
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2018/226 (CONTJOR-TV) 

 

 

 

Procedimento oficioso contra a TVI, relativa à reportagem sobre 
alegados maus tratos no Jardim de Infância de Arraiolos, transmitida 

no dia 19 de abril de 2017, no programa «Jornal das 8». 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
9 de outubro de 2018



   

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2018/226 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Procedimento oficioso contra a TVI, relativa à reportagem sobre alegados maus tratos no 

Jardim de Infância de Arraiolos, transmitida no dia 19 de abril de 2017, no programa «Jornal das 8». 

 

I. Objeto do procedimento 

1. O presente procedimento foi aberto na sequência de um despacho do Conselho 

Regulador da ERC, proferido em 13 de setembro de 2017, que decidiu a «abertura de 

procedimento oficioso, por verificação de indícios de violação da obrigação dos 

operadores de televisão que explorem serviços de programas televisivos 

generalistas, de cobertura nacional, de assegurar uma informação que respeite o 

rigor e a isenção, em particular, na sua dimensão de dever de diversificação das 

fontes de informação e audição das partes com interesses atendíveis (artigo 34.º, n.º 

2, alínea b) da Lei da Televisão e artigo 14.º, n.º 1, alíneas a) e e), do Estatuto do 

Jornalista)».  

2. Este despacho veio na sequência de uma queixa da Associação de Pais e 

Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Arraiolos contra a TVI, a 

qual foi arquivada por falta de assinatura da queixa e de cabal identificação do seu 

autor, nos termos do disposto no artigo 108.º, n.º 3 do Código do Procedimento 

Administrativo. 

 

 

II. Posição da TVI  

3. Notificados o presidente do conselho de administração e o diretor de informação da 

TVI acerca do teor do despacho em questão, a TVI apresentou oposição a 30 de 

outubro de 2017. 

4. A TVI alegou que não lhe foi facultado qualquer enquadramento jurídico quanto à 

qualidade em que esta se iria pronunciar, e que, por essa razão, não estavam 

reunidas as condições para que a TVI se pronunciasse sobre o tema. 



   

2 

 

5. Referiu ainda que a decisão de abertura de um procedimento oficioso com base em 

factos apurados no contexto de um procedimento de queixa prévio era incompatível 

com o teor da decisão constante da Deliberação 2017/ERC/182. 

6. No entanto, apesar da sua recusa em pronunciar-se, considera-se ser útil mencionar 

os argumentos sobre a factualidade que a TVI alegou na sua resposta ao anterior 

procedimento de queixa que foi arquivado. 

7. Sobre a circunstância de a notícia gerar alarme social, sustentou que «a criação de 

espanto é um efeito normal da atividade noticiosa», o que em si mesmo não traduz 

nada sobre a «bondade ou maldade da notícia».  

8. Por outro lado, contrariou o argumento de que a notícia possa ter gerado alarme 

social, na verdadeira aceção da palavra, porquanto «a reação epidérmica e 

histriónica de um grupo restrito de pessoas não corresponde a qualquer “alarme 

social” digno desse nome». 

9. Não sendo a Associação de Pais um órgão de fiscalização ou controlo da atuação do 

Jardim de Infância, nem um órgão de polícia criminal, «não existem razões para que a 

mesma tivesse ou devesse ter tido conhecimento dos supostos problemas», o que 

não significa que os mesmos não tenham ocorrido.  

10. A Associação de Pais não se encontra mandatada para representar a Câmara 

Municipal de Arraiolos, nem o Agrupamento de Escolas nem o Jardim de Infância, para 

atuar em nome dessas entidades, pelo que não poderiam repor o suposto bom nome 

de tais instituições.  

11. «[A] notícia é factualmente verdadeira (as queixas foram apresentadas, as 

funcionárias mudadas de funções, as declarações das denunciadas fielmente 

reproduzidas), insuscetível de violar ilicitamente o bom-nome de quem quer que 

seja». 

12. «Foi feito o contraditório que tinha que ser feito. Não houve contraditório das 

auxiliares supostamente agressoras, uma vez que estas nunca foram identificadas 

na investigação jornalística subjacente, nem na peça. As vítimas são menores de 

idade. Contudo, a Câmara Municipal de Arraiolos – responsável pela gestão do 

referido Jardim de Infância – foi consultada e optou por responder por escrito». Foi 

igualmente feita referência na peça à existência de um processo aberto pelo 



   

3 

 

Ministério Público com o objeto idêntico (violência sobre alunos do referido Jardim de 

Infância) no âmbito do qual foram ouvidas testemunhas». 

13. Sobre o exercício do contraditório, acrescentou que a sua omissão «só pode ser 

invocada pelas partes com interesses atendíveis que supostamente teriam de ser 

ouvidas e não foram; ora, esse não é tema sobre o qual a suposta Associação de Pais 

tenha qualquer legitimidade para se pronunciar, não só por não ter qualquer 

competência sobre a matéria que a qualificasse particularmente para falar sobre o 

tema, como também porque – como a própria alega – a mesma não tinha 

conhecimento dos factos noticiados». 

14. Por último, relativamente ao enquadramento legal das questões controvertidas feito 

pela ERC, a TVI discordou que possa haver «qualquer problema ao nível nem da 

dignidade da pessoa humana, nem quanto ao rigor, pluralismo ou isenção da 

informação veiculada em tal peça».  

15. Assim, sustentou que «a menção no art. 27.º, n.º 1, da Lei da televisão ao valor da 

dignidade da pessoa humana não cumpre em si mesmo o papel normativo de 

desenhar de um limite prático à programação televisiva, mas sim o de apresentar o 

fundamento ético-jurídico para as limitações constantes do n.º 2 desse artigo. 

Cumpre por isso uma função de enunciação programática de cariz principialista. Só 

isso explica que não se encontre prevista qualquer consequência jurídica 

especificamente associada com a violação ou desrespeito por esta disposição legal». 

16. «Por outro lado, no caso concreto, não é possível identificar qualquer direito, 

liberdade ou garantia fundamental da Associação de Pais ou de terceiros que tenha 

sido posta em causa com a notícia da TVI em causa». 

17. «Finalmente, não é igualmente possível apurar em que medida foram postos em 

causa com essa notícia os valores do pluralismo, da isenção ou do rigor da 

informação que a TVI deve prosseguir, nem a entidade reguladora cura de o explicar», 

razão pela qual solicitou que a entidade reguladora «se digne explicar à TVI em que 

medida é que a notícia em causa não é compatível com tais valores, como condição 

de exercício, pela TVI, do seu direito de oposição quanto a esta matéria». 

 

 

 



   

4 

 

III. Descrição 

18. A reportagem sobre alegados maus tratos no Jardim de Infância de Arraiolos, foi 

transmitida no dia 19 de abril de 2017 no programa «Jornal das 8» da TVI, tendo 

ocupado o quarto lugar do alinhamento com duração de quatro minutos. 

19. A reportagem é introduzida pelo pivô daquele serviço noticioso da seguinte forma: 

«Há uma sequência de queixas de maus-tratos num jardim-de-infância de Arraiolos. 

As mães de várias crianças dizem que os filhos têm sido vítimas de agressões físicas 

e verbais. Uma das mães apresentou queixa no Ministério Público, levando a que 

duas auxiliares fossem transferidas. Mas as mesmas mães dizem que as crianças 

continuam a chegar a casa com marcas de violência» 

20. Esta introdução é acompanhada de um destaque gráfico onde se lê: «MAUS TRATOS 

EM INFANTÁRIO – mães dizem que os filhos são vítimas de agressões em Arraiolos». 

Na imagem de fundo (por trás do pivô) vêem-se duas crianças, uma sentada no chão, 

cabeça escondida pelos braços sobre os joelhos, e uma rapariga que também parece 

estar sentada no chão, braço à volta da cabeça e cara virada para a parede, como se 

estivesse a chorar, em sépia – inspira tristeza, desespero, dramatismo, sofrimento, 

desproteção. 

21. Após a introdução, surgem na imagem, sentadas lado a lado no que parece ser a sala 

da casa de uma delas, Beatriz Amargar e Ana Maloku, mães de crianças que 

frequentam o Jardim de Infância em questão. A primeira fonte, Beatriz Amargar, diz: 

 «A educadora chama-lhe «bebé» porque não quer ir à piscina, ela chega-me a casa 

com nódoas negras nas pernas, não sei o porquê nem de onde vêm; ela em casa não 

as apanha. A última feita agora foi: perderam-me a filha em Santana, uma aldeia». 

 A segunda fonte, Ana Maloku, acrescenta: 

 «Quando dispo a minha menina para lhe dar banho, vejo nódoas negras nas pernas e 

digo: - oh filha! Tu caíste? Tu tens que ter mais cuidado. Diz que não. Quando escrevo 

na caderneta para a educadora, olha, está-se a passar isto, só fica ah! (faz o gesto 

de quem encolhe os ombros para responder); sacode os ombros e acabou-se». 

22. O repórter volta a intervir, em off: 

«As maiores queixas são de uma mãe que falou com a TVI desde Inglaterra. O filho 

esteve 2 anos no jardim-de-infância. Hoje a mãe relata episódios de agressões». 



   

5 

 

23. Uma terceira fonte presta declarações, via Skype. Trata-se de Célia Ramalho, mãe de 

uma criança que frequentou o jardim-de-infância: 

 «O abuso não era só a nível físico, era estaladas, era apertos, era puxões, era todo 

esse tipo de abusos». 

24. O repórter acrescenta: 

 «As duas funcionárias alvo de queixa foram transferidas de serviço, mas continuam em 

contacto com as crianças, o que não é aceitável para algumas mães. O colégio é público e 

da responsabilidade da Câmara de Arraiolos». 

25. Volta a surgir na imagem Ana Maloku, que diz:  

 «Uma delas está lá na piscina com as crianças. Dá assistência às crianças na piscina. A 

outra está no polivalente e está na cozinha com as crianças. Elas continuam, de uma 

maneira indireta, continuam com contacto com as crianças, com a minha filha, que 

levava porrada por ela». 

26.  Célia Ramalho, prossegue (depoimento e imagem via skype):  

 «Eu entretanto encontrei uma barreira de ferro entre a escola, entre a direção do 

agrupamento e a Câmara Municipal. A direção do agrupamento, que tinha queixas dos 

diretores do agrupamento anterior, disseram que nunca as queixas lhes foram passadas, 

portanto, desconheciam. Todavia, todas as professoras sabiam do assunto.» 

27. O repórter esclarece, antes de novas declarações de Beatriz Amargar: 

 «A autarquia não quis prestar declarações, limitando-se a enviar este email (imagem de 

um documento), onde se pode ler que não foi reportada à Câmara ou aos seus serviços do 

jardim de infância de Arraiolos quaisquer ocorrências que sugiram a existência de atos de 

carácter violento neste ano letivo». 

 «Continuo aflita porque quero deixar a minha filha e quero ter confiança na escola e não 

tenho. Neste momento não tenho confiança no meu colégio, onde ela está. Não tenho 

confiança nenhuma» (Beatriz Amargar). 

28. De novo, o repórter, em off:  

 «O Ministério Público de Évora abriu um processo em 2016 que continua em fase de 

investigação. Já foram ouvidas várias testemunhas, segundo a TVI apurou. Uma das 

crianças alegadamente vítima de agressões tem dupla nacionalidade, portuguesa e 

inglesa. A mãe garante que, se a justiça em Portugal nada fizer, vai pedir ajuda à justiça 

inglesa». 



   

6 

 

29. Segue-se um último depoimento via Skype de Célia Ramalho: 

 «Se eu achar que a justiça portuguesa não dá continuidade a esta situação e que não há 

sanções para estas senhoras e para os empregadores destas senhoras que sabiam do 

que se passava e não fizeram nada, eu vou pedir ajuda à embaixada inglesa porque o facto 

de o meu filho ter saído da escola e eu não estar a morar em Portugal, não quer dizer que 

aquilo que se passou tem de ser esquecido e não quer dizer que as pessoas não têm que 

ser chamadas à responsabilidade». 

30. O repórter, em off, termina a peça com a afirmação: 

 «As crianças alegadamente vítimas de agressões verbais têm 4 e 5 anos de idade.» 

 No final da peça, lê-se no destaque: “Auxiliares de educação afastadas. Ministério Público 

abriu processo a duas funcionárias do infantário”. 

 

 

IV. Do Procedimento 

31. Objeto e normas aplicáveis. Está em causa a alegada violação do dever do rigor 

informativo previsto no disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 9.º da Lei da Televisão e 

dos Serviços Audiovisuais a Pedido, aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, e 

sucessivas alterações, a última das quais pela Lei n.º 78/2015, de 29 de julho (doravante, 

«LTV») bem como no artigo 34.º, n.º 2, al. b), da LTV, que impõe aos operadores de 

televisão que explorem serviços de programas televisivos generalistas, de cobertura 

nacional, assegurar a difusão de uma informação que respeite o pluralismo, o rigor e a 

isenção. 

32. Releva, ainda, o artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, que prevê, entre outros, como 

deveres fundamentais dos jornalistas, de informar com rigor e isenção, rejeitando o 

sensacionalismo bem como de procurar a diversificação das suas fontes de informação e 

ouvir as partes com interesses atendíveis no caso (previstos, respetivamente, no n.º 1, al. 

a) e e), daquele estatuto, aprovado pela Lei n.º 1/99, de 1 de janeiro, e alterado pela Lei n.º 

64/2007, de 6 de novembro e retificado pela Declaração de retificação n.º 114/2007, de 

20 de dezembro, doravante «EJ»). 

33. Competência. O Conselho Regulador da ERC tem competência, no exercício de funções de 

regulação e supervisão, para «[f]azer respeitar os princípios e limites legais aos 

conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem atividades de comunicação 



   

7 

 

social, designadamente em matéria de rigor informativo e de proteção dos direitos, 

liberdades e garantias pessoais» (artigo 24.º, n.º 3, al. a), dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro – doravante «Est.ERC»). Tem 

igualmente competência para «[f]iscalizar o cumprimento das leis, regulamentos e 

requisitos técnicos aplicáveis no âmbito das suas atribuições» (artigo 24.º, n.º 3, al. c), 

dos Est.ERC), sendo que, entre as atribuições da ERC, conta-se a de «[a]ssegurar o 

cumprimento das normas reguladoras das atividades de comunicação social» (artigo 8.º, 

al. j), dos Est.ERC) 

 

 

V. Análise e fundamentação 

34. Como questão prévia, cumpre sublinhar que não se compreende como a TVI entende 

que não estavam reunidas as condições para se pronunciar, quando foi notificada do 

despacho do Conselho Regulador da ERC que ordenava a abertura do procedimento 

oficioso, o qual incluía uma informação que procedia a uma análise do conteúdo da 

reportagem em apreço. 

35. De igual modo, não se alcança como pode o referido despacho estar em contradição 

com a Deliberação ERC/2017/182 (OUT-TV), uma vez que esta considera 

improcedente a reclamação apresentada pela TVI, por via da qual foi requerida a 

revogação, com fundamento na sua ilegalidade, da «parte» da Deliberação 

ERC/2017/138 (OUT-TV), de 20 de junho de 2017, que teria recusado a abertura de 

um procedimento contraordenacional contra a Rádio e Televisão de Portugal, S.A.  

36. No presente caso, ao contrário dos factos que deram origem à Deliberação 

ERC/2017/138 (OUT-TV), relativos a direitos de extratos informativos, está em causa 

o rigor informativo, que interessa à coletividade enquanto valor fundamental de uma 

sociedade democrática, e não direitos pessoais, como o bom-nome e reputação da 

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de 

Arraiolos, os quais não fazem parte do objeto do presente procedimento. 

37. Passando à apreciação da reportagem, esclarece-se em primeiro lugar que não cabe 

à ERC averiguar a veracidade da matéria de facto que subjaz à elaboração da 

reportagem. Neste sentido, a análise da ERC incide sobre o modo de construção 



   

8 

 

jornalística da reportagem e tem como finalidade aferir o respeito pelos padrões de 

exigência e de rigor jornalístico. 

38. Neste contexto, importa ter em consideração o teor das normas que norteiam o 

jornalismo e assim, os deveres fundamentais dos jornalistas. 

39. São pertinentes, como já se referiu acima, para a análise do presente caso os deveres 

profissionais contidos nas alíneas a) e e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do 

Jornalista, os quais determinam, respetivamente, ser necessário «informar com rigor 

e isenção, rejeitando o sensacionalismo» e «(p)rocurar a diversificação das suas 

fontes de informação e ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que 

se ocupem.» 

40. A análise efetuada permitiu verificar que a reportagem assenta na denúncia de maus 

tratos no Jardim de Infância de Arraiolos, partindo das declarações de três mães. 

41. A reportagem, através dessas fontes, levanta diretamente suspeitas sobre a conduta 

das duas funcionárias sobre as quais pendem as acusações de maus tratos, a 

Direção do Agrupamento de Escolas, os professores, as educadoras, a Câmara 

Municipal de Arraiolos. Neste contexto, impõe-se verificar as diretrizes orientadoras 

do rigor jornalístico. 

42. Neste sentido, verifica-se que de um conjunto de 4 fontes de informação, 3 

denunciam maus tratos. 

43. Efetivamente, a reportagem procurou consultar a Câmara Municipal de Arraiolos, 

responsável pelo jardim de infância em causa, que optou por responder por escrito, 

como argumenta a TVI. 

44. A TVI não menciona nenhuma tentativa de contactar outros pais ou a Direção do 

Agrupamento de Escolas, os professores, as educadoras, sobre as quais pendem 

acusações feitas pelas únicas fontes a que a TVI deu visibilidade. 

45. A falta de diversidade aqui patente converge num enquadramento jornalístico que 

produz um certo efeito e uma interpretação sobre a matéria noticiada. 

46. O enquadramento jornalístico que daí resulta é condicionado, entre outros aspetos, 

pela seleção das fontes de informação que disponibilizam a sua própria visão dos 

acontecimentos. 

47. Não cabe aos órgãos de comunicação social veicular «a sua verdade» ou assumir 

uma posição sobre as visões em contenda.  



   

9 

 

48. O rigor, isenção e imparcialidade que norteiam os princípios do trabalho jornalístico 

exigem, isso sim, que seja conferida uma real e proporcional possibilidade de 

contraditório, assim como um equilíbrio e diversificação das fontes de informação a 

que recorre.   

49. Posto isto, considera-se que a reportagem transmitida pela TVI no programa «Jornal 

das 8» não alcançou a diversificação de fontes de informação necessária, 

considerando que a matéria noticiada expunha uma situação de antagonismo, nem 

assegurou um verdadeiro e proporcional exercício do contraditório. 

 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo analisado a queixa apresentada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do 

Agrupamento de Escolas de Arraiolos contra a TVI, pela reportagem exibida na edição de 19 de 

abril de 2017, do programa «Jornal das 8»; 

 

Salientando que o rigor da informação noticiada constitui um elemento essencial da atividade 

jornalística e corporiza um dever de natureza profissional e deontológica, tal como consagrado 

na Lei da Televisão e no Estatuto do Jornalista; 

 

Considerando a relevância que a diversificação das fontes de informação consultadas e o 

exercício do contraditório assumem enquanto parâmetros de aferição de rigor informativo;  

 

Constatando que a reportagem exibida no programa «Jornal das 8», de 19 de abril de 2017, 

sobre alegados maus tratos no Jardim de Infância de Arraiolos apresenta um desequilíbrio ao 

nível da diversificação das fontes e do exercício do contraditório;  

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes 

da alínea d) do artigo 7.º, alínea j) do artigo 8.º e da alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera sensibilizar a TVI para 

a necessidade de acautelar a diversificação das fontes e um equilibrado exercício do 

contraditório. 



   

10 

 

 

Lisboa, 9 de outubro de 2018 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


