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Novos Media
Estudo Digital Media Portugal 2015

A passagem para o digital e a criação da Internet, associada à globalização, mudam a nossa rotina e a velocidade da mudança supera em muito a nossa capacidade de aprendizagem e adaptação.

É neste contexto de mudança e imprevisibilidade que o universo dos media se confronta com inúmeras perplexidades, às quais não fogem nem o Legislador nem o Regulador, seja a nível nacional ou europeu.

Na verdade, estes são dos mais lentos no acompanhamento deste processo. Baseiam-se ainda em paradigmas que permitem recear decisões sobre o que já não é, circunscrever normas a espaços que já não existem e  critérios que impedem o reconhecimento de novos atores protegendo o passado e não antecipando o futuro

Neste Estudo a ERC procurou encontrar uma visão sobre o que é hoje um órgão de comunicação social, em função de critérios mais adequados à nova realidade, os direitos e deveres desses meios e como podemos olhar e classificar a enorme diversidade de atores no atual ecossistema de comunicação social. 

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Estudo Novos Media - Sobre a redefinição da noção de órgão de comunicação social | Study New Media: On the redefinition of the meaning of media organisation

O Conselho Regulador da ERC decidiu produzir o presente estudo, intitulado Novos Media - Sobre a redefinição da noção de órgão de comunicação social, tendo ainda determinado a sua submissão prévia a consulta pública.

No presente trabalho pretende-se, em primeiro lugar, efetuar um levantamento dos novos desafios de regulação. Em simultâneo, procuram-se caminhos que possam dar a adequada resposta regulatória no interesse da livre difusão de informação e de proteção dos cidadãos, quer enquanto consumidores de conteúdos, quer enquanto atores de um novo espaço público mediático onde, muito graças ao quadro tecnológico atual, podem mesmo atuar como autores/produtores, conscientes ou involuntários, de conteúdos.

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The Board of the Regulatory Authority for the Media (ERC) decided to produce this study, titled New Media: On the redefinition of the meaning of media organisation, and to submit it for public consultation.

This document first seeks to conduct a survey of the new regulatory challenges. While doing so, it will also search out new ways toprovide an appropriate regulatory response that is in the interests of the free flow of information and of citizen protection, both as content consumers and as actors in a new public media space in which, thanks largely to the state of current technology, are able to act as conscious or involuntary content authors/producers.

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Sumário Executivo do Estudo Modelos de Negócio e Comunicação Social – “Telcos”, Legacy Media, Novos Media e Start-ups jornalísticas em Navegação Digital”

O estudo coordenado por Gustavo Cardoso, investigador e docente do ISCTE-IUL, Carlos Magno, Presidente da ERC e Tânia de Morais Soares, Diretora de Análise de Media da ERC, além de diagnosticar a realidade dos media em Portugal, tem como principais objetivos perspetivar a evolução do setor, identificar as áreas de transformação da prática jornalística, as estratégias de monetização e os modelos de negócio da comunicação social portuguesa para os próximos cinco anos.

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