Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC lamenta a morte do Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental
2018/01/08

A ERC lamenta a morte do Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, Dr. Álvaro de Carvalho, tendo apresentado condolências à Família enlutada.

Recorda-se a ação fundamental do Dr. Álvaro de Carvalho no estabelecimento e manutenção das fortes e frutuosas relações de cooperação entre a ERC e o Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde (PNSM-DGS), firmadas em protocolo assinado em 2014, ao qual esteve subjacente a convicção sobre a importância da comunicação social na promoção da Saúde Mental.

Deste protocolo resultou a constituição do Grupo de Trabalho Media e Saúde Mental, com iniciativas conjuntas de sensibilização para problemáticas como a proteção do desenvolvimento da personalidade de crianças e jovens enquanto consumidores de conteúdos televisivos, o combate ao estigma e à discriminação da pessoa com doença mental, a prevenção do consumo de substâncias psicoativas ou a prevenção do suicídio à luz das orientações aos media da Organização Mundial de Saúde.

Em 2014, a ERC e o PNSM-DGS, numa iniciativa que contou com o apoio institucional da Assembleia da República, organizaram, na Sala do Senado, uma conferência internacional sobre Saúde Mental e Comunicação Social, que reuniu especialistas portugueses e estrangeiros nas áreas da Comunicação Social, da Saúde Mental, e da Regulação, que se recorda aqui.