Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC apoia Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação 2019
2019/07/31

A ERC, em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas, apoia o segundo Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação 2019, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), e que visa premiar a qualidade de trabalhos jornalísticos sobre investigação e inovação de base científica e tecnológica, publicados em órgãos de comunicação social de âmbito nacional, e um num órgão regional, em 2018. As candidaturas estão abertas até 13 de setembro e o regulamento pode ser consultado no sítio institucional da ANI.

O apoio da ERC foi na definição das quatro categorias a concurso: “Escrito”, “Áudio”, “Audiovisual” e “Multimédia”. Há também a categoria “Regional” que distinguirá um trabalho publicado num órgão com esse âmbito geográfico. O prémio é de 4 mil euros para cada categoria (20 mil euros no total). Pela primeira vez, haverá a atribuição de menções honrosas e de troféus a trabalhos de estudantes e publicados em blogues ou podcasts.

O regulador da comunicação social participará como jurado na avaliação das candidaturas e no Júri Final, presidido pela ANI, e composto pelo COMPETE 2020 e pelo Sindicato dos Jornalistas.

Após a submissão de candidaturas no sítio institucional da ANI, serão selecionados três trabalhos por categoria, a ANI divulgará as admitidas, até 1 de outubro, e o júri avaliará os trabalhos, até 4 de novembro.

Em 8 de novembro, serão divulgados os finalistas de cada categoria e publicadas as peças para votação pública, até 22 de novembro. A votação do público contará em 40 % na decisão, os restantes 60% serão responsabilidade do Júri Final. Em caso de empate, o voto do público decide o vencedor.

Os prémios serão entregues num evento ainda sem data, a realizar até 31 de dezembro.