
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2023/362 (CONTJOR-TV)  

 

 

Queixa de Maná – Igreja Cristã e de Jorge Tadeu contra a RTP por 
violação do dever de rigor informativo, do direito ao bom nome e 
reputação e do direito à reserva da intimidade da vida privada, no 

programa “A prova dos factos”, emitido no dia 9 de junho 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
10 de outubro de 2023



   

1 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2023/362 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Queixa de Maná - Igreja Cristã e de Jorge Tadeu contra a RTP por violação do dever 

de rigor informativo, do direito ao bom nome e reputação e do direito à reserva da intimidade 

da vida privada, no programa “A prova dos factos”, emitido no dia 9 de junho 

 

I. Queixa 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), 

no dia 6 de julho de 2023, uma queixa de Maná – Igreja Cristã e de Jorge Tadeu 

(doravante, Queixosos) contra a RTP (doravante, Denunciada) por violação do dever 

de rigor informativo, do direito ao bom nome e reputação e do direito à reserva da 

intimidade da vida privada, no programa “A prova dos factos”, emitido no dia 9 de 

junho. 

2. Alegam os Queixosos que «[n]o dia 9 de junho de 2023, pelas 21h, a RTP1 transmitiu 

o episódio 19, da temporada 2, do programa “A Prova dos Factos” que, até ao 

minuto 18, visou a Maná – Igreja Cristã e Jorge Manuel Guerra Tadeu». 

3. Refere que «[l]ogo no início do programa a Igreja Maná é acusada de: praticar 

escravatura; assediar os seus voluntários; utilizar centenas de pessoas como mão de 

obra barata e retirar-lhes as liberdades individuais». 

4. Diz que na reportagem se afirma que «(…) há um “clima de terror de voluntários que 

são forçados a viver sobre o domínio absoluto do fundador da Igreja, o autointitulado 

Apóstolo Jorge Tadeu”». 

5. Mais disse que «(…) ao longo da reportagem são utilizados intencionalmente 

adjetivos e frases pejorativas como: “escravatura”, “assédio moral”, “escravidão”, 



   

2 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

“ditadura”, “exploração”, “jornadas de trabalho penosas”, “falta de condições 

laborais”, “fome durante a pandemia”, “ataques às liberdades individuais”, “vítimas 

de lavagem cerebral”, “vítima de verdadeira opressão, abuso e exploração”, 

“métodos da Igreja maná para pôr a máquina a funcionar a troco de pouco ou quase 

nada”, “verdadeiro pesadelo a que ficam agarrados durante anos sem conseguirem 

vislumbrar uma escapatória”, “a situação de alguns voluntários raia a pobreza 

estrema”, “as denúncias são chocantes e revelam alegados atropelos às liberdades 

individuais”, “controlo foi ficando cada vez mais intenso, ao ponto de chegar a um 

nível quase asfixiante”». 

6. Considera haver «(…) um expresso teor insultuoso e ofensivo na reportagem onde 

se produzem e reproduzem afirmações, imputações e juízos que espelham uma 

forte animosidade contra a Maná-Igreja Cristã e o Apóstolo Jorge Tadeu, e cujo 

sensacionalismo a RTP1 não podia razoavelmente ignorar». 

7. Entende que «(…) essa hostilidade é fortemente alimentada por toda a reportagem, 

que de forma tendenciosa se posiciona com as alegadas vítimas, e retrata 

desprimorosamente a Maná Igreja Cristã e o Apóstolo Jorge Tadeu como a 

“máquina”, o “império”, o “ditador”, o “líder máximo, autoritário e narcisista”, etc». 

8. Aduz que «[a] reportagem foca-se numa alegada organização e funcionamento 

interno dos visados que nada têm de verdade, ficando bem claro que o programa e 

os seus jornalistas se escondem atrás de alegados relatos para criar suspeições e 

atacar diretamente a Maná-Igreja Cristã e o Apóstolo Jorge Tadeu». 

9. Defende que «[a] liberdade de expressão, a liberdade de informação e a liberdade 

de imprensa, não são a liberdade de insultar, mentir e manipular a opinião pública 

em favor do que se gosta e em detrimento e prejuízo do que não se gosta». 



   

3 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

10. Continua dizendo que «[e]ssas liberdades também não são a liberdade de criar 

sensacionalismos e suspeições, com acusações sem provas e sem respeitar o 

princípio do contraditório e da presunção de inocência». 

11. Refere que são relatados «[f]actos do conhecimento público de forma errada». 

12. E que são feitas «[a]cusações graves de escravatura, assédio, ameaças, coação, e 

outros tipos de ilícitos, sem que tenha existido, ou exista, qualquer sentença ou 

processo judicial em curso a esse respeito». 

13. Alega que os «[f]actos foram propalados falsamente, como dizer que “a RTP tentou 

falar insistentemente com a Igreja Maná por email, por telefone e também de forma 

presencial, mas rapidamente percebemos que dali de dentro nem uma palavra seria 

dita». 

14. Refere desconhecer «(…) quais as vias de e-mail e telefone utilizadas para contactar 

a Maná-Igreja Cristã, visto que não chegou a quem de direito qualquer informação a 

este respeito». 

15. Diz ainda que «[q]uanto à tentativa presencial, diga-se que, aparecer nas instalações 

da Maná-Igreja Cristã, sem qualquer aviso, em dia e hora que bem entenderam, e 

contar com quem de direito estaria ali, presente e disponível para os receber e 

prestar declarações, é caricato». 

16. Defende que «[t]al exigência não é razoável e fazer disso uma má vontade perante 

os telespetadores é insultuoso e mentiroso». 

17. Afirma que «(…) basta ver a reportagem (…) para perceber que não houve má 

vontade nenhuma – o dia em que vieram era dia de folga e não estava nenhum 

responsável no local». 

18. Alega terem sido descontextualizados factos «(…) para criar no telespetador a ideia 

de que são o que não são, como é o caso de:” a única resposta surgiu em forma de 



   

4 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

ameaça, uma carta registada de uma advogada que tentou impedir a divulgação das 

imagens captadas pela nossa reportagem”». Os Queixosos juntaram a carta enviada, 

que no seu entender prova que a reportagem distorceu o seu conteúdo. 

19. Esclarece que «[n]o dia em que os jornalistas estiveram nas instalações da Maná – 

Igreja Cristã, apesar de interpolados, não disseram ao que vinham». 

20. Refere que ficaram «(…) sem saber qual era a sua intenção, para que programa 

estavam a recolher imagens, em que dia é que ia passar na televisão, qual o seu 

conteúdo, etc». 

21. Diz que «[a] equipa de reportagem limitou-se a montar o equipamento de filmagem 

na entrada das instalações da Maná-Igreja Cristã e a lançar um drone sobre a Quinta 

da Ribeirinha com o intuito de recolher imagens do seu interior, propriedade 

religiosa e privada, sem ter autorização para isso». 

22. Defende que «(…) a captação de imagens em propriedade religiosa e privada é ilícita 

e ilegal, por violar direitos constitucional e legalmente protegidos. É nesse sentido o 

conteúdo da carta». 

23. Entende que «[d]escontextualizar e distorcer o conteúdo da carta, é apenas mais 

uma manobra de hostilidade contra a Maná-Igreja Cristã, que se viu envolvida num 

sensacionalismo no qual não se revê, com suspeições e acusações sem quaisquer 

provas, com grave violação do contraditório e da presunção de inocência». 

24. Considera ter-se tratado «(…) de uma reportagem sensacionalista criada com o 

intuito de abusar da boa-fé do telespetador, agredindo e insultando [os Queixosos] 

e todos os seus crentes, muito além dos limites toleráveis do exercício da liberdade 

de expressão e de informação». 

25. Mais diz que a reportagem visada «(…) não tem qualquer rigor e isenção, e incita à 

intolerância, à discriminação e ao ódio». 



   

5 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

26. Alega que «[a]s acusações e os juízos de valor são propositadamente feitos para 

passar uma má imagem [dos Queixosos] sem quaisquer provas». 

27. Considera tratar-se de «(…) um sensacionalismo abusivo que ultrapassa todos os 

limites toleráveis do exercício da liberdade de expressão e de informação e que pelo 

seu conteúdo e pela forma como está construído, pretende apenas colocar os 

telespetadores contra os visados e denegrir fortemente a sua honra e o seu bom 

nome». 

28. Conclui requerendo que a queixa seja considerada procedente. 

 

II. Oposição 

29. Notificada para se pronunciar sobre a queixa em apreço, a Denunciada alega não 

entender em que medida existe violação da liberdade religiosa «(…) por terem sido 

captadas imagens das instalações da referida igreja, a partir do espaço público». 

30. Refere que todas as restantes imagens «(…) são públicas, disponibilizadas pela 

própria Igreja». 

31. Em relação ao contraditório, defende que «(…) o jornalista (…) através do endereço 

eletrónico corporativo, enviou à queixosa um mail solicitando uma entrevista que 

permitisse obter os necessários esclarecimentos aos depoimentos reproduzidos no 

programa». 

32. Mais disse que «[e]mbora não seja visível na peça (…) a pessoa que recebeu o 

jornalista na entrada das instalações, referiu expressamente que o mail foi recebido. 

Na verdade, a Maná estava ao corrente do assunto da reportagem, tal como garantiu 

à RTP o porteiro do campus, num telefonema efetuado para as estruturas da igreja, 

presenciado pelos jornalistas. O mesmo funcionário confirmou que o referido email 



   

6 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

foi rececionado e lido por elementos da participante. Acresce que foram feitas, sem 

sucesso, diversas tentativas de contacto por email, por telefone e pessoalmente». 

33. Entende que «(…) sendo as fontes utilizadas tão diversas e fidedignas e os factos 

relevantes, de interesse público, a peça não poderia ficar prejudicada porque a 

queixosa não quis exercer, atempadamente, o contraditório (…)».  

34. Defende que «(…) todas as fontes dão conta dos mesmos factos e, ao contrário do 

que é referido na queixa, o jornalista limitou-se a enquadrar o tema da reportagem 

e a dar voz aos antigos missionários que relatam as respetivas experiências (…). Não 

há “sensacionalismo”, há relatos de fontes que a RTP considerou credíveis. Não 

formulou opiniões, nem acusou sem provas. Ouviu depoimentos, pesquisou factos, 

trabalhou com os elementos de que dispunha e tentou ouvir a ora queixosa». 

35. Considera que «[o] tema em causa era, como já se disse, de manifesto interesse 

público e nada tem a ver com a liberdade Religiosa ou de Culto e a Direção de 

Informação da RTP ao ter conhecimento de uma situação desta natureza não 

poderia nunca ficar indiferente sob pena de, aí sim, incumprir os deveres a que está 

obrigada». 

36. Alega que nada move a Denunciada «(…) para além da preocupação de informar 

com rigor, verdade e o máximo de objetividade dos factos em análise, respeitando 

as boas práticas jornalísticas. (…) de acordo com os critérios editorias presentes na 

atividade da RTP, foi efetuada a abordagem informativa que se entendeu adequada, 

tendo sido divulgados os elementos considerados essenciais para uma informação 

rigorosa, contextualizada e apropriada ao cabal esclarecimento do público». 

37. Conclui requerendo que o processo seja arquivado. 

 

III. Audiência de Conciliação 



   

7 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

38. Notificadas as partes para a realização da audiência de conciliação, nos termos do 

artigo 57.º dos Estatutos da ERC, a Denunciada informou nada mais ter a acrescentar 

à oposição apresentada, pelo que não iria comparecer. 

 

IV. Análise e Fundamentação  

39. No caso em análise, consideram os Queixosos que a Denunciada, na reportagem 

visada na queixa, violou o dever de rigor informativo e os direitos à honra e 

reputação e privacidade dos Queixosos. 

40. Relativamente ao rigor informativo, alegam os Queixosos que a reportagem é 

sensacionalista, foram feitas acusações sem provas, não foi respeitado o princípio de 

presunção de inocência e não houve lugar ao contraditório. 

41. A reportagem em apreço foi emitida pela Denunciada no programa “Prova dos 

Factos”, no dia 9 de junho de 2023. A peça é alicerçada num conjunto de quatro 

testemunhos que acusam a Igreja Maná e o apóstolo Jorge Tadeu, ora Queixosos, de 

criar dentro da instituição um clima de abuso e de exploração laboral. 

42. As testemunhas entrevistadas são ex-missionários da Igreja Maná, aparecem na 

peça com a identidade escondida e voz distorcida, sendo-lhes atribuído o nome 

fictício de Rita; Joana; Paulo e Andreia. 

43. No decurso da reportagem, os testemunhos são intercalados com imagens retiradas 

do Youtube e também imagens de arquivo de uma reportagem da RTP, onde é 

possível ver algumas celebrações/encontros da Igreja Maná, presididas pelo 

Queixoso. São também emitidas imagens obtidas com recurso a drone e que 

mostram as instalações da Queixosa Igreja Maná. 

44. A análise da peça visada demonstra o valor-notícia da reportagem, que pretende 

denunciar alegados casos de abuso laboral e de clima de opressão vividos por um 



   

8 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

grupo de ex-missionários da Igreja Maná, assumindo um papel de denúncia de 

manifesto relevo público.  

45. Nos termos do artigo 34º, n.º 1, alínea b), da Lei da Televisão e dos Serviços 

Audiovisuais a Pedido, estabelece-se como obrigação dos operadores de televisão 

«assegurar a difusão de uma informação que respeite o pluralismo, o rigor e a 

isenção».  

46. Importa realçar que não compete à ERC apreciar a veracidade dos factos 

referenciados na peça, mas tão só verificar se os Denunciados diligenciaram no 

sentido do cumprimento dos deveres a que estão sujeitos no exercício da sua 

atividade jornalística. 

47. No que diz respeito ao rigor informativo, este pressupõe a apresentação clara e 

objetiva dos factos e a sua verificação. O rigor está estritamente ligado à qualidade e 

credibilidade da informação, no sentido de quanto mais rigorosa for a informação, 

mais credível e fiável ela será. Ao invés, o erro, a imprecisão, a dúvida ou a distorção 

implicam uma diminuição da qualidade e credibilidade da informação.  

48. Um dos elementos indispensáveis ao rigor informativo é a identificação das fontes 

de informação consultadas permitindo aos recetores legitimar, ou não, aquilo que é 

divulgado, bem como o respeito pelo princípio do contraditório. 

49. A análise permitiu verificar que a reportagem ouviu quatro ex-missionários da Igreja 

Maná. Na peça, a identidade das testemunhas é ocultada, a voz distorcida e o nome 

é fictício. Verificou-se também tratarem-se de quatro testemunhos não 

contraditórios entre si. A título de exemplo, destacam-se os seguintes temas sobre 

os quais os testemunhos recolhidos mostraram-se coerentes: 

 Falta de condições laborais: 

“Rita” - « (…) escravatura mascarada (…)”; 



   

9 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

“Paulo” - « (…) algo parecido com uma ditadura (…)»; «[e]ra uma carga horária muito 

grande, sem folgas, sem feriados, sem nada» « 

“Joana” - «Podem começar antes das 9 horas e terminar às 0h00. As pessoas que entram 

a tempo inteiro são sequestradas 24 horas sobre 24 horas ao serviço da instituição»; 

“Andreia” - «Vários colegas que eu tive chegaram a desmaiar»; «O que se vive lá dentro é 

uma escravatura, uma escravatura moderna, de uma forma muito subtil, muito difícil 

de explicar por palavras». 

 Controlo: 

“Rita” - «(…) a internet a ser controlada; com telemóveis a serem controlados; com 

entradas e saídas a serem controladas». 

“Andreia” - «Impedidos de ver e ler conteúdo que não seja associado à instituição Maná. 

Só podemos ler os livros escritos pelo líder máximo autoritário narcisista apóstolo 

Jorge Tadeu». 

“Paulo” - «(…) em relação aos telemóveis, isto não era para todos, mas houve sim pessoas, 

e eu acredito que ainda deve haver, pessoas com os telefones controlados». 

 Falta de transparência da instituição: 

“Rita” – «(…) passou uma mensagem corrente para todos a dizer que está aqui a polícia 

(…), se vos perguntarem, mintam. Não digam que vivem cá, digam que isto é uma 

sala de estudos». 

“Paulo” - «(…) as coisas lá dentro são tão ocultas, que houve pessoas que se magoaram (…) 

e tem de se perguntar ao advogado o que se pode dizer (…) que é para não chamar 

os bombeiros para dentro da quinta, para ninguém entrar lá dentro». 

 Dependência económica dos missionários 



   

10 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

“Andreia” - «Logo à partida foi-me proposto, sem qualquer tipo de alternativa, assinar um 

contrato, de cariz voluntário. Um contrato de voluntariado»; [Durante a pandemia] 

«A primeira decisão do líder totalitário, no seu abuso de poder, decidiu tirar todas as 

ajudas financeiras. O pouco que ganhavam, passaram a ganhar todos, sem exceção, 

150€ mensais para viver»; «(…) vi pessoas a passarem fome (…)»; «Só para terem 

uma ideia, quando todos estavam a passar fome por causa da pandemia, pouco 

tempo mais tarde, ele comprou um Porsche». 

“Paulo” - «(…) a pessoa vem cá para fora começar sem nada, sem dinheiro, sem 

transportes, sem nada, é muito complicado». 

“Joana” - «(…) estão sequestrados 24h sobre 24 h, ao serviço da instituição. A receber, na 

altura em que eu estava lá, que foi há muito pouco tempo, 330€ por mês e depois 

tinham de dar grande parte em dízimos e ofertas». 

50. A propósito da alegação de controlo, é ainda mostrado um e-mail, alegadamente 

enviado pela mulher de Jorge Tadeu aos missionários, no qual são elencadas as 

regras de namoro e de casamento. 

51. A Denunciada tentou também saber, junto da Segurança Social, quantos 

funcionários a Igreja Maná tinha registados. Foi referido que a Segurança Social não 

partilhou essa informação, alegando reserva de dados privados. 

52. Em sede de contraditório, refere-se na reportagem que a Denunciada tentou de 

forma insistente contactar a Igreja Maná para comentários ao conteúdo da 

reportagem. As tentativas de contacto foram feitas por e-mail, telefone e também 

de forma presencial. Em relação a esta última tentativa, vê-se na reportagem o 

jornalista a falar com o porteiro das instalações da Igreja Maná, que o informa não 

estar ninguém responsável para falar com a Denunciada. 

53. Por seu turno, alega a Denunciada desconhecer quais as vias de contacto que foram 

usadas, uma vez que não chegou nenhuma informação «a quem de direito». Quanto 



   

11 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

à tentativa presencial, considera «caricato» que a Denunciada, tendo aparecido sem 

qualquer aviso, contasse que estivesse presente e disponível algum responsável para 

os receber e prestar declarações. Considera ainda, que a carta registada enviada 

pelos Queixosos à Denunciada foi descontextualizada. 

54. Estabelece o artigo 14.º, n.º 1, alínea e), do Estatuto do Jornalista, que constitui dever 

fundamental dos jornalistas «[p]rocurar a diversificação das fontes de informação e 

ouvir as partes com interesses atendíveis dos casos de que se ocupem». 

55. A consulta das partes com interesses atendíveis concorre para o rigor das 

informações, legitima-as, e é um dos pilares do exercício da profissão. A necessidade 

de exercício do contraditório pressupõe que a perceção das posições diversas numa 

determinada matéria, ou a tentativa de as auscultar, enformam informações mais 

rigorosas e imparciais. 

56. No caso em apreço, a Denunciada alega ter procurado obter o contraditório por 

diversas vias, e-mail, telefonicamente e até presencialmente, como foi possível 

constatar através do visionamento da reportagem. Tendo sido usados os contactos 

oficiais dos Queixosos, tendo também a Denunciada estado presencialmente nas 

instalações da Queixosa, entende-se não se poder responsabilizar a Denunciada pelo 

facto de o pedido de contraditório não ter chegado às pessoas competentes para 

responder. Verifica-se que, no caso, a Denunciada desenvolveu todas as diligências 

que lhe eram exigíveis para a obtenção do contraditório. 

57. Quanto à alegada descontextualização de uma carta enviada à Denunciada, relativa 

à alegada captação ilícita de imagens, é dito na peça, em voz off, pelo jornalista que 

«a única resposta surgiu em forma de ameaça, uma carta registada de uma 

advogada que tentou impedir a divulgação das imagens captadas pela nossa 

reportagem». Na peça são lidos alguns excertos da carta onde é dito que «[a] M/ 

Constituinte reitera que não solicitou, não autorizou e não consentiu a captação de 

imagens das suas instalações religiosas», e ainda «[d]e igual modo, não autoriza, nem 



   

12 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

consente na sua divulgação pela RTP, em qualquer reportagem (…) considerando 

que por serem ilícitas e ilegais as imagens captadas, as mesmas têm de ser destruídas 

sob pena de responsabilização criminal e civil». 

58. Analisado o excerto exibido e confrontado com o documento original enviado pelos 

Queixosos, não se deteta qualquer descontextualização do conteúdo da carta, tendo 

sido exibidas, de forma conforme com o original, alguns excertos que resumem, no 

essencial o seu conteúdo. 

59. Conclui-se que no caso em apreço, a reportagem visada encontra-se justificada pelo 

seu interesse noticioso, foi sustentada em vários testemunhos e procurou ouvir os 

Queixosos em sede de contraditório.  

60. Consideram também os Queixosos que o artigo em causa é atentatório do seu bom 

nome e reputação. De acordo com o artigo 26.º, n.º 1, da Constituição da República 

Portuguesa determina que «a todos são reconhecidos os direitos (…) ao bom nome 

e à reputação (…)».  

61. Referem Canotilho/Vital Moreira, que o direito ao bom nome e reputação 

«consiste, essencialmente, no direito a não ser ofendido ou lesado na sua honra, 

dignidade ou consideração social mediante imputação feita por outrem, bem 

como no direito a defender-se dessa ofensa e a obter a competente 

reparação»1. 

62. O bem jurídico aqui protegido – o bom nome e reputação – consubstancia-se 

assim numa pretensão de respeito perante a comunidade, de modo a que o 

titular do direito não veja cerceada as suas possibilidades de desenvolvimento 

no contexto social em que se insere. 

                                                      
1 Canotilho Gomes J.J. e Moreira Vital, Constituição da República Portuguesa Anotada, Volume I, Coimbra, 
Coimbra Editora, 2007, página 466 



   

13 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

63. Para a avaliação da existência de uma ofensa ao bom nome ou reputação, é 

necessário verificar se a imputação de um facto ou de um juízo de valor a alguém ou 

à sua conduta é idónea para lesar aquele direito. Ou seja, se é adequada para 

«desacreditar, desprestigiar ou diminuir o seu bom nome perante a opinião 

pública»2. E, sendo-o, se pode ou não considerar-se coberta por alguma causa de 

exclusão da ilicitude ou justificada com base em princípios, valores ou direitos que 

devam prevalecer no caso concreto. 

64. No caso em análise temos, por um lado, o direito à liberdade de informação, na sua 

vertente de direito de transmitir informações («direito de informar») prevista pelo 

artigo 37.º CRP e, por outro, o direito ao bom nome e reputação dos Queixosos 

(artigo 26.º da CRP). 

65. Determina o artigo 18.º, n.º 2, da CRP, que as limitações aos direitos e às liberdades 

fundamentais deve cingir-se ao necessário para salvaguardar outros direitos e 

interesses constitucionalmente protegidos. 

66. A reportagem em análise é elaborada com base num conjunto de denúncias feitas 

por ex-missionários da Igreja Maná, que acusam esta instituição religiosa, e o seu 

líder, de terem uma conduta abusiva para com os seus membros e de serem 

explorados do ponto de vista laboral. 

67. A peça contém, assim, imputações que objetivamente podem considerar-se que 

atentam contra a honra e reputação dos Queixosos, uma vez que o conjunto de 

imputações que são feitas criam no telespetador a ideia de que existe dentro da 

Igreja Maná uma situação de abuso e controlo dos seus membros, sendo explorados 

nos trabalhos que fazem. 

68. Não obstante, em face de uma notícia suscetível de pôr em causa o bom nome e 

reputação de determinada pessoa, na medida em que lhe diminui o crédito de que 

                                                      
2 Aut. e ob. cit. na nota anterior, pp. 24 e 25. 



   

14 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

goza na opinião pública, deve ponderar-se se a notícia prossegue um interesse digno 

de proteção jurídica. 

69. Verifica-se que o interesse noticioso, no caso, justifica-se pelo seu valor de denúncia 

de um conjunto de situações que relatam um alegado tratamento abusivo dos seus 

missionários dentro da Igreja Maná. 

70. Ainda assim, o interesse noticioso em caso algum deve subalternizar a escrupulosa 

observância das legis artis aplicáveis à prática jornalística, que, em parte, também 

pretendem tutelar e contribuir para evitar a lesão de direitos de terceiros 

merecedores de proteção, como no caso que nos ocupa, o direito ao bom nome e 

reputação dos Queixosos. 

71. No caso em apreço, verificou-se que o artigo procurou fazer uma averiguação 

jornalística séria, partindo de um conjunto de quatro testemunhos de ex-

missionários que relataram, de forma coerente entre si, alegados comportamentos 

abusivos dentro da instituição de que tinham feito parte. Relativamente aos factos 

que foram apresentados, os Queixosos foram contactados através das suas vias 

oficiais de contacto (e-mail, telefone, presencialmente), nunca tendo respondido ao 

jornalista autor da reportagem. Para além disso, foram ainda apresentados na peça 

e-mails que corroboram uma parte do que foi dito nos depoimentos e foi ainda 

pedido à Segurança Social que informasse quantos funcionários a Igreja Maná tinha 

registados.  

72. Pelo exposto, considera-se que a reportagem visada na queixa foi elaborada dentro 

dos limites necessários e suficientes ao exercício do direito de informar, uma vez 

foram relatados factos alicerçados em quatro testemunhos coerentes entre si – 

tendo por isso a Denunciada razões para os considerar verdadeiros – e foi dada a 

possibilidade de contraditório aos Queixosos. Foram ainda consultadas outras fontes 

de informação. Como tal, e da perspetiva do cumprimento da prática jornalística 



   

15 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

exigível à Denunciada, não se considera que tenha sido violado o direito ao bom 

nome e reputação dos Queixosos. 

73. Quanto às imagens das instalações da Igreja Maná que foram emitidas durante a 

reportagem, foi alegado pela Denunciada que as imagens de drone foram recolhidas 

com autorização da Autoridade Aeronáutica Nacional.  

74. Por outro lado, verificou-se que as imagens emitidas já se encontram no domínio 

público. Uma pesquisa rápida na internet permite facilmente a qualquer utilizador 

ver imagens de satélite das instalações da Igreja Maná de conteúdo semelhante 

àquelas que foram emitidas pela Denunciada, pelo que se entende não existir 

qualquer ilícito na sua emissão. 

75. Pelos motivos expostos, procede-se ao arquivamento do presente processo. 

 

V. Deliberação 

Tendo apreciado uma queixa de Maná – Igreja Cristã e de Jorge Tadeu contra a RTP, por 

violação do dever de rigor informativo, do direito ao bom nome e reputação e do direito à 

reserva da intimidade da vida privada, no programa “A prova dos factos”, emitido no dia 9 de 

junho, o Conselho Regulador da ERC ao abrigo das atribuições e competências previstas nas 

alíneas d) e f) do artigo 7.º, alíneas d) e f) do artigo 8.º, alíneas a) e j) do n.º 3 do artigo 24.º 

dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera considerar 

a queixa improcedente, uma vez que a reportagem visada respeitou as exigências de rigor 

informativo, não tendo sido, por esse motivo, lesados os direitos dos Queixosos. 

 

Lisboa, 10 de outubro de 2023 

 

O Conselho Regulador, 
 



   

16 

 

EDOC/2023/5630 
500.10.01/2023/249 

 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


