
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
11/2015 (SOND-I-PC) 

 
 
 
 
 
 

Processo contraordenacional contra a Sociedade Vicra Desportiva, S.A. 
 

Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra A Bola por 
violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde» 
 
 
 
 

Lisboa 
14 de janeiro de 2015



ERC/04/2013/364   

1 

CONSELHO REGULADOR DA ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL 

 

Processo contraordenacional n.º ERC/04/2013/364 

 

Em processo de contraordenação instaurado por deliberação 61/2013 (SOND-I), de 13 de 

fevereiro de 2013, do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social, ao abrigo das competências cometidas a esta Entidade, designadamente as previstas 

nos artigos 24.º, n.º 3, alínea ac), e 67.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, conjugada com o artigo 34.º, do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

outubro, é notificada a Sociedade Vicra Desportiva, S.A., com sede na Travessa Queimada, 23 

r/c, 1200-364 Lisboa, da 

 

Deliberação 11/2015 (SOND-I-PC) 

 

 

Conforme consta no processo, a Sociedade Vicra Desportiva, S.A., com sede na Travessa 

Queimada, 23 r/c, 1200-364 Lisboa, vem acusada da prática de contraordenação nos termos 

seguintes: 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 23 de 

abril de 2012, uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra diversos órgãos 

de comunicação social, entre os quais o jornal A Bola por alegada violação da Lei n.º 

10/2000, de 21 de junho (doravante, LS), na divulgação do estudo de opinião «BOP Health 

– Os portugueses e a saúde». 

2. O objeto do estudo versava sobre a área da saúde em Portugal, tendo sido divulgados na 

comunicação social resultados relativos à notoriedade e à avaliação do desempenho do 

Ministro da Saúde, entre outras matérias da competência deste governante. 

3. Os resultados do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» foram 

divulgados pelo jornal A Bola, no seu sítio eletrónico, através de uma notícia publicada às 

09:53, do dia 17 de Abril de 2012, sob o título «Um terço dos portugueses critica o 

desempenho de Paulo Macedo». Segue-se a transcrição da divulgação:  



ERC/04/2013/364   

2 

«Um terço dos portugueses considera negativo o desempenho do ministro da saúde, 

Paulo Macedo, no Governo. 

Num barómetro «Os Portugueses e a Saúde», onde 618 pessoas foram inquiridas, um 

terço considerou o ministro «mau ou muito mau» e quase metade (43,5%) considerou 

a sua gestão «muito má». 

Os resultados do estudo, elaborado pela empresa Spirituc Investigação Apicada, em 

parceria com uma consultora de comunicação, vão ser hoje apresentados». 

4. Considerando que se tratava de uma sondagem de opinião cujo objeto se subsumia no 

artigo 1º da LS, verificaram-se indícios de incumprimento ao artigo 7º da Lei das 

Sondagens, por omissão de elementos de publicação obrigatória previstos pelo n.º 2 do 

citado artigo. 

5. O jornal A Bola foi oficiado pela ERC, no dia 21 de maio e também no dia 9 de agosto de 

2012, para o exercício do contraditório. 

6. Foi também dado conhecimento à arguida, entidade proprietária do jornal A Bola, no dia 5 

de dezembro de 2012, que corria termos neste Regulador o presente processo. 

7. Em missiva recebida pela ERC, no dia 14 de agosto de 2012, o jornal A Bola começou por 

referir que a notícia foi divulgada «[...] no site www.abola.pt e não no jornal ‘A Bola’». 

8. Alegou o jornal que «[c]omo é natural e normal, numa plataforma digital, as notícias são 

divulgadas sinteticamente, em tempo real, sem grandes comentários». 

9. Mais disse que «[c]omo resulta do “Press Release”, não se trata de uma sondagem, mas 

de um inquérito de opinião, ou amostragem, realizado através de 618 pessoas inquiridas, 

como foi claramente noticiado». 

10. Considerou, pois, «[...] que nunca se poderia subsumir ao artigo 2.º, alínea b) da Lei n.º 

10/2000 de 21 de Junho». 

11. Continuou dizendo que «[...] o site www.abola.pt (limitou-se) a noticiar sinteticamente a 

sua apresentação pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com uma 

consultora de comunicação». 

12. Entendeu, assim, «[...] que não houve qualquer violação do artigo 7.º da Lei n.º 10/2000, 

ou de qualquer outra disposição do mesmo diploma». 

13. Concluiu dizendo que «[q]ualquer interpretação contrária das citadas disposições 

constitui um atentado à liberdade de imprensa, violando ostensivamente o art.º 38.º da 

Constituição». 



ERC/04/2013/364   

3 

14. Já a arguida, em missiva recebida pela ERC no dia 12 de dezembro de 2012, informou que 

«adere aos esclarecimentos prestados pelo Diretor do Jornal» A Bola. 

15. Começou o jornal por alegar que a notícia visada foi divulgada na plataforma digital do 

jornal e que «[c]omo é natural e normal, numa plataforma digital, as notícias são 

divulgadas sinteticamente, em tempo real, sem grandes comentários». 

16. A este propósito, referiu-se que o Conselho Regulador considera que a versão eletrónica 

de um jornal corresponde à versão em papel do mesmo título, pelo que é incontroverso 

que a edição online não constitui um género diferente relativamente às publicações não 

digitais, e, muito menos, relativamente à sua versão em papel. 

17. Assim este suporte de comunicação enquadra-se no conceito de órgão de comunicação 

social e, como tal, recai no âmbito de aplicação da Lei de Sondagens, nos termos do artigo 

1.º, n.º 4, bem como se enquadra no âmbito de regulação da ERC, nos termos do artigo 6.º, 

alínea e), do EstERC que consigna estarem «(...) sujeitas à supervisão e intervenção do 

Conselho regulador (...) as pessoas singulares ou coletivas que disponibilizem 

regularmente ao público, através de redes de comunicação eletrónicas, conteúdos 

submetidos a tratamento editorial e organizados num todo coerente». 

18. Alegou ainda o jornal A Bola que a notícia em causa não é subsumível ao artigo 2.º, alínea 

b), da Lei das Sondagens (doravante, LS). 

19. No caso vertente, verificou-se que o estudo de opinião divulgado está diretamente 

relacionado com a atuação e competências do Governo na área da saúde, pelo que é clara 

a sua submissão no objeto previsto pela LS (cf. alínea a) do n.º 1 do seu artigo 1.º). 

Também não existiram dúvidas de que foi divulgada uma sondagem de opinião nos 

termos das alíneas b) e c) do artigo 2.º da LS, porquanto o estudo utiliza uma amostra, 

construída através de técnicas estatísticas, de um determinado universo alvo. 

20. A LS enumera, de forma taxativa, os elementos mínimos que os órgãos de comunicação 

social devem respeitar na divulgação de sondagens. O propósito da definição legal é 

garantir que a publicação, difusão e interpretação técnica dos dados obtidos por 

sondagens de opinião são efetuadas de forma a não falsearem ou deturparem o seu 

resultado, sentido e limites.  

21. Por regra, a violação do n.º 2 do artigo 7.º coloca, simultaneamente, em causa o rigor dos 

resultados, bem como o sentido e limites da sondagem, o que consubstancia uma 



ERC/04/2013/364   

4 

violação ao disposto no artigo 7.º, n.º 1, que, assim, acresce aos incumprimentos do n.º 2 

do referido preceito legal. 

22. Da análise realizada pelo Regulador à divulgação do jornal A Bola verificou-se que não 

foram incluídas na notícia as seguintes informações obrigatórias previstas no n.º 2 do 

artigo 7.º da LS: identificação do cliente (alínea b); identificação do universo alvo da 

sondagem (alínea d); repartição geográfica dos inquiridos (alínea e); taxa de resposta 

(alínea f); indicação da percentagem de inquiridos cuja resposta foi «ns/nr» (alínea g); 

data em que ocorreram os trabalhos de recolha de informação (alínea i); método de 

amostragem utilizado (alínea j); método de recolha da informação (alínea l); margem de 

erro estatístico (alínea n). 

23. Alegou o jornal ter-se limitado a noticiar de forma sintética a apresentação feita pela 

empresa Spirituc Investigação Aplicada em parceria com uma consultora de 

comunicação. Tal justificação não escusa, todavia, o jornal A Bola de observar as regras 

previstas pela Lei das Sondagens, tanto mais que os preceitos do n.º 2 do seu artigo 7.º 

se dirigem especificamente às entidades que têm por atividade a comunicação social. De 

facto, incumbe a estas efetuar um juízo crítico sobre a suficiência e conformidade legal 

dos elementos que lhe são fornecidos e, sempre que não disponham dos dados 

necessários ao fornecimento de todos os elementos previstos no artigo 7.º, n.º 2, abster-

se de proceder à publicação da sondagem, sob pena de incorrerem em contraordenação 

(cf. artigo alínea e) do n.º 1 do artigo 17.º da LS). 

24. Quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se que o 

jornal A Bola reproduziu conteúdos constantes no press release assinado pela Guess 

What PR. Comparando a notícia do jornal A Bola com o conteúdo do press release, conclui-

se que o jornal procurou ser rigoroso na elaboração da sua peça noticiosa respeitando e 

confiando nas informações e na interpretação técnica que lhe foi facultada. 

25. Importa ainda referir que o jornal A Bola não revela histórico de incumprimentos em 

matéria de publicação de sondagens. 

26. Tendo em conta o exposto, considerou o Conselho Regulador que a divulgação do estudo 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde», por parte do jornal A Bola violou o disposto no 

n.º 2 do artigo 7.º da LS, designadamente das sua alíneas b), d), e); f); g); i); j); l) e n). 

27. Dos factos apurados não resultaram indícios de que o comportamento da arguida tenha 

sido doloso, sendo o comportamento típico punível a título de negligência, revelada pela 



ERC/04/2013/364   

5 

não observância do jornal A Bola do dever legal de divulgar a sondagem de opinião 

acompanhada das informações de carácter obrigatório impostas pela Lei das Sondagens. 

28. Concluiu-se que com a sua conduta, a arguida praticou, a título de negligência, a 

contraordenação prevista e punida na alínea e) do n.º 1 e n.º 5 do artigo 17.º da Lei das 

Sondagens estando consequentemente sujeita à aplicação de uma coima a determinar 

nos termos do disposto do artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro. 

29. Notificada dos termos da acusação que ficaram expostos supra e no exercício do direito 

que lhe assiste, a arguida veio apresentar defesa junto da ERC. De acordo com os 

elementos constantes da defesa escrita, recebida a 14 de outubro de 2014, a arguida 

aduziu os seguintes argumentos: 

30. «Nem a queixa nem a Acusação fundamentam minimamente a subsunção do estudo em 

causa à definição legal de “sondagem”». 

31. Mais disse que a Acusação limita-se a concluir perentoriamente que «também não 

existem dúvidas de que é divulgada uma sondagem de opinião nos termos das alíneas b) 

e c) do artigo 2.º da LS, porquanto o estudo utiliza uma amostra construída através de 

técnicas estatísticas de um determinado universo alvo». 

32. No entanto, considera a arguida que «não deveriam restar dúvidas [que] um “estudo de 

opinião” não é uma sondagem, nem nos termos da definição legal, nem do senso 

comum». 

33. Acrescenta que «nem tão pouco um “barómetro” é uma sondagem, mas um “estudo” 

baseado em indicadores». 

34. Defende a arguida que «o estudo em causa, ou barómetro, é um inquérito de opinião 

realizado através de um mero processo de recolha de informação junto da parte do 

universo estatísticos». 

35. Conclui dizendo parecer claro que o estudo em causa é um «“inquérito de opinião” que se 

deve subsumir à al. a) do artigo 2.º da Lei n.º 10/2000». 

36. Relativamente à natureza do site «abola.pt» sustenta a arguida que «o site “a bola.pt” 

não é a versão electrónica do jornal “A Bola”». 

37. A este propósito refere que «como é do domínio comum, as chamadas versões 

electrónicas dos jornais, em todo mundo, para além das notícias publicadas nos jornais 

em papel, contêm notícias insertas em tempo real». 



ERC/04/2013/364   

6 

38. Não obstante a arguida considera que «não restam dúvidas que o site “A Bola.pt”, não 

obstante não ser a versão electrónica do jornal, está abrangido pela Lei das Sondagens 

por força do n.º 4 do artigo 1.º».  

39. Entende, no entanto, que «as “notícias na hora” correspondem a um interesse público do 

direito à informação». 

40. Como tal «devem ser entendidas e avaliadas tendo em consideração as características 

próprias do meio digital e as contingências da divulgação em tempo real». 

41. Sobre a notícia propriamente dita, afirma a arguida que «a notícia em causa não publica o 

“estudo”, apenas anuncia que os resultados elaborados pela empresa Spirituc 

Investigação Aplicada irão ser (nesse dia) apresentados». 

42. Para a arguida «a notícia é rigorosa utilizando a palavra “barómetro” e apenas 

mencionando que o estudo revela que 618 pessoas foram inquiridas e um terço 

considerou o ministro “mau ou muito mau” e quase metade (43,5%) considerou a sua 

gestão “muito má”». 

43. Sublinha a arguida que se «trata de uma “notícia na hora”, nunca utilizando a expressão 

sondagem». 

44. Acresce que «do seu contexto, para um observador médio, resulta que se trata de um 

estudo ou inquérito de opinião». 

45. Assim, para a arguida «a notícia em causa enquadra-se no conceito de “inquérito de 

opinião”, conforme definido no art.º 2.º al. a) da Lei n.º 10/2000». 

46. Excluindo assim, no entender da arguida, a aplicação do artigo 7.º da Lei das Sondagens. 

47. Adicionalmente defende a arguida que «a notícia em causa foi publicada ao abrigo do 

princípio constitucional da liberdade de imprensa consignado no art.º 38.º da 

Constituição». 

48. Neste contexto, refere a arguida que compete à ERC «assegurar o livre exercício do direito 

à informação e à liberdade de imprensa, por força do art.º 39.º, n.º 1, al. a), da Constituição 

e do art.º 8.º, al. a), da Lei n.º 53/2005 de 8 de Novembro». 

49. Conclui dizendo que «mesmo que se entendesse que objectivamente a notícia em causa 

poderia subsumir-se ao conceito de publicação de sondagem, ocorreria sempre um erro 

sobre a ilicitude, o qual em face do exposto nunca poderia ser censurável, o que afastaria 

a culpa, por força do art.º 17º do CP, aplicável por força do art.º 41.º, n.º 1, do Decreto-Lei 

n.º 433/82». 



ERC/04/2013/364   

7 

50. Pelo que a arguida entende que «não se verificam os elementos objectivos e subjectivos 

da contra-ordenação de que a arguida vem acusada, nem de qualquer outra infracção», 

devendo, em consequência, proceder-se ao arquivamento do presente processo».  

51. Na defesa apresentada a arguida reitera que no caso vertente não estamos perante uma 

sondagem mas sim perante um inquérito de opinião que, como tal, estaria fora do âmbito 

de aplicação do artigo 7.º da Lei das Sondagens. A arguida não fundamenta, contudo, a 

posição apresentada. 

52. Sobre a questão suscitada não existem dúvidas para o Conselho Regulador de que 

estamos perante uma sondagem de opinião nos termos das alíneas b) e c) do artigo 2.º, 

da Lei das Sondagens, uma vez que no estudo em causa e que foi divulgado se utilizaram 

técnicas estatísticas para se construir uma amostra - «618 inquiridos» - de um 

determinado universo alvo - «População portuguesa, com telefone fixo ou móvel, 

residente em determinado território nacional, de ambos os géneros, com idade superior a 

18 anos» (conforme informações constantes no press release e na ficha técnica da 

sondagem cedida à ERC pela Spirituc Investigação Aplicada). 

53. Assim sendo, a sua publicação deveria ter incluído as informações de caracter obrigatório 

constantes nas alíneas do artigo 7.º, n.º 2, da Lei das Sondagens. 

54. Relativamente à restante defesa apresentada pela arguida, uma vez que os argumentos 

que refere se reconduzem, no essencial, aos argumentos apresentados em sede de 

contraditório da queixa que deu origem ao presente processo, não tendo sido 

apresentados factos novos que permitam contraditar o que foi dado por provado, sobre 

esta matéria reitera-se a argumentação aduzida na acusação, exposta nos pontos 19 a 

24 da presente decisão. 

55. Por outro lado, não se contesta a argumentação da arguida quando refere que as 

«”notícias na hora” correspondem a um interesse público do direito à informação» e que 

«a notícia em causa foi publicada ao abrigo do princípio constitucional da liberdade de 

imprensa». Contudo, esses direitos não podem colidir com o rigor que deve existir na 

divulgação de uma sondagem. No caso, como ficou exposto, a divulgação realizada pelo 

jornal A Bola não respeitou o preceituado no artigo 7.º, n.º 2, da Lei das Sondagens, pelo 

que prejudicou o direito a uma informação rigorosa, que não deturpe ou falseie o 

resultado, sentido e limites da sondagem divulgada. 



ERC/04/2013/364   

8 

56. Em relação à pena a ser aplicada, sustenta a arguida que ocorreu um erro sobre a 

ilicitude, devendo os presentes autos ser arquivados. 

57. No caso em análise, por se admitir que a presente decisão poderá ter um efeito dissuasor 

e pedagógico, entende o Conselho Regulador que, neste momento, em relação às 

contraordenações identificadas, é adequado e suficiente para prevenir a prática de 

futuros ilícitos contraordenacionais da mesma natureza a aplicação de uma sanção de 

admoestação. 

58. Pelo exposto, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo das suas competências fixadas pelo 

artigo 15.º, n.º 1, da Lei das Sondagens e no artigo 24.º, n.º 3, alínea ac), dos seus 

Estatutos, decide admoestar a arguida, nos termos do artigo 51.º do Decreto-Lei n.º 

433/82, de 27 de outubro, sendo formalmente advertida da obrigatoriedade de cumprir a 

Lei das Sondagens, em especial, o n.º 2 do artigo 7.º. 

 

Notifique-se, nos termos dos artigos 46.º e 47.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro. 

 

Lisboa, 14 de janeiro de 2015 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


