Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
Representação de Género
Estudo Representações da Violência Doméstica nos Telejornais de Horário Nobre

O estudo Representações da Violência Doméstica nos telejornais de horário nobre analisa a informação noticiosa produzida sobre estes conteúdos, nos blocos informativos dos operadores de sinal aberto (RTP1, RTP2, SIC e TVI), entre 2013 e 2015.

Este trabalho foi desenvolvido pelo Departamento de Análise de Media da ERC e inscreve-se no Plano de Ação do regulador para a Promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens e Luta contra os Estereótipos de Género. Através dos resultados e conclusões apurados procura-se contribuir para a discussão pública em torno das representações sociais e mediáticas da violência na intimidade e incentivar o compromisso dos meios de comunicação social na prevenção e erradicação da violência doméstica.

2018-11-141.06 MB
Relatório sobre representação de homens e mulheres nos blocos informativos de sinal aberto (Anos 2015,2016,2017)

O Departamento de Análise de Media da ERC realiza, desde 2006, a monitorização sistemática de conteúdos na informação diária, emitida em horário nobre, pelos operadores público (RTP1 e RTP2) e privados (SIC e TVI). Entre as variáveis que integram essa monitorização constam as que caraterizam o sexo dos protagonistas das peças contidas nos alinhamentos dos blocos informativos considerados.

O presente relatório apresenta os dados relativos a 2015, 2016 e 2017, procurando dar resposta a parte dos objetivos contidos na execução da medida 59 do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, em particular, sobre a diversidade e o pluralismo de atores que protagonizam os noticiários de horário nobre, inserindo-se no âmbito do acordo de colaboração entre a ERC e a Comissão para a Cidadania e Igualdade Género.

2018-10-11251.45 Kb