontes, algumas delas bem colocadas dentro do universo da Media Capital», merecendo, 

pois, as informações por elas veiculadas «toda a credibilidade»;  

j) Em momento algum os jornalistas da TV 7 Dias «questionaram o brio profissional da 

jornalista Judite Sousa», pelo contrário, a sua competência foi até reforçada com a 

indicação dos «bons resultados das audiências dos programas que a mesma apresenta», 

contrariamente ao que teria sido explicado aos seus colegas de redação;  

k) Sendo notório que Judite Sousa deixara de apresentar desde 15 de março o “Jornal das 8”, 

assim como de assegurar presença, a partir do dia imediato, no programa “Olhos nos 

Olhos”, e em face de uma «sucessão de acontecimentos» noticiados nos dias seguintes 

por vários órgãos de comunicação social assinalando que Judite Sousa «tinha sido 

alegadamente visada pelo jornalista da TVI e escritor, Rui Araújo, na sua página pessoal de 

facebook e que o mesmo teria sido afastado», sem que, contudo, se tivesse apurado o 

motivo da publicação dos «desabafos» deste último, a Denunciada reuniu «uma série de 

informações junto de quem vive perto da realidade publicada na reportagem», com vista a 

esclarecer o sucedido;  

l) Sublinha a Denunciada que «depois de todos os dados recolhidos, e atentos ao estado 

delicado em que se encontra a jornalista [Judite Sousa], optou-se por contactar (através 

de telemóvel e mensagem escrita) e centrar as questões no diretor de informação da TVI, 

Sérgio Figueiredo, diretor da mesma, no passado dia 22, a fim de obter respostas e 

esclarecimentos sobre a ausência de uma jornalista, cujas audiências, reforça-se, 

mostram ser do agrado de uma grande fatia do público da televisão», não tendo aquele, 

contudo, fornecido qualquer tipo de resposta a tal solicitação;  

m) Lamenta-se e não se compreende a reação da TVI à peça publicada, «tão pouco porque 

lhes foi dada a oportunidade de reagirem à mesma»;  

n) Congratula-se pelo facto de a TVI ter esclarecido os seus telespectadores e os leitores da 

TV 7 Dias sobre o afastamento de Judite Sousa, «ainda que alegando motivos diferentes» 

e «apenas 16 dias depois de a jornalista ter saído do ar», fazendo também notar que o seu 

regresso à antena ocorreu bem depois do inicialmente anunciado;  



   

4 

ERC/04/2015/414 

o) Alude ainda a Denunciada, em abono da sua posição, a jurisprudência do Tribunal da 

Relação de Lisboa e do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em termos que adiante 

melhor se apreciarão. 

 

III. Descrição da peça 

 

6. Na edição n.º 1463, relativa ao período de 1 a 7 de abril de 2015, a revista TV 7 Dias publicou 

uma peça sobre a ausência da jornalista Judite Sousa do serviço noticioso “Jornal das 8”, da 

TVI, e do programa “Olhos nos Olhos”, da TVI24, após o dia 15 de março de 2015. 

7. Marcado como um «Exclusivo TV 7 Dias», o tema faz a manchete da edição. Na capa recebe o 

título «Judite Sousa castigada» editado sobre uma fotografia de grandes dimensões da 

jornalista. Abaixo deste, a revista detalha outros elementos do caso: «Afastada pela Direção 

da TVI. Acusada de censurar notícia e de estar emocionalmente frágil e de rastos. Não perdoa 

a José Alberto Carvalho por este ter assumido o seu lugar». 

8. A expressão «castigada» é destacada em maiúsculas de cor amarela, adquirindo esta 

mesma cor as seguintes passagens da restante informação que compõe a manchete: 

«Afastada», «censurar notícia», «emocionalmente frágil e de rastos» e «Não perdoa».  

9. No sumário daquela edição de abril da TV 7 Dias, a peça é destacada nestes moldes: «Judite 

Sousa afastada por vetar peça jornalística.» (pág. 2). 

10. O desenvolvimento do exclusivo da TV 7 Dias preenche as páginas 124 a 127 da edição, onde 

recebe o título: «Fora de Antena!». No topo das páginas a revista edita os antetítulos: «Judite 

Sousa afastada da televisão por desobediência e pelo estado frágil em que se encontra, por 

causa do filho» (págs. 124-125) e «Direção de Informação não deixou passar em branco a 

censura de Judite a um jornalista» (págs. 126-127). A entrada da peça acrescenta: «Já havia 

uma clara vontade de a tirar do ar devido ao agravamento emocional causado pela morte do 

seu filho. A decisão foi tomada depois de Judite ter censurado uma peça jornalística sem 

autorização. E não se sabe se regressa ao ar.» 

11. A peça gira em torno dos motivos que terão ditado o afastamento da pivot dos espaços 

informativos da TVI, depois de ter apresentado a edição de domingo do “Jornal das 8”, em 

meados de março, naquele que foi «mais um rude golpe na sua vida, desta vez profissional». 

Segundo a TV 7 Dias, «os motivos são vários, mas todos eles consequência do estado 



   

5 

ERC/04/2015/414 

extremamente frágil em que a subdiretora de Informação se encontra e que, segundo alguns 

colegas, se tem agravado desde o passado mês de março.» 

12. O testemunho sobre o lado pessoal e privado da vida de Judite Sousa, e da alegada fragilidade 

e instabilidade emocional por que estaria a passar, é obtido junto de um «jornalista, que priva 

regularmente com ela». Este profissional também descreve o impacto do estado de espírito 

da jornalista na redação, onde é subdiretora, relatando um caso em que, contra a corrente, 

Judite Sousa manifestou desagrado com o prazo de realização de uma reportagem, que foi 

«“muito elogiada por todos, incluindo o José Alberto Carvalho.”» 

13. Uma outra fonte «que trabalha na estação de Queluz» disse à TV 7 Dias que todos têm sido 

bastante compreensivos com Judite Sousa, em especial o diretor de Informação [Sérgio 

Figueiredo], que lhe liga «“frequentemente para saber se ela está bem, mas a situação 

atingiu o limite”». A fonte detalha que, no dia 15 de março, «“A Judite retirou do alinhamento, 

sem autorização de ninguém, uma peça do jornalista Rui Araújo, que continha a lista de 

portugueses no banco da Suíça. E isso precipitou a decisão do afastamento, que já andava a 

ser pensada”». 

14. Citada esta informação, a revista faz a ligação com o facto de o jornalista Rui Araújo também 

ter sido afastado provisoriamente pela TVI, com vista a eventual processo disciplinar, por ter 

publicado comentários críticos na sua página do Facebook – «“bimba oportunista”, “vedeta 

oxigenada”, “perita em plásticas” e “prantos públicos pungentes sobre a sua vida privada”» –, 

na noite em que a sua peça foi “censurada” do alinhamento do serviço noticioso.  

15. A revista prossegue: «mas Judite não ficou sem sanção. No dia seguinte, segunda-feira, dia 

16, a subdiretora de Informação não só ficou privada do seu lugar de pivot, como também lhe 

foi retirado o programa Olhos nos Olhos, lugar que passa a ser ocupado por José Alberto 

Carvalho.»  

16. A TV 7 Dias retoma o discurso direto: «“Depois deste episódio, a direção de Informação e a 

administração da TVI acharam por bem tomar medidas e afastá-la da televisão, por tempo 

indeterminado, do jornal e do programa”, diz-nos a mesma fonte, que conta ainda que Judite 

acatou a decisão... mas ficou furiosa. “O Sérgio Figueiredo retirou-a do ar, mas ela sentiu-se 

atraiçoada pelo José Alberto Carvalho por este ter aceitado ficar com o lugar dela”, revela» 

aquela fonte de informação. 

17. «Nessa mesma semana, a TV 7 Dias sabe que Judite e Sérgio Figueiredo jantaram juntos e 

que a conversa girou em torno deste afastamento e das justificações para o mesmo.» 



   

6 

ERC/04/2015/414 

Segundo a fonte auscultada, o responsável editorial disse-lhe que «“era melhor ela sair do ar 

por uns tempos para se proteger. Ela reagiu bem, mas quem a conhece sabe como a Judite 

gosta de estar no ar e como terá ficado chateada, mas acatou e seguiu em frente”». 

18. A peça introduz uma outra questão: a do envolvimento de José Eduardo Moniz na decisão. «A 

par de Sérgio Figueiredo houve mais alguém a pronunciar-se sobre a atual situação da 

jornalista. Essa pessoa é José Eduardo Moniz. O até agora consultor para a ficção do canal de 

Queluz alargou, desde há uma semana, a sua esfera de influência aos programas da TVI [...] e 

também votou a favor do afastamento de Judite do programa do TVI 24, uma decisão que até 

poderá ser definitiva, bem como do seu lugar de pivot do Jornal das 8, ao lado de Marcelo 

Rebelo de Sousa.» 

19. A publicação escreve depois que, «segundo vários colegas da jornalista», Judite Sousa deixou 

de estar à frente das câmaras dos programas de informação mencionados mas não deixou de 

comparecer na redação e de participar nas reuniões de alinhamento.  

20. Sobre os motivos da saída de Judite Sousa do ar, a TV 7 Dias explora uma outra questão que 

lhe terá sido avançada por elementos da redação. Escreve: «Segundo constatámos, fruto dos 

episódios aqui já relatados, a redação da TVI já esperava uma medida mais dura para a sua 

superior. Contudo aos profissionais foi apresentado ainda outro motivo: audiências.» De 

acordo com a fonte, foi esclarecido aos jornalistas que o afastamento provisório de Judite 

Sousa se devia ao recuo das audiências do serviço noticioso depois do seu regresso à antena, 

na sequência da morte do filho. 

21. «A explicação dada não convenceu, porém, nenhum dos profissionais da casa», afirma a 

revista. Por esta razão, a TV 7 Dias compilou uma série de dados sobre as audiências dos 

principais noticiários dos três serviços de programas generalistas em sinal aberto – RTP1, SIC 

e TVI –, fornecidos pela empresa Media Monitor.  

22. No fundo das páginas 126 e 127, a TV 7 Dias edita uma infografia construída a partir desses 

dados, constatando que «Judite Sousa bate concorrência» entre agosto de 2014 (quando 

regressou à antena após a morte do filho) e março de 2015 (quando saiu de antena). Entre 

valores absolutos de audiências do bloco informativo de domingo, que é apresentado pela 

jornalista, e valores relativos de audiências dos três noticiários, a revista conclui que os 

números «rebatem assim o argumento de que Judite estaria a prejudicar as audiências, até 

porque o seu telejornal esteve sempre à frente da RTP e da SIC.»  



   

7 

ERC/04/2015/414 

23. A última secção do texto recupera questões da vida pessoal da jornalista. «Aos 54 anos, 

Judite vê-se privada daquilo que mais gosta de fazer – estar à frente das câmaras –, somando 

assim mais um desgosto aos que já acumulava na sua vida pessoal.» De modo cronológico, a 

revista conta que em 2011 trocou a RTP pela TVI, que dois anos mais tarde se divorciou de 

Fernando Seara, para no ano a seguir perder o «homem da sua vida», o filho. «Segundo 

notícias publicadas em vários meios», no final de 2014, Judite Sousa «parecia voltar a sorrir, 

quando foi descoberto o namoro [...] com o chef Bernardo Sousa Coutinho», embora em 

março de 2015 a relação fosse dada como terminada em alguma comunicação social. 

«Depois das perdas sofridas nos últimos anos, 2015 não está a ser um melhor ano para ela», 

remata a TV 7 Dias. 

24. A terminar, a TV 7 Dias indica que tentou contactar o diretor de Informação da TVI, Sérgio 

Figueiredo, sem sucesso até ao fecho da edição. 

25. Graficamente, além da infografia, a peça contém perto de uma dezena de fotografias dos 

protagonistas, com evidente destaque de Judite Sousa. Sobre uma imagem desta a revista 

grafa a legenda: «Alguns colegas revelam que Judite Sousa tem demonstrado pouca 

tolerância na redação». Sobre uma outra imagem de arquivo, em que pousa ao lado do filho, a 

revista escreve: «André Sousa Bessa, o filho da jornalista, faria 30 anos no próximo dia 10 de 

abril». Sobre esta mesma questão, a legenda «Judite regressou em agosto de 2014 à TVI, 

dois meses após a morte do filho» contextualiza uma outra fotografia, na qual é retratada na 

rua acompanhada por uma mulher não identificada. Fotografada ao lado do diretor de 

Informação, a legenda: «Sérgio Figueiredo, o diretor de Informação da TVI, que se tem 

desdobrado em preocupações com Judite de Sousa, optou por afastá-la do ar». 

 

IV. Responsabilidades da ERC na apreciação do presente diferendo 

 

26. Solicita a autora da presente queixa que, a propósito da mesma, averigue a ERC «o 

cumprimento dos deveres de rigor e isenção a que se refere o artigo 2.º, n.º 2, alínea e) da Lei 

de Imprensa», preceito este que atribui à ERC1 especial responsabilidade na salvaguarda de 

tais valores, tidos por essenciais à realização do direito dos cidadãos a serem (corretamente) 

informados pela imprensa. 

                                                      
1 Ex vi do disposto no n.º 3 do artigo 2.º da Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, que aprovou os Estatutos da ERC. 



   

8 

ERC/04/2015/414 

27. Entre os objetivos de regulação do setor da comunicação social cuja prossecução incumbe à 

ERC incluem-se os de «assegurar que a informação fornecida pelos prestadores de serviço de 

natureza editorial se pauta por critérios de exigência e rigor jornalístico, efetivando a 

responsabilidade editorial perante o público em geral dos que se encontram sujeitos à sua 

jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e regras legais aplicáveis», bem como 

assegurar «o livre exercício do direito à informação e à liberdade de imprensa» (artigos 7.º, 

alínea d), e 8.º, alínea a), dos Estatutos da ERC). 

28. É ainda competência do Conselho Regulador da ERC, de acordo com o artigo 24.º, n.º 3, alínea 

a), do mesmo diploma legal, «fazer respeitar os princípios e limites legais aos conteúdos 

difundidos pelas entidades que prosseguem atividades de comunicação social, 

designadamente em matéria de rigor informativo». 

29. Estão sujeitas à supervisão e intervenção do Conselho Regulador da ERC, entre outras, as 

pessoas coletivas que editem publicações periódicas, independentemente do suporte de 

distribuição que utilizem (artigo 6.º, alínea b), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro). 

 

V. Audiência de conciliação 

 

30. Convocada uma audiência de conciliação nos termos para os efeitos previstos no artigo 57.º 

dos Estatutos da ERC, não lograram as partes alcançar qualquer tipo de entendimento apto a 

sanar o diferendo que as opõe. 

 

VI. Apreciação e fundamentação 

 

31. O presente procedimento convoca a análise do cumprimento do rigor informativo, importando 

verificar se foram observados o rigor e isenção exigíveis pelas normas que regem a atividade 

jornalística, e pertinentes no caso em apreço.  

32. A Lei de Imprensa2 atribui, no seu artigo 3.º, particular valor ao cumprimento de tais 

exigências, ao declarar como únicos limites à liberdade de imprensa aqueles que decorrem da 

                                                      
2 Aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, e alterada pela Lei n.º 18/2003, de 11 de junho; pela Lei n.º 
19/2012, de 8 de maio; e pela Lei n.º 78/2015, de 29 de julho. 



   

9 

ERC/04/2015/414 

Constituição e da lei, por forma a designadamente salvaguardar o rigor e a objetividade da 

informação. 

33. Como ponto de partida, cumpre reconhecer que o facto de Judite Sousa ter em determinado 

momento e sem motivo aparente deixado de assegurar presença nos programas “Jornal das 

8”, do serviço de programas generalista TVI, e “Olhos nos Olhos”, exibido no temático 

informativo TVI24, é assunto que se reveste de valor noticioso, sobretudo quando se 

considera o tipo de imprensa em causa (centrada na televisão). O estatuto de figura pública 

da visada pesa na seleção da matéria, relativamente àquela que é uma das mais 

(re)conhecidas jornalistas do meio televisivo nacional, e que num passado recente sofreu a 

perda do filho, um acontecimento que foi amplamente mediatizado, tanto pela TVI, como por 

outros órgãos de comunicação social. 

34. Sobre as revistas de televisão e as de sociedade (vulgo cor-de-rosa), o Conselho Regulador 

teve já oportunidade de assinalar que também elas beneficiam do interesse geral protegido 

pela liberdade de expressão. Embora certas matérias noticiadas por este tipo de imprensa 

sejam, por via de regra, destituídas de interesse público, entendido como um interesse social 

e comunitário relevante, também elas não deixam de se revestir de interesse para o seu 

público-alvo. 

35. Por outro lado, cumpre ressalvar que não cabe a esta Entidade aferir a veracidade material 

dos factos identificados na referida peça (mormente a questão de saber se existiu um efetivo 

afastamento de Judite Sousa em razão do seu desempenho profissional), mas antes se 

foram observadas as boas práticas jornalísticas que, por princípio, garantiriam o rigor formal 

da matéria noticiada pela TV 7 Dias. 

36. Ora, neste particular, e adiantando conclusões, considera-se que a Denunciada não procedeu 

de acordo com os cuidados que se impunham. 

37. Desde logo, importa atentar em que a matéria noticiada subjacente à presente queixa se 

baseou inteiramente em fontes não identificadas3, evidenciando uma prática que se desvia 

da orientação que consagra a identificação das fontes de informação como regra: cfr., a 

                                                      
3 Não se inclui aqui, por ser de outra ordem, a informação obtida junto da empresa Media Monitor, relativa às 
audiências do serviço noticioso apresentado por Judite Sousa, e de outros órgãos de comunicação social, quando 
a peça se focaliza numa relação amorosa recente da jornalista. 



   

10 

ERC/04/2015/414 

propósito, o artigo 14.º, n.º 1, alínea f), do Estatuto do Jornalista4 (EJ), e o ponto 6 do Código 

Deontológico do Jornalista5 (CDJ). 

38. Se é verdade que a reserva de sigilo é, em si, e sob determinadas condições, perfeitamente 

legítima e, em não raros casos, essencial à própria viabilização da notícia, certo é também que 

a revelação das fontes concretamente auscultadas se traduz num reforço da credibilização 

da informação perante o público, já que contribui para tornar mais transparentes as relações 

que se estabelecem com as fontes e os processos que levaram à construção da notícia. 

39. Com efeito, em certas circunstâncias, a proteção das fontes é um imperativo que se coloca 

aos jornalistas como forma de chegarem a um compromisso que lhes permita obter 

informações que poderiam não conseguir de outro modo. No entanto, nesta relação, nunca 

poderá descurar-se o fito principal da atividade jornalística, que é o de informar o público.  

40. Com isto em mente, o jornalista deve ter uma atitude crítica na escolha das suas fontes, 

assegurando-se que a informação é correta. Tratando-se de uma fonte credível ou fidedigna, 

em conjugação com a natureza da informação obtida, o jornalista pode, com toda a 

propriedade, decidir publicar informação facultada pela fonte que deseja não ser identificada. 

Porém, independentemente do grau de convicção que as fontes suscitem aos jornalistas, 

estes não podem coibir-se de recolher a versão dos visados. 

41. No trabalho jornalístico em análise, a TV 7 Dias identifica, sem nomear, a origem da 

informação que recolheu e a partir da qual construiu a peça. Fá-lo da seguinte forma: «alguns 

colegas» de Judite Sousa, «um jornalista, que priva regularmente com ela», «uma outra 

fonte, que trabalha na estação de Queluz», «vários colegas da jornalista», «um colega», «um 

elemento da redação» da TVI. Foram várias as fontes auscultadas, e todas elas, de acordo 

com o texto, com algum grau de proximidade aos protagonistas e ao contexto da peça. 

42. Não foram, no entanto, auscultadas as partes concretamente visadas. É certo que a TV 7 Dias 

procurou recolher o depoimento de Sérgio Figueiredo, Diretor de Informação da TVI, ainda que 

sem sucesso até ao fecho da edição, mas tal preocupação não se estendeu à jornalista. 

43. Recorde-se que a tentativa de auscultação daquele responsável da TVI com vista à obtenção 

de respostas e esclarecimentos sobre a ausência de Judite Sousa resultou de uma opção 

assumida pela própria Denunciada: «depois de todos os dados recolhidos, e atentos ao 

estado delicado em que se encontra a jornalista, optou-se por contactar (através de 

                                                      
4 Aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, e alterado pela Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro. 

5 Aprovado em 4 de maio de 1993, em assembleia geral do Sindicato dos Jornalistas. 



   

11 

ERC/04/2015/414 

telemóvel e mensagem escrita) e centrar as questões no diretor de informação da TVI, Sérgio 

Figueiredo, diretor da mesma» (cfr. supra, n.º 5, l)). 

44. Uma tal explicação, contudo, não desculpabiliza a omissão assim verificada. 

45. E isto porque, como a Denunciada não poderia desconhecer, a audição de Judite Sousa 

sempre se imporia pela circunstância de esta deter interesses atendíveis na matéria a 

noticiar, tendo designadamente em conta as previsíveis repercussões na reputação e bom 

nome profissional desta jornalista. 

46. A Denunciada não procurou ouvir Judite Sousa a pretexto da sua fragilidade emocional, ainda 

que, depois, sobre ela tenham sido redigidas considerações tão impactantes como: «Judite 

Sousa castigada», «Acusada de censurar notícias e de estar emocionalmente frágil e de 

rastos», «Não perdoa a José Alberto Carvalho por ter assumido o seu lugar» (capa da edição); 

«Judite Sousa afastada de televisão por desobediência e pelo estado frágil em que se 

encontra, por causa do filho», «Direção de Informação não deixou passar em branco a 

censura de Judite a um jornalista» (antetítulos no corpo da edição); «Já havia uma clara 

vontade de a tirar do ar, devido ao agravamento emocional causado pela morte do filho» 

(entrada de texto); «Alguns colegas revelam que Judite Sousa tem demonstrado pouca 

tolerância na redação» (legenda de uma fotografia da jornalista). 

47. Conforme o Conselho Regulador teve já ensejo de assinalar6, «[o] contraditório é componente 

fundamental de uma informação rigorosa e, nessa medida, séria e credível. É verdade que, em 

certos casos, uma notícia pode ser publicada – e, até, ser verdadeira – apesar do 

incumprimento dessa exigência. Por outro lado, aquele cuja voz deve ser ouvida no âmbito de 

matérias em que tenha interesse pode declinar essa possibilidade. Porém, nenhuma dessas 

hipóteses coloca em causa a validade da regra de acordo com a qual devem ser ouvidas todas 

as partes com interesses atendíveis na matéria noticiada (cfr. artigo 14.º, n.º 1, al. e), do 

Estatuto do Jornalista, e o ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas). E as exceções a 

esta regra devem ser devidamente registadas e explicadas». 

48. À luz das considerações antecedentes, é clara a conclusão de que no caso em apreciação a 

Demandada não procedeu de acordo com que lhe seria exigível, ao publicar, nos termos supra 

referidos, uma notícia relativa ao “afastamento” de Judite Sousa de certos programas do 

operador TVI. A revista TV 7 Dias não assegurou ou tentou sequer assegurar, podendo fazê-lo, 

a auscultação de Judite Sousa, diligência essa que sempre seria necessária pelos motivos já 

                                                      
6 Deliberação 245/2015 (CONTJOR-I), de 22 de dezembro de 2015. 



   

12 

ERC/04/2015/414 

apontados e, também, para cimentar uma convicção objetiva (i.e., não circunscrita ao autor 

da notícia) sobre a veracidade e exatidão dos factos trazidos a público. Sobretudo quando 

também se observa não existir a versão de nenhum outro elemento da direção de Informação 

ou mesmo da administração, mencionada pela revista como também estando envolvida na 

decisão de afastamento de antena da jornalista (cfr. ponto 16). 

49. Resta abordar o facto de a peça ser editorialmente condimentada com elementos que 

exploram e procuram despertar a adesão emocional daquele que será o seu público-alvo. Isso 

resulta com clareza da titulação e dos destaques que percorrem toda a peça: «Judite Sousa 

castigada», «Acusada de censurar notícias e de estar emocionalmente frágil e de rastos», 

«Não perdoa a José Alberto Carvalho por ter assumido o seu lugar». «Judite Sousa afastada 

de televisão por desobediência e pelo estado frágil em que se encontra, por causa do filho», 

«Direção de Informação não deixou passar em branco a censura de Judite a um jornalista», 

«Alguns colegas revelam que Judite Sousa tem demonstrado pouca tolerância na redação». 

50. A este propósito a Denunciada alude a um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa onde a 

dado passo se afirma que «é ao público que cabe definir a qualidade da informação que está 

disposto a receber. Se é sensacionalismo que certa parte do público procura, o ordenamento 

jurídico não o pode proibir, cortando assim uma fatia importante do mercado de que depende 

a sobrevivência de tantos meios de comunicação social. No fundo, entre tantos meios de 

comunicação social, cabe tão só ao cidadão escolher aquele que mais se adequa à sua 

personalidade. Repete-se, essa opção pertence a cada cidadão, não aos tribunais»7. Ora, não 

só tais considerações devem ser entendidas cum grano salis, como, sobretudo, elas não 

invalidam o facto de que no plano ético-jurídico a rejeição do sensacionalismo é a conduta que 

se impõe à prática jornalística, consoante resulta do artigo 14.º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do 

Jornalista, e ponto 2 do Código Deontológico. 

51. Por outro lado, é também deslocada a invocação pela Denunciada, no caso, daquele que é o 

entendimento do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (sintetizado num acórdão do 

Supremo Tribunal de Justiça8), a propósito da amplitude da crítica de que podem ser alvo as 

figuras públicas: «as figuras públicas devem ser mais tolerantes a críticas do que os 

particulares, devendo ser, concomitantemente, admissível maior grau de intensidade 

destas». E isto porque, como é manifesto, no caso vertente não se aprecia ou discute 

                                                      
7 Acórdão de 21 de fevereiro de 2013, Proc. 684/02, disponível em www.dgsi.pt; ênfase acrescentada. 

8 Acórdão do STJ de 30 de junho de 2011, Proc. 1272/04, também disponível em www.dgsi.pt. 



   

13 

ERC/04/2015/414 

qualquer crítica dirigida à pessoa de Judite Sousa, mas antes a questão de saber se o que 

sobre ela foi noticiado cumpriu ou não os ditames da prática jornalística. 

52. Questão essa cuja resposta é negativa, como claramente resulta de todo o exposto.  

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa apresentada pela TVI – Televisão Independente, S.A. contra a revista TV 

7 Dias, propriedade de Jacques da Conceição Rodrigues, por falta de rigor informativo de uma peça 

publicada na sua edição n.º 1463, relativa ao período de 1 a 7 de abril de 2015, intitulada «Fora de 

Antena!» e antecedida da manchete «Judite Sousa castigada», o Conselho Regulador, no exercício 

das atribuições e competências de regulação constantes, respetivamente, do artigo 6.º, alínea b), 

artigo 7.º, alínea d), artigo 8.º, alínea a), e artigo 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera considerar a queixa procedente, dando 

por verificada a violação do disposto no artigo 14.º, n.º 1, alíneas a), e) e f), do Estatuto do Jornalista, 

e pontos 1, 2 e 6 do Código Deontológico do Jornalista.  

 

Lisboa, 10 de agosto de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 
 

Carlos Magno 
 
 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 
 

Rui Gomes 


