
 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2023/227 (CONTJOR)  

 

 

Queixa de Jacques Rodrigues contra a SIC e SIC Notícias online por 
violação do dever de rigor informativo e do direito ao bom nome e 

reputação na reportagem emitida no dia 28 de dezembro de 
2022, no “Primeiro Jornal”, pelas 13h22m 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
6 de junho de 2023



   

1 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2023/227 (CONTJOR) 

 

ASSUNTO: Queixa de Jacques Rodrigues contra a SIC e SIC Notícias online por violação do dever 

de rigor informativo e do direito ao bom nome e reputação na reportagem emitida 

no dia 28 de dezembro de 2022, no “Primeiro Jornal”, pelas 13h22m 

 

I. Queixa 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 

23 de janeiro, uma queixa de Jacques Rodrigues contra a SIC e SIC Notícias online por violação 

do dever de rigor informativo e do direito ao bom nome e reputação na reportagem, difundida 

no dia 28 de dezembro, no “Primeiro Jornal”, pelas 13h22m. 

2. Insurge-se o Queixoso contra os elementos emitidos na peça que, quanto a si, 

representam falta de rigor informativo, designadamente a utilização do termo «'Impala'... 

porquanto, não existe qualquer sociedade comercial ou marca com esta denominação»; a 

expressão «'Imprensa cor de rosa'... consubstancia a utilização de uma expressão tendenciosa, 

com falta de isenção»; a peça refere que a insolvência da empresa levou ao despedimento 

coletivo «o que não corresponde à realidade, porquanto o despedimento colectivo ocorre 

antes da declaração de insolvência e não é uma sequência» da mesma.  

3. O Queixoso refere ainda que foram recolhidas declarações apenas junto de «quem se 

opõe e persegue a empresa», não sendo cumprido o princípio do contraditório. Considera que 

as referências a «salários em atraso, em certos casos, com o desvio de bens e o qualificativo 

de insolvência culposa» constituem crimes. Estes são-lhe imputados diretamente, a par da 

acusação de desvio de bens (referida sem qualquer fundamentação), constituindo, assim, 

crimes de injúria e difamação, atingindo a sua honra e credibilidade e consideração.  

4. Tal, repercute-se ao nível da avaliação do risco junto de fornecedores e instituições 

bancárias das empresas em atividade do Grupo Impala.  



   

2 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

5. A par das práticas de injúria e difamação e não exercício do contraditório, a peça é 

considerada não fatual, rigorosa ou isenta, lançando suspeitas sem fundamentação. 

 

II. Posição do Denunciado 

6. Oficiada para se pronunciar, a SIC rejeita os factos que lhe são imputados. Esclarece 

que é «ostensivamente falso que não exista qualquer sociedade comercial ou marca com 

a denominação ‘IMPALA’» juntando à sua pronúncia documentação que, a seu ver, 

comprova a «existência de, pelo menos, 9 (nove) sociedades comerciais ativas… e pelo 

menos, 13 (treze) registos em vigor de marcas nacionais» que incluem a referida 

designação. Por outro lado, «Impala» constitui uma forma «condensada» de referir a 

marca em questão. Esta abreviação, utilizada por vários órgãos de comunicação social, 

possui poder de síntese e familiaridade, comuns nas práticas jornalísticas, e, no caso 

concreto, encontra-se fundamentada no texto. 

7. Pela mesma razão, é utilizada a expressão «imprensa cor-de-rosa» não sendo 

sinónimo de uma abordagem tendenciosa. Esta é rigorosa e «utilizada em todo o mundo 

para designar um tipo de imprensa específico e muito relevante. Atuais e antigos 

responsáveis por estas publicações, não contrariam o uso da expressão». 

8. No que respeita a relação entre a referida insolvência e despedimento coletivo, o 

Denunciado desvaloriza a cronologia dos eventos sustentada como não rigorosa. O 

Denunciado considera que o Queixoso «não contesta, de todo, a afirmação de que houve 

um pedido de declaração de insolvência, nem a afirmação de que houve um 

despedimento coletivo na Descobrirpress. Apenas contesta que o segundo foi anterior 

ao primeiro, ao contrário do que se afirma na peça jornalística. Na verdade, esse lapso 

em relação à cronologia dos eventos, em nada altera o sentido daquele trabalho 

jornalístico. A empresa teve, pois, um despedimento coletivo, e foi alvo de pedido de 

declaração de insolvência. Afirmar uma coisa antes, ou depois da outra, é praticamente 

idêntico.» 



   

3 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

9. No que concerne as alegações de que o queixoso «tenha tentado ganhar tempo e 

desviar ou dissipar os bens da sociedade, atribuindo-a à jornalista autora da peça 

jornalística», a SIC esclarece que «esta suspeita é adiantada pelos antigos funcionários da 

empresa, citados pela SIC/SIC Notícias», baseando-se, assim, numa fonte de informação. 

10. No sentido de tentar obter o contraditório, o Denunciado «tentou contactar os 

administradores da empresa, que não mostraram disponibilidade para responder, 

remetendo as questões para a respetiva advogada. Esta, por sua vez, não aceitou falar 

antecipadamente nem responder às perguntas, a tempo de as respostas serem incluídas 

na peça.» A SIC esclarece, também, que a mesma «foi contactada durante a produção da 

peça para o exercício do contraditório. Não respondeu a nenhuma das perguntas 

colocadas via email no dia 27/12/2022 às 06:42 e, novamente, no mesmo dia, às 21:49». 

 

III. Audiência de Conciliação 

11. No dia 15 de março de 2023 realizou-se, nos termos do artigo 57.º dos Estatutos da 

ERC, a audiência de conciliação sem, contudo, ter sido possível as partes chegarem a um 

entendimento. 

 

IV. Descrição da Peça 

12. A queixa dirigida à ERC refere-se à reportagem difundida pela SIC, no dia 28 de 

dezembro de 2022, no “Primeiro Jornal”, pelas 13h22m e ainda a peça, com conteúdo 

idêntico, publicada na página online da SIC Notícias. 

13. Analisando a peça publicada sob o link1 indicado por ambas as partes, verifica-se que 

esta toma como título “DescobrirPress, empresa do grupo Impala, abriu insolvência”, e 

subtítulo “Funcionários exigem que dívidas sejam pagas com o património dos 

administradores”, sendo datada de 28 de dezembro de 2022, 18h27m. 

                                                      
1 https://sicnoticias.pt/economia/2022-12-28-DescobrirPress-empresa-do-grupo-Impala-abriu-
insolvencia-991c3e87 



   

4 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

14. A peça online inicia com o seguinte destaque: «A DescobrirPress, editora 

pertencente ao grupo Impala, abriu insolvência em outubro. Agora, os trabalhadores da 

empresa exigem que o património dos administradores pague as dívidas acumuladas.». 

15. Sob o destaque é disponibilizado um vídeo que corresponde à peça emitida no 

“Primeiro Jornal da SIC”, no dia 28 de dezembro de 2022, pelas 13h32m. Distingue-se da 

peça emitida na SIC por possuir a entrada realizada pelo pivô, a qual não se identifica no 

vídeo disponível na SIC Notícias online.  

16. O pivô começa por referir que: «Um dos principais grupos da chamada imprensa cor-

de-rosa, o grupo 'Impala declarou insolvência e despediu quase 60 trabalhadores. Eles 

exigem agora que o património dos administradores seja usado para pagar as dívidas». 

17. A peça refere que «criada há quase 40 anos, a DescobrirPress era a editora de 

revistas como a Nova Gente, a Maria ou a TV7 Dias. Em outubro, a empresa foi declarada 

insolvente, o que levou ao despedimento coletivo de 59 trabalhadores.» 

18. A peça toma como fontes, representando os trabalhadores: duas ex-funcionárias, 

que repudiam a forma como foram despedidas, corroborando a existência de salários 

em atraso; um ex-quadro da empresa «garantiu à SIC que alguns dos salários em atraso 

remontam a 2011», e a advogada «de quatro ex-funcionários da DescobrirPress, Catarina 

Costal». 

19. Segundo a advogada, os ex-trabalhadores procuram que se apure se o incidente de 

qualificação foi, ou não, culposo, ou seja, se existem «atos de má gestão por parte da 

sociedade. O administrador, o que conseguiu apurar, foi um passivo de 

aproximadamente 98 milhões de euros e um ativo muito pouco significativo». A este 

respeito, a advogada questiona «onde estão os resultados das vendas das revistas?». Se 

tal for a decisão do tribunal, «os administradores são obrigados a pagar a dívida e podem 

ficar inibidos de exercer funções de administração noutras empresas por um período de 

dois a 10 anos.» 



   

5 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

20. Refere-se que os antigos funcionários «acusam a Impala de arrastar o caso para 

ganhar tempo e dissipar os bens da sociedade». Tal reflete-se na interrupção do pedido 

de insolvência, realizado há mais de dois anos, que «foi interrompido por quatro PERS - 

Processos Especiais de Revitalização - apresentados pela empresa e sucessivamente 

chumbados em tribunal.» Uma das ex-funcionárias, jornalista, considera também que os 

títulos foram sendo dissipados. 

21. A título de contraditório, refere-se a posição da advogada da empresa que «diz que 

o valor dos créditos ainda não está fixado.», e o jornal Expresso. Segundo este órgão de 

comunicação social, a insolvência justifica-se por motivos alheios a uma má gestão: «a 

empresa de Jacques Rodrigues aponta o dedo aos efeitos da covid-19 e da guerra na 

Ucrânia, para além da concorrência do digital. Refere ainda o facto de não ter sido 

incluída no apoio de 15 milhões de euros concedido pelo Governo aos meios de 

comunicação social, na primavera de 2020, para fazer frente à crise causada pela 

pandemia.» 

 

V. Análise e Fundamentação  

22. Os factos alegados podem, eventualmente, colocar em causa o dever de rigor 

informativo previsto no artigo 34º, n.º 1, alínea b), da Lei da Televisão e dos Serviços 

Audiovisuais a Pedido2 e artigo 14º, n.º 1, alíneas a) e e), do Estatuto do Jornalista, bem como 

o direito ao bom nome e reputação do Queixoso, nos termos do artigo 26.º, da Constituição 

da República Portuguesa. 

23. Nos termos do referido artigo 34º, n.º 1, alínea b), da Lei da Televisão e dos Serviços 

Audiovisuais a Pedido estabelece-se como obrigação dos operadores de televisão «assegurar 

a difusão de uma informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção». 

24. No que diz respeito ao rigor informativo, este pressupõe a apresentação clara e objetiva 

dos factos e a sua verificação. O rigor está estritamente ligado à qualidade e credibilidade da 

                                                      
2 Lei n. º 27/2007, de 30 de julho, na sua redação atual. 



   

6 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

informação, no sentido de quanto mais rigorosa for a informação, mais credível e fiável ela 

será. Ao invés, o erro, a imprecisão, a dúvida ou a distorção implicam uma diminuição da 

qualidade e credibilidade da informação.  

25. A este respeito, importa realçar que não compete à ERC apreciar a veracidade dos factos 

referenciados nas peças, mas tão só verificar se os Denunciados diligenciaram no sentido do 

cumprimento dos deveres a que estão sujeitos no exercício da sua atividade jornalística. O 

Conselho Regulador da ERC já se pronunciou nesse sentido: «(...)no tocante a alegadas falhas 

de rigor informativo, isenção e transparência, importa clarificar que não cabe a esta entidade 

aferir a verdade factual ou material do que é mencionado nas notícias, mas antes analisar a 

coerência interna destas e avaliar a forma como são expostos ao telespectador os meios 

utilizados para a obtenção da informação aí veiculada» Deliberação ERC/2016/269(CONTJOR-

TV). 

26. A análise da peça demonstra que o valor-notícia da peça, tomando-se a declaração de 

insolvência como um facto prévio, reside no facto de ex-trabalhadores da Impala irem avançar 

com um incidente de qualificação de insolvência culposa para que, assim, seja determinado 

que a dívida seja paga com o património dos administradores e acionistas. Está em causa a 

identificação de um elevado ativo contra um passivo pouco significativo, questionando-se a 

existência de uma dissipação de bens, fruto de uma possível má gestão. Os alegados 

incumprimentos baseiam-se em fontes de informação (advogada e três ex-funcionários) e 

esclarece-se que se trata de um processo em curso, não sendo possível afirmar a existência 

de uma insolvência culposa. 

27. A título de contraditório, a advogada da empresa contesta, realçando que o valor em 

crédito em ainda não está apurado. É consultado o jornal Expresso esclarecendo que existem 

outros fatores subjacentes à situação de insolvência, designadamente a concorrência do 

digital, a pandemia e o não apoio da parte do Governo para fazer face à mesma e a guerra na 

Ucrânia. Considera-se consultada a parte visada, por intermédio de seu representante, bem 

como através de outro órgão de comunicação social. 



   

7 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

28. As informações recolhidas junto do jornal Expresso importam para enumerar as causas 

que a empresa identifica como estando na origem do pedido de insolvência. Neste sentido, 

considera-se que, em termos jornalísticos, se procurou fundamentar os argumentos da parte 

visada acerca dos factos que lhe são imputados, para além da afirmação que o valor dos 

créditos não se encontra fixado, obtido junto da advogada representante. Esta fonte de 

informação permite, então, complementar, segundo a posição do Denunciado, a tentativa de 

contraditório que realizou na véspera da emissão da peça. 

29. O Queixoso considera a designação «Impala» imprecisa e «imprensa cor-de-rosa» 

tendenciosa.  

30. No que respeita o termo «Impala», verifica-se que a peça se refere à 

«DescobrirPress, editora pertencente ao grupo Impala». Por este motivo, considera-se 

válido o argumento do Denunciado, segundo o qual «'Impala' constitui uma forma 

'condensada' de referir a marca em questão. Esta abreviação, utilizada por vários órgãos 

de comunicação social, possui poder de síntese e familiaridade, comuns nas práticas 

jornalísticas, e, no caso concreto, encontra-se fundamentada no texto.» 

31. Por seu turno, interpreta-se a designação «imprensa cor-de-rosa» como uma categoria 

jornalística que se dedica a matérias, não predominantemente de interesse público, mas 

revestindo-se de «interesse para o seu público-alvo. A premissa é válida para as revistas de 

televisão, categoria em que se inclui a publicação demandada, sobretudo quando este tipo de 

imprensa não procede apenas à enumeração dos programas exibidos em televisão, 

divulgando grelhas de emissão ou fazendo a descrição dos programas ou dos seus episódios, 

mas alarga o seu espectro à vida para lá das câmaras das diferentes personalidades que dão 

corpo aos conteúdos televisivos, sejam eles ficcionados ou reais, nacionais ou estrangeiros». 

(Deliberação ERC/2019/73 (CONTJOR-I)3. 

                                                      
3 
https://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3R
vX29mZmxpbmUvNzQ4OC5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjMxOiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE5NzM
tY29udGpvci1pIjt9/deliberacao-erc201973-contjor-i 



   

8 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

32. Neste sentido, considera-se que a designação em causa tem uma função de contexto que 

permite, de forma abreviada, enquadrar os destinatários. Estando em causa «revistas como a 

Nova Gente, a Maria ou a TV7 Dias» encontra-se correspondência entre o entendimento 

atribuído a esta categoria e as publicações em causa.  

33. Na queixa refere, ainda, que é incorreto considerar que a insolvência da empresa levou 

ao despedimento coletivo «o que não corresponde à realidade, porquanto o despedimento 

colectivo ocorre antes da declaração de insolvência e não é uma sequência» da mesma. O 

Denunciado contrapõe que o Queixoso «não contesta, de todo, a afirmação de que houve um 

pedido de declaração de insolvência, nem a afirmação de que houve um despedimento 

coletivo na Descobrirpress. Apenas contesta que o segundo foi anterior ao primeiro, ao 

contrário do que se afirma na peça jornalística. Na verdade, esse lapso em relação à cronologia 

dos eventos, em nada altera o sentido daquele trabalho jornalístico. A empresa teve, pois, um 

despedimento coletivo, e foi alvo de pedido de declaração de insolvência. Afirmar uma coisa 

antes, ou depois da outra, é praticamente idêntico.» 

34. Tendo em conta os argumentos de ambas as partes, e não apresentando o Queixoso 

esclarecimentos adicionais sobre eventuais implicações processuais para a qualificação de 

insolvência em causa, daquilo que alega em termos da sequência de eventos considerada 

imprecisa, considera-se válida a argumentação da SIC. Resulta do enfoque da peça que a 

situação da empresa é economicamente desfavorável há algum tempo, foram sendo 

realizados pedidos de processos especiais de revitalização que não obtiveram deferimento, e 

existem dívidas aos trabalhadores, suscetíveis de vir a ser cobradas sobre o património dos 

acionistas e administradores, caso se considere ter havido uma má gestão, ou seja, a 

insolvência ser declarada culposa pelo tribunal.  

35. Pelo exposto, considera-se respeitado o disposto no artigo 14.º, n.º 1, alíneas a) e e), que 

estatuem como prática da atividade jornalística, os deveres de «informar com rigor e isenção, 

rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião», bem como a 

«diversificação das suas fontes de informação e ouvir as partes com interesses atendíveis nos 



   

9 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

casos de que se ocupem». Não se encontram também indícios de um incumprimento do 

artigo 34º, n.º 1, alínea b), da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido. 

36. Considera também o Queixoso que a peça visada é atentatória do seu bom nome e 

reputação, uma vez que na reportagem lhe são imputados crimes, como o de insolvência 

culposa. De acordo com o artigo 26.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa 

determina que «a todos são reconhecidos os direitos (…) ao bom nome e à reputação (…)».  

37. Referem Canotilho/Vital Moreira, que o direito ao bom nome e reputação «consiste, 

essencialmente, no direito a não ser ofendido ou lesado na sua honra, dignidade ou 

consideração social mediante imputação feita por outrem, bem como no direito a defender-

se dessa ofensa e a obter a competente reparação»4. 

38. O bem jurídico aqui protegido – o bom nome e reputação – consubstancia-se assim numa 

pretensão de respeito perante a comunidade, de modo a que o titular do direito não veja 

cerceada as suas possibilidades de desenvolvimento no contexto social em que se insere. 

39. Estamos, assim, na presença de dois direitos fundamentais,  por um lado, a liberdade 

de informação, por outro o direito ao bom nome e reputação  sendo certo que nenhum 

deles é absoluto, uma vez que podem ser objeto de restrições, devendo as limitações aos 

direitos e às liberdades fundamentais cingir-se ao necessário para salvaguardar outros direitos 

e interesses constitucionalmente protegidos (artigo 18.º da CRP). 

40. Em face de uma notícia suscetível de pôr em causa o bom nome e reputação de 

determinada pessoa, na medida em que lhe diminui o crédito de que goza na opinião pública, 

deve ponderar-se se a notícia prossegue um interesse digno de proteção jurídica. 

41. O interesse noticioso, no caso, justifica-se uma vez que está em causa um processo de 

insolvência de uma empresa relevante no setor dos media. 

                                                      
4 Canotilho Gomes J.J. e Moreira Vital, Constituição da República Portuguesa Anotada, Volume I, Coimbra, 
Coimbra Editora, 2007, página 466. 



   

10 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

42. Contudo, o interesse noticioso em caso algum deve subalternizar a escrupulosa 

observância das legis artis aplicáveis à prática jornalística, que, em parte, também pretendem 

tutelar e contribuir para evitar a lesão de direitos de terceiros merecedores de proteção. 

43. No âmbito da presente análise verificou-se que as imputações que o Queixoso repudia 

são atribuídas a fontes de informação, identificadas como uma ex-funcionária e ainda vários 

trabalhadores representados na reportagem por uma advogada. 

44. Pelo exposto, considera-se que a reportagem visada na queixa foi elaborada dentro dos 

limites necessários e suficientes ao exercício do direito de informar, não se considerando que 

a mesma seja ofensiva do direito ao bom nome e reputação do Queixoso, uma vez que o 

Denunciado cumpriu o dever de informar com rigor e isenção, bem como o dever de não 

lançar suspeitas sem estarem alicerçadas em factos, neste caso em informações sustentadas 

por fontes de informação que o Denunciado tinha razões objetivas para considerar 

verdadeiras. Também as fontes consultadas representaram as partes com interesses 

atendíveis na matéria em questão. 

 

VI. Deliberação 

Tendo apreciado a queixa de Jacques Rodrigues contra a SIC e SIC Notícias online, por 

violação do dever de rigor informativo e do direito ao bom nome e reputação na 

reportagem emitida, no “Primeiro Jornal” da SIC, no dia 28 de dezembro de 2022, e 

publicada também no site da SIC Notícias, o Conselho Regulador da ERC, no exercício das 

atribuições e competências, nomeadamente as previstas nas alínea d) e f) do artigo 7.º, 

nas alíneas a) e d) do artigo 8.º e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro delibera pelo arquivamento da 

presente queixa, uma vez que a reportagem emitida foi elaborada dentro dos limites 

necessários e suficientes ao exercício do direito de informar, tendo sido relatados factos 

alicerçados em diversas fontes de informação, e que o Denunciado tinha razões objetivas 

para os considerar verdadeiros, enquanto foi dada também a possibilidade de 

contraditório ao Queixoso. 



   

11 

 

500.10.01/2023/68 
EDOC/2023/1835 

 

Lisboa, 6 de junho de 2023 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


