
 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 7-Q/2006 

 

 

Assunto:  Queixa do Instituto Margarida de Chaves contra a Antena 1 - Açores e 

jornalistas Ana Paula Santos e Rui Goulart 

 

 

Dos factos 

 

1) No dia 14 de Fevereiro de 2006, a Antena 1 - Açores difundiu uma entrevista 

conduzida pelos jornalistas Ana Paula Santos e Rui Goulart, em que o entrevistado, 

identificado como “Manuel”, afirmava serem os utentes mal-tratados, física e 

psicologicamente, no Instituto Margarida de Chaves, por pessoa em quem o director da 

instituição confiava, apesar de já ter sido avisado do que se passava. O entrevistado 

afirmou que tinha estado na Instituição, mas, com receio dos maus-tratos, preferia viver 

na rua. 

2) Antes de iniciada propriamente a entrevista, no noticiário das 13 horas de 14 de 

Fevereiro de 2006, a jornalista Ana Paula Santos disse o seguinte: «são queixas sobre 

queixas de violência física e verbal exercida sobre quem lá vive; um ano depois e com 

um caso a correr no Ministério Público, voltam as denúncias de maus tratos praticados 

por funcionários do Lar Margarida de Chaves, vulgarmente conhecido por Cozinha 

Económica de Ponta Delgada. Esta manhã um dos queixosos pediu, mesmo, apoio à 

Segurança Social».
1
 

                                                
1
 A transcrição das peças transmitidas, bem como uma gravação deficiente da mesma, foram enviadas à 

ERC pelo queixoso. 



 

 2  

3) Durante a entrevista, a jornalista Ana Paula Santos disse expressamente que «ao 

longo de toda a manhã a Antena 1 - Açores procurou contactar Abílio Baptista, o 

presidente do lar Margarida de Chaves, mas até agora as nossas tentativas foram 

infrutíferas».
2
 

4) No mesmo dia, o Instituto Margarida de Chaves enviou aos estúdios da Antena 1 - 

Açores um seu funcionário e vários utentes, que foram entrevistados pela jornalista Ana 

Paula Santos, tendo, aos microfones da estação emissora, negado que algum utente 

fosse vítima de maus tratos por parte da instituição ou de alguns dos seus funcionários. 

5) A entrevista ao utente queixoso foi transmitida, de novo, no noticiário das 18.30, 

como se se tratasse de entrevista a outro utente. 

6) Em 6 de Abril de 2006, cinco senhoras identificadas, trabalhadoras da instituição, 

assinaram uma queixa dirigida à ERC pedindo que os jornalistas em causa fossem 

admoestados por terem difundido notícias, segundo elas, completamente falsas e muito 

graves. Essa queixa faz parte do processo enviado à ERC pelo Director do Instituto 

Margarida de Chaves. 

7) O presidente da Direcção do Instituto Margarida de Chaves enviou à Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social, datada de 6/4/06, queixa contra os jornalistas 

Ana Paula Santos e Rui Goulart por «difamação e abuso de liberdade de Imprensa», a 

qual deu entrada na ERC em 12/4/06.  

8) Em síntese, o queixoso considera que os jornalistas em causa não cumpriram os seus 

deveres deontológicos, «feriram a honra da direcção e do presidente» do Instituto, 

deram «voz à mentira» e «produziram comentários que lesaram a honra de todas as 

pessoas envolvidas no IMC: fundadores, sócios, dirigentes, utentes e funcionários».  

9) Notificado o director da Antena1-Açores, por ele foi referido, nomeadamente, que 

não identificaram o entrevistado pelo seu nome, como é uso nos casos de vítimas de 

violência, e tentaram sempre – mas sem êxito - falar com o presidente do Instituto. 

                                                
2
 Idem. 



 

 3  

10) Afirma ainda: «E porque na notícia dada surgia também envolvida a Segurança 

Social, a RDP recolheu igualmente os depoimentos dos responsáveis, aprofundando a 

matéria, de modo a apresentar uma situação consistente, tanto mais que já 

anteriormente havia sido levantado inquérito pela Segurança Social quanto a eventual 

violência no Instituto Margarida de Chaves, situação que se encontra actualmente 

participada ao Ministério Público.»   

11) Considera, finalmente, que não houve qualquer violação das normas legais ou 

deontológicas na emissão radiofónica em causa 

12) Os depoimentos de responsáveis da Segurança Social, referidos pelo Director da 

Antena 1 - Açores, a terem sido radiodifundidos, não estão transcritos, nem podem ser 

comprovados pelas gravações, dado o mau estado das mesmas. 

 

Da legitimidade e da competência: 

 

Quanto à queixa do presidente do Instituto Margarida de Chaves, acompanhada pela 

queixa de 5 funcionárias, um e outras são interessados e têm, por tal, legitimidade para 

recorrer à ERC relativamente aos factos descritos, pois são visados na noticia da RDP; 

tinham direito de resposta, nos 20 dias seguintes à emissão, não constando do processo 

que tenham utilizado este direito.  

A ERC é uma Entidade Administrativa Independente, não é entidade judiciária, pelo 

que é absolutamente incompetente para apreciar queixas-crime; no caso concreto, a 

ERC nem sequer tem qualquer poder de remessa da queixa ao tribunal competente, pois 

não é um orgão de polícia e o crime imputado aos jornalistas em causa não é crime 

público.  

 

Apreciação dos factos: 

a) Embora a ERC não tenha competência para apreciar os termos da queixa apresentada 

pelo presidente do Instituto Margarida de Chaves, nem aquela outra, apresentada pelas 



 

 4  

funcionárias, que lhe foi junta, pode, oficiosamente, nos termos do n.º 2 do artigo 63º ou 

do n.º 1 do artigo 64º dos seus Estatutos, adoptar uma recomendação ou uma decisão, se 

entender que foram postos em causa direitos, liberdades e garantias dos cidadãos 

visados, ou que se verificou a violação de quaisquer normas legais ou regulamentares 

aplicáveis à actividade de comunicação social, e aos jornalistas em particular. 

b) Certo é, porém, que às imputações contestadas poderiam os queixosos ter reagido 

através do exercício do direito de resposta, que teria constituído, in casu, o instrumento 

jurídico mais apropriado para a  tutela do seu bom nome e a reposição da sua verdade 

pessoal.  

c) Por outro lado, os jornalistas observaram, no essencial, os deveres deontológicos da 

classe, pois colheram informações e depoimentos junto da Segurança Social, tendo 

confirmado a existência de inquérito judicial sobre a matéria; ouviram igualmente, no 

respeito do contraditório, os funcionários do Instituto Margarida de Chaves e 

transmitiram as respectivas declarações, inclusive com maior relevo e com maior 

utilização de tempo de antena do que o dado à queixa que motivou a notícia; 

cumpriram, enfim, o seu dever de informar expondo os diversos pontos de vista e as 

diversas opiniões sobre os factos em concreto, fazendo-o, em regra, com rigor 

informativo. 

d) Todavia, da audição das peças transmitidas resulta que houve duas transmissões da 

mesma entrevista ao Sr. Manuel, e não a este e a um outro utente, como referido no 2º 

noticiário (das 18.30); assim como se verifica que os jornalistas proferiram afirmações 

de sentido generalizador e conclusivo, correspondentes às acusações que impendiam 

sobre a instituição visada, que os factos apresentados na notícia, por si sós, não 

permitem comprovar. 

e) Importa, ainda assim, assinalar que a falta de precisão ocorrida, de apresentar como 

constituindo uma nova acusação as declarações anteriormente transmitidas, se pode 

dever a erro na escrita do texto da notícia, ou a erro técnico de quem preparou ou 



 

 5  

promoveu a entrada das entrevistas, e, portanto, não ter havido, nessa parte, qualquer 

acção menos correcta dos jornalistas contra os quais os queixosos agiram junto da ERC. 

O que faria reportar, quando muito, à RDP–Açores, no seu conjunto, qualquer reparo 

sobre o detalhe aqui exposto, visando a superação, no futuro, de idêntica ocorrência. 

 

Conclusão 

 

O Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 

analisadas as queixas apresentadas pelo presidente da direcção do Instituto Margarida 

de Chaves, assim como por um grupo de funcionários da mesma instituição, contra os 

jornalistas Ana Paula Santos e Rui Goulart, da Antena 1 - Açores, por ofensas ao bom 

nome e reputação do instituto, seus sócios e trabalhadores, delibera: 

 

1 – Não se pronunciar sobre os ilícitos criminais imputados aos jornalistas, 

eventualmente cometidos nas peças jornalísticas radiodifundidas em 14 de Fevereiro de 

2006, relativas a alegadas agressões de funcionários do Instituto Margarida de Chaves 

aos seus utentes, por tal matéria ser da exclusiva competência dos Tribunais. 

 

2 – Sublinhar que o instituto jurídico do direito de resposta  - que não foi utilizado - 

teria constituído um meio adequado e eficaz de os queixosos reporem, em tempo útil, a 

sua versão dos factos. 

 

3 – Transmitir à Antena 1 - Açores a necessidade de exigir aos seus colaboradores o 

cabal cumprimento do disposto nas alíneas a), c) e h) do artigo 14º do Estatuto dos 

Jornalistas (Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro), por ter verificado que as peças difundidas, 

apesar de respeitarem o essencial dos deveres ético-jurídicos do exercício do jornalismo, 

não preservaram inteiramente o rigor informativo e a verdade dos factos, ao afirmarem 

que houve duas queixas de utentes distintos contra o Instituto Margarida de Chaves, 

quando é certo que aquela estação radiofónica se limitou apenas a difundir uma segunda 

vez a  mesma entrevista a um utente da referida instituição.  



 

 6  

 

Lisboa, 27 de Julho de 2006 

 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 

 


