
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/280 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Participações contra o jornal Público, propriedade de Público – 
Comunicação Social, S.A., por causa do artigo «Entra o aristocrata 
Tsakalotos, sai o arrogante Varoufakis. A ideologia mantém-se» 

 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
21 de dezembro de 2016



   

1 

ERC/07/2015/609 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/280 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Participações contra o jornal Público, propriedade de Público – Comunicação Social, S.A., por 

causa do artigo «Entra o aristocrata Tsakalotos, sai o arrogante Varoufakis. A ideologia mantém-se» 

 

 

I. Participações 

 

1. A 6 e a 8 de julho 2015, deram entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(doravante, ERC) cinco participações contra o jornal Público por alegada falta de rigor 

informativo e confusão entre opinião e informação no artigo com o título “Entra o aristocrata 

Tsakalotos, sai o arrogante Varoufakis. A ideologia mantém-se”, assinado pela jornalista Ana 

Gomes Ferreira, publicado a 6 de julho de 2015 na edição online daquele jornal. 

2. As participações apresentadas salientam um conjunto de elementos considerados como falta 

de rigor informativo e confusão entre opinião e informação. Entre estes, a 06 de julho: i) a não 

utilização de “aspas para a adjetivação o aristocrata e o arrogante para se referir ao actual 

ministro das finanças da Grécia e ao ex-ministro das finanças grego”, “sem fundamento ou 

justificação” e, como tal, “é utilizada de forma objectiva uma adjectivação ofensiva”; ii) 

“adjectivação... não cumpre com o código deontológico dos jornalistas porque trata-se de um 

juízo de valor”; iii) “Não havendo fonte, estamos porém frente a uma notícia que directamente no 

título incorpora dois juízos de valor da jornalista, prontamente adjectivados, face aos homens 

sobre quem ela recaiu.”; iv) “é um exemplo de jornalismo tablóide, preconceituoso e enviesado, 

com conotação evidentemente negativa dos indivíduos abordados, sem qualquer fundamento”.  

3. No que se refere à participação de 08 de julho, para o título “Entra o ‘aristocrata’ Tsakalotos, sai o 

‘arrogante’” é apontado que “[o] artigo em causa é colocado numa secção de notícia na área do 

“Mundo” do website do Público, no entanto é claramente um artigo de opinião pois retrata o 

assunto adjectificando e opinando sobre os sujeitos do artigo.” 

 

II. Defesa do Denunciado 

 



   

2 

ERC/07/2015/609 

4. Por ofícios, de 23 de julho de 2015, foi solicitado ao presidente do conselho de administração do 

jornal Público e à diretora do jornal Público que se pronunciassem. 

5. Em resposta, a 06 de agosto de 2015, o diretor adjunto do jornal Público, Nuno Pacheco, 

considera que não existe falta de rigor ou violação de qualquer dever do jornalista, pelo que as 

próprias participações «padecem dos defeitos que apontam à notícia, consistindo numa “mini-

campanha” ideológica». 

6. O texto solicitado à jornalista visava fornecer uma explicação do «que se poderia esperar no 

desenvolvimento do processo grego com a mudança de ministros na Grécia». As referências 

colocadas em causa, como “aristocrata” referem, para o caso de Tsakalotos, uma fonte do jornal 

The Guardian, que contribuem para que este sucessor seja considerado «a “face simpática” da 

equipa de Atenas». Para Varoufakis refere-se «acusado de se expressar de forma tão assertiva 

que chega a ser arrogante», sendo uma característica de personalidade, considerada pelo 

denunciado como fundamentada em notícias de imprensa nacional e internacional que vinham 

a sublinhar «o papel do seu estilo no agravamento das relações entre o Governo de Atenas e 

Bruxelas pelo que a sua utilização era justificada.» É negada assim a ideia de se expressar um 

juízo de valor moral, ou publicar uma posição ideológica, «mas sim um dado comportamental – 

como cremos que o contexto (corpo do texto) explica». 

7. Salienta o denunciado que o «problema foi identificado, tendo-se optado por colocar aspas no 

título no texto online». 

 

III. Análise 

 

8. A peça publicada na edição online do jornal Público a 6 de julho de 2015 possui, em data 

posterior ao recebimento das primeiras participações, aspas no título para as palavras 

«aristocrata» e «arrogante». Porém, segundo o denunciado e as participações apresentadas, o 

texto originalmente publicado não continha entre aspas os atributos, considerados pelo 

denunciado, de natureza comportamental, mas que, como o mesmo refere, assumem uma 

carga negativa. Não obstante a colocação posterior das aspas, e como refere o jornal Público, o 

que constitui a identificação e correção de um problema, considera-se que havendo sido 

alterado o texto original seria justificável uma nota no fim do texto assinalando essa mesma 

correção e o seu motivo. 

9. Este artigo vem publicado na seção Mundo. 



   

3 

ERC/07/2015/609 

10. Atendendo ao género do texto jornalístico em causa, este caracteriza-se por ter um estilo híbrido 

que simultaneamente combina análise, opinião e traça perfis de personalidades políticas, no 

caso concreto reportado a dois ministros gregos, um que «entra» e o outro que «sai», 

utilizando uma linguagem informal, por vezes coloquial, com teor subjectivo.  

11. Os cinco primeiros parágrafos do texto em causa destacam-se por um estilo informal e 

formulação de juízos conotados levando a uma só conclusão acerca dos retratados. São 

utilizados termos como «acusado», «de quem já foi dito», «outros arriscam dizer» que, embora 

se possam basear em artigos de imprensa nacional e internacional, direcionam os leitores para 

uma posição interpretativa da jornalista, aproximando-se de um registo de opinião. No seu 

encadeamento, o texto parece ser uma análise, mas que não coloca propriamente à disposição 

dos leitores cenários evolutivos possíveis para a situação da governação grega naquele 

momento, afirmando haver uma troca de protagonistas cujo epílogo é manter-se a mesma 

ideologia.  

12. As críticas das participações a esta opção unilateral, não obstante poderem enquadrar-se em 

posições ideológicas opostas, não deverão por esse motivo ser reduzidas a esse facto, como 

sustém o denunciado. Se o texto se ambiciona como informativo, e daí colocado na secção 

Mundo, essa sua função residirá numa análise de vários pontos de vista ou posições políticas 

divergentes e complementares sobre a matéria. Ao estabelecer-se um só caminho de evolução 

para a Grécia, essa é assim uma opção pessoal ao invés de uma análise, como o pretendido pelo 

jornal. 

13. Com efeito, as alíneas a), e) e f) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, aprovado pela 

Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, dispõem que «constitui dever fundamental dos jornalistas exercer 

a respetiva atividade com respeito pela ética profissional, competindo-lhes informar com rigor e 

isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião», bem 

como «procurar a diversificação das suas fontes de informação e ouvir as partes com 

interesses atendíveis nos casos de que se ocupem» e «identificar, como regra, as suas fontes 

de informação, e atribuir as opiniões recolhidas aos respetivos autores». 

14. Os parágrafos seguintes passam a analisar o possível desenvolvimento do processo grego 

combinando elementos biográficos de Tsakalotos e Varoufakis num registo de construção de 

perfis profissionais e pessoais colocados em comparação. O seu percurso familiar, onde 

estudaram e detalhes de natureza quotidiana, tais como ambos «Varoufakis, Tsakalotos anda 

sempre com uma mochila às costas; também não usa gravata». Na legenda da imagem, é 



   

4 

ERC/07/2015/609 

mencionado que essa mochila é «vermelha». Algumas das caraterísticas dos protagonistas 

fundamentam-se, assim, numa ideia de proximidade que a jornalista teria ao seu dispôr com 

algum acompanhamento, ou observação. Porém, o leitor poderá ficar na dúvida, pois a consulta 

direta dos visados parece circunscrita ao blogue de Varoufakis. A utilização frequente de 

referências vagas a fontes, como “advertem os que o conhecem”, não promove uma clara 

distinção entre opinião e informação. 

15. Neste sentido, a colocação de aspas no título, apesar de ser a forma adotada pelo Público de 

«retificar as incorreções ou imprecisões que lhes sejam imputáveis» (cfr. alínea b) do n.º 2 do 

artigo 14.º do Estatuto dos Jornalistas), não resolve a questão da indefinição do género 

jornalístico do artigo, não sendo óbvio se deveria ser considerado de opinião ou informativo. É 

esta indefinição que não torna claro se o texto de facto deveria vir destacado como opinião, ou 

um texto informativo na secção online «Mundo». 

 

IV. Deliberação 

 

Tendo apreciado cinco participações contra o jornal Público, propriedade de Público – Comunicação 

Social, S.A., por falta de rigor informativo e confusão entre informação e opinião relativamente a um 

artigo com o título «Entra o aristocrata Tsakalotos, sai o arrogante Varoufakis. A ideologia mantém-

se», publicado a 6 de julho de 2015 na edição online daquele jornal, o Conselho Regulador da ERC 

delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 7.º, alínea d), 8.º, alínea j), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, sensibilizar o jornal Público a 

enquadrar os seus textos num género jornalístico definido, permitindo aos leitores compreenderem 

se estão perante informação ou opinião, dando cumprimento ao disposto na alínea a) do n.º 1 do 

artigo 14.º do Estatuto do Jornalista. 

 

Não há lugar ao pagamento de encargos administrativos, nos termos do disposto nos artigos 11.º e 

12.º do Anexo I do Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março. 

 

Lisboa, 21 de dezembro de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 
 



   

5 

ERC/07/2015/609 

 
Carlos Magno 

 
 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 
 

Luísa Roseira 


