
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2018/160 (DR-TV) 

 

 

Recurso do Hospital da Luz, SA, contra a TVI e TVI 24, 

propriedade da TVI – Televisão Independente, SA, por 

denegação do exercício do direito de resposta relativo à 

reportagem intitulada «Sangue contaminado», seguida 

de debate, emitida no Jornal das 8 e no programa 21.ª 

Hora, no dia 23 de maio de 2018. 

 
 
 

Lisboa 
18 de julho de 2018



   

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2018/160 (DR-TV) 

 

Assunto: Recurso do Hospital da Luz, SA, contra a TVI e TVI 24, propriedade da TVI – Televisão 

Independente, SA, por denegação do exercício do direito de resposta relativo à reportagem intitulada 

«Sangue contaminado», seguida de debate, emitida no Jornal das 8 e no programa 21.ª Hora, no dia 

23 de maio de 2018. 

 

 

I. Do Recurso 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 19 

de junho de 2008, um recurso do Hospital da Luz Lisboa (doravante, Recorrente) contra a 

TVI e TVI 24, (doravante, Recorridas), por denegação do exercício do direito de resposta 

relativo à reportagem intitulada «Sangue contaminado», seguida de debate, emitida no 

Jornal das 8 e no programa 21.ª Hora, no dia 23 de maio de 2018. 

2. Alega o Recorrente que no «dia 25 de maio, o Hospital da Luz remeteu uma comunicação à 

TVI manifestando o exercício do seu direito de resposta a propósito de uma reportagem da 

autoria da jornalista Ana Leal no “Jornal das 8” e do debate no programa “21.ª Hora” da TVI 

24, que a TVI transmitiu no dia 23/5/2018, nos quais foram divulgadas informações falsas, 

inverídicas e erróneas sobre transfusões de sangue suscetíveis de afetar a reputação e boa 

fama do Hospital da Luz de Lisboa e do seu Diretor Clínico, Prof. Dr. José Roquette». 

3. Mais disse ter requerido que o direito de resposta fosse emitido «de acordo com o artigo 

26.º da Lei de Imprensa e do artigo 69.º, da Lei da Televisão». 

4. Requereu também que o direito de resposta «fosse publicado no site da TVI 24, uma vez 

que também aí foi divulgada a referida informação inverídica». 

5. Continua dizendo que «não obstante, por fax datado de 29/05/2018, a TVI recusou a 

emissão do direito de resposta exercido pelo Hospital da Luz com fundamento na 

ilegitimidade da Requerente; inexistência de referências inverídicas ou erróneas na 

reportagem aludida; inexistência de relação útil entre o que foi retratado na reportagem e o 

direito de resposta; excesso de referências ao Hospital da Luz na reportagem». 



   

2 

 

6. Refere também que «à recusa mencionada, foram apresentadas, como solicitado pela TVI, 

as demonstrações, reformulações e correções logo no dia seguinte, 30/05/2018». 

7. Esclarece que a Denunciada respondeu, no dia 05/06/2018 «mantendo o seu 

entendimento e recusando assim definitivamente a emissão do direito de resposta do 

Hospital». 

8. Sustenta o Recorrente «não poder concordar com a posição adotada pela TVI». 

9. Considera o Recorrente que «todos os aspetos mencionados no direito de resposta refutam 

os factos falsos, inverídicos e erróneos que a TVI propagou quer na reportagem quer no 

debate que se lhe seguiu e que foram transmitidos por esta no passado dia 23 de maio, e 

que se reportam essencialmente a 3 afirmações feitas pela TVI: 

a) Transfusão de sangue contaminado no Hospital da Luz Lisboa; 

b) Conhecimento pelo hospital dessa contaminação em 2013 e divulgação à doente 

apenas em 2018; 

c) Comprometimento do Hospital no tratamento deste assunto junto da doente com 

consequente pedido de secretismo e silêncio». 

10. Conclui requerendo que o direito de resposta do Recorrente «seja divulgado integralmente 

nos pogramas “Jornal das 8” “21.ª hora” da TVI 24 e ainda no site da TVI 24, ao abrigo dos 

artigos 26.º da Lei de Imprensa e 69.º da Lei da Televisão». 

 

II. Defesa da Recorrida 

11. Alega a Recorrida que «não recusou inicialmente o direito de resposta que lhe foi 

apresentado pela empresa Hospital da Luz  SA., relativamente à emissão de uma 

reportagem no serviço noticioso Jornal dos 8, de 23 de maio de 2018, tendo, nessa missiva, 

pedido que os respondentes, primeiro e nos termos do n.º 3, do artigo 67.º, da Lei da 

Televisão, comprovassem a sua legitimidade e identidade, e, segundo, que nos termos do 

disposto no n.º 4, do artigo 67.º, do mesmo diploma legal, procedessem a várias 

reformulações e correções ao texto apresentado, no prazo estabelecido no n.º 2, artigo 68.º, 

da Lei da Televisão». 

12. Designadamente considerou a Recorrida que o texto de resposta «não tinha, em grande 

medida, relação direta e útil com a reportagem emitida no Jornal das 8 da TVI, de 23/05, e 

que excedia manifestamente o tamanho do texto e referências que na mesma reportagem 

eram feitas à queixosa ou aos seus profissionais». 



   

3 

 

13. Mais disse que «grande parte do seu texto de resposta, ao contrário do afirmado, não 

respondia nem corrigia ou apontava qualquer erro de facto ao texto da peça emitida no 

Jornal das 8 de 23/05, limitando-se a reproduzir o que já tinha sido referido na mencionada 

reportagem, sem nada acrescentar ou alterar em relação ao seu conteúdo e significado». 

14. Considera a Recorrida ser «evidente que o conteúdo dos pontos 4 e 10 e os três últimos 

parágrafos do texto apresentado não tem qualquer relação com o que foi veiculado em tal 

reportagem e que a extensão do texto apresentado é manifestamente superior às 

referências efectuadas ao Hospital da Luz». 

15. Esclarece que «para demonstração das insuficiências detectadas e para que a queixosa 

pudesse efectuar as correcções necessárias ao texto apresentado de forma a respeitar o 

disposto nos nºs. 3 e 4, do artigo 67.º, da Lei da Televisão, este operador de televisão 

informou e concedeu à queixosa o prazo de 48 horas estabelecido no n.º 2, do artigo 68.º, da 

Lei da Televisão, informando expressamente que caso tal prazo não fosse aproveitado para 

esse efeito, seria definitivamente recusada a emissão do direito de resposta». 

16. Afirma a Recorrida que, embora a Recorrente «tenha respondido à missiva da TVI e 

demonstrado o pressuposto da legitimidade, recusou efetuar qualquer correcção ao texto 

inicialmente apresentado, insistindo na sua integral difusão». 

17.   Mais disse que a Recorrente «aduz um extenso conjunto de argumentos que demonstram 

bem que a sua pretensão não é única e exclusivamente responder ou rectificar a peça da 

reportagem emitida no Jornal das 8, de 23/05, mas antes que sustenta a sua pretensão de 

exercício do direito de resposta em conteúdos diferentes e emitidos em canais televisivos 

autónomos e diferenciados, pretendendo num só texto responder a dois conteúdos 

diferentes». 

18. Entende a Recorrida que «os conteúdos exibidos nos dois canais, TVI e TVI 24, são 

radicalmente diferentes – na TVI foi exibida durante o serviço noticioso Jornal das 8 a 

reportagem e na TVI 24 apenas o debate sobre a reportagem já exibida – e apresentados de 

forma diferenciada e autónoma, com um tempo de emissão distinto». 

19. Sustenta por isso a Recorrida que «não se pode por isso aceitar, nem a Lei da Televisão o 

permite, que o texto de direito de resposta a emitir no serviço noticioso Jornal das 8 da TVI 

seja fundamentado no conteúdo da emissão do debate na TVI 24, confundindo os dois 

conteúdos exibidos e visando responder ou rectificar no mesmo texto e de uma assentada a 

conteúdos diferentes». 



   

4 

 

20. Defende a Recorrida que se a Recorrente «pretendia, como parece pretender, responder a 

conteúdos televisivos, deveria ter identificado precisamente o texto que corresponderia a 

cada um dos mencionados programas e não juntar num mesmo texto a “resposta” a tais 

conteúdos diferenciados». 

21. Aduz a Recorrida que «por esse motivo e também por o texto enviado continuar a exceder 

manifestamente em tamanho e em tempo de leitura o das referências que lhe deram 

origem – isto é as da reportagem de 23/05 emitida no serviço noticioso Jornal das 8 – sem 

que a queixosa tenha demonstrado abertura para proceder a qualquer das alterações ou 

correcções solicitadas, a TVI recusou fundamentadamente o direito de resposta do Hospital 

da Luz, SA, nos termos que contam da sua missiva datada de 4/06/2018». 

22. Conclui requerendo que o recurso que foi apresentado na ERC seja liminarmente rejeitado. 

 

III. Análise 

23. No dia 23 de maio de 2018, a TVI emitiu, no Jornal das 8, uma reportagem, de cerca de 14 

minutos, onde foi noticiado ter sido feita uma transfusão de sangue, no Hospital da Luz, em 

que foi usado um lote de sangue suspeito de contaminação com o vírus da Hepatite C. A 

reportagem em causa foi emitida, no mesmo dia, no serviço noticioso TVI 24, no programa 

21.ª Hora e foi acompanhada de debate, em estúdio, com a duração de cerca de 47 minutos. 

24. A Recorrente exerceu direito de resposta, no dia 25 de maio de 2018, requerendo que o seu 

texto de resposta fosse emitido na TVI, TVI 24 e também no site da TVI 24. 

25. Em resposta enviada à ERC, a Recorrida esclarece que recusou a emissão do direito de 

resposta, uma vez que a resposta não tinha relação direta e útil com a reportagem a que se 

responde. Assim, considera a Recorrente, que carecem de relação direta e útil os pontos 4 e 

10 da resposta e ainda os três últimos parágrafos. 

26. No ponto 4 da resposta afirma a Recorrente que «o Hospital da Luz de Lisboa, relativamente 

à doente que aparece na notícia da TVI, cumpriu escrupulosamente os procedimentos 

indicados pelo IPST». No ponto 10 refere que «todas estas informações foram previamente 

prestadas pelo Hospital da Luz Lisboa, quer à jornalista Ana Leal quer ao diretor da TVI Sérgio 

Figueiredo, que, ainda assim, insistiram em difundir publicamente uma informação que 

sabiam ser inverídica e suscetível de afetar a reputação e boa fama do Hospital da Luz 

Lisboa e do seu Diretor Clínico, Prof. Dr. José Roquete». 



   

5 

 

27. Os três últimos parágrafos dirigem-se, naturalmente, à Direção de Informação da TVI, 

explicitando-se o modo como a resposta deve, no entender da Recorrente, ser emitida, não 

fazendo parte integrante da resposta. 

28. Assim, do ponto de vista da legitimidade da recusa analisam-se, para este efeito, os 

referidos pontos 4 e 10 da resposta, que a Recorrida entende não terem relação direta e útil 

com o texto respondido. 

29. Nos termos do artigo 67.º, da Lei da Televisão, «o conteúdo da resposta ou da retificação é 

limitado pela relação direta e útil, com as referências que as tiverem provocado (...)». 

30. Esclarece a doutrina que «só não existe relação direta e útil quando a resposta seja de todo 

alheia ao tema em discussão e se mostre irrelevante para desmentir, contestar ou modificar 

a impressão causada pelo texto a que se responde. Por outro lado, este requisito deve ser 

considerado em relação à globalidade do texto de resposta e não a uma ou mais passagens 

isoladas» (Moreira, Vital (1994:122), O Direito de Resposta na Comunicação Social, 

Coimbra, Coimbra Editora). No mesmo sentido, o ponto 5.1 da Diretiva do Conselho 

Regulador da ERC, 2/2008, sobre a publicação de textos de resposta e de retificação na 

imprensa, de 12 de novembro de 2012. 

31. Durante a reportagem emitida na TVI e TVI 24, o Hospital da Luz aparece, por diversas vezes, 

referido, uma vez que foi neste hospital que foi feita a transfusão de sangue de um lote que 

pertencia a um dador que, posteriormente, veio a acusar positivo no teste do vírus de 

Hepatite c. Nas passagens postas em crise pela Recorrida, o Recorrente procura esclarecer 

que, no caso em apreço, cumpriu todos os procedimentos indicados pelo Instituto 

Português do Sangue e Transplantação (doravante, IPST), e que teria prestado todos os 

esclarecimentos que considerou pertinentes sobre a matéria, quer à Jornalista, autora da 

reportagem, quer ao Diretor de Informação da TVI. 

32.  Assim, entendo ser evidente que o conteúdo da resposta se refere expressamente à 

matéria veiculada na reportagem e é diretamente relacionado com os factos que foram 

noticiados sobre o Hospital da Luz, não assistindo razão à Recorrida em recusar a 

divulgação da resposta por falta de relação direta e útil, dos pontos aludidos supra, com a 

reportagem a que se responde. 

33. Considera também a Recorrida que o texto de resposta não respondia nem corrigia ou 

apontava qualquer erro de facto à reportagem que foi emitida, referindo que o objetivo da 



   

6 

 

Recorrente é responder a dois conteúdos noticiosos radicalmente diferentes, o Jornal das 8 

e o programa 21.ª Hora. 

34. Entende a Recorrida que se a Recorrente pretendia responder a conteúdos televisivos 

diferentes, deveria ter identificado o texto que correspondia a cada um dos programas e não 

juntar na resposta conteúdos diferenciados. 

35. O direito de resposta é a oportunidade que a lei dá ao visado numa determinada notícia, 

suscetível de afetar o seu bom nome e reputação, de apresentar a sua versão dos factos, 

pelas suas próprias palavras. Ao contrário do que alega a Recorrida, o texto de resposta 

contraria factos que foram transmitidos na peça noticiosa - designadamente a data em que 

o IPST detetou que o sangue do dador em questão acusou positivo para o vírus de Hepatite C 

-, não sendo este um fundamento válido de recusa do direito de resposta. 

36.  Quanto à questão de que, com o mesmo texto, a Recorrente pretende responder a dois 

conteúdos noticiosos diferentes, estabelece o artigo 69.º, n.º 3, alínea a), que «a resposta 

ou a retificação devem: a) nos serviços de programas televisivos, ser transmitidas tantas 

vezes quantas as emissões da referência que as motivou». 

37. Subjacente ao preceituado nesta norma está o princípio da equivalência, pretendendo-se, 

desta forma, que a resposta tenha o mesmo impacto da notícia original. A reportagem 

visada no presente recurso foi emitida no Jornal das 8 da TVI e no programa 21.ª hora, da TVI 

24, sendo que, neste último, a emissão da reportagem foi acompanhada de um debate em 

estúdio. Não é por isso rigoroso a Recorrida afirmar que se trata de conteúdos 

«radicalmente» diferentes. Pelo contrário, em ambos os serviços de programas foi emitida 

a mesma reportagem, sendo que, no programa emitido na TVI 24, a reportagem foi 

antecedida de debate sobre o tema da peça em questão.  

38. No caso em análise, a Recorrente optou por apresentar um único texto de resposta para 

responder a ambos os programas e, nos termos da Lei da Televisão, tem direito a que esse 

mesmo texto seja emitido em ambos os serviços de programas, uma vez que a resposta 

deve ser transmitida «tantas vezes quantas as emissões da referência que as motivou». 

39. Finalmente argumenta a Recorrida que o texto de resposta excede em tamanho e em tempo 

de leitura as referências à Recorrente na reportagem a que se responde. 

40. Estabelece-se no artigo 67.º, n.º 4, da Lei da Televisão, que o conteúdo da resposta não pode 

exceder o número de palavras do texto que lhes deu origem. 



   

7 

 

41. A reportagem que se pretende responder teve um tempo de emissão de cerca de 14 

(catorze) minutos, tempo ao longo do qual foram feitas diversas referências que visam 

direta ou indiretamente a Recorrente. O debate e a reportagem emitidos na TVI 24 tiveram a 

duração de cerca de 47 (quarenta e sete) minutos. A leitura do direito de resposta da 

Recorrida não demora mais do que 3 (três) minutos.  

42. Facilmente se verifica que a resposta não excede em tamanho as referências a que se 

responde, não tendo também aqui fundamento o alegado pela Recorrida. 

43. Tendo em conta o exposto, considero que a Recorrida recusou infundadamente o exercício 

do direito de resposta da Recorrente, pelo que o presente recurso deverá ser considerado 

procedente. 

 

IV. Deliberação 

Tendo apreciado um recurso apresentado pelo Hospital da Luz, SA, contra a TVI e TVI 24, propriedade 

da TVI – Televisão Independente, SA, por denegação do exercício do direito de resposta relativo à 

reportagem intitulada «Sangue contaminado», seguida de debate, emitida no Jornal das 8 e no 

programa 21.ª Hora, no dia 23 de maio de 2018, o Conselho Regulador delibera dar provimento ao 

recurso e determina: 

1. A emissão do texto de resposta na TVI e TVI 24, no Jornal das 8 e na 21.ª Hora, 

respetivamente, 24 (vinte e quatro) horas após a receção da presente Deliberação, nos 

termos do artigo 69.º, n.º 1, da Lei da Televisão; 

2. A emissão do texto de resposta no site da TVI 24, na rúbrica Sociedade, junto à reportagem 

visada no presente recurso, 24 (vinte e quatro) horas após a receção da presente 

Deliberação, nos termos do artigo 69.º, n.º 1, da Lei da Televisão; 

3. A abertura de procedimento contraordenacional contra a TVI – Televisão Independente, SA, 

por violação do artigo 69.º, n.º 1 e n.º 3, alínea a), da Lei da Televisão, nos termos do artigo 

76.º, n.º 1, alínea a), da mesma lei. 

 

Lisboa, 18 de julho de 2018 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 



   

8 

 

 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


