
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/202 (CONTJOR-TV) 

 

 
Informações veiculadas pelo serviço de programas TVI24 sobre 

o Banco Internacional do Funchal (Banif) 
 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
31 de agosto de 2016



   

1 

 

ERC/12/2015/1029 
 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/202 (CONTJOR-TV) 

 
 

Assunto: Informações veiculadas pelo serviço de programas TVI24 sobre o Banco Internacional 

                  do Funchal (Banif) 

 
 

I. Enquadramento 

A) O programa «CN – Campeonato Nacional» (13/12/2015) 

1. A partir das 22 horas e 18 minutos do dia 13 de dezembro de 2015, e durante praticamente a 

totalidade da emissão do programa «CN – Campeonato Nacional», divulgou o serviço de programas 

TVI24 informações em rodapé, antecedidas de uma caixa amarela com a referência “última hora”, 

relativa ao Banif - Banco Internacional do Funchal, S.A. (doravante, Banif), e em cuja redação inicial 

se afirmava: «Banif: A TVI apurou que está tudo preparado para o fecho do banco – A parte boa vai 

para a Caixa Geral de Depósitos – Vai haver perdas para os acionistas e depositantes acima dos 

cem mil euros e muitos despedimentos». Estas informações foram também divulgadas no site 

www.tvi24.iol.pt, e replicadas nas contas do facebook e do twitter geridas por esse mesmo serviço 

de programas televisivo.  

2. Continuamente difundidas em rodapé, as informações acima identificadas foram sofrendo 

alterações quanto ao seu concreto teor ao longo da emissão do dito programa «Campeonato 

Nacional», o qual teve uma duração total de 1h31m10s.  

3. Pelas 22h26m23s, foi entretanto aditada a seguinte referência ao conjunto de informações já 

divulgado: “Esta é uma notícia que vai ser desenvolvida e analisada na TVI24 à meia-noite”.  

4. Às 22h35m11s a informação “Vai haver perdas para os acionistas e depositantes acima dos 100 

mil euros e muitos despedimentos” foi alterada, passando a afirmar-se apenas que “Vai haver 

perdas para os acionistas”. 

5. Cerca de um minuto mais tarde, foi introduzida nova modificação à informação veiculada, 

apresentada da seguinte forma: “Depositantes salvaguardados mesmo acima dos 100.000 euros”. 



   

2 

 

ERC/12/2015/1029 
 

6. Mais tarde, às 22h48m12s, a afirmação “Banif: A TVI apurou que está tudo preparado para o fecho 

do banco” foi modificada, passando em seu lugar a declarar-se “Banif: A TVI apurou que está tudo 

preparado para a resolução do banco”. 

7. Às 23h07m30s, a informação anteriormente revelada como “A parte boa vai para a Caixa Geral de 

Depósitos” foi corrigida para “Está em estudo recorrer à Caixa Geral de Depósitos”. 

8. Passados cerca de 30 minutos, às 23h34m50s, dá-se nova alteração: a informação cujo teor 

garante que “Vai haver perdas para os acionistas” passa a admitir que “Poderá haver perdas para os 

acionistas”.  

9. Este conjunto de tópicos informativos, com as modificações assinaladas, foi transmitido até às 

23h49m16s, altura em que ocorreu o termo do programa «Campeonato Nacional» e se iniciou um 

espaço para difusão de publicidade comercial. 

 

B) O programa «25.ª Hora» (14/12/2015) 

10. Às zero horas do dia 14 de dezembro de 2015, a grelha do serviço de programas TVI24 deu início 

ao programa «25.ª Hora», um noticiário, com uma duração de 52 minutos. 

11. A primeira peça do alinhamento do referido noticiário retoma a informação veiculada sobre o 

Banif. Com uma duração de um minuto e 37 segundos, a peça resume-se ao discurso do pivô sobre 

imagens: 

«Segunda-feira, 14 de Dezembro, bem-vindo, esta é a notícia da noite. O Banif entra numa 
semana de todas as decisões. O Governo tem de preparar um plano B. Vamos aos detalhes. O 
executivo de António Costa prepara-se para avançar com uma intervenção no Banif, caso não 
seja encontrado um novo acionista durante esta semana. Esta é a solução para garantir que o 
Banif devolve os 125 milhões de euros que ainda deve do empréstimo que o Estado fez ao 
banco. Mesmo num cenário de resolução, todos os depósitos estão garantidos, incluindo os de 
montante superior a 100 mil euros. Já os acionistas perderiam a totalidade do dinheiro 
investido. A decisão do Executivo apenas sofrerá uma reviravolta caso o banco consiga fechar 
negócio nos próximos dias. Há um prazo, imposto pela Comissão Europeia e pelo Banco Central 
Europeu, para a resolução dos problemas do Banif, que tem de ser respeitado. A TVI sabe que 
neste momento ainda decorrem negociações para a venda da participação de 60% que o Estado 
português detém no banco. Já no final da semana passada, a instituição financeira fez saber 
que procurava um comprador para a participação estatal. A TVI sabe também que há seis 
candidatos interessados em fechar negócio e a gestão do Banif espera que pelo menos dois 
investidores apresentem propostas vinculativas. O capital do Estado no Banif decorre da 
intervenção pública no banco, quer através de empréstimos, quer através de aumento de 
capital. Uma parte desse empréstimo – 125 milhões de euros – ainda está por pagar e tem de 
ser liquidado até ao final do ano.» 



   

3 

 

ERC/12/2015/1029 
 

 

12. Ao longo da peça surge um conjunto variado de informações no oráculo: “Última hora. Banif 

poderá ser intervencionado esta semana”; “Caso Banif: Reviravolta só se banco tiver novo acionista 

até 4ª feira”; “Caso Banif: Depósitos todos garantidos”; “Caso Banif: Intervenção do Estado prevê 

banco bom e banco mau”; “Acionistas do Banif perdem todo o dinheiro investido”. 

13. De seguida, o pivô introduz António Costa, na qualidade de comentador da TVI, que – num espaço 

de opinião – analisa a situação do Banif. O comentário tem uma duração de 11 minutos e 11 

segundos. 

14. Após esta análise, o pivô interrompe o comentário de António Costa para dar informação sobre 

um comunicado enviado à redação pelo Ministério das Finanças. Em 43 segundos, o pivô refere: 

«O que nos chega é que o plano de reestruturação do Banif, tal como é do conhecimento 
público, está a ser analisado pela Direção-Geral da... Paralelamente... Pela DGCom. 
Paralelamente, decorre um processo de venda do banco nos mercados internacionais, 
conduzido pelo seu Conselho de Administração. O Governo acompanha, como lhe compete, diz o 
Ministério das Finanças, a evolução destes processos. Garantir a confiança no sistema 
financeiro, a plena proteção dos depositantes, as condições de financiamento da economia e a 
melhor proteção dos contribuintes. Aí está o comunicado que o Ministério das Finanças acaba 
de tornar público a propósito deste caso que temos estado a abordar desde o início deste 
noticiário.» 
 

 
C) O comunicado do Banif de 14/12/2015 

15. As informações difundidas ao longo do programa «Campeonato Nacional» obtiveram pronta 

reação por parte da Administração do Banif, através de comunicado divulgado em 14 de dezembro, 

intitulado “Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A. desmente categoricamente notícias da TVI”: 

«O Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A. (‘Banif’), tendo tomado conhecimento da 
“notícia”, apresentada em nota de rodapé durante a emissão do canal televisivo TVI 24, pela 
qual se referiu, nomeadamente, que “Banif: A TVI apurou que está tudo preparado para o fecho 
do Banco”, “A parte boa vai para a Caixa Geral de Depósitos”, “Vai haver perdas para os acionistas 
e depositantes acima dos 100.000 e muitos despedimentos”, “Banif poderá ser intervencionado 
esta semana” entre outras falsidades, vem desmentir categoricamente tais supostas 
“informações”, que não só não correspondem à verdade como não têm qualquer espécie de 
fundamento. 
 
Não obstante durante a sua emissão a TVI 24 ter vindo sucessivamente a alterar o teor de tais 
“notícias” (ainda que sem ter efetuado até ao momento qualquer desmentido formal), o Banif 
não pode deixar de lamentar profundamente este tipo de jornalismo incendiário e irresponsável, 
desprovido de fundamento e ao nível do boato, do qual não podem deixar de ser retiradas 
consequências. 
 



   

4 

 

ERC/12/2015/1029 
 

Em linha com a comunicação que efetuou ao mercado em 11 de Dezembro, o Conselho de 
Administração reafirma que se encontra atualmente em curso, em articulação com as 
autoridades responsáveis, um processo aberto e competitivo de venda da posição do Estado 
Português no Banif, no qual se encontram envolvidos diversos investidores internacionais, pelo 
que qualquer cenário de resolução ou imposição de uma medida administrativa não tem 
qualquer sentido ou fundamento.  
 
Mais se lamenta que aquele canal televisivo tenha colocado no ar notícias com a gravidade das 
acima referidas e com as imprevisíveis consequências delas decorrentes sem se ter dignado 
confirmar o respetivo teor junto das autoridades responsáveis e/ou do próprio Banif. 
 
O Banif não deixará de apurar em sede judicial toda a responsabilidade dos autores de tais 
“notícias” e dos que contribuíram para a sua propagação, na defesa dos melhores interesses 
dos seus clientes, colaboradores e acionistas.» 
 

D) O comunicado da Direção de Informação da TVI de 15/12/2015 

16. Por sua parte, e a este preciso respeito, veio a própria Direção de Informação da TVI emitir um 

comunicado no sítio eletrónico do serviço de programas TVI24 (www.tvi24.iol.pt), com o seguinte 

teor: 

«A Direção de Informação da TVI, confrontada com a posição assumida pelo BANIF em reação à 
notícia divulgada em rodapé na emissão da TVI24 de Domingo à noite, não pode deixar de 
lamentar que a informação que inicialmente foi veiculada, apesar de prontamente desenvolvida 
no contexto do serviço noticioso seguinte – a 25.ª hora –, não tenha sido totalmente precisa e 
esclarecedora, podendo ter contribuído para a formação da ideia de que a solução preparada 
pelo Estado para o Banif apontava para a integração imediata daquela instituição financeira na 
Caixa Geral de Depósitos, depois de colocados os ativos designados “tóxicos” num “banco mau” 
a criar. 
 
A Comissão Europeia e o Banco Central Europeu exigem, como se sabe, a devolução ao Estado, 
por parte do Banif, do empréstimo de 125 milhões de euros que estão por liquidar desde finais 
do ano passado. No entanto, na afirmação “o Banif poderá ser intervencionado esta semana” 
não está considerado o cenário de fecho imediato do banco como, num primeiro momento, pode 
ter sido interpretado. 
 
A Direção de Informação da TVI ponderou devidamente a divulgação da informação sobre a 
situação do referido banco, que considera de matéria de relevante interesse público e 
jornalístico, tendo optado pela divulgação em texto de rodapé, na forma de “última hora”, por 
este tipo de informação ser normalmente suscetível de desenvolvimentos, de novos dados que 
aprofundam a notícia inicialmente divulgada. 
 
Foi esse esforço que foi feito e no âmbito do serviço noticioso “25.ª hora” a notícia foi 
desenvolvida em peça autónoma e através de comentário em estúdio de forma a ultrapassar as 
imprecisões iniciais, que, não obstante, lamentamos profundamente. 
 
Por estes motivos, a TVI envia desculpas aos seus espectadores, mas também aos acionistas, 
trabalhadores e clientes do Banif, pela difusão de um conjunto de informações que, embora 



   

5 

 

ERC/12/2015/1029 
 

cabalmente esclarecidas no jornal “25ª hora”, emitido à meia-noite, poderão ter induzido 
conclusões erradas e precipitadas sobre os destinos daquela instituição financeira.» 
 

E) As declarações do Diretor de Informação da TVI no «Jornal das 8» de 23/12/2015 

17. Dias mais tarde, em 23 de dezembro de 2015, e a propósito da audição, na véspera, do Ministro 

das Finanças numa reunião no seio da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização 

Administrativa, e, também, do debate parlamentar realizado nesse mesmo dia a respeito do 

Orçamento Retificativo, o serviço de programas generalista TVI dedicou parte significativa da 

emissão do seu serviço noticioso «Jornal das 8» à análise da situação em que se encontrava então, 

à data, o caso Banif. O dito programa contou com a presença do próprio Diretor de Informação da TVI, 

Sérgio Figueiredo, com o propósito de comentar o caso em questão e também, designadamente, 

dilucidar alguns «mitos» que teriam sido «espalhados nos últimos dias» na praça pública a respeito 

do papel que a própria TVI teria protagonizado nesse contexto.  

18. No aspeto que importa considerar no âmbito do presente procedimento, transcreve-se o excerto 

situado entre as 20h15m50s e as 20h18m39s da emissão identificada: 

«José Alberto Carvalho, pivô – (...) retomando esta conversa, Sérgio, a notícia da TVI [a notícia 
divulgada durante a emissão do programa Campeonato Nacional] era verdadeira ou falsa? 
Sérgio Figueiredo – Os factos e a realidade acabaram por comprovar que aquilo que nós 
avançámos, em informação de última hora, no famoso rodapé de Domingo, estavam corretos, 
no essencial aquela informação veio a ser confirmada pelos factos que sucederam na semana 
a seguir e pelas declarações que o Ministro das Finanças fez no Parlamento nos últimos dois 
dias. Ponto número um: o Governo preparava-se ou não se preparava para fechar o banco? É 
verdade, era um cenário que estava em cima da mesa, era a alternativa à resolução, e Mário 
Centeno confirmou isso no Parlamento. A integração do banco na CGD era ou não um cenário 
que estava considerado? Não só estava considerado como era o preferido deste Governo, e 
Mário Centeno confirmou isso no Parlamento, e aliás só não o conseguiu porque Bruxelas não 
deixou, não permitiu que essa solução avançasse. Outra coisa que nós dizíamos na altura era 
que os acionistas iam perder tudo. E perderam. Infelizmente, é verdade, perderam tudo. (...). 
Outra questão que nós colocávamos era os depositantes acima dos 100 mil euros, os cerca de 
seis a sete mil depositantes que o banco tinha, os grandes depositantes... Estava em cima da 
mesa. Aliás, se esta solução não fosse encontrada em tempo record – e este Governo tem esse 
mérito, conseguiu em contrarrelógio uma resolução que estancou pelo menos a hemorragia – o 
cenário, o novo modelo de resolução que estava previsto e está no calendário, que não foi 
alterado pela notícia da TVI e portanto mesmo que não tivesse havido notícia – e houve notícia, 
não é notícia da TVI, houve uma notícia que a TVI deu em primeira mão – o calendário estava 
previsto, no dia 1 de Janeiro as responsabilidades eram assumidas por acionistas, por 
obrigacionistas e pelas grandes depositantes. Além do mais, nós dizíamos também que a 
intervenção estava iminente e que seria durante a semana que se segui(ri)a, coisa que, como 
se viu, aconteceu.» [ênfase acrescentada] 
 

 
II. Participações apresentadas  



   

6 

 

ERC/12/2015/1029 
 

19. A propósito das informações identificadas nos pontos 1 e seguintes da presente deliberação, 

deram entrada na ERC seis participações, subscritas ainda em dezembro de 2015 e também já em 

janeiro do ano em curso por Fernando Manuel da Silva e Sousa, Fernando Arrosário, João Fael, Basílio 

Martins, Lélio Oliveira e Luís Antas, insurgindo-se contra a forma como essas informações foram 

elaboradas e difundidas, criticando a falsidade ou pelo menos a ausência de rigor das mesmas, e, 

bem ainda, lamentando as consequências de diversa ordem que teriam resultado da sua 

divulgação. 

20. Particularizando o teor das ditas participações, nelas se afirma que «foi dada uma notícia falsa e 

bombástica (...) que criou no dia seguinte uma situação sistémica de ida de depositantes massiva 

ao banco Banif, levantar os seus depósitos», acrescentando-se que «essa mesma estação mentiu 

e enganou os cidadãos». 

21. Concomitantemente, é criticado «o sensacionalismo de uma má comunicação social» que 

destrói «por completo uma imagem, uma marca, uma empresa, motivados pelos interesses de 

alguns mas em detrimento de milhares de famílias». Nas participações afirma-se ainda que é 

«intolerável como se divulgam notícias com aquele teor ao longo de 2 horas, que merecem 

alteração do texto por diversas vezes e que na peça já não tem nada a ver com o [que] passou em 

rodapé». Mais, defende-se, «a TVI não pode passar impunemente, por divulgar notícias sem 

fundamento e sem obterem confirmação por parte das entidades visadas». 

22. É ainda sublinhado que «na 6ª anterior o mercado tinha valorizado as ações [do Banif] em mais 

de 50% e por causa da notícia da TVI24 regrediu nesse mesmo montante», lesando «a confiança 

que o mercado tem na instituição, levando a uma corrida ao levantamento dos depósitos nunca 

vista em Portugal e num cenário de pânico generalizado». Como desfecho, afirma-se, «o boato que 

[a TVI24] lançou sob a forma de notícias infundadas (...) tiveram e continuam a ter prejuízos sem 

limite». 

23. Considera-se também que «não deixa de ser curioso que tenha sido a TVI a lançar o pânico sobre 

o hipotético encerramento do Banif (...), levando a uma queda abrupta do seu valor em bolsa, 

quando a TVI é propriedade do grupo espanhol Prisa, que tem como acionista de referência o Banco 

Santander, o mesmo que (...) adquiriu, pelo habitual preço de saldo, a posição do Estado no Banif». 

24. Na mesma linha, afirma-se ainda que «a TVI transmitiu uma notícia falsa, de forma intencional, 

com o objetivo de acelerar o negócio da venda do banco Banif ao banco Santander; e favorecer o 

Santander ao desvalorizar o Banif de forma catastrófica», acrescentando-se que «a TVI é parte 



   

7 

 

ERC/12/2015/1029 
 

interessada no negócio, uma vez que o grupo Santander é acionista de referência do grupo Prisa, 

que por sua vez é proprietário da Media Capital/TVI», violando, assim, este operador «todos os seus 

deveres deontológicos» e lesando «os contribuintes portugueses em mais de 2,4 mil milhões de 

euros». 

25. Finalmente, defende-se que se trata de «uma notícia alarmante e desastrosa da TVI sobre o 

Banif» que, mesmo «desmentida mais tarde, trouxe ao banco uma pressão sobre os seus balcões 

que comprometeu os rácios de solidez». 

 

III. Responsabilidades do Conselho Regulador na apreciação da matéria identificada  

26. A partir do teor das informações identificadas nos pontos 1 e seguintes da presente deliberação, 

e das subsequentes reações exteriorizadas às mesmas (supra, n.ºs 15 ss.), retiram-se indícios no 

sentido de que o operador TVI não terá, no caso, assegurado devidamente os deveres de ordem 

jurídica e deontológica que sobre ele recaem no âmbito da prática jornalística, em particular no 

tocante ao princípio do rigor informativo, essencial a uma informação de conteúdo ajustado à 

realidade e com reduzido grau de indeterminação. 

27. A ERC detém especiais responsabilidades na apreciação da matéria aqui identificada, consoante 

resulta do disposto nos artigos 6.º, alínea d), 7.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea) a), dos seus 

Estatutos, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, responsabilidades essas cuja 

efetivação é, aliás, independente da apresentação de quaisquer participações particulares 

desencadeadas a esse propósito. 

 

IV. Pronúncia do operador TVI 

28. Em face do exposto, e nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 53.º dos supracitados 

Estatutos desta entidade reguladora, foi solicitada ao operador TVI a remessa dos comentários, 

observações e esclarecimentos que este entendesse por convenientes a respeito desta matéria. 

29. Apenas em 3 de março veio a TVI corresponder ao solicitado, através de resposta remetida via 

fax, e cuja extensão inviabiliza a sua reprodução na íntegra. De todo o modo, passam a sintetizar-se 

os aspetos relevantes da pronúncia assumida por este operador televisivo. 

30. O operador TVI começa por rejeitar categoricamente o teor das conclusões contidas nas 

participações [que erroneamente identifica como queixas] apresentadas, considerando-as falsas e 

incompatíveis quer com o efetivo conteúdo da informação prestada em rodapé na programa 

«Campeonato Nacional» quer com o desenvolvimento e aprofundamento que «de imediato» foi 



   

8 

 

ERC/12/2015/1029 
 

feito também pela TVI24 no programa «25.ª Hora», emitido a partir das 00H00 do dia seguinte, 14 

de dezembro, onde «toda a situação do Banif» foi concretizada, contextualizada e explicada 

devidamente. 

31. Refere o operador a propósito que o rodapé (“ticker”) é utilizado «como forma de difusão de 

informação em continuidade, que posteriormente é desenvolvida e aprofundada nos serviços 

noticiosos regulares». 

32. Ora, o conteúdo do dito rodapé «foi sendo sucessivamente atualizado e completado [durante a 

emissão do programa ‘Campeonato Nacional’] à medida que a TVI coligia mais dados, avaliava os 

diversos cenários políticos colocados pela situação do BANIF e contactava e era contactada por 

mais fontes de informação ligadas ao processo. E, como os factos e documentos conhecidos 

posteriormente demonstraram, o conteúdo e sentido da informação aí prestada era fundamentada, 

verídica e corresponde[nte] no essencial aos pressupostos e sentido da decisão de resolução 

aplicada pela Banco de Portugal à referida instituição bancária». 

33. Defende assim este operador que o «conteúdo da informação divulgada» entre as 22h18 (início 

da difusão em rodapé, no programa «Campeonato Nacional», de informações sobre o Banif) e as 

00h00 (início do serviço informativo 25.ª Hora) foi sendo «especificado» e «precisado» pela 

redação da TVI. 

34. Sublinha ainda este mesmo operador que «os factos relativos à situação do BANIF (...) eram já à 

data da divulgação da informação na TVI24, no dia 13 de Dezembro de 2015, de conhecimento 

público e notório». 

35. Desdobra-se a TVI também e ainda numa série de proposições e indicadores financeiros, que, na 

sua globalidade, apoiam a ideia de que, longe de ter constituído causa ou fator de agravamento da 

situação do Banif, as informações por ela veiculadas – a par de outras até aí já difundidas por outros 

órgãos de comunicação social – revelava(m) que o banco em questão já se encontrava numa 

«situação extrema» – e, presume-se, irreversível, quanto ao seu desfecho –, sendo essa 

naturalmente «uma matéria de que os cidadãos têm de ser informados e que os jornalistas e 

órgãos de comunicação social têm a obrigação de investigar e noticiar», até por força da «clara 

relevância política e económica» dos factos divulgados «e a virtualidade de fazer perigar os 

objetivos orçamentais assumidos para 2015 perante as instituições internacionais”, e sublinhando, 

ainda, que «um suposto valor da “confiança no sistema financeiro” não vincula, nem poderia, os 

jornalistas e os órgãos de comunicação social» . 



   

9 

 

ERC/12/2015/1029 
 

36. Destarte, e em conclusão, «se a TVI, depois do processo de aquisição, verificação e cruzamento 

da notícia sob escrutínio não a tivesse emitido como efetivamente o fez praticava um ato 

injustificável de autocensura». 

37. No tocante ao comunicado do Banif (supra, n.º 15), assevera que este «está eivado de 

falsidades e corresponde a uma tentativa desesperada de negar as evidências» relativamente a 

um desfecho que já estava traçado, considerando ser «sempre mais fácil culpar a notícia da TVI24, o 

“jornalismo” ou os jornalistas”, tentando imputar-lhes as responsabilidades pelo que sucedeu ao 

BANIF, do que assumir as responsabilidades da gestão do banco e da regulação, e as dramáticas 

consequências da resolução que lhe foi aplicada». 

38. Afirma ainda a TVI que as informações em apreço «fo[ram] precedida[s] (...) de um trabalho de 

investigação que recorreu a várias fontes idóneas e diferenciadas de informação, que foram 

cruzadas e verificadas, no sentido de garantir a total veracidade dos factos noticiados e a 

compreensão, por parte do telespectador, de todos os pormenores relevantes da notícia em 

análise».  Contudo, por estarem protegidas pelo sigilo profissional, e porque «este só pode ceder 

perante situações excecionais», «a direção de informação da TVI24 e os seus jornalistas não 

podem revelar a identidade das fontes envolvidas, nem o processo de obtenção e tratamento da 

informação», sob pena de violação do compromisso de confidencialidade assumido com essas 

mesmas fontes. Com as devidas adaptações, sustenta-se que idênticas razões impedem a 

revelação, perante a ERC, do processo de confirmação e verificação dos factos noticiosos em 

análise. 

 39. O operador TVI reitera ainda a posição já expressa no seu comunicado de 15 de dezembro de 

2015 no tocante à devida ponderação dispensada quanto à divulgação das informações em apreço 

(supra, n.º 16), alertando ainda para a necessidade de o dito comunicado dever ser lido na íntegra 

«e não apenas, habilidosamente, no seu último parágrafo, para dar a falsa ideia de que assume 

algum erro ou falsidade na notícia», uma vez que esta «era verídica e estava correta no seu sentido 

e alcance, reproduzia fielmente as informações prestadas pelas fontes, como aliás se demonstra 

pela sequência dos factos que conduziram à resolução da referida instituição bancária e se 

comprova pelo conjunto de informação que desde essa data foi tornada pública». 

40. A terminar, a TVI24 afirma compreender a abertura do presente procedimento por parte da ERC, 

«em função das [participações] apresentadas e da tentativa pública e notória de a culpabilizar pelo 

destino do BANIF», conquanto considere que tal procedimento «só pode ser devidamente 

apreciado e ter um conteúdo útil e adequado aos fins da regulação se for contextualizado com o 



   

10 

 

ERC/12/2015/1029 
 

conjunto da informação que desde 13 de Dezembro de 2015 foi disponibilizada sobre a situação do 

banco», quer por parte da própria TVI quer pela generalidade da comunicação social e responsáveis 

políticos e do mercado bancário, «e analisado também na perspetiva do exercício da liberdade de 

expressão e proteção da difusão de informação relevante e fundamental, sem impedimentos, 

constrangimentos e com independência». 

 

V. Apreciação e fundamentação 

41. A título preliminar, impõe-se uma precisão da maior importância no tocante aos propósitos 

efetivamente visados pela ERC com a instauração do presente procedimento.  

42. É que, contrariamente ao que certas passagens da própria pronúncia da TVI parecem pressupor 

(supra, n.ºs 30 ss., e, em especial, n.º 40), não é pretensão da ERC apurar ou sequer discutir a 

eventual existência de uma relação de causa e efeito entre as informações inicialmente veiculadas 

pelo serviço de programas TVI 24 durante a emissão do programa «CN - Campeonato Nacional», em 

13 de dezembro último1, e os factos subsequentes relativos ou associados ao Banif que, no todo ou 

em parte, possam, ou não, ter resultado das mesmas2, e, por essa via, proceder-se à imputação das 

responsabilidades de índole civil e/ou criminal que daí porventura derivem. Essa é tarefa que, 

consabidamente, compete a outras entidades. 

43. Com efeito, os limites de intervenção desta entidade reguladora são necessariamente balizados 

em função das responsabilidades que sobre ela impendem, nos planos constitucional, legal e 

estatutário, e atinentes à regulação e supervisão do sector da comunicação social.  

44. Neste particular, importa destacar que entre os denominados objetivos de regulação cometidos 

à ERC se conta o de «assegurar que a informação fornecida pelos prestadores de serviços de 

natureza editorial se pauta por critérios de exigência e rigor jornalísticos, efetivando a 

responsabilidade editorial perante o público em geral dos que se encontram sujeitos à sua 

jurisdição, casos se mostrem violados os princípios e regras legais aplicáveis (artigo 7.º, alínea d), 

dos Estatutos desta entidade). Uma tal incumbência assume considerável proeminência no caso 

em apreço, pois que, como acima se referiu (supra, n.º 26), da matéria nele versada retiram-se 

indícios no sentido de que o operador TVI não terá assegurado devidamente os deveres de ordem 

                                                      
1 Com as devidas adaptações, tais considerações são também aplicáveis ao programa «25.ª Hora» 

(supra, n.ºs 10 ss.). 
2 Assim, e v.g., as movimentações bolsistas entretanto verificadas; a denominada “corrida” ao 

levantamento de depósitos por parte de clientes do banco; o sentido da intervenção entretanto decidida 
a respeito do Banif, mediante a injeção de 2 255 milhões de euros de fundos públicos no banco e a 
respetiva incorporação no Santander; as perdas sofridas por acionistas; a própria suspeição entretanto 
gerada a propósito dos contornos de todo o processo, e que à data ainda persiste. 



   

11 

 

ERC/12/2015/1029 
 

jurídica e deontológica que sobre ele recaem no âmbito da prática jornalística, em particular no 

tocante ao princípio do rigor informativo.   

45. O presente procedimento cuida, assim, e tão-somente, de saber se e em que termos as 

informações então difundidas pelo serviço de programas TVI24 consubstanciam (ou não) o exercício 

de uma atividade jornalística consentânea com os ditames que integram a respetiva praxis 

profissional.  

46. A este propósito, importa começar por assinalar o óbvio: o operador TVI não auscultou o Banif em 

momento prévio à difusão das informações identificadas, desconhecendo-se se chegou a efetuar 

sequer qualquer tentativa nesse sentido. Esta omissão – aliás extensiva, aparentemente, a outras 

entidades com responsabilidades na matéria – foi prontamente denunciada pelo Banif, em 

comunicado emitido em 14 de dezembro do ano transato (supra, n.º 15), não tendo sido em 

momento algum desmentida por parte do operador televisivo em causa, o que leva a dar por 

confirmada, no caso, a inobservância do dever de auscultação prévia das partes com interesses 

atendíveis na matéria noticiada, tal como configurado no artigo 14.º, n.º 1, alínea e), 2.ª parte, do 

Estatuto do Jornalista (EJ), e no ponto 1 do Código Deontológico do Jornalista (CDJ). 

47. Por outro lado, é também evidente que o serviço de programas TVI24 omitiu qualquer referência 

à(s) fontes(s) de onde proveio a informação que entendeu transmitir durante o programa 

«Campeonato Nacional». 

48. Alude a TVI a este propósito (embora apenas já em sede de pronúncia) ter recorrido a 

determinadas fontes de informação, cuja identidade, contudo, afirma não poder revelar, sob pena de 

violação do compromisso de confidencialidade com as mesmas assumido, o mesmo sucedendo 

quanto ao processo de obtenção, tratamento, confirmação e verificação dos factos noticiosos em 

análise (supra, n.º 38).  

49. Ora, sendo essa reserva de sigilo em si, e sob determinadas condições, legítima, certo é também 

que a revelação pela TVI das fontes por ela auscultadas representaria o reforço da credibilidade da 

informação divulgada. As circunstâncias e a magnitude do caso vertente assim o aconselhariam, 

para mais face ao nível insatisfatório de consistência da informação a seu respeito veiculada por 

parte da TVI (v. infra). Donde, e até para salvaguarda do próprio operador, afigurar-se no mínimo 

como conveniente uma referência, por parte deste, quanto ao compromisso de sigilo assumido e à 

necessidade de o respeitar. 

50. A conclusão é repetitiva, pois que, em qualquer caso, e efetivamente, o serviço de programas 

TVI24 omitiu qualquer referência à(s) fontes(s) de onde proveio a informação que entendeu 



   

12 

 

ERC/12/2015/1029 
 

transmitir tanto durante o programa «Campeonato Nacional» quanto, inclusive, no próprio 

programa «25.ª Hora» (com exceção, neste último caso, da menção feita a um comunicado de 

última hora do Ministério das Finanças, cujo teor foi revelado mesmo no termo da emissão: supra, n.º 

14), conduta essa que, do ponto de vista ético-jurídico, configura flagrante inobservância do 

disposto no artigo 14.º, n.º 1, alínea f), do EJ, e no ponto 6, 1.ª parte, do CDJ, preceitos estes que 

postulam a identificação das fontes como critério fundamental. 

51. Por seu turno, as sucessivas variações imprimidas à suposta assertividade das afirmações 

veiculadas sobre o Banif ao longo do programa «Campeonato Nacional» emitido em 13 de 

dezembro de 2015 permitem concluir que o responsável pelo serviço de programas TVI24 não 

estava inteiramente seguro da fiabilidade dos elementos que tinha na sua posse, os quais, não 

obstante, entendeu ainda assim divulgar, assumindo desta forma uma decisão editorial criticável à 

luz das mais elementares boas práticas jornalísticas e, além disso, incompreensível, dado não se 

vislumbrar, naquelas circunstâncias de tempo, modo e lugar, premência que porventura justificasse 

a divulgação de dados informativos desprovidos de confirmação minimamente consolidada (cfr. a 

propósito o disposto no artigo 14.º, n.º 1, alínea a), 1.ª parte, do EJ, e o ponto 1 do CDJ). 

52. Para mais, forçoso é notar que a informação assim veiculada não incidia sobre uma temática 

“qualquer”. Estava em causa uma matéria dotada de relevante interesse público e jornalístico, e 

passível, além disso, de provocar considerável impacto na vida de muitas pessoas e nos destinos da 

própria sociedade portuguesa. Também por esse motivo, justificavam-se, pois, cuidados redobrados 

na confirmação da veracidade da informação obtida e sua subsequente divulgação (a qual, 

inclusive, se estendeu ao universo online: supra, n.º 1, e infra, n.º 54).  

53. Além disso, a conduta adotada pela TVI é tanto mais passível de reprovação quanto é certo que a 

sua própria Direção de Informação assumiu ter a mesma resultado de uma decisão «devidamente 

ponderada» nesse sentido (supra, n.ºs 16 e 39). É o próprio operador, assim, a afastar a hipótese de 

qualquer ação irrefletida – ou menos refletida – da sua parte no contexto apontado, conformando-

se, pois, com a patente inconsistência da informação sobre o Banif que sucessivamente divulgou ao 

longo da emissão identificada. 

54. E, neste particular, não procede a justificação publicamente avançada pela Direção de 

Informação da TVI, de acordo com a qual a opção pela divulgação da dita informação em texto de 

rodapé, na forma de “última hora”, seria explicada «por este tipo de informação ser normalmente 

suscetível de desenvolvimentos, de novos dados que aprofundam a notícia inicialmente divulgada» 

(idem, supra, n.º 16). E o mesmo se diga, com as devidas adaptações, relativamente à tese 



   

13 

 

ERC/12/2015/1029 
 

avançada em idêntico sentido por este operador, já em sede de pronúncia (supra, n.ºs 31-34). É que 

desenvolver ou aprofundar os dados constantes de conteúdos jornalísticos é algo bem diverso de 

nestes ir introduzindo elementos que sucessivamente os corrigem e mesmo contradizem, no todo 

ou em parte. Contrariamente ao alegado pelo operador TVI, as “imprecisões iniciais” por este 

veiculadas na emissão do programa «Campeonato Nacional» não foram, pois, “ultrapassadas” por 

“desenvolvimentos” em “peça autónoma” (o programa 25.ª Hora); na verdade, essas imprecisões 

foram, consoante os casos, sucessivamente modificadas, desmentidas e retificadas, desde logo ao 

longo da própria emissão do programa «Campeonato Nacional» (e o mesmo terá sucedido, mutatis 

mutandis, quanto à informação sucessivamente veiculada no site www.tvi.iol.pt sobre esta mesma 

matéria a partir das 22h20m do dia 13 de dezembro de 2015 e até à sua atualização final, ocorrida 

às 8h30 do dia seguinte3).  

55. A este propósito, é de criticar a postura assumida pelo operador TVI alguns dias após a referida 

emissão, ao declarar, através da pessoa do seu Diretor de Informação, que «os factos e a realidade 

acabaram por comprovar que aquilo que nós [TVI24] avançámos, em informação de última hora, no 

famoso rodapé de Domingo, estavam corretos, no essencial aquela informação veio a ser 

confirmada pelos factos que sucederam na semana a seguir e pelas declarações que o Ministro das 

Finanças fez no Parlamento nos últimos dois dias» (supra, n.º 18).  

56. Estas declarações não podem deixar de suscitar perplexidade, dado não se compreender a que 

informação «no essencial correta» pretendia em concreto referir-se o Diretor de Informação da TVI: 

– Na aludida emissão do «Jornal das 8», Sérgio Figueiredo congratula-se com o facto de que o 

denominado “fecho” do Banif era, afinal, e como o Ministro das Finanças veio entretanto confirmar, 

um cenário encarado pelo Governo como alternativa à resolução (supra, n.º 18); mas esquece-se de 

que a informação inicialmente divulgada pela TVI24 no sentido do “fecho” do Banif foi entretanto 

modificada, ainda durante a emissão do programa «Campeonato Nacional»’, no sentido de «est[ar] 

tudo preparado para a resolução do Banco» (supra, n.º 6); 

– Sérgio Figueiredo saúda também o facto de a integração do Banif na CGD ter sido um cenário 

encarado pelo Governo e, aliás, o preferido por parte do Executivo (supra, n.º 18); mas não lhe 

ocorreu referir que, a respeito deste mesmo tópico, a TVI24 tanto afirmou perentoriamente que a 

parte boa do Banif iria para a Caixa Geral de Depósitos, como, numa postura mais prudente, veio 

aventar mais tarde, na mesma emissão, que estava «em estudo» recorrer-se à Caixa Geral de 

Depósitos (supra, n.º 7); 
                                                      
3 V. http://www.tvi24.iol.pt/economia/13-12-2015/banif-esta-tudo-preparado-para-o-fecho-do-banco. 
 



   

14 

 

ERC/12/2015/1029 
 

– Sérgio Figueiredo sublinhou ainda ter a TVI24 afirmado que os acionistas do Banif iriam perder 

tudo, e que essa perspetiva se veio a concretizar (supra, n.º 18); mas olvidou que esse mesmo 

preciso desfecho, inicialmente dado como garantido por parte da TVI24, veio mais tarde, ainda na 

mesma emissão, a ser considerado como meramente eventual, ao afirmar-se que os acionistas 

poderiam vir a sofrer perdas (supra, n.º 8);  

– Sérgio Figueiredo assinalou, enfim, a questão relativa à possível proteção dos clientes do Banif 

com depósitos superiores a cem mil euros, enaltecendo a solução entretanto encontrada pelo 

Governo a este respeito (supra, n.º 18), mas sem ter aparentemente presente que, a respeito deste 

mesmo tópico, o serviço de programas TVI24 tanto garantiu futuras perdas para os acionistas e 

depositantes acima dos 100 mil euros como veio a asseverar mais tarde, ainda durante a emissão 

do mesmo programa, a salvaguarda de depositantes com valores situados mesmo acima dos 

100.000 euros (supra, n.ºs 4 e 5). 

57. Isto é: longe de representarem a admissão de responsabilidades pelas oscilações constantes da 

informação divulgada em texto de rodapé ao longo da emissão de 13 de dezembro de 2015 do 

programa «Campeonato Nacional», as supracitadas declarações do Diretor de Informação da TVI 

pretenderam, antes, incutir a ideia de que a informação aí então veiculada era, afinal, e “no 

essencial”, correta e rigorosa do ponto de vista noticioso. Uma tal postura é, contudo, desmentida 

em face das sucessivas variações e inversões imprimidas pela própria TVI24 à informação divulgada 

ao longo da emissão do referido programa. No fundo, tais declarações pretendem conferir crédito 

apenas à informação da TVI que, em concreto, o “tempo” e os “factos” vieram entretanto confirmar, 

ignorando – ou fazendo por ignorar – tudo o que de incorreto e impreciso foi também noticiado por 

este mesmo operador, num mesmo programa, a respeito de um mesmo assunto. Ao menos no caso 

vertente, o Diretor de Informação da TVI sustenta, pois – como se viu, sem qualquer razão –, a 

legitimidade de noticiar uma coisa e o seu contrário, a respeito de uma série de tópicos relevantes 

abordados numa mesma peça jornalística, e mais tarde prevalecer-se apenas daqueles aspetos que 

vieram mostrar-se rigorosos e verdadeiros. 

58. As considerações antecedentes não esquecem nem pretendem menorizar os 

constrangimentos de vária ordem com que recorrentemente se depara a atividade jornalística, em 

cujo exercício, desde logo, os próprios factos noticiosos nem sempre, ou quase nunca, se 

apresentam em termos lineares ou com matizes claramente determinados. Contudo, e isto é 

especialmente válido para casos como o ora em apreço, o tratamento noticioso de certas matérias 

não pode ser abordado com a displicência e falta de sentido de responsabilidade patenteadas pela 



   

15 

 

ERC/12/2015/1029 
 

TVI, especialmente ao longo da emissão do programa «Campeonato Nacional» emitida na noite de 

13 de dezembro de 2015, sobretudo quando as respetivas decisões editoriais assentam no 

trabalho de jornalistas responsáveis e experimentados.  

59. A terminar, e a latere, não será despiciendo assinalar-se que a informação veiculada pelo serviço 

de programas TVI 24 sobre o Banif, versando embora matéria de índole predominantemente 

económica e financeira, nem por isso deixava de se destinar a uma audiência indiferenciada4, i.e., 

constituída por indivíduos não particularmente familiarizados com as minudências do respetivo 

sistema e a sua terminologia própria. Esta observação é, aliás, comum a todos os programas 

identificados na presente deliberação, sendo de igual modo extensiva à generalidade de programas 

afins, não dirigidos a audiências especializadas. 

60. Em casos como os apontados, está em causa, pois, matéria algo esquiva e cujo teor não é 

facilmente acessível à generalidade dos espectadores, embora respeite a aspetos extremamente 

sensíveis das suas vidas e, a nível mais geral, da própria sociedade. 

61. Afigura-se importante, assim, a adoção uma linguagem a um tempo rigorosa e dotada da 

simplicidade suficiente para elucidar minimamente um espectador médio – que, por norma, não é 

versado em assuntos de índole económica e financeira – por forma a que este apreenda facilmente 

a informação que lhe é transmitida e suas possíveis implicações para ele enquanto cidadão, 

trabalhador, investidor, depositante e contribuinte.  

 

VI. Audiência prévia 

62. O presidente do conselho de administração da TVI, o diretor de informação da TVI24 e os 

participantes foram notificados para exercer, no prazo de 10 (dez) dias úteis, o seu direito de 

audiência prévia relativamente ao projeto de deliberação, nos termos e para os efeitos do disposto 

nos artigos 121.º e 122.º do Código do Procedimento Administrativo.  

63. Em 8 de junho de 2016, após o termo do prazo, deu entrada na ERC a pronúncia da TVI24 sobre o 

Projeto de Deliberação notificado. 

64. Em primeiro lugar, defende a TVI que o presente procedimento administrativo, por ter sido aberto 

por iniciativa particular dos cinco participantes, deveria seguir os trâmites estabelecidos nos artigos 

55.º e seguintes dos Estatutos da ERC e, concomitantemente, que as competências de regulação e 

supervisão sobre os órgãos de comunicação social não permitem à ERC escolher arbitrariamente a 

                                                      
4 Inclusive, a informação sobre que se centra a presente deliberação foi inicialmente difundida pela TVI num 

programa relativo ao debate de futebol. 
  



   

16 

 

ERC/12/2015/1029 
 

natureza do procedimento administrativo. Para o operador, a abertura de um procedimento oficioso, 

«o Conselho Regulador deveria ter formalmente deliberado nesse sentido». 

65. Sustenta que a notificação foi redigida de forma genérica e indeterminada e não permitiu à TVI 

ajuizar de forma adequada e com precisão qual o objeto do procedimento. Por conseguinte, alega ter 

sido surpreendida pelo conteúdo do Projeto de Deliberação, quanto à questão do exercício do 

contraditório em relação aos visados da notícia (Banif) e à avaliação editorial da sua difusão. 

66. Por outro lado, o operador considera que não foi notificado de todas as participações contra si 

apresentadas, dado que no Projeto de Deliberação são referidas seis participações, ao passo que a 

notificação apenas menciona cinco. Nota, a este respeito, que todas as queixas devem ser dadas a 

conhecer ao visado e ora interessado para o exercício do direito de defesa. 

67. Procedendo à síntese do Projeto de Deliberação notificado, a TVI declara não aceitar o teor do 

documento. 

68. Destaca, novamente, a escolha do tipo de procedimento e salienta que uma tal escolha «importa 

uma clara diminuição dos direitos de defesa dos interessados». 

69. Em seguida, contesta os elementos considerados no Projeto de Deliberação, designadamente 

«o facto de a ERC ter escolhido para elemento instrutório do processo as declaração do Diretor de 

Informação da TVI24 ao Jornal das 8 da TVI, no dia 23 de dezembro de 2015, em detrimento de 

muitos outros elementos probatórios existentes sobre a situação do Banif e a forma como a notícia 

foi elaborada e difundida.». A respeito deste tema, considera não terem sido apreciados os 

elementos que a TVI pediu para serem ponderados. 

70. Em terceiro lugar, a TVI argumenta que a ERC devia ter procurado ouvir, em sede de instrução, os 

jornalistas da TVI24 envolvidos no processo de preparação e divulgação da notícia. Para o operador, 

«[n]ão pode o Regulador imputar à TVI24, aos seus jornalistas e responsáveis determinados e 

graves comportamentos, e avaliar e concluir pelo suposto incumprimento por estes de várias 

normas legais e deontológicas consagradas no Estatuto do Jornalista, sem sequer ouvir os 

jornalistas e responsáveis». A este respeito, invoca o Acórdão do Tribunal Administrativo do Sul, de 

20 de fevereiro de 2014. 

71. Em consonância, argumentou ademais que «nem sequer o Diretor de Informação da TVI24 foi 

ouvido em condições que garantissem o efetivo contraditório e um procedimento administrativo leal 

e transparente», atendo o carácter vago e genérico da notificação. 

72. Considerando que se procedeu à fixação de factos falsos, questiona os fundamentos que 

sustentam o juízo da ERC acerca da não auscultação do Banif ou dos seus responsáveis, observando 



   

17 

 

ERC/12/2015/1029 
 

que não foi perguntado à TVI24, ao seu Diretor de Informação, ou aos seus jornalistas, se tal 

auscultação prévia se realizou. Contesta, ademais, a leitura que foi feita do comunicado do Banif de 

14 de dezembro, sublinhando que «o que o Banif aponta à TVI24 e os seus jornalistas não é a falta 

de contato antes da notícia ter sido revelada, é o facto de não ter esperado dele, Banif, e das 

entidades responsáveis – leia-se Banco de Portugal e Ministério das Finanças – a confirmação da 

informação para a divulgar». 

73. Afirma que «A TVI24 e os seus jornalistas, para que não restem dúvidas, contatou ou tentou 

contatar antes da divulgação da notícia todas as entidades com interesse atendível na informação, 

incluindo obviamente o Banif». 

74. A TVI critica as considerações respeitantes à identificação das fontes, relevando que «o 

jornalista só estaria desobrigado de conservar o anonimato das suas fontes de informação 

anónimas, caso tivesse a consciência de que essas fontes o estariam a utilizar para veicular 

informação falsa, o que não é sequer aqui o caso». Acrescenta não poder aceitar a perspetiva 

segundo a qual a TVI estaria obrigada a ter revelado as fontes da peça em sede de contraditório no 

presente procedimento. Com efeito, não só «a ERC nunca curou de perguntar à TVI24 ou aos seus 

jornalistas se estes podiam ou não identificar fontes anónimas, ou que fontes seriam estas», como 

também «se sabe que a TVI24 jamais poderia revelar essa informação», não estando obrigada a 

fazê-lo, atendo o disposto no n.º 1 do artigo 11.º do Estatuto do Jornalista. 

75. Considera o operador que o segmento em que a ERC «se detém na análise da decisão editorial 

da direção de informação da TVI24 [...] constitui uma intromissão abusiva e injustificável na 

liberdade de expressão e de imprensa», pois julgou «a atuação da direção de informação da TVI24 

com base em critérios de oportunidade e de adequação política». Em seu entendimento, a 

interpretação da ERC baseou-se «numa intuída falsa de segurança sobre a fiabilidade dos 

elementos que a direção de informação da TVI24 teria em sua posse e numa suposta obrigação de 

cuidados redobrados na divulgação de informação que seria “(...) possível, além disso de provocar 

considerável impacto na vida de muitas pessoas e nos destinos da própria sociedade portuguesa.”» 

76. Defende, em primeiro lugar, que foi ignorado o contexto noticioso em que a informação foi 

divulgada e, procedendo a um excurso sobre tais notícias, nota que, na noite de 13 de dezembro de 

2015, houve outros dois órgãos de comunicação que publicaram notícias sobre o tema. Para além 

disso invoca decisões da Comissão Europeia, nas quais constam afirmações daquela Instituição 

sobre a falta de viabilidade do Banif e dos sucessivos planos de reestruturação apresentados pelo 

Governo português. 



   

18 

 

ERC/12/2015/1029 
 

77. Prossegue argumentado que «para quem saiba ler e ouvir as fontes, designadamente 

analisando as documentais, para quem sabe um mínimo de história, de gestão e de economia, e não 

se refugia na sua cobardia ou na sua ignorância, que o resultado era só um: o anunciado fim do Banif, 

a sua incorporação ou liquidação, e esta última ou por via da insolvência ou por via da resolução e da 

consequente liquidação». Em particular, elenca diversas trocas de informação entre as autoridades 

nacionais e europeias, dentre as quais evidencia o acordo, a 11 de dezembro de 2015, entre o 

Governo português e a Comissão Europeia, e conclui que a notícia foi oportuna e que a TVI24, na 

posse de tais informações e depois de obter a sua confirmação por fontes pessoais e documentais, 

não poderia omiti-las e esperar por uma decisão das autoridades competentes, pois critérios 

jornalísticos «imporiam sempre a difusão da notícia». 

78. Observa, ainda, que é criticável o facto de a ERC não analisar a notícia emitida no serviço 

noticioso «25.ª Hora», à meia-noite, para o qual diretamente remetia o rodapé informativo 

divulgado. Uma omissão que, segundo argui, indicia que «a referida notícia está absolutamente 

conforme com as regras deontológicas dos jornalistas e está dotada de rigor informativo». 

79. O operador contesta a obrigação da exibição e leitura de um texto anexo ao Projeto de 

Deliberação, entendendo que a necessidade de a adotar não está fundamentada e que não é 

configurado o tipo de ato administrativo a adotar, em violação do disposto no artigo 124.º, n.º 1, 

alínea a), do Código de Procedimento Administrativo. 

80. A este respeito, sustenta que «a ERC, ao não identificar a forma jurídica do ato que pretende 

adotar, recomendação ou decisão individualizada, não cuidou de verificar os pressupostos e 

requisitos de cada uma dessas figuras, centrando-se exclusivamente numa das suas 

consequências – a divulgação obrigatória». Defende, assim, ser necessário que a ERC justifique a 

opção por um dos tipos legais. Por outro lado, considera que o texto adotado não configura nem uma 

decisão individualizada, nem uma recomendação, tal como estas resultam da ratio legis das normas 

relevantes. 

81. Por fim, advoga que a TVI24 não está sujeita às normas do Estatuto do Jornalista, pois não é um 

jornalista e como tal não está sujeita aos seus deveres e, para o que importa, àqueles constantes do 

n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto dos Jornalista. Alega, ainda, que a CCPJ só tem competência para 

apreciar a violação do n.º 2 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista e a ERC apenas aponta violações 

das alíneas do n.º 1 daquele preceito, pelo que a diligência carece de utilidade. 



   

19 

 

ERC/12/2015/1029 
 

82. Em comunicação subsequente, datada de 17 de agosto, vem a TVI invocar e requerer a 

declaração de caducidade do presente procedimento, com base no disposto no n.º 2 do artigo 128.º 

do Código de Procedimento Administrativo (CPA). 

 

VIII. Análise 

83. Principiando por questões procedimentais, as competências de regulação e supervisão da ERC 

não permitem uma escolha arbitrária do procedimento a adotar, nem tal corresponde ao ocorrido, ao 

contrário do que afirma a TVI. Dado que o procedimento previsto nos artigos 55.º e ss. dos Estatutos 

da ERC conduz à realização obrigatória de audiência de conciliação e que esta apenas pode realizar-

se quando «a causa estiver no âmbito dos poderes de disposição das partes», para recorrer à 

formulação do artigo 87.º-C do Código de Processo nos Tribunais Administrativos, o recurso ao 

procedimento geral de supervisão (artigo 53.º dos referidos Estatutos) é, isso sim,  uma decorrência 

da adequação do procedimento à natureza dos bens jurídicos em causa. No caso concreto, o rigor 

informativo.  

84. Por outro lado, também não procede a alegação de que os direitos de defesa do serviço de 

programas são diminuídos em função da base jurídica adotada, pois o procedimento de queixa não 

conferiria ao denunciado direitos de defesa acrescidos em relação àqueles de que o operador pôde 

dispor. Com efeito, ao operador foi dado o prazo de 10 dias para apresentar oposição, conforme 

consta da notificação, que mais não é do que o prazo previsto para a oposição no procedimento de 

queixa, tendo até reflexamente beneficiado do facto de não lhe poder ser aplicada a cominação 

constante do n.º 2 do artigo 58.º dos Estatutos da ERC. Acresce que pôde exercer os demais direitos 

de participação procedimental previstos no Código de Procedimento Administrativo, o que, contudo, 

não requereu. 

85. No que respeita à notificação da totalidade das queixas, poderá a TVI verificar, pela leitura 

integral das queixas notificadas, que, num dos documentos enviados, constam dois nomes, os 

quais foram identificados no Projeto de Deliberação. Por conseguinte, pôde exercer plenamente os 

seus direitos de defesa quanto a todas as queixas apresentadas. 

86. Paralelamente, ao contrário do alegado, o prazo estipulado pelo n.º 6 do artigo 128.º do CPA 

conta-se segundo o disposto na al. c) do artigo 87.º do CPA, isto é, excluindo os sábados, domingos e 

feriados (e não, segundo parece ser o entendimento da TVI, nos termos da alínea d) do mesmo 

artigo, uma vez que o prazo não foi fixado em «mais de seis meses»). Para além disso, importa 

salientar que a contagem do prazo se suspende com a realização da audiência de interessados (n.º 



   

20 

 

ERC/12/2015/1029 
 

3 do artigo 121.º do CPA). Assim, conclui-se que não ocorreu ainda o termo do prazo para a prolação 

de decisão e, em consonância, não se verificou o facto constitutivo da caducidade.   

87. No que concerne à audição dos jornalistas, deve salientar-se que o procedimento visa, não a 

apreciação da responsabilidade dos jornalistas, mas sim do órgão de comunicação social, tal como 

resulta do disposto no artigo 6.º dos Estatutos da ERC. Por outro lado, a responsabilidade editorial 

está claramente definida: segundo o artigo 35.º da Lei da Televisão e Serviços Audiovisuais a Pedido 

(doravante, LTSAP), cada serviço de programas televisivo com programação informativa deve ter um 

diretor de informação e é a este que incumbe a orientação e a supervisão dos conteúdos emitidos. É, 

pois, sobre o diretor de informação que recai a responsabilidade de responder perante terceiros, 

neste caso concreto a ERC, quanto aos conteúdos emitidos e não, como alegado, sobre os 

jornalistas que elaboraram a peça. 

88. Acresce que, quer na fase de oposição, quer em sede de audiência de interessados, não foi 

requerida a audição de qualquer jornalista, ou mesmo do Diretor de Informação. E, reitera-se, o 

Diretor de Informação da TVI24 foi escutado, em relação a todos os pontos relevantes, pois, ao 

contrário do alegado, a notificação que lhe foi dirigida era clara quanto à investigação do rigor 

informativo, para além de conter em anexo as queixas apresentadas e consideradas no 

procedimento. 

89. Sobre a escolha da base instrutória, impõe-se salientar que a inclusão das declarações do Diretor 

de Informação da TVI24 se deveu ao facto, de inegável relevância, de se tratar de declarações 

públicas proferidas pelo responsável máximo pela informação no serviço de programas TVI24 

respeitantes a uma interpelação direta, concreta e precisa, referente à veracidade da notícia 

veiculada durante o programa «Campeonato Nacional» – e apenas quanto a este ponto. Sublinhe-

se, sobre esta matéria, que o elemento probatório selecionado se circunscreveu, com toda a 

propriedade, a apenas um ponto crucial e específico, diretamente relacionado com processo, não 

englobando, porque tal não se justificaria, todo o conjunto geral de considerações tecidas pelo 

diretor de informação no programa informativo «Jornal das 8». Aliás, deveras estranho seria se, 

tratando-se de declarações públicas, à ERC estivesse vedado conhecê-las, uma vez que os factos 

públicos e notórios são de conhecimento oficioso. 

90. Por outro lado, quanto aos elementos probatórios que a TVI afirma não terem sido considerados 

pelo Conselho Regulador, e que foram por si apresentados, foram os mesmos ponderados, contudo 

entendeu-se que versavam sobre factos distintos daqueles que integravam o objeto do 

procedimento. 



   

21 

 

ERC/12/2015/1029 
 

91. Vem a TVI defender, em sede de audiência de interessados, a «veracidade e o rigor informativo 

da informação veiculada», considerando falsos – sem, contudo, concretizar -, os factos constantes 

no Projeto de Deliberação da ERC. Ora, o Regulador, tal como ficou demonstrado no seu projeto 

deliberativo, sequenciou todas as informações veiculadas pela TVI24 durante a transmissão do 

programa «Campeonato Nacional», assim como as sucessivas correções e alterações de que foram 

sendo alvo. Entende-se, precisamente, esta sequência de correções e alterações como provando a 

falibilidade e inexatidão das informações veiculadas pela TVI24. De outra forma, a serem verdadeiras 

e rigorosas, não teria havido lugar a correções. 

92. A propósito do rigor informativo, vem ainda a TVI sustentar que, ao contrário de outros órgãos de 

comunicação social (remetendo a esta Entidade duas peças jornalísticas publicadas pelo jornal 

Público e pelo Observador, nas suas edições online, no dia 13 de dezembro de 2015, assim como 

dois documentos da Comissão Europeia sobre o Banif), «revelou factos, os outros cenários». No que 

concerne a esta argumentação, deve a ERC esclarecer que factos incorretos não são factos. Se, tal 

como defende o operador, tivessem sido divulgado factos, esses ter-se-iam mantidos inalterados, 

ao contrário do que sucedeu ao longo do programa «Campeonato Nacional».  

93. Para além disso, e ancorados na comparação feita pela própria TVI, são patentes as diferenças 

entre as informações por si veiculadas na noite de 13 de dezembro de 2015 e as peças jornalísticas 

publicadas pelos jornais mencionados. Dois aspetos fundamentais as distinguem: a consulta de 

diversas fontes de informação mencionadas no texto das notícias, o que concorre para a validação e 

confirmação das informações, assim como o facto de em momento algum se afirmar qual será o 

destino do Banif ou o impacto que terá nos seus depositantes, refletindo, antes, sobre os vários 

cenários possíveis e as suas consequências.  

94. A este respeito, e tomando também em linha de conta os documentos da Comissão Europeia 

apensados pela TVI na sua resposta, não se vislumbra nestes mais do que cenários possíveis, 

tornando abusivas e imprecisas as informações originariamente veiculadas pela TVI24. Mais, a 

expressão «fecho» do banco, primeiramente difundida pelo operador, tratando-se de um conceito 

genérico, que abarca várias soluções, vem demonstrar a ausência de rigor das informações 

divulgadas pelo operador, assim como desconexão face àquilo que era afirmado nos documentos da 

Comissão Europeia, constituindo-se como alarmistas. Tanto o foram que, mais tarde, a TVI24 alterou 

a expressão «fecho» para «resolução», terminologia consideravelmente mais específica.  

95. Recorde-se ainda, a propósito da imprecisão das informações veiculadas pela TVI24, as 

alterações profundas aos conteúdos inicialmente divulgados, ao afirmar-se que “Vai haver perdas 



   

22 

 

ERC/12/2015/1029 
 

para os acionistas e depositantes acima dos 100 mil euros e muitos despedimentos” corrigindo 

posteriormente para “Depositantes salvaguardados mesmo acima dos 100.000 euros” e “Poderá 

haver perdas para os acionistas”. E, no mesmo sentido, a informação que a TVI24 assertivamente 

divulgou de que “A parte boa vai para a Caixa Geral de Depósitos”, foi modificada para “Está em 

estudo recorrer à Caixa Geral de Depósitos”. Tal como já cabalmente demonstrado no Projeto de 

Deliberação da ERC (Vide pontos 1 a 9), as informações difundidas pelo operador estavam eivadas 

de inexatidões, afastando-se visivelmente daquilo que viria mais tarde – tanto no programa 

«Campeonato Nacional», como no «25.ª Hora» -, a ser declarado.  

96. Questiona-se ainda a TVI se, após «obter a sua confirmação por fontes pessoais e 

documentais», as deveria ter omitido esperando «por uma decisão formal das autoridades 

portuguesas e da Comissão Europeia». Considera a ERC que esta argumentação do operador vem, 

mais uma vez, demonstrar a falibilidade das informações que a TVI24 teria em sua posse, na medida 

em que as próprias entidades envolvidas – autoridades portuguesas e Comissão Europeia, como 

refere -, aparentemente não as haviam ainda confirmado. 

97. Critica também a TVI o facto de, alegadamente, a análise da ERC não se ter detido sobre a notícia 

divulgada no serviço noticioso «25ª Hora», emitido à meia-noite do dia 14 de dezembro, sobre o 

mesmo assunto. Ora, o projeto de deliberação da ERC, nos seus pontos 10 a 14, contempla 

precisamente a análise desses conteúdos, sendo que os mesmos vieram atestar a falta de rigor das 

informações veiculadas durante o programa «Campeonato Nacional», ao apresentarem cenários 

possíveis e variados para solucionar a questão do Banif, ao invés das informações categóricas 

anteriormente apresentadas. 

98. Defende também a TVI que «nenhum jornalista num estado de direito democrático» precisa de 

esperar pela confirmação da informação, neste caso específico, por parte do Banif, devendo, isso 

sim, «contatar ou tentar contatar as pessoas ou entidades com interesses atendíveis na 

informação que pretende veicular e que já tem confirmada e tratada». A este propósito, não pode 

aceitar o Regulador o argumento de que não é necessária a confirmação, e consequente validação, 

de determinada informação, seja através de fontes documentais ou através de consulta de 

indivíduos e/ou entidades. As fontes de informação, revestidas de que forma for, servem 

precisamente o objetivo de validar e confirmar a informação. A informação não nasce confirmada 

para, só depois, se consultar as entidades com interesses atendíveis. Parece vir a TVI defender que 

para difundir informação, seja sobre que tema for, não precisa de a confirmar, ao contrário de vários 

preceitos que regulam a atividade jornalística. Veja-se, a este propósito, o disposto no n.º 1, artigo 



   

23 

 

ERC/12/2015/1029 
 

14.º do Estatuto do Jornalista: «Constitui dever fundamental dos jornalistas exercer a respetiva 

atividade com respeito pela ética profissional, competindo-lhes, designadamente: a) Informar com 

rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião»; 

assim como no n.º 1 do Código Deontológico do Jornalista: «O jornalista deve relatar os factos com 

rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as 

partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara 

aos olhos do público». 

99. No que concerne ao alegado pelo operador sobre os contatos efetuados (Banif, Banco de 

Portugal e Ministério das Finanças), e sobre o facto de não ser obrigado a aguardar pela sua 

pronúncia, considera-se que, mais uma vez, enforma uma visão distorcida, e a seu proveito, da 

atividade jornalística, pois, se bem que a atualidade da informação é um elemento fundamental da 

sua atividade, esta perderá toda e qualquer validade se a informação não for verdadeira e rigorosa. E 

neste caso concreto, a ERC posicionou-se no sentido de fazer ponderar a urgência na divulgação da 

informação com a sua correção e rigor. 

100. Mostra-se também surpreendida a TVI pelo facto de o Projeto de Deliberação da ERC referir a 

necessidade de exercício do contraditório dos visados pela informação, nomeadamente o Banif, 

acrescentando que, se o Regulador pretendia analisar esse aspeto, deveria ter questionado o 

operador sobre tal. Considera a ERC, assim como os preceitos legais e deontológicos que regulam a 

atividade da comunicação social, que o exercício do contraditório, a consulta das partes envolvidas, 

com interesses atendíveis, ou pelo menos a sua tentativa, se constitui como elemento integrante da 

prática jornalística. Veja-se, a disposição constante na alínea e), n.º 1, artigo 14.º do Estatuto do 

Jornalista, quanto aos seus deveres: «Procurar a diversificação das suas fontes de informação e 

ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem». Não deveria ser surpresa 

para a TVI que a consulta das partes com interesses atendíveis concorra para o rigor das 

informações, legitima-as, e é um dos pilares do exercício da profissão. A necessidade de exercício do 

contraditório pressupõe que a perceção das posições diversas numa determinada matéria, ou a 

tentativa de as auscultar, enformam informações mais rigorosas e imparciais.  

101. Questiona também a TVI como pode a ERC saber se o Banif, assim como outras entidades com 

responsabilidades na matéria, foram ou não consultados. Refira-se a este respeito, assim como já 

enunciado no Projeto de Deliberação, o comunicado oficial do Banif de 14 de dezembro de 2015 que 

vem desmentir categoricamente as informações originariamente veiculadas pela TVI24, onde se 

chamou a atenção para as sucessivas correções das mesmas sem que tenha existido, até essa 



   

24 

 

ERC/12/2015/1029 
 

data, um desmentido oficial por parte da TVI24. Para além do mais, nesse comunicado, o Banif 

afirma que a TVI24 veiculou tais informações sem «se ter dignado confirmar o respetivo teor junto 

das autoridades responsáveis e/ou do próprio Banif». Tem-se o referido comunicado como a posição 

oficial do Banif, ou seja, a voz que representa o banco. E a este propósito, a TVI nunca desmentiu as 

afirmações contidas no comunicado, assumindo-se este como verdadeiro.  

102. Vem, então, esclarecer a TVI que «contatou ou tentou contatar» todas as entidades com 

interesses atendíveis na informação, incluindo o Banif, e que o comunicado do banco não aponta a 

falta de contato, mas sim o facto de o operador não ter esperado a sua confirmação da informação 

antes de a divulgar. A importância do cruzamento e validação das informações recolhidas é matéria 

já mencionada supra. Mas importa sublinhar que seria dever da TVI24, em respeito das boas práticas 

jornalísticas, que a informação fosse acompanhada do esclarecimento da existência de tentativa de 

contatar as entidades envolvidas, apesar de, alegadamente, não se terem querido pronunciar. O 

direito de não prestar informações à comunicação social serve a todos, o que não significa que o 

trabalho jornalístico seja inviabilizado, podendo, se assim fosse, dar origem a tentativas de 

manipulação e condicionalismo da quantidade e qualidade da informação publicada. Acontece que, 

apesar disso, é dever dos órgãos de comunicação social procurar alternativas para a validação da 

informação; não o fazendo corre também o risco de ser manipulado. No caso concreto, foi patente o 

facto de a informação originariamente publicada não ser nem verdadeira nem rigorosa, ou não 

tivesse esta sido sucessivamente corrigida. 

103. Afirma ainda a TVI não poder aceitar a argumentação da obrigatoriedade de revelar, em sede de 

contraditório, as fontes de informação envolvidas, sustentando o preceito de proteção das fontes de 

informação e do dever de sigilo profissional. Acontece, porém, que em momento algum o Regulador 

solicitou, fosse na difusão das informações aqui em causa, fosse em sede de contraditório, a 

revelação das fontes de informação a que a TVI24 se socorreu – nem a TVI conseguiu demonstrar 

essa alegação. A ERC sinalizou, apenas e só, que a identificação das fontes de informação concorre 

para a credibilização da informação, como consta do ponto 49 do seu Projeto de Deliberação. As 

fontes são, em grande medida, responsáveis pelas informações que são veiculadas pelos órgãos de 

comunicação, tornando a veracidade dos factos, muitas vezes, delas dependentes. A clareza quanto 

à origem da informação recolhida torna-a mais rigorosa. 

104. Mais, recorda o Regulador que a identificação das fontes de informação se constitui como a 

regra, na prática jornalística, e não como a exceção, tal como vertido no n.º 6 do Código Deontológico 

do Jornalista: «O jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes», 



   

25 

 

ERC/12/2015/1029 
 

acrescentando que «O jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de 

informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, exceto se o tentarem usar para 

canalizar informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas», e no Estatuto do 

Jornalista, no seu n.º 2: «São ainda deveres dos jornalistas: a) Proteger a confidencialidade das 

fontes de informação na medida do exigível em cada situação, tendo em conta o disposto no artigo 

11.º, exceto se os tentarem usar para obter benefícios ilegítimos ou para veicular informações 

falsas».  

105. Significa que a prática jornalística prevê, mediante determinadas circunstâncias, a utilização 

de fontes confidenciais. Cabe, contudo, a bem do rigor e da transparência, aos órgãos de 

comunicação social identificar e distinguir as situações em que se pretende proteger a identidade 

das suas fontes daquelas situações em que simplesmente não se identifica a origem da informação, 

configurando uma falta de rigor. O que o Projeto de Deliberação da ERC sustentou foi, não a 

identificação das fontes de informação utilizadas pela TVI24, mas sim a menção à proteção da sua 

identidade. Convém relembrar, ao contrário do que parece defender a TVI, que a prática sistemática 

de identificação das fontes de informação, ou, em casos que o justifiquem, a referência à sua 

confidencialidade, serve o rigor e, assim, os cidadãos. O respeito por estas condutas do exercício da 

profissão atenuam, ou tornam visíveis, potenciais tentativas de manipulação da informação ou de 

marcação da agenda mediática de acordo com determinados interesses. No caso específico, 

mencionar o sigilo profissional seria uma demonstração de rigor, transparência e lealdade para com 

os cidadãos, sublinhando também a excecionalidade da situação. Serve esta menção explícita para 

distinguir, precisamente, os casos em que a confidencialidade é justificada daqueles em que não é. 

O sigilo profissional, no que à proteção da identidade das fontes de informação concerne, visa evitar 

situações abusivas ou de divulgação de boatos. Cabe aos órgãos de comunicação social sinalizar as 

situações em que a reserva da identidade das fontes se sobrepõe à regra de as identificar, 

garantindo, apesar disso, a sua fidedignidade. 

106. Posto isto, importa ainda apreciar a alegação sobre a natureza jurídica da determinação da ERC 

atinente à exibição e leitura do texto aprovado em anexo ao projeto de deliberação. Ao contrário do 

que é defendido pela TVI, o enunciado da deliberação contém as bases jurídicas em que se funda a 

deliberação – entre as quais, o artigo 64.º dos Estatutos da ERC. Trata-se de uma decisão 

individualizada e, por conseguinte, a prescrição tem carácter vinculativo, nos termos e para os 

efeitos do artigo 64.º dos Estatutos da ERC. A opção pela adoção de uma decisão individualizada 

decorre do facto de se tratar do instrumento que, pelas suas características, é mais consentâneo 



   

26 

 

ERC/12/2015/1029 
 

com os objetivos de regulação. In casu, a efetivação da responsabilidade editorial perante o público 

em geral (alínea d) do artigo 6.º dos Estatutos do Regulador). 

107. Finalmente, enquanto serviço de programas televisivos, a TVI24 pode não ser diretamente 

abrangida pelo Estatuto dos Jornalistas, porém é-o, de modo inequívoco, a título indireto. Tal é a 

consequência necessária de, na qualidade de órgão de comunicação social, estar abrangido pelos 

princípios e normas que regem a atividade de comunicação social, entre os quais o princípio de que a 

informação fornecida dever pautar-se por critérios de exigência e rigor jornalísticos, tal como vertido 

na alínea b) do n.º 2 do artigo 34.º da LTSAP. Uma norma cujo cumprimento a ERC deve supervisionar 

com vista a efetivar a responsabilidade editorial perante o público em geral, de acordo com os 

objetivos de regulação expressos na alínea d) do artigo 6.º dos Estatutos desta Entidade e com a 

previsão do artigo 93.º da LTSAP.   

108. Por fim, é à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista que compete determinar se, e em 

que medida, detém ou não competências para apurar eventuais infrações ao Estatuto dos 

Jornalistas que tenham tido lugar. 

109. Em face das considerações precedentes, mantém-se o sentido da decisão. 

 

IX. Deliberação 

 

Ultimado o procedimento administrativo desencadeado a partir do teor de informações relativas ao 

BANIF - Banco Internacional do Funchal, S.A., e veiculadas em rodapé durante praticamente a 

totalidade da emissão do programa «Campeonato Nacional», em 13 de dezembro de 2015, 

procedimento esse destinado a averiguar se e em que termos as informações então aí difundidas 

pelo serviço de programas TVI24, detido pelo operador TVI – Televisão Independente, S.A., 

consubstanciaram (ou não) o exercício de uma atividade jornalística consentânea com os ditames 

que integram a respetiva praxis profissional, o Conselho Regulador, ao abrigo das responsabilidades 

que detém na apreciação da matéria em causa, nos termos conjugados do disposto nos artigos 6.º, 

alínea b), 7.º, alíneas d) e f), 8.º, alínea d), 24.º, n.º 3, alínea a), 53.º, 64.º e 65.º dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera:  

 

1 – Constata que o operador TVI não assegurou a possibilidade real de o Banif (nem, aparentemente, 

outras entidades interessadas) se pronunciar – o que implicaria conceder um tempo razoável 

de resposta -, em momento prévio à difusão das informações identificadas, omissão esta que 



   

27 

 

ERC/12/2015/1029 
 

consubstancia inobservância do dever de auscultação prévia das partes com interesses 

atendíveis na matéria noticiada, tal como configurado no artigo 14.º, n.º 1, alínea e), 2.ª parte, do 

Estatuto do Jornalista, e no ponto 1 do Código Deontológico do Jornalista; 

2 – Dá por assente que o operador TVI não fez qualquer referência à(s) fontes(s) de onde proveio a 

informação relativa ao Banif que entendeu transmitir durante o programa «Campeonato 

Nacional» e, também, no próprio programa «25.ª Hora» (com exceção, neste último caso, da 

menção feita a um comunicado de última hora do Ministério das Finanças, no termo dessa 

emissão), nem, em alternativa, informou da necessidade de garantir a confidencialidade das 

fontes de informação a que recorreu, em flagrante inobservância do disposto no artigo 14.º, n.º 

1, alínea f), do Estatuto do Jornalista, e no ponto 6, 1.ª parte, do Código Deontológico do 

Jornalista; 

3 – Dá ainda por assente ter sido assumida, no caso, por parte do operador TVI, uma decisão editorial 

criticável à luz das mais elementares boas práticas jornalísticas, dado ser manifesto não existir 

inteira segurança quanto à fiabilidade dos elementos então sucessivamente divulgados e 

retificados durante o programa «Campeonato Nacional», nem se vislumbrar premência que 

porventura justificasse tal divulgação, nessas condições (artigo 14.º, n.º 1, alínea a), 1.ª parte, 

do Estatuto do Jornalista, e o ponto 1 do Código Deontológico do Jornalista); 

4 – Sublinha que a conduta adotada pelo operador TVI no caso vertente é tanto mais reprovável 

quanto é certo que:  

a) a matéria noticiosa era dotada de relevante interesse público e jornalístico, e passível, além 

disso, de provocar considerável impacto na vida de muitas pessoas e nos destinos da 

própria sociedade portuguesa, pelo que, também por esse motivo, se justificavam cuidados 

redobrados na confirmação da veracidade da informação obtida e sua subsequente 

divulgação;  

b) a própria Direção de Informação da TVI assumiu que a informação divulgada sobre o Banif no 

serviço de programas TVI24 ao longo da emissão identificada resultou de uma decisão 

«devidamente ponderada» nesse sentido; 

5 – Alerta – sobretudo quando estejam em causa programas televisivos que, contendo informação 

económica, não sejam, contudo, dirigidos a audiências especializadas – para a conveniência da 

adoção de uma linguagem a um tempo rigorosa e dotada da simplicidade suficiente que permita 

a um espectador médio apreender o essencial da informação que lhe é transmitida e, 



   

28 

 

ERC/12/2015/1029 
 

concomitantemente, as suas possíveis implicações para ele enquanto cidadão, trabalhador, 

investidor, depositante e contribuinte; 

6 – Remete a presente deliberação ao conhecimento da Comissão da Carteira Profissional do 

Jornalista para os efeitos tidos por convenientes; 

7 – Ordena ao operador TVI a exibição e leitura do texto anexo à presente Deliberação (e que dela 

constitui parte integrante) no serviço noticioso de maior audiência do serviço de programas 

TVI24, com base no artigo 64.º e em estrita consonância com o disposto no artigo 65.º, n.º 2, 

alínea b), n.º 3, alínea b), e n.º 4, dos Estatutos da ERC;  

8 – Ordena ao operador TVI a divulgação do texto identificado no ponto anterior no endereço 

eletrónico www.tvi24.iol.pt, na área aí dedicada a matérias económicas e em local que lhe 

assegure a necessária visibilidade, por um período temporal não inferior a setenta e duas horas, 

com base no artigo 64.º e em estrita consonância com o disposto no artigo 65.º, n.º 2, alínea a), 

n.º 3, alínea c), e n.º 4, dos Estatutos da ERC.  

Dado tratar-se de uma decisão condenatória (cfr. alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º do Regime de Taxas 

da ERC, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 

70/2009, de 31 de Março, e retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2009, de 28 de Maio), é 

devida taxa por encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de conta, nos termos do 

disposto na verba 28 do Anexo V que incide sobre TVI – Televisão Independente, S.A.. 

 

Lisboa, 31 de agosto de 2016 

 

O Conselho Regulador da ERC, 

 

Carlos Magno 

 

Alberto Arons de Carvalho 

 

Luísa Roseira 

 

Raquel Alexandra Castro (com declaração de voto) 

 

Rui Gomes 



ERC/12/2015/1029        
 

    

1 

 

 

 

Anexo a que se referem os pontos VI.7 e VI.8 da Deliberação ERC/2016/202 (CONTJOR-TV) 

2016, de 31 de agosto de 2016 

 

Decisão Individualizada  

1. O Conselho Regulador da ERC adotou em 31 de agosto do corrente a Deliberação 

ERC/2016/202 (CONTJOR-TV) a propósito de informações relativas ao BANIF divulgadas em 13 

de dezembro de 2015, no ‘canal’ TVI24 (durante o programa «Campeonato Nacional») e no site  

www.tvi24.iol.pt.  

2. Nessa Deliberação concluiu-se que as informações então divulgadas pela TVI24 traduziram 

uma prática jornalística desconforme aos ditames que integram o exercício desta profissão, tal 

como previstos no Estatuto do Jornalista e no Código Deontológico desta classe profissional, 

uma vez que: 

a) a TVI não assegurou ao Banif (nem, aparentemente, outras entidades interessadas) a 

possibilidade real de se pronunciar em momento prévio à divulgação das informações 

identificadas; 

b) a TVI não fez qualquer referência às fontes de onde proveio a informação que entendeu 

divulgar, nem informou da necessidade de garantir a confidencialidades das fontes de 

informação a que recorreu;  

c)  a TVI assumiu, no caso, uma decisão editorial criticável à luz das mais elementares 

boas práticas jornalísticas, dado ser manifesto que não existia inteira segurança 

quanto à fiabilidade dos elementos então sucessivamente divulgados e retificados, 

nem se descortinar premência que porventura justificasse tal divulgação, nessas 

condições; 

3. A conduta adotada pela TVI é tanto mais reprovável quanto é certo que:  

a) a matéria noticiosa possuía relevante interesse público e jornalístico, e passível de 

provocar considerável impacto na vida de muitas pessoas e nos destinos da própria 

sociedade portuguesa, pelo que, também por esse motivo, se justificavam cuidados 

redobrados na confirmação da veracidade da informação obtida e sua divulgação;  



ERC/12/2015/1029        
 

    

2 

 

 

 

 

b)  a própria Direção de Informação da TVI assumiu que a informação divulgada sobre o 

Banif resultou de uma decisão «devidamente ponderada» nesse sentido. 

Lisboa, 31 de agosto de 2016 

 

O Conselho Regulador da ERC, 

 

Carlos Magno 

 

Alberto Arons de Carvalho 

 

Luísa Roseira 

 

Raquel Alexandra Castro (com declaração de voto) 

 

Rui Gomes 

 

 


	Deliberação+202-2016+(CONTJOR-TV)+Informações+veiculadas+pelo+serviço+de+programas+TVI24+sobre+.pdf
	Decisão+individualizada+TVI+-+Deliberação+202-2016+(CONTJOR-TV.pdf

