Deliberacao

ERC/2025/181 (CONTJOR-TV)

Participacdo sobre a peca intitulada “Ultima hora: Queda de
Helicdptero no Douro. Todos os tripulantes resgatados com vida”,
transmitida pelo “Jornal da Tarde”, da RTP1, em 30 de agosto de
2024

Lisboa
28 de maio de 2025



500.10.01/2024/375 E R‘
EDOC/2024/7140

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicagao Social

Deliberagdo ERC/2025/181 (CONTJOR-TV)

Assunto: Participacdo sobre a peca intitulada “Ultima hora: Queda de Helicptero no Douro.
Todos os tripulantes resgatados com vida”, transmitida pelo “Jornal da Tarde”, da

RTP1, em 30 de agosto de 2024

l. Participagdo

1. Deu entrada na ERC — Entidade Reguladora para a Comunicagdo Social, em 30 de
agosto de 2024, uma participacdo de um telespectador que assistiu «com estupefacdo
gue todos os meios de comunicac¢do [deram] como falecidas pelo menos duas pessoas
na sequéncia de um acidente com um helicoptero que amarou no Douro, quando no
final do Jornal da Tarde, o jornalista Carlos Daniel despediu-se dos telespectadores a
dar a "boa noticia" de que todas as pessoas tinham sido resgatadas com vida.»

2. A participacdo lamenta os efeitos do que caracteriza ser «a falta de rigor da
informacdo da RTP», considerando o que deve ter sido o «alivio sentido por potenciais
familiares e amigos destas pessoas ao saberem esta informacdo, que na realidade se

verifica completamente falsa, com pelo menos duas vitimas mortais.»

II. Pronuncia da Denunciada

3. Notificada para se pronunciar, a Denunciada RTP — Radio e Televisdao de Portugal, S.A.
respondeu através do seu Diretor de Informacdo de Televisdo, em 30 de setembro de
2024, e nela registou que, apds o conhecimento do acidente, os responsaveis
redatoriais organizaram-se para enviar equipas de reportagem ao local e, entretanto,
a «informacdo em causa foi avancada pela RTP com base em duas fontes consideradas
crediveis e fidedignas por uma das jornalistas que acompanhava o caso. Uma destas

fontes era um elemento da GNR envolvido na operacdo de salvamento e resgate das




500.10.01/2024/375 E R‘
EDOC/2024/7140

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

vitimas.» Acrescentou que «[a] jornalista tem fontes na area militar e de seguranca,
que por inUmeras vezes se verificaram corretas, ndo havendo razdo, dessa vez, para
ndo serem consideradas informagdes verdadeiras». Alegou ainda que «a RTP confia e
recorre a fontes fidedignas e crediveis, como era o caso, seguindo as regras aplicaveis
na sua pratica profissional.»

4, O Diretor de Informacdo contrapos ainda que a denuncia na participacdo é contrariada
pelo facto de outros érgdos de comunicacdo social também terem dado a noticia de
que havia sobreviventes da queda do helicdmetro no rio Douro. Reconhece porém
«que tal ndo isenta a RTP das suas responsabilidades [...]».

5. Em resposta, salientou «que, no momento em que se percebeu que a informagao ndo
era correta, 0 que aconteceu num curto intervalo de tempo, foi imediatamente
corrigida nos jornais seguintes da RTP3. A informacao foi também corrigida no Jornal
da Tarde seguinte, em que a Direcdo de Informacdo da RTP assumiu o erro e pediu
desculpa aos espectadores», o que acrescenta estar em cumprimento do n.2 5 do
Cddigo Deontoldgico dos Jornalistas sobre a assungdo de informacgdes que se revelem
falsas e a consequente pronta correc¢do publica.

6. O Diretor de Informacgdo conclui respondendo que «a RTP tem a percegdo do erro,
gue lamenta, e, internamente, entre jornalistas, coordenadores de informacdo e
outros responsaveis editoriais o tema foi discutido e analisados procedimentos para

que idénticas situacdes ndo se voltem a repetir.»

. Descricdo da pega televisiva

7.  Anoticia denunciada consiste num pivo lido no fecho do bloco “Jornal da tarde” de 30
de agosto de 2024 com o conteldo seguinte:

«E é bom poder fechar o jornal com esta noticia: Foram resgatados com vida

todos os ocupantes do helicdptero que caiu ao inicio da tarde, no rio Douro, na

zona de Lamego, perto do Peso da Régua. O alerta foi dado pouco depois do

meio-dia e meia, a aeronave regressava do combate a um incéndio em Baido,



500.10.01/2024/375 E R‘
EDOC/2024/7140

10.
11.

12.

ENTIDADE REGULADORA

PARA A COMUNICACAOQ SOCIAL

onde ndo chegou sequer a operar. A bordo estavam cinco militares da GNR e

também o piloto. [Surge no ecrd a vista aérea seguinte].

1 ==
QUEDA HELICOPTERO
LAMEGO :

Jomal 'Jtﬂ‘(AHOQA QUEDAC CPTERO NGO -

::.T"" wll 1000S 0S mlruwms RESGATADOS coM vun

TIMA HORA TS LAMVEGD M ERTAFOI DA

A boa noticia é que, além do piloto — ja o tinhamos dito — foram resgatados
todos os outros que seguiam, todas as outras pessoas que seguiam na aeronave,
e estdo todas vivas. As causas do acidente ainda vado ser investigadas.
Dito isto, boa tarde, e um bom fim-de-semana.»
A noticia tem 53 segundos de duracgdo, e foi transmitida entre as 14 horas 14 minutos
e o fecho do bloco.
A peca é dita em direto pelo pivd, sem peca que a suporte, a parte aimagem aérea do
local do acidente.
A noticia ndo é atribuida a alguma fonte de informacao.
Ja nesse mesmo noticiario, de 30 de agosto, tinham sido emitidas duas pecas sobre o
acidente, as 13h 42m e as 13h 59m, dando conta de que os cinco tripulantes estavam
desaparecidos.
No dia seguinte, 31 de agosto, a peca de fecho do mesmo bloco, as 14 horas 20
minutos, corresponde ao pedido de desculpas acerca da peca veiculada na véspera,
do seguinte modo: «Ontem, no final do “Jornal da Tarde”, avancdmos com a
informacdo de que os ocupantes do helicéptero que caiu no Douro tinham sido

resgatados com vida, uma informacdo que ndo se confirmou. Apenas o piloto foi



500.10.01/2024/375 E R‘
EDOC/2024/7140

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

resgatado. Fica o devido pedido de desculpas pelo erro. Fechamos assim este jornal.

Voltamos amanhd. Uma boa tarde.»

IV.  Anadlise e fundamentacdo

13. A andlise da presente participacdo tem subjacente a competéncia do Conselho
Regulador da ERC de «fazer respeitar os principios e limites legais aos conteudos
difundidos pelas entidades que prosseguem actividades de comunicacdo social,
designadamente em matéria de rigor informativo e de protecdo dos direitos,
liberdades e garantias pessoais» (alinea a), do n.2 3, do artigo 24.2 dos Estatutos).

14. Na sequéncia da referida participacdo, a ERC procedeu a abertura de um
procedimento administrativo oficioso, ao abrigo do artigo 110.2 do Cdédigo do
Procedimento Administrativo, considerando que os factos alegados podem constituir
violacdo do disposto na alinea b), do n.2 1 do artigo 9.2, alinea b) do n.2 2 do artigo
34.2, e no artigo 42.9, todos da Lei da Televisdo e dos Servicos Audiovisuais a Pedido
(doravante, LTSAP), e das alineas a) e f)don.2 1 do artigo 14.2 do Estatuto do Jornalista,
referentes ao rigor informativo por falta de identificacdo de fonte de informacao.

15. A noticia alvo da participagdo sera analisada para apreciar se foram cumpridas as
obrigacBes dos d6rgdos de comunicacdo social, nomeadamente de informar com rigor
informativo, identificando as fontes de informacdo, deveres previstos no Estatuto do
Jornalista, nas alineas a) e f) do n.2 1 do artigo 14.0.

16. Recorde-se que, de acordo com a alinea b) do n.2 1 do artigo 9.2 da LTSAP, entre os
fins da atividade de televisdo, esta o de «promover o exercicio do direito de informar,
de se informar e de ser informado, com rigor e independéncia, sem impedimentos
nem discriminacdes».

17. Também pelo n.2 4 do artigo 34.2 da LTSAP «constituem obrigacGes dos servicos de
programas tematicos, atendendo a sua natureza, pela alinea b) [..], do n.2 2:
«assegurar a difusdo de uma informagdo que respeite o pluralismo, o rigor e a

isencao.



500.10.01/2024/375 E R‘
EDOC/2024/7140

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

18. Cumpre notar que a peca que deu origem a participacdo, segundo o Diretor de
Informacdo da RTP1, reflete um trabalho jornalistico baseado em duas fontes

consideradas crediveis pelo operador televisivo, mas em que uma delas, um elemento

da GNR, ja teria dado informacdes crediveis e mereceu a confianca da jornalista autora

da peca. Com efeito, ela teria dado como vivos cinco desaparecidos pela queda de um
helicdptero, portanto num contexto particularmente sensivel, sobretudo, para os

familiares dos tripulantes: «Uma destas fontes era um elemento da GNR envolvido na

operacdo de salvamento e resgate das vitimas». (Sublinhado da ERC).

19. Note-se que a ERCja se pronunciou sobre a necessidade de identificar a totalidade das
fontes de informacao de cada peca jornalistica e que, em varias deliberagbes, criticou
que as noticias sejam publicadas sem fontes de informacdo identificada ou com uma
Unica origem, que pode vir a revelar-se falaciosa?.

20. Aconfirmagdo da sobrevivéncia dos cinco tripulantes do helicdptero que caira durante
o0 combate a incéndios na regido Douro exigiria a verificacdo da fonte de informacéo.

21. A confianga que os jornalistas atribuem a cada fonte de informagdao tem de ser
garantida pela confirmacdo através de outra(s) origem(ns), consoante a natureza do
caso, a probabilidade e o impacto de um erro. A noticia do resgate com vida dos
tripulantes daquele helicoptero tinha essas caracteristicas, de evidente antecipacao
dado tratar-se de uma informacdo sobre a perda de vidas humanas. Portanto, tudo
apontava para o redobrar dos cuidados antes da transmissao pela RTP1, sobretudo ao
divulgar a novidade em direto.

22. Neste sentido, conclui-se pelo incumprimento do rigor informativo pela auséncia de
fonte de informacdo na pega transmitida, em 30 de agosto de 2024, pelo “Jornal da
Tarde”.

23. Valoriza-se que a RTP1 tenha reconhecido o erro, no dia seguinte, no mesmo bloco e

momento de transmissao, o fecho do bloco noticioso, e retratando-se.

1 Deliberacdo ERC/2025/109 (CONTJOR), Deliberacdo ERC/2025/77 (CONTJOR-NET) e Deliberacdo
ERC/2024/330 (CONTJOR)



https://www.erc.pt/document.php?id=ZWFhMGVmNmUtOTkxMS00ZDI3LTkzMDktYzA2ZDZjY2Q1NzI3
https://www.erc.pt/document.php?id=ODc5ZDcwMDEtMjUyNi00OTA3LTg4YzUtNTgxMjQ4MDY2OWM2
https://www.erc.pt/document.php?id=ZWRmMTEzNTYtZmEyZS00NDFmLWJhNDYtMzFmZWViMTI4NWNk
https://www.erc.pt/document.php?id=ZWRmMTEzNTYtZmEyZS00NDFmLWJhNDYtMzFmZWViMTI4NWNk

500.10.01/2024/375 E R‘
EDOC/2024/7140

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

V. Deliberacao

Tendo apreciado uma participacdo contra a peca intitulada “Ultima hora: Queda de
Helicdptero no Douro. Todos os tripulantes resgatados com vida”, transmitida pelo “Jornal da
Tarde”, da RTP1, em 30 de agosto de 2024, por alegada falta de rigor informativo, o Conselho
Regulador, no exercicio das atribuicdes e competéncias de regulagdo constantes nas alineas
a) ei)don.2 3, do artigo 24.2, alinea c) do artigo 6.9, alinea j) do artigo 8.9, alinea d) do artigo
7.2 dos Estatutosda ERC, anexos a Lei n.2 53/2005, de 8 de novembro, delibera:
1. Verificar que a peca foi transmitida sem ser atribuida a qualquer fonte de
informacao;
2. Reconhecer que esta informacao foi retificada no mesmo bloco informativo do dia
seguinte, em que o operador RTP se desculpou pela transmissdo da peca da véspera;
3. Reconhecer o incumprimento da obrigacdo de rigor informativo pela ndo
identificacdo das fontes de informacao;
4. Instar a RTP a ndo transmitir informacdes sem a devida confirmacdo junto de fontes
de informacado, sobretudo quando estdo em causa matérias sensiveis como a perda

de vidas humanas.
Lisboa, 28 de maio de 2025

O Conselho Regulador,

Helena Sousa

Pedro Correia Gongalves

Telmo Gongalves



500.10.01/2024/375 E R.<
EDOC/2024/7140

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Carla Martins

Rita Rola



	Deliberação ERC/2025/181 (CONTJOR-TV)
	8. A notícia tem 53 segundos de duração, e foi transmitida entre as 14 horas 14 minutos e o fecho do bloco.
	9. A peça é dita em direto pelo pivô, sem peça que a suporte, à parte a imagem aérea do local do acidente.
	10. A notícia não é atribuída a alguma fonte de informação.

