
Conselho Regulador da 

 Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

Deliberação 

35/CONT-I/2011 
 

 

 

Queixa de Agostinho Matos, da Casa da Sé, contra o Jornal da 

Beira, a propósito da publicação de um texto intitulado 

“Legalização da Casa da Sé/Processo coloca pontos nos iis” 

 

 

Lisboa 

20 de Dezembro de 2011 



 
 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 35/CONT-I/2011 

 

Assunto: Queixa de Agostinho Matos, da Casa da Sé, contra o Jornal da Beira, a 

propósito da publicação de um texto intitulado “Legalização da Casa da 

Sé/Processo coloca pontos nos iis” 

 

 

I. Exposição 

 

1. Deu entrada na ERC, no dia 2 de Setembro de 2011, uma queixa de Agostinho 

Matos contra o Jornal da Beira, pela publicação, no dia 25 de Agosto de 2011, de uma 

peça jornalística com o título “Processo coloca pontos nos iis”. 

2. O Queixoso entende que “apenas um terço do conteúdo diz respeito ao assunto 

que lhe dá título”. 

3. Alega que a peça, pelo modo como se encontra estruturada, não “observa o rigor 

e a objectividade devidos à informação”.  

4. Argumenta que “[n]ão é em parte alguma explicada a origem e as causas do 

assunto para a Câmara declinar responsabilidades resultando num claro incumprimento 

do dever do Jornal da Beira de informar com rigor e isenção. Que responsabilidades? 

Afinal qual o problema? Qual a razão da origem deste dossier?”. 

5. Afirma que “[o] Jornal da Beira não procurou nem esta informação, nem outras 

de importância maior para o esclarecimento e cumprimento do dever de informação”.  

6. Acrescenta que “[a] Casa da Sé não é nunca apresentada”, não sendo igualmente 

referido “[o] que é”, nem onde se encontra localizada, ainda para mais, reforça, quando 

se trata de “um Hotel de Charme aberto há poucas semanas”. 

7. Refere ainda que “[a] audição das partes atendíveis no caso em apreço é 

ausente”, não ocorrendo qualquer “referência à posição da Casa da Sé, nem do técnico 

referido”. 



 

2 
 

8. Considera, assim, que “[e]xiste (…) um desonesto intuito de abusar da boa-fé do 

público sem ouvir as partes com interesses atendíveis”.  

9. Deste modo, conclui que “[o]mitindo estas perspectivas, negando o exercício das 

funções com o profissionalismo exigível, não é possível uma plena compreensão do 

assunto por parte dos leitores o que resulta numa peça amadora, mal conseguida, 

confusa e muito incompleta”. 

10. Conclui o Queixoso, resumindo, “que a conduta do Jornal da Beira é reprovável: 

não redigiu os factos com rigor e exactidão, nem os interpretou com honestidade, nem 

os factos são comprovados, nem ouviu as partes com interesses atendíveis no caso”. 

11. O Queixoso afirma a sua intenção de abdicar “do recurso ao direito de resposta 

nos termos legais”. 

12. O Queixoso declara ainda que “[e]ste artigo foi também publicado num outro 

jornal local, com uma outra assinatura, ‘A. Rodrigues’, tratando-se da mesma pessoa”. 

 

II. Posição do Denunciado 

 

13. Notificado para apresentar, querendo, oposição à presente queixa, o Denunciado 

alega que a “informação relativamente à ‘Casa da Sé’ tem todos os ingredientes”. 

14. Afirma que “[o] texto foi construído por base no que foi colhido numa sessão 

pública de todo o executivo da Câmara Municipal de Viseu, e, no mesmo dia, na 

conferência de imprensa onde o presidente da Câmara Municipal de Viseu ‘explora’ 

alguns dos temas desenvolvidos na reunião e responde a questões dos jornalistas sobre 

os elementos de trabalho que apresentou ou a olhos que lhe são colocados”. 

15. Neste caso porém, acrescenta, com a novidade de o “Dr. Fernando Ruas ter lido 

um ofício, que cedeu à comunicação social”, e que o Denunciado anexa à sua oposição. 

16. O Denunciado afirma ainda: 

“Tudo ‘preto no branco’, pelo que não seria necessário ouvir ninguém. Aliás, em 

conferência de imprensa, por norma, isso nunca se faz. Se alguém tem que responder 

pelo que disse é a outra parte e não nós. A ela devem ser imputadas as informações, 

movendo para o efeito uma conferência de imprensa. O abdicar do ‘direito de resposta’ 

é sintomático, quanto à falta de razão que assiste à ‘Casa da Sé’” 



 

3 
 

17. Esclarece o Denunciado que o jornalista que assina a peça não possui qualquer 

contrato de exclusividade com o Jornal da Beira. 

18. Pelo que, conclui, “os pontos principais foram relatados pelo nosso jornalista e 

estão perfeitamente identificados no texto, assumindo, da nossa parte, que se trata de 

uma queixa inócua e sem qualquer fundamento”. 

19. O Denunciado anexou ainda cópias de mensagens de correio electrónico 

trocadas entre o “jornalista [que assina a peça em apreço] e o Sr. Nuno Polónio, (…) 

assessor de imprensa da ‘Casa da Sé’, ‘autor-confesso’ do texto que chegou à ERC”. 

 

III. Outras diligências 

 

20. Tendo sido apurado que uma peça jornalística similar fora publicada no jornal 

Notícias de Viseu, optou-se por estender a análise ao referido jornal, convidando-o a 

pronunciar-se sobre o assunto. 

21. O Notícias de Viseu, na sua comunicação junto desta Entidade, confirma a 

publicação da peça assinada por “A. Rodrigues Bispo, tratando-se na verdade do mesmo 

jornalista profissional que tem o nome de António Rodrigues, [e que] assina para o 

Jornal da Beira R. Bispo e para o Notícias de Viseu A. Rodrigues”. 

22. Entende não existir “qualquer falta de honestidade em fazer textos, em partes 

diferentes, usando nomes e sobrenomes que pertencem à mesma pessoa”. 

23. Defende que “[n]a estrutura jornalística somente compete ao autor escrever 

sobre o ponto de vista em como a analisou e em função dos dados que lhe foram 

fornecidos”. 

24. Acrescenta ainda que “[o] jornalista considerou tratar-se de entidades 

responsáveis para divulgar o motivo que deu lugar à conferência de imprensa, e daí que, 

certamente, sem menosprezar qualquer direito, ouvir a outra parte que, de resto, não está 

individualizada, já que poderá haver inclusive várias Casas da Sé”. 

25. Alega o Notícias de Viseu que “[a] notícia está no que foi apresentado na 

conferência de imprensa sem qualquer criatividade do jornalista”. 



 

4 
 

26. Acrescenta por fim que “a Casa da Sé deveria ter dado o respectivo 

esclarecimento perante as palavras que a edilidade vieense transmitiu, o que na verdade 

não fez”.  

 

IV. Descrição 

 

§ Jornal da Beira 

27. A peça em apreço, com o antetítulo “Legalização da Casa da Sé” e título 

“Processo coloca os pontos nos iis”, foi publicada no dia 25 de Agosto de 2011. Retrata 

duas reuniões públicas, nomeadamente uma sessão pública com todo o executivo e uma 

conferência de imprensa com o presidente da autarquia.  

28. A peça encontra-se dividida por 5 partes/secções, devidamente encimadas por 

um entretítulo, com excepção da primeira parte. 

29. Começa-se por afirmar, no lead, que “[a] Câmara Municipal de Viseu alijou 

quaisquer responsabilidades sobre a ‘Casa da Sé’ – um Hotel de Charme – Turismo 

Habitação em pleno Centro Histórico –, afirmando que, se houve lapsos, foram do 

proprietário/promotor do investimento, através do técnico que arranjou. Fernando Ruas 

disse que ‘o emprego é importante’ mas através de um percurso legal”.  

30. De seguida informa-se que, “para colocar os pontos nos iis, foi elaborado um 

dossiê que posteriormente se enviou a todas as entidades que tiveram conhecimento do 

caso por parte do promotor (e lido aos jornalistas presentes na reunião pública da CMV 

– Jornal da Beira e Diário de Viseu) para que ‘não possam restar quaisquer dúvidas’, 

embora se pretenda agora solucionar um problema ‘criado e a que a CMV é totalmente 

alheia’”.  

31. No seguimento da segunda parte da peça informativa, encimada pelo título 

“Alterações durante a construção…”, reporta-se que consta do ofício “que ‘não foram 

os serviços técnicos da Câmara que introduziram as alterações durante a construção do 

edifício’”. 

32. Acrescenta-se que “[o] extenso ofício esclarece todo o assunto, afirmando-se que 

à Câmara não cabem quaisquer responsabilidades na situação criada”.  



 

5 
 

33. Nas secções seguintes são reportados outros casos discutidos nas duas sessões 

públicas promovidas pela autarquia. 

 

§ Notícias de Viseu 

34. No mesmo dia, 25 de Agosto de 2011, foi publicada no jornal Notícias de Viseu 

uma peça quase idêntica à supra descrita. As diferenças, sendo ténues, não implicam 

qualquer alteração significativa de conteúdo: 

a) O título, que no Notícias de Viseu é “Foram colocados os pontos nos ‘iis’”, e o 

antetítulo mantêm-se; 

b) Ausência de entretítulos na versão do Notícias de Viseu; o parágrafo final da 

peça publicada no Jornal da Beira não se encontra na do Notícias de Viseu; 

c) Ligeiras diferenças ao nível da pontuação e da construção frásica e substituição 

de algumas palavras por sinónimos, como é o caso da palavra “alijou”, presente na 

versão do Jornal da Beira (cfr. Ponto 29), mas que na peça do Notícias de Viseu é 

substituída por “declinou”.  

35. Por fim, e a título de exemplo, ao contrário do lead da peça do Jornal da Beira, 

note-se que o da versão exibida no Notícias de Viseu não inclui qualquer elemento 

informativo sobre a “Casa da Sé” para além da sua designação: 

“A Câmara Municipal de Viseu declinou quaisquer responsabilidades sobre a ‘Casa da 

Sé’, afirmando que se houve lapsos foram da parte do proprietário/promotor do 

investimento, através do técnico que arranjou. Fernando Ruas disse que ‘o emprego é 

importante’ mas através de um percurso legal”.  

 

V. Normas aplicáveis 

 

36. A ERC é competente para se pronunciar acerca dos factos em causa, dado que o 

artigo 6º, alínea b), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

Novembro, (doravante, EstERC) determina que estão sujeitos à supervisão e regulação 

todas “as pessoas singulares ou colectivas que editem publicações periódicas, 

independentemente do suporte de distribuição que utilizem”. 



 

6 
 

37. Também o artigo 7º, alínea d), dos EstERC, estatui como uma das competências 

a prosseguir pela ERC “assegurar que a informação fornecida pelos prestadores de 

serviços de natureza editorial se pauta por critérios de exigência e rigor jornalísticos, 

efectivando a responsabilidade editorial perante o público em geral dos que se 

encontram sujeitos à sua jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e regras 

legais aplicáveis”, incumbindo ainda a esta Entidade “garantir o respeito pelos direitos, 

liberdades e garantias” (artigo 8º, alínea d), dos EstERC). 

38. O artigo 24º, n.º 3, alínea a), do mesmo diploma, confere também competência 

ao Conselho Regulador da ERC para “fazer respeitar os princípios e os limites legais 

aos conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem actividades de comunicação 

social, designadamente em matéria de rigor informativo e de protecção dos direitos, 

liberdades e garantias pessoais”. 

39. Atente-se ao disposto no artigo 3º da Lei de Imprensa que determina que “a 

liberdade de imprensa tem como únicos limites os que decorrem da Constituição e da lei, 

de forma a salvaguardar o rigor e a objectividade da informação”. 

40. Finalmente, o artigo 14º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do Jornalista, aprovado pela 

Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, atribui ao jornalista o dever de “informar com rigor e 

isenção”, dever esse que também está consagrado no ponto 1 do Código Deontológico 

do Jornalista, o qual determina que “o jornalista deve relatar os factos com rigor e 

exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo 

as partes com interesses atendíveis no caso.” 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

41. As peças informativas em apreço noticiam as declarações do executivo 

camarário de Viseu expressas numa reunião pública, numa conferência de imprensa e 

num ofício lido e entregue aos jornalistas. A apreciação remete na sua generalidade para 

a análise do cumprimento do dever de rigor informativo das peças. Trata-se, assim, no 

que respeita ao conteúdo referente à ‘Casa da Sé’ patente nas peças, aferir da clareza e 

do rigor na exposição dos factos noticiados. 



 

7 
 

42. As peças abordam o processo da Casa da Sé, informando da posição da Câmara 

Municipal de Viseu sobre o mesmo, expressa pelo seu presidente e por ofício da 

autarquia (cfr. Ponto 30).  

43. A exposição, porém, não fornece qualquer contextualização sobre a natureza do 

assunto em causa, de modo a compreender-se as questões controversas relacionadas 

com a legalização da ‘Casa da Sé’. De facto, a sua leitura não permite ao leitor pouco 

familiarizado com o assunto compreender a abrangência e natureza do diferendo. 

44. Saliente-se que no que se refere à peça publicada no Jornal da Beira não assiste 

razão ao Queixoso quando refere que a Casa da Sé não é apresentada, nem é referida a 

sua localização, uma vez que a peça apresenta a Casa da Sé como “um Hotel de Charme 

– Turismo habitação em pleno Centro Histórico” (cfr. Ponto 29). 

45. Pelo contrário, na peça exibida no Notícias de Viseu, a apresentação da ‘Casa da 

Sé’ encontra-se reduzida à referência do nome, limitando a capacidade de interpretação 

do assunto, nomeadamente para o leitor não familiarizado com o mesmo (cfr. Ponto 35). 

46. Note-se ainda que a peça exibida pelo Jornal da Beira afirma que o “processo 

coloca os pontos nos iis” e que “[o] extenso ofício esclarece todo o assunto”, conferindo 

assim um alcance ao oficio da câmara que coloca esta entidade como a única fonte 

capaz de esclarecer a verdade dos factos. Já no que se refere à peça publicada no 

Notícias de Viseu, apenas o título afirma que “Foram colocados os pontos nos ‘iis’.  

47. Ora, a projecção da versão da autarquia nos moldes em que se verifica não 

contribui para uma exposição mais rigorosa e isenta dos factos, na medida em que não 

considera a posição da outra parte atendível no processo, seja através da sua 

participação directa na peça, seja através de uma melhor contextualização do diferendo. 

48. Importa, pois, sublinhar que, apesar de as informações constantes das peças em 

apreço terem sido recolhidas numa reunião pública do executivo e numa conferência de 

imprensa do presidente da autarquia, tal não obstaria a que o jornal pugnasse por uma 

melhor diversificação das suas fontes de informação em benefício da prossecução do 

princípio de rigor informativo a que se encontra vinculado. 

49. Finalmente, e no que se refere à questão de saber se “é honesto a mesma pessoa 

assinar, em dois órgãos de comunicação social diferentes, usando identificação distinta”, 

cumpre esclarecer o Queixoso que, nos termos do artigo 6º dos EstERC, a esta Entidade 



 

8 
 

apenas incumbe supervisionar e fiscalizar as entidades que prosseguem actividades de 

comunicação social e não a conduta dos jornalistas que nelas colaborem, pelo que, 

querendo, se aconselha a colocar tal questão à Comissão da Carteira Profissional de 

Jornalista.  

 

VII. Deliberação 

 

Analisada uma queixa subscrita por Agostinho Matos, da Casa da Sé, contra o Jornal da 

Beira, a propósito da publicação de um texto intitulado “Legalização da Casa da 

Sé/Processo coloca pontos nos iis”, e tendo-se apurado que o jornal Notícias de Viseu 

publicou uma peça similar, o Conselho Regulador, ao abrigo dos artigos 7º, alínea d), 8º, 

alínea d), 24º, n.º 3, alínea a), e 64º, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro, delibera:  

 

Instar o Jornal da Beira e o jornal Notícias de Viseu a assegurarem, doravante, um 

maior rigor no cumprimento dos princípios ético-legais exigíveis no tratamento 

noticioso dos factos, designadamente no que respeita à contextualização dos 

acontecimentos relatados e à diversificação das suas fontes de informação, respeitando o 

princípio do rigor informativo, em cumprimento do artigo 3º da Lei de Imprensa. 

 

São devidos encargos administrativos nos termos do artigo 11º, n.º 1, alínea a), do 

Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, no montante de 4,5 Unidades de Conta (v. 

Anexo V do referido diploma legal, verba 28). 

 

Lisboa, 20 de Dezembro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 

 

Carlos Magno 

Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 

Raquel Alexandra Brízida Castro 

Rui Gomes 


	Microsoft Word - capa35contiDeliberação 34-CONT-I-2011 Sporting vs Correio da Manhã
	Microsoft Word - Deliberação 35-CONT-I-2011 Agostinho Matos_Casa da Sé vs Jornal da Beira

