
Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação

35/2016 (SOND

Publicação de sondagem na edição impressa do jornal E

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

Deliberação 

35/2016 (SOND-I) 

 

 

 

Publicação de sondagem na edição impressa do jornal Expresso

julho de 2015 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
3 de fevereiro de 2016

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

xpresso de dia 18 de 



ERC/07/2015/646   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 35/2016 (SOND-I) 

 

Assunto:  Publicação de sondagem na edição impressa do jornal Expresso de dia 18 de julho de 

2015 

 

 

I. Dos factos 

 

1. No âmbito do acompanhamento regular das divulgações de sondagens de opinião, os 

serviços da ERC verificaram que o jornal Expresso, propriedade da Impresa Publishing, S.A., 

publicou, na sua edição impressa do dia 18 de julho de 2015 (pág. 6 e 7, com chamada de 

capa), uma peça noticiosa intitulada «Costa tentado a não apoiar ninguém na primeira 

volta» na qual faz referência a resultados de uma sondagem. 

2. O texto noticioso é encimado por fotografias de Maria de Belém Roseira e de Sampaio da 

Nóvoa, respetivamente, apresentando de antetítulo «Costa enfrenta uma ‘pressão 

fortíssima’. Há quem ache que Nóvoa provoca ‘uma divisão brutal’ e empurre Maria de 

Belém para a corrida». No corpo do texto são identificadas alusões a duas sondagens de 

opinião, uma, na página 6, debaixo do subtítulo «Não pedi apoio a ninguém», identificada 

pelo jornal como a sondagem «publicada na semana passada» [leia-se, na edição 

impressa do Expresso de 11 de julho de 2015]; e outra, na página 7, sob o subtítulo 

«Sondagem Favorável a Nóvoa», alegadamente encomendada pela candidatura de 

Sampaio da Nóvoa, mas sem qualquer menção por parte do jornal tanto acerca da entidade 

responsável pela sua realização, como da data e local da sua publicação. 

3. Consultados os registos da ERC foi possível identificar o depósito da sondagem 

referenciada na página 6 da edição impressa de 18 de julho (sondagem realizada pela 

Eurosondagem para o Expresso e para a SIC e divulgada pelo jornal na sua edição de 11 de 

julho de 2015), não se tendo, contudo, identificado qualquer depósito compatível com as 

características ou resultados avançados pelo jornal para a sondagem referida na página 7, 

cujo excerto abaixo se transcreve: 



ERC/07/2015/646   

2 

«Uma sondagem encomendada pela candidatura de Nóvoa – e dada a conhecer à 

direção do PS – deu ânimo, ao mostrar que o professor está apenas a cinco pontos dos 

seus potenciais adversários à direita. Sejam eles Rui Rio ou Marcelo Rebelo de Sousa. 

‘Para quem é apresentado como um ilustre desconhecido nada mal’, diz ao Expresso 

fonte da candidatura. A sondagem revela ainda que características como a seriedade e 

a independência face a partidos políticos ou ao poder financeiro são os aspetos mais 

valorizados entre o eleitorado na escolha de um presidente da República, 

características que são sublinhadas no perfil traçado pelos inquiridos a Sampaio da 

Nóvoa». 

4. Sem prejuízo, adiante-se que, após contacto com as empresas credenciadas para a 

realização de sondagens (conforme melhor explicitado infra no ponto “outras diligências”), 

se verificou que os resultados apresentados encontram correspondência com um estudo 

realizado pela Eurosondagem, o qual foi por esta empresa depositado após solicitação da 

ERC. 

5. O Expresso foi oficiado para o exercício do contraditório, aos dias 14 de agosto de 2015, 

quanto ao alegado incumprimento do artigo 7.º da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho 

(doravante Lei das Sondagens) por omissão dos elementos de publicação obrigatória a 

observar na divulgação ou referência a sondagens em órgãos de comunicação social. 

Considerando que aquando da publicação da peça não fora possível identificar o depósito 

do estudo em questão, mais se solicitou, ao abrigo do dever de colaboração, que o jornal 

prestasse informações que ajudassem a identificar o cliente do estudo e a entidade 

responsável pela sua realização. 

6. Aos dias 15 de agosto de 2015 foi notificada a Entidade Proprietária do Expresso para que 

tomasse conhecimento do procedimento levantado ao jornal. 

 

II. Contraditório do Expresso 

 

7. Em missiva entrada na ERC no dia 20 de agosto de 2015, o jornal começa por afirmar que 

«não divulgou nenhuma sondagem na notícia em causa [...]. O que o Expresso fez foi, no 

quadro de uma notícia relevante sobre candidaturas presidenciais [...] referir que uma 

candidatura presidencial tinha encomendado uma sondagem». 



ERC/07/2015/646   

3 

8. «Essa referência, que, aliás, nem sequer foi especialmente valorizada por nós – não é 

referida no título nem em nenhum destaque, fazendo parte apenas dos dois últimos 

parágrafos - era muito relevante do ponto de vista noticioso, já que esse estudo servia de 

argumentação de Sampaio da Nóvoa contra o surgimento de mais candidaturas à 

esquerda». 

9. «O Expresso conhece e respeita a Lei das Sondagens, facto que é demonstrado na regular 

publicação de estudos de opinião por nós encomendados. [...] Não podemos, no entanto, 

de deixar de entender como relevante do ponto de vista noticioso uma qualquer sondagem 

que exista, encomendada por um partido ou candidatura, e que nos pareça ser 

fundamental à elaboração de uma notícia. A relevância noticiosa só pode ser por nós 

avaliada, sendo que em circunstância alguma divulgamos sondagens partidárias ou de 

candidaturas como notícias, muito menos com valores detalhados». 

 

III. Outras diligências 

 

10. A fim de identificar o estudo e de avaliar a veracidade e rigor dos dados publicados pelo 

Expresso no texto noticioso em apreço, a ERC oficiou todas as Entidades Credenciadas 

para a realização de sondagens, nos termos da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho, 

questionando as mesmas se haviam produzido algum estudo compatível com os 

resultados avançados pelo referido jornal. 

11. No dia 7 de setembro de 2015 a Eurosondagem informou o Regulador ter realizado «um 

Estudo de Opinião, encomendado pelo Sr. Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira, sobre 

Eleições Presidenciais», que é possível [...] tenha a ver com a notícia publicada pelo 

Expresso». 

12. «Este estudo não foi por nós dado a conhecer nem ao PS, nem ao Jornal Expresso. Como 

não nos foi comunicada a intenção da divulgação na Comunicação Social, não foi efetuado 

depósito nessa Entidade Reguladora». 

13. Remetendo ao Regulador na sua resposta a sondagem e respetiva ficha técnica, a 

empresa sublinha que incluiu no estudo a menção expressa de que o mesmo não podia ser 

publicado, integral ou parcialmente, sem contacto prévio com a Eurosondagem para 

efeitos de cumprimento das regras de depósito impostas pelo artigo 5.º da Lei das 

Sondagens.  



ERC/07/2015/646   

4 

IV. Normas Aplicáveis 

 

14. É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens e 

inquéritos de opinião, constante na Lei nº 10/2000, de 21 de junho (Lei das Sondagens). 

15. Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto na 

alínea z) do n.º 3 do artigo 24º dos Estatutos da ERC. 

 

V. Análise e fundamentação 

 

16. No caso vertente verificou-se que o Expresso na peça publicada a 18 de julho de 2015 

(pág. 6 e 7, com chamada de capa) menciona dados referentes a duas sondagens de 

opinião que, pelo objeto sobre o qual versam, estão sujeitas à Lei das Sondagens. 

17. Uma das sondagens em causa foi divulgada pelo Expresso na edição da semana anterior. O 

jornal dá disso nota, trata-se de uma referência a uma sondagem já divulgada em órgão de 

comunicação social. A divulgação prévia do estudo objeto de referência desonera o órgão 

de comunicação social de publicar a vulgarmente designada “ficha técnica” do estudo 

(artigo 7.º, n.º 2 da LS). Porém, nos termos do artigo 7º, n.º 4, da Lei das Sondagens, a 

referência a resultados de uma sondagem já publicados exige que seja feita menção ao 

local e data e data em que ocorreu a primeira publicação ou difusão, bem como da 

indicação do responsável. 

18. Na página 6 do Expresso lê-se, sobre candidata Maria de Belém, «Se os apoios são já 

expressivos, a sondagem, publicada na semana passada, que a dava a oito pontos de 

Sampaio da Nóvia fez o resto». Ainda que se possa depreender que a peça se refere a uma 

sondagem também noticiada pelo Expresso na sua anterior edição, é omitida a indicação 

da empresa responsável pela sondagem, o que reflete um incumprimento do disposto no 

artigo 7.º, n.º 4, da Lei das Sondagens. 

19. A outra sondagem referida pelo Expresso, que o regulador veio a apurar ter sido efetuada 

pela Eurosondagem, consta da página 7 do jornal. 

20.  A referida sondagem, que o Expresso não identificou, indica que o candidato Sampaio da 

Nóvoa está a cinco ponto dos seus principais rivais à direita, terão ainda sido colocadas 

aos inquiridos questões que permitem avaliar a seriedade e independência do candidato 

como fatores que o eleitorado mais valoriza. Transcreve-se infra excerto da peça: 



ERC/07/2015/646   

5 

«Uma sondagem encomendada pela candidatura de Nóvoa – e dada a conhecer à 

direção do PS – deu ânimo, ao mostrar que o professor está apenas a cinco pontos dos 

seus potenciais adversários à direita. Sejam eles Rui Rio ou Marcelo Rebelo de Sousa. 

‘Para quem é apresentado como um ilustre desconhecido nada mal’, diz ao Expresso 

fonte da candidatura. A sondagem revela ainda que características como a seriedade e 

a independência face a partidos políticos ou ao poder financeiro são os aspetos mais 

valorizados entre o eleitorado na escolha de um presidente da República, 

características que são sublinhadas no perfil traçado pelos inquiridos a Sampaio da 

Nóvoa». 

21. Ora, ao contrário do que o Expresso parece querer sustentar é manifesto que está em 

causa a divulgação de resultados de uma sondagem, quer sobre a intenção de voto, quer 

sobre avaliação do candidato. Conforme referido na Deliberação 6/SOND-I/2011, de 19 de 

outubro de 2011, «A análise de uma divulgação assenta numa perspetiva material. A 

questão a colocar é ‘se foram ou não veiculados ao público resultados de uma sondagem 

de opinião?’. A resposta será positiva sempre que, de modo direto ou indireto, através de 

gráficos, valores percentuais, texto, ou qualquer outra forma de expressão, sejam 

divulgados ao público os dados resultantes da sondagem realizada».  

 

22. A divulgação de uma sondagem cujo objeto recaia no âmbito de aplicação da Lei das 

Sondagens obedece a um conjunto de regras, nas quais se inclui a divulgação de 

determinadas informações obrigatórias (cfr. n.º 2 do artigo 7.º da LS). A obrigatoriedade de 

divulgação dessas informações, conjuntamente com a publicação dos resultados da 

sondagem, visa, no essencial, garantir o cumprimento da obrigação mais genérica 

prescrita no n.º 1 do artigo 7.º, ou seja, assegurar que o público consegue apreender o 

sentido, limites e o alcance dos dados divulgados. 

23. O jornal Expresso violou o artigo 7.º, n.º2, da LS de forma ostensiva, não tendo indicado: i) a 

entidade responsável pela realização do estudo (alínea a); ii) a identificação do cliente 

(alínea b); iii) o universo alvo da sondagem (alínea d); iv) o número de inquiridos, sua 

repartição geográfica e composição (alínea e); v)a taxa de resposta (alínea f); vi) a 

percentagem de inquiridos que se afirmaram ns/nr (alínea g); vii) a descrição das 

hipóteses em que se baseia a redistribuição de indecisos (alínea h); viii) a data em que 

teve lugar o trabalho de campo (alínea i); ix) o método de amostragem utilizado (alínea j); 



ERC/07/2015/646   

6 

x)o método utilizado para recolha da informação (alínea l); e, xi) a margem de erro 

estatístico máximo associado à amostra (alínea n). 

24. Por conseguinte, o comportamento do Jornal Expresso é passível de procedimento 

contraordenacional, conforme previsto no artigo 17.º, n.º 1, al. e), da LS.  

 

25. Se um órgão de comunicação social não tem acesso aos resultados de uma determinada 

sondagem deve abster-se de prosseguir com a sua publicação, caso contrário não estará 

em condições (por falta de informação técnica) de cumprir o n.º 2 do artigo 7.º da Lei das 

Sondagens. Esta norma visa tutelar o interesse do público, uma vez que obriga à 

divulgação de um conjunto de informações importantes à correta interpretação dos 

resultados divulgados. 

26. O interesse noticioso ou jornalístico não pode ser usado para justificar o incumprimento da 

Lei. O Expresso reconhece que tem conhecimento do disposto na Lei das Sondagens e 

retira-se das suas palavras que coloca o interesse noticioso acima do cumprimento da Lei. 

Em primeiro lugar, é discutível que a divulgação de resultados de sondagens 

desacompanhados das informações previstas no n.º 2 do artigo 7.º da LS sirva o interesse 

noticioso, pois os leitores não conseguem interpretar corretamente o sentido e limites dos 

resultados divulgados. Em segundo lugar, não estando sequer a servir um propósito de 

interesse público, deve reprovar-se veemente o comportamento de total indiferença do 

periódico ao cumprimento das suas obrigações legais. 

27. Por último, refere-se que não deve ser assacada responsabilidade contraordenacional à 

empresa Eurosondagem pela ausência de depósito da sondagem, uma vez que esta 

empresa fora informada pelo cliente que o estudo não se destinava a divulgação pública. 

Após a divulgação efetuada pelo jornal Expresso, aqui em apreciação, a empresa em 

resposta ao solicitado pela ERC, procedeu prontamente ao depósito do estudo. 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma peça divulgada pelo jornal Expresso na sua edição 18 de julho de 2015, o 

Conselho Regulador da ERC, nos termos e com os fundamentos acima expostos, no exercício 

das atribuições e competências cometidas à ERC, designadamente as previstas nas alíneas z) 



ERC/07/2015/646   

7 

e ac) do n.º 3 do artigo 24º dos Estatutos adotados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

conjugado com o disposto no artigo 15.º da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho, delibera: 

 

1. Dar por verificada a violação do artigo no artigo 7.º da Lei das Sondagens. 

2. Determinar a abertura de procedimento contraordenacional contra a Impresa 

Publishing, S.A., proprietária do jornal Expresso, conforme previsto no artigo 17.º, 

n.º 1, al. e), da LS. 

 

Lisboa, 3 de fevereiro de 2016 

 

O Conselho Regulador da ERC, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Rui Gomes 


