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Cobertura Jornalística de Eleições
Cobertura Jornalística das Eleições Europeias 2019 - Rádio

Este Relatório retrata a cobertura mediática feita pelas estações de rádio Antena 1, TSF, Rádio Renascença e Rádio Comercial às eleições para o Parlamento Europeu em 2019.

A análise incidiu nos blocos informativos da manhã e do final da tarde, emitidos em período de campanha eleitoral (13 a 24 de maio de 2019), nestas que são as estações mais vocacionadas para a informação em cada um dos maiores grupos de media do mercado radiofónico nacional.

A ERC definiu como objetivo identificar as presenças dos partidos políticos candidatos ao ato eleitoral, bem como dos seus representantes (candidatos e outros). A partir da identificação das presenças destas formações pretendeu caracterizar a atenção informativa atribuída a cada candidatura, identificando eventuais situações de desequilíbrio no acesso dos candidatos/candidaturas ao espaço mediático. À semelhança do que a ERC já fizera no Relatório anteriormente divulgado, referente à cobertura jornalística feita pelas televisões.  

Além do registo das presenças das candidaturas, a ERC considerou também o enfoque temático evidenciado e o destaque dado à sua cobertura pelos órgãos de comunicação social, nomeadamente observando o tempo que lhe era dedicado nos noticiários.

2019-08-30
Cobertura Jornalística das Eleições Europeias 2019 - Televisão

Este Relatório retrata a cobertura mediática feita pelos canais de televisão RTP1, RTP2, SIC, TVI e CMTV às eleições para o Parlamento Europeu em 2019.

Esta análise observou o universo dos noticiários televisivos emitidos em período de campanha eleitoral (13 a 24 de maio de 2019) e teve por objetivo a identificação das presenças dos partidos políticos candidatos ao ato eleitoral, bem como dos seus representantes (candidatos e outros). A partir da identificação das presenças destas formações pretendeu-se caracterizar a atenção informativa atribuída a cada candidatura, identificando eventuais situações de desequilíbrio no acesso dos candidatos/candidaturas ao espaço mediático.

Além do registo das presenças das candidaturas, a ERC considerou também o enfoque temático evidenciado e o destaque dado à sua cobertura pelos órgãos de comunicação social, nomeadamente observando o tempo que lhe era dedicado nos blocos informativos.

Recorde-se que em períodos eleitorais, por considerar serem aqueles em que a observância do princípio do pluralismo político-partidário assume particular relevância, a ERC acompanha com redobrada atenção a cobertura mediática da informação sobre política nacional. 

2019-08-21
Resultados da monitorização e análise da cobertura jornalística da campanha eleitoral para as eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho de 2011

Os dados referem-se ao universo de peças informativas que integraram presenças dos partidos/candidaturas (candidatos, representantes dos partidos, apoiantes…) associadas em algum momento ao contexto das eleições legislativas publicadas pelos seguintes órgãos de comunicação social:

a) Televisão: RTP1 – Jornal da Tarde e Telejornal;RTP2 – Hoje; SIC – Primeiro Jornal e Jornal da Noite; TVI – Jornal da Uma e Jornal Nacional;

b) Rádio: Antena 1 – Noticiários 19.00h, 23.00h e Jornais de Campanha; Rádio Renascença – Noticiários 12.00h e 23.00h; TSF – Noticiários 19.00h e 23.00h;

c) Imprensa: Diários – Correio da Manhã; Diário de Notícias; i; Jornal de Notícias; Público; Semanários – Expresso e Sol.

O período abrangido pela análise vai de 5 de Maio a 3 de Junho de 2011, sendo o período oficial da campanha eleitoral de 22 de Maio a 3 de Junho.

2019-08-21
Relatório sobre a cobertura jornalística das eleições legislativas de 2009

Os dados que se apresentam nesta publicação correspondem a duas vertentes da cobertura jornalística da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 27 de Setembro 2009: informação noticiosa (abrangendo a televisão e a imprensa) e presença das candidaturas em programas e espaços de opinião (abrangendo a televisão, a imprensa e a rádio).

O período em análise vai de 27 de Agosto a 25 de Setembro de 2009. 

2019-08-21
Balanço da cobertura jornalística das eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa (2007) na imprensa e na televisão

O balanço que a seguir se expõe incide sobre a cobertura realizada pela imprensa diária de expansão nacional – Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Público e 24 Horas (num total de 2015 peças), pelos semanários Expresso e Sol (num total de 147 peças) – pelo diário gratuito Destak (num total de 84 peças) e pelos blocos informativos das 20h00 dos serviços de programas de televisão, RTP1, SIC e TVI (num total de 418 peças). 

Análise destes últimos foi divulgada em Relatório anexo à Deliberação 9/PLU-TV/2007, em 25 de Julho passado. As metodologias utilizadas e os dados resultantes da análise da imprensa diária e semanal constam, igualmente, dos anexos a este balanço.

2019-08-21
Relatório sobre a cobertura jornalística na imprensa das eleições intercalaraes para a Câmara Municipal de Lisboa (2007)

Esta análise incide sobre 305 edições dos diários generalistas Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Público e 24 Horas, correspondentes à totalidade das edições publicadas no período 13 de Maio a 14 de Julho de 2007 – 61 edições de cada diário – num total de 2015 peças (textos noticiosos e artigos de opinião).

2019-08-21