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Consumos de Media
Estudo Crescendo entre Ecrãs. Usos de meios eletrónicos por crianças (3-8 anos)

Este relatório, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, apresenta os resultados da 3.ª edição do projeto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social «Públicos e Consumos de Media». Esta edição tem como tema principal de análise os usos de meios eletrónicos por crianças (3-8 anos).

Procurou-se identificar os ambientes de ecrãs (televisão, computadores, consolas, telemóveis, tablets...) em que vivem as crianças destas idades, os seus modos de acesso e usos, como os pais orientam esses usos e as suas atitudes e preocupações.

O estudo incluiu duas componentes:
1. o primeiro inquérito nacional sobre este tema, realizado face a face em 656 lares, que reuniu um questionário para pais de crianças de 3 a 8 anos, e um questionário para crianças de 6-8 anos;
2. entrevistas e observação em lares de 20 famílias com perfis diferentes e com crianças dos 3-8 anos que fossem utilizadoras da internet

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MEDIA CONSUMPTION STUDY > GROWING UP BETWEEN SCREENS – USE OF ELECTRONIC DEVICES BY CHILDREN (AGED 3-8)

This report, developed in partnership with the Universidade NOVA de Lisboa, Faculty of Social and Human Sciences, presents the results of the 3rd edition of the Regulatory Authority for the Media project “Public and Media Consumption”. The main analytical theme of this edition is the use of electronic media by children (3-8 years-old), in Portugal (2016).

It seeks to identify the screen environments (televisions, computers, consoles, mobile phones, tablets...) in which children of these ages live, how they access and use them, how their parents monitor their use and their attitudes and concerns.

The study includes two components:
1. the first national survey on this topic, carried out face-to-face in 656 homes, which included a questionnaire for the parents of children aged from 3 to 8 and a questionnaire for children aged from 6 to 8; 
2. interviews and observations in the homes of 20 families with different profiles and with children aged 3 to 8 who use the internet.

 

2017-02-16173.20 Kb
Estudo As Novas Dinâmicas do Consumo Audiovisual em Portugal

A televisão, a rádio e a imprensa continuam a ser responsáveis pela produção e difusão da maioria dos conteúdos informativos e de entretenimento que alimentam o debate público, independentemente da plataforma em que estes conteúdos são consumidos. Ainda assim, tal como ocorreu aquando do aparecimento de novos meios de comunicação ao longo de todo o século XX (Ribeiro, 2015), estamos atualmente a presenciar a recomposição do ecossistema mediático com o redimensionamento do valor atribuído a cada meio. A compreensão deste processo e das novas formas de relação dos cidadãos com os diferentes tipos de conteúdos e dispositivos será essencial para a estruturação de novos modelos de negócio, o que se afigura hoje como um grande desafio para as empresas de media.

O Estudo "As Novas Dinâmicas do Consumo Audiovisual em Portugal" é a segunda edição do projeto da ERC «Públicos e Consumos de Media», baseado num inquérito à população portuguesa, em que se aprofunda o consumo audiovisual. Na primeira edição foram destacados os usos dos media digitais.

A presente edição resulta de uma parceria da ERC com investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa e especialistas da GfK Portugal. 

2016-05-16
Estudo Públicos e Consumos de Média

Apresenta-se neste documento o primeiro relatório do projeto ERC – Públicos e Consumos de Média, iniciado em finais de 2014 e que tem por objetivo central analisar a evolução dos consumos de média em Portugal. O desenvolvimento deste projeto assenta essencialmente na realização de um inquérito anual a nível nacional (continente e regiões autónomas), através do qual se pretende conhecer os hábitos de consumo de média dos portugueses e a sua evolução.

A primeira edição do projeto privilegiou a análise dos consumos de notícias em plataformas digitais. Assim, além de procurar conhecer os consumos de média em termos gerais, o primeiro inquérito teve como enfoque particular os hábitos dos consumidores de notícias nas suas relações com os média online.

2015-05-196.10 MB